O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes da Mitologia Grega


Mitologia Grega reúne um conjunto de lendas e mitos que foram criados pelos gregos na antiguidade.

O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza.

Assim, a criação das narrativas fantásticas que englobam a mitologia grega foi a maneira encontrada pelos gregos para preservarem sua história.

É importante ressaltar que a civilização grega estava baseada numa religião politeísta, ou seja, eles cultuavam diversos deuses.

A mitologia grega é permeada por inúmeras figuras mitológicas. Dentre as mais importantes podemos citar:

  • Deuses: eram figuras imortais e antropomórficas. Ou seja, eram deuses com formas humanas e que também possuíam sentimentos humanos como o amor, o ódio, a maldade, a inveja, a bondade, egoísmo, fraqueza.
  • Heróis: considerados os semideuses, ou seja, filhos de deuses com humanos. Dos heróis gregos destacam-se: Perseu, Teseu e Belerofonte.
  • Ninfas: figuras mitológicas femininas sempre lindas e alegres e que cuidavam das florestas. Por exemplo, as Alseídes, ninfas das flores e bosques; as Dríades, ninfas dos carvalhos; as Nereidas, ninfas da água.
  • Sereias: figuras femininas que cantavam e possuíam corpo de peixe. Podiam ser representadas com asas e cabeça e busto de mulher, tal qual as Harpias.
  • Centauros: seres híbridos e fortes com corpo metade humano e metade cavalo. Destaca-se Quíron, amigo de Herácles criado por Cronos.
  • Sátiros: possuíam um corpo de homem com patas de bode e chifres. São correspondentes aos faunos da mitologia romana. Dos sátiros gregos destaca-se: Pã, o Deus dos bosques.
  • Górgonas: figuras femininas que possuíam cabelos de serpentes, por exemplo, a Medusa.

Os deuses mais poderosos são os Deuses do Olimpo que viviam no topo do Monte Olimpo, eles são considerados os principais deuses do panteão grego, a saber: Zeus, Hera, Poseidon, Deméter, Dionísio, Afrodite, Apolo, Ares, Ártemis, Atena, Hefesto e Hermes.

Que tal agora conhecer um pouco mais deste universo da Mitologia Grega e os nomes dos principais personagens dessa rica e fascinante cultura?

Nomes masculinos da Mitologia Grega


nomes-masculinos-da-mitologia-grega

  • Adônis 

Seu significado é “jovem”, “belo”, “meu Senhor”. Embora tenha sua origem no nome semita Adonai (“meu Senhor”), sua popularidade está relacionada à mitologia grega.

Nela, Adônis é um jovem de extrema beleza que despertou a paixão de Afrodite (deusa do amor) e de Perséfone (deusa da agricultura e esposa de Hades). Segundo a lenda, Adônis foi morto por um javali que Ares, deus da guerra e amante de Afrodite, enviou. É por causa dessa lenda que Adônis passou a ser um nome que está relacionado à beleza e juventude.

  • Agamemnon 

Agamemnon, ou simplesmente Agamenon, é o irmão de Menelau, casado com Climnestra, a irmã de Helena. Atribui-se a ele ter comandado o cerco dos aqueus à cidade de Troia, assim sendo reconhecido como um grande guerreiro.

  • Apolo 

É um dos mais importantes deuses da mitologia grega. É o deus Sol, mas também da música, da profecia e de outras coisas mais. Filho de Zeus, é conhecido por sua beleza – é por isso que ao chamar um homem de Apolo, isso significa chamá-lo de muito bonito.

  • Argos 

É o nome do gigante que possui o corpo coberto por olhos (algumas histórias dizem que possui 100). A deusa Hera o encarregou de exercer funções de vigília. Segundo relatos, quando Argos dormia, metade de seus olhos ficava fechada e descansava enquanto a outra metade fazia a vigília, tornando-se um ser sempre atento a tudo.

  • Aristeu 

Na mitologia grega, é o nome do filho do deus Apolo com Cirene, a filha de Hipseu. Ele é considerado na mitologia grega como um pastor, sendo chamado de “o melhor” ou “o apicultor”

  • Atlas

Na mitologia, é um dos titãs que Zeus condenou a sustentar os céus para sempre. É casado com Pleione, com quem teve 7 filhas, as Plêiades.

  • Aquiles 

É o grande herói que se destacou na Guerra de Troia, conforme narra os versos de Homero. Segundo a lenda da mitologia grega, Aquiles é filho do mortal Peleu com Tétis, uma ninfa marinha.

