O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra P para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra P e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra P


lista-de-nomes-com-letra-p

  • Paloma

Este é um nome espanhol bastante popular também aqui no Brasil. Quer dizer “pomba”, existindo em língua espanhola o substantivo paloma, com esse mesmo significado.

A evolução etimológica dessa palavra começa com palumbes, palumba, que significa “pombo”. É nome com forte simbologia, sendo a pomba considerada uma ave sagrada, personificando o Espírito Santo.

É por isso que Paloma também é considerado um nome que carrega atributos ligados a pacificidade.

  • Pâmela

Possui o bonito significado de “tudo mel”, “toda doce”. Embora falte precisão sobre sua origem, acredita-se que possua origem grega, vindo da junção de pan, que significa “tudo”, “todos”, com meli, que significa “mel”.

Alguns estudiosos acreditam que esse nome tenha surgido a partir da personagem que o poeta britânico Sir Philip Sidney (1554-1586) criou para seu poema chamado Arcadia.

A intenção do autor ao criar o nome Pamela (em inglês, sem acento) teria sido precisamente criar o significado de “toda doce”, por extensão às palavras gregas empregadas na criação do nome.

Outro escritor inglês, Samuel Richardosn (1689-1761) também utilizou o nome Pamela: como a heroína do romance Pamela ou a Virtude Recompensada.

Foi a partir dessa personagem que Pamela de fato passou a ser escolhido como nome dentre os papais, embora sua popularidade só tenha vindo no século XX, muito por conta da atriz Pamela Anderson.

  • Paola

Versão italiana do nome Paula, significa “pequena”, “de baixa estatura”. Surge como variante feminina de Paolo (Paulo), nome que se originou do latim Paullus, por sua vez vindo de paullo, palavra cujo significado é “pequeno”, “baixo”.

Por conta desses significados, algumas pessoas entendem figurativamente o significado de Paola, dizendo que significa “a humilde”, “humildade”.

A popularidade desse nome aqui no Brasil deve-se muito aos fluxos imigratórios de italianos para o Brasil ocorridos no século XX.

  • Patrícia

Nome bem popular que tem como significado “nobre”, “de classe nobre” e, ainda, “da mesma pátria” ou “compatriota”. É a variante feminina de Patrício, nome masculino bem menos comum quando comparado a essa variante.

Tem origem no latim Patricius, nome cujo significado é “patrício”, “nobre”, nome que era usado na Roma antiga em referência àqueles que faziam parte da nobreza. Originou-se de patres, forma plural de patre, que em latim significa “pai”.

Na Roma antiga, os senadores eram chamados de patres conscripti, que depois passou a ser entendido com o sentido de “pai de origem nobre”, “de pai livre”, vindo daí o termo ser patrício usado para se referir à classe dos nobres.

Assim, é nome que carrega a ideia de importância, indicando que uma pessoa não pertence à plebe. As ideias de “de classe nobre”, “da mesma pátria” e “compatriota” são ampliações do sentido de pertencer a uma classe nobre.

É por isso que o nome Patrícia é considerado o portador de qualidades nobres.

  • Paula

Possui como significado “pequena”, “de baixa estatura”. Variante feminina de Paulo, é nome que possui origem latina: Paulo surgiu de Paullus, da palavra também latina paullo, que significa “pequeno”, “baixo”.

É comum encontrar esse nome com o significado ampliado para “aquela que é humilde”, “humildade”. É bastante popular por conta da sua versão masculina: além de Paulo referir-se ao nome de uma família bem importante do Império Romano, São Paulo é considerado o grande líder do Cristianismo, cuja história está contada na Bíblia.

Especificamente Paula, é nome que surge na Inglaterra desde o período da conquista normanda; raro no período medieval, teve sua popularidade aumentada a partir do século XVII. Também é influente dentre os cristãos, sendo Santa Paula de Roma considerada a copatrona da ordem de São Jerônimo.

Soma-se a esses dados sobre a popularidade de Paula o fato de ser um nome comumente combinado a outros, assim formando nomes como Maria Paula, Ana Paula, Paula Maria e outros mais.

