O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra C para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível. Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra C e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Tópicos

Nomes Femininos com a Letra C


nomes-com-letra-c-para-meninos-e-meninas

  • Caitlin

É interessante que este nome tão popular, especialmente em países que falam a língua inglesa, careça de maiores detalhes sobre seu significado. A única informação concreta disponível é que significa “casta”.

  • Camila

Popular nome que tem “mensageiro dos deuses”, “a sacerdotisa”, “menina de coro” como significado. Surge de Camillus, termo latino que significava, entre os romanos, “sacerdote nos sacrifícios”, “ministro”.

É sabido que os romanos utilizavam esse termo para designar os jovens que auxiliavam os participantes nas cerimônias pagãs. Seu significado provavelmente foi corrompido quando chegou ao latim, já que se acreditou que sua origem fosse Cadmilos, de Cadmo, significando “filho do primogênito”.

Uma segunda possibilidade é que o nome tenha surgido como apelido de Camélia, nome inspirado em um tipo de flor. Existe, ainda, a possibilidade de ser uma variação do nome egípcio e árabe Kamilah, nesse caso significando “perfeito”, “perfeição”.

Na mitologia romana, esse é o nome de uma amazona, filha de Métado, tendo sua história contada na Eneida de Virgílio.

  • Cândida

Este belo nome quer dizer “branca”, “brilhante”, “radiante”, “resplandecente”. Sua raiz está na palavra latina candidus, cujo significado é “branco”, “brilhante”, “radiante”, “resplandecente”; assim, é considerado um nome que carrega os atributos da pureza, da inocência e da ingenuidade.

Surge na Inglaterra, precisamente em 1898, sendo Candida a personagem que dá título à peça teatral do irlandês George Bernard Shaw.

  • Carina

Nome que significa “querida”, “pura”. Tem sua origem a partir de carinus, diminutivo latino da palavra carus, cujo significado é “querido”, “amado”. Outros estudiosos acreditam que esse nome seja uma variante de Catarina; nesse caso, teria vindo do grego Aikaterhíne, a partir de katharós, que significa “a pura”.

Existe uma constelação no hemisfério sul com esse nome (por vezes também chamada de Quilha).

  • Carla

Significa “mulher”, “mulher do povo”, “mulher forte”, “mulher guerreira”, “mulher livre”, vindo a ser a variante feminina de Carlos. Assim, também tem sua origem no germânico Karl, nome que surge a partir de karal, kerl, palavras que significam “homem do povo”, “homem livre” – significados que passam para o feminino quando pensamos em Carla.

De acordo com outros estudos, sua origem pode estar no vocábulo também germânico hari, assim significando “exército”, “guerreira” (no caso desse nome). É nome bem comum de ser encontrado nas línguas portuguesa, italiana e espanhola.

A popularidade do nome Carlos deve-se muito à figura de Carlos Magno, o rei dos francos. Carla Bruni é uma cantora francesa, mostrando que esse nome está presente em diversas culturas pelo mundo.

  • Carmen

Seu significado é “verso”, “poesia”, “canção”, também havendo quem diga significar “vinha de Deus”. Os estudiosos que defendem os primeiros significados afirmam que o nome teria vindo da palavra latina carmen, cujo significado é “poema”, “canção”, “melodia”.

A segunda possibilidade é ter sua origem no hebraico karmel, significando “vinha de Deus”; essa palavra originou os nomes Carmel e Carmelo, dos quais Carmen seria forma diminutiva.

  • Carol

Mais conhecido como apelido de nomes como Carolina, também é nome próprio. Poucos sabem, mas Carol é conhecido originalmente como a versão em língua inglesa do nome Carla.

  • Carolina

Bastante popular (assim como sua variante Caroline), significa “mulher do povo”. Esse nome é considerado forma diminutiva de Carla, assim compartilhando com ele significado e origem.

Tem sua raiz no germânico Karl, de karal, kerl, cujo significado literal é “homem”, por extensão entendido como “homem do povo” – passando a “mulher”, “mulher do povo” na versão feminina. Alguns estudiosos acreditam que haja uma segunda possibilidade de origem: ter vindo do nome latino Carolus.

A variante Caroline chegou à Inglaterra pela figura da rainha Caroline de Brandenburg-Anspach.

A estilista venezuelana Carolina Herrera tem esse nome, ilustrando a forte presença desse nome em diversas culturas.

  • Cássia

Sonoro nome cujo significado vem a ser “fragrância”, “perfume”. Sua origem é incerta, mas provavelmente teve origem no termo hebraico kiddah, qetziáh, nome dado a uma madeira aromática utilizada para fabricar perfumes, daí vindo o seu significado.

Para outros estudiosos, o nome pode ter vindo da família romana Cassius, sobrenome derivado do latim cassus, significando “vazio”, “vão”; logo, seriam outros possíveis significados para a Cássia.

É considerado nome bíblico: Kesiah (sua variante antiga) é uma das filhas de Jó.

Cássia Eller é uma das vozes femininas mais importantes do rock brasileiro até hoje.

  • Catarina

É considerado, além de popular, um nome bastante bonito devido à sua sonoridade e personalidades que tiveram esse nome. Seu significado é “pura”, “casta”, partindo do nome grego Aikaterhíne, de katharós, vocábulo grego com o significado de “pura”, “casta”.

