O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra J para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra J e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra J


lista-de-nomes-com-letra-j

  • Jaciara

É nome de origem indígena, muitas vezes escolhido como forma de homenagear essa cultura. Significa “nascida da lua”, “dona da lua”, “dominadora da lua”, “senhora da lua”.

Vindo especificamente do tupi, é nome formado por yaci (“Jaci”, nome próprio que significa “lua”) e yara (“senhora”, “dona”, “dominadora”), assim formando os possíveis significados listados. E por conta de seu significado, é dito que meninas que recebem esse nome sejam capazes de refletir luz e esperança àqueles que as rodeiam.

Nota: De acordo com uma das lendas existentes, em uma época em que não havia lua ou estrelas no céu, fazendo com que as pessoas temessem a escuridão, apenas uma indígena de pele clara tinha coragem de sair pela noite, o que fez com que outra indígena sentisse inveja.

Por tal inveja, ela ordenou que uma cascavel mordesse aquela corajosa. Ao tentar atender ao pedido da invejosa, a cascavel quebrou os dentes, pois a indígena tinha conchas nos pés. Ao perceber o ataque frustrado, ela perguntou por que a cascavel queria lhe machucar e, depois de saber o motivo, decidiu que iria viver longe de pessoas que lhe desejassem mal.

Com a ajuda de outros animais e com cipó, subiu para o céu. Lá adormeceu e sempre transformou em lua.

  • Jade

É bonito nome que pode significar “flanco”, “lado” e “pedra preciosa”. Predominantemente feminino, esse é o nome vem do latim ilia, cujo significado é “pedra do flanco”, “perda do lado”.

Além disso, é o nome de uma pedra de cor esverdeada que encanta por sua beleza, sendo utilizada em joias e demais objetos decorativos. Em espanhol, essa preda é conhecida como ijada (“piedra de la”), passando em português a jade.

Além de chamar atenção por ser um belo e curto nome, em 2001 foi lançada a novela O Clone, cujo enredo contava a história da protagonista Jade. Foi uma novela de muito sucesso e que é reprisada até hoje, ajudando a deixar o nome Jade em evidência.

  • Jamile

Nome que transmite beleza tanto na sua sonoridade quanto no seu significado: “formosa”, “bela”, “bonita”, “linda”. Por ser considerado a versão feminina do nome árabe Jamil, é preciso buscar o significado deste nome.

É nome que exalta beleza e elegância, tendo como significado “formoso”, “belo”, esse sentido é estendido para Jamile.

  • Janaína

Seu significado é “rainha do mar”, “mãe dos peixes”, “deusa do mar”, “sereia dos rios” e, ainda, “protetora do lar”. A popularidade desse nome deve-se ao fato de ser considerado um dos nomes de Iemanjá, a orixá considerada mãe de outras origens e protetora dos pescadores.

A origem desse nome é encontrada no idioma ioruba, vindo de Yemoja, forma reduzida da expressão Yeye mo oja, que significa “mãe dos peixes”. Apesar de essa ser a explicação comumente encontrada, alguns estudiosos dizem que a origem de Janaína pode estar ligada a uma cabocla assim chamada e que teria nascido na tribo dos Goitacás, onde hoje é o Espírito Santo.

Ainda, há quem diga que esse nome seja uma variação de jana, nome que era dado a alguns seres mágicos, também conhecidos como fadas dos rios ou sereias, em algumas regiões de Portugal e Espanha.

  • Jandira

É belo e sonoro nome de origem tupi cujo significado é “abelha de mel”, “que corre como mel”, “melíflua”. Surge a partir de Jandieira, Jandira, nomes tupis que trazem como significado esses que lhe estamos.

  • Jane

Bonito nome que quer dizer “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”, “agraciada por Deus”. Esse nome é considerado uma das variantes femininas surgidas a partir do nome João, sendo mais comum em países onde a língua inglesa é falada.

Assim, sua raiz também está no hebraico Yehokhanan, cujos termos Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”) são identificados. Tornou-se bastante popular na Inglaterra do final do século XVIII, inclusive sendo mais popular do que Joan (equivalente em língua inglesa a Joana), outro nome surgido a partir de João.

A escritora inglesa Jane Austen (1775-1917) contribuiu para a popularidade desse nome.

  • Janete

É nome com significado muito bonito: “mulher agraciada por Deus”. É considerado uma forma diminutiva de Jane, nome em língua inglesa surgido a partir da medieval francês Jehanne.

O nome Jane, por sua vez, é considerado variante feminina de João, nome que surgiu do hebraico Iohanan, cujo significado é “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”, “graça e misericórdia de Deus”, “agraciado por Deus”.

