O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra M para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra M e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra M


lista-de-nomes-com-letra-m

  • Madalena

Seu significado pode ser visto como “a que vive na torre de Deus”, “habitante de Magdala”. Seu surgimento deu-se a partir do nome grego Magdaléne, tendo os mesmos significados que apresentamos.

Magdala é o nome de uma antiga aldeia localizada na Galileia que pode ter sido o lugar onde Maria Madalena nasceu. É exatamente por conta dessa personagem bíblica que esse nome é tão popular. Maria Madalena aparece no Novo Testamento e provavelmente seu nome era na realidade Maria de Magdala, assim indicando sua origem.

É descrita na Bíblia como uma das mais dedicadas seguidoras de Jesus Cristo. Como a aldeia de Magdala era conhecida como “torre”, esse significado pode ser aplicado ao nome.

  • Magali

Tem como significado “pérola”, “natural de Magdala”.

De acordo com os estudiosos, esse nome surgiu como apelido que era utilizado no francês provençal para Margarida, nome por sua vez originado do latim Margarita, a partir do grego margarítes (“pérola”), vocábulo que teria sido adquirido a partir do persa murvarid, murwari.

Ainda, é possível que esse nome tenha surgido como variante francesa do nome que acabamos de ver. Assim, sua origem estaria no grego Magdaléne, entendido como “natural de Magdala”, nome de uma antiga cidade localizada na Palestina.  

  • Magda

É nome que apresenta como significado “a que vive na torre de Deus”, “aquela que vem da cidade da torre”. É considerada a forma diminutiva de Magdalena, nome cuja grafia mais conhecida por nós é Madalena.

De acordo com estudiosos, essa forma diminutiva surgiu na Alemanha e em pouco tempo passou a ser utilizada também em demais países. Magdalena é nome de origem grega, vindo de Magdaléne, entendido como “habitante de Magdala”, este o nome de uma aldeia localizada no mar da Galileia.

Como essa aldeia também é entendida pelos estudiosos com o significando “torre de Deus”, esse sentido é relacionado ao nome.

A popularidade do nome Madalena tem relação com Maria Madalena, uma das personagens que são mencionadas no Novo Testamento da Bíblia, que também pode ser referida como Maria de Magdala.

  • Maísa

Tem o belo significado de “pérola”. Sua origem vem do escocês Maisie, Mysie, por sua vez surgindo como diminutivo de Mairead, a versão escocesa do nome Margarida, sendo por isso importante entender a origem deste nome.

É latina, de Margarita, por sua vez originado a partir da palavra grega margarítes (“pérola”). De acordo com estudiosos, os gregos chegaram a essa palavra a partir do persa murvarid, murwari, tendo como significado “criatura de luz”.

Embora alguns estudiosos apresentem como possibilidade ter Maísa resultado da combinação de Maria com Luísa ou mesmo ter surgido como redução de Marisa, essas hipóteses são muito pouco defendidas.

Nota: É facilmente encontrada a variante gráfica Maysa.

  • Maitê

Com agradável sonoridade, significa “amável”, “amada”, “senhora do verão”, “soberana que colhe o que cultiva”. De acordo com estudiosos, sua origem é do basco, idioma falado em algumas regiões da Espanha e da França.

É entendido como “amada”, “adorada”, “cativante”, “encantadora”. Essa hipótese parece ser confirmada pelo fato de que em castelhano Maitê também se dá pela contração dos nomes Maria e Teresa.

Nesse caso, o significado do nome passaria a ser “senhora do verão”, “soberana que colhe o que cultiva”, por influência de Maria, vindo do hebraico Myriam, significando “senhora soberana” e Teresa, do grego therizo, theros, respectivamente “colher” e “verão”.

Para algumas pessoas, a origem da Maitê seria germânica e seu significado, “virgem”. Esse pode ser um significado bem provável para esse nome, já que dentre os judeus existe o nome Maites, cujo significado é entendido como “virgem”.

  • Manuela

É um bonito nome carregando o significado de “Deus está conosco”, “Deus conosco”. Forma feminina de Manuel, nome por sua vez variante de Emanuel, tem sua origem no hebraico Immanuel, resultado da junção de immánu (“conosco”) com El (“Deus”, “Jeová”).

O nome Emanuel é muito importante para os cristãos, tendo sido o nome que os hebreus escolheram para o Messias, importância passada para a Manuela.

  • Mara

Apresenta o significado de “amarga” ou, ainda, “guerra”, “desordem”, “revolução”. Como você bem deve imaginar, existe mais de uma possível origem para esse nome. Pode ter surgido a partir do hebraico Marah, nome cujo significado é “amarga”.

De acordo com a segunda possibilidade de origem, teria vindo da palavra tupi marâ, então significando “guerra”, “desordem”, “revolução”. A partir da possibilidade de ter origem hebraica, pode ser considerado um nome bíblico: no Antigo Testamento, Noemi, sogra de Rute, após o marido ter falecido diz que seu nome passaria a ser Mara.

Ainda na Bíblia, aparece o nome Mara relacionado a um lugar. Seria uma localidade próxima ao deserto de Sur. Situada ao leste do Golfo de Suez, Mara teria sido local por onde os israelitas pararam pela primeira vez depois de terem atravessado o Mar Vermelho.

  • Marcela

Possui como significado “pequena guerreira”, “jovem guerreira”, também ser interpretado como “dedicada ao deus Marte”.

