O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Alemães Femininos


Quando chega o momento de escolher o nome do bebê, inspiração nunca é demais. Caso o papai ou a mamãe (quem sabe os dois?) não tenha em mente aquele nome guardado no coração desde longa data para o dia em que tivesse um filho ou uma filha, a chegada do bebê também é a chegada da hora de buscar vários nomes e conhecer seus significados.

Mas verdade seja dita… Mesmo aquelas pessoas que sempre tiveram certeza do nome que escolheriam para o bebê, acabam dando uma espiadinha em outros nomes, né? Nem que seja para ter certeza de terem escolhido de fato o melhor nome.

E já que estamos falando de inspirações, por que não dar a chance para outras culturas também?

Pensando em diversificar suas opções, e aproveitando o sucesso que a série alemã Dark produzida pela Netflix fez (e já adiantamos que vamos trazer vários nomes que aparecem nessa produção), decidimos preparar uma lista com nomes alemães que você pode escolher para a sua filha.

Aqui, você encontrará nomes que são de fato germânicos e alemães, mas também aqueles nomes de outras culturas que são populares na Alemanha – o que revela que buscar inspiração de nomes em demais culturas é mundialmente mais popular do que muitos pensam. Vamos começar?

Nomes femininos alemães mais comuns e populares


nomes-alemaes-femininos

  • Adelaide

Seu significado é “de linhagem nobre”, “de qualidade nobre”. Esse é um nome alemão, surgido a partir do germânico Adelheid, sendo adal, athal “nobre” e haidu, “espécie”, “tipo”. Acredita-se que tenha surgido através do nome de Santa Adelaide, tornando-se popular com a figura da Rainha Adelaide. Adelaide de Vilich é uma santa venerada pela igreja católica; nasceu em Colônia, na Alemanha, no ano 970.

  • Alice

Atribui-se a origem deste nome a Adaliz, Alesia e Aliz, que são versões francesas do nome germânico que acabamos de ver, Adelaide (originalmente, Adelheid). Desse modo, Alice quer dizer “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”. Alice Schwarzer é uma jornalista e importante figura na luta feminista na Alemanha.

  • Alissa 

Esta é uma variação de Alícia, por sua vez, variante de Alice, assim também significando “de linhagem nobre”, “de sangue nobre”.

  • Anna

É um nome que está presente em praticamente todas as culturas, muito disso devido à sua pronúncia que se adequa bem a diversos idiomas. Veio do hebraico Hannah, cujo significado é “cheia de graça”, “graça”. Assim escrito, com nn, é a versão mais utilizada em países como Alemanha, Itália, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

  • Annette

Este lindo nome com sonoridade agradável é considerado um diminutivo de Anna, logo, significa “cheia de graça”, “graça”. Embora sua origem seja francesa, facilmente encontramos personalidades alemãs com esse nome: Annette Schavan é uma política alemã. Annette von Droste-Hülshoff foi uma importante escritora e Annette Schultz é uma ex-jogadora de voleibol.

  • Babette

Este nome também está presente em outras culturas. É considerada forma carinhosa de Babara, assim significando “estrangeira”, “forasteira”. Tendo surgido primeiramente como um apelido, tornou-se também nome próprio em diversos países. É nome da alemã e coproprietária das empresas Aldi Nord e Trader Joe’s Babette Albrecht.

  • Barbara

Seu significado é “estrangeira”, “forasteira”, “a estranha”. Sua raiz está na palavra grega bárbaros, de barbar, que significa “língua incompreensível”. É o nome da protagonista do filme alemão que leva seu nome, Barbara.

  • Bertha 

É um nome de origem germânica com forte sonoridade e forte significado. Quer dizer “brilhante”, “ilustre”, “esplêndida”, “famosa”. Desde sua origem é assim grafado. Bertha Benz é conhecida por ser a primeira pessoa na história a dirigir um automóvel por uma longa distância, episódio ocorrido no ano de 1888.

  • Brunilda

O significado deste nome é “guerreira” e sua origem é germânica, possivelmente Bruni-childis, mas também aparece com a grafia Brünhild. É um nome frequente na mitologia nórdica, aparecendo como o nome de uma Valquíria. Também está presente na Canção dos Nibelungos, poema épico alemão escrito na Idade Média.

  • Christiane

É a versão francesa e alemã de Cristiane, a variante feminina de Cristiano. Seu significado é “cristã”, “ungida por Deus”. Sua raiz está no nome latino Christianus, surgido a partir do grego Christós, o que significa “o ungido”. Ainda hoje, muito tempo desde a década de 70, o nome de Christiane F. ainda é muito conhecido. Na citada década, Christiane ainda muito jovem, por volta dos 12 anos, envolveu-se com drogas e prostituição. Ela relata sua história no livro Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída... É um livro bastante lido até hoje por ser um relato para jovens e responsáveis sobre esse tipo de caminho.

  • Corina

Seu significado é “moça”, “donzela”, “virgem”. É considerada uma variante de Cora, cuja raiz é a palavra grega koré, que apresenta os significados listados. Corinna Harfouch é uma atriz.

  • Dora

Nome cujo significado é “dom”, “presente”, “dádiva”. É de origem grega, da palavra dôron, que significa “presente”, “dádiva”. Dora Gerson foi uma atriz e cantora alemã de origem judia, tendo sido uma das vítimas do Holocausto.

  • Edite

É um clássico nome que significa “guerreira feliz”, originado do inglês antigo Eadgyth, nome formado por ead (“riqueza”, “felicidade”) e gyo (“guerra”).