Assim, Janete também apresenta esses significados.

  • Jaqueline

É nome de grande popularidade, estando presente em diversas culturas e com diferentes grafias, como Jacqueline (variante francesa) e Jackline. Seu significado é “aquela que vem do calcanhar”, “gêmea nascida por último”.

Esse nome surgiu como variante feminina para o nome francês Jacques, equivalente ao nome conhecido por nós como Jacó.

Esse nome originou-se do hebraico Yaaqobh, considerado bíblico; na Bíblia, é contado que Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.

  • Jasmin

É variante do nome Iasmin. Assim grafado com J, é comum em países falantes da língua inglesa e na Alemanha. Seu significado é “jasmim”, “flor de intensa fragrância”. Sua origem é encontrada no persa yasamen, que significa “jasmim”.

Como essa flor é conhecida por sua fragrância intensa, esse passou a ser um dos significados dados a esse nome. Na cultura hindu, o deus do amor, Kama, é conhecido por colocar jasmins em suas flechas para inspirar bons sentimentos nos corações das pessoas. Isso contribui para a popularidade desse nome.

Além disso, animação da Disney Aladdin, a princesa chama-se Jasmine, outra variante gráfica de Iasmin, o que também contribui para a popularidade desse nome.

  • Jenifer

É nome de bastante popularidade que passou a ser adotado no Brasil por inspiração da língua inglesa, onde este nome surgiu. Além disso, contribuem para a sua popularidade suas variantes, como Jennifer, Jenyfer e outras alterações gráficas mais. Significa “espírito branco”, “branca e suave”, “onda branca”.

Vem a ser variante inglesa do gaulês Gwenhwyfar, o mesmo nome que originou o nome francês arcaico Guinevere. Esse nome originário é composto por gwen, que significa “clara”, “branca”, e por ehwyfar, o que significa “suave”, “lisa”. Pela interpretação dos estudiosos, esse nome fica com os significados de “espírito branco”, “onda branca”.

Embora Guinevere, nome com o qual Jennifer compartilha origem, seja bem antigo (já existindo nas histórias mitológicas sobre o lendário Rei Artur), a popularidade de Jennifer é bem recente, datando do século XX.

  • Jéssica

É, sem dúvida, um daqueles nomes difícil de perder sua popularidade, sendo bastante querido por muitas gerações. Significa “a observadora”, originando-se do hebraico Yiskah, cujo significado é “ela vê”, “ela observa”; em sentido ampliado, “a observadora”.

É importante destacar que apesar dessa explicação bastante difundida, alguns estudiosos entendem sua origem de outra forma. Para eles, o nome Jéssica seria, na realidade, uma adaptação de Iscah, nome hebraico.

Durante o século XVI, chegou a ser utilizado na Inglaterra na forma do inglês antigo Jescha, Jesca, mas sua popularidade de fato só veio apenas no final do século XIX.

  • Joana

É um belo nome que remete a João, sendo considerado sua forma feminina. Logo, compartilham do mesmo significado e origem. Quer dizer “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “Deus perdoa”. Vem do hebraico Yehokhanan, formado a partir da junção de Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

Pode ser considerada um nome bíblico, pois junto com Maria Madalena e os doze apóstolos de Jesus Cristo, Joana servia a Jesus. Outro fato que contribui para sua popularidade é a figura de Joana d’Arc, a Donzela de Orléans e padroeira da França.

Queimada viva no ano de 1431 pelos inimigos em um ato de fé, Joana d’Arc foi canonizada pela Igreja Católica cinco séculos após sua morte. Também é possível encontrar meninas chamadas Joana D’Arc, em homenagem a ela.

  • Joelma

Tem como significado “o Senhor é Deus”, “Jeová é Deus”. Esse nome é versão feminina de Joel, cuja origem está no hebraico Yo’el, resultado da junção de Yahweh (“Senhor”, “Deus”, “Jeová”) e El (“Deus”).

Segundo estudiosos, é muito provável que o nome Joelma seja uma criação brasileira inspirada no Velho Testamento da Bíblia, no qual está o livro Joel, escrito pelo profeta de mesmo nome.

  • Joice

Apresenta como significado “elogio” ou, ainda, “senhora”. Sua origem é do hebraico, surgindo a partir de Jude, por sua vez ligado ao latim Jodocus e que significa “elogia”.

Acredita-se que tenha surgido a partir das versões medievais Josse, Goce, que posteriormente resultaram na variante inglesa Joyce, essa adotada para ambos os sexos, tendo sido levada como nome masculino após a conquista normanda.