Foi registrada pela primeira vez na Inglaterra por volta de 1100, popularizando-se consideravelmente no século XV. Parte de sua popularidade deve-se a Santa Catarina, uma santa que teria vivido em Alexandria. Ela foi torturada por não ter aceitado participar de cerimônias pagãs. Tendo vivido no século IV, seu corpo teria sido encontrado intacto dois séculos depois no Monte Sinai.

Além disso, destaca-se por ter sido uma sábia menina que teria convencido as pessoas a se voltarem ao Cristianismo.

Esse também foi o nome de algumas rainhas, destacando-se especialmente Catarina de Médici (rainha francesa do século XVI) e Catarina de Aragão (rainha da Inglaterra no século XVI); também foi o nome de Catarina, a Grande, czarina da Rússia no século XVIII.

  • Cátia

Assim escrito, é considerado variante de Kátia, nome que teria vindo do russo Katja, Katia, por sua vez forma encurtada do nome que acabamos de ver, Catarina. Assim, seu significado é “pura”, “casta”, partindo do nome grego Aikaterhíne, da palavra grega katharós, cujo significado é “pura”, “casta”.

  • Cecília

É um nome que possui uma sonoridade muito leve, tornando-o ainda mais bonito. Significa “cega”, “sábia”, “a guardiã dos músicos”. Esse nome surge a partir de uma família romana, os Caecilius, palavra vinda do latim caecus, que significa “cego”. Acredita-se que esse sobrenome tenha surgido como forma de homenagear algum ancestral cego.

Vale destacar que os romanos não associavam esse nome apenas aos cegos, mas também àquelas pessoas consideradas muito sábias; para eles, desprovidos do sentido da visão, as pessoas conseguiam desenvolver conhecimentos filosóficos mais profundos e imparciais sobre os homens e o mundo circundante.

Tornou-se muito popular durante a Idade Média através da figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos e da música sacra por ter morrido enquanto cantava a Deus. Cecília Meireles (1901-1964) é uma das mais importantes poetisas da literatura brasileira.

  • Célia

Significa “cega”, “dos céus”, podendo, ainda, significar “setembro”. Existem três possibilidades para esse nome. A primeira, que tenha vindo do inglês Celia, forma abreviada de Cecília; nesse caso, possui origem na palavra latina caecus (“cega”). O nome Cecília é constantemente relacionado a sabedoria e a inteligência.

A segunda possibilidade é ter surgido da palavra também latina coeli, caelum, cujo significado é “dos céus”. Por fim, alguns estudiosos acreditam que tenha surgido como variante feminina de Célio, nome cuja origem é etrusca, de celi (“setembro”).

  • Celina

O significado deste nome é “cega”, “dos céus”, “setembro”, “pequena guerreira”, “pequena marcial”. É um nome sem origem precisa, daí resultando os diferentes significados possíveis.

Pode ter surgido como forma diminutiva de Célia, nome que por sua vez possui três origens possíveis: através do inglês Celia (diminutivo de Cecília, nome cujo significado é “cega”), do latim coeli (“dos céus”) ou do estrusco celi (“setembro”).

Alguns estudiosos relacionam esse nome como forma reduzida de Marcelina, nome relacionado a Marcela; do latim Marcella, cuja raiz é o latim marcius, martius (“guerreiro”, “marcial”).

É o nome de uma santa, Santa Celina de Meaux.

  • Charlotte

É considerado um nome chique por sua grafia e pronúncia. Significa “mulher”, “mulher do povo”. Trata-se da versão francesa de Carlota, este diminutivo de Carla. Por tudo isso, sua origem está no germânico Karl, partindo de karal, kerl, significando “homem”; então, nesse caso, “mulher”, “mulher do povo”.

Nota: Existe uma sobremesa com esse nome.

  • Chelsea

Este não é um nome que possa ser considerado comum e popular aqui no Brasil, mas o é em países onde se fala a língua inglesa. É um sonoro nome que significa “porto de giz”, “cais de giz”. Sua origem está no inglês antigo Cealc-hyo, possível de ser entendido como “lugar de desembarque de giz”, “cais de giz”.

Acredita-se que tenha surgido para fazer referência a um antigo distrito de Londres, na Inglaterra, ou seja, provavelmente, surgiu como sobrenome indicando pessoas que lá viviam ou que de lá vinham. Como nome próprio, passou a ser utilizado apenas no século XX. É um nome unissex, mas é muito mais utilizado para meninas.

É o nome da personagem ficcional e protagonista da série Are you there Chelsea? e da personagem ficcional Chelsea na série Two and a half men. Fora do universo ficcional, podemos citar as atrizes Chelsea Handler e Chelsea Harris.

  • Chiara

Lindo e sonoro nome cujo significado é “luminosa”, “brilhante”, “clara”, “ilustre”. Esse nome é considerado a versão italiana para o nome Clara, partindo do vocábulo latino clarus, que significa “clara” e, por extensão, os demais significados apresentados.

Entretanto, para alguns estudiosos esse nome pode ter surgido de Ciara, forma feminina do nome irlandês Ciar; nesse caso, seus significados seriam opostos: “preto”, “escuro”.