  • Penélope

Tem como significado “tela”, “trama”. A origem desse nome é grega, vindo da palavra penelops, muito provavelmente resultado da combinação dos termos pene, que significa “fio”, “fibra”, “trama”, e ops, que significa “rosto”, “olho”.

É nome considerado mitológico, sendo Penélope representada como o amor que não se cansa de esperar. Na mitologia grega, Penélope era casada com Ulisses, mas pouco tempo depois de casados, Ulisses precisou partir rumo à Guerra de Troia.

O pai da moça sugeriu que ela se casasse novamente e, como ela além de bela apresentava bom caráter e boa conduta, não faltariam pretendentes. Mas ela recusou a proposta do pai, dizendo que esperaria pelo retorno do marido.

O tempo passava e Ulisses não retornava, aumentando a procura dos pretendentes que queriam pedir a mão de Penélope.

Percebendo que seria difícil se livrar deles, a moça tentou, então, ganhar tempo para que que seu marido retornasse: prometeu que escolheria um novo pretendente assim que terminasse de tecer uma tela.

Entretanto, o que ela tecia de dia, desfazia de noite, fazendo com que seu trabalho durasse muito mais do que deveria.

Ao ser descoberta pelo pai, Penélope cedeu, dizendo que esse casaria com aquele que fosse capaz de atirar uma flecha da mesma forma que Ulisses, sabendo que tal proeza seria quase um possível de ser atingida.

Quem conseguiu realizar esse feito foi um simplório camponês que, na realidade, era Ulisses disfarçado, tendo voltado da guerra e já sabendo de tudo o que se passara. É, sem dúvida, uma bonita história.

É, ainda, o nome de outra personagem bem famosa: Penélope Charmosa, do desenho Corrida Maluca.

  • Pérola  

Nome que reflete preciosidade, apresenta como significado “feminina”, “virgem”, “pura”, “lunar”, “bela como a lua”, “brilhante como a lua”, “forte”, “constante”. É, são muitos e bonitos os significados que são ligados ao nome Pérola.

Surgiu da palavra latina perla, cujo significado é “pérola”. Para entender os significados desse nome, é preciso ter em mente que a pérola sempre foi algo considerado ornamento feminino e, daí, símbolo de feminilidade.

Além disso, por sua forma, brilho e coloração, ao longo da história sempre foi comparada à lua, aproximação que não é desconsiderada no significado desse nome. Por fim, tem-se o aspecto da pérola: dura e resistente, assim simbolizando força e durabilidade.

Você provavelmente já deve ter assistido em algum filme ou série cena em que determinado personagem chega a tentar morder uma pérola para descobrir se ela é verdadeira ou falsa.

Soma-se a tudo isso o fato de essa pedra carregar a simbologia da preciosidade. Tanto o é que a pérola também costuma ser conhecida como “Rainha das Gemas”, considerada a mais antiga preda preciosa, inclusive já tendo sido considerada a mais cara do mundo pela dificuldade de ser encontrada.

  • Piedade

É nome que por si só já apresenta seu significado: “compaixão”, “misericórdia”. É nome que carrega forte religiosidade, sendo a compaixão considerada uma importante virtude no Cristianismo – e em demais religiões.

Compaixão e, por extensão, piedade (Piedade, no caso do nome), está ligada à certeza de que Deus é misericordioso, além de ser considerada um sentimento de extrema importância para que haja paz na humanidade.

Apesar da aparente simplicidade de seu significado, Piedade carrega em si uma profunda mensagem.

  • Pietra 

Nome italiano que encanta muitas pessoas por sua sonoridade considerada elegante. Variante de Pedro nesse idioma, significa “pedra”, “rochedo”, “firmeza”.

Sua origem é grega, a partir de Pétros, nome masculino derivado de petra (“pedra”, “rochedo”), palavra grega que é tradução do aramaico Cephas (“pedra”, “rochedo”). Por sua significação, é nome também entendido como capaz de carregar características como firmeza, segurança e persistência.