Existem alguns estudiosos que ligam a origem desse nome à palavra bretã iodoc, que significa “senhor”, daí o significado de “senhora” ao falarmos do nome feminino.

Curiosamente, era bastante popular durante o período medieval especialmente na Inglaterra, mas sua popularidade caiu por volta do século XIV e, ao ser reavivada, isso ocorreu através da variante feminina, o que ocorreu no século XVII.

  • Julieta

Por ser considerado variante diminutiva de Júlia (nome do qual falaremos mais detidamente em breve), nome que significa “fofa”, “macia”, seu significado pode ser considerado “fofinha”.

A raiz de Júlia e, consequentemente, de Julieta, está no grego Ioulos, este um nome masculino que significa “macio”, “fofo”, em referência aos pelos faciais que os jovens rapazes começam a ter.

A grande popularidade desse nome deve-se ao inglês Juliet, nome da protagonista da clássica peça de William Shakespeare Romeo and Juliet (em português, Romeu e Julieta).

Nota: Também é possível encontrar a versão aportuguesada de Juliet, Juliete, semelhante à variante francesa Juliette. E considerando a fama da vencedora do BBB 21, Juliete, não é difícil perceber que essa versão tornou-se bastante popular.

  • Joseane

Tem como significado “Deus acrescenta e Deus é cheio de graça”. Esse nome é considerado uma criação brasileira que provavelmente surgiu a partir da reunião dos nomes José e Jane, deles herdando seu significado. José surgiu a partir do hebraico Yosef, que quer dizer “Deus acrescenta”.

Jane, por sua vez, veio de João, surgido do hebraico Yehokhanan, significando “Deus é cheio de graça”. Nota: Sua variante gráfica Josiane também é facilmente encontrada.

  • Judite

Nome que apresenta como significado “judia”, “mulher da Judeia”. A origem desse sonoro e popular nome está no hebraico Iehudíth, sendo esse a forma feminina de Iehudhí e com esses significados que apresentamos.

Pode ser considerado um nome bíblico, pois no Novo Testamento, uma das esposas hititas de Esaú é assim chamada. Já nas obras apócrifas, isto é, livros escritos por comunidades cristãs, mas que não fazem parte da Bíblia, é encontrado o livro de Judite.

Nele, conta-se a história de Judite, viúva da Tribo de Simeão e responsável por salvar o povo dos assírios. Esse nome tem alta popularidade dentre judeus, especialmente por conta dessa personagem salvadora.

Na Inglaterra, esse nome é adotado desde o século IX, tornando-se mais comum após a Reforma Protestante. Nota: Suas variantes também são facilmente encontradas, como a espanhola Judit e a francesa, alemã e inglesa Judith.

  • Júlia

É nome cuja popularidade vem de longa data. Possui bela sonoridade, o que contribui para ser escolhido por muitos papais. Variante feminina de Júlio, seu significado é “fofa”, “macia”, “jovem” ou, ainda, “filha de Júpiter”.

Por tal, possui a mesma raiz que o nome Júlio: o grego Ioulos, que significa “fofo”, “macio”, em referência aos pelos que os jovens rapazes começam a ter no rosto, posteriormente passando ao latim Julius.

Daí também apresentar o significado de “jovial”. Também existe a possibilidade de esse nome estar associado a Júpiter, o pai de todos os deuses na mitologia romana.

  • Juliana

É, sem dúvida, um dos nomes mais populares dessa lista. Significa “jovem”, “aquela que tem os cabelos negros” e, ainda, “filha de Júpiter”. O significado desse nome está relacionado a Juliano, do qual vem a ser a versão feminina.

Juliano vem do latim Julianus, por sua vez ligado ao latim Julius, nome que, por sua vez, partiu do grego ioulos, palavra que significa “barba felpuda”, “barba macia”. Esses significados estão ligados aos pelos no rosto que os rapazes começam a ter, daí também ser dado como significado para todos esses nomes “jovial”, “juventude”.

Ainda, especificamente sobre Julianus, alguns estudiosos acreditam que seu significado seja “cabelos negros” e, por extensão, também ligado a juventude, no sentido de não possuir cabelos brancos.

Por fim, há estudiosos que relacionam esse nome a Júpiter, o deus de todos os deuses na mitologia romana.

  • Juno

É um bonito nome que chama atenção principalmente daqueles que se interessam por mitologia. Seu significado é “rainha dos deuses”, “juventude” e, ainda, “aquela nascida em junho”.