  • Elba

É considerado uma variante inglesa, italiana, germânica e espanhola do nome Alba. Significa “muito branca”, “aurora” (este significado mais frequente dentre os espanhóis); sua raiz está no termo latino albus, cujo significado é “muito branco”, “muito claro”. Nota: Existe um rio que corta a Alemanha e a República Tcheca: chamado Elba na nossa língua, os alemães o chamam de Elbe e os tchecos, de Labe.

  • Elke

Possivelmente de origem hebraica, este nome com sonoridade bastante forte significa “espada”.

  • Elsa

É nome considerado diminutivo de Elisabeth, nome bastante clássico e conhecido em todo o mundo, originado do hebraico Elishebha. Logo, tanto Elsa quanto Elisabeth têm o mesmo significado: “Deus é juramento”. Popularizou-se bastante com a produção animada da Disney Frozen, sendo esse o nome de uma das protagonistas. Elsa Neumann foi uma física alemã, tendo sido em 1899 a primeira mulher a obter Doutorado em física pela Universidade de Berlim.

  • Emilia 

Seu significado é “rival”, “a que fala de modo agradável”. Vem a ser a versão feminina de Emílio, nome possivelmente vindo do latim aemulus, que significa “rival”. Outra possibilidade é que Emílio tenha surgido do grego Aimylios, este o filho de Numa, significando “o que fala de modo agradável”.

  • Emma

Um dos nomes mais buscados pelos papais na Alemanha nos últimos anos, Emma quer dizer “todo”, “universal”. Tem sua origem no germânico Emma, Imma. Acredita-se que tenha surgido inicialmente como apelido de nomes como Ermin, Yrmin, Ermintrude e outros. Apesar disso, o significado a ele dado é sempre esses dois que apresentamos.

  • Erika

É um nome bem conhecido aqui no Brasil, não sendo estranho para falantes do português. De sonoridade forte, quer dizer “eterna soberana”, “rica em honra e glória”, “aquela que reina como uma águia”. Sua raiz é o nome germânico masculino Erarich, formado por era (“águia”) e rich (“nobre”, “governante”). Surgiu como nome feminino provavelmente a partir do século XVIII. Erika Mann foi uma produtora teatral, dramaturga e atriz.

  • Franziska

Nome cujo significado é “francesa livre”, “aquela que vem da França”. É a versão feminina de Francisco, nome cuja raiz está no germânico Frankisk. Acredita-se que tenha surgido a partir da variante italiana Francesca. Na série alemã Dark, uma das personagens é Franziska Doppler.

  • Franka

Este nome é considerado uma forma diminutiva de Francisca, da mesma forma que o nome Frank é considerado diminutivo de Francisco. Ao contrário de Franziska (ou Francisca, como no Brasil), Franka não é um nome muito difundido em demais países. Franka Potente é uma atriz e cantora alemã.

  • Gina

Nome cujo significado é “espírito”, “gênio”. São muitas as possibilidades para sua origem, sendo duas delas as mais aceitas: ter vindo do árabe djinna, significando “espírito”, “gênio”, ou ter surgido como forma encurtada de nomes como Regina, Georgina, Joana ou mesmo Ângela. É o nome da jovem atriz Gina Stiebitz.

  • Greta

É um nome de origem sueca que significa “pérola”, tendo surgido como forma encurtada de Margarida, este nome cuja raiz é a palavra grega margarítes (“pérola”). Nota: Grete é a versão alemã para esse nome; ambas as versões são encontradas na Alemanha. Greta Doppler é uma personagem ficcional de Dark.

  • Griselda

É um nome cujo significado é “combatente experiente”. Encontramos sua raiz no germânico Griselde, Grshilda, formado por grisja (“experiente”, “maduro”) e hilde (“combatente”). Sua sonoridade é muito bonita e seu significado, bem forte.

  • Hannah

Pode ser considerado praticamente um clássico em diversos países e culturas. É muito difundido em todo o mundo, tendo origem no hebraico Channah. O significado desse muito conhecido o nome é “favor”, “graça”, “mulher graciosa”. Hannah Arendt foi uma das mais influentes pensadoras e filósofa alemã do século XX. Hannah Kahnwald é uma das personagens de Dark.

  • Ines

Tendo origem espanhola, trata-se de variação de Agnes, nome originado do grego hagnes (“pura”, “casta”). O significado desse nome é “pura”, “casta”. Na série Dark, encontramos a personagem Ines Kahnwald.

  • Jana

Este é um nome mais comum para meninas e que significa “lua”, já que na mitologia latina Jana simbolizava a Lua. Jana Nielsen também é uma das personagens de Dark.

  • Jantje

É um nome com sonoridade bem agradável e que se diz ser a variante medieval inglesa de Joana, tendo sido comum na Escócia durante a idade média. É dito que significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “Deus é misericordioso”. Apesar de sua raiz, é considerado um nome unissex. Jantje Friese é uma produtora e roteirista.

  • Jessica

Sua origem está no hebraico Yishay, que significa “cheio de riqueza”. Alguns também dizem que esse nome hebraico pode significar “a observadora”, assim sendo um segundo significado para o nome Jessica.

  • Joana

Nome que traz o significado de “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. É considerado uma variante de João e sua origem está no hebraico Yehokhanan (João).

  • Juna

É um agradável nome cuja origem é eslava, possivelmente originado do latim, tendo surgido como forma feminina para o nome Junius. Quer dizer “jovem”, “juventude”.

  • Justyna

Belo nome que significa “a que é justa”, “relativo a justa”. Originou-se do nome latino Justus, que significa “justo”. É o nome da artista polonesa-alemã Justyna Koeke.