Surgindo como versão feminina para Marcelo, tem sua origem relacionada a este nome: vem de Marcellus, por sua vez forma diminutiva de Marcius. O nome Marcius está relacionado a Mars, o nome do deus da guerra, Marte, na mitologia romana.

Vem daí os significados relacionados a guerra, bem como ao deus Marte.

  • Márcia

Variante feminina de Márcio, seu significado é entendido como “guerreira”, “aquela que apresenta características da guerreira”, “marcial”, “dedicada a Marte”, também havendo quem o entenda como “nascida no mês de março”.

Por ser variante de outro nome, é preciso entender o significado de Márcio. Vem de Marcius, nome latino referente a Mars, o deus da guerra na mitologia romana. É por isso que o significado de Márcia é tão carregado de sentidos referentes a guerra, atributos de guerreiro e ao próprio deus Marte.

Como o mês de março recebe esse nome como homenagem ao deus, alguns estudiosos relacionam esse mês ao significado do nome Márcia, por exemplo. Todavia, os significados mais comumente difundidos são aqueles que foram apresentados primeiro.

  • Margarete

Tem como significado “pérola”. Surge em língua inglesa com a grafia Margareth, sendo variante do nome Margarida, este originado do grego margarítes, que significa “pérola”.

Entretanto, alguns estudiosos admitem que essa palavra grega na verdade surge com base no persa murvarid, murwari, que significa “criatura de luz”, h que faria com que esse significado também se aplicasse a Margarete.

De acordo com documentos, é nome presente em Portugal desde o século XIII.

  • Margarida

Já apareceram por aqui alguns nomes que compartilham com Margarida o significado de “pérola” e, consequentemente, sua origem. Surge do nome latino Margarita, vindo da palavra grega margarítes; significando literalmente “pérola”, os gregos teriam chegado a essa palavra a partir da persa murvarid, murwari (“criatura de luz”).

Também é esse o nome de uma flor de delicada beleza, fazendo com que esse nome possa também se referir a ela.

Foi bastante popular por muito tempo influenciado por Santa Margarida. Nascida na Antioquia (antiga cidade na Turquia) no século IV, teria sido atirada ao fosso pelo governador Olíbrio como castigo por não aceitar a corte que ele lhe fazia, prometendo-lhe casamento e exigindo que a jovem renunciasse ao Cristianismo.

Armada apenas com uma cruz, teria sido engolida por um dragão e dele saído, matando-o. É por isso que muitas imagens dessas Santa estão acompanhadas desse animal, entendido como a personificação do mal.

Além de Santa Margarida da Antioquia, temos Santa Margarida Maria Alacoque.

Nascida na França e filha de pais cristãos, desde muito nova queria ser freira, o que não era apoiado pelos seus pais. Apenas por volta dos 24 anos de idade conseguiu realizar seu sonho. É conhecida como a vidente do Sagrado Coração de Jesus.

  • Maria

Com pluralidade de possíveis origens, costuma ser apresentado com o significado de “senhora soberana”, “vidente”, “a pura”. Como sua origem é considerada incerta, o que existem são hipóteses para ela.

Uma das mais difundidas é que tenha vindo do hebraico Myriam, nome que significa “senhora soberana”, “a vidente”. Já de acordo com outra hipótese, vem a partir do sânscrito Maryáh, trazendo como significado “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

É bem provável que esses significados estejam intimamente ligados à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, embora estudiosos afirmem que esse nome já era bastante difundido antes mesmo do nascimento de Jesus.

Também pode ter origem egípcia, vindo de mry, termo compreendido como “amar”. Não raro aparecem estudiosos relacionando Maria aos sentidos de “a forte”, “mar”, “mar de amargura”, “a que se eleva”, “estrela do mar”. É possível que essas significações estejam ligadas à expressão latina Stella Maris (“estrela do mar”), um dos nomes atribuídos à Virgem Maria.

É nome bastante popular e que tem variantes em diversas línguas, como Marie e Mary. Possui forte popularidade até os dias de hoje por influência da Virgem Maria.

Costuma ser um nome muito querido por conta das possibilidades de combinações, como Maria Luísa, Maria Teresa, Maria Clara e tantos outros nomes assim compostos.

  • Mariana

É nome bastante popular que pode ser entendido como “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”, “senhorinha soberana”, “a purinha”, “pertencente a Mário”, “descendente de Mário”.

São consideradas três possibilidades de origem para esse nome. Uma delas acredita que tenha surgido do inglês Marianne, composto a partir de dois nomes: Mary, equivalente a Maria, que possui origem hebraica e sânscrita, significando “senhora soberana”, “vidente”.

O outro nome é Ann, correspondente a Ana, que surgiu do hebraico Hannah, nome que significa “cheia de graça”. Por essa possibilidade, Mariana fica com o significado de “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”.

O nome Marianne também pode ser entendido como forma diminutiva do francês Marie, o mesmo que Maria; daí os significados diminutivos de “senhorinha soberana”, “a purinha”.

Por fim, esse nome pode estar ligado ao latim Marianus, cujo significado é “relativo a Mario”, sendo possível ampliar seu significado para “pertencente a Mário”, “descendente de Mário”.

Em geral, os significados que consideram Mariana resultado da reunião dos nomes Maria e Ana são os mais difundidos.

  • Marília

Seu bonito significado é “pureza”, “senhora soberana”, “virgindade”, “amor”. De acordo com estudiosos, surgiu como transformação do nome árabe Marilyam, correspondente a Maria. Logo, é preciso relembrar o significado desse nome.

