O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra I para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra I e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra I


lista-completa-com-nomes-iniciando-com-i

  • Iana

Dotado de sonoridade bem agradável, este nome tem como significado “flor bonita”, “flor bela”, “graciosa”, “cheia de graça”. Os estudiosos não têm muita certeza sobre sua origem, mas acredita-se que seja forma de derivada de Ayana, este por sua vez um nome de origem africana cujo significado é “flor bonita”, “flor bela”.

Ainda, existe a possibilidade de Iana ter surgido como uma variação de Ana, nome que surgiu do hebraico Hanna e que significa “graciosa”, “cheia de graça”.

  • Iara

Nome de origem indígena brasileira que significa “senhora das águas”, “mãe d’água”, “a beleza das águas”, “dominadora”. Sua raiz está em y-îara, vocábulo tupi-guarani que tem os significados que acabamos de apresentar. Na cultura indígena, Iara (ou mesmo Uiara) é uma sereia que habita o rio Amazonas. Iara é uma das figuras do folclore brasileiro.

  • Iasmin

É um bonito nome que tem como significado “jasmim”, “flor de intensa fragrância”. Assim escrito, é considerado uma forma variante de Yasmin, compartilhando com este nome a mesma origem. Surgiu do persa yasamen, palavra que significa “jasmim”.

Também existe no árabe como jasamin. O nada desse nome vem do fato de que jasmim é uma flor conhecida por seu perfume intensa e agradável.

Esse nome costuma ser querido também pelo fato de na cultura hindu Kama, o deus do amor, colocar flores de jasmim em suas flechas para distribuir bons sentimentos aos corações das pessoas.

  • Ilka

Dotado de sonoridade forte, seu significado é “a reluzente”, “resplandecente”. Trata-se da forma diminutiva para o nome húngaro Ilona, por sua vez uma versão do grego Helena. Assim, sua origem em original é o grego Heléne, cuja raiz é o grego hélê, que significa “raio de Sol”.

Vale lembrar que na mitologia grega, Helena é a filha de Zeus, Deus de todos os deuses, com a mortal Leda, e é considerada a mais bela dentre as mulheres.

  • Imaculada

É nome com significado muito terno é bonito: “sem mácula”, “sem mancha”, “pura”. É nome que traz forte religiosidade, sendo essa sua origem. Surgiu a partir do latim immaculata, cujo significado é “imaculada”, ou seja, “sem mancha”, “sem mácula”.

Por conta de seus significados, diz-se ser nome que carrega atributos como honestidade, inocência e integridade. Quando passou a ser empregado como nome, era comum que essa escolha fosse com o intuito de homenagear e consagrar a mãe de Jesus, Maria, sendo assim uma referência a Imaculada Conceição.

Vale destacar que Conceição vem do latim conceptus, que significa “fruto”, “concepção”, daí Imaculada Conceição estar ligada ao nascimento de Jesus e a Maria, sua mãe.

  • Inês

Nome com simples sonoridade, mas com belos significados: “pura”, “casta”, “cordeiro”. Surgiu inicialmente em língua espanhola com a forma Inez, sendo uma variação de Agnes, nome por sua vez originado do vocábulo grego hagnes, que significa “pura”, “casta”.

A palavra hagnes tem sonoridade muito parecida com a palavra latina agnus, que significa “cordeiro”. Por conta disso, o significado de Inês passou a ser aproximado de “cordeiro”. Vale destacar que esse animal é apresentado como simbologia à pureza e à castidade.

Muito da popularidade desse nome está relacionada a Santa Agnes, também conhecida como Santa Inês.

  • Ingrid

Quer dizer “a amazona de Ingvi”, “amazona do deus da paz e da fertilidade”, “a beleza de Ingvi”. Surgiu a partir de palavras do nórdico antigo: de Ingvi, deus germânico relacionado a novos começos e a fertilidade, e de rida, que significa “amazona”.

Já para outros estudiosos, teria vindo de Ingríðr, nome composto por Ing (em referência ao deus Ingvi) e por fríðr (“bela”), ficando com o significado de “a beleza de Ingvi”. Ainda, há quem diga que quer dizer “bela”. Assim, teria o significado de “a beleza de Ingvi”. 

