O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra E para Meninas e Meninos


Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível. Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra E e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra E


nomes-com-e

  • Edite

É um nome bastante clássico e que significa “guerreira feliz”. Vem do inglês antigo Eadgyth, composto por ead (“riqueza”, “felicidade”) e gyo (“guerra”).

Tal nome teria surgido por volta do século X, surgindo na Inglaterra por influência de santa Eadgyth, a filha do rei Edgar. Durante o período da Idade Média, foi um nome bastante utilizado.

Com o passar do tempo, caiu um pouco em desuso, tendo sua popularidade reacendida no século XIX, período em que os nomes saxões de um modo geral ganharam bastante popularidade.

Nota: Também é possível encontrar esse nome com a grafia Edith. Nascida Édith Gassion, Édith Piaf (1915-1963) foi uma consagrada cantora francesa com este nome.

  • Edna

Nome que significa “deleite”, encanto”, “alegria”, rejuvenescimento”. A origem desse nome está no grego Edná, que por sua vez vem do hebraico ednáh, palavra que apresenta significado de “encanto”, “alegria”, “deleite”, “prazer”, “rejuvenescer”.

Segundo alguns estudiosos, o nome Edna trata-se de uma forma anglicizada do nome irlandês, que também é utilizado na Escócia, Eithne, que significa “miolo”, “miolo de noz”.

É considerado nome bíblico, pois aparece no Antigo Testamento: Edna é o nome da mãe Tobias. Começou a ser utilizado na Inglaterra por volta do século XVIII e estudiosos acreditam que isso tenha se dado mais pela influência do nome irlandês do que por estar presente na Bíblia.

  • Eduarda

Nome cujo significado é “guardiã”, “protetora de riquezas ou de bens”. Encontra sua origem a partir do germânico Haddaward, formado por ead (“riqueza”, “bens”) e ward (“guardião”, protetor”). O nome Eduarda é a variante feminina de Eduardo, assim compartilhando com ele sua origem.

Por seu significado, diz-se que pessoas com esse nome tendem a ser confiáveis para guardar algo ou zelar por ele. Sua popularidade está muito ligada à popularidade da sua versão masculina.

O nome Eduardo (em inglês, Edward) foi o nome do penúltimo rei saxão da Inglaterra, conhecido como Eduardo, o Confessor. Em Portugal, alguns reis também se chamaram Eduardo. Assim, o nome masculino e, consequentemente, sua versão feminina historicamente são relacionados à realeza.

  • Elba

Quer dizer “muito branca”, “aurora”. Muito conhecido aqui no Brasil por conta da cantora Elba Ramalho, o nome Elba é considerado variante inglesa, italiana, germânica e espanhola de Alba (embora este nome também seja comumente encontrado em países onde se fala a língua espanhola), por sua vez derivado do latim albus, cujo significado é “muito branco”, “muito claro”.

Para outros estudiosos, Elba está ligado ao nome de uma ilha mediterrânea pertencente à Itália: atendia em latim pelo nome Ilva, mas atualmente é conhecida como Elba.

Como na língua espanhola o nome Alba é entendido como “nascer do Sol”, “aurora”, o nome Elba também recebe tais significados.

  • Elaine

É um belo nome que quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”, apresentando relação com o nome grego Helena. Elaine vem a ser uma variante inglesa surgida do francês antigo Helaine, nome que equivale a Helena; logo, vem do grego Heléne (“tocha”), derivado de hélê.

Por extensão, atribui-se o significado de “resplandecente”, carregando a simbologia da luz.

  • Elen

Também é um nome relacionado a Helena. Significa “a reluzente”, “a que brilha”. Foi bastante popular no período da Idade Média na Inglaterra, frequentemente encontrado com a grafias Ellen e Helen, também possíveis de serem encontradas aqui no Brasil.

Sua raiz é o termo grego hélê, que significa “raio de Sol”, o mesmo que originou o nome grego Helena (no original, Heléne, que significa “tocha”).

  • Elena

Este leve nome significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Sua origem é encontrada no grego Heléne, surgido a partir de heléne (“tocha”). O vocábulo hélê possui o significado de “raio de Sol”, fazendo com que o nome Elena possua o significado de “a reluzente”, “a resplandecente”.

Sua popularidade está fortemente relacionada à mitologia grega: Helena de Troia era a esposa de Menelau, rei de Esparta. Era uma mulher cuja extrema beleza deu-lhe fama. Despertando o amor do jovem Páris, este a raptou. Menelau, então, moveu esforços para recuperar sua esposa. Esse episódio deu início a guerra de Troia.

Nota: É considerado uma variação de Helena (nome que assim escrito é mais próximo da sua raiz grega). Com essa grafia Elena, é um dos nomes mais populares na Rússia.

  • Eleonora

É considerado um nome muito bonito e de sonoridade elegante. Quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”. E considerando os três últimos nomes que acabamos de ver, não fica difícil imaginar que também Eleonora está relacionado a Helena.

O nome Eleonora é considerado de origem provençal, surgido no sul da França a partir do francês antigo Aliénor, este variante de Helena. Vale lembrar que a origem de Helena é grega: de Heléne (“tocha”), a partir de hélê (“raio de Sol”). Logo, o nome Eleonora carrega a simbologia do Sol, ou seja, está ligado a luz, vitalidade e realeza.

Considerando as personagens históricas rainha francesa Leonor de Aquitância (1122-1204) e as rainhas inglesas Leonor da Provença (1223-1291) e Leonor de Castela (1241-1290), e que os nomes dessas rainhas são escritos em língua portuguesa como Leonor (na grande maioria das vezes), é bem possível que esse nome tenha surgido inicialmente com a grafia Leonor, Eleonor.