Quando nasceu, sua mãe banhou-o no rio Estige, fazendo com que ele passasse a ser invulnerável. Entretanto, Tétis o segurou pelo calcanhar, fazendo com que essa parte fosse a única a não ser banhada, tornando-se o ponto fraco de Aquiles; daí a expressão “calcanhar de Aquiles” para se referir ao ponto fraco de alguém.

  • Dionísio 

É o deus da natureza, da fecundidade, do vinho e da alegria. Também é conhecido como o deus da libido, o que influencia na fertilidade. Com frequência, as festas com vinho são relacionadas a ele.

  • Eros 

É o nome do deus da paixão, do erotismo e do amor. Na mitologia grega, Eros une as pessoas usando flechas mágicas (corresponde ao Cupido na mitologia romana). É filho de Afrodite, a deusa grega do amor. Eros apaixona-se por Psiquê, caso contado em várias histórias.

  • Glauco 

É uma divindade marinha. Sua origem não é muito precisa, variando conforme as fontes. Uma das histórias mais famosas na qual Glauco aparece é na peça Orestes, de Eurípedes; nela, Glauco é apresentado como filho de Nereu, tendo ajudado Menelau e os argonautas por suas jornadas.

  • Hades 

Não é um nome muito buscado. Na mitologia grega, é o Deus do submundo (lugar onde estão as almas dos mortos). É irmão de Zeus e fez parte da rebelião contra Cronos, o titã devorador de filhos. Perséfone é a deusa que foi sequestrada e levada para o submundo, casando-se com Hades.

  • Heitor 

Na mitologia grega, Heitor é um príncipe conhecido por sua bravura durante a Guerra de Troia. É frequentemente mencionado na ilíada, escrita por Homero, e que relata o último ano dessa guerra.

  • Hélio 

Conhecido na mitologia grega como o deus Sol. Geralmente aparece representado como um homem louro de rosto resplandecente, percorrendo com sua carruagem puxada por quatro cavalos os céus.

Interessante que é com a grafia Élio, ou seja, retirando o h, temos um outro significado. Élio não significa “Sol” como Hélio, mas sim “o Altíssimo” (caso tenha se originados do hebraico El Elion) e “natural de Élida” (caso tenha se originado do latim Elius).

  • Hércules 

É um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. É conhecido por sua força incomum e por ter executado os famosos 12 trabalhos de Hércules, forma de se redimir das mortes que havia cometido e para que fosse elevado à condição divina quando os terminasse.

  • Ícaro

Ficou conhecido por ter tentado voar com as asas que seu pai Dédalo havia feito. Segundo sua história, Dédalo fez asas artificiais com penas coladas com cera de abelha para que ambos conseguissem fugir do labirinto do Minotauro.

O pai alertou o filho para que não se aproximasse muito do Sol, o que faria a cera das asas derreter. Ícaro, muito empolgado por estar voando, não seguiu o conselho do pai; a cera acabou de fato derretendo e ele caiu no mar, morrendo afogado. Ícaro é considerado o símbolo da ambição humana de voar.

  • Hermes 

É considerada a divindade mais eloquente na mitologia grega, filho de Zeus com a ninfa Maia. É considerado o deus da sorte, da magia, das estradas, do comércio e também das viagens. Hermes é considerado o mensageiro dos deuses.

  • Menelau 

É o nome do lendário rei da Lacedemónia, irmão de Agamemnon e marido de Helena. O rapto de sua esposa Helena deu origem à famosa Guerra de Troia.

  • Narciso

É, na mitologia grega, filho de Cefiso (deus rei do rio) com Liríope (ninfa). Resumidamente, o Mito de Narciso conta que ao nascer, o oráculo Tirésias previu que Narciso seria muito belo e atraente e que teria uma boa e longa vida, desde que não conhecesse o reflexo de seu próprio rosto, o que amaldiçoaria sua vida.

Narciso, além das características físicas relatadas, era muito orgulhoso e arrogante. Um certo dia, viu seu reflexo na água de um lago e se apaixonou profundamente, o que foi sua perdição. Narciso traz em sua figura o excessivo amor por si mesmo.

  • Orfeu 

Filho de Calíope e do deus Apolo, na mitologia grega Orfeu é conhecido pelo fato de que ao tocar sua lira, os pássaros paravam para o ouvir e os animais selvagens curvavam-se para apreciar a melodia. Apaixonado por Eurídice, casa-se com ela.

  • Orion 

É o nome do gigante caçador, colocado por Zeus entre as estrelas na forma da constelação de Orion.

  • Perseu 

Semideus conhecido por ser o fundador de Micenas. De acordo com a mitologia, foi o responsável por decapitar a górgona Medusa, um monstro que transformava em pedra todas as pessoas que olhavam em seus olhos. É filho de Zeus com a mortal Dânae (ou Danai).