Sua origem vem da palavra Iuno, também podendo ter vindo de iuvenes, ambas palavras latinas que apresentam como significado “juventude”. Entretanto, alguns estudiosos defendem que sua origem esteja em iun, que seria a forma abreviada de iunix (“ovelha”) e de iunior (“mais jovem”).

Na mitologia romana, Juno é o nome da deusa casada com Júpiter, o deus de todos os deuses, e conhecida como protetora das mulheres e dos casamentos. Assim, também era conhecida como a rainha dos deuses.

O mês junho é assim chamado em homenagem à deusa Juno, exemplo da relevância que ela tinha para os antigos romanos. Por conta disso, também é possível que o significado de Juno seja relativo ao citado mês.

  • Jurema

Este é nome bastante popular que homenageia nossas raízes indígenas, estando nelas sua origem e significado – que pode surpreender muitas pessoas. Significa “árvore de espinhos com odor desagradável”.

Surge do tupi yu-r-ema, composto por yu, ju, que significa “espinho”, e por rema, que significa “odor”. Ainda hoje existe uma planta assim chamada e que possui muitos espinhos, comum de ser encontrada na região nordeste.

  • Jussara

É outro nome que pode ser entendido como elogio às origens indígenas. Vindo também do tupi, significa “palmeira”, “que tem espinhos”, “coceira” e, ainda, “que arde”. Sua origem está no vocábulo ii’sara, significando “ardor”, “coceira”.

Essa palavra costumava ser utilizada para indicar os espinhos de uma palmeira, espinhos esses que tradicionalmente eram utilizados como agulhas para tecer.

Essa espécie de palmeira era conhecida por soltar um pó que irritava a pele das pessoas, causando coceiras. Daí esse nome ter sido escolhido para essa árvore.

É, ainda, o nome de uma importante personagem de uma das lendas tupi. Jussara, filha de Jurema e neta do grande Tupinambá, era uma jovem indígena reconhecida por ser guerreira e muito corajosa.

Outras opções de nomes com a Letra J para meninas


  • Jaci: “lua”. É o nome da deusa da lua na mitologia Tupi.
  • Jacina: “libélula”.
  • Jacobina: “referente a Jacó”, “aquela que vem do calcanhar”.
  • Janine: “pertencente à natureza do homem agraciado por Deus”, “descendente do homem que Deus encheu de graça”.
  • Jeane: “Deus é gracioso”, “agraciada por Deus”, “Deus perdoa”, “
  • Jessie: Variação de Jéssica, significa “a observadora”.
  • Jezebel: “Baal exalta”, “esposa de Baal”. Também pode ser encontrado com a grafia Jesebel ou mesmo Jesabel.
  • Jill: “macia”, “fofa”, “jovem”, “filha de Júpiter”.
  • Joanes: “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça”. É considerado variante feminina grega para o nome João.
  • Joaquina: “estabelecida por Deus”, “Jeová exaltou”, “Jeová estabeleceu”.
  • Jocasta: Seu significado é incerto, havendo quem diga que significa “aquela que cura os venenos”. Na mitologia grega, é a mãe de Édipo.
  • Jordana: “a que corre”, “aqui desce como um rio”.
  • Josefina: “aquela que acrescenta”, “Deus multiplica”, “acréscimo do Senhor”.
  • Judy: Considerado nome surgido como diminutivo de Judite, quer dizer “judia”, “mulher da Judeia”.
  • Julie: “jovem”, “jovial”, sendo a variante francesa para o nome Júlia.
  • Júnia: “jovem”.
  • Justina: “aquela que é justa”.

Nomes Masculinos com a Letra J


  • Jackson

Apesar de originalmente ser um sobrenome, também é utilizado como nome próprio. Composto pelo vocábulo son, que em inglês quer dizer “filho”, Jackson tem como significado “filho de Jack”, com ampliação para “filho do homem agraciado por Deus”.

De origem inglesa, está relacionado a Jack, sendo este um apelido para John, nome que por sua vez corresponde a João. Durante o período medieval, influenciado pela cultura germânica, John era também conhecido como Jackin, vindo daí a relação entre John e Jack.

A raiz de John é o hebraico Yehokhanan, Iohanan, nomes formados por Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”), ficando assim com o significado de “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”.

  • Jacó

É nome que apresenta como significado “aquele que vem do calcanhar”. Sua origem está no hebraico Yaaqobh, por sua vez relacionado aos seguintes termos: iqbá (de origem aramaica), iqbu (de origem acadiana) e aqib (de origem árabe).