  • Katherine

Forte nome cujo significado é “pura”, “casta”, sendo a variante inglesa de Catarina, nome que tem sua raiz no vocábulo grego kathará, quem significa “pura”, “casta”. Nota: O nome Catarina também está presente na cultura alemã, como mostra a série Dark, na qual uma das personagens se chama Katharina.

  • Laura 

É um nome com forte sonoridade e bem comum em demais países, inclusive no Brasil. Seu significado é “loureiro”, “vitorioso”, “triunfador”. Tem sua origem no nome latino masculino Laurus, derivado da palavra laurus, que significa “louro”, “loureiro”. Durante a Antiguidade, o loureiro era símbolo de vitória e de imortalidade, tanto que os vencedores dos Jogos Olímpicos durante a Antiguidade grega recebiam coroas de louros, também utilizadas como ofertas ao Deus Apolo. Vem daí toda a simbologia relacionada à vitória que o nome Laura carrega. Laura Ludwig é uma atleta olímpica, especificamente de vôlei de praia.

  • Lea

Vem do hebraico Leah e seu significado é “vaca selvagem”. Na Bíblia, Lia, variante de Lea, é o nome da irmã de Raquel. Lea Finn é o nome artístico da cantora Lena Charlotte Schütz.

  • Lina

Sem dúvida, a sonoridade deste nome é extremamente agradável. Quer dizer “da lagoa”, “linho” “corda”, “corda de instrumento musical”, assim como o nome masculino Linus, bastante escolhido na Alemanha. Possui várias origens possíveis, como ter surgido da terminação de nomes como Carolina, Angelina e Adelina ou ter sua raiz no grego limme (“da lagoa”). Outra possibilidade de origem grega é ter surgido de Línos, cujo significado é “linho”, “corda”, “corda de instrumento musical”. Esse é o nome da jogadora de futebol Lina Maria Magull e da atriz e cantora Lina Larissa Strahl.

  • Lisa

Este nome traz o significado de “Deus é abundância”, “Deus é juramento”. É considerado forma diminutiva de Elisabeth, este nome de origem hebraica. É o nome da goleira alemã Lisa Schmitz.

  • Lotta

É um nome um tanto complexo. Não há muitas informações sobre ele e embora seja reconhecidamente um nome feminino, o significado a ele atribuído é “homem livre”. Existe, ainda, a possibilidade de ter surgido a partir da abreviação de nomes como Carlotta e Charlotte.

  • Magda

Quer dizer “a que vive na torre de Deus”, “a que vem da cidade da torre”. Surgiu inicialmente na Alemanha como forma diminutiva do nome Magdalena, passando a ser usado como nome próprio rapidamente. O significado de Magdalena é “a que vem de Magdala”, sendo sua raiz o grego Magdaléne. Por sua vez, Magdala é o nome de uma aldeia próxima do mar da Galileia que em hebraico significa “torre”. Daí ser esse o significado do nome é Magda.

  • Margareta

Trata-se de uma versão provavelmente germânica para o nome inglês Margareth, cuja raiz é a palavra grega margarítes (“pérola”). O significado desse nome vem a ser precisamente “pérola”. Margareta Kozuch é uma jogadora de voleibol.

  • Maria

O significado deste nome é “senhora soberana”, “vidente”, “pura”. Sua origem é um pouco incerta, embora exista a forte probabilidade de ter se originado do hebraico Myriam, tanto que é essa a origem mais difundida. Esse é um nome popular em todo o mundo, ainda que sofrendo variações (Marie e Mary, por exemplo). Esse é o nome da atriz Maria Dragus.

  • Marilda

De leve sonoridade, este nome possui significados muito fortes: “famosa na batalha”, “brilhante na batalha”. Sua origem está no germânico Marhild, formado por mar (“famosa”, “brilhante”, “ilustre”) e hild (“batalha”).

  • Marlene

Seu significado é “senhora soberana que vive na torre de Deus”, “vidente que habita Magdala”, “mulher pura que vive na torre de Deus”. Surgiu muito provavelmente a partir da reunião dos nomes Maria (do hebraico Myriam e que significa “senhora soberana”, “vidente”) e Madalena (surgido do grego Magdaléne e que significa “a que vem de Magdala”, “a que habita Magdala”). A atriz e cantora Marlene Dietrich, cujo nome verdadeiro era Maria Magdalene von Losch, é responsável pela popularidade desse nome.

  • Martha

Significa “senhora”, “patroa”, “dona de casa”, “protetora do lar”. Sua origem está no aramaico Martha, formado a partir de palavras também aramaicas marta’, mar e mara, que trazem o significado de “senhora”, “patroa”. Na série Dark, uma das personagens tem esse nome, Martha Nielsen.

  • Mathilda

Nome que quer dizer “forte guerreira”, “força na batalha”. Vem a ser variante de Matilde, nome que se originou do germânico Mahthildis, no qual reconhecemos os elementos maht (“força”) e hild (“batalha”, “combate”). Muitas rainhas, princesas e membros da realeza europeia tiveram em seu nome.

  • Mina

Pode significar “amor”, “bela maçã vermelha”, “peixe”, “protetora decidida”, “protetora corajosa”. Essas distintas possibilidades de significado têm a ver com sua origem imprecisa. Alguns acreditam ter origem teutônica (isto é, relacionada à cultura alemã), significando “amor”. Sua origem também pode estar no japonês, nesse caso com o significado de “bela maçã vermelha”, já que formado por mi (“beleza”) e na (“beleza”). Também há registros capazes de indicar relação com o sânscrito, assim significando “peixe”. Por fim, pode ser diminutivo de Guilhermina, versão feminina de Guilherme, nome surgido do germânico Willahelm e formado por will (“vontade”, “desejo”) e helm (“proteção”). É, a leve sonoridade desse nome esconde muita complexidade no que se refere à sua origem.