  • Poseidon 

É o deus grego do mar, das tempestades, dos cavalos e dos terremotos, conhecido por proteger as águas e auxiliar os marinheiros. É um dos três governantes do mundo, ao lado de Zeus e Hades.

  • Zeus

Zeus era o rei dos deuses gregos e governante do Monte Olimpo. Ele era o deus do céu, do raio, do trovão, da lei, da ordem e da justiça. Foi primeiro adorado pelos gregos, depois pelos romanos (que se referiam a ele como Júpiter), e depois por outros povos de muitas partes do mundo.

Zeus foi o último filho dos titãs Cronos e Réia, e se salvou de ser engolido por seu pai, que devorava seus filhos para que nenhum deles pudesse tomar seu lugar.

O deus do trovão foi criado longe do Olimpo, e quando cresceu enfrentou seu pai, obrigando-o a tomar uma bebida mágica e fazendo com que todos os seus irmãos que foram devorados voltassem à vida. Assim ele conheceu Deméter, Poseidon, Héstia e Hades. Sua outra irmã, Hera, também havia conseguido escapar de seu pai.

Zeus também liberou os irmãos de Cronos, que foram presos por ele, e em troca, recebeu o raio que se tornou sua arma.

A guerra entre Zeus e seu pai durou dez anos, até que ele, junto com seus irmãos Poseidon e Hades, subiram ao Olimpo e destruíram Cronos.

Zeus compartilhou com seus irmãos Hades e Poseidon o domínio do mundo, e cada um se tornou um governante. Zeus tornou-se o rei do Olimpo, governante do céu e do ar, Hades se tornou governante do reino dos mortos e Poseidon tornou-se governante das águas.

Nomes femininos da Mitologia Grega


nomes-femininos-da-mitologia-grega

  • Adasteia

É o nome da ninfa que alimentou o bebê Zeus em segredo, para protegê-lo de seu pai Cronos. A história mitológica sobre a alimentação de Zeus é um pouco incerta, pois em algumas histórias fala-se que Melissa alimentou Zeus e que Adasteia é o nome de uma das filhas de Zeus.

  • Afrodite

É a deusa grega do amor, da beleza e do sexo. Na mitologia, os gregos pediam a ela sorte no amor.

  • Ariadne 

Este nome quer dizer “muito casta”, “a mais sagrada”, “puríssima”. Vem do grego Ariadne, cuja raiz, também grega, é adne (“casta”, “pura”) e a partícula ari forma superlativos em grego.

Segundo a mitologia grega, Ariadne é a filha do rei Minos e foi a responsável por ajudar Teseu a escapar do labirinto após ele ter matado o Minotauro.

  • Ártemis 

Esta é a deusa da caça, da castidade e da Lua. Era cultuada por aliviar doenças femininas e por proteger crianças e jovens. Aparece associada, também, à vida selvagem.

  • Atena 

Trata-se da deusa grega da sabedoria, das artes, da inteligência e da guerra, sendo assim uma das principais deusas do Olimpo. É conhecida por preservar a justiça entre as pessoas.

  • Briseida 

Também é conhecida como Briseis. Segundo a mitologia grega, é o nome da viúva troiana que durante a guerra de Troia foi sequestrada por Aquiles.

  • Calipso

É na mitologia grega uma ninfa do mar extremamente sedutora e caprichosa.

  • Cassandra 

Seu significado é “a que brilha sobre os homens”, “a que protege os homens”. De origem latina, a raiz está no grego Kassándra, sendo kekasmai, kad, “brilhar” e aner, “homem”.

É nome envolvido por um mito: o deus Apolo apaixonou-se por Cassandra (também conhecida como Alexandra), a filha dos reis de Troia Príamo e Hécuba e então prometeu que daria à jovem o dom da profecia em troca de seu amor.

Cassandra aceitou a proposta, mas quando ganhou o dom, recusou ser amante de Apolo; como castigo, ele lançou uma maldição para que ninguém acreditasse em suas profecias.

  • Cibele 

Significa “espírito criador do calor e da vida”, “a grande mãe dos deuses”. Possui origem incerta, mas acredita-se ter surgido do grego Kybéle, condizendo com as qualidades da deusa Cibele, a personificação da natureza selvagem e rude.

  • Cíntia 

O significado deste nome é “do Cinto”, “mulher originária de Cinto”. Sua raiz está no grego Kynthia, que significa exatamente “mulher originária de Cinto”.