Foi um nome bastante popular na Inglaterra e ainda hoje é um nome ligado a realeza: Leonor, Princesa das Astúrias, é a filha mais velha do rei Filipe VI da Espanha, sendo a primeira na linha de associação ao trono do país.

  • Eliana

É um nome bastante popular cujo significado pode ser “de Élio”, “da natureza de Élio”, “pertencente a Élio”, “o Altíssimo”, “da natureza do Altíssimo”, “aquela que pertence à natureza divina”, “natural da Élida”, “habitante da Élida”. Sua origem está no nome latino Aeliana, por sua vez versão feminina de Eliano; significa “de Élio”, “da natureza de Élio”, “pertencente a Élio”.

No caso, para entender o significado de Eliana precisamos entender o nome Élio, que apresenta duas origens possíveis. Pode ter surgido a partir do hebraico El Elion, assim significando “o Altíssimo”. Nesse caso, é um nome relacionado ao divino, fato que contribui para sua popularidade.

A outra possibilidade é que tenha vindo do latim Elius, nesse caso significando “natural da Élida”, “habitante da Élida”, sendo esse o nome de uma região grega localizada no Peloponeso. Embora algumas pessoas queiram relacionar Élio ao nome de origem grega Hélio (“Sol”), essa relação não deve ser considerada.

Nota: Eliane, nome também bastante popular por aqui, é variante de Eliana.

  • Élida

Pode significar “alada”, “pequena alada”, “velha”, “nobre”, “do vale”, “Deus sabe”. É nome cujo significado não é muito preciso, pois muitas podem ser as suas origens, impactando no seu significado. Pode ter surgido como variação do nome latino Alida, assim significando “aquela que tem asas”.

Outros estudiosos apontam que possa ter surgido como forma reduzida de nomes germânicos compostos por ald (“velha”) ou por adal (“nobre”). Há estudiosos que acreditam que o nome Élida esteja relacionado ao nome do grego antigo Alis, assim significando “do baixio”, “do vale”.

Entretanto, o que é visto como mais possível é que tenha surgido a partir do hebraico Elida, cujo significado vem a ser “Deus sabe”.

  • Elis

Este nome possui sonoridade bem agradável e encanta por sua simplicidade. Significa “Deus é salvação”, “o Senhor é meu Deus”, podendo, ainda, significar “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, “do vale”, “do baixio”. Existem diversas possíveis origens para esse nome. Pode se tratar da forma medieval do hebraico Elisha (mesmo nome que originou Eliseu), significando “Deus é juramento”.

Pode ter vindo da língua inglesa por influência de Ellis, Elys, Helys, variantes de Elias, nome cuja raiz é o grego Elias, significando “Jeová é o meu Deus”, “o Senhor é meu Deus”. Outra possibilidade é ter surgido a partir do inglês antigo Aelis, Elis, Alys, considerado de Alice – nome que tem no germânico Adelheid sua raiz, significando “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

Por fim, pode ter surgido como a versão inglesa de Élida, nome cuja raiz é o dórico (nome dado a tudo que é relativo a uma das quatro principais tribos da Grécia antiga) Alis, assim significando “do baixio”, “do vale”. É bastante popular não apenas por sua beleza, mas por influência da cantora Elis Regina (1945-1982).

  • Elisa

É um lindo nome que significa “o meu Deus é um juramento”, “Deus é abundância”, “promessa divina”, “alegre”. Esse nome é considerado a forma encurtada de Elisabete (nome da qual falaremos a seguir), assim tendo origem no hebraico Elishebba, cujo significado é “Deus é abundância”, “Deus é juramento” ou, ainda, “promessa divina”.

O nome hebraico resulta da junção de El (“Deus”) com sab (“juramento”, “abundância”). De acordo com outros estudiosos, Elisa pode estar relacionado à palavra fenícia elizah, que significa “alegre”.

  • Elisabete

Significa “o meu Deus é juramento”, “Deus é abundância”. Sua raiz é o nome hebraico Elishebba que, formado por El (“Deus”) e por sab (“juramento”, “abundância”) resulta nos significados apresentados.

Trata-se de um nome que é popular em todo o mundo e que é considerado bíblico. Aparece no Antigo Testamento da Bíblia no texto original, embora nas versões em língua portuguesa apareça como Eliseba ou mesmo como

Trata-se da versão em língua inglesa para esse nome que surgiu no século XIII, mas que ganhou verdadeira popularidade por influência da rainha Elizabeth I.

Nota: A grafia Elisabete é a mais próxima do nome original e a mais adequada à língua portuguesa. Entretanto, é muito comum encontrar esse nome com a grafia Elizabeth.

  • Ella

Este é um nome muito utilizado em países onde a língua inglesa falada. Significa “outra”. Trata-se da forma normanda do nome de origem germânica Alia, este forma abreviada de nomes que continham ali (“outro”). Chegou à Inglaterra por influência dos normandos. Após o século XIV, caiu bastante em desuso, mas foi reavivado no século XIX.

A cantora estadunidense de jazz Ella Fitzgerald (1917-1996) é admirada por seu talento até hoje.

  • Eloísa

Quer dizer “saudável”, “saudavelmente larga”. Vem a ser uma variante gráfica de Heloísa, nome vindo do francês antigo Héloïse, por sua vez derivado do germânico Helewidis, sendo heil “saudável” e wid “larga”.

Vale destacar que para alguns estudiosos esse nome surge a partir do grego helios, que significa “Sol”; mas essa não é uma possibilidade muito defendida.