Todos esses termos significam “calcanhar”, ampliando o sentido desse nome para “aquele que vem do calcanhar”. Na Bíblia, esse é o nome de batismo de um personagem presente no Antigo Testamento, filho de Isaac e Rebeca; posteriormente, por ordem de Deus, Jacó passou a ser chamado de Israel, pai dos 12 fundadores das 12 tribos de Israel.

Sua variante inglesa, Jacob, é utilizada na Inglaterra desde a Idade Média. É importante destacar que para demais estudiosos, esse nome também pode estar relacionado a Ya’aqov’el, nome que significa “que Deus a proteja”, embora essa possibilidade seja bem menos difundida.

  • Jaime

Nome bastante popular em diversas culturas e que significa “aquele que vem do calcanhar”. Surgiu do espanhol antigo, grafado Jayme. Compartilha com Jacó a mesma origem e o mesmo significado: surge do hebraico Yaaqobh, que está relacionado às palavras iqbá (aramaica), iqbu (acadiana) e aqib (árabe), todas com o significado de “calcanhar”.

Era comum que esse nome fosse dado ao gêmeo nascido por último, inspirado na passagem bíblica do nascimento dos gêmeos Esaú e Jacó, em que se conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão.

Além dessa história, a popularidade desse nome deve-se ao fato de ter sido utilizado por membros de diferentes realezas, como a inglesa, a escocesa e a irlandesa, com especial destaque para Jaime VI da Escócia e Jaime I da Inglaterra – originalmente, James VI e James I, respectivamente.

  • Jair

O significado deste nome é “ele brilha”, “ele resplandece”, “ele ilumina”. Possui origem hebraica, vindo de Ya’ir, Iair, nome que apresenta significado de “iluminado por Deus”. Na Bíblia, Jair é um dos juízes do povo de Israel. É nome considerado muito comum também dentre aquelas pessoas com descendência hebraica ou islâmica.

  • Jairo

Tem como significado “aquele que Deus desperta”, “o iluminado”, também sendo dado a esse nome os significados de “ele ilumina” e “ele levanta”. Esse nome é considerado variante grega de Jair, este nome hebraico vindo de Iair, Ya’ir, que tem os significados listados.

Na Bíblia, precisamente no Novo Testamento, Jesus ressuscita a filha de Jairo.

  • James

Este nome é a forma inglesa de Jacó, do qual já falamos, assim significando “aquele que vem do calcanhar”. Sua origem está em Yaaqobh, nome hebraico que está ligado as palavras iqbá (aramaico), aqib (árabe) e iqbu (acadiano), todas elas trazendo como significado “calcanhar”.

Além dessas palavras, seu significado está ligado a uma história bíblica. No Antigo Testamento, Isaac e Rebeca têm filhos gêmeos, Esaú e Jacó (que, como vimos, corresponde ao nome inglês James). Quando nasceram, Jacó estava agarrado ao calcanhar de Esaú, daí vindo o significado de “aquele que vem do calcanhar”.

O nome James é bastante utilizado na Inglaterra desde o século XIII, tornando-se particularmente mais comum na Escócia, lá tendo sido utilizado por diversos reis. Sua popularidade foi especialmente alta durante o século XVII por influência da figura do rei escocês James VI.

  • Jamil

É nome de origem árabe do qual pouco se sabe sobre sua raiz, apenas sendo difundido que seu significado é “formoso”, “belo”, sendo assim nome ligado a elegância. Aparece algumas vezes no Alcorão (escrita sagrada da religião islâmica), sempre trazendo sentido dê beleza e elegância.

O nome Jamal é considerado uma de suas variantes.

  • Jânio

Quer dizer “pertencente a Jano”, “de Jano”, “da natureza do dia” e, ainda, “do Sol”. É nome cuja origem deriva do nome Jano, este vindo do latim Janus, forma primitiva de outro nome, Dianus, cujo significado é “dia”, “Sol”.

Na mitologia romana, Jano é o nome do deus considerado a divindade do Sol, do dia e, ainda, porteiro do Céu.

  • Jaques

É mais um nome relacionados a Jacó, assim apresentando como significado “aquele que vem do calcanhar”. No caso, estamos falando da variante francesa para esse nome que, embora devesse apresentar a grafia Jacques, aqui no Brasil é possível encontrá-lo sem a letra c.

Sendo assim, sua origem também está relacionada às palavras iqbá (aramaico), aqib (árabe) e iqbu (acadiano) que originaram o nome hebraico Yaaqobh, do qual surgiu o nome Jacó e suas variantes, como Jacques, Jaques.