  • Cibele

Nome que significa “espírito criador do calor e da vida”, “espírito gerador do calor e da vida”, “a grande mãe dos deuses”.

Embora sua origem seja considerada incerta, é bem provável que tenha surgido a partir do grego Kybéle, por sua vez resultado da evolução de expressões primitivas como Já-ber, Ka-bel, Ky-bel, Cybel-es, utilizadas com o significado de “espírito criador/gerador do calor e da vida”.

Na mitologia grega, Cibele é a deusa da natureza rude e selvagem. Também é conhecida como a “Mãe dos deuses”, identificada, ainda, como as deusas Maia, Reia e Diana. É deusa relacionada com o ciclo da vida e da morte.

  • Cíntia

Tem como significado “do Cinto”, “mulher originária de Cinto”. É um nome que vem do latim Cynthia, a partir do grego Kynthia, significando “mulher originária de Cinto”. Esse nome também aparece na mitologia grega: foi dado à deusa da Lua, Ártemis, pois ela e seu irmão gêmeo, Apolo, teriam nascido no Monte Cinto.

Assim, o nome Cíntia carrega a simbologia da deusa Ártemis. Apesar de utilizado na Inglaterra desde o século XVIII, no país apenas no século seguinte.

  • Claire

Quer dizer “clara”, “brilhante”, “luminosa”, sendo a variante francesa do nome Clara, cuja origem está no latim clarus (“brilhante”, “ilustre”).

De acordo com estudiosos, o nome teria surgido inicialmente para batizar meninos, popularizando-se como nome de meninas apenas a partir do século XIII, por conta de Santa Clara de Assis.

  • Clara

Significa “luminosa”, “ilustre”, “brilhante”, “clara”. Como vimos acima, esse nome possui no latim clarus (“brilhante”, “ilustre”) sua origem. Deve-se a sua popularidade Santa Clara de Assis, conhecida por ter fundado a Ordem das Clarissas, em 1212. Antes dessa época, o nome Clara era usado por meninos.

Na Idade Média, as grafias Chiara e Clare eram mais facilmente encontradas; a forma Clara popularizou-se apenas no século XIX.

  • Clarice

Seu significado é “luminosa”, “ilustre”, “brilhante”. Esse popular nome é derivado de Clara, assim estando sua raiz no vocábulo latino clarus (“ilustre”, “brilhante”). Esse é o nome dá escritora e jornalista Clarice Lispector (nascida na Ucrânia, naturalizou-se brasileira).

  • Clarissa

Possui o significado de “brilhante”, “ilustre”, “clara”, “luminosa”, vindo a ser variante de Clara, por isso originado de clarus, que significa “brilhante”, “ilustre”. Surgiu a partir da Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis.

  • Cláudia

Popular nome que significa “coxa”, “manca”. Esse nome é a variante feminina de Cláudio, surgido a partir do latim Claudius, de claudus (“coxo”, “manco”). O nome latino Claudius começou a ser utilizado como sobrenome de famílias na antiga Roma, muito provavelmente por existir algum patriarca com esse tipo de característica física.

Na Bíblia, precisamente no Novo Testamento, é brevemente mencionado como o nome de uma mulher romana. Como nome cristão, raramente era utilizado antes do século XVI.

  • Cleide

Quer dizer “filha ou descendente de Hércules”, “filha ou descendente daquele que dispensa o calor e a claridade”, “quente”, podendo também significar “a princesa”, “a filha do rei”. Essa pluralidade de significados possíveis deve-se ao fato de esse nome ter duas origens possíveis distintas.

Alguns estudiosos dizem que derivou do grego Herakleides, que em português significaria Heráclides, ou seja, patronímico que significa “filha ou descendente de Hércules”, “filha ou descendente daquele que dispensa o calor e a claridade”. Nesse caso, estamos diante de um nome que reflete a alegria e a valorização da descendência, além de carregar o sentido de força que Hércules representa.

Outra possibilidade, é que tenha surgido a partir de Clyde, nome inglês de origem escocesa que provavelmente derivou de clywd (“quente”). Há, também, quem diga estar relacionado com o nome Gleide, utilizado pelos celtas para indicar “a princesa”, “a filha do rei”.

  • Cléo

É um nome que tem chamado bastante atenção dos papais por conta de ser curto e com sonoridade bonita. Significa “glória”, “revelação”. Existem duas possíveis origens para esse nome, uma delas que tenha vindo do grego Kelio, de kléos, cujo significado literal é “glória”, “revelação”.

Outros estudiosos acreditam que tenha surgido como diminutivo de Cleópatra, nome também de origem grega, de Kleopatra, formado por kléos e patros (“do pai”); nesse caso, seu significado passa a ser entendido como “a glória do pai”.

  • Cloé

Este nome tem ganhado bastante popularidade aqui no Brasil nos últimos anos. Seu significado é “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova e viçosa”. Sua origem é encontrada no grego, na palavra chloé (“erva esverdeada”, “folhagem nova e viçosa”).

Esse nome foi dado na mitologia grega à deusa Deméter, por ser ela a deusa da vegetação. Tal nome aparece no Novo Testamento da Bíblia, por isso sendo também considerado como um nome bíblico.