Como dissemos ao falarmos sobre Maria, sua origem é incerta. Pode ter origem hebraica, de myriam, cujo significado é “senhora soberana”, “a vidente”. Pode ter surgido a partir do sânscrito Maryáh, passando então a significar “pureza”, “virtude”, “virgindade”.

Outra origem admitida como possível é a partir do egípcio mry, termo que era empregado com o sentido de “amar”.

  • Marina

É um nome de leve sonoridade que tem como significado “a que vem do mar”, “marinho”. Com origem latina, surgiu a partir do vocábulo marinus, cuja significação é “do mar”, “marinho”.

É por conta desse significado que muitos entendem ser um nome capaz de refletir segurança e sossego, simbologias reforçadas pelo fato de marina ser o local onde pequenas embarcações são guardadas.

Nota: Apesar de por questão de semelhanças sonora e gráfica algumas pessoas julgarem que Marina é forma diminutiva do nome Maria, os estudiosos sequer chegam a indicar essa possibilidade.

  • Marisa

É nome que apresenta como significado “aqui é do mar”, “mulher poderosa”, “Juramento de Deus”, “Senhora soberana” e, ainda, “guerreira gloriosa”. Essa pluralidade de significados possíveis é reflexo de haver mais de uma possibilidade de origem para Marisa.

Pode se tratar da versão em língua portuguesa de Maris, nome de origem Latina cujo significado é “do mar”. Inclusive, é um dos títulos atribuídos à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo: stella maris, ou seja, “estrela do mar”.

Já outros estudiosos indicam que esse nome resulta da junção de Maria, nome que significa “senhora poderosa”, “senhora soberana”, com Elisa, nome que venha ser o diminutivo de Elisabete, do hebraico Elishebha, que significa “Deus é Juramento”. A

inda sobre junções de nomes, alguns estudiosos acreditam que Marisa possa ter surgido a partir da combinação de Maria com Luísa, este nome de origem germânica que apresenta como significado “combatentes gloriosa”, “brilhante”.

  • Marlene

Com seus significados podendo ser entendidos como “senhora soberana que vive na Torre de Deus”, “vidente que habita Magdala”, “mulher pura que vive na Torre de Deus”, é nome resultado da junção de Maria com Madalena.

Assim, é necessário voltar as atenções aos significados desses nomes. O nome Maria é considerado com raiz incerta. Pode ter surgido a partir do hebraico Myriam, então significando “senhora soberana”, “vidente”.

Também é considerada a possibilidade de ter surgido do nome sânscrito Maryáh, nesse caso com o significado de “a virtude”, “a pureza”, “a virgindade”. Como já informado quando falamos especificamente sobre o nome Maria, sua influência está relacionada a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Já o nome Madalena é variante de Magdalena, nome de origem grega: vem de Magdaléne, cujo significado é “a que vem de Magdala”, “a que habita Magdala”. Magdala o nome de uma antiga aldeia próxima do mar da Galileia que, entendido com o significado de “torre”, bem como de “Torre de Deus”, passa esses significados a Magdalena, Madalena.

Também é nome cuja popularidade é bastante influenciada por Maria Madalena, personagem do Novo Testamento, uma das mais dedicadas seguidores de Jesus Cristo.

Com relação ao nome Marlene, tornou-se um bastante popular com o sucesso da atriz e cantora alemã Marlene Dietrich (1901-1992).

  • Marli

Quer dizer “cheia de marga”, esse um tipo de calcário. Também pode significar “belo bosque”, a depender da origem considerada.

De acordo com estudiosos, a hipótese mais provável é que tenha surgido como adaptação em língua portuguesa de Marly, nome de uma cidade francesa, assim sendo o significado mais difundido o de “cheia de marga”.

Já pela outra hipótese, seria uma adaptação de Marley, nome que é partindo do inglês arcaico, quer dizer “belo bosque”.

  • Marta

Com forte sonoridade, quer dizer “senhora”, “patroa”, “dona da casa”, “protetora do lar”. Sua origem é aramaica: vem de Martha, originado a partir das palavras também aramaicas marta’, mar, mara, que significam “senhora”, “patroa”.

É considerado nome bíblico por muitas pessoas, já que Marta é a irmã de Lázaro e Maria da Betânia, amigos de Jesus Cristo e muito citados nos evangelhos.

Sua popularidade foi bem alta particularmente após Reforma Protestante, ocorrida no século XVI.

  • Maya

Este é um dos nomes cuja popularidade teve muito aumento de uns anos para cá. Quer dizer “ilusão”, “magia”, “mãe”, “água”, “boa mãe” ou mesmo “grande”, havendo diversas possibilidades para a origem deste nome.

Pode ter vindo do sânscrito, formado a partir de ma (“medir”, “marcar”, “construir”) e ya (“aquilo”). Trata-se de termo filosófico bastante utilizado nesse idioma com o significado de “ilusão”, “magia”. No hinduísmo, Maia é um dos nomes atribuídos a Lakshmi, a deusa personificação da prosperidade.

Sua origem também pode ser indígena brasileira, do tupi maya, que significa “mãe”. De acordo com a hipótese indicando Maia como originário do hebraico, teria vindo da palavra mayim, que significa “água”.

Ainda, é possível que sua origem remeta à cultura grega: nessa mitologia, Maia é a mãe dela ermos e deusa da fecundidade. O mês de maio teria recebido esse nome em homenagem a essa deusa que também acreditavam ser a responsável por fazer com que as plantas ganhassem vida e as flores desabrochassem.