  • Iolanda

Tem como significado “violeta”. Sua origem é a partir do latim viola, por sua vez vindo do grego íole, significando “violeta”. Esse nome agrada a muitos pais por conta da simbologia que a flor violeta tem.

Com uma beleza bem delicada, é uma flor muito admirada e, como toda flor, é considerada representação de perfeição, beleza e juventude. Além disso, a cor violeta é considerada representação de equilíbrio e lucidez

  • Iracema

Não é exagero dizer que esse nome está eternizado na literatura brasileira. Afinal, o livro Iracema, escrito por José de Alencar (1829-1877), um dos mais importantes escritores do Romantismo brasileiro, é lido, estudado e citado até hoje no Brasil e pelo mundo.

O significado desse nome é “lábios de mel”, “o fluxo do mel”, “a saída do mel”. Sua origem é indígena, vindo de nhhengatu (“mel”) e de acema (“sair em grande quantidade”, “escorrer”).

Não à toa, a indígena Iracema, personagem que dá título ao citado livro, é mencionada na obra como “a virgem dos lábios de mel”.

  • Irene

Tem como significado “a pacífica”, “a pacificadora”. É nome de origem grega, vindo do nome grego Eiréne, originado da palavra também grega eiréne.

Como essa palavra quer dizer “paz”, o nome Irene passou a ser entendido em sentido ampliado como “a pacífica”, “a pacificadora”. É nome considerado forte por conta de sua sonoridade, mas ao mesmo tempo carregado da leveza que seu significado passa.

Na mitologia grega, Irene é o nome da deusa que personifica a paz.

  • Isabel

Quer dizer “pura”, “casta” e, ainda, “aquela que cumpre as promessas”. Diz-se que surgiu a partir do hebraico Izebel, nome que apresenta como significado “casta”, “pura”. Existe, também, a possibilidade de ter surgido a partir de outro nome hebraico, Elishebha, que no caso significa “Deus é juramento”.

Pode ser considerado nome bíblico, pois no Novo Testamento aparece Isabel, esposa de Zacarias e mãe de João Batista.

A popularidade desse nome vem de longa data e por influência especial de duas rainhas espanholas que tiveram esse nome, com destaque para Isabel de Castela (1451-1504), responsável por patrocinar as navegas ações expedicionárias de Cristóvão Colombo.

  • Isabela

É um nome com sonoridade muito agradável e que carrega em si beleza pela presença de bela. Sendo considerado uma variante de Isabel, seu significado é “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.

Surge a partir do hebraico Izebel, nome que traz como significado “casta”, “pura”. Entretanto, para alguns estudiosos, sua origem está relacionada não a Isabel, mas sim a Elisabete.

Dessa forma, Isabela teria surgido a partir de Elishebha, nome hebraico que significa “Deus é juramento”, “qual os agrada a Deus”.

  • Isadora

Nome relacionado a outro nome do qual ainda falaremos, Isadora quer dizer “dada por Isis”, “dádiva de Isis”. Sua origem está no nome grego Isídoros, formado por Isis e pela palavra grega dôron, que significa “presente”, “dom”, “dádiva”.

O nome Isis é a versão grega para Ueset, a deusa da fertilidade, tida como modelo a ser seguido pelas mulheres e pelas mães.

  • Isaura

Forte nome cujo significado é “natural de Isauras”, assim considerado como um topônimo. Sua origem está no grego ísauros, que tem como significado precisamente “natural de Isauras”, este o nome de uma cidade que ficava na Ásia.

A popularidade desse nome aqui no Brasil está intimamente relacionada a A escrava Isaura, romance escrito por Bernardo Guimarães (1825-1884) em 1875 e que foi adaptado para novela televisiva pela primeira vez em 1975.

  • Isis

Belo nome que possui vários significados possíveis: “adiantar-se”, “vinda de si mesma, não veio de ninguém”, “dona do trono”, “deusa da fertilidade e do amor maternal”.

Embora careça de precisão sobre a sua origem, ainda hoje é considerado o que disse o historiador grego convertido em cidadão de Roma Plutarco (46-120): vem de iestai, palavra que significa “adiantar-se”. Esse é o nome de uma divindade egípcia, também conhecida como Sait, Ueset cujo significado costuma ser dado como “vinda de si mesma, não veio de ninguém”.

Na mitologia egípcia, Isis era considerada modelo a ser seguido pelas mães e mulheres, daí sendo considerada deusa da maternidade e da fertilidade. É uma das figuras mitológicas mais relevantes da cultura egípcia antiga, tendo inclusive alcançado a cultura greco-romana e mesmo sendo mencionada em regiões onde hoje está a Alemanha.

Nota: Embora de acordo com a gramática da língua portuguesa o correto seria escrever Ísis, é bem raro encontrar esse nome acentuado.

  • Ivete

Este é nome bastante conhecido dentre os brasileiros por conta da cantora Ivete Sangalo. O significado desse nome é “teixo”, sendo esse o nome de uma espécie de árvore, mas também sendo possível que seu significado seja “Deus é cheio da graça”, “Deus é gracioso”.

Surge a partir de Yvette, forma feminina de Yves, este nome que vem a ser a forma francesa de Ivo. O nome Ivo teria vindo do germânico iv, sendo o nome de uma árvore com folhas venenosas que era bastante utilizada durante a Idade Média para fabricação de arcos e flechas.

Ainda, é possível que Ivo esteja relacionado a João, nome originado do hebraico Yehokhanan e que significa “Deus é gracioso”, “Deus é cheio de graça”. Assim, o nome Ivete estaria relacionado a esses significados.

  • Ivone

Nome entendido como “Deus é cheio de graça”, é considerado a variante feminina para Ivo. A história por trás desse nome é bem próxima de Ivete.

Aqui, relaciona-se o nome Ivo a João, surgido a partir do hebraico Yehokhanan, significando “Deus é gracioso”, “Deus é cheio de graça”. Mas como vimos, também pode ter vindo do germânico iv, cujo significado é “teixo”, espécie de árvore com folhas venenosas.

  • Ivonete

É nome intimamente relacionado aos dois que acabamos de ver. É considerado a forma diminutiva partir de Ivone e, como esse nome está ligado a Ivete, é possível relacionar esses três.

Portanto, pode significar “teixo”, tendo surgido a partir do germânico iv, nome de uma espécie de planta. Mas para outros estudiosos, está relacionado ao nome masculino João, surgido a partir do hebraico Yehokhanan, assim significando “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”.

  • Ivy

Este nome tem conquistado muitas pessoas por ser curto e com bonita sonoridade. Quer dizer “hera”. Possui origem inglesa: vem de Ivi, Yvi, por sua vez nome surgido a partir do inglês arcaico ifig, nome que recebe planta do tipo trepadeira, hera.

Ao contrário do que muitos pensam, a popularidade desse nome não é recente, já tendo sido bastante popular aqui no Brasil na década de 80. Nota: Apesar desse significado, não tem relação com Hera, o nome da deusa esposa d Zeus, pai de todos os deuses na mitologia grega.

Outras opções de nomes com a Letra I para meninas


  • Iandara: “metade do dia”.
  • Idalina: “nascida ou residente da floresta”, “aquela que teve origem nas florestas” e, ainda, “nativa do monte Ida”, também havendo quem entenda esse nome como “mulher trabalhadora”.
  • Ieda: “fava de mel”, “mulher muito doce”, “aquela que a canta com uma bela voz”.
  • Ilda: Variante de Hilda, significa “a combatente”, “a guerreira”.
  • Ioná: “pomba”, tendo seu sentido ampliado para “anunciadora da paz”.
  • Ione: “Deus é gracioso”, “Jônia”, este o nome de uma região que era habitada pelos jônios, onde atualmente está a Turquia.
  • Iraci: “mãe do mel”.
  • Irina: “a pacificadora”, “aquela que traz paz”.
  • Irma: “universal”, “todo”.
  • Isa: “casta”, “pura”, “Deus é salvação”, “dádiva de Ísis”.
  • Ismália: “Deus ouve”, “Deus ouvirá”.
  • Ismênia: “aquela que vem do Ismeno”, “aquela que vem do desejado”.
  • Isolda: É considerado a forma medieval de Isabel, então significando “casta”, “pura”.
  • Ivana: “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “Deus perdoa”, “a graça e misericórdia de Deus”.

Nomes Masculinos com a Letra I


nomes-com-a-letra-i

  • Iago

Este nome significa “aquele que vem do calcanhar”, “que Deus o proteja”. Trata-se da variante espanhola do nome Jacó. Esse nome apresenta duas possíveis origens.