Herda de sua variante masculina Pedro (em italiano Pietro) boa parte da sua popularidade, sendo Pedro o nome de vários santos católicos e, especialmente, o nome do apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa.

  • Poliana

É nome bonito e sonoro que tem como significado “senhora soberana cheia de graça”, “aquela que é pura e graciosa”. Esse nome é a versão em língua portuguesa de Pollyanna, nome que se formou a partir de Polly e de Anna.

O nome Polly é a variante medieval de Molly, forma diminutiva de Mary, versão em língua inglesa de Maria, nome que, apesar de ter sua origem considerada incerta, provavelmente veio do hebraico Myriam, então significando “senhora soberana”, “vidente”.

Também é possível que Mary (Maria) tenha vindo da sânscrito Maryáh, apresentando como significado “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Anna, também com origem hebraica, é variante inglesa de Ana, surgindo de Hannah, que em hebraico quer dizer “cheia de graça”. A forma Pollyanna existe na Inglaterra desde o século XIII, popularizando-se apenas no início do século XVII. Já em Portugal, documentos apontam que surgiu na primeira metade do século XVI.

Esse nome ficou especialmente famoso no século XX, quando a romancista estadunidense Eleanor H. Porter (1868-1920) lançou em 1913 Pollyanna, obra considerada clássica da literatura infantojuvenil.

A personagem órfã de apenas 11 anos que dá título ao livro é vista por muitos como a personificação do otimismo na literatura ocidental.

  • Priscila

Belo nome que significa “pertencente a Prisco”, “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

É a variante feminina de um nome desconhecido por muitas pessoas: Priscilo. Esse nome surgiu com o diminutivo de outro nome, Prisco, daí Priscilo e, consequentemente, Priscila serem entendidos com o significado de “pertencente a Prisco”, “da natureza de Prisco”.

O nome Prisco surge do latim Priscus e costuma ser entendido como “o antigo”, “o velho”, “o venerável”. Logo, como Priscila é nome que expressa a descendência, seu sentido pode ser ampliado para “familiar de alguém venerável”.

Surgiu inicialmente na Inglaterra, mas com a grafia Precilla. É nome de grande importância religiosa: Santa Priscila (também chamada de Santa Prisca) é considerada uma das santas romanas mais antigas, além de ser considerada uma evangelizadora muito atuante.

Segundo sua história, foi batizada aos 13 anos de idade por São Pedro, além de ter sido a primeira mulher ocidental que teria testemunhado com o martírio sua fé em Cristo. Priscila (Prisca) morreu em meados do século I em Roma, decapitada durante as perseguições do imperador Claudio.

Nota: Provavelmente por conta desses episódios religiosos, também há quem diga que o nome Priscila significa “a primeira”, “a antiga”. Entretanto, os significados e a origem que foram descritas a partir do nome Priscus são os que devem ser considerados.

Outras opções de nomes com a Letra P para meninas


  • Palmira: “peregrina”, “palmeira”, “cidade das palmeiras”, “aquela que nasceu rodeada de palmeiras”.
  • Pandora: “todos os presentes”.
  • Paulina: “de Paula”, “pertencente a Paula”, “da pequena”, “pertencente àquela de baixa estatura”.
  • Perla: “pérola”.
  • Perpétua: “aquela que é sempre viva”, “eterna”.
  • Perséfone: “aquela que destrói e assassina”, “destruição e assassinato”.
  • Petúnia: “flor vermelha”.
  • Pia: “piedosa”, então fortemente relacionada a “justiça”, “piedade”, “benevolência”.
  • Pilar: “pilar”.

Nomes Masculinos com a Letra P


  • Pablo

Chegou até nós através da língua espanhola e, apesar disso, pode ser facilmente encontrado aqui no Brasil. Versão espanhola para Paulo, significa “pequeno”, “de baixa estatura”.

Sua origem está no latim Paullus, nome vindo de paullo, cujo significado é “pequeno”, “baixo”. Essa significação faz com que seja bastante provável que esse nome tenha surgido em referência a algum atributo físico de uma pessoa; no caso, baixa estatura.