  • Emília

Belo nome que pode significar “rival” ou “a que fala de modo agradável”. Apresenta duas possibilidades de origem. Pode ter surgido como forma feminina de Aemilius (mesmo nome que resultou em Emílio), sobrenome que era utilizado na Itália. Nesse caso, deriva de aemulus (“rival”).

A outra possibilidade é estar relacionado à mitologia grega, precisamente à lenda de Numa, cujo filho foi batizado de Aimylios, recebendo tal nome por possuir uma linguagem graciosa, daí vindo o significado de “a que fala de modo agradável”. Surgiu em Portugal por volta do século XIII.

A popularidade desse nome aqui no Brasil se dá muito por conta das obras literárias de Monteiro Lobato: Emília é a boneca de pano falante, personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. Essa obra já ganhou algumas versões adaptadas para a televisão.

  • Emily

É um dos nomes particularmente populares em língua inglesa e que também são facilmente encontrados aqui no Brasil. Tem como significado “aquela que fala de modo agradável”. Sua origem está no latim Aemilia, surgido como forma feminina do sobrenome romano Aemilius, vindo da palavra em latim aemulus, que quer dizer “rival”.

Há, ainda, a possibilidade de ter relação com a mitologia grega. De acordo com uma das lendas, o filho de Numa era chamado de Aimylios que, por ter uma linguagem graciosa, o nome passou a significar “o que fala de modo agradável”. Tal nome tornou-se popular na Inglaterra por volta do século XIX. Atualmente é encontrado principalmente em países anglo-saxões.

Nota: Corresponde em português ao nome Emília. Ambos nomes são muito encontrados pelo Brasil atualmente.

  • Emma

É nome bastante comum em lugares onde se fala o inglês e o alemão. Por conta de sua popularidade e fácil pronúncia, caiu no gosto de alguns papais também por aqui. Esse nome quer dizer “todo”, “universal” e surgiu do germânico Emma, Imma, provavelmente como apelidos para nomes começados com Ermin, Irmin, Yrmin, como Ermintrude e Irmingard.

Surgiu na Inglaterra em torno de 1002 por influência da rainha Emma da Normandia, sendo por isso muito popular entre os normandos. Ficando um pouco em desuso, ganhou nova popularidade no século XVIII com a poema Henry e Emma, escrito pelo inglês Matthew Pior.

É o nome das famosas atrizes Emma Stone, Emma Roberts, Emma Mackey e Emma Watson.

  • Érica

Este nome tem como significado “a que reina como uma águia”, “rica em honras e glórias”, “eterna soberana”. É a variante feminina de Érico, assim possuem a mesma origem: o germânico Erarich, formado por era (“águia”) e rich (“rei”, “governador”, “senhor”, “príncipe”).

Para outros estudiosos, esse nome possui origem escandinava, vindo de Ei(r)ríkr, cujo significado é “soberano eterno”.

Essa versão feminina, Érica, é utilizada desde o século XVIII, chegando à Inglaterra, com a grafia Erica, apenas no século seguinte, provavelmente por influência do sueco Erika.

  • Erin

Tem sonoridade muito agradável, daí conquistando vários corações. Na realidade, pouco se sabe sobre esse nome. É dito que seja um nome que surgiu no inglês derivado da palavra irlandesa Éirinn.

Segundo a mitologia irlandesa, esse teria sido o nome dado pelos milesianos (povo da mitologia irlandesa, um dos últimos povos a colonizar a Irlanda em suas eras míticas) a uma ilha irlandesa, em homenagem à deusa Ériu, a deusa da terra nessa mitologia.

Como Ériu era considerada a deusa padroeira da Irlanda, para alguns estudiosos ou nome Erin significa “da Irlanda”.

É bastante famoso por conta do filme Erin Brockovich: uma mulher de talento; filme de 2000 inspirado em histórias reais que rendeu a Julia Roberts o Oscar de melhor atriz.

  • Estela

Quer dizer “estrela” e surge do latim stella, cujo significado é literalmente esse. Possui relação com o grego astér, semelhante a Ester, este nome hebraico com o mesmo significado de Estela.

Data do século XVI o surgimento desse nome, fato que se deve à obra do poeta inglês Philip Sidney, cujo título foi Astrophil and Stella; entretanto, apenas no século XIX passou a ser utilizado como nome próprio.

Esse é, sem dúvida, um nome muito bonito por carregar a simbologia da estrela: perfeição, luz, esperança e aproximação com o divino.

  • Ester

Bonito e sonoro nome significa “estrela”. Sua origem está no hebraico Esther, nome que possui relação com o persa Stara, por sua vez relacionado ao caldeu Ishtar, ao hitita Shittar e, por fim, ao latim Stella; todas essas palavras significam “estrela”. Para entender a beleza desse nome, é preciso entender que a estrela possui um simbolismo celeste, trazendo sentido de luz, de perfeição e também do divino.

Ishtar é considerada a primeira deusa do amor e da guerra no mundo, tendo origem no Império Mesopotâmico (de 1895 a.C. a 539 d. C.) – vale lembrar que outras mitologias também tiveram a deusa do amor, como Vênus na mitologia romana e Afrodite na mitologia grega.

O nome Ester também é considerado bíblico: no Antigo Testamento, em livro que leva seu nome, A História de Ester, é a hebreia casada com Assuero, rei da Pérsia. Ela ficou conhecida por ter salvado os judeus do extermínio que teria sido provocado por Haman, conselheiro real.

Originalmente, o nome de Ester era Hadassa, nome que teria sido alterado por conta de sua beleza. O uso de seu nome era bastante popular durante a Reforma Protestante.

Nos Estados Unidos, a popularidade foi reacendida no final do século XIX: o então presidente Grover Cleveland teve uma filha e escolheu a nome Ester, escrito Esther, grafia mais comum em países onde se fala a língua inglesa.