Sua versão em língua inglesa, Chloe, é utilizada desde a Reforma Protestante. Provavelmente a empresária Khloé Kardashian não é desconhecida por você. É também o nome das atrizes Chloë Grace Moretz e Chloe Bennet.

  • Conceição

Belo nome que possui o significado de “fruto”, “concepção”, “fecundação”. Vem do latim conceptus, palavra que significa “fruto”, “concepção”. Por ser Nossa Senhora da Conceição um dos títulos dados à Virgem Maria, esse pode ser considerado nome religioso, relacionado à “imaculada concepção de Jesus Cristo”.

Nota: Também é comum encontrar esse nome utilizado como sobrenome.

  • Consuelo

De origem espanhola, significa “consolação”, “consolo”, “alento”. Surge a partir do latim consolatio, consolor, que pode ser entendido como “consolação”, “consolo”.

É possível considerar esse nome com fundo religioso, uma vez que faz referência à Virgem Maria, também conhecida como Nossa Senhora do Consolo; em espanhol, Nuestra Señora del Consuelo.

Além de ser comum em lugares onde se fala a língua espanhola, também é um nome bem popular aqui no Brasil.

  • Cora

Sonoro e leve nome cujo significado é “moça”, “donzela”, “virgem”. Sua origem está no nome grego Kora, derivado de palavra também grega, kóre, que possui esses significados apresentados.

  • Corina

Significando “moça”, “donzela”, “virgem”, é considerado a versão original do nome Cora. Logo, vem da palavra grega koré, que apresenta significado de “moça”, “donzela”, “virgem”.

Esse era o nome de uma poetisa lírica da Grécia que viveu durante o século V. Inspirados em sua figura, muitos poetas ingleses dos séculos XVII e XVIII utilizavam esse nome em suas obras.

  • Cristiana

Popular nome que possui como significado “cristã”, “seguidora de Cristo”, “aquela que se assemelha a Cristo”. Por ser a variante feminina de Cristiano, a raiz desse nome está na palavra grega Christós, cujo significado literal é “ungido”.

Assim, Cristiana também pode ser entendido como uma maneira de dizer “aquela que é semelhante a Cristo”.

  • Cristina

Quer dizer “cristã”, “ungida por Deus”. Variante feminina de Cristino, sua origem está na palavra latina christianu, cujo significado literal é “cristão”. Para alguns estudiosos, esse nome teria surgido como forma feminina de Cristo; então, sua origem estaria na palavra grega Christós, cujo significado literal é “o ungido”.

Esse nome com a grafia inglesa, Christina, é encontrado na Inglaterra desde meados do século XVII. Santa Cristina é uma mártir venerada pela igreja católica desde o século IV.

Outras opções de nomes com a Letra C para meninas


lista-completa-com-nomes-iniciando-com-c

  • Cacilda: “guerreira que combate com a lança”, “lança combatente”.
  • Camile: “filha do primogênito”, “filha do Sol”, “mensageira”, “menina de coro”. É a variante francesa de Camila.
  • Carlota: “mulher”, “mulher do povo”, “mulher livre”, surgindo por influência do italiano Carlotta.
  • Carmela: “jardim de Deus”, “pomar bem cultivado”, “vinha divina”, “jardim fértil”.
  • Cassandra: “a que brilha sobre os homens”, “a que protege os homens”.
  • Cassiana: “mulher distinta”, “filha de Cássio”, “cheirosa”, “natural do perfume”.
  • Celeste: “do céu”, “referente ao céu”, “celestial”.
  • Celine: Versão francesa de Celina, significa “dos céus”, “setembro”, pequena cega”.
  • Charlene: “mulher”, “mulher livre”, “mulher do povo”.
  • Cida: “a que surgiu”, sendo um diminutivo de Aparecida.
  • Cinara: “planta espinhosa”, “alcachofra”.
  • Circe: Possivelmente, seu significado é “pássaro”, havendo quem o entenda como “filha do Sol”. Na mitologia grega, é o nome de uma feiticeira.
  • Clementina: “branda”, “bondosa”, “clemente”.
  • Cleonice: “gloriosa pelas vitórias”, “famosa por vencer”, “aquela que alcança a glória da vitória”.
  • Cleusa: “rainha”, “princesa”, “aquela que é a soberana”.
  • Clotilde: “famosa guerreira”, “aquela que conquistou a fama no combate”, “batalha gloriosa”.
  • Constança: “constante”, “aquela que tem firmeza de ânimo”, “perseverante”.
  • Cornélia: O significado do nome não é muito preciso. Segundo estudiosos, havia uma dama romana assim chamada, influenciando que esse nome fosse escolhido para outras meninas.
  • Cristal: “pura”, “pureza”, “gelo”, “límpido”, significados ligados a um cristal. Também há quem o entenda com o significado de “aquela que aguarda Cristo dentro de si”.

Nomes Masculinos com a Letra C


lista-de-belos-nomes-com-c

  • Caetano

Nome que amantes da MPB dificilmente não conhecem, dada a relevância que as músicas de Caetano Veloso têm na nossa cultura. Seu significado é “natural de Gaeta”, derivando do latim Caietanus, palavra que possui esse significado. Gaeta é o nome de uma antiga cidade italiana, originalmente chamada de Caieta (significando “poço”, “caverna subterrânea”).