  • Nadia 

Seu significado é “mensageira”, “aquela que anuncia”, tendo sua origem no nome árabe Naadiya, cujo significado literal é “mensageira”. Existe, ainda, a possibilidade de ter surgido como diminutivo do nome russo Nadezhda e, nesse caso, seu significado é “esperança”.

  • Nora

Belo e sonoro nome que significa “a reluzente”, “a resplandecente”, “mulher com princípios”, “mulher honrada”. São duas as possíveis origens para tal nome: pode ter surgido como forma diminutiva do nome francês Eléonora (relacionada ao vocábulo grego hélane, o que significa “tocha” e, por extensão, “a reluzente) ou a partir de Honória, nome que é a versão feminina de Honório (surgido do latim Honoriu, sua raiz é a palavra também latina honor, ou seja, “honra”, “princípio”). Nora Krug é uma autora.

  • Norma

Este forte nome quer dizer “mulher do norte”. Trata-se de variante feminina de Nórman, nome cuja raiz é Nordemann, nome do alemão antigo que quer dizer “homem do norte”.

  • Simone

Quer dizer “a que ouviu”, “ouvinte”, “obediente”. É nome francês, surgido como versão feminina de Simon (em português, Simão), nome que deriva da palavra hebraica shamá (“ouvinte”). É o nome da jogadora de futebol Simone Laudehr.

  • Sonya

Significa “sábia”, “sabedoria”. Tem sua origem no russo Sonja, que por sua vez vem da palavra grega sophia, que significa “sabedoria”, “sabedoria divina”. Há quem diga que esse nome tenha surgido a partir do hindu sonãa, por sua vez originados do sânscrito survana, significando “dourada”. A modelo e apresentadora de televisão Sonya Kraus é uma personalidade com esse nome.

  • Sueli

Nome cujo significado é “a luminosa”, “a que brilha”, “a que é cheia de luz”. Tem sua origem no germânico suel, que significa “luz”. O acréscimo do i ao final da palavra parece indicar que a ideia da palavra está sendo atribuída à pessoa.

  • Vania

Significa abençoada por Deus”, “agraciada por Deus”, “presente de Deus”, “a que traz boas notícias”. Sua origem é russa, a partir do nome masculino Ivan. O nome Vania compartilha com Joana as mesmas origens: também está relacionado a uma variante feminina de João, nome originado do hebraico Iohanan.

  • Veronika

Quer dizer “portadora da vitória”, “imagem verdadeira” e vem a ser a forma latinizada de Berenice, nome surgido a partir do grego Berenike, nome no qual encontramos níke (“vitória”). Outra possibilidade é ter surgido do latim Veronica, formado pela junção de vero (“verdadeira”) com icona (“imagem”). Veronika Kellndorfer é uma artista visual. É também o nome da personagem Veronika Voss do filme alemão O desespero de Veronika Voss.

Nomes alemães femininos bonitos e chiques


nomes-femininos-comuns-e-bonitos-alemanha

  • Adeline

É um nome francês que tem sua origem no germânico athal (“nobre”, “nobreza”). O significado desse nome com sonoridade bem agradável é “aquela que é nobre”, “amiga da nobreza”. Bem bonito, não?

  • Agnes

Seu significado é “pura”, “casta”, “dócil como um cordeiro”. Esse nome surgiu pelo latim Agnes, mas sua raiz é a palavra grega hagnes (literalmente, “casta”, “pura”). É importante destacar, ainda, que tal nome é bem semelhante ao vocábulo latino agnus, que significa “cordeiro”. Agnes Bernauer foi casada, de 1432 a 1435, com Alberto III da Baviera.

  • Aida

Leve e sonoro nome cujo significado é “a que retorna”, originado da palavra árabe Aa’ida, que possui esse mesmo significado. É dito que esse nome surgiu durante o século XIX com a ópera Aida, do italiano Giuseppe Verdi. Nessa ópera, é contada a história da princesa que era mantida em cativeiro no Egito. Alguns estudiosos dizem que sua origem pode estar ligada ao francês, de aide, o que significa “ajuda”. Destacamos que a primeira possibilidade de origem é a mais difundida.

  • Alda

De origem germânica, este nome, que significa “aquela que é nobre”, “a sábia”, “a que possui riqueza interior”, tem duas possíveis origens. Uma delas, que tenha surgido a partir de nomes femininos iniciados por Ald, significando “nobre”. A outra possibilidade, é que esse mesmo termo signifique “a sábia”, “a experiente”, “a que possui riqueza interior”.

  • Alzira 

É um conhecido nome cujo significado é “a visitante”, “mulher que alimenta forte desejo pelo sexo oposto”. Uma possível origem é ter vindo do árabe al zaira, cujo significado é “a visitante”. A segunda possibilidade é ter surgido de outra palavra árabe, alzir, que significa “homem que alimenta intenso desejo pelo sexo oposto”. Não é um nome muito popular atualmente, sendo considerado mais clássico.

  • Amalie 

Seu significado é “ativa”, “trabalhadora”, “diligente”, tendo sua origem no germânico amal, diminutivo que significa trabalho. Corresponde ao nome conhecido por nós como Amália. Nota: É um pouco difícil precisar sua origem, pois tanto o germânico quanto o hebraico possuem o termo amal com esse significado. Amalie Maria foi Duquesa da Baviera. Esse também foi o nome da matemática Amalie Emmy Noether; suas contribuições são consideradas fundamentais para os campos da física teórica e da álgebra abstrata.