Vários sobrenomes e nomes surgiram ao longo do tempo por motivação do tipo. Ainda, há quem entenda que esse significado pode estar ligado a uma atitude humilde e simples perante a vida.

Pablo (e demais variantes como Paul e Paulo) é bastante popular por influência do São Paulo, grande propagador do Cristianismo e considerado mártir pela Igreja Católica.

  • Paolo

De origem italiana, significa “pequeno”, “de baixa estatura” e, em sentido amplo, “aquele que é humilde”, “humildade”. Surge a partir do nome latino Paullus, de paullo, que significa “baixo”, “pequeno”.

É a versão em italiano de Paulo. Inicialmente, Paolo era o nome de uma família muito importante durante o período do Império Romano, o que contribuiu para fazer com que Paolo fosse um nome procurado pelas pessoas.

Além disso, San Paolo (São Paulo) é considerado um importante líder do Cristianismo, fazendo com que esse nome ganhe força e popularidade.

  • Patrick

De origem inglesa, equivale neste idioma a Patrício. Significa “nobre”, “homem nobre”, também havendo quem o entenda como “conterrâneo”.

Vem de Patricius, nome latino originados a partir de patre, que significa “pai livre”. Ainda hoje esse nome carrega importância, pois quando de seu surgimento, indicava alguém que não pertencia à plebe, estando ligado a nobreza e a dignidade.

Esse entendimento vem desde os tempos do Império Romano.

Além disso, tem popularidade por conta de Saint Patrick ou, como conhecemos, São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda.

  • Paulo

É, sem dúvida, um nome de muita popularidade, principalmente pela possibilidade de ser combinado com vários outros nomes, formando nomes compostos como Paulo José, Paulo Henrique, Pedro Paulo e tantos outros mais.

Carrega o significado de “pequeno”, “de baixa estatura”, tendo sua origem no latim Paullus, a partir de paullo, termo que significa “baixo”, “pequeno”. Tais significados permitem que o nome seja encarado de uma forma metafórica, também entendido como “aquele que é humilde”, “humildade”.

Boa parte da influência desse nome está relacionada à São Paulo: considerado importante líder cristão, é santo católico muito venerado. Sua história é contada no Novo Testamento da Bíblia. 

  • Pedro

É, talvez, um dos nomes mais populares aqui da nossa lista. Significa “rochedo”, “pedra”. Sua origem está no nome grego Pétros, surgido da palavra petra, por sua vez influenciado pelo aramaico Cephas, significando “rochedo”, “pedra”.

Esse é um dos nomes mais difundidos em todo o mundo, havendo variantes para ele. É utilizado como nome próprio desde os tempos da Antiguidade. De acordo com documentos, existe em Portugal desde meados do século IX, mas com a grafia Petrus.

Sua popularidade está intimamente ligada à Bíblia, uma vez que Pedro é o nome de um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo, sendo considerado um dos principais nomes na construção da Igreja Católica.

Seu destaque é tão grande que São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica.

  • Peri

Carrega o significado de “junco”.

Trata-se de um nome com raiz brasileira e eternizado nas páginas da nossa literatura: em O Guarani, obra do Romantismo brasileiro escrita por José de Alencar (1829-1877), na qual encontramos Peri, o forte e devoto indígena da tribo dos Goytacazes e herói desse romance.

O nome Peri surge de piripiri, palavra do antigo tupi que indica uma espécie de junco, nome dado há um tipo de planta que dá flores.

Nota: Existe uma segunda origem para Peri. No caso desse nome empregado no feminino, tem origem na cultura persa, significando “fada”, “aquela que produz mágica”.

  • Péricles

Nome cujo significado é “o muito glorioso”, “o muito famoso”, “aquele cercado pela glória”. Carrega origem grega, surgindo de Periklês, resultado da união de peri, sufixo aumentativo significando “muito”, “em excesso”, com kléos, cujo significado é “glória”, “fama”.

Esse foi o nome de um estadista ateniense que viveu no século V a.C. Considerado o primeiro cidadão ateniense, vinha de família influente. Conhecido como um ótimo orador, Péricles desejava transformar sua cidade em uma verdadeira democracia.