Para alguns estudiosos, o nome dessa cidade surgiu a partir de Kaiadas, nome dado ao lugar onde se executavam prisioneiros, também podendo ter surgido de Caieta, este o nome da enfermeira de Enéas, uma das personagens da mitologia greco-romana.

  • Caio

Popular nome cujo significado é “alegre”, “feliz”, “contente”. Sua raiz está no nome latino Caius, derivado de Gaius, forma abreviada de gavius, vindo de gaudare (“regozijar-se”). A forma Gaius, quando de seu surgimento, foi um dos nomes mais utilizados na Roma Antiga. Essa citada forma possui o mesmo significado de Gaia.

Esse nome era tão comum na Roma daquela época que passou a ser empregado com o mesmo sentido de “homem” (assim como Gaia com o sentido de “mulher”); é interessante que gajo e guy, palavras respectivamente utilizadas em Portugal e na língua inglesa e parecidas com Giaius, signifiquem “indivíduo do sexo masculino”.

  • Caleb

Seu significado é “cão”, “cachorro”. Tal nome, considerado bíblico, tem origem hebraica: de kelebh, significando literalmente “cão”, “cachorro”.

Na Bíblia, esse é o nome de um dos espiões que Moisés enviou a Canaã; dos 12 enviados, apenas Caleb e Josué regressaram entusiasmados com o que lá viram.

Além disso, Caleb era conhecido por ser forte, apesar da idade um pouco avançada, fazendo com que esse nome esteja relacionado a força e vitalidade, bem como a lealdade e proteção (devido à simbologia do cão). A grafia Caleb é muito utilizada em culturas onde se fala a língua inglesa.

Aqui no Brasil, não é muito popular e geralmente aparece com a grafia Calebe. Desde a Reforma Protestante (século XVI) esse nome é escolhido pela Europa, mas por aqui sua certa popularidade passou a ser percebida apenas a partir de 1970.

  • Calvin

Significa “calvo”, “careca”, vindo a ser a versão inglesa do nome Calvino, este surgido a partir do sobrenome francês Chauvin, por sua vez originado do latim Culvinu (literalmente, “calvo”, “careca”).

Surge a partir do nome do teólogo francês Jean Chauvin, conhecido no nosso idioma como João Calvino. Destacou-se por ter liderado a Reforma Protestante na França no século XVI.

Desde o citado século já se utilizava esse nome como forma de homenagem ao teólogo, sendo a variante Calvin utilizada apenas a partir do século XIX. Como você vê, é um nome popular relativamente novo, quando comparado àqueles que são utilizados desde muitos séculos atrás.

  • Camilo

É nome que significa “filho do primogênito”, “mensageiro”, “menino de coro”. Surge a partir do latim Camillus, que significa “mensageiro”, “menino de coro”; entretanto, surge com sentido corrompido. Essa afirmação é feita pelo fato de os romanos utilizarem esse nome para designar os jovens que ajudavam nas cerimônias pagãs.

Quando surgido originalmente, o nome estava ligado aos deuses da ilha grega Samotrácia, sendo o mais importante deles o deus Sol, Cadmo (que significa “primogênito”). Outro deus era Cadmillos, filho de Cadmo; logo, é nome que significa “filho do primogênito”. Daí um dos possíveis significados para Camilo.

Aqui no Brasil é bem menos popular do que a sua variante feminina, Camila. Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi um importante escritor português. Esse é também o nome de São Camilo de Léllis, militar italiano que possuía um tumor nos pés e era viciado em jogos, tendo se convertido após conhecer a ordem dos frades franciscanos

  • Carlo

Menos popular que a variante Carlos, é um nome comum de ser encontrado em algumas culturas, especialmente em países de língua latina como Espanha, Itália, Portugal e Brasil (talvez não tanto assim por aqui).

Significa “homem”, “homem do povo”, “guerreiro”, estando sua origem no nome germânico Karl, surgido de karal, kerl, quem significa literalmente “homem”. Para alguns estudiosos, pode ter vindo do vocábulo germânico hari, traduzido como “guerreiro”.

  • Carlos

É nome que significa “homem”, “guerreiro”, “homem do povo”. Tem sua origem no germânico Karl, vindo dos termos karal, kerl, significando literalmente “homem do povo”. Para alguns estudiosos, pode ter relação com o termo também germânico hari, assim significando “exército”, “guerreiro”.

Acredita-se que tenha sido introduzido Inglaterra pelos normandos no século XII sob a forma Carle, de fato popularizando-se a partir do século XIX. Em Portugal, aparece em documentos desde o século XVIII.

A grande popularidade deste nome por toda a Europa deve-se a Carlos Magno, o rei dos francos; vivendo entre os anos 742 e 814, foi o responsável por incorporar boa parte da Europa ao Império Franco. Vários imperadores e reis franceses, suecos, espanhóis e portugueses tiveram esse nome que ainda hoje é adotado em diversas culturas.

Nota: É um nome muito popular também por conta dos nomes compostos que forma, como Carlos Henrique, Carlos Eduardo e outros mais.

  • Carter

Popular em países falantes da língua inglesa, significa “aquele que usa um carrinho”, “aquele que opera um carrinho de transporte de mercadorias”. Surgiu inicialmente como sobrenome, indicando pessoas cujo trabalho envolvia a operação desse tipo de carrinho.