  • Anastasia 

Belo nome que significa “a ressurreição” e sua origem está no grego anastasis, que pode ser entendido como “ressurreição”, “aquela que tem força para ressuscitar”. Foi um nome muito utilizado pelos pagãos que eram convertidos ao Cristianismo pelo batismo.

  • Anelise 

Este nome quer dizer “pequena graciosa”, “pequena cheia de graça”, “Deus é juramento para essa mulher graciosa”, “Deus é abundância para essa mulher cheia da graça”. Não existe muita certeza sobre a origem desse nome, sendo uma das hipóteses que tenha surgido de Anely, diminutivo de Ana (versão do hebraico Hannah, “cheia de graça”). A outra possibilidade é que seja nome de origem dinamarquesa surgido como variante de Anneliese, nome composto por Ana e Liese, versão diminutiva alemã e holandesa para Elisabete, nome hebraico cujo significado é “Deus é juramento”, “Deus é a abundância”. Acredita-se que seja um nome capaz de refletir delicadeza e aproximação com o divino. Nota: Também é possível encontrar a grafia Annelies para esse nome.

  • Anne

Seu significado é “graciosa”, “cheia de graça”, vindo a ser a versão francesa de Ana, nome partido do hebraico Hannah (“graça”, “cheia de graça”). É muito comum encontrar essa grafia em países como Inglaterra, Finlândia, Holanda e Alemanha.

  • Anni 

Considerado versão mais retrô do nome que acabamos de ver (Anne), está voltando a ser procurado. É entendido como uma modificação de Anne, portanto também significando “graciosa”, “cheia de graça”.

  • Angela

Significa “mensageira”, “anjo”, sendo a variante feminina de Ângelo, nome relacionado tanto ao grego Ággelos (“mensageiro”) quanto ao latim Angelus (“anjo”). É um nome com forte pronúncia e comum em diversos países, dentre eles Alemanha, Brasil, Itália, Romênia e Rússia. Tem recebido notório destaque por conta da chanceler alemã Angela Merkel.

  • Antje 

Esta é a forma holandesa do nome Ana, o que não o impediu de ser um nome buscado mesmo na Alemanha. Como já destacamos, a origem do nome Ana é hebraica, de Hannah, e significa “graciosa”, “cheia de graça”. Antje Traue é uma atriz e Antje Damm, uma escritora.

  • Astrid 

Seu significado é “força divina”. A origem desse nome de sonoridade bem marcante é germânica, de Ansitruda, nome composto por ansi (“deus”) e por drudi (“força”). É bastante comum na Noruega e na Escandinávia. Popularizou-se no início do século XX graças à rainha Astrid da Bélgica. Astrid Kirchherr foi uma fotógrafa e artista alemã.

  • Cacilda

Seu significado é “guerreira que combate com a lança”, “a lança combatente” ou, ainda, “a cantora”. A origem desse nome é incerta, podendo ser resultado da junção dos termos teutônicos gais (“lança”) e hilde (“batalha”, “combate”) ou ter sua origem no árabe qasida (“cantora”).

  • Carlota

Nome que significa “mulher”, “mulher do povo”, “mulher livre”. Possivelmente, surgiu como diminutivo de Carla, nome por sua vez variante feminina de Carlos, originado do germânico Karl, de karal, kerl, que significa “homem”. Como Karl é um nome que significa por extensão “homem do povo”, “homem livre”, a variante Carlotta possui o mesmo significado. Alguns dizem que esse nome surgiu por influência do italiano Carlotta. Carlotta von Falkenhayn é uma jovem atriz.

  • Charlotte 

É um nome clássico que não sai de moda na Alemanha. Esse fato é um pouco engraçado, já que Charlotte é a versão francesa de Carlotta, nome que encontra no germânico karal, kerl sua raiz. Logo, também significa “mulher”, “mulher do povo”. Na série Dark, Charlotte Doppler é uma das personagens.

  • Clara 

Belo e famoso nome que significa “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”. Vem do latim Clarus, do adjetivo clara, palavra capaz de expressar todos esses significados. Inicialmente, surgiu como nome masculino, tendo se popularizado a partir do século XIII como nome feminino por influência de Santa Clara de Assis. Foi o nome da professora, jornalista e política Clara Zetkin, até hoje uma figura de grande importância na história da luta feminista na Alemanha.

  • Cordelia

É um forte nome que possui origem bastante incerta. Alguns dizem que se trata de um nome de origem latina, significando “descendente do mar”. Outros, que sua origem é celta e seu significado, desconhecido. Tornou-se popular com a peça teatral de William Shakespeare Rei Lear, sendo a personagem Cordelia uma mulher de rara honestidade.

  • Diana

Seu significado é “divina”, “brilhante”, “iluminada”, tendo sua origem no latim Diana, cuja forma arcaica é Diviana, e que significa “divina”. É particularmente popular na Inglaterra ainda hoje, por influência da princesa Diana, mais conhecida como Lady Di.

  • Diane 

É uma variação de Diana – especificamente, uma variação francesa. Seu significado, portanto, também é “divina”, “brilhante”, partindo do latim diana. Sucesso em Hollywood, Diane Kruger, nascida Diane Heidkrüger, é uma ex-modelo e atriz alemã.

  • Edda

É um nome com sonoridade muito leve. Todavia, a história desse nome é um tanto complexa. Dentre os significados possíveis, encontramos “espírito”, “alma”, “canção”, “poesia”, “guerreira feliz”. Bom, originalmente seu significado era “bisavô”, mas com a coleção de tradições nórdicas que foram reunidas e lançadas por Snorri Sturluson, passou a estar relacionado a “espírito”, “alma”, “canção” e “poesia”. História bem curiosa, não? Também é possível que sua origem esteja nas formas inglesas Eda, Ede, formas muito antigas do nome Edith; assim, seu significado é “guerreira feliz”.