De acordo com a mitologia grega, esse nome foi dado a Ártemis, deusa da Lua, pelo fato de ela ter nascido no monte Cinto. Acredita-se que o nome carrega a simbologia dessa que é uma das divindades gregas mais veneradas.

  • Circe 

De acordo com a mitologia grega, é uma feiticeira considerada a deusa da Lua Nova, do amor físico, das feitiçarias e dos encantamentos.

  • Dafne 

É originado do grego daphne, cujo significado é “louro”, “loureiro”. Na mitologia grega, esse é o nome da ninfa pela qual Apolo se apaixonou ao ser atingido por uma flecha e que acabou transformada em um loureiro; para Apolo, as folhas do loureiro passaram a ser sagradas.

Como homenagem ao deus grego, passou a ser entregue uma coroa de louros aos vencedores nos Jogos Olímpicos.

  • Deméter 

Nome dado na mitologia grega à deusa da colheita, da fertilidade e do direito sagrado, detendo o ciclo da vida e da morte. Atribui-se a ela ter ensinado a agricultura ao ser humano.

  • Dione 

É o nome da deusa grega das ninfas, mas sua história pode variar, pois também há enredos que a apresentam como filha de Oceanus e Tétis. Esse nome quer dizer “consagrada a Dionísio”, “espírito das águas”, “o céu e às águas”.

  • Dóris 

Quer dizer “presente de Deus”, “dádiva divina”. Na mitologia grega, Dóris é uma das ninfas do mar, filha de Oceanus e Tétis. Dóris é casada com Nereu, o que faz dela a mãe das nereidas.

  • Electra

Nome cujo significado é “âmbar”, ampliando seu sentido para designar “mulher radiante”. A raiz desse nome está no termo grego elktron (“âmbar”). Na mitologia grega, é o nome da filha de Agamemnon e Clitemnestra.

  • Eos 

Este nome com leve sonoridade é na mitologia grega o nome da deusa que personifica o amanhecer. Eos é filha de Hiperião e Teia, assim sendo irmã de Selene (a deusa da Lua) e de Hélio (o deus Sol).

  • Gaia 

Seu significado é “Terra” e encontramos sua origem na palavra grega yaia (gaia), significando “terra”. Na mitologia grega, Gaia é a deusa mãe, deusa da Mãe Terra, conhecida por sua grande força geradora.

  • Hebe 

Conhecida por ser na mitologia grega a deusa da Juventude. É filha de Zeus e Hera. Representa o auge da vida

  • Helena 

Quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”, tendo sua origem no nome grego Heléne, da palavra grega heláne (“tocha”); o termo hélê significa “raio de Sol”, daí surgindo o significado de “a resplandecente”.

Na mitologia grega, Helena é a filha de Zeus e Leda, esposa de Menelau. Conhecida por ser extremamente bela, Helena despertou o interesse de Páris, o rei de Troia, sendo raptada por ele. Menelau convocou os seus homens para o resgate da esposa, episódio que deu origem à famosa Guerra de Troia.

  • Hera

É a deusa das deusas, irmã-esposa de Zeus. Filha dos titãs Cronos e Reia, Hera é a deusa protetora dos casamentos e das mulheres casadas.

  • Héstia 

É um nome bem diferente. É a filha de Zeus e Cibele, divindade que representa o fogo das lareiras. Representa as famílias das cidades e das colônias, ou seja, é a deusa da vida doméstica e familiar.

  • Ilítia 

É o nome da deusa dos partos e gestantes, por isso conhecida na mitologia como a protetora das mães durante o período da gestação.

  • Irene 

Nome de uma das horas, filha de Deus e de Têmis. Ela é a guardiã da ordem natural e do ciclo anual de crescimento, bem como responsável pelas profecias da vegetação e das estações do ano.

  • Íris 

Filha de Taumas e Electra, é conhecida como a deusa do arco-íris, personificando-o. Como o arco-íris representa a reunião entre a terra e o céu, ela é considerada a mensageira dos deuses.

  • Leda 

Sonoro nome que significa “mulher”, “esposa”, “alegre”. Sua origem é grega, da palavra lada, que significa “esposa”. Há quem diga ter surgido como variante feminina de Ledo, nome originado do adjetivo latino ledo (“risonho”, “alegre”).

De acordo com a mitologia grega, Leda foi a rainha de Esparta, casada com Tíndaro.

  • Maia

A origem deste nome está no latim maia, mai, que significa “grande”. Mas é nome conhecido na cultura grega por ser o nome da deusa da primavera, da fertilidade e do renascimento.

  • Mégara

Este nome é considerado forma latinizada do grego Megaira, de megairo (“rancor”). É nome dado a uma das fúrias na mitologia grega.