Embora não tenha atingido os seu objetivo, ficou conhecido como líder democrático e por sua contribuição em obras públicas, como o Partenon.

Hoje considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o Partenon foi o resultado da iniciativa de Péricles para que o templo dedicado a deusa grega Atena fosse construído.

  • Peter

Vindo da língua inglesa, é uma das variantes existentes de Pedro. Logo, quer dizer “rochedo”, “pedra”.

Como indicado anteriormente, vem do nome grego Pétros, a partir de petra, derivado do aramaico Cephas, tendo precisamente os significados indicados. Foi levado à Inglaterra pelos normandos com a variante Piers, datando do século XIV a grafia Peter.

Além da influência bíblica de Pedro (em inglês, Peter), um dos discípulos mais próximos a Jesus, Peter é nome famoso também por outro motivo.

Nas histórias em quadrinhos da Marvel, Peter Parker é o verdadeiro nome do Homem-Aranha.

  • Phelipe

Nome cujo significado é “amigo dos cavalos”, o que gosta de cavalos” e, ainda, “homem que ama a guerra”.

É variante gráfica do nome Felipe, muito provavelmente por inspiração de Philip, como é escrito nas línguas inglesa e francesa. Originou-se do grego Phílippos, composto por phílos, que significa “amigo”, “amante”, e por hippos, que significa “cavalo”, assim ficando com o significado de “amigo do dos cavalos”.

Como cavalos eram muito usados em guerras, é comum que esse nome apareça com o significado ampliado para “homem que ama a guerra”. Sua popularidade vem de longa data: já na Idade Média, era um nome bastante comum na Inglaterra.

Além de Felipe ser um nome popular por ter sido o nome de vários reis e aristocratas europeus, também é conhecido por ser um nome que aparece na Bíblia: Filipe, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

  • Pietro

Tem como significado “pedra”, “rochedo”, “firme”. Esse nome comum de ser encontrado aqui no Brasil é a versão italiana do nome Pedro.

Assim, sua origem está no nome grego Petros, vindo de petra, palavra entendida como a tradução grega para o aramaico Cephas, cujo significado é “pedra”, “rochedo”.

O nome Pedro e suas variantes são bem famosos em todo o mundo por influência de Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo; chamado Simão, mudou seu nome para Pedro, atendendo ao pedido de Jesus. Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica.

  • Pierre

Não é difícil encontrarmos nomes com certa popularidade que são inspirações de outras culturas. É o caso de Pierre, a variante francesa para um nome que tem sido bastante citado nesta lista: Pedro.

Significa “rochedo”, “pedra”, originando-se do grego Pétros, a partir de petra, tradução grega para o aramaico Cephas, tendo como significado “rochedo”, “pedra”.

É, junto com as demais variantes existentes, um dos primeiros nomes cristãos mais populares do mundo, por influência do já mencionado discípulo de Jesus Cristo, chamado Pedro.

No caso da variante francesa, surgiu inicialmente como Piers.

  • Plínio

Nome de agradável sonoridade que tem como significado “pleno”, “cheio”, “completo”, “rico”, “abundante”. É nome que surgiu do latim, vindo do nome Plinius, cuja origem é o vocábulo plenus, cujo significado literal é “pleno”, “cheio”, “completo”.

Seus significados são ampliados para “rico”, “abundante”, fazendo com que esse nome seja capaz de refletir as ideias de abundância e de plenitude.

Ainda que algumas pessoas digam que Plínio possa ter surgido da palavra grega plinthos, que significa “lousa”, “ladrilho”, não existem informações capazes de comprovar essa hipótese.

Por isso, deve ser considerada a hipótese latina.

Outras opções de nomes com a Letra P para meninos


  • Pascal: “aquele que nasceu na Páscoa”. Tem o mesmo significado que Pascoal.
  • Patrício: “da mesma pátria”, “nobre”, “patrício”, “fidalgo”, “conterrâneo”.
  • Paul: Variante alemã, francesa e inglesa de Paulo, significa “pequeno”, “de baixa estatura”.
  • Petrus: “pedra”, “rochedo”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra P possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.