  • Eileen

Possui alguns significados, pois são duas as origens possíveis. Caso tenha surgido como variante irlandesa de Helena, então sua raiz é o nome grego Heléne, que significa “tocha” e, por conseguinte, “a reluzente”, “a resplandecente”. Caso tenha surgido como forma inglesa de Eibhlin, cuja raiz está no sobrenome alemão Avelina, então seu significado é “maçã”, “avelã”.

  • Elisabeth

Este é um daqueles nomes que podemos considerar como clássicos e presentes em diversas culturas. Seu significado é “Deus é abundância”, “o meu Deus é juramento”. Sua origem é encontrada no hebraico Elishebba, cujo significado é “Deus é abundância”. Elisabeth Doppler é uma das personagens da série Dark.

  • Ella 

O significado deste nome que possui sonoridade bem agradável é “a outra”, sendo a forma normanda do nome germânico Alia, este sendo forma abreviada de nomes formados com o elemento ali (“outro”). Ella Lee é uma jovem atriz alemã.

  • Emmy 

Alguns dizem ser diminutivo do nome alemão Ermelinda, nome que significa “serpente forte”, “serena e forte”, “escudo de proteção”. É um nome formado pelos elementos germânicos ermena (“forte”) e lind (“serpente”); como este último vocábulo tem raiz em lent, que para alguns povos germânicos significa “delicada”, “serena” ou mesmo “escudo”, tem-se os significados já listados. Importante destacar que alguns indicam esse nome como variante inglesa de Emilio, o que faria desse nome unissex.

  • Ester

Seu significado é “estrela”, vindo do hebraico Esther, relacionado ao persa Stara e ao latim Stella, todos com o significado de “estrela”. É comum que esse nome esteja associado ao sentido de luz, perfeição e divino.

  • Evelise 

Quer dizer “avelã”, “maçã” ou “a vivente que tem Deus como juramento”, já que existem duas possíveis origens para esse nome. A primeira é que seja uma variação de Eveline, por sua vez variante de Evelyn; com raiz no sobrenome alemão Avelina, seu significado é “maçã”, “avelã”, tendo surgido para designar pessoas vindas da cidade italiana de Abella, onde tais alimentos eram encontrados em abundância.

  • Frida

Nome cujo significado é “a pacífica”, “aquela que traz a paz”, “princesa da paz”. É um nome bem conhecido por todo o mundo, embora em muitas culturas a escolha desse nome não seja tão comum. Possui origem germânica, vindo de termos como fridu ou frid, que significam “paz”, tendo seu sentido expandido. Alguns estudiosos acreditam que possa ter surgido como diminutivo de Frederica, versão feminina do nome alemão Frederico (Friedrich, originalmente). Nesse caso, teria sido formado pela junção de frid (“paz”) e reiks, rich (“princesa”).

  • Gwen 

Nome que significa “mulher justa”, “moça abençoada”. Tem sua origem no galês Gwen, nome que é forma feminina de Gwyn, cujo significado é “branco”, “justo”, “abençoado”. Diz-se quem esse nome reflete a simbologia da cor branca, ou seja, traz atributos relacionados à justiça e à honestidade, assim como a aproximação com a graça divina. Há, ainda, a possibilidade de ter surgido como forma reduzida de nomes galeses assim iniciados, como Gwendolen ou Gwenllian.

  • Heike 

Este diferente nome quer dizer “a que impõe regras”, assim sendo um nome que exprime autoridade e habilidade para governar. É, sem dúvida, um forte nome de origem alemã. Heike Dreschsler é uma ex-atleta olímpica na modalidade de salto a distância.

  • Helga

Forte nome que significa “sagrada”, “abençoada”. Vem a ser versão feminina de Helge, nome originado do nórdico antigo Helgi, de heilgar, cujo significado é “sagrado”, “abençoado”. É considerado um nome bem antigo e clássico, mais difundido na Alemanha, Islândia e Noruega. Helga Seidler é uma ex-atleta olímpica da modalidade atletismo.

  • Hilde 

De origem germânica, quer dizer “donzela da batalha”. Está relacionado aos termos germânicos hild, hilde, hilt, que significam “combate”, “guerra”. Também é possível que tenha surgido como diminutivo de nomes iniciados com esses termos, como Hildegard. Hilde Krüger foi uma atriz que acabou agindo também como espiã para o regime nazista.

  • Ide

A origem deste nome de leve sonoridade é complexa. Alguns dizem vir do irlandês e significar “sede”. Outros, já indicam ser uma variante de Ida, nome que significa “da floresta”, “mulher trabalhadora”. Nesse último caso, pode ter vindo do grego Íde, do latim Ida, trazendo o significado de “da floresta” ou ter vindo do germânico idhja, por sua vez derivado do nórdico antigo idh, que significando “trabalhar”, pode ter seu sentido ampliado para “trabalhadora”. Nota: Existem estudiosos que apresentam esse nome com a possibilidade de ser usado para meninos, especificamente quando se considera a possível origem irlandesa.

  • Ingrid 

Seu significado é “a amazona de Ingvi”, “amazona do deus da paz e da fertilidade”, “a beleza de Ingvi”. Esse é um nome cuja origem está no nórdico antigo (idioma do qual partiram as línguas escandinavas e a germânica), resultado da junção dos elementos Ingvi, Ing e rida, significando “amazona”. Já Ingvi, é o deus germânico relacionado aos novos começos, ao nascimento e à fertilidade. Existe também a possibilidade de este nome ser formado por Ing (fazendo referência ao deus Ingvi) e por fríðr (“bela”), daí vindo o significado “a beleza de Ingvi”. Embora menos provável, também é possível encontrar esse nome com a indicação de ser de origem latina, trazendo os significados de “generosa”, “caridosa”, “companheira”. É o nome da ex-atleta olímpica Ingrid Auerswald.

  • Jördis 

Este é um nome que certamente oferece dificuldade para falantes que não são nativos do alemão ou de idiomas afins, pois a pronúncia do ö é bem particular. Infelizmente, não encontramos informações específicas sobre esse que é o nome da atriz Jördis Possivelmente, trata-se de um nome pouco comum, não havendo muitas informações sobre ele.

  • Lara

Sua origem é incerta, o que impacta nos significados a ele relacionados, que costumam ser “muda”, “falante”, “da acrópole”, “loureiro”, “vitoriosa”. Pode ter sua origem no grego lara, então significando “muda”. Sua origem pode estar relacionada a outro termo grego, lalein, que como significa “falar”, pode ter seu sentido estendido para “falante”. É possível, ainda, que tenha surgido como diminutivo da variante russa Larissa, cuja origem também grega, Lárissa, quer dizer “da acrópole”. Por fim, existe a possibilidade de ser uma versão islandesa de Laura, nome que tem raiz no latim laurus, significando “louro”, “loureiro” e, por extensão, “vitoriosa”, uma vez que coroas de louros eram dadas aos ganhadores dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. Lara Jenkins é a personagem protagonista do filme alemão Lara.

  • Lena 

Com o significado de “resplandecente”, “luminosa”, é considerado forma diminutiva de Helena. Assim, sua raiz está na grego heláne, cujo significado literal é “tocha”, tendo seu sentido ampliado, como bem observamos. É o nome de personalidades como a cantora Lena Meyer-Landrut, a atriz Lena Urzendowsky e a modelo e apresentadora Lena Gercke.

  • Leona 

Seu significado é “leoa”, “valente como uma leoa”. Esse nome é considerado variante inglesa e alemã de Leoní, nome cuja raiz é o vocábulo grego leon (“leão”). Por conta dessa raiz, a característica atribuída ao leão também é dada ao nome.

  • Leonie 

Possui o mesmo significado do nome que acabamos de citar: “leoa,’ “valente como uma leoa”, tendo sua raiz no grego leon (“leão”). Alguns dizem que se trata da forma feminina germânica e holandesa para o nome masculino Leon, enquanto outros dizem ser uma variante francesa para Leon. De todo modo, é um nome que possui certa elegância em sua pronúncia. Leonnie von Hase foi a empresária eleita Miss Alemanha 2020.

  • Lia

Significa “vaca selvagem”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada” ou, ainda, “trabalhadora”. Sua raiz está no nome hebraico Leah, cujo significado é “vaca selvagem”. Não raro encontramos estudiosos atribuindo demais significados para tal nome, como “bezerra”, “olhos doces e tristes” e “trabalhadora”. Já para os gregos, Lia é “aquela que é portadora de boas notícias”. Além do fato de ser um nome considerado bíblico, a pronúncia desse nome é facilmente adaptada a qualquer língua, o que contribui para sua popularidade.

  • Lilly 

Considera-se que seja derivado do latim lilium, cujo significado literal é “lírio”, flor constantemente associada à pureza e à conexão com o divino. Para alguns estudiosos, é um dos nomes originados do hebraico Elishebba, o que faria com o que seu significado fosse “Deus é juramento”. Lilly Reich foi uma arquiteta e designer

  • Lissy 

É um nome bem fácil de ser pronunciado e que traz leve sonoridade. Sua origem é atribuída ao hebraico, significando “Deus é meu juramento”. É muito provável que tenha surgido a partir de Lisa, nome que por sua vez veio do hebraico Elisabete (Elishebba, cujo significado é “Deus é juramento”, “Deus é abundância”). Lissy Schimidt foi uma jornalista, também conhecida por seu pseudônimo Milena Ergen. Faleceu na década de 1990 em uma emboscada.

  • Liv 

Facilmente pronunciável, este nome tem três possíveis origens. Pode ter vindo do nórdico antigo Hlíf, significando “proteção”. A segunda possibilidade é ser derivado do liv, significando “vida”. Por fim, pode se tratar de uma forma abreviada do nome Olivia, originado do latim oliva, que significa “azeitona”, o que faria com que o significado de Liv seja “pequena azeitona”. É mais comum em países como Noruega, Suécia e Holanda.

  • Lorelai

Seu significado não é muito preciso, sendo constantemente mencionado como “rochedo resplandecente”, “rocha reluzente”, fazendo menção a Loreley, nome de um rochedo perto do rio Reno, na Alemanha. Outra possibilidade é que seja resultado da junção de Lore (versão alemã abreviada de Eleonor, significando “reluzente”, “resplandecente”) e ley (que em alemão significa “rocha”, “rochedo”). Na mitologia germânica, Loreley é uma sereia que fica em uma rocha à beira do Reno; segundo a lenda, tão bela era Loreley que bastava um olhar seu para distrair pescadores e marinheiros, colocando os seus navios à deriva na estreita e perigosa curva do rio.

  • Louise 

O significado deste nome é “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”, vindo a ser a variante francesa de Luísa. Destacamos que Luísa é a versão feminina de Luís, nome que tem relação com o nome germânico Ludwig, formado pelos elementos hlud (“fama”) e wig (“guerreiro”). Foi o nome da política Louise Schroeder.

  • Maja

Este sonoro nome possui duas origens possíveis, o que impacta em seu significado. Alguns consideram ser variante de Maia em países como Suécia, Áustria, Polônia, Dinamarca e Alemanha, já que o j é pronunciado com som de i; nesse caso, seu significado é “água”, vindo do hebraico mayim, que tem esse mesmo significado. Outra possibilidade é ter surgido como diminutivo de Maria, nome possivelmente originado do hebraico Myriam; nesse caso, seu significado é “senhora”, “soberana”, “a pura”. Maja Schöne é uma atriz.

  • Martina 

Quer dizer “pequena guerreira”, “Deus da guerra”, “dedicada ao deus Marte”. É considerado a versão feminina de nomes como Martinho e Martim, vindos do latim Martinus, forma diminutiva de Marte, conhecido na mitologia latina como o deus da guerra. Martina Rosenberg ganhou destaque na mídia, tendo se tornado em 2020 a primeira mulher a presidir o serviço secreto alemão.

  • Mavie

Seu significado é “minha vida”, podendo também ser “aquela que canta como um pássaro melro”. É um nome alemão de origem incerta, possivelmente surgido da expressão francesa ma vie, cujo significado é “minha vida”. Há quem diga que seja uma variante de Mavis, nome que se refere a um pássaro chamado melro, derivado do francês antigo mauvis; tal pássaro destaca-se por seu canto, sendo capaz de reproduzir sons diferentes.

  • Mayla

Quer dizer “senhora soberana cujo Deus é juramento”, “senhora soberana para quem Deus é juramento”. Também não possui origem muito certa. Possivelmente, é um nome moderno de origem na escandinava e alemã, surgido da combinação de dois nomes: Elisabete, do hebraico Elishebba que significa “Deus é juramento” e Maria, provavelmente também de origem hebraica, de Myriam, e que significa “senhora soberana”.

  • Melina 

Este nome quer dizer “mel”, “doce como o mel”, “mulher doce”. Muito provavelmente, veio do nome grego Melitinna, formado a partir da raiz meli, que significa “mel”. Assim, pode também fazer referência a pessoas que são doces.

  • Mia

Nome curto e bastante sonoro, não faltam possibilidades de origem para ele. Alguns dizem que surgiu do escandinavo e que seu significado é “estrela do mar”. Outros, dizem que tem sua origem no holandês, alemão ou mesmo escandinavo, mas surgindo como diminutivo de Maria, então significando “senhora soberana”. Também há indicações de ter surgido a partir da variante inglesa Michaela, nome que partiu de Michael; nesse caso, seu significado é a pergunta retórica “quem é como Deus?”, indicando que a Ele ninguém se compara. Por fim, pode ter surgido do pronome italiano mia, o que quer dizer “minha”.

  • Mona 

Significa “pequena nobre”, “aquela que tem propósitos”, “mulher de objetivos”, “minha senhora”, “solitária”, “viúva”. Como você bem deve imaginar pela pluralidade de significados, a origem desse nome é incerta. Pode ter surgido do irlandês Muahnait, significando “pequena nobre”. Outra possibilidade é ter vindo do árabe Muna que, como quer dizer “desejos”, indicaria mulher com propósitos, com objetivos. Pode, ainda, ser uma contração da expressão italiana ma donna, que na nossa língua significa “minha senhora”. Por fim, pode ser originada do escandinavo, surgindo como diminutivo de Monika, nome de origem grega que significa “solitária”, “viúva”.

  • Sophie

Seu significado é “a sábia”, “sabedoria”. Trata-se de versão francesa do nome Sophia, cuja origem é o grego sophía, que significa “sabedoria”. Sophie Scholl foi uma ativista política membro da Rosa Branca, movimento da resistência alemã antinazista.

  • Thea

Este curto e sonoro nome quer dizer “presente de Deus”, “dádiva divina”. Acredita-se que possa ser a forma abreviada dos nomes Doroteia ou Teodora, ambos originados do nome Theodoro, do grego Teórdoros, formado por théos (“Deus”) e dôron (“dom”, “dádiva”). A jogadora de futebol Thea Fullenkamp tem esse nome.

  • Ulla 

Sem muitas informações específicas sobre este nome, comumente aparece relacionado a duas raízes: de origem árabe, significando “negra como a noite” ou de origem nórdica, neste caso significando “vontade”, “determinação”. É o nome da artista visual Ulla von Brandenburg.

  • Valkiria 

Possui origem no nórdico antigo, significando “a que escolhe os mortos”, “a que escolhe os que vão morrer”. Tem relação com a mitologia nórdica, sendo as valquírias deusas menores que trabalhavam a serviço de Odin, o pai de todos os deuses, cabendo a elas conduzir os soldados mais corajosos que morreram em batalha até Valhala (algo correspondente ao paraíso nessa mitologia). Originalmente, era Valkyrja, formado pelas palavras valr (“morto”, “morto na batalha”) e kyrja (“escolher”, “eleger”).

  • Zilda 

Seu significado é “bela”, “formosa”. É entendido como uma abreviação de Isilda, variante de Isolda (como na lendária história Tristão e Isolda), nome cuja origem é incerta, provavelmente do celta Esylt (“bela”, “formosa”). Alguns relacionam o nome Isolda ao germânico; nesse caso, seu significado é “forte em mocidade”, “combatente de ferro”.

Considerações Finais


O que você achou da nossa lista de nomes alemães para meninas? Será que a origem de algum desses nomes surpreendeu você? Aproveite também para comentar conosco aqueles nomes que mais chamaram sua atenção.

E se ainda estiver na busca por nomes de menina, é só dar uma olhada em outros materiais aqui no nosso site. Temos várias listas com sugestões de nomes para você organizadas por temas. Seguem algumas sugestões:


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Alemães Femininos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.