É bastante comum como primeiro nome em países como Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e Irlanda do Norte. Ainda hoje também é possível encontrá-lo apenas como sobrenome.

  • Cassiano

Quer dizer “natural de Cássia”, “pertencente a Cássio”. Vem do latim Cassianu, indicando pessoas vindas de uma comunidade italiana na região da Perugia.

Outra possível origem é estar relacionado a Cássio, nome masculino vindo da palavra hebraica qetziáh, cujo significado é “perfume”, “fragrância”, já que é o nome de uma madeira utilizada na fabricação de perfumes. Nesse caso, o nome pode ser entendido como “natural do perfume”.

  • Cássio

Seu significado é “fragrância”, “perfume”, havendo uma segunda possibilidade de significado: “vazio”. Esse nome é a variante masculina de Cássia. Pode ter sua origem no vocábulo hebraico kiddah, qetziáh, sendo esse o nome de madeira aromática com a qual se fabricava perfumes, daí o nome Cássio ser entendido como “perfume”, “fragrância”.

A outra possibilidade é ter partido da palavra latina cassus, que significa “vazio”, e que deu origem ao sobrenome de uma família romana, Cassius.

  • Cauã

Significa “gavião”, “falcão”. Esse bonito nome possui origem indígena brasileira, especificamente tupi. Era nome utilizado para se referir a todas as aves de rapina da família dos falcões. Esse é o nome do ator e modelo Cauã Reymond.

  • Caubi

Esse nome apresenta uma curiosidade: embora seja bastante conhecido e popular desse modo, na realidade trata-se de uma variação de outro nome, Caiubi, esse bem menos conhecido.

Caiubi é um nome de origem tupi, uma das tribos indígenas brasileiras. Seu significado é “folhas azuis”.

  • Cauê

Seu significado é “gavião”, “falcão”. O significado é o mesmo do nome Cauã é a sonoridade e grafia dos nomes não são parecidas por acaso. Acredita-se que Cauê seja uma variante de Cauã. Existe, ainda, a possibilidade de estar ligado à palavra tupi ka’wi, nome de uma bebida que os índios da tribo tupi costumavam tomar.

Nota: Em 2007, os Jogos Pan-Americanos foram realizados no Brasil e o nome que foi dado à mascote foi Cauê.

  • Cedric

Esse nome ganhou particular notoriedade com a publicação dos livros da saga Harry Potter, escrito por J.K. Rowling, na qual Cedric Diggory é um dos personagens. Possui sonoridade bem elegante. Seu significado é pouco preciso.

Acredita-se que tenha origem anglo-saxônica, de Cerdic, este o lendário fundador do reino de Wessex. Por conta dessa personalidade histórica, o nome constantemente é associado ao significado de “chefe”, “guerreiro”.  

  • Celso

Popular nome cujo significado é “alto”, “elevado”, “sublime”, estando sua origem no latim Celsus, nome originado de celsus, palavra também latina que significa “alto”, “elevado”, “sublime”.

Acredita-se que tenha surgido como nome de uma família romana; a existência do médico romano Aulo Cornélio Celso (chamado de “Cícero da Medicina”) no século I e de um filósofo grego do século II parecem comprovar essa possibilidade.

  • Cesar

Nome bastante popular cujo significado é “rei”, “imperador”, podendo também significar “o que tem o cabelo comprido”, “cabeludo” ou “cortado”, “talhado”. Essa pluralidade de significados deve-se ao fato de não haver consenso sobre sua origem e significado.

Para alguns estudiosos, esse nome teria vindo do latim caesaries, palavra que pode significar “cabeludo”, “o que tem cabelo comprido”, “cheio de pelos”. Também pode ter sua origem na expressão latina a caeso matris utero, entendida em português como “o corte do útero da mãe”, sendo caeso “cortado”, “talhado” (inclusive, a palavra cesárea, um dos tipos de parto existentes, vem de caeso).

Já os significados de “imperador” e “rei” estão relacionados à figura do grande imperador romano Júlio César (que, diz a lenda, nasceu de uma cesariana). O nome passou a ser utilizado para designar um título, sendo utilizado por seus sucessores. Até hoje esse nome é associado dessa forma, ligado a poder, e foi utilizado por 11 imperadores romanos.

Nota: É bem possível que tenha sido utilizado durante muito tempo apenas como sobrenome patronímico, indicando filiação, antes de passar a ser utilizado como primeiro nome.

  • Charles

Nome bastante popular em países que falam a língua inglesa, não faltam personalidades com esse nome: os atores Charles Bronson e Charlie Chaplin, o Príncipe de Gales Charles, o romancista Charles Dickens, o naturalista Charles Darwin, o poeta Charles Bukowski, o escritor e poeta francês Charles Perroult e muitos outros mais.

Variante de Carlos, significa “homem do povo”, “homem robusto”, “homem forte”, também tendo sua raiz nas palavras germânicas karal ou kerl, que significam “homem do povo”, embora alguns estudiosos entendam-nas como “forte”, “robusto”.

Esse nome, bem como suas variantes, carrega características relacionadas a resistência e vigor, bem como a simplicidade e a habilidade de viver em sociedade.