Pode ter vindo do hebraico Yaaqobh, nome surgido relacionado às palavras iqbá (de origem aramaica), iqbu (de origem acadiana) e aqib (de origem árabe), que significam “calcanhar”. Já de acordo com a outra (e bem menos difundida) possibilidade, teria vindo de Ya’aqov’el, nome que significa “que Deus a proteja”.

Na Bíblia, Jacó (Iago), filho de Isaac e de Rebeca, seguindo as ordens de Deus, muda o seu nome para Israel, o pai dos doze fundadores das 12 tribos de Israel.

  • Ian

Curto e sonoro nome que tem como significado “Deus é gracioso”, “presente de Deus”, “graça de Deus”, também podendo significar “Deus perdoa”. Esse nome vem de João, nome por sua vez surgido a partir do hebraico Iohanan, Yehokhanan, formado a partir de Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

De acordo com documentos, teria surgido em Portugal ainda no século IX, mas com a forma Ioannes. Sua forma original, entretanto, está no irlandês Eoin, que depois passou ao gaélico escocês Iain. A grafia Ian surgiu por influência da língua inglesa.

  • Ibrahim

Tem como significado “pai sublime”, “pai ilustre” e, ainda, “pai das multidões”. É nome que possui origem hebraica, vindo de Abraham, anteriormente Abram. Corresponde ao nome por nós conhecidos como Abraão.

De acordo com a Bíblia, Abraão foi o nome que Deus ordenou que Abram adotasse, o que foi pedido porque ele se tornou o primeiro patriarca da Judeia, a ele sendo prometida por Deus Canaã, um lugar onde as pessoas viveriam em plena harmonia.

  • Ícaro

Nome cujo significado é “seguidor”, vindo do grego Ikaros. Embora não haja muita certeza sobre o seu significado, estudiosos costumam apresentá-lo como “o seguidor”. Pode também ter surgido da forma latinizada para esse nome grego, Icarus.

Na mitologia grega, Ícaro é conhecido por ser a metáfora da ambição humana. De acordo com sua história, Ícaro e seu pai, Dédalo, estavam presos em um labirinto na cidade de Creta.

Na tentativa de fugir, construíram asas artificiais com penas coladas com cera de mel de abelha. Dédalo aconselhou o filho a ter prudência e não se aproximar muito do Sol, mas Ícaro estava em êxtase por estar voando e não deu ouvido aos conselhos do pai.

Essa imprudência custou caro: voou em direção ao Sol e o calor derreteu a cera que era usada como cola, fazendo com que Ícaro perdesse suas asas, caísse no mar e morresse afogado. Sua popularidade foi maior aqui no Brasil durante a década de 70.

  • Igor

É nome de forte sonoridade que significa “aquele que trabalha a terra”, “agricultor”, também podendo significar “guerreiro de Deus Yngvi”.

Para os primeiros significados apresentados, Igor é considerado variante russa para o nome Jorge, por sua vez vindo do grego Geórgios, composto por ge (“terra”) e por erghon (“trabalho”), assim formando o seu significado.

Já para outros estudiosos, esse nome é a forma russa do nórdico Yngvarr, este formado por Yngvi, um dos deuses da mitologia germânica, e por arr, que significa “guerreiro”.

Essa última hipótese de origem é bem embasada pelo fato de o nome Igor ter sido levado pelos vikings à Rússia, o que ocorreu por volta do século X.

  • Inácio

De origem pouco precisa, seu significado é entendido como “filho”, “ardente”, “o que é como fogo”. Pode ter vindo a partir de Egnatius, nome de uma família romana e surgido a partir do latim ignis (“fogo”), ignatus (“ardente”, “o que é como fogo”).

Outra possibilidade é estar ligado ao grego Ignátios, correspondente ao latim Gnatus, significando “filho”. Data do século II o surgimento desse nome, ganhando especial popularidade na Rússia. Em Portugal, teria surgido em documentos apenas a partir do século XVII.

  • Isaque

Tem como significado “riso”, “ele ri”, “filho da alegria”. Sua origem é encontrada no hebraico Itshak, Yitzháq, nome formado a partir de tzaháq, palavra cujo sentido é “riso”, “ele ri” e com sentido ampliado, “filho da alegria”.

Além da popularidade por conta de sua sonoridade e de seu belo significado, é considerado o nome bíblico, aparecendo no Antigo Testamento. Na Bíblia, Isaque é filho de Abraão e Sara. É considerado, junto com Abraão e Jacó, um dos patriarcas do povo de Israel.

Nota: Também é comum encontrar esse nome com a grafia Isac.

  • Ismael

Bonito nome que tem como significado “Deus ouvirá”, “Deus ouve”. Trata-se de nome surgido a partir do hebraico Yishmaél, Ishmael, composto por yishmá (“ouvirá”, “ouve”) e El (“Deus”). Na raiz desse nome, yishmá, está o termo shamá, que significa “ele ouve”.

Além de seu significado de cunho religioso, é o nome bíblico. De acordo com o Antigo Testamento, um dos filhos de Abraão e considerado um dos tradicionais ancestrais dos povos árabes chama-se Ismael.

  • Israel

Tem como significado “homem que luta com Deus”, “homem que vê Deus”. Sua origem está no hebraico Yisrael, no qual são identificados os termos sara (“ele luta”) e El (“Deus”).

Pode ser considerado também nome bíblico por estar presente no Antigo Testamento: Israel é o nome do homem que lutou com um anjo do Senhor, tendo conseguido derrotá-lo.

Na passagem bíblica que conta a sua história, esse homem recebeu de seus pais o nome de Jacó, mas Deus disse que não teria mais esse nome, mas sim Israel.

  • Ítalo

De origem grega, o significado deste nome é “vitelo”, “touro”, também havendo quem o entenda como significando “o italiano”. A raiz disse nome está na palavra ítalos, que em grego significa “vitelo”, “touro”.

A segunda possibilidade de origem está relacionada à lenda dos gêmeos Rômulo e Remo, de acordo com a qual eles foram os fundadores das cidades Roma e Remora. Segundo essa história, os irmãos foram abandonados ainda bebês nas águas do rio Tibre, sendo encontrados por uma loba que os amamentou.

Quando quiseram procurar suas origens, acabaram por fundar Roma e Remora. Ainda, o nome Itália teria surgido do fato de o pai dos irmãos ter o nome de Italus; todos que eram nascidos na região onde hoje está a Itália eram chamados de ítalo.

Vale destacar que um dos adjetivos pátrios para se referir a coisas ou pessoas relativas à Itália é precisamente ítalo. 

  • Ivan

Apesar de curto, a sonoridade deste nome é considerada forte. Significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. Sua origem está em Iván, nome russo que corresponde ao antigo eslavo Ioannu.

Esses nomes vieram de Ioannes, versão grega para João. Logo, a raiz de Ivan é a mesma que de João: o hebraico Iohanan, composto a partir de Yah (“Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

A grande popularidade de Ivan vem do fato de que nove imperadores búlgaros e seis czares russos tinham como nome Ivan (com especial destaque para Ivan IV da Rússia, conhecido como o Terrível), assim sendo um nome associado a poder.

  • Ivo

É um curto e sonoro nome que apresenta mais de uma possibilidade de origem, assim impactando em seu significado. Pode significar “teixo”, nesse caso vindo do germânico iv. Trata-se de um tipo de árvore com folhas venenosas e que era bastante usado durante o período medieval na fabricação de arcos e flechas.

O segundo significado possível é “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”. Isso porque para alguns estudiosos Ivo é a forma diminutiva de Ivan, variante russa de João.

Logo, a raiz desse nome está em Iohanan, Yehokhanan, formado pelos termos hebraicos Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

Outras opções de nomes com a Letra I para meninos


  • Ildefonso: “pronto para o combate”.
  • Inocêncio: “sem pecado”, “inocente”.
  • Irineu: “pacífico”.
  • Isaías: “salvação do Senhor”, “o Eterno salva”, “Jeová é salvação”.
  • Isaú: Variante do nome Esaú, significa “homem coberto de pelos”, “peludo”.
  • Ismar: “nobre de grande força” ou, ainda, “Deus ouve”.
  • Isidoro: “dádiva de Ísis”, “presente da deusa Ísis”.
  • Itamar: “nobre muito rico”, “nobre possuidor de riquezas”, também havendo quem o entenda como “ilha da palmeira”.
  • Ivair: “arqueiro militar”.
  • Ivanildo: “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”.

Considerações Finais


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra I possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.