Vale lembrar que no Antigo Testamento da Bíblia é contada a história do nascimento dos irmãos Esaú e Jacó, chamando a atenção o fato de que Jacó nasceu segurando a calcanhar do irmão, daí o significado “aquele que vem do calcanhar.

  • Jean

Com os significados de “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa” e, também, “Deus é cheio de graça”, é outro nome francês. É a versão em língua francesa para o nome João, este vindo do hebraico Iohanan, composto por Yah (“Jeová”, “Deus”, “Javé”) e por hannah (“graça”).

A partir do significado dessas palavras, chegou-se à interpretação apresentada para o nome Jean. Esse nome e suas demais variantes, como Johann (na língua alemã) e John (na língua inglesa) seguem populares através dos séculos, encantando por sua sonoridade e significado de aproximação com o divino.

De acordo com estudiosos, é um dos nomes judeus mais populares desde os tempos da Antiguidade, tendo pelo menos uma variante em diversas línguas existentes até hoje.

  • Jeferson

É outro nome próprio que originalmente surgiu como sobrenome. Significa “filho de Joffrey”, “filho de Jofre”, como bem indica a presença de son (“filho”, em inglês) ou, ainda, “filho daquele que pacífica ou que restabelece a paz”.

O nome Joffrey, Jofre surgiu a partir do germânico Galfridus, Gaufridus, Goisfridus, no qual são identificados os termos gewi, geuvwes, gou, gau (“distrito”, “região”) e fridus (“paz”), assim ficando com o significado de “aquele que pacifica ou que restabelece a paz”.

Por conta disso, entende-se que esse nome carrega as ideias de paz e de harmonia. Como nome próprio, foi muito comum na Inglaterra no período entre os séculos XII e XV.

Nota: Também é comum encontrar esse nome com ff, escrito Jefferson. Essa é a grafia inglesa e comum de ser vista aqui no Brasil.

  • Jeremias

É nome dotado de grande força religiosa, tendo como significado “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”. Vem do nome hebraico Yirmeyahu, que por sua vez pode ter sua origem relacionada a duas palavras.

Pode ter surgido de Yarimyah, significando “o Senhor exalta”, “Jeová exalta” ou a partir de Yarum-yah, com o significado de “o Senhor é exaltado”, “Jeová é exaltado”. Além do significado que remete à religiosidade, no Antigo Testamento bíblico aparece Jeremias, um dos grandes profetas daquela época e autor do livro das Lamentações.

  • Jesus

Este é sem dúvida um dos nomes mais dotados de religiosidade conhecidos em todo o mundo, mesmo por aqueles que não adotam nenhum tipo de religião. Significa “Javé é salvação”, “Jeová é salvação”. Trata-se da versão em português para Ieosous, este um nome grego adaptado do aramaico Yeshu’a.

Jesus Cristo é a figura central no Novo Testamento da Bíblia e grande inspiração na fé cristã. A Bíblia conta que Jesus é o filho de Deus enviado ao mundo dos homens.

  • João

É nome bastante clássico e querido pelos papais tanto pelo seu significado quanto pela pluralidade de nomes compostos a partir de João, como João Pedro, João Marcelo, João Paulo e outros mais. Seu significado é “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”, “graça e misericórdia de Deus”, “agraciado por Deus”.

A origem desse nome é encontrada no nome hebraico Iohanan, Yehokhanan, no qual identificamos os termos Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”). É nome judeu popular desde os tempos da Antiguidade.

Boa parte de sua popularidade deve-se à existência de duas personagens bíblicas: João Batista, responsável por batizar Jesus e considerado precursor de Jesus Cristo dentre os cristãos ortodoxos, e o apóstolo João, um dos 12 apóstolos de Jesus, que também é chamado de São João Evangelista.

  • Joaquim

Seu significado é “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”. Sua origem é hebraica, tendo surgido a partir de Jehoiachim que, formado por Yahweh (“Jeová”, “Deus”) e por quwm (“estabelecer”) quer dizer “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”.

Boa parte da popularidade deste nome vem da Bíblia, sendo Joaquim um dos reis de Judá, além de alguns teólogos afirmarem que o nome do pai da Virgem Maria era Joaquim, apresentado em forma primitiva como Eli, Heli, surgidos como diminutivo da variante hebraica Eliaquim.

  • Jonas

De origem hebraica, significa “pombo”. Esse nome surgiu de Yonah, cujo significado é “pomba”. É considerado por muitas pessoas como nome com traço de religiosidade, uma vez que a pomba simboliza o Espírito Santo de Deus.

Na Europa, esse nome passou a ser empregado com mais frequência a partir do século XV, passada a Reforma Protestante.