Nota: Na língua inglesa, também pode ser encontrado com a grafia Carl. O apelido mais comum para esse nome é Charlie, também sendo possível encontrar pessoas cujo nome próprio é Charlie, como o ator Charlie Sheen.

  • Christian

Seu significado é “cristão”, “o que é como Cristo”, “o que é como o ungido”. Possui origem no latim Christianus (“cristão”), a partir do grego Christós (“cristão”).

Esse nome grego possui raiz no verbo chrio, cujo significado é “ungir”. Jesus de Nazaré, o Messias, recebeu o nome Cristo por ser o Ungido de Deus.

Esse nome é encontrado na Inglaterra com essa grafia desde da século XII. Na Idade Média, era bastante utilizado tanto por homens quanto por mulheres. Foi nome bastante presente na realeza dinamarquesa desde o século XV, sendo o nome escolhido por cerca de dez reis.

Christian Dior foi um importante estilista francês; falecido em 1957, até hoje sua marca Dior é mundialmente influente.

  • Christopher

Este é um nome que significa “o que traz Cristo consigo”, “o portador de Cristo”, “o que carrega Cristo”. É um nome bastante popular em culturas onde a língua inglesa falada, como indica sua grafia. Tem origem no grego Christophóros, formado por Christós (“Cristo”) e por phorós (“portador”).

Foi nome utilizado pelos primeiros cristãos como forma de indicar que Cristo habitava seus corações. É utilizado desde meados do século X, popularizando-se mais a partir do século XV por conta de Christopher da Bavária, rei da Dinamarca, da Suécia e da Noruega. É particularmente popular na Inglaterra.

Não faltam personalidades com esse nome para ilustrar sua popularidade: Christopher Nolan, aclamado diretor de cinema, e atores como Christopher Lloyd, Christopher Reeve, Christopher Plummer, Christopher Egan, Christopher waltz, Christopher Walken, Christopher Wood e outros mais.

  • Cícero

É nome que apresenta “grão-de-bico” como seu significado. Sua origem é latina, de Cicero. Segundo estudiosos, na realidade era utilizado como apelido, posteriormente surgindo como nome próprio. Cícero foi um famoso orador romano que viveu no século I a.C.

Plutarco, um historiador grego que viveu entre os anos 46 e 120 d.C., afirmou que a origem desse nome teria sido uma verruga no nariz, com formato parecido ao de um grão-de-bico, que um ancestral de Cícero tinha.

  • Clark

Fãs de histórias em quadrinhos e filmes de super-heróis facilmente identificarão este nome: Clark Kent, o verdadeiro nome no Super Homem. Tem o significado de “padre”, “clérigo”, “escriba”. Inicialmente, surgiu como um sobrenome inglês, a partir da palavra do inglês antigo Clerec, que significa “padre”.

Posteriormente, passou a ser adotado como primeiro nome. Embora em quantidade muito pequena, há registros desse nome (é considerado raro) por aqui.

  • Cláudio

Seu significado vem a ser “manco”, “coxo”, partindo do nome latino Claudius, este com raiz na palavra latina claudus (“manco”, “coxo”). Segundo estudiosos, inicialmente surgiu como sobrenome na Roma Antiga, provavelmente por haver na família um patriarca com esse tipo de andar, como o imperador Claudius I.

Alguns santos primitivos tinham esse nome. É um nome bastante popular em todo o mundo, seja assim escrito, seja por uma de suas variantes, como a variante francesa Claude, variante que se popularizou especialmente no século XIX por conta do pintor impressionista Claude Monet, até hoje considerado um dos mais importantes desse movimento artístico.

  • Clayton

O seu significado é “do lugar ou da cidade cuja terra é argilosa”, “pessoa cujo relacionamento é fácil e amistoso”. É um nome toponímico inglês, resultado da junção de claeg ou clay (inglês moderno), que significa “terra argilosa”, com ton, o que significa “lugar”, “cidade”. Trata-se de um nome predominantemente masculino.

Por seu significado, acredita-se que tenha surgido como forma de se referir a locais onde esse tipo de solo era encontrado, indicando pessoas que lá viviam ou que de lá vinham. A partir da característica de um solo argiloso, por extensão é dito que pessoas com esse nome tendem a ser amáveis, fácil de se relacionarem com outras pessoas.

Nota: No Brasil, é também comum encontrar variantes como Cleiton e Kleiton.

  • Cléber

Significa “colador de cartazes”. Esse é um nome de origem germânica, partindo de Klaeber, cujo significado é precisamente “colador de cartazes”. Lá no passado, era muito comum que a profissão que certa pessoa desempenhava virasse sobrenome e posteriormente passasse a ser utilizado como nome próprio; esse foi o caso de Cléber.

  • Clementino

Esse nome é considerado diminutivo de Clemente; então, possuem significado e origem idênticos. Quer dizer “clemente”, “brando”, “bondoso”. A origem desse nome é o latim Clemens, que partiu de clemem, clementis, palavra que tem os significados que apresentamos.

Data do século XII seu surgimento na Inglaterra, sob a forma Clement. Sua popularidade vem de São Clemente I, o quarto papa da Igreja Católica e conhecido por ter sido um dos discípulos de São Paulo.

Bastante popular na Inglaterra antes do período da reforma protestante, foi reavivado no século XIX. Em Portugal, surge com variantes desde o século XIII.