Por fim, alguns estudiosos admitem a possibilidade de ter surgido como variação de maia, antigo povo que habitou a América Central por volta de 1.000 a.C. e 900 d.C. O nome dessa civilização estaria ligado ao latim maia, mai, cujo significado é “grande”.

É, apesar de nome curto, as explicações acerca de sua significação podem ser bem complexas.

De modo geral, é nome que reflete simbologias como transformação, maternidade, magia e espiritualidade.

  • Mayara

Nome bem popular cujo significado é “bisavó”, “senhora” e, também, “bicho”. Apesar de sua origem não ser considerada como certa, ou seja, há mais de uma hipótese, é nome de origem indígena.

Pode ter vindo de maya aryia, vocábulos entendidos como “mãe” e “avó por parte da mãe”, respectivamente, assim ficando com um significado de “bisavó”. Mayara teria surgido como a transformação da grafia dessas palavras.

Já de acordo com a outra hipótese, sua origem é uapixana, vindo de maiáre, palavra cujo significado literal é “bicho”.

Por conta de suas possíveis origens, é considerado o nome que preserva herança cultural indígena brasileira.

  • Melinda

Belo nome cujo significado é “mel”, “doce como mel”, “mulher doce”, “linda e doce como o mel”. De acordo com estudiosos, é bem provável que se trate de nome de origem grega, ligado a Melitinna, nome cuja raiz meli significa “mel”.

Em sentido amplo, são dados os significados que atribuem doçura à pessoa chamada Melinda. Por conta da palavra linda presente nesse nome, algumas pessoas o entendem com significado de “linda e doce como o mel”; assim, Melinda é compreendido como a junção de mel com linda.

Nota: Melina é considerado nome variante de Melinda.

  • Melissa

Quer dizer “abelha”. É nome que partiu do grego Melissa, vindo do vocábulo também grego mélissa, que literalmente quer dizer “abelha”.

É considerado um nome mitológico, pois de acordo com a mitologia grega, Melissa é a ninfa responsável por ter cuidado e amamentado Zeus, o deus de todos os deuses.

Diz a lenda que Melissa foi ofertada pelos próprios pais aos deuses, tendo seu corpo sido transformado em abelhas.

  • Micaela

O significado deste belo nome é “quem é como Deus?”, com o objetivo de afirmar que a Ele ninguém se compara.

É, portanto, variante feminina de Miguel, nome que surgiu do hebraico Mikhael, composto por mikhayáh e El (“Deus”), formando o significado de “quem é como Deus?”. Assim como Miguel, o nome Micaela é visto como nome capaz de refletir modéstia, humildade e simplicidade.

Sua popularidade também está ligada a Santa Micaela, nascida em Madri (Espanha) em 1809.

Nota: A variante gráfica Michaela também é bastante comum.

  • Michele 

Não por coincidência apresenta o significado de “quem é como Deus?”. É versão feminina do nome Miguel. Surgiu a partir do nome francês Michéle.

Para entender esse nome, é preciso entender que Miguel veio do hebraico Mikhael, resultado de mikhayáh com El, este vocábulo que significa “Jeová”, “Deus”. A ideia desse nome é refletir humildade, reforçando que ninguém pode ser comparado a Deus.

Além de sua bonita sonoridade, conquista as pessoas por seu significado. Michele teria sido utilizado pela primeira vez no século II em Portugal e teria vindo da variante Micael.  

  • Milena

Nome de leve sonoridade, é entendido como “graciosa”, “querida”, “senhora soberana reluzente”, “vidente resplandecente”, “a pura que reluz”. São consideradas duas possíveis raízes para esse nome.

De acordo com uma delas, pode ser a forma feminina de Milan, nome vindo do eslavo mil e que significa “gracioso”, “querido”. Já pela outra possibilidade, seria o resultado da junção dos nomes Maria e Helena.

Maria pode ter vindo do hebraico Myriam, significando “senhora soberana”, “vidente”, ou do sânscrito Maryáh, significando “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Já Helena, do grego Heléne, tem raiz na palavra grega hélê que, com o significado de “tocha”, faz com que em sentido ampliado Helena seja entendido como “a reluzente”, “a soberana”.

Por isso, Milena pode ser entendido como “vidente resplandecente”, “a pura que reluz”.

  • Miranda

É nome muito bonito e que tem como significado “adorável”, “admirável”, “maravilhosa”. Vindo da palavra latina mirandus (“adorável”, “admirável”, “maravilhosa), tem raiz em mirari, verbo entendido com o significado de “admirar”, “maravilhar-se”.

Trata-se de nome criado pelo poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) para a heroína de sua peça A tempestade. Popularizou-se na Inglaterra apenas no século XX.

  • Mirela 

O seu significado é “mar luminoso”, “moura”, “de pele escura”, “negra”. São consideradas diversas possibilidades para a origem desse nome.

Para alguns estudiosos, surgiu relacionado a nomes do inglês antigo, como Miriella, Muriella e Miriel, por sua vez vindos de Muirgheal, nome irlandês formado por muir (“mar”) e por geal (“luminoso”, “claro”, “resplandecente”).

Já demais estudiosos acreditam que esteja ligado a Maura ou mesmo à sua variante francesa, Moure, nomes surgidos a partir do latim Mauru, cujo significado é “mouro”, “pessoa de pele escura”, traço físico pelo qual os mouros, habitantes do noroeste da África, costumavam ser identificados pelas demais pessoas.