Ainda, é considerado nome bíblico, pois existe o livro de Jonas, no qual se conta a história do profeta que foi engolido por um peixe gigante e cuspido, ainda com vida, três dias depois.

  • Jonathan

É, sem dúvida, um nome bastante popular. Apresenta o bonito significado de “dado por Deus”, “dádiva do Senhor” e, também, pode significar “amizade inabalável”.

Trata-se de nome inglês, sendo a versão neste idioma para o nome Jonatas, este de origem hebraica: de Jehonathan, significando “dado por Deus”, “dádiva do Senhor”, formado a partir de Yo (“o Senhor”) e nathán (“ele deu”).

Por conta desse significado, era costume que esse nome fosse escolhido para aquele filho que era muito desejado, consagrando-o a Deus.

É um nome bíblico, ligado ao seu segundo significado possível. Na Bíblia, Jonathan era amigo íntimo de Davi, por isso estando o nome Jonathan associado a “amizade inabalável”.

De acordo com a história contada, Jonathan era filho de Saul, que por invejar Davi, queria matá-lo; Jonathan prometeu proteger o amigo Davi de Saul., seu próprio pai.

Nota: Apesar de também ser comum encontrar o nome Jonatas, é muito mais frequente utilização da variante inglesa. E ainda que as regras de acentuação indicarem que Jonatas deva ser escrito Jônatas, é bem raro encontrá-lo dessa forma.

  • Jordan

Nome que quer dizer “aquele que desce”, “o que corre”, sendo nome de origem hebraica, surgido a partir de Iarden, cujo significado é “aquele que desce”, “o que corre”.

É nome que se refere ao curso de um rio, valendo destacar que o rio Jordão é um dos mais importantes do Oriente Médio, havendo vários relatos bíblicos sobre ele, inclusive tendo sido lá que Jesus Cristo foi batizado.

A grafia Jordan é considerada francesa, inglesa e alemã e Jordão, embora menos comum aqui no Brasil, variante em língua portuguesa.

  • Jorge

É nome grego que traz como significado “agricultor”, “aquele que trabalha a terra”. Sua origem é Geórgios, nome grego surgido de georgós, no qual se identificam os vocábulos ge, “terra”, e érghon, “trabalho”, assim indicando aquele cujo ofício envolve terra.

Esse nome é popular por conta do rei inglês Jorge I (no original inglês, George). Também não tem popularidade por conta de São Jorge, mundialmente conhecido por, segundo sua lenda, ter derrotado o dragão em luta, passando a ser homenageado por sua resistência e bravura.

  • José

Nome que tem como significado “Deus acrescenta”, “aquele que multiplica”, “Deus multiplica”, “acréscimo de Deus”. Surgiu do hebraico Yosef que, como referência a Deus, significa “Ele acrescentará”. Esse nome foi bastante comum entre os judeus durante o período da Idade Média e, curiosamente, pouco popular dentre os cristãos.

Sua popularidade aumentou apenas no final da Idade Média, resultado da veneração a São José, consagrado santo em 1870 pelo papa Pio IX.

A popularidade desse nome também está relacionada à existência de três personagens bíblicos: José do Egito (no Antigo Testamento), José de Nazaré (pai de Jesus, posteriormente chamado de São José, cuja história contada no Novo Testamento) e José de Arimateia (um dos discípulos de Jesus Cristo que aparecem no Novo Testamento).

Em língua inglesa, sua variante Joseph passou a ser comum após a Reforma Protestante.

  • Joshua

Não é tão comum aqui no Brasil. Significa “Deus é a salvação”, “Deus é auxílio”. Trata-se da a variante inglesa para o próximo nome da qual falaremos, Josué. Originou-se do hebraico Yehoshu’a, que significa precisamente “Deus é salvação”.

Como você deve ter percebido, possui o mesmo significado que o nome Jesus. Passou a ser mais utilizada na Inglaterra após a Reforma Protestante.

  • Josué 

Nome que apresenta como significado “Deus é a salvação”, “Jeová é salvação”, “Deus é auxílio”. Como adiantamos no nome anterior, possui origem no hebraico Yehoshu’a, havendo quem também acredite que possa ter vindo de Yesua.

De todo modo, nomes cujos significados vêm a ser “Deus é a salvação”. De acordo com os estudiosos, Jesus é a forma aramaica de Josué, daí esses dois nomes terem o mesmo significado e serem vistos como nomes que trazem aproximação com o divino.

Além disso, também é um nome popular por ser nome de um personagem bíblico. No Antigo Testamento, Josué é um dos 12 espiões que Moisés enviou até Canaã.