  • Clóvis

Quer dizer “combatente glorioso”, “guerreiro famoso”, “famoso na guerra”. Sua origem está no nome germânico Chlodowech, Chlodowich, cuja raiz está nos elementos hlud (“fama”) e wig (“guerreiro”). É dito que Clóvis tenha resultado da forma diminutiva da versão latinizada Chlodovicu.

Ganhou notoriedade através da figura do rei Clóvis I, o primeiro rei dos francos conhecido por ter unido os povos bárbaros e por ter abandonado sua religião quando se converteu ao catolicismo.

  • Colin

Nome característico de lugares onde se fala a língua inglesa, significa “vitorioso”, “o que conduz o povo à vitória”, “o que vence com o povo”; alguns estudiosos indicam a possibilidade de serem “cachorro jovem”, “filhote” significados possíveis também.

Uma possível origem é ter surgido como forma medieval e abreviada de Nicolas, nome originados do grego Nikólaos, por sua vez formado pelos termos gregos níke (“vitória”) e laos (“povo”). Para outros estudiosos, surge como forma anglicizada de Cailean, nome escocês que significa “cachorro jovem”, “filhote”.

Esse é o nome de alguns atores famosos, como Colin Firth, Colin Ford e Colin Farrell.

  • Connor

É nome comum em culturas onde a língua inglesa é falada. Quer dizer “louvado”, “glorificado”, “elogiado”, “aplaudido”. É considerado um nome tradicional na Irlanda, usado desde há muitos séculos, inclusive tendo sido o nome de vários reis irlandeses.

Acredita-se que seja uma forma anglicizada de nome por sua vez em gaélico, Conchobhar, derivado do irlandês antigo. Aqui no Brasil, é considerado nome raro.

  • Conrado

Quer dizer “conselheiro prudente”, vindo do germânico Cunrad, Conrad, por sua vez derivado de kuon (“prudente”) e rad (“conselho”, “conselheiro”). Sua variante antiga Konrad foi bastante popular na Alemanha durante o período da Idade Média, tendo sido escolhido para quatro reis alemães.

  • Constantino

Bonito nome cujo significado é “de Constâncio”, “pertencente ao constante”, “da natureza do perseverante”, “que tem firmeza de ânimo”. Trata-se de um nome relativo a Constâncio, nome que parte do latim Constantius, por sua vez derivado também do latim constante, que significa “perseverante”, “constante”, “que tem firmeza de ânimo”.

Esse foi o nome de vários reis escoceses, bem como de imperadores romanos e bizantinos, em especial o mais famoso deles: Constantino I, imperador romano conhecido como Constantino, o Grande, daí vindo muito de sua popularidade.

Esse isso imperador ficou conhecido na história por vencer diversas guerras e, principalmente, por construir Constantinopla, a capital do Império Romano do Oriente.

  • Cristiano

Nome que tem como significado “cristão”, estando no latim Christianus, partido do grego christianu, ambas palavras com esse significado, sua origem. É considerado variante do nome Christian, tendo sido encontrado em Portugal por volta do século XVI com grafia mais próxima do nome original: Christiano.

  • Cristóvão

Esse é um nome muito popular por conta da figura da Cristóvão Colombo, um grande navegador de Gênova que chegou ao continente americano no ano de 1492. Esse nome quer dizer “o portador do Cristo”, “o que carrega o Cristo”.

A origem desse nome está no grego Christophóros, resultado da junção dos termos gregos Christós (“Cristo”) e phorós (“portador”). Acredita-se que os primeiros cristãos utilizaram esse nome como forma de expressar metaforicamente. Assim, estamos diante de um nome relacionado a fé.

Outras opções de nomes com a Letra C para meninos


nomes-iniciando-pela-letra-c

  • Cadmo: Este é o nome que os samotrácios (habitantes da ilha grega Samotrácia) deram ao Deus sol.
  • Caim: “lança”.
  • Calisto: “o mais belo”.
  • Calvino: “calvo”, “careca”.
  • Cândido: “branco”, “brilhante”, “radiante”, “resplandecente” – e por extensão, “puro”, “ingênuo”, “inocente”.
  • Carmelo: “pomar bem cultivado”, “jardim fértil”, “vinha do Senhor”.
  • Casimiro: “aquele que prega a paz”.
  • Cassiano: “natural de Cássia”, “natural do perfume”, “pertencente a Cássio”.
  • Castiel: É um nome com muitos significados possíveis, sendo o mais comum a ele atribuídos “escudo de Deus”.
  • Célio: “cego”, “que vem do céu”, havendo a possibilidade de também significar “setembro”.
  • Cipriano: “natural de Chipre”, “habitante de Chipre”.
  • Cirilo: “senhor”, “poderoso”, “aquele que tem plena autoridade”.
  • Ciro: “senhor”, “aquele que tem autoridade”.
  • Clécio: “obstáculo”.
  • Clemente: “bondoso”, “Clemente”, “brando”.
  • Clinton: “aquele que se localiza no topo”.
  • Cornélio: “duradouro”, “estável”.
  • Cosme: “ordem”, “ornamento”, “conjunto harmoniosamente composto”.
  • Custódio: “guardião”, “protetor”, defensor”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê. Abaixo, algumas sugestões bem interessantes:


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra C possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.