  • Eulália

Com sonoridade agradável, quer dizer “aquela que fala bem”, “eloquente”. Trata-se de um nome grego: vem de Eulalia, por sua vez derivado de eúlalos, palavra onde se reconhecem os elementos eu (“bom”, “bem”) e laleo (“para falar”). Foi utilizado como epíteto (palavra associada a um nome para o qualificar) do deus grego Apolo.

É também o nome de uma santa espanhola nascida por volta do século III em Mérida.

  • Eunice

Possui como significado “boa vitória”, “a que vence sempre” podendo, ainda, significar “a que alcança muitas vitórias”. É um nome de origem grega, surgido a partir de Euneike, nome que significa “a que alcança muitas vitórias”, formado por eu (“bem”, “muito”) e níke (“vitória”).

Por tal significado, acredita-se que seja um nome que reflete o sucesso. Além disso, é considerado um nome bíblico: é a mãe de Timóteo. Após a Reforma Protestante, foi um dos nomes mais populares na Inglaterra, por vezes apresentando a grafia Unice.

  • Eva

Este é um nome em todo o mundo por influência da Bíblia: Eva é a primeira mulher. Seu significado é “a que vive”, “a vivente”, “a que tem vida”, “cheia de vida”. Surge a partir do hebraico Hawwá, Havah, cuja raiz é hawá, significando “ela viveu”, significado do qual partiram os demais sentidos do nome Eva.

No Gênesis, livro que está no Antigo Testamento da Bíblia, é contada a história de Eva, a primeira mulher da humanidade que foi criada por Deus a partir da costela de Adão, o Primeiro Homem, criado por Deus; Eva deveria preencher a solidão de Adão.

Ainda nesse livro, o casal vivia no Jardim do Éden e Eva, enganada pela serpente, provou do fruto proibido e o deu também Adão, episódio que resultou na expulsão de ambos do Paraíso – e assim nasceu o pecado original. Para muitas pessoas, é um nome que traz aspectos negativos por conta do relato bíblico.

Entretanto, é um nome com sonoridade e significado muito bonitos, fazendo com que chame a atenção dos papais por todo mundo. Surge na Inglaterra no final do século XII, utilizado com a grafia Eve, também adotada na Irlanda e na Escócia.

Foi relativamente popular durante a Idade Média, tendo essa popularidade aumentado por volta do século XIX – tanto com a grafia inglesa Eve quanto com Eva.

É o nome de diversas personalidades por todo mundo: a atriz brasileira Eva Wilma e a atriz húngara naturalizada brasileira Eva Todor. As atrizes Eva Mendes, Eva Green Eva Longoria. A filha dos apresentadores Luciano Huck e Angélica chama-se Eva.

  • Evelyn

É um belo nome por sua sonoridade, chegando a ser considerado como elegante por muitas pessoas. Significa “maçã”, “avelã”. Surgiu inicialmente como um adjetivo utilizado para designar a origem das pessoas, posteriormente passando a ser utilizado como nome de família. Vem do alemão Avelina.

É bem possível que tenha surgido de uma cidade italiana cujo nome é Abella, conhecida por ser abundante de maçãs. É dela que vem as palavras Apfel (alemão), apple (inglês) e aball (irlandês), todas com o significado de “maçã”.

Com o passar do tempo, passou a também significar “avelã”, outro fruto facilmente encontrado na região; em francês, avelã é chamada de avelana e em italiano, de avellana. O sobrenome Avelina que surgiu na Alemanha foi introduzido na Inglaterra pelos normandos.

Nota: É um nome que se torna ainda mais bonito pela simbologia da maçã: amor e fecundidade. Importante destacar, ainda, que Evelyn e Eveleen, este nome que surge como diminutivo para o nome Eva, não possuem relação etimológica entre si.

Outras opções de nomes com a Letra E para meninas


nomes-para-bebes-iniciando-com-e

  • Eda: “espírito”, “alma”, “canção”, “poesia”, “guerreira feliz”.
  • Edilane: “amiga rica”, “amiga querida”, “mulher trabalhadora”.
  • Edwiges: “a guerreira”.
  • Eileen: Nome irlandês, comum também em países onde se fala a língua inglesa. Quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente” (caso originado do nome grego Helena) ou “maçã”, “avelã” (caso tenha mesma raiz que o nome Evelyn). Não se tem certeza sobre a origem desse nome.
  • Electra: “âmbar”, “mulher radiante”.
  • Elenice: “a que reluz”, “resplandecente”.
  • Elga: “sagrada”, “a que recebeu consagração divina”.
  • Elika: “purificada por Deus”.
  • Eliete: “muito alta”, “elevada”, “meu Deus é excelso”.
  • Elisângela: “mensageira do Deus da abundância”, “anjo prometido de Deus”.
  • Eloá: “Deus”.
  • Elora: “rainha das fadas”, “resplandecente”, “reluzente”.
  • Elvira: “amante da lança”.
  • Elza: “Deus é juramento”, “Deus é abundância”.
  • Elzira: “a visitadora”, “mulher que alimenta intenso desejo pelo sexo oposto”. Nota: É nome considerado variante de Alzira.
  • Emanuela: “Deus está conosco”.
  • Emiliana: “aquela que fala de modo agradável”, “rival”. É a versão espanhola e italiana de Emília.
  • Engrácia: “em estado de graça”, “agraciada”.
  • Erine: Este é o nome de uma grande poetisa, amiga de Safo. É por isso que se considera que meninas com esse nome sejam inteligentes e comunicativas.
  • Esmeralda: “pedra preciosa valiosa”, “estima”, “clarão”, “raio”, “relâmpago”.
  • Estefânia: “a que tem uma coroa”, “coroada”.
  • Eudora: “generosa”, “liberal”.
  • Evangeline: “palavra de Deus”, “mensageira de boas notícias”, “Evangelho”.
  • Evelise: “avelã”, “a vivente que tem Deus como juramento”.