  • Juan

Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”, vindo a ser a variante espanhola para João. Logo, tem sua origem no hebraico Iohanan, Yehohanan, compostos por Yah (“Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

João e suas variantes são nomes populares em todo o mundo, principalmente por influência da Bíblia: o evangelho de João e a figura de João Batista, o pregador que batizou Jesus.

Quanto ao nome Juan, em específico, sua fama está relacionada ao famoso personagem da literatura espanhola Don Juan, criado pelo poeta Fray Gabriel Téllez (1583-1648), e pelo rei Juan Carlos I da Espanha.

  • Juliano

É nome bem popular que significa “da natureza do que é jovem”, “aquele que parece ser jovem”, sendo considerado uma variante do nome que veremos a seguir: Júlio.

Assim, sua raiz está no nome latino Julius, formado a partir da palavra grega ioulos, que significa “macio”, “felpudo”, fazendo referência às barbas dos jovens rapazes, daí vindo o sentido de “jovialidade”, “juventude” atribuído a esse nome.

Todavia, para demais estudiosos existe a possibilidade de esse nome ter surgido do latim Julianus, nome que apresenta como significado “aquele que tem cabelos negros”; de todo modo, também indicando juventude.

Segundo documentos, o nome Juliano foi utilizado pela primeira vez no século XIII na Inglaterra.

  • Júlio

Significando “fofo”, “macio”, “jovem”, “cheio de juventude” e, ainda, “filho de Júpiter”, é nome com raiz de grega. Surgiu do latim Julius, vindo do grego ioulos, palavra que como vimos acima, referia-se à barba dos rapazes, daí ser nome cujo significado estaria relacionado a jovialidade.

Boa parte da popularidade desse nome está relacionada à figura de Júlio César, um dos mais conhecidos e importantes imperadores romanos. Para demais estudiosos, esse nome teria surgido como referência a Júpiter, conhecido como o Deus de todos os deuses na mitologia romana.

  • Jurandir

O significado deste nome é muito bonito e remete à cultura indígena brasileira. Com origem tupi, significa “boca melíflua”, “aquele que fala palavras doces”. Vem da palavra jurandira¸ composta por jura (“boca”) e por ndieira (“abelha de mel”).

Muitas pessoas não sabem, mas na realidade esse nome é uma criação literária. O romancista brasileiro José de Alencar (1829-1877) criou o nome Jurandir para uma de suas personagens em Ubirajara, um de seus romances.

  • Juvenal

O significado deste nome é “mocidade”, “juventude”. Sua origem é encontrada no latim juvenalis, cujo significado é “da juventude”, “mocidade”. Aqui no Brasil, é considerado um nome bastante popular. Também pode ser encontrado em demais países, como na Espanha.

É nome que por conta de seu significado carrega ideia de jovialidade.

Outras opções de nomes com a Letra J para meninos


  • Jáder: “perda preciosa”, “perda do flanco”.
  • Jadson: “filho de Jack”, “filho de Jacó”, também sendo entendido como “o filho daquele que veio do calcanhar”.
  • Januário: “consagrado a Jano”, “consagrado ao mês de janeiro. Na mitologia romana, Jano é o deus das mudanças e das transições.
  • Jarbas: “aquele que Baal fez nobre”, “o nobre do deus”. Vale destacar que Baal é um deus adorado por algumas comunidades durante a Antiguidade.
  • Jardel: “joio”.
  • Jason: “aquele que cura”, “Deus é auxílio”, “Jeová é a salvação”.
  • Javé: “eu sou quem sou”, “aquele que traz à existência tudo que existe”, “Deus”.
  • Javier: “casa nova”. É variante espanhola do nome que conhecemos como Xavier.
  • Jetro: “superioridade”, “excelência”.
  • Jim: Surgido como diminutivo de James, quer dizer “aquele que vem do calcanhar”.
  • Joel: “o Senhor é Deus”, “o Jeová é Deus”.
  • Josh: “Deus é a salvação”, “Jeová é auxílio”. Surge como forma encurtada de Joshua, variante inglesa de Josué.
  • Josias: “o Senhor traz a salvação”, “que Deus salva”, “Jeová cura”.
  • Josiel: Considerado uma invenção Brasileira a partir da uniam dos nomes José e Gabriel, é entendido com o significado de “homem forte de Deus que acrescentará”.
  • Júnio: “jovem”.
  • Juscelino: “de origem goda”, em referência aos godos, povos da antiga Germânia.
  • Justino: “justo”, “relativo a justo”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra J possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.