O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Espanhóis Masculinos

No momento de escolher o nome que o bebê terá, muitas vezes quanto mais inspiração, melhor. E pensando em ampliar as inspirações possíveis, alguns papais aproveitam a oportunidade para fugirem do “mais óbvio”, ou seja, buscam nomes não tão comuns no Brasil.

Uma dessas inspirações pode estar nos nomes espanhóis! E adiantamos que você verá que alguns desses nomes já são até um pouco comuns por aqui.

Além disso, é claro que algumas pessoas não estão necessariamente buscando nomes para seus filhos, mas sim têm curiosidade de conhecer nomes espanhóis e seus significados ou mesmo buscam pela explicação de seus próprios nomes.

O que trouxe você até nosso site? Seja qual for o motivo, trouxemos uma lista bem especial com os nomes masculinos espanhóis mais bonitos e populares.

Antes de apresentar a lista, saiba que para falar sobre nomes espanhóis é preciso entender um pouco sobre a Espanha. Lá, eles não falam apenas espanhol. Dentro do território espanhol, existe uma região chamada Catalunha e que apresenta idioma próprio: o catalão.

Essas duas línguas compartilham algumas semelhanças, mas também apresentam grandes diferenças. Como você poderá observar, alguns dos nomes que escolhemos apresentar aqui são tipicamente catalães.

Vamos logo conferir esses nomes! 

Nomes masculinos Espanhóis mais populares


nomes-espanhois-masculinos

  • Alejandro

Versão espanhola de Alexandre, apresenta como significado “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”.

Trata-se de um nome de origem grega, vindo de Aléxandros, nome composto por aléxo (“repelir”, “defender”, “proteger”) e por andrós (“homem”).

É um nome espanhol bastante difundido, chegando a ser encontrado mesmo fora do país de origem.

  • Antonio

Tem como significado “de valor inestimável”, “digno de apreço”, “valioso”.

Trata-se de um nome bem popular em vários países, podendo ser encontrado escrito dessa forma ou uma de suas variantes, como Anthony, Antoine ou apenas a variante gráfica Antônio. Tem sua origem no latim Antonius, surgido a partir do grego Antónios.

Para muitos estudiosos, a raiz desse nome está no grego antheos, tendo como significado “alimentados de flores”.

Dentre vários motivos, é nome bem famoso por conta de Santo Antonio, ora chamado de Santo Antonio de Lisboa (cidade onde nasceu), ora chamado de Santo Antonio de Pádua (cidade onde faleