O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Bíblicos Masculinos


É bem comum encontrarmos mamães e papais preocupados com a escolha do nome do filho. Afinal, é uma escolha bem séria.

Pensando nisso, um número muito considerável de famílias começa a buscar todas as inspirações possíveis, a vislumbrar combinações de nomes, apelidos que podem surgir ao longo da vida e muitos outros pontos.

Nome bíblico nunca sai de moda. Eis uma frase que costuma ser dita e tem muito fundo de verdade. Por isso, preparamos este material com opções de nomes bíblicos masculinos e nomes relacionados à religião para você escolher para o seu filho.

Optamos por preservar a grafia considerada clássica dos nomes. Caso você prefira dobrar alguma consoante, substituir o i pelo y ou qualquer coisa do tipo, não se preocupe, tais mudanças não alterarão significado do nome, ok?

Nomes bíblicos masculinos mais populares


nomes-da-biblia-para-meninos

  • Abel

Nome que significa “névoa”, “vapor”, “frágil”, “efêmero”. Sua origem é do hebraico Hébhel, cujo significado é “névoa”, por extensão associado a efemeridade.

É personagem que aparece no Antigo Testamento da Bíblia: é o segundo filho de Adão e Eva.

É o nome do técnico de futebol Abel Braga. E nome de batismo do cantor The Weekend.

  • Abraão

Este nome quer dizer “pai de muitos”, “pai de uma multidão”. Originou-se do hebraico Abraham (abram, “pai elevado”, e hamon, “muitos”, “multidão”).

Tem sua história contada no livro de Gênesis da Bíblia. É considerado o patriarca de 3 grandes religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Sua versão inglesa, Abraham, aparece no nome do 16º presidente dos Estados Unidos: Abraham Lincoln.

  • Adão

Nome bem conhecido, não? Significa “homem”, “homem criado da Terra vermelha”. Veio do hebraico Adam (“homem”), palavra intimamente relacionada com adamah, vocábulo hebraico para designar terra.

Sua história também está contada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento: Deus, após criar o primeiro homem do pó da terra, decidiu chamá-lo de Adão.

Na língua inglesa, é escrito Adam, como no nome do ator Adam Sandler.

  • Adriel

É um nome muito bonito, carregando sonoridade, significado e sentido admiráveis. Quer dizer “rebanho de Deus”, “dá congregação de Deus”, “da assembleia divina”.

É nome que traz o sentido da relação entre Deus e seu povo. Na Bíblia, Adriel é genro de Saul, o rei de Israel.

  • André

Significa “viril”, “másculo”, “masculino”. É um nome de popularidade mundial, variando sua grafia de acordo com o país onde é utilizado.

Embora sua origem seja a grega, de Andreas (baseado em andros, palavra que quer dizer “másculo”, “viril”), é nome considerado bíblico, presente no Novo Testamento: é o primeiro discípulo de Jesus Cristo.

André Rizek e André Trigueiro são dois famosos jornalistas em nosso país. É também o nome do apresentador André Marques e do ator André Gonçalves.

  • Bartolomeu

Quer dizer “filho do que suspende as águas”, “filho de Tholmai”. Esse nome tem origem aramaica, vindo de Bar Talmáy, cujo significado literal é “filho de Tholmai”, sendo Tholmai palavra derivada de tholm (“que suspende as águas”).

No Novo Testamento, Bartolomeu é um dos apóstolos de Jesus – também aparecendo como Natanael.

Atribui-se a São Bartolomeu a evangelização da Índia e da Ásia menor, tendo sido martirizado na Armênia no século I.

É o nome do escritor Bartolomeu Campos de Queirós e do navegante português Bartolomeu Dias, o primeiro europeu a cruzar o cabo da Boa Esperança.

  • Benjamin

É um nome muito bonito e que significa “filho da Felicidade”, “O Bem-Amado”, “filho do lado direito”. Sua origem vem do hebraico Ban-iamin ou Bin-yamín, sendo bem “filho” e yamin “lado direito”.

Como muito antigamente havia a crença de que tudo relativo ao lado direito possuía sentido positivo, em oposição ao esquerdo, por extensão tem-se o significado “ó bem amado”.

No Antigo Testamento da bíblia, Benjamin é o nome do filho mais novo de Jacó e Raquel.

Benjamin Constant foi um importante militar, engenheiro, estadista e professor.

  • Daniel

Este é um nome bem popular e seu significado é “o senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”. originou-se a do hebraico Daniyyel, formado por dan (literalmente, “aquele que julga”) e El (“senhor”, “Deus”).

É o nome de um personagem bíblico, conhecido até hoje por ter saído ileso quando atirado em uma cova com os leões. Viveu em cativeiro na Babilônia, onde fazia previsões de sonhos da corte real. Sua história é contada em livro do Antigo Testamento que leva seu nome.

Facilmente encontramos personalidades com esse nome: os atores Daniel de Oliveira e Daniel Boaventura, o jogador de futebol Daniel, o cantor sertanejo Daniel e outros mais.

Nota: O nome Danilo, também muito popular, é variante de Daniel, por isso tendo o mesmo significado. 

  • Davi

A popularidade deste nome é inegável. Significa “o amado”, “querido”, “predileto”. Veio do hebraico Dawid / Dawídh, cujo significado é o que apresentamos.

Davi foi o mais famoso rei de Israel, responsável pela expansão de sua nação. Jesus é considerado descendente da tribo de Davi, encontrando-se na bíblia diversas menções como filho de Davi; a exemplo, o início do evangelho de Mateus “livro da geração de Jesus Cristo, filho da Davi, filho de Abraao”.

É o nome de dois famosos jogadores de futebol: David Luiz (zagueiro brasileiro) e David Beckham (meio campista inglês).

  • Eli

Nome que significa “elevadíssimo”, “exaltado”, “o Deus é meu excelso”, compartilhando o mesmo sentido do nome do qual se originou, o hebraico Eli.

Pode ser, ainda, que esteja associado ao grego hélios, “Sol”.

Esse nome aparece no antigo testamento como o sumo sacerdote que criou Samuel, o profeta.

  • Elias

Este nome é bem parecido com o que vimos anteriormente, mas tanto a grafia quanto o significado diferem um pouco.

Elias quer dizer “Jeová é meu Deus”, “o senhor é o meu Deus”.

Sua origem vem do hebraico Aliyyáh, Elijah, derivando de El, que significa “Jeová”, “Deus”, “Senhor”.

Na Bíblia, especificamente no Antigo Testamento, Reis I e II, é contada a história do profeta Elias, conhecido por ter subido aos céus numa carruagem de fogo.

  • Emanuel

Nome cujo significado é “Deus está conosco”. Veio do hebraico Immanuel, sendo immánu “conosco” e El, como já vimos, “Senhor”.

No Antigo Testamento, nas profecias messiânicas do profeta Isaías, Emanuel seria uma das formas para se referir a Jesus Cristo: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão de Emanuel, que significa ‘Deus conosco’” (Mateus 1:23).

Nota: Manoel é uma variante desse nome, possuindo origem e significados idênticos.

  • Estevão

Nome que quer dizer “o que tem uma coroa”, “coroado”. Sua origem é grega, de Stéphanos, do latim Stephanus (“coroado”).

Na Bíblia, é contada no Novo Testamento, livro de Atos, a história do diácono Estevão, apedrejado até a morte. Santo Estevão é considerado o primeiro mártir cristão, vindo daí grande parcela de sua popularidade.

É o nome do técnico de futebol Estevão Soares.

  • Ezequiel

É um belo nome que significa “Deus fortalece”, “Deus vai fortalecer”.

Vem do hebraico Yehezhell, nome que reúne os seguintes elementos: hazáq (“ele era forte”) e El (“Deus”).

É o nome de um dos profetas mais importantes da bíblia; sua história é contada no Antigo Testamento em livro que leva seu nome.

Na obra de Machado Assis Dom Casmurro, o filho de Bentinho e Capitu chama-se Ezequiel. Outro exemplo famoso desse nome é Ezequiel Barco, jogador de futebol argentino.

  • Felipe

É um nome bíblico de origem grega. Significa “amigo dos cavalos”, “o que ama a guerra”, “o que gosta dos cavalos”.

Veio de Phílippos, sendo phílos “amigo” e híppos “cavalo”; por extensão, chegando ao sentido de “amigos dos cavalos”.

É o nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo (Novo Testamento).

Encontramos algumas personalidades com esse nome: Felipe Melo e Filipe Luís (jogadores de futebol), Felipe Araújo (cantor), Felipe Camargo (ator), Felipe Andreoli (jornalista) e outros mais.

  • Gabriel

O significado deste nome é “homem de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”.

Vem do hebraico Gabriel, formado pela junção de gébher (“homem”, “homem forte”) e El (“Deus”).

Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento da Bíblia, esse nome aparece diversas vezes. É o nome do anjo que anunciou à Maria que ela seria a mãe do Messias e em outro momento apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento de seu filho, João Batista.

Por esses motivos São Gabriel é um santo muito venerado.

No esporte, encontramos os jogadores de futebol Gabriel Neves, Gabriel Jesus e Gabriel Barbosa e o surfista Gabriel Medina. É também o nome do ator Gabriel Braga Nunes.

  • Isaque

É um nome com sonoridade muito leve e que significa “riso”, “ele ri”, “filho da alegria”.

Esse nome vem do hebraico Itshak/Yitzháq, derivado de tzaháqI (“riso”, “ele ri”).

É nome de personagem bíblico que aparece no Antigo Testamento; é descendente de Abraão e Sara, pai de Esaú e Jacó, considerado um dos três patriarcas do povo de Israel.

Nota: Tão comum quanto essa grafia é Isaac, possuindo o mesmo significado. É o nome do famoso matemático Isaac Newton.

  • Isaías

Quer dizer “salvação do senhor”, “Jeová é salvação”, “o eterno salva”.

Sua origem é hebraica, de Yesha’yahu, formado pelos elementos yesha/yeshua (“salvação”) e yahweh (“Deus”, “Jeová”).

É personagem bíblico: citado como o primeiro dos grandes profetas de Judá, sendo ainda um dos que mais manifestou a chegada de Jesus Cristo.

  • Ismael

Seu significado é “Deus ouve”, “Deus ouvirá”.

Sua origem é do hebraico Yishmaél / Ishmael nome relacionado a yishmá (“ouvirá”).

Esse nome aparece no Antigo Testamento, sendo Ismael um dos filhos de Abraão.

  • Israel

É nome cujo significado é “homem que luta com Deus”, “homem que vê Deus”. Lindo significado, não?

Vem de Yisrael, nome hebraico que significa “ele luta com Deus”.

Na Bíblia, Israel é o homem que lutou junto com um anjo do Senhor e venceu. Nascido Jacó, recebeu de Deus o nome Israel “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste” (Gênesis 32, 28).

  • Jeremias

Quer dizer “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”.

Sua origem é hebraica, de Yirmeyahu; há duas possíveis origens, de Yarimyah (“o Senhor exalta”) ou de Yarum-yah (“o Senhor é exaltado”).

Na Bíblia, o personagem Jeremias é citado no Antigo Testamento: é um dos maiores profetas da época, autor do livro de Lamentações.

  • João

Sem dúvida, este nome é muito popular, principalmente pelas muitas combinações que ele permite (João Paulo, João Pedro, João Lucas e outras).

O significado desse nome é “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”, “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”.

Vem do nome hebraico Yehokhanan, Iohanan, onde se percebem os seguintes elementos: Yah (“Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

Há dois personagens bíblicos muito importantes com esse nome, ambos mencionados no Novo Testamento: João Batista, filho de Zacarias, é o profeta que batizou Jesus; o segundo personagem é o apóstolo João, também chamado de São João Evangelista, é um dos 12 apóstolos de Cristo.

É o nome de personalidades como João Bosco e João Gilberto (cantores), João Pedro (jogador de futebol) e João Baldasserini (ator).

  • Joaquim

Nome que significa “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”.

Vem do hebraico Jehoiachim, cujo significado é esse que apresentamos.

Joaquim é um nome bíblico, sendo um dos reis conhecido por ter sido levado para o cativeiro na Babilônia pelo rei Nabucodonosor.

  • Jonas

É um curto e sonoro nome. Quer dizer “pombo”, originado do hebraico Yonah.

É o nome de um profeta que aparece no Antigo Testamento: o livro que leva seu nome relata como ele foi engolido por um peixe gigante e foi cuspido três dias depois ainda vivo; de acordo com o relato, tal episódio aconteceu porque Jonas não foi à cidade de Nínive pregar arrependimento, como queria Deus.

Vale lembrar que a pomba é o símbolo do Espírito Santo de Deus, sendo por isso muito importante.

  • Jônatan

Apesar da similaridade gráfica e sonora com o nome anterior, Jônatan possui significado bem distinto: “dado por Deus”, “dádiva do Senhor”, “a amizade inabalável”.

Surgiu do hebraico Jehonathan (“dádiva do Senhor”, “dado por Deus”).

É o nome, na Bíblia, do filho mais velho do rei Saul, tendo sido, ainda, amigo muito próximo de Davi, daí vindo o significado de “amizade inabalável”.

Nota: Embora a grafia Jônatas seja a clássica, é bastante comum encontrarmos Jonatan ou Jhonathan (esta a versão inglesa do nome).

  • José

Não há dúvidas de sua popularidade, sendo este o nome do marido de Maria, pai de Jesus na Terra.

O nome José quer dizer “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”.

Sua origem é hebraica, de Yosef que, referindo-se a Deus, significa “Ele acrescentará”.

É muito popular, já que foi o nome de alguns personagens bíblicos: o 11º filho de Jacó e Raquel, tornando-se José do Egito (Antigo Testamento), José de Nazaré, marido de Maria e mais tarde reverenciado como São José (Novo Testamento) e José da Arimateia, um dos discípulos de Jesus (Novo Testamento).

É o nome de algumas personalidades, como os atores José Mayer, José Loreto e José Wilker, o lutador de MMA José Aldo e o escritor José Saramago.

Nota: Contando com São José, pai de Jesus, existem mais de 30 santos com esse nome. 

  • Jesus

Geralmente, Jesus não aparece como primeiro nome; é muito mais comum como segundo, caso do jogador de futebol Gabriel Jesus.

É indiscutível a popularidade mundial desse nome. Jesus significa “Javé é salvação”, “Jeová é salvação” e vem do hebraico Yeshu’a.

Jesus Cristo é figura central no Novo Testamento, sendo o Messias, o filho de Deus que desceu à Terra: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21), foram as palavras do anjo Gabriel a José, marido de Maria, mãe de Jesus.

  • Josué

Não é variação de José; na realidade, possui o mesmo significado de Jesus. Quer dizer “Deus é a salvação”, “Jeová é auxílio”, “Javé é salvação”.

É um dos nomes dados para Jesus muito antigamente. Vem do hebraico Yehoshu’a ou Yesua, cujo significado é “Deus é a salvação”.

Ainda, no Velho Testamento, Josué é um dos espiões enviados a Canaã por Moisés, tornando-se líder do povo após o falecimento desse.

  • Lázaro

Nome que significa “Deus socorreu”, “Deus ajudou”.

Esse nome vem do grego Eleázaros, por sua vez nome originado do hebraico Elazar (El, “Deus”, e ézer, “socorro”).

É nome bíblico que aparece no Novo Testamento, sendo o nome de dois personagens: o irmão de Maria e Marta, ressuscitado por Jesus, e o segundo personagem é o mendigo leproso da parábola “O rico e Lázaro” (parábola cuja mensagem fala das recompensas divinas a partir da pobreza).

  • Levi

Este nome quer dizer “ligado”, “vinculado a alguma coisa ou a alguém”, “Unido”.

É nome de origem hebraica, a partir de Lewi, que significa “vinculado a”, “unido”, “ligado”.

Em Gênesis, encontramos precisamente o significado desse nome: “de novo engravidou e, quando deu à luz mais um filho, disse: ‘Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei 3 filhos’. por isso deu-lhe o nome de Levi”. Tal passagem refere-se à união de Jacó e Lia.

Ainda na Bíblia, no Novo Testamento, Levi é o nome que Mateus tinha antes de se tornar apóstolo de Jesus.

  • Lucas

Este nome bem popular quer dizer “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso”, “iluminado”. Sem dúvida, belo significado.

Sua origem parte do grego Loukás, apelido para Loukanós (“da Lucânia”, “lucano”); a raiz lyke/luk/luc (não se sabe ao certo a raiz de Loukanós) vem de lux, que quer dizer “luz”.

É o autor do terceiro Evangelho, este carregando o seu nome, presente no Novo Testamento.

É o nome do cantor Lucas Lucco, do jogador de futebol Lucas Paquetá, do ator e comediante Lucas Veloso e de demais personalidades.

  • Malaquias

Quer dizer “enviado de Deus”, “mensageiro de Deus”.

Veio do hebraico Malaqhiáh, onde malaqn quer dizer “mensageiro” e lah, “Javé”, “Deus”.

Na Bíblia, esse nome aparece no Antigo Testamento: é o nome do profeta cuja história é narrada no Livro de Malaquias; é tido como “o último dos Profetas Menores”.

  • Marcos

Tal nome significa “guerreiro”, “dedicado a Marte”.

É nome originado do latim Marcus, este por sua vez de Mars, que significa Marte (deus romano da guerra).

Acredita-se, por seu significado, ser um nome que carrega qualidades relativas a guerreiro, como a coragem.

Na Bíblia, encontramos o personagem São Marcos Evangelista, discípulo do apóstolo Paulo e considerado autor de um dos Evangelhos.

É o nome de vários atores, como Marcos Veras, Marcos Palmeiras, Marcos Pasquim, Marcos Pigossi, Marcos Pitombo e Marcos Winter. Também é o nome do apresentador Marcos Mion e do ex-goleiro Marcos, tido como um dos maiores ídolos do Palmeiras.

  • Mateus

Significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”, tendo vindo do hebraico Mattiyyah (“presente de Deus”).

É o nome de um dos um dos apóstolos de Jesus e um dos livros bíblicos chama-se Mateus.

Podemos citar algumas personalidades com esse nome: Mateus Vital e Mateus Cunha (jogadores de futebol) e Mateus Solano (ator).

  • Miguel

Nome cujo significado é “quem é como Deus?”, sendo essa uma pergunta retórica mostrando que ninguém se iguala a Ele. Vem do hebraico Mikhael.

Na Bíblia, a figura do Arcanjo Miguel aparece cinco vezes, símbolo da humildade perante Deus.

Miguel Veloso e Miguel Silveira (jogadores de futebol), Miguel Falabella (ator) e Miguel Paiva (cartunista) são alguns famosos com esse nome.

  • Moisés

Tem significado muito terno: “criança”, “filho”, “tirado das águas”.

Esse nome veio do hebraico Moshe, muito provavelmente originado da palavra egípcia mesu, que significa “criança”, “filho”.

O significado de “tirado das águas” viria do termo hebraico masha, que significa “ele tirou”; tal significado está relacionado ao personagem bíblico Moisés.

De acordo com a Bíblia, Moisés foi retirado das águas do Rio Nilo e adotado pela filha do faraó do Egito.

  • Noé

É nome que significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.

É a variante portuguesa para o nome hebraico No’ah (de noach, “descanso”, “repouso”, “de longa vida”). É um nome que se acredita refletir a paz.

Na Bíblia, Noé é conhecido pelo episódio do dilúvio: para salvar sua família do dilúvio que destruiria a humanidade, construiu uma arca e levou, ainda, os animais em pares (história contada em Gênesis). Assim, esse nome carrega também os sentimentos de alívio e consolo.

Nota: Por influência da forma inglesa Noah, tem sido comum encontrarmos para esse nome a grafia Noá.

  • Paulo

Este nome quer dizer “pequeno”, “de baixa estatura”, e veio do latim Paullus, nome formado a partir de paullo (“pequeno”, “baixo”).

Sua popularidade deve-se à São Paulo, importante líder da igreja cristã; nascido Saulo, após o batismo recebeu o nome de Paulo. O livro dos Atos dos Apóstolos, presente no Novo Testamento da Bíblia, conta sua história.

É o nome do ator e modelo Paulo Zulu, do ator Paulo Betti, do ator de comédia Paulo Gustavo e do grande educador Paulo Freire.

  • Pedro

É nome que significa “pedra”, “rochedo”.

Vem do grego Pétros, cuja origem é a palavra petra (tradução dor aramaico Cephas), significando “pedra”, “rochedo”.

Na Bíblia, Pedro é um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo.

No mundo dos famosos, encontramos Pedro Cardoso e Pedro Paulo Rangel (atores) e Pedro Luís (músico).

  • Rafael

É um belo e popular nome que significa “Deus curou”, “curado por Deus”.

Veio do hebraico Rephael, onde Repha quer dizer “curou” e El, “Senhor”, “Deus”.

Rafael é mencionado no livro de Tobias como sendo um dos sete arcanjos; tendo, inclusive, anunciado o fim dos tempos.

Algumas das celebridades com esse nome são: Rafael Zulu e Rafael Vitti (atores), Rafael Portugal (ator e comediante), Rafael Lobo e Rafael Sóbis (jogadores de futebol) e Rafael Nadal tenista).

  • Samuel

Quer dizer “nome de Deus”.

Originou-se do hebraico Shemu’el, onde a primeira parte do nome tem relação com o aramaico shem/shema/shum, que quer dizer “nome”.

Na Bíblia, aparece no Antigo Testamento como o nome do último juiz dominante.

  • Saul

É nome quer dizer “o implorado”, “o desejado”, “o conseguido por meio de orações”, “o solicitado”.

Tal nome vem do hebraico Chaul, este derivado do verbo cha’al, que quer dizer “pediu”, “orou por”, “solicitou”. Portanto, costuma ser utilizado para nomear aquele filho que foi muito desejado.

É o nome do primeiro rei de Israel, narrativa presente no Antigo Testamento da Bíblia.

Nota: Embora a grafia original desse nome seja Saul, é muito mais comum encontrarmos Saulo, que possui o mesmo significado.

  • Serafim

Nome que quer dizer “ardente”, “incandescente”. É de origem hebraica, de Seraphim, cujo significado é “arder”.

De acordo com Isaías, na Bíblia, os serafins formavam uma ordem de anjos da Primeira Hierarquia; a função era de louvação e adoração a Deus.

  • Simão

Quer dizer “aquele que ouve”, “ouvinte”.

Sua origem é hebraica, de Shim’on, que deriva de shamá (“ele ouviu”).

Muitos personagens bíblicos têm esse nome, sendo um dos mais importantes o apóstolo Simão, que ajudou Jesus a carregar sua cruz, e Simão Evangelista, que mudou o nome para Pedro a pedido de Jesus.

  • Tadeu

Seu significado é “coração”, “peito”, “seio”, “íntimo”.

É nome do hebraico Taddáy, cuja raiz primitiva tem relação com o aramaico tedhayya, o que quer dizer “coração”, “peito”, “íntimo”.

Tadeu aparece na bíblia como um dos apóstolos de Jesus, também aparecendo com o nome de Judas, que estudiosos crêem ser a mesma pessoa.

  • Tiago

Nome que significa “aquele que vem do calcanhar”. Tal significado vem do fato de que era o nome dado ao irmão gêmeo nascido por último, caso do personagem Jacó na Bíblia, que nasceu segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

Acredita-se ter surgido como variação de Iago, forma modificada de Jacó. Esse nome, Jacó, originou-se do hebraico Yaaqobh.

No Novo Testamento, Tiago é citado como um dos apóstolos de Jesus Cristo.

São muitas as personalidades com esse nome: Tiago Iorc (cantor), Tiago Leifert (apresentador), Thiago Ventura (comediante), Tiago Volpi, Thiago Silva e Thiago Neves (os três, jogadores de futebol), Thiago Martins (ator), Thiago Pereira (nadador) e outras.

  • Timóteo

Quer dizer “aquele que honra a Deus”, “o que respeita os deuses”.

Sua origem é grega, de Timótheo, sendo tim relacionado a timáo, o que significa “honrar”, “respeitar”, e théos, “Deus”.

Aparece no Novo Testamento como um acompanhante de Paulo por suas viagens missionárias. 

Nomes bíblicos masculinos compostos


nomes-biblicos-masculinos-populares

É bastante comum que os pais combinem nomes, formando os chamados nomes compostos. Separamos alguns desses, optando por trazer aqueles mais comuns.

Quanto ao significado, os nomes compostos herdam o sentido que os nomes têm isoladamente.

Então, como esses significados você consegue encontrar na lista que preparamos no tópico acima, vamos dar destaque apenas aqueles nomes que ainda não foram contemplados.

  • Antonio Marcos

Significa “guerreiro inestimável”.

Antônio é um nome que quer dizer “valioso”, “inestimável”, “digno de apreço”. Vem do latim Antonius, originário do grego Antónios.

É o nome de um santo muito famoso, Santo Antônio.

  • Davi Lucas

Seu significado é “o predileto que tem luz”.

  • Gabriel Henrique

Seu significado é “senhor do lar de Deus”, “príncipe do lar forte de Deus”.

Henrique quer dizer “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”. Sua origem é do germânico Haimirich, onde heim significa “casa” e rik “príncipe”, “poder”, “senhor”.

  • João Felipe

Nome cujo significado é “amigo dos cavalos agraciado por Deus”.

  • João Guilherme

Seu significado é “protetor corajoso agraciado por Deus”.

A origem de Guilherme vem do germânico Willahelm, sendo will “vontade”, “desejo” e helms “proteção”.

Assim, entende-se o significado de Guilherme como “protetor decidido”, “protetor corajoso”.

  • João Lucas

Nome que quer dizer “o luminoso abençoado por Deus”.

  • João Marcos

Significa “Deus guerreiro cheio de graça”.

  • João Miguel

Seu significado é “quem é cheio de graça como Deus?”.

  • João Pedro

O significado deste nome é “rocha protegida por Deus”, “rocha abençoada por Deus”.

  • João Tadeu

O sentido deste nome é “coração agraciado por Deus”

  • José Carlos

Possui um belo significado: “homem do povo a quem Deus multiplica”.

O nome Carlos significa “homem do povo”, “guerreiro”, “homem”, originado do germânico Karl, formado pelos termos karal / kerl, que literalmente significa “homem do povo”.

  • Lázaro Gabriel

O sentido deste nome é “Deus ajudou o homem de Deus”, sendo assim um nome que reforça o auxílio e a fé.

  • Lucas Daniel

O sentido deste nome é “Deus é juiz do iluminado”.

  • Lucas Paulo

Traz o sentido de “o pequeno iluminado”.

  • Natan Rafael

Quer dizer o “o curado presente de Deus”, sendo Natan, como veremos, nome que significa “presente de Deus”.

  • Paulo Henrique

Nome cujo significado é “o pequeno governante da casa”.

  • Paulo Manoel

Nome que expressa a junção do sentido de “pequeno” (Paulo) com “Deus está conosco” (Manoel).

  • Pedro Miguel

É um forte nome que engrandece Deus, pois seu significado remete a “Deus é incomparável”.

  • Samuel Serafim

Nome cujo significado é algo no sentido de “anjo de Deus”.

  • Saul Héber

Quer dizer “o homem desejado”.

Nesse nome, Héber vem do hebraico Haber / Héber, cujo sentido primeiro é “homem”, “varão”.

Nomes de personagens bíblicos masculinos


nomes-biblicos-masculinos-mais-usados

  • Abel

É o segundo filho de Adão e Eva. Sua história é contada em Gênesis e também é brevemente mencionada no Novo Testamento.

Não existem muitas informações sobre quem foi Abel, mas sabe-se que foi assassinado por seu irmão mais velho, Caim.

Alguns estudiosos indicam que o nome signifique “sopro”, menção à sua curta existência.

  • Abraão

É uma das mais importantes histórias bíblicas, fundamental para entender a origem do povo hebreu.

Em Gênesis, é contada a convocação de Abraão por Deus para que ele abandonasse o paganismo e partisse para uma Terra Prometida pelo próprio Deus.

Sua história é marcada pelas promessas de Deus.

  • André

Foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Era irmão de Simão Pedro e trabalhava como pescador.

Na passagem bíblica sobre a multiplicação dos pães, o apóstolo André está presente.

  • Barnabé

Descendente da tribo de Levi, foi membro da igreja primitiva de Jerusalém. Em Atos, Barnabé vende uma propriedade e destina o dinheiro da venda aos apóstolos para que os membros mais pobres da igreja de Jerusalém tivessem suas necessidades supridas.

  • Bartolomeu

Foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, não havendo muitas informações específicas sobre ele além dessa.

  • Caim

Como já adiantamos, foi o filho mais velho de Adão Eva.

Sua história aparece em Gênesis e representa a queda do homem: sua história mostra a perversidade do homem, pois Caim e Abel apresentaram ofertas para Deus e irado por Deus ter aceitado apenas a de Abel, Caim atraiu o irmão para o campo e o matou.

  • Davi

Tem sua história contada no Antigo Testamento. É o segundo monarca de Israel, tendo sido escolhido por Deus para liderar seu povo.

Davi foi responsável por derrotar o gigante filisteu Golias: o próprio Davi ofereceu-se para aceitar o desafio do gigante, desafio este que já durava 40 dias.

  • Elias

A história deste profeta aparece no Antigo e no Novo Testamentos. Do ponto de vista religioso, profetizou momentos muito difíceis para o povo de Israel.

Em época de paganismo, Elias foi chamado para atuar como porta voz de Deus, sendo responsável por lembrar os israelitas de que eles eram povo do Senhor.

  • Ezequiel

Este profeta foi um dos homens levantados por Deus para profetizar na época em que o povo judeu esteve exilado na Babilônia.

Sua missão era muito importante: através de mensagem profética, deveria incentivar os judeus exilados a seguirem fiéis a Deus, crendo o que o Senhor cumpriria a promessa de restauração.

  • Felipe

É o nome de vários personagens bíblicos, todos citados no Novo Testamento, sendo talvez o mais importante o Felipe apóstolo de Jesus.

Foi usado como “instrumento” na chamada de Natanael para seguir o Senhor. Sua história possui mais destaque no evangelho de João.

  • José

É nome de personagens muito importantes na Bíblia. Um deles, José do Egito, filho de Jacó e Raquel. É também o nome do marido de Maria, com isso vindo a ser pai adotivo de Jesus.

  • Josué

É o homem responsável por liderar o povo israelita na conquista da Terra Prometida, sendo o sucessor de Moisés. Sua história é contada com detalhes no Antigo Testamento.

É descrito como o jovem escolhido por Moisés como seu ajudante. Foi também designado como representante da tribo de Efraim para espiar, em missão de reconhecimento, as terras de Canaã.

  • Lucas

É um médico convertido ao Cristianismo pelo apóstolo Paulo, acompanhando-o em viagens missionárias por muito tempo. Paulo refere-se a ele como “o médico amado”.

Lucas também é citado como pintor, daí São Lucas ser o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

  • Mateus

É um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Mateus era cobrador de impostos na época de Herodes. Um dia, foi convidado por Jesus para segui-lo, pedido que foi aceito.

O apóstolo Mateus acompanhou Jesus até o fim da sua vida, pregando que Jesus era o Messias em todos os lugares por onde passava.

Importante chamar a atenção para o fato de que a escolha de Mateus para apóstolo é a única chamada individual que aparece nos evangelhos.

Por conta da sua antiga profissão, São Mateus é considerado o padroeiro dos contadores e dos auditores fiscais.

  • Miguel

Como vimos, a figura do Arcanjo Miguel é muito importante na Bíblia, sendo o episódio relatado no livro Apocalipse talvez o mais importante. Nele, é relatada a história de uma guerra no Céu, sendo o Arcanjo Miguel o responsável por derrotar o diabo.

Assim, o Arcanjo Miguel é visto como um dos principais protetores do povo, além de líder do exército de Deus.

Por essa razão, o padroeiro dos fuzileiros navais e dos marinheiros é São Miguel.

  • Moisés

Resgatado das águas do Rio Nilo, no Egito, pela filha do faraó, foi criado para ser o futuro príncipe do Egito.

Contudo, tornou-se o líder dos judeus: guiou-os da escravidão no Egito para a Terra Prometida (Canaã).

Também se deve a ele a propagação dos 10 mandamentos, recebidos por Moisés por intermédio de Deus no alto do Monte Sinai.

  • Pedro

Nascido Simão, de acordo com os relatos bíblicos, Jesus mudou seu nome para Pedro.

É considerado uma das figuras fundamentais da igreja católica primitiva: atendeu ao pedido de Jesus Cristo e construiu a primeira igreja, sendo por isso considerado o primeiro papa.

Esse nome é atribuído a cerca de 200 Santos, dentre os quais São Pedro.

  • Samuel

De acordo com a Escritura Sagrada, Ana não podia ter filhos, então prometeu a Deus que se engravidasse, entregaria o filho ao serviço de Deus.

Ana engravidou e cumpriu a promessa: seu filho, de nome Samuel, foi entregue ao templo de Silo.

Samuel ficou conhecido por ter ungido Saul para que se tornasse o primeiro rei de Israel. Saul abusou de seus poderes reais e Samuel ungiu Davi como sucessor.

  • Sansão

É conhecido por ser um dos últimos juízes de Israel antes de Samuel. Foi agraciado pelo Espírito do Senhor, o que o capacitou a realizar grandes feitos; todavia, Sansão falhava em honrar a Deus em todas as ocasiões.

O episódio que provavelmente é o mais famoso da história de Sansão é quando, após se envolver com Dalila, confessou-lhe que seus cabelos estavam relacionados à sua força sobrenatural, assim violando o voto de aliança com Deus.

Dalila contou aos inimigos de Sansão qual era o segredo; Sansão foi capturado e teve seus cabelos cortados. Por fim, os filisteus forçaram-no a trabalhar de maneira humilhante, moendo grãos.

  • Simão

Nome comum nos tempos do Novo Testamento, aparece várias vezes no texto bíblico. Um dos personagens mais famosos é Simão, posteriormente chamado de Pedro. Foi um dos apóstolos de Jesus, tendo o Messias mudado o seu nome para Pedro.

  • Tadeu

É o nome de um dos apóstolos de Jesus Cristo, conhecido por traí-lo. Tal traição fez com que passasse a ser conhecido como Judas Tadeu, embora sempre seja citado na bíblia apenas como Tadeu.

  • Tiago

São mencionados quatro personagens bíblicos com esse nome no Novo Testamento, sendo um deles pertencente aos apóstolos de Jesus.

Esse personagem em especial é filho de Zebedeu. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que sua mãe tenha sido Salomé, provável irmã da Maria, o que faria com que Jesus e Tiago fossem primos. Era pescador e é citado como um dos discípulos mais próximos de Jesus durante seu Ministério terreno.

  • Tomé

Também foi um dos apóstolos de Jesus. É apresentado na Bíblia como alguém de extremos: ao mesmo tempo que demonstrava certo pessimismo, era fervoroso devoto do Senhor.

É conhecido o episódio em que Tomé não acreditou de início na ressurreição de Jesus, exigindo provas e querendo ver com seus próprios olhos; daí vem as expressões “ver para crer” e “São Tomé incrédulo”.

Nomes bíblicos masculinos diferentes, fortes e bonitos


nomes-de-personagens-masculinos-da-biblia

  • Abner

Seu significado é “meu pai é uma luz”, “pai iluminado”.

Vem do hebraico Abiner, nome formado por ab (“pai”) e hiner (“luz”).

É nome bíblico, sendo Abner o primo do rei Saul e desempenhando importante função de comandante do exército.

  • Adonai

Nome cujo significado é “meu senhor Deus”, “meu Senhor”.

Esse nome vem do hebraico e está registrado no Antigo Testamento da Bíblia, aparecendo como um dos vários nomes de Deus.

Acredita-se que tenha surgido como maneira de substituir o verdadeiro nome de Deus, o hebraico Yahweh (“Javé”).

No mundo das celebridades, Adhonay Soares é um jovem bailarino brasileiro, atualmente primeiro bailarino do Stuttgart Ballet.

  • Anael

Seu significado é “graça de Deus”, “dom de Deus”, “Deus é a minha graça”.

É nome reconhecidamente bíblico de origem hebraica, trazendo em sua composição El (“Senhor”, “Deus”).

Interessante registrar que é nome unissex, sendo também utilizado para meninas.

  • Áquila

É nome bem diferente e que significa “águia”.

Acredita-se que tenha surgido de um apelido romano que designaria “águia” em latim.

Aparece no livro de Atos, no Novo testamento: é o fabricante de tendas e marido de Priscila, ambos cristãos evangelizados por Paulo.

  • Azarias

Este nome quer dizer “Deus ajudou”, Deus é a minha força”, “fortaleza de Deus”.

Sua origem é hebraica, de Hhazariah ou Azaryah, nomes que significam “Deus ajudou”, “fortaleza de Deus”.

No Antigo Testamento da Bíblia, encontramos pelo menos três personagens com esse nome, sendo Azarias outro nome para Uzias, rei de Judá.

  • Baruque

Significa “bem-aventurado”, “próspero”, “feliz”.

Esse nome de origem hebraica aparece na Bíblia como sendo o nome do secretário do profeta Jeremias, por isso responsável por escrever profecias feitas por ele.

  • Calebe

Nome que quer dizer “cão”, “cachorro”, assim como o nome de origem hebraica do qual deriva.

O significado desse nome pode ser um pouco estranho para alguns, mas sua simbologia é muito forte, pois o cachorro é um animal relacionado à lealdade.

Um dos 12 espiões enviados por Moisés para procurar Canaã chama-se Calebe, homem leal a Deus e que acreditava na promessa da Terra Prometida.

  • Efraim

Seu significado é “frutífero”, “fértil”, “aquele que multiplica”.

Vem do hebraico Ephráyim, por sua vez vindo de parah (“era fértil”) e do aramaico péra (“frutificar”).

Tal nome é mencionado em Gênesis: Efraim é o filho mais novo de José e fundador de uma das 12 tribos de Israel.

  • Eleazar

Quer dizer “Deus socorreu”, “Deus ajudou”.

De origem hebraica (Elazar), é o nome de um personagem que aparece no Antigo Testamento: filho de Aarão e sumo sacerdote dos hebreus.

  • Eliabe

Nome que quer dizer “meu Deus é pai”, “Deus é pai”.

Esse nome bíblico, de origem hebraica (sendo El “Deus”, “Senhor”), aparece nomeando vários personagens na Bíblia, sendo inclusive o nome de um dos irmãos de Davi.

  • Eliézer

Possui similaridade gráfica, sonora e de significado com Eleazar.

O nome Eliézer, originado do hebraico (onde El quer dizer “Deus” e ézer “auxílio”), significa “Deus é socorro”, “Deus é meu auxílio”.

É o nome de um dos filhos de Moisés, citado em Êxodo.

  • Enoque

Significa “o iniciado”, “o dedicado”, “o consagrado” e veio do hebraico Enockh, que possui o mesmo significado que citamos.

Aparece no Antigo Testamento como nome do filho de Caim. Há um livro bíblico com este nome.

  • Esaú

Quer dizer “peludo”, “homem coberto de pelos”.

Sua origem é do nome hebraico Esau, Esaw, cujo significado literal é “peludo”.

Aparece na Bíblia, precisamente no Antigo Testamento: é um dos filhos gêmeos de Isaque e Rebeca, sendo assim irmão de Jacó.

  • Esdras

Nome que significa “socorro”, “auxílio”, tendo surgido do grego Esdras, este originado do hebraico Ezra (“auxílio”).

Esdras foi um profeta e autor de livro com o seu próprio nome, fazendo parte do Antigo Testamento.

  • Finéas

Nome que significa “mouro”, também aparecendo com o significado de “boca de bronze”. Trata-se de um nome de origem hebraica.

É o nome de dois personagens bíblicos: o filho de Eleazar e um dos filhos do sumo sacerdote Eli.

  • Gamaliel

Quer dizer “Deus recompensa”, “minha recompensa é Deus”.

Veio do hebraico a partir do nome Camliel, que significa “minha recompensa é Deus”.

Na Bíblia, é o nome do doutor da lei que foi mestre de Saul.

  • Hazael

É um nome bem diferente e com sonoridade leve, o que acabou fazendo com que se tornasse nome unissex. Significa “aquele que Deus viu”, “o ungido por Deus”.

É nome de origem hebraica, trazendo o elemento El que significa “Deus”.

O Antigo Testamento bíblico traz esse nome como sendo um rei da Síria. É dito que Hazael carrega certa proximidade com o divino, estendendo o significado de “ungido de Deus”, vindo da passagem retirada do primeiro livro de Reis: “o Senhor lhe disse: ‘Volte pelo caminho por onde veio e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria’”.

  • Hanani

Nome que quer dizer “Jeová é gracioso”, “Deus é agradável”. Sua origem é hebraica.

É considerado nome bíblico por ser o nome do irmão de Neemias.

  • Jetro

Quer dizer “superioridade”, “excelência”, “posteridade” e veio de um nome hebraico com esses significados.

Na Bíblia, é o nome do pai de Séfora, a esposa de Moisés.

  • Joel

Esse nome bíblico significa “Jeová é Deus”, “o Senhor é Deus”.

Originou-se do nome hebraico Yo’el, onde estão presentes os elementos Yahweh (“Senhor”, “Jeová”, “Deus”) e El (“Deus”).

No Antigo Testamento, aparece como sendo o nome de um dos profetas menores.

No mundo das celebridades, Joel Santana é um famoso técnico de futebol de nosso país.

  • Lameque

É um nome bem diferente e com sutil popularidade crescente, tendo sido 2010 o ano com mais brasileiros registrados com tal nome.

Seu significado, contudo, pode não agradar muito. Quer dizer “que fica abaixo”, “pobre”, “sem esperança”.

É um nome bíblico de origem hebraica, embora não seja possível precisar a palavra que deu origem a esse nome.

Existem dois personagens com esse nome no Antigo Testamento. Um deles, descendente de Caim, o que explicaria seu significado pouco agradável. Mas também é o nome do pai de Noé.

  • Lemuel

Este nome quer dizer “consagrado a Deus”, “aquele que se dedica a Deus”, “aquele que pertence a Deus”.

Vem do hebraico Lemuel, que traz o termo El (“Senhor”, “Deus”) e significa “aquele que pertence a Deus”.

Tal nome aparece no Antigo Testamento, precisamente no livro Provérbios; é o nome do rei de Massá.

No Brasil, esse nome é bem raro.

  • Matias

Nome cujo significado é “oferta de Deus”.

Como você deve ter observado, tem o mesmo significado de Mateus, sendo considerado sua variante. Logo, também vem do hebraico Mattiyyah.

  • Natanael

Nome que significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “Deus deu”.

Sua origem é do hebraico Netan’el, Nethanael, formado por nathá (“ele deu”) e El (“Senhor”, “Deus”).

No Novo Testamento da Bíblia, aparece como sendo o outro nome dado ao apóstolo São Bartolomeu.

Natanael também é conhecido como um poderoso anjo do Coro das Virtudes.

Nota: O nome Natan, relativamente popular, é considerado diminutivo de Natanael, então compartilhando origem e significado.

  • Neemias

Significa “aquele que Deus consola”, “confortado por Deus”. Veio do nome hebraico Nehemmiah.

De acordo com o Antigo Testamento, Neemias foi líder judeu que reconstruiu as muralhas de Jerusalém depois de ter retornado do cativeiro da Babilônia.

  • Omar

Quer dizer “o que tem uma vida longa”, “homem ilustre pela riqueza”, “homem cheio de vida”.

A origem desse nome é incerta, podendo ser árabe, vindo de ámara, cujo significado é “viver muito”, ou do germânico Otmar, sendo ot “riqueza” e mar “ilustre”.

Na Bíblia, esse nome aparece no antigo testamento como neto de Esaú.

  • Osias

O significado deste nome é “força de Deus”, “fortaleza de Deus”, “minha força é Deus”.

Sua origem primitiva é o hebraico Uzziah, cujo significado literal é “minha força é Deus”.

Na Bíblia, Osias foi rei de Judá e sua história é relatada no Antigo Testamento. Esse mesmo personagem também aparece com os nomes de Uzias ou Azarias.

  • Rubem

Seu significado é “eis aqui um filho”, “aqui está o filho”.

Surgiu do hebraico Reubhén, formado por reu (“ele viu”) e bem (“filho”).

Nota: Encontra-se no Brasil também com outra grafia, Rubens.

  • Sião

Este nome quer dizer “Terra Prometida” e, por isso, diz-se que pais que escolhem este nome para o seu filho pretendem transmitir o sentido de confiança e segurança.

Isso se deve ao fato de Zion (versão não aportuguesada desse nome) ser o nome da colina conquistada pelo rei Davi perto da cidade de Jerusalém; em português, chama-se Monte Sião.

Nota: Por influência de outras línguas, Zion e Zyon tem se tornado mais comum do que Sião.

  • Silas

Nome cujo significado é “habitante da floresta”, originado do grego Sílas, forma contraída de Silouanos, nome que corresponde ao latim Silvanus; a raiz silva quer dizer “floresta”.

Esse nome aparece no Novo Testamento: em uma de suas viagens, São Paulo encontrou um cidadão romano chamado Silas, que se tornou seu companheiro.

  • Vitor

Nome cujo significado é “vencedor”, “vitorioso”, “conquistador”, tendo sua origem no latim Victor; literalmente, “vitorioso”.

Possui uma interessante relação religiosa, pois os primeiros cristãos referiam-se a Jesus como Christus Victor, uma vez que Jesus venceu o pecado e a morte.

É um nome muito famoso: Vitor Kley (cantor), Victor Hugo (escritor), Victor Sarro (comediante), Vítor Belfort (lutador de artes marciais mistas), Victor Luis (jogador de futebol) e outros mais famosos com esse nome.

  • Tomás

Nome que quer dizer “gêmeo”, vindo do aramaico ta’oma’ (literalmente, “gêmeo”).

Tomás e Tomé são consideradas duas versões da mesma origem.

São Tomás de Aquino é o frade italiano que contribuiu para a teologia e filosofia, santo venerado pelos católicos e considerado um dos maiores intelectuais da Igreja.

Já Tomé, é nome que aparece na Bíblia, sendo um dos apóstolos de Jesus.

Nomes bíblicos masculinos em inglês


  • Aaron: “o elevado”, “montanhês” (em português, Arão)
  • Abraham: “pai de muitos” (em português, Abraão)
  • Adam: “homem”, “homem criado da terra vermelha” (em português, Adão)
  • Andrew: “viril”, “masculino” (em português, André)
  • Asaph: “coletor” (em português, Asafe)
  • Azariah: “Deus ajudou” (em português, Azarias)
  • Bartholomew: “filho daquele que suspende as águas” (em português, Bartolomeu)
  • Benjamin: “o bem-amado” (em português, Benjamim)
  • Caleb: “cão” (em português, Calebe)
  • David: “querido”, “amado” (em português, Davi)
  • Elijah: “o Senhor é meu Deus” (em português, Elias)
  • Elisha: “meu Deus é salvação” (em português, Eliseu)
  • Ephraim: “frutífero” (em português, Efraim)
  • Ezekiel: “Deus fortalece” (em português, Ezequiel)
  • Ezra: “socorro”, “auxílio” (em português, Esdras)
  • Gideon: “aquele que corta com uma espada” (em português, Gideão)
  • Hiram: “meu irmão é excelso” (em português, Iran)
  • Isaiah: “Deus é a salvação” (em português, Isaías)
  • Jacob: “aquele que vem do calcanhar”, “aquele que sucede” (em português, Jacó)
  • James: “aquele que vem do calcanhar” (em português, Tiago)
  • Jasper: “portador do tesouro” (em português, Gaspar)
  • Jeremy: “o Senhor é exaltado” (em português, Jeremias)
  • Jordan: “aquele que desce”, “aquele que corre” (em português, Jordão)
  • John: “agraciado por Deus”, “Deus cheio de graça” (em português, João)
  • Jonah: “pomba” (em português, Jonas)
  • Jonathan: “dádiva do Senhor”, “dado por Deus” (em português, Jonatas)
  • Joseph: “aquele que acrescenta” (em português, José)
  • Joshua: “Deus é a salvação” (em português, Josué)
  • Luke: “vindo da Lucânia”, “iluminado” (em português, Lucas)
  • Mark: “guerreiro” (em português, Marcos)
  • Matthew: “dom de Deus”, “presente de Deus” (em português, Mateus)
  • Michael: “quem é como Deus?” (em português, Miguel)
  • Moses: “tirado das águas” (em português, Moisés)
  • Nathan: “dádiva”, “presente de Deus” (em português, Natan)
  • Nathaniel: “Deus deu”, “presente de Deus” (em português, Natanael)
  • Nehemiah: “aquele que Deus consola” (em português, Neemias)
  • Noah: “descanso”, “repouso” (em português, Noé)
  • Paul: “pequeno” (em português, Paulo)
  • Peter: “pedra”, “rocha” (em português, Pedro)
  • Phillip: “amigo dos cavalos” (em português, Filipe)
  • Reuben: “eis aqui um filho” (em português, Rubem)
  • Samson: “pequeno Sol”, “homem de força descomunal” (em português, Sansão)
  • Simon: “aquele que ouve” (em portuguê,s Simão)
  • Stephen: “coroado” (em português, Estêvão)
  • Solomon: “o pacífico” (em português, Salomão)
  • Thaddeus: “coração” (em português, Tadeu)
  • Thomas: “gêmeo” (em português, Tomás e Tomé)
  • Timothy: “aquele que honra a Deus” (em português, Timóteo)
  • Uriah: “Deus é minha luz” (em português, Urias)
  • Zachary: “lembrado por Deus” (em português, Zacarias)
  • Zion: “terra prometida” (em português, Sião)

Outros nomes de origem hebraica


  • Alef

Sonoro nome cujo significado é “o primeiro”, “touro”.

  • Castiel

Nome que quer dizer “escudo de Deus”, assim denotando a intenção de proteção. É o nome de um Arcanjo.

É importante lembrar do grande significado que os Anjos têm no plano espiritual, uma vez que agem como mensageiros entre o Céu e a Terra.

Na série Supernatural, um dos personagens ficcionais chama-se Castiel.

  • Eliel

Significa precisamente “meu Deus é Deus”, “Deus é o altíssimo”.

Sua origem vem do hebraico Eliel, unindo duas palavras que reforçam a presença de Deus: Eli (“meu Deus”, “o Altíssimo”) e El (“Deus”, “Senhor”).

  • Eliseu

Este nome significa “Deus é salvação”, “meu Deus é salvação”, “Deus é o meu auxílio”, “do Esílio”.

Existem duas origens possíveis para esse nome. Uma delas, que teria vindo do hebraico Elisha, resultado da combinação de El (“Deus”) e yésha (“salvação”).

A segunda hipótese é que tenha vindo do grego Elysion, fazendo referência a “Elísio”, “lugar ou moradia agradável”.

  • Galileu

Nome que quer dizer “natural da Galileia”, “aquele que veio da Galileia”.

Sua origem é da palavra hebraica haggalil.

Vale lembrar que é um lugar localizado ao norte de Israel.

A maior personalidade de todos os tempos com este nome é Galileu Galilei, um famoso astrônomo.

  • Iago

É nome cujo significado é “aquele que vem do calcanhar”, “Deus protege”.

Seu surgimento dá-se pelo latim Iacobus, relacionado ao hebraico Yaaqobh (em português, Jacó).

Há uma segunda possibilidade: ter vindo de Ya’aqov’el, o que significa “que Deus o proteja”.

Jacó é um nome bíblico, filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Esaú, tendo se tornado um dos fundadores das 12 tribos de Israel.

É o nome de alguns jogadores de futebol, como Iago Aspas, Iago Santos e Iago Maidana.

  • Ivan

Belo nome que significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “Deus perdoa”, “a graça e misericórdia de Deus”.

Embora esse nome tenha chegado através do russo Iván, a raiz primitiva desse nome é o hebraico Iohanan, formado por Ya (“Deus”, “Jeová”) e hannah (“graça”).

É o nome do cantor Ivan Lins e do jornalista Ivan Moré.

  • Maicon

Muitas pessoas desconhecem esta informação, mas Maicon é variante brasileira para Michael, nome inglês.

Portanto, Maicon e Michael compartilham o mesmo significado (a pergunta retórica “quem é como Deus?”, indicando que ninguém o é) e origem (do hebraico Mikha’el).

  • Oziel

Possui significado próximo de Osias: “força de Deus”, “força do Senhor”, tendo sido originado do nome hebraico Uziel

  • Ruan

Nome cujo significado é “Deus é gracioso”, “com a graça de Deus”.

É uma variante de João, nome que vem do hebraico Iohanan (sendo Yah “Javé”, “Deus”, “Jeová” e hannah “graça”).

Nota: Existe a possibilidade de Ruan ter vindo como variante do sobrenome irlandês Ruadh e, então, significaria “pequeno ruivo”, “avermelhado”. Mas a primeira hipótese é a mais frequentemente relacionada a Ruan.

  • Tobias

É um belo nome cujo significado é “Deus é bom”, “agradável a Deus”.

Sua origem é do nome hebraico Tobhiyyah, onde tobh quer dizer “bom” e El, Yah referem-se a “Deus”.

É o nome do filósofo e poeta, que chegou a ser membro da Academia Brasileira de Letras quando vivo, Tobias Barreto.


O que você achou de todas as sugestões que apresentamos? Deu ainda mais vontade de escolher um nome bíblico ou relacionado à religião para o seu filho?

Não deixe de comentar aqui conosco os nomes dos quais você mais gostou! É, não queremos só inspirar você na sua escolha, queremos saber o que você achou dos nomes que apresentamos. Não deixa de comentar, viu?

Ainda sente um clima de dúvida no ar? Então, que tal conferir outras listas de nomes para você se inspirar? É só olhar nossas postagens antigas e, claro, acompanhar nosso site. Estamos com mais listas no forno para você e seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Bíblicos Masculinos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.