  • Miriam

É tido com o significado de “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Tem sua origem relacionada ao nome de origem hebraica Miryam, que compartilha significado com Maria, este nome ligado ao sânscrito Maryáh, significando “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

É considerado um nome que carrega atributos de candura e de inocência por conta de seus significados. Ainda, é possível considerá-lo nome bíblico: com a grafia Miriã, esta é a irmã de Arão e de Moisés, a profetisa que aparece no livro Êxodo.

Nota: São encontradas também as grafias Miriam e Mirian.

  • Mônica

Quer dizer “solitária”, “viúva”, “só”. Apesar de sua origem ser considerada incerta, muitos estudiosos atribuem-na ao grego Mónikos, nome surgido do vocábulo também grego mónos, que significa “um”, tendo seu sentido ampliado para “só”, “solitária” e, ainda, “viúva”.

Já outras acreditam que tenha vindo do latim monere, que como significa “avisar”, o significado de Mônica passaria a ser “conselheira”. Todavia, essa possibilidade de origem não é muito defendida. Parte de sua popularidade pelo mundo está ligada a Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho. J

Aui no Brasil, as histórias da Turma da Mônica, criadas pelo cartunista Maurício de Sousa, contribuem bastante para a popularidade desse nome por aqui.

  • Monique

Este nome é entendido como a variante francesa de Mônica. Como acabamos de ver, significa “solitária”, “viúva”, “só” e, apesar de considerado nome de origem certa, existem duas possíveis origens para ele, uma considerada a bem menos provável.

A hipótese mais plausível é ter sua origem no nome grego Mónikos, por sua vez originado de mónos, palavra grega que significa “um” e, ampliando seu sentido, “só”, “solitária”, “viúva”.

Já pela hipótese considerada a menos possível, Monique (e Mônica) significa “a conselheira”, tendo surgido do latim monere, que quer dizer “avisar”.

Outras opções de nomes com a Letra M para meninas


  • Mabel: “amável”, “amorosa”.
  • Magnólia: “bela flor”, “flor da simpatia”.
  • Margot: “pérola”, “seres iluminados”.
  • Marie: “a que ilumina”, “a luminosa”, “a que brilha”.
  • Marilda: “famosa na batalha”, “brilhante na batalha”.
  • Marilene: “senhora soberana reluzente”, “mulher pura resplandecente”.
  • Marilza: “senhora soberana”, “a vidente”, “Deus é juramento da senhora soberana”.
  • Marion: “senhora soberana”, “vidente”, “pura”.
  • Marjorie: “pérola”.
  • Matilde: “força na batalha”, “guerreira forte”.
  • Maura: Variante feminina de Mauro, significa “moura”, “pessoa de pele escura”, “negra”.
  • Mayla: “soberana cujo Deus é Juramento”, “senhora soberana para quem Deus é juramento”.
  • Meg: “pérola”, surgindo como diminutivo de Margareth.
  • Meire: “a que ilumina”, “a que brilha”, “luminosa”.
  • Melina: Variante de Melinda, apresenta os significados de “mel”, “doce como mel”, “mulher doce”, “linda e doce como o mel”.
  • Mercedes: “graças”, “mercês”.
  • Mia: “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?”, “a dor de alguém que muito deseja, mas não pode ter filhos”. Sua origem é imprecisa, havendo diversas possibilidades.
  • Midian: “julgamento”, “contenda”. Também é encontrada a variante gráfica Midiã
  • Mirtes: “mirto”, “murta”. Trata-se de uma flor que era consagrada à deusa Vênus, a deusa do amor na mitologia romana.
  • Moana: “oceano”, “mar profundo”, “a que traz essência divina”.
  • Moara: “ajudar a nascer”, “a que auxilia no parto”.
  • Monalisa: “agradável”, “a que encanta”, “a sorridente”, “senhora Lisa”.
  • Morgana: “mar circular”, “círculo do mar”, “rodeada de mar”.

Nomes Masculinos com a Letra M


  • Magno

Seu significado é “grande”, vindo do nome Latino Magnus, da palavra também latina magnus e que significa “grande”. De acordo com documentos, foi utilizado pela primeira vez como o nome próprio em 1047 através de Magnus I, rei da Noruega.

Ele teria escolhido esse nome como homenagem a Carlos Magno, rei doce francos a partir desse 768, rei dos lombardos a partir de 774 e, por fim, imperador dos romanos a partir de 800. Quando o período medieval começava, Carlos Magno uniu a maior parte da Europa ocidental e da Europa central.

Depois de Magnus I, demais reis noruegueses e dinamarqueses também escolheram esse nome, popularizando-o nesses e em demais países.

  • Maicon

Este nome é considerado uma variante tipicamente brasileira de um nome que, assim como suas demais variantes, está bastante presente nesta lista: Michael. Com o significado de “quem é como Deus?”, Maicon é a forma brasileira dada ao nome inglês Michael.

A origem desse nome é o hebraico Mikhael, por sua vez composto por mikhayáh e por El (“Deus”), tendo como significado “quem é como Deus?”. Vale frisar que essa pergunta na realidade é para reforçar que a Deus ninguém se compara, daí todos esses nomes serem entendidos como reflexo de humildade.

Essa forma Maicon passou a ser bastante popular aqui no Brasil por volta dos anos 80, popularidade que estaria ligada ao sucesso do cantor Michael Jackson.

  • Manoel

Considerado variante do nome Emanuel, significa “Deus está conosco”, “Deus conosco”. Logo, sua origem está ligada à de Emanuel: surge do hebraico Immanuel, nome no qual os vocábulos immánu (“conosco”) e El (“Deus”, “Senhor”) estão presentes.

De acordo com documentos, escrito com sua variante Manuel, é utilizado em Portugal desde o início do século XVI, tendo sido nome escolhido para vários reis portugueses e bizantinos.

Bastante comum de ser encontrado como primeiro nome, também era utilizado como o nome da família, geralmente como forma de indicar que esse era o nome do patriarca. 

  • Marcel

Trazendo como significado “jovem guerreiro”, “jovem belicoso”, “jovem combatente”, Marcel é nome francês. Trata-se da a variante francesa de Marcelo, nome que por sua vez surgiu, como veremos a seguir, como diminutivo do nome Márcio.

A raiz de todos esses nomes é Mars, palavra latina que significa “guerra”, tendo sido inclusive esse o nome original de Marte, o deus da guerra na mitologia romana.

  • Marcelo

Surgindo como forma diminutiva de nomes como Márcio e Marcos, significa “pequeno guerreiro”, “jovem guerreiro” e, ainda, “pequeno marcial”. Vem do latim Marcellus, forma diminutiva dos nomes citados.

A origem desses nomes está em martius, palavra que faz referência a Mars, o Deus da guerra na mitologia romana.

É por conta dessa referência que o significado dos nomes Márcio, Marcos e, consequentemente, Marcelo está ligado a guerra, também sendo entendidos como nomes que carregam a simbologia de um guerreiro, como coragem. 

  • Márcio

Tal nome, assim como todos os demais relacionados à origem mars, são nomes que simbolizam coragem e perseverança, à semelhança do deus Marte.

Esse é o deus da guerra na mitologia romana, originalmente escrito Mars. Márcio é um dos nomes considerados envoltos pela simbologia da guerra e de características inerentes a guerreiros, como coragem e espírito marcial.

  • Marco

Está intimamente relacionado ao nome que acabamos de ver e ao próximo. Significa “guerreiro”, “marcial”, “relativo a Marte”. Sua origem é italiana, considerado a variante nesse idioma para Marcos.

Assim, sua origem está relacionada ao latim Marcus, nome que surgiu como referência a Mars, nome latino de Marte, o deus da guerra de acordo com a mitologia romana. Por conta dessa referência, seu significado apresenta sentido ligado a guerra e ao citado deus, além de ser considerado capaz de carregar a tributo de coragem e valentia.

Na Itália, Marco é um dos nomes mais populares. Sua popularidade ao longo dos séculos também está ligada ao embaixador e explorador italiano Marco Polo (1254-1324), considerado o primeiro europeu a descrever de forma detalhada o continente asiático.

Em um de seus livros de viagem, descreve as maravilhas da China. Marco Polo é considerado o viajante mais famoso de todos os tempos e responsável por levar o macarrão da China para a Itália.

  • Marcos

Quer dizer “guerreiro”, “dedicado a Marte”. É nome surgido a partir de Marcus, nome Latino por sua vez ligado a outro nome também latino: Mars, como era chamado Marte, o deus da guerra na mitologia romana.

É por isso que o significado de Marcos está intimamente relacionado a guerra, assim sendo um nome capaz de carregar atributos como coragem, bem característica dos guerreiros.

É um nome popular também por conta da Bíblia, sendo São Marcos Evangelista discípulo do apóstolo Paulo e, além de ser considerado autor de um dos evangelhos, é considerado santo em várias igrejas cristãs.

Nota: A variante Marcus, guardando sua raiz etimológica, também é bem popular.

  • Mariano

Apresenta como significado “aquele que pertence a natureza de Mário”, “descendente do homem viril”, “homem viril cheio de graça”. Os estudiosos consideram a existência de duas possíveis origens.

Uma delas considera ter vindo do latim Marius, mesma raiz do nome Mário que, como significa “homem viril”, Mariano seria entendido como “descendente do homem viril” ou simplesmente “aquele que pertence à natureza de Mário”. J

á de acordo com a outra interpretação, seria a variante masculina de Marianne, nome que também apresenta mais de uma significação possível. pode ter resultado da união de Mary (equivalente a Maria e que significa “senhora soberana”) com Ann (equivalente a Ana e que significa “cheia de graça”).

Também pode ser a forma diminutiva de Marie, forma francesa de Maria, então significando “senhorinha soberana”. Já a terceira possibilidade de significado também está relacionada a Marius, apresentando o sentido de “pertencente a pertencente a Mario”.

  • Mário

É nome cujo significado é entendido como “homem viril”. De origem latina, veio de Marius, nome que derivou dos termos mas, maris, literalmente indicando “homem viril”. Sua popularidade deu-se inicialmente como sobrenome.

Marius era o nome de uma família da Roma antiga que era muito importante, principalmente por ser a família do general Caio Mário. É um nome muito interessante quando se fala de sua origem, pois ao contrário do que muitos pensam pela similaridade gráfica e sonora entre os nomes Maria e Mário, não compartilham traços de origem.

Entretanto, parte de sua popularidade como primeiro nome deve-se ao fato de que muitas pessoas entendiam Mário como variante de Maria, o que aconteceu principalmente durante o período da Idade Média.

  • Marlon

As informações acerca desse nome são consideradas incertas, mas geralmente o significado que surge atrelado ao nome Marlon é “pequeno falcão”.

Embora sem grandes confirmações, alguns estudiosos acreditam que sua origem venha da língua francesa, embora outros acreditem que esse nome seja uma variação de Merlin, o famoso feiticeiro que aparece mais lendas do Rei Arthur.

Trata-se de um nome bem comum dentre os falantes de língua inglesa e que se popularizou mundialmente após o sucesso do ator estadunidense Marlon Brando (1924-2004).

  • Martim

Assim como sua variante gráfica Martin, possui como significado “guerreiro”, “dedicado ao deus Marte”. É, não fica difícil perceber que esse nome está relacionado aos outros dois quais já falamos nesta lista.

Surge de Martinus, nome latino considerado a forma diminutiva de Mars, como é chamado o deus da guerra na mitologia romana, mais conhecido por nós como Marte. De acordo com documentos em Portugal, essa forma diminutiva surgiu em português inicialmente como Martino, Martinos no século XII.

Por estar ligado a Marte, é nome que carrega a simbologia da guerra e do espírito guerreiro. É nome bastante conhecido por conta de Martin Luther (no original alemão, em língua portuguesa conhecido como Martinho Lutero), conhecido por iniciar a Reforma Protestante.

  • Marvin

Possui os fortes significados de “fortaleza marítima”, “excelente medula”, “grande medula”, “amigo do mar”. É um nome com várias possibilidades de origem, daí resultando em mais de um significado possível.

Para boa parte dos estudiosos, sua origem é inglesa e teria surgido do nome gaulês Mervyn, formado a partir das palavras também gaulesas mer (“medula”) e myn (“excelente”), também podendo estar ligado ao vocábulo mawr (“grande”).

Outra possibilidade é ter surgido a partir de outro nome gaulês: Myrddin, que significa “fortaleza marítima”.

Entretanto, alguns estudiosos acreditam que tenha origem germânica, vindo a ser o resultado da combinação das palavras marr (“mar”, “oceano”) e vin (“amigo”), assim ficando com o significado de “amigo do mar”.

  • Mateus

Não é exagero dizer que esse é um dos nomes masculinos mais populares no Brasil. Além disso, sua popularidade é flagrante em demais países com suas variações, como Matteo e Matthew.

Significa “dom de Deus”, “dom de Javé”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”. Surge a partir do hebraico Mattiyyah, surgindo em língua portuguesa pelo latim Mattaeus. O significado desse nome é precisamente “dom de Deus”.

A popularidade desse nome é bastante influenciada por Mateus, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e autor de quatro evangelhos bíblicos.

  • Matias

Com o significado de “oferta de Deus”, “presente de Deus”, é considerado uma variante de Mateus. Assim, sua origem vem do hebraico Mattiyyah, nome que foi adaptado ao grego Maththías, passando ao latim Mathias.

Surgiu inicialmente na Inglaterra do período medieval levado pelos normandos com a forma Mathiu, Matheu. Passou, então, a ser bastante popular na Inglaterra daquele período. Herda de Mateus parte da sua popularidade, sendo Mateus o autor de um dos livros bíblicos.

Além disso, a variante Matias também está na Bíblia: segundo um dos evangelhos, o discípulo Matias foi escolhido para ocupar o lugar que Judas Iscariotes outrora tinha.

  • Maurício

É nome que apresenta o significado de “aquele que tem a pele escura”, “mouro”. Surgiu a partir do nome latino Mauriciu, por sua vez originado de Mauru, mesma raiz de Mauro, nome do qual falaremos a seguir.

O significado literal de Mauru é “mouro”, daí em seu sentido ampliado ser também interpretado como “aquele que tem a pele escura”.

A palavra mouro era empregada como forma de indicar os antigos habitantes da Mauritânia, lugar situado ao noroeste do continente africano. Recebiam esse nome por conta da pele mais escurecida, em oposição à pele dos europeus, por exemplo.

  • Mauro

Quer dizer “mouro”, “de pele escura”, “negro”. Sua origem vem do latim Mauru, cujo significado literal é “mouro”.

Esse era o nome pelo qual os antigos habitantes da Mauritânia, país ao noroeste do continente africano, eram chamados, inclusive Mauritânia sendo entendida como “terra dos mouros”.

Esses habitantes eram assim chamados por conta da pele com coloração mais escura em relação àqueles que viviam na Europa.

  • Max

É nome que costuma agradar por sua simples e ao mesmo tempo forte sonoridade, reforçada por seu significado também forte: “o melhor”.

Quanto à sua origem, pode ser latina, germânica, inglesa ou mesmo aborígene, sendo a palavra max utilizada nessas culturas com o significado de “o melhor”. Deriva de Maxmilian, nome associado ao latim Maximus (“máximo”), nome de uma antiga família romana.

  • Michael

Tem como significado “quem é como Deus?”, indicando que ninguém pode a ele ser comparado.

Assim como os dois próximos nomes de que falaremos, é particularmente popular em países onde a língua inglesa é falada, sendo essa grafia, Michael, considerada a grafia inglesa. Sua origem está no hebraico Mikhael, formado a partir de mikhayáh e El (“Deus”), significando “quem é como Deus?”.

É nome bastante popular por conta da Bíblia, nela aparecendo Miguel, um dos sete arcanjos de Deus.

Nota: A variante gráfica Micael já aparecia em documentos portugueses desde o século II. E também é bem popular.

  • Michel

Com o significado de “quem é como Deus?”, é entendido como a forma diminutiva francesa para Michael, nome que acabamos de ver.

Assim, sua origem vem do hebraico Mikhael, formado a partir de mikhayáh e de El, este último termo significando “Deus”. É nome bastante popular por ser visto como representação da humildade perante Deus, indicando que ninguém a Ele pode ser comparado.

Além disso, o fato de Miguel ser um dos sete arcanjos mencionados na Bíblia, inclusive sendo um dos protetores do povo eleito e símbolo da luta do bem contra o mal, faz com que Michel e demais variantes seja nome com alta popularidade, o que se observa desde há muitos séculos.

  • Miguel

Clássico nome que significa “quem é como Deus?”, no sentido de que ninguém pode ser comparado a Ele. Assim, não fica difícil identificar que esse nome está relacionado a alguns dos quais já vimos até aqui.

Sua origem também é encontrada no hebraico Mikhael, nome que é formado a partir mikhayáh e por El (“Deus”), ficando com o significado de “quem é como Deus?”. É nome que, como já mencionado, reflete humildade perante Deus.

Sua popularidade deve-se à sua agradável sonoridade, bonito significado e por ser um nome considerado bíblico. Na Bíblia, Miguel é um dos arcanjos de Deus, aparecendo especialmente no Apocalipse.

  • Milton

Apresenta o significado de “cidade do moinho” ou, ainda, “aquele que vem da cidade central”. Sua origem é considerada inglesa, podendo ter vindo de dois nomes.

Pode ter partido de Mylen-ton, composto por mylen, vocábulo arcaico o que significava “moinho”, e por tun, indicando “q lugar”, “cidade”, desse modo entendido como “cidade do moinho”. 

De acordo com a outra hipótese, pode ter surgido a partir de Middleton, no qual identificam-se os termos middle (“centro”, “meio”) e town (“cidade”), assim ficando com o significado de “lugar central”. Vale destacar que Milton inicialmente surgiu como sobrenome.

  • Moacir

Significando “dolorido”, “magoado”, “o que vem da dor”, “o que faz doer”, “o que magoa”, é referente à herança indígena. Tem origem tupi, formado a partir das palavras mbo’a’su (“dor”, “fazer doer”) e ira (“saído de”) que juntas resultam em mbo’a’su’.

  • Mohammed

Bastante popular dentre a comunidade árabe, significa “Maomé”, “louvado”. Esse é um nome de grande popularidade por ser a transliteração (passagem dos caracteres de uma língua para os caracteres de outra) do nome de Maomé, o principal profeta do islamismo.

De acordo com estudiosos, essa transliteração pode ter vindo da raiz semita H-D-M, entendida como “louvado”, “o agradecido”. Além de aparecer na posição de primeiro nome, Mohammed também é encontrado como um sobrenome, principalmente nos países que a compõem como um do árabe.

Nota: Pode ser encontrado com a grafia Mohammed (mais tradicional) ou Mohamed (muito provavelmente uma variante baseada na forma original).

  • Moisés

É nome bastante popular e que significa “criança”, “filho”, “tirado das águas”. De origem hebraica, vem de Moshe, nome que os estudiosos acreditam ter surgido da palavra egípcia mesu, cujo significado é “criança”, “filho”.

Nesse caso, Moisés estaria relacionado a demais nomes egípcios, como Ramsés e Tutmósis, respectivamente entendidos como “filho de Rá” e “filho de Tot”. Entretanto, é possível que dentro da língua hebraica exista uma possível origem: masha, que quer dizer “ele tirou”.

Além de estar relacionado a Moisés, personagem bíblica que, de acordo com sua história, foi retirado ainda o bebê das águas do rio Nilo e adotado pela filha do faraó. Na Bíblia, Moisés tornou-se o líder do povo judeu, conduzindo os da escravidão à Canaã, a Terra Prometida.

Também é conhecido por propagar os Dez Mandamentos de Deus. A história de Moisés na Bíblia é grande responsável pela popularidade deste nome, chegando a ser considerado um dos nomes bíblicos mais escolhidos para meninos.

  • Murilo

É um nome bem popular e que significa “pequeno muro”, “pequena parede”, “pequena muralha”. Sua origem está ligada ao espanhol Murillo, comum de ser encontrado como sobrenome desde séculos atrás.

A raiz está no latim murus, vocábulo que significa “parede”, “muralha”. Assim, Murillo teria surgido como diminutivo de palavras espanholas como muro (“parede”, “muro”) e muralla (“muralha”).

Muito provavelmente surgiu como apelido dado a homens de baixa estatura e fortes, assemelhando-se a um muro.

Outras opções de nomes com a Letra M para meninos


  • Malaquias: “enviado de Deus”, “mensageiro de Deus”.
  • Manfredo: “aquele que deseja a paz”.
  • Mansur: “vitorioso”.
  • Marcelino: “pertencente a Marcelo”, “de Marcelo”, daí podendo ser entendido como “pertencente ao pequeno guerreiro”.
  • Matteo: Variante italiana para Mateus, significa “dádiva de Deus”, “presente de Deus”, “dom de Deus”.
  • Maurílio: “pertencente a Mauro”, “relativo a Mauro”.
  • Melchior: “rei da luz”, “rei iluminado”.
  • Menelau: o povo fica”, “o povo espera”, “força do povo”, “mente do povo”.
  • Miqueias: “quem é como Deus?”, indicando que ninguém pode ser comparado a Ele.
  • Misael: “quem é como Deus?”, apresentando o mesmo sentido de nomes como Miguel, demonstrando que a Deus ninguém pode se comparar.
  • Modesto: “aquele que não possui orgulho”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra M possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.