Segundo essa mitologia, Mégara é o nome da filha mais velha de Creonte, o rei de Tebas, e foi oferecida pelo pai a Hércules, como recompensa por ele ter ajudado Creonte a defender Tebas.

  • Meila 

Nome surgido das lendas mitológicas gregas, significa “freixo”, tipo de árvore da família das oliveiras. O significado desse nome adquire sentido muito amplo para os gregos da antiguidade: o freixo simboliza durabilidade e firmeza.

  • Melissa

Nome que veio da palavra grega mélissa e que significa “abelha”. Surgiu na mitologia grega, sendo o nome da ninfa que cuidou e amamentou Zeus.

De acordo com a mitologia, Melissa foi entregue aos deuses pelos próprios pais como sacrifício e teve o seu corpo transformado em abelhas.

  • Métis 

Conhecida como a deusa da saúde, da proteção, da astúcia, da prudência e das virtudes. Além de ser conhecida como filha de Tétis e Oceanus, foi a primeira esposa de Zeus.

De acordo com a mitologia grega, Métis foi quem deu a bebida capaz de fazer com que Cronos regurgitasse todos os filhos que havia engolido. Graças à astúcia de Métis, Zeus conseguiu conquistar o poder.

  • Nereida 

Na mitologia grega, as filhas de Nereu (deus marinho mais antigo do que Poseidon) e de Dóris são chamadas de nereidas. Elas são ninfas do mar, gentis e sempre dispostas a ajudarem os marinheiros em perigo. Também são conhecidas por serem muito bonitas, capazes de dominar os corações dos homens. Nereida, assim no singular, pode ser usado como nome próprio.

  • Nice

Partindo dona nome grego Níkaia, de níke (“Vitória”), tal nome significa “a vitoriosa”. É, inclusive, o nome atribuído a deusa da Vitória na mitologia grega – também conhecida como Nica ou Nika.

  • Olímpia 

Quer dizer “consagrada a Zeus do Olimpo”, sendo nome que deriva do grego olympos. Na mitologia grega, a morada dos 12 deuses e templo religioso dedicado ao culto de Zeus é chamado de Olimpo.

  • Pandora 

Seu significado é “todos os presentes”. Trata-se de um nome formado pela junção de duas palavras gregas: pan, que significa “todos” e daron, que significa “presente”.

Na mitologia, é o nome da primeira mortal criada por Zeus. A intenção do deus era punir a humanidade por Prometeu ter roubado o segredo do fogo. Assim, Zeus entregou a Pandora um objeto (há quem diga ser uma caixa e há quem diga ser um frasco) contendo todos os males, pedindo a ela que não o abrisse.

Entretanto, Pandora não o obedeceu e abriu o objeto, liberando todo o mal sobre a humanidade. Por muitos séculos esse nome carregou sentido negativo, passando a ser utilizado por falantes da língua inglesa apenas a partir do século XX.

  • Penélope 

Significa “tela”, “trama”, surgindo a partir do grego penelops. Encontramos esse nome no poema épico escrito por Homero chamado Odisseia.

Na história, Penélope é a esposa do personagem principal, Ulisses. Após o marido ir para a guerra, o pai de Penélope quer que a filha se case novamente. Para não contrariar totalmente o pai, a moça traça o seguinte plano: aceitará a corte dos pretendentes, porém se casaria novamente apenas quando terminasse de costurar um sudário; mas ela tece de dia e desmancha de noite. Assim, espera por 10 anos a volta do marido, passando a simbolizar o amor que não se cansa de esperar.

  • Perséfone 

É conhecida como a deusa do submundo e também considerada a deusa da agricultura, das estações do ano, das flores, dos frutos e da fertilidade.

  • Phoebe 

É a deusa titã do intelecto e da profecia. Você também pode encontrar esse nome com a grafia Febe.

  • Sibila 

Este nome era dado a todas as mulheres oraculares, ou seja, a todas as mulheres com o dom da profecia.

  • Tétis 

É uma ninfa do mar.

  • Themis 

Assim é chamada na mitologia grega a deusa da justiça, descrita como boa conselheira e personificação da ordem, além de ser a protetora dos oprimidos.


Considerações Finais


Conta pra gente… Qual foi o nome de que você mais gostou? Sentiu falta de algum nome da Mitologia Grega? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

E se você tiver procurando o nome para seu filho ou filha e quiser ainda mais inspiração, aproveita que você está por aqui e confira nossas outras listas com sugestões de nomes. Temos certeza de você vai adorar!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes da Mitologia Grega possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.