Nomes Masculinos com a Letra E


lista-com-nomes-bonitos-para-meninos-e-meninas-letra-e

  • Ebraim

Quer dizer “amigo de Deus”, “pai das nações”. Sua origem está no nome hebraico Avraham, este formado por abram (“pai elevado”) e por hamon (“muitos”, “multidão”). Quando passou para o árabe, começou a adotar as versões Ebrahim e Ibrahim, formas de nomear Abraão, conhecido como o “pai das nações”, “amigo de Deus”.

Considerado o fundador do monoteísmo entre o povo hebreu, Abraão é também conhecido como um dos primeiros patriarcas bíblicos. Assim, por estar associado a Abraão, o nome Ebrahim também é conhecido com o significado de “o chefe das 12 tribos de Israel”.

  • Edgard

É um nome muito bonito e considerado por muitos como elegante por conta de sua sonoridade. Quer dizer “o que protege suas riquezas com a lança”, “lança afortunada”, “lança abençoada”. Esse nome é a versão francesa e inglesa de Edgar, nome que tem sua origem no germânico Audagar, formado pelos termos ead (“riqueza”, “fortuna”, “bênção”) e gar (“lança”).

Data do século XIII o seu surgimento na Grã-Bretanha, mas com as formas Eadgar e Edgar; caiu em desuso logo depois, sendo reavivado apenas no século XVII.

Nota: Segundo estudiosos, os judeus adotaram esse nome como substituto de Efraim, valendo-se do fato de que ambos os nomes se iniciam com a mesma letra.

  • Edmar

Nome que tem o significado de “ilustre por sua natureza”. Surgiu do germânico Eadmaer, nome composto pelos termos ead (“riqueza”, “bens”) e maer (“ilustre”). É interessante que tenha surgido destinado apenas a meninos, passando a ser considerado unissex aqui no Brasil.

Apesar do uso Edmar tanto para meninos quanto para meninas, é comum que algumas pessoas prefiram reservar Edmar para meninos e a variante Edmara para meninas.

  • Edmundo

Possui o significado de “protetor das riquezas”, “protetor rico”. Encontra-se sua origem no germânico Hedmund, nome no qual se identificam os termos ead (“riqueza”, “bens”) e mund (relacionado a proteção).

A popularidade desse nome vem de Santo Edmundo. Coroado rei no século IX, ficou conhecido na história por não ter aceitado as condições que os vikings dinamarqueses quiseram impor quando invadiram o seu reino.

Para Edmundo, o que queriam impor contrariava o Cristianismo, a religião que ele seguia. Como castigo, os vikings amarraram-no a uma árvore, disparando flechas em seguida e o decapitando. Edmundo ficou conhecido por sua bondade e piedade diante dos mais necessitados.

  • Edson

Seu significado é “filho de Eduardo”, “filho do guardião das riquezas” “filho rico”, “filho da riqueza”. Está associado ao apelido que comumente se dá a Edward (nome em língua inglesa que corresponde a Eduardo e que significa “guardião das riquezas”. Falaremos dele em breve) e a Edwin, Ed, acrescido da palavra son, que em inglês significa “filho”.

  • Eduardo

É um nome que ganha o coração dos papais já há muito tempo, o que também ocorre em outros países, ainda que com outra grafia (como Edward, da qual falaremos a seguir). Quer dizer “guardião das riquezas”, “guardião rico”, “protetor das riquezas”.

Tem sua origem no nome germânico Hadaward, no qual se identificam os termos ead (“riqueza”, “bens”, “rico”, “próspero”) e weard, ward (“guarda”, “guardião”). É particularmente popular por conta do rei Eduardo da Inglaterra (Edward, na língua inglesa), o penúltimo rei saxão.

Coroado rei 1042, o rei Eduardo era conhecido como o Confessor, além de ser chamado de “o bom rei Eduardo”; foi canonizado pelo papa Alexandre III em 1161, passando a ser considerado santo desde então.

  • Edward

Esta é a variante inglesa e polonesa do nome Eduardo, sendo essa a grafia popular em diversos países, especialmente naqueles onde a língua inglesa é falada. Significa “guardião rico”, “protetor das riquezas”.

Vem do germânico Hadaward, composto pela união de ead (“riqueza”, “bens”) e de weard, ward (“guarda”, “guardião”). Essa versão Edward surgiu da forma antiga Eadweard.

É interessante que tenha sido um dos poucos nomes ingleses que os normandos mantiveram quando conquistaram a Inglaterra – nessa época, era comum que os nomes fossem substituídos por nomes normandos.

Existe na Inglaterra desde meados do século IX e muito de sua popularidade deve-se ao fato de ser ainda hoje visto como nome relacionado à realeza: Edward (rei Eduardo, em português), o Confessor, foi o penúltimo rei saxão da Inglaterra (1042).

Nota: Nos últimos anos ganhou certo destaque na mídia por ser o nome do personagem Edward Cullen, da saga Crepúsculo.

  • Élder

Nome que apresenta como significado “o mais velho”, “ancião”. Esse nome é considerado uma das variantes para Hélder, nome que partiu do inglês antigo eldo, eald, cujo significado é “o mais velho”. Para alguns estudiosos, esse nome está relacionado ao germânico Helder (“luminoso”, “límpido”).

É encontrado em países onde se fala a língua inglesa com a grafia Elder, ou seja, sem acento.

  • Eli

Trata-se de um bonito nome que apresenta sonoridade bem leve, um dos motivos que chama a atenção para esse nome. Seu significado é “elevadíssimo”, “exaltado”, “o Altíssimo”, “o meu Deus é excelso”. Vem do nome hebraico Eli, que possui os significados de “o Elevado”, “o Altíssimo”, “meu Deus”, “o Senhor é excelso”.

Está, ainda, relacionado ao aramaico ali, ao árabe alá e ao acadiano (língua semítica da antiga Mesopotâmia) elu, todos os vocábulos identificados como “Ele ascendeu”. Para alguns estudiosos, também apresenta a relação com a grego hélios (“Sol”).

Esse é considerado um nome bíblico: aparece no Antigo Testamento, sendo o sumo-sacerdote Eli responsável pela criação do profeta Samuel. Foi nome bastante utilizado pelos puritanos ingleses por volta do século VII, tendo sua popularidade reacendida no século XIX.

Nota: Apesar de ser considerado nome masculino, principalmente por conta da Escritura Sagrada, aqui no Brasil é utilizado tanto para meninas quanto para meninos.

  • Elias

Este nome quer dizer “o senhor é o meu Deus”, “Jeová é meu Deus”. Vem a ser nome originado do hebraico Aliyyáh, Elijah. É um nome que apresenta a palavra El, que em hebraico significa “Deus”, “Senhor”. Por ser um nome que faz referência a Deus, é considerado teofórico.

No Antigo Testamento da Bíblia, Elias é o nome de um profeta hebreu cuja história é contada em Reis I e II. Foi amplamente utilizado na Inglaterra durante o período da Idade Média, na maioria dos casos com a forma Elis.

Deixou de ser muito utilizado por volta do século XVI, sendo reavivado pelos puritanos ingleses como Elias, fato ocorrido após a Reforma Protestante.

  • Elijah

Como você deve ter notado no nome que acabamos de ver, Elijah é nome hebraico cujo significado é “o Senhor é meu Deus”, “Jeová é meu Deus”. É particularmente comum em alguns lugares que se opte pela versão tradicional desse nome.

É o caso do ator estadunidense Elijah Wood; seu trabalho de maior destaque foi interpretar Frodo na versão para os cinemas da franquia de livros O Senhor dos Anéis.

  • Élton

Este nome quer dizer “natural da local onde são apanhadas enguias”, “habitante do local onde são apanhadas enguias”, “natural da cidade antiga”, “residente da cidade antiga”. Apresenta origem inglesa e pelo menos duas possibilidades de origem.

Pode ter surgido a partir de Ael-tun, indicando “natural do local onde são apanhadas enguias”, “habitante do local onde são apanhadas enguias”. A outra possibilidade é ter surgido de Eald-tun, nesse caso relacionado a ser natural ou residente de uma antiga cidade.

Inicialmente era usado apenas como sobrenome, como tantos outros que surgiram na história para indicar onde pessoas viviam ou de onde vinham. É considerado um nome estrangeiro bastante popular aqui no Brasil.

Nota: A grafia Hélton é considerada uma variante desse nome. Todavia, Hélton é um nome que apresenta estreita relação com Hilton (nome que significa “natural ou habitante da colina”).

  • Elvis

Além de sua sonoridade bem agradável, chama atenção por homenagear o astro do rock Elvis Presley (1935-1977). Quer dizer “combatente glorioso”, “guerreiro famoso”, “famoso na guerra”.

Não existe precisão sobre a sua origem, mas acredita-se que tenha vindo a partir do germânico Helewidis, nome que corresponde à versão feminina de nomes como Aloísio ou Aluísio, nomes que por sua vez estão relacionados a Luís.

Logo, Helewidis é um nome que está relacionado ao germânico Ludwig, por sua vez surgido do também germânico Hloddoviko, Chlodovech, sendo hlot, hlut “famoso”, “ilustre”, “célebre” e wig, “guerreiro”. É considerado um nome predominantemente masculino.

  • Emanuel

É um nome popular que é utilizado desde há muito tempo. Seu significado é “Deus conosco”, “Deus está conosco” e possui origem hebraica: vem de Immanuel, nome composto por immánu (“conosco”) e por El (“Senhor”, “Deus”).

Além de sua sonoridade e significado contribuírem para sua popularidade, é um nome bíblico: Emanuel é conhecido como uma das formas de se referir a Jesus Cristo. Em Mateus 1:23, está a passagem “eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco”.

Existe na Inglaterra desde o século XVI, apresentado com as grafias Emmanuel e Emanuel.

Nota: Manuel e Manoel são dois nomes considerados variações de Emanuel.

  • Emerson

Nome cujo significado é “filho de Américo”, “filho de Emery”, “filho do que tem poder completo”, “filho da força do trabalho”, “filho do Senhor da casa”. Como aconteceu com diversos nomes próprios, surge inicialmente como sobrenome, indicando “filho de Emery”, sendo Emery versão inglesa do nome germânico Ermenrich, que em língua portuguesa significa “Américo”.

Vale lembrar que em inglês son quer dizer “filho”. Pouco se sabe sobre a origem de Emery; acredita-se que a primeira parte do nome possa estar ligado aos elementos germânicos ermen (“completo”, “universal”), arnal (“trabalho”) ou heim (“casa”) e a segunda, a ric (“poder”).

  • Emílio

Popular nome cujo significado é “rival”, “o que fala de modo agradável”. Tal nome apresenta duas possíveis origens. Uma delas, que tenha vindo do latim, do sobrenome utilizado por família romana: Aemilius, derivado da palavra latina aemulus (“rival”, “rivalidade”).

A outra possibilidade, que tenha vindo através da lenda da mitologia grega que conta a história de Numa; seu filho, por ser portador de uma linguagem graciosa, recebeu o nome de Aimylios (“o que fala de modo agradável”).

E por falar em voz e em agradável, esse é o nome do cantor Emílio Santiago; falecido em 2013, sua voz ainda encanta quem a escuta.

  • Enrico

Este nome quer dizer “senhor da casa”, “senhor da fortaleza”, “príncipe do lar”, “governante da casa”. Trata-se dá variante italiana de Henrique, nome que por sua vez vem do germânico Heimirich, resultado da junção dos elementos heim (“lar”, “casa”) e ric (“domínio”, “poder”).

Tanto Henrique quanto os nomes relacionados à sua raiz etimológica surgem com muita frequência na realeza europeia.

  • Enzo

Este é, sem dúvida, um dos nomes masculinos com maior popularidade nos últimos anos. Quer dizer “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, podendo também significar “o que vence”, “vencedor”, bem como “natural de Laurento” (nome de uma cidade italiana que atualmente se chama Paternò).

É bem possível que esse nome tenha surgido como versão italiana para Heinz, nome alemão que surgiu como forma diminutiva para Heinrich (na nossa língua, Henrique), sendo Heim “lar”, “casa” e rik, “senhor”, “príncipe”, “poder”. Apesar de essa ser a origem mais provável, alguns estudiosos trabalham com a possibilidade de ter surgido como variante de Anzo, nome germânico derivado de ant (“gigante”).

Outros, ainda, acreditam que tenha surgido como forma diminutiva dos nomes italianos Vicenzo ou Lorenzo, sendo ambos de origem latina: o primeiro, de Vicentius, partido de verbo vincere, que significa “vencer” e o segundo, de Laurentius, cujo significado é “natural de Laurento”.

  • Erasmo

É considero por muitos um nome forte por conta de sua sonoridade. Mas é um nome cujo significado traz bastante leveza. Quer dizer “o que gera amor”, “amoroso”, “amável” e tem origem no grego Erásmos, por sua vez derivado de palavra também grega erasmós, que significa “amor” – e, por extensão, “amoroso”, “amável”.

Sua forma mais antiga, Erasmus, começou a ser utilizada na Inglaterra no fim da Idade Média. Aqui no Brasil, o cantor e compositor Erasmo Carlos é a personalidade mais famosa com esse nome.

  • Ernani

Nome cujo significado é “viajante corajoso”, “o que ousa viajar”, podendo também significar “o que tem coragem para conseguir a paz”. Esse nome é uma variação de Hernani, nome que surgiu de Hernán, apelido dado a Hernando, versão espanhola do nome Fernando.

O nome Fernando origina-se do germânico Ferdinand, Fredenando, resultado da junção de fardi ou farôi (“viagem”, “jornada”) com nanthi ou nanô (“bravo”, “ousado”, “corajoso”). Por conta desses significados, tem o sentido ampliado para a “o que tem coragem para conseguir paz”.

  • Eric

Quer dizer “o que reina como a águia”, “rei para sempre”, “o que governa para sempre”, “rei solitário”, “o que governa sozinho. Vem do germânico Erarich, que é formado por era (“águia”) e rich (“príncipe”, “rei”, “senhor”, “governador”). Alguns estudiosos admitem a possibilidade de ter surgido do nórdico antigo Eiríkr, formado por ei (“sempre”) e ríkr (“governador”, “rei”).

Por fim, ainda, alguns apresentam como outra origem possível que esse nome nórdico esteja relacionado a einn (“sozinho”, “solitário”), então surgindo o significado de “o que governa sozinho”. É provável que tenha chegado à Inglaterra levado pelos holandeses com a forma Iricus.

Parte de sua popularidade vem da realeza europeia: Eric I foi rei entre 930 e 934; tendo decapitado todos os seus irmãos com receio de perder o trono, ficou conhecido como “assassino de irmãos”.

Na Suécia, Eric VI, o Vitorioso, foi um dos primeiros reis do país. Foi o nome de outro hoje escandinavos. Apesar de toda essa influência, a força de sua popularidade surgiu apenas a partir do século XIX.

  • Érico

Nome que significa “porque reina como uma águia”, “soberano eterno”. Esse nome surge a partir do germânico Erarich, formado pelos termos era (“águia”) e rich (“governador”, “rei”, “senhor”, “príncipe”). Já para outros estudiosos, teria surgido a partilha do escandinavo Ei(r)ríkr, nome que apresenta o significado de “soberano eterno”.

Como vimos com o nome anterior, a popularidade desse nome deve-se à existência de monarcas escandinavos chamados Eric (nome do qual Érico é variante).

  • Ernesto

De origem germânica, significa “combatente sério”, “combatente firme”, “o que é batalha até a morte”. Vem de Ernust, por sua vez derivado de Ernst; significando “combatente corajoso”, “combatente resoluto”, tem o seu sentido estendido para “o que batalha até a morte”.

Chegou à Inglaterra através da Casa de Hanôver, a nobre família germânica que governou o Reino Unido durante o século XVIII.

Também é conhecido por conta de Santo Ernesto, o abade alemão que após levar uma vida de muita boemia, converteu-se ao Cristianismo, chegando a defender Jerusalém durante a sua participação na Segunda Cruzada. Tornou-se mártir em 1148.

  • Esaú

Apresenta o significado de “coberto de pelos”, “peludo”, tendo surgido a partir do hebraico Esau, Esaw, cujo significado literal é “coberto de pelos”. É considerado nome bíblico: está presente no Antigo Testamento, sendo Esaú o filho de Isaque e Rebeca, logo, irmão gêmeo de Jacó. É utilizado como nome cristão na Inglaterra desde meados do século XVII.

  • Estevão

Possui como significado “o que tem uma coroa”, “coroado”. Sua origem está no nome grego Stéphanos, por sua vez surgido do latim Stephanus, e que significa “coroado”. Por tal significado, acredita-se que pessoas com esse nome personifiquem a dignidade, o poder e a realeza.

Surgiu na Inglaterra um pouco antes da época da conquista normanda com as grafias Stefanus e Stephanus. É considerado um nome bíblico, aparecendo no Novo Testamento, precisamente no livro de Atos: Estevão, o diácono que foi a perder já do até a morte.

Santo Estevão é considerado o primeiro mártir cristão. Esse foi o nome de alguns reis em países como Hungria, Polônia e a própria Inglaterra, além de ter sido adotado por alguns papas.

  • Ethan

Trata-se de um nome inglês (e bastante comum em países que falam esse idioma) que significa “o forte”, “o firme”, “o duradouro”, “o sólido”, “o resistente”. Surgiu a partir de um termo hebraico, Eitan, que precisamente apresenta os significados listados anteriormente.

É considerado nome bíblico: no Antigo Testamento, esse é o nome de um sábio personagem apresentado nas Escrituras Sagradas; na versão em língua portuguesa, aparece como Etã. Ethan é um nome utilizado na Inglaterra dede o século XVII.

  • Eugênio

Nome que traz o significado de “aquele que tem origem nobre”, “o bem-nascido”, “aquele que tem boas origens”. Surge a partir do grego Eugénios, nome no qual estão os elementos eu (“bem”, “bom”) e génos (“família”, “geração”, “raça”). Por apresentar tais significados, é dito que esse nome reflete exaltação e orgulho da árvore genealógica do indivíduo, além de refletir atributos ligados a excelência e a nobreza.

Possui as seguintes variantes: Eugene (espanhol) e Eugen e Elgen (alemão). Além disso, foi variante antiga para o nome João na Irlanda.

  • Evandro

Seu significado é “homem bom”, “homem cheio de virilidade”, “homem valente”. Possui origem grega: surge de Eúandros, nome formado por eu (“bem”, “bom”) e andrós (“homem”). Surgiu em língua portuguesa através da versão latina Evandrus.

Em língua inglesa, apresenta a grafia Evander, como no nome do ex-lutador dos Estados Unidos e pentacampeão Evander Holyfield.

  • Ezequiel

Significa “Deus fortalece”, “Deus irá fortalecer”. Apresenta origem hebraica: partiu de Yehezhell, nome formado por hazáq (“ele era forte”) – por sua vez derivado de hézek (“força) – e El (“Deus”). Apesar de ser essa a sua origem, surgiu em língua portuguesa pela variante em latim Ezechiel.

O nome Ezequiel é considerado bíblico: é o nome de um dos profetas mais importantes mencionados na Bíblia, além de ser o nome de um livro da Escritura Sagrada.

É contada no Antigo Testamento a história de Ezequiel, que durante 22 anos de sua vida teve visões proféticas enquanto estava exilado na Babilônia.

Outras opções de nomes com a Letra E para meninos


lista-completa-com-nomes-comuns-iniciando-com-e

  • Edvaldo: “abençoado”, “o poder da riqueza”, “aquele cuja força reside nas riquezas”.
  • Eliézer: “Deus é ajuda”.
  • Elifas: “tesouro de Deus”, “meu Deus é ouro puro”, “o esforço de Deus”. Nota: São encontradas para esse nome as grafias Elifas e Elifaz.
  • Élio: “natural de Élida”, “habitante da Élida”, “o Altíssimo”. Nota: Élida é o nome de uma região grega do Peloponeso.
  • Eliseu: “Deus é salvação”, “meu Deus é salvação”, “Deus é o meu auxílio”, “do Elísio”. Elísio, nas mitologias grega e romana, é o nome dado à mansão para onde as almas dos heróis, dos justos e dos virtuosos iam.
  • Elísio: “do Elísio”. Vale destacar que Elísio era o nome dado nas mitologias grega e romana à mansão celeste habitada pelas almas dos heróis, dos justos e dos virtuosos.
  • Elliot: Nome comum em língua inglesa, corresponde em língua portuguesa a Elias. Significa “o senhor é meu Deus”, “Jeová é meu Deus”.
  • Elói: “o eleito”, “o escolhido”.
  • Emil: Trata-se de uma versão do nome Emílio que é muito utilizada por romenos, ingleses e germânicos.
  • Emiliano: “aquele que fala de modo agradável”, “o zeloso”, “o rival”.
  • Enéas: “louvado”, “ser louvado”, “glorioso”.
  • Ênio: “terror”, “pânico”.
  • Enoque: “o iniciado”, “o consagrado”, “o dedicado”.
  • Eriberto: “exército vitorioso”, “o resplendor do exército”, “a glória e o brilho do exército”.
  • Eros: “amor”, “desejo”. Remete à mitologia grega; é o deus do amor (equivale a Cupido na mitologia romana).
  • Esdras: “aquele que ajuda”, “socorro”, “auxílio”, “ajuda”.
  • Euclides: “glorioso”, “ilustre”, “filho do ilustre”, “filho do glorioso”, “filho de Eucles”.
  • Euler: “oleiro”, “profissional de olaria”, “trabalhador de olaria”.
  • Eurico: “honesto”, “o justo”, “homem correto”.
  • Eusébio: “o piedoso”.
  • Ezra: “aquele que ajuda”, “socorro”, “auxílio”, “ajuda”. É popular nome em língua inglesa, correspondendo ao nome que vimos há pouco, Esdras.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê. Abaixo, algumas sugestões bem interessantes:


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra E possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.