O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra O para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra O e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra O


lista-de-nomes-com-letra-o

  • Odete

O significado deste nome é “rica”, “cheio de bens”, “virtuosa”. É considerado nome de origem francesa, uma vez que vem do francês Odette, forma diminutiva de Oda, originados do germânico od, ot.

A significação dessas palavras é precisamente “rica”, “cheio de bens”, “virtuosa”, então simbolizando alguém que tem muitas posses. Essa ideia de posses em abundância pode ser ampliada para virtudes, então indicando alguém que possui não apenas riquezas materiais.

Para muitos estudiosos, Odete vem a ser entendido como o diminutivo do nome germânico Otão, variante do nome Oto.

No Brasil, esse nome foi especialmente famoso nos anos 90 por conta da personagem Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall (1926-2018), na novela Vale Tudo. A morte dessa personagem, considerada uma das grandes vilãs da teledramaturgia brasileira, mexeu com todo o país.

A frase “quem matou Odete Roitman?” era uma das mais repetidas na época, mistério que se arrastou por vários episódios até o fim da novela. Isso pode parecer exagero em pleno ano de 2022, mas há décadas atrás novelas eram muito populares, com mais fãs voltando suas atenções aos enredos das novelas do que se observa hoje.

  • Ofélia

Seu significado é “ajuda”, “socorro”, “ela ajuda”, “ela socorre”. De origem grega, surge a partir de Ophéleis, ophelos, cujo significado é “ajuda”, “socorro”, apresentando como sentido ampliado “ela ajuda”, “ela socorre”.

É considerado nome bem antigo, provavelmente surgindo na Inglaterra, onde existe desde o século XVI por lá. Acredita-se que o poeta italiano Jacopo Sannazaro (1457-1530) tenha criado esse nome no início do século XVI ao lançar, em 1508, seu poema Arcadia.

Entretanto, é por conta de outra personagem que o nome Ofélia tornou-se mais conhecido, principalmente na literatura: Ophelia (grafia em língua inglesa), a personagem da peça dramática Hamlet, lançada em 1603 pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

Nota: Algumas pessoas associam a origem desse nome à palavra também grega ophis, que significa “serpente”, “cobra”. Desse modo, Ofélia apresentaria como significado “animal peçonhento”.

Essa hipótese é bem pouco difundida, talvez por não haver elementos suficientes que aproximem ophis do surgimento de Ofélia.

  • Ohana

Possui o belo é forte significado de “família”. Sua origem é a havaiana, sendo empregado no Havaí com o amplo sentido de “família”.

É importante destacar que na cultura havaiana a família transcende laços sanguíneos, ou seja, família nessa cultura é muito mais do que pessoas ligadas pelo sangue. Família, então, passa a ser termo que engloba também pessoas que se unem pelo afeto, pela amizade ou pelo convívio.

Nota: Apesar de ser um nome que já era relativamente comum aqui no Brasil, o sentido de Ohana ganhou popularidade em 2002 com o filme da Disney Lilo & Stitch.

Em dado momento do filme, é explicado o sentido da palavra ohana: “Ohana quer dizer ‘família’. ‘Família’ quer dizer ‘nunca mais abandonar ou esquecer’”.

  • Olga

Nome cujo significado é “santa”, “sublime” e, ainda, “consagrada a Deus”.

É considerado nome russo, surgido com base no escandinavo Halag, nome que quer dizer precisamente “santa”, “sublime” e, ainda, “consagrada a Deus”, por isso sendo entendido como um nome capaz de simbolizar uma mulher que possui muitas virtudes.

É popular por conta da figura de Santa Olga, a primeira mulher russa a ter sido canonizada.

  • Olímpia

Elegante nome cujo significado é “consagrada a Zeus”, “consagrada a Zeus do Olimpo”, “olímpica”.

Assim, não fica difícil entender que esse nome está ligado à mitologia grega, sendo Zeus o pai de todos os deuses nessa mitologia e Olimpo o nome dado à morada dos doze deuses olímpicos, além de ser o centro religioso dedicado a cultuar Zeus.

Surge do nome grego Olympía, vindo de olympos, palavra entendida como “consagrado a Zeus olímpico”

  • Olinda

Nome que apresenta como significado “figo verde”, também havendo quem diga que significa “ó linda”, “bela”.

A primeira hipótese acredita que o nome tenha surgido de Olyntha, nome grego que significa “figo verde”. A segunda hipótese está ligada ao mito sobre o nome da cidade de Olinda, em Pernambuco.

Segundo essa história, o fidalgo português Duarte Coelho (1485-1554), primeiro capitão-donatário de Pernambuco e fundador de Olinda, teria dito a um de seus colonos, a respeito da cidade, “Oh, linda situação para se construir uma Vila”.

Essa frase também é entendida como um elogio à beleza do lugar onde hoje é Olinda, sentido passado a esse nome.

Ainda, há quem diga se tratar de nome inspirado nas páginas literárias; no caso, a personagem Olinta, da novela Amadis e Gaula, escrita pelo português Vasco de lobeira (o ano de seu nascimento é incerto, mas atribui-se a 1403 o ano de sua morte) durante a Idade Média. 

  • Olívia

É nome que traz agradável sonoridade. Tem como significado “azeitona”. É considerado nome de origem espanhola surgido a partir de oliva, vocábulo que em latim significa precisamente “azeitona”.

De acordo com estudiosos, teria surgido na região espanhola de Navarra, caracterizada por plantações de oliveiras. O nome Olívia surge como modo de se referir a pessoas cujo trabalho envolvia o cultivo de oliveiras.

Popularizou-se como primeiro nome em 1602, ano em que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) escolheu esse nome para uma das suas personagens da peça Noite de Reis.

Utilizado mais amplamente na Inglaterra desde o século XVIII, de fato popularizou-se no país apenas em meados do século XX. Várias personagens ficcionais receberam Olívia como nome, contribuindo para a popularidade dele ao longo dos séculos.

Outras opções de nomes com a Letra O para meninas


  • Odara: “paz”, “tranquilidade”. É considerado o nome unissex.
  • Odessa: Nome que, ligado a odisseia, é entendido com o significado de “a grande jornada”.
  • Odila: “rica”, “poderosa”, “a proprietária”. Apresenta relação com o nome Odélia.
  • Ondina: “onda”, “da água”.
  • Oriana: “nascer do Sol”, ouro”, “amanhecer”.
  • Otília: “rica”, “proprietária”, “poderosa”. Assim como Odila, tem relação com o nome Odélia.

Nomes Masculinos com a Letra O


  • Odair

Com origem germânica, significa “rico”, “poderoso”, “afortunado”. De acordo com estudiosos, é um dos nomes surgidos como variante de Otto, nome germânico cuja popularidade está relacionada ao fato de alguns reis alemães terem tido esse nome.

Assim, é preciso entender a origem de Otto: vem dos nomes também germânicos Audo, Odo, Otton, cuja raiz od, aud significa “poder”, “fortuna”, “riqueza”.

  • Odilon

É um nome bem interessante por conta de sua trajetória até chegar a Odilon. Significando “rico”, “poderoso”, “afortunado”, compartilha origem e significado com outro nome do qual ainda falaremos, Otto.

Odilon surge como variante francesa de Odílio, por sua vez surgindo como forma diminutiva para Otto.

Otto é nome germânico vindo a partir dos nomes também germânicos Audo, Odo, Otton, que têm raiz em aud, od, termo que significa “poder”, “fortuna”, “riqueza”.

  • Olavo  

Seu significado é “herança dos ancestrais”, “legado dos antepassados”. Esse nome chegou até nossa língua pelo germânico Olafr, nome que é uma adaptação de Aleifr, nome existente no nórdico antigo.

Esse nome nórdico é o resultado da junção dos termos ano, significando “antepassado”, com leifr, significando “herança”, “legado”.

Com sua grafia nórdica Olaf, existe desde o início do século X, mantendo sua popularidade nos países nórdicos até os dias de hoje, principalmente por ter sido o nome de cinco reis noruegueses, com especial destaque para Ólafr Haraldsson, também chamado de Ólafr II (Olavo II).

Tendo se convertido ao Catolicismo na cidade francesa Rouen (Ruão), retornou à Noruega. É considerado santo pela Igreja Católica: Santo Olavo ou, ainda, Olavo, o Santo. Curiosamente, é um dos raros santos norueguesas reconhecidos pela Igreja Católica.

Diante de seu significado, é um nome considerado capaz de simbolizar as virtudes da hereditariedade.

  • Olinto

É nome que apresenta como significado “fruto verde”, “fruto que não amadurece”, também havendo quem o entenda com o significado de “figo que não amadurece”.

De origem grega, está relacionado à mitologia grega. Olinto é, junto com Brangas e Reso, filho de Estrimão, rei da Trácia.

Segundo a mitologia, Olinto foi morto por um leão em uma caçada e, em sua homenagem, Brangas ergueu um monumento no local da morte de Olinto, além de ter se mudado para Sitônia, onde deu o nome de Olinto a uma cidade.

Assim, o nome Olinto é relacionado tanto ao personagem metodológico quanto a essa cidade.

  • Oliver

Nome bem característico de países onde a língua inglesa é falada, também pode ser encontrado no Brasil. Seu significado é “descendente dos ancestrais”, “oliveira”, havendo duas possíveis origens para tal nome.

Pode ter surgido a partir do nórdico antigo Áleifr, nome que apresenta o significado de “descendente dos ancestrais”, tendo sido levado pelos normandos até a Inglaterra. Já pela segunda possibilidade, teria vindo do francês antigo Olivier, relacionado ao latim oliva, vocábulo que se refere a olivas ou azeitonas.

Como as oliveiras em geral são associadas a beleza, fortuna e dignidade, acredita-se a essa pluralidade de simbologia a popularidade do nome Oliver dentre os ingleses durante o período medieval.

  • Omar

Curto nome que traz como significado “o que tem vida longa”, “homem cheio de vida”, “homem ilustre pela riqueza”. Sem dúvidas, nome que traz bons significados, sendo capaz de refletir disposição e vitalidade.

São consideradas duas possíveis origens para ele. Pode ter surgido a partir do árabe ámara que, significando “viver muito”, pode ter seu sentido ampliado para “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida”.

Já pela outra possibilidade de origem, surgiu do germânico Otmar, composto por ot (“riqueza”) e por mar (“ilustre”). É nome que pode ser encontrado na Bíblia, sendo o mar o neto de Esaú, presente no Antigo Testamento.

  • Onofre

O significado deste nome é “força da paz”, “pacificador” e, ainda, “suporte da paz”. Trata-se de o nome que surge do germânico Hunifrid, por sua vez partindo do grego Onouphrios.

A forma germânica resulta da junção de hun, que significa “gigante”, “força”, com firth, frid, que significa “paz”. É um nome considerado como muito bonito por conta dos fortes atributos que carrega.

Parte da fama desse nome também está relacionada à figura de Santo Onofre, um eremita que teria vivido no Egito.

  • Orfeu

Nome que tem como significado “aquele que toca música com perfeição” ou “talentoso poeta”. Vem do nome grego Orféfs, que resultou no latim Orpheus. Quem se interessa por mitologia grega não terá dificuldade de identificar o nome Orfeu.

É filho do deus Apolo com a musa Calíope, conhecido como famoso médico e poeta, além de admirável habilidade para tocar a lira (típico instrumento musical da época).

Seu talento musical era tão elevado que os animais paravam para o ouvir as melodias de Orfeu.

  • Orlando

Forte em sua sonoridade, também o é em seus significados: “terra gloriosa”, “natural da terra gloriosa”. Surge de Hrodland, Ruotlant, nomes germânicos compostos a partir das palavras hrout, que significa “glória”, e land, que significa “terra”.

Por seu significado, é entendido como nome capaz de carregar sentimento de patriotismo. Muitos consideram esse nome variante de Roland (em português, Rolando), nome germânico que também existe escrito dessa mesma forma em língua francesa.

  • Oscar

A força deste nome não é evidenciada apenas pela sonoridade; seu significado é “lança de Deus”, “combatentes divino”. Teria surgido a partir do inglês antigo Osgar, por sua vez formado pelos termos Os (“Deus”) e gar (“lança”).

O nome Oscar, em sua forma primitiva, teria sido levado pelos normandos à Inglaterra na forma nórdica antiga Asgeirr. Existe, ainda, uma segunda possibilidade de origem. De acordo com ela, Oscar seria o resultado da junção das palavras gaélica os (“cervo”) e cara (“amante”), então significando “amante dos cervos”.

Costuma ser mais considerada a primeira hipótese de origem, inclusive tendo esse significado religios influenciado reis e imperadores a escolherem o nome Oscar como nome de batismo.

Nota: No Brasil, também é possível encontrar a variante gráfica Óscar.

  • Osmar

Significa “glória dos ases”, “glória dos deuses”, “divinamente glorioso”, não devendo ser confundido com o nome do qual já falamos, Omar.

É nome que veio dos nomes germânicos Ansmarm e Ansmir, cuja origem está ligada aos elementos ans, os, significando “ases”, e a mar, mir, significando “brilho”, “glória”.

Vale destacar que na cultura escandinava, ans ou os eram as palavras genericamente empregadas em referência aos deuses.

É nome visto como capaz de refletir, além da superioridade dos deuses, atributos como honra e fama.

  • Oséias

Apresenta o significado de “salvo”, tendo sua origem no hebraico Oshea, também com esse significado. Embora por vezes apareça com o significado de “salvo por Deus”, esse sentido não deve ser considerado.

Essa confusão ocorre porque o nome Josué também é formado a partir de Oshea, mas diferentemente de Oséias, também é composto por Jeh, que em hebraico é entendido como “Jeová”.

  • Osório

Quer dizer “montanhês”, “das montanhas” ou mesmo “matador de lobos”, havendo duas hipóteses para sua origem. Pode ter surgido como alteração do nome Orósio, derivado do latim Orosius, no qual está presente a terminação ius, indicando “montanhês”, “das montanhas”.

Já de acordo a segunda hipótese, pode ser tratar de nome de origem basca, no caso indicando “matador de lobos”.

  • Osvaldo

É um dos nomes mais populares da presente lista. Significa “força dos ases”, “o poder dos deuses”. Surge do germânico Ansovald, resultado da combinação de os (“ases”, “deuses”) e walt (“força”, “poder”).

É um nome muito ligado à mitologia nórdica. Nela, os ases são deuses que vivem em Asgard, a morada dos deuses nessa mitologia; também atendem pelo nome de Aesir. Osvaldo surgiu inicialmente na Inglaterra com a grafia Oswald, o que aconteceu durante o período medieval.

Ao término da Idade Média, estava em desuso e sua popularidade voltou a crescer em meados do século XIX.

Nota: Também é encontrado aqui no Brasil esse nome escrito como Oswaldo, assim apresentando similaridade com a variante inglesa pela presença da letra w.

  • Otacílio

Tem como significado “aquele que escuta”. Embora sua origem seja considerada incerta, a hipótese mais provável é que tenha raiz no grego otakoustés, palavra que originou o nome latino Octacilius, entendido como “o que escuta”.

Para alguns estudiosos, esse nome em latim teria vindo de Octavius (Otávio), nome de uma família da Roma antiga. Entretanto, faltam dados que sustentem essa interpretação.

  • Otaviano

É nome intimamente ligado a Otávio, nome do qual falaremos em seguida. Otaviano apresenta como significado “de Otávio”, “do oitavo”, “do oitavo filho”.

Por essa relação de pertencimento, é preciso entender a origem de Otávio. É nome latino, surgindo de Octavius, derivado de octavus, vocábulo cujo significado de literal é “oitavo”, “o oitavo”.

O nome Octavius (Otávio) costumava ser dado ao oitavo filho que nascia em uma família.

  • Otávio

Seu significado é “o oitavo”, “o oitavo filho”. Com origem latina, surge a partir de Octavius, por sua vez nome vindo de octavus, cujo significado literal é “oitavo”, “o oitavo”. Era nome escolhido para o oitavo filho nascido em uma família.

Parte de sua popularidade está ligada ao fato de ter sido esse o nome de uma importante família romana.

Um dos membros mais importantes dessa família é Caio César Otaviano Augusto, o primeiro imperador de Roma, inicialmente conhecido pelo nome de Caio Otávio.

  • Otelo

Tem como significado “rico”, “poderoso”, “afortunado”. De acordo com os estudiosos, é provável que tenha surgido como forma diminutiva em língua italiana para Oto, nome de origem germânica surgido a partir de Audo, Odo, Otton, cuja raiz é od, que significa “riqueza”, “fortuna”, “poder”.

Otelo é bastante conhecido por conta da peça teatral do Dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) chamada Otelo, o Mouro de Veneza, enredo até hoje muito famoso pela forma como retrata questões ligadas a ciúme, traição, inveja e rivalidade.

É considerada um clássico literário que, inclusive, já foi diversas vezes encenada na Broadway, a famosa via em Nova Iorque onde estão os grandes teatros.

O nome Otelo também pode ser encontrado com a grafia Othelo, possível inspiração em sua forma inglesa; o título original da citada peça é Othello, the Moor of Venice.

  • Otto

É um nome que ao mesmo tempo consegue ser forte e simples por conta de sua sonoridade, por apresentar poucas letras. Essa força também aparece em seus significados: “rico”, “poderoso”, “afortunado”.

Sua origem está nos nomes Audo, Odo, Otton, todos germânicos e derivados de od, vocábulo que significa precisamente “riqueza, “fortuna”, “poder”.  O fato de ter existido quatro reis alemães com o nome Otto contribuiu bastante para a popularidade deste nome e para que fosse ligado a poder.

Apesar de bem menos difundida, alguns estudiosos entendem uma segunda hipótese para sua origem. Para eles, teria surgido do grego otos, que significa “ave noturna” e que teria sido o nome de uma personagem mitológica.  Nota: Também é possível encontrar sua variante gráfica Oto.

Outras opções de nomes com a Letra O para meninos


  • Oberon: “rei dos gênios do ar”.
  • Odorico: “senhor próspero”.
  • Orion: “fronteira”, “limite”, “luz dos céus”, “luz do paraíso”.
  • Orson: “urso”, “forte como um urso”.
  • Osias: “força de Deus”, “fortaleza de Deus”, “minha força é Deus”.
  • Osiel: “força de Deus”, “fortaleza de Deus”, “força do Senhor”.
  • Oton: Variante de Otto, significa “rico”, “poderoso”, “afortunado”. Também é encontrada na variante gráfica Othon.
  • Ovídio: “ovelha”, “homem de gênio pacífico”, “seguidor”.
  • Owen: “aquele que tem origem nobre”, “bem-nascido”, “aquele que tem boas origens”, também podendo significar “jovem” e “nascido do teixo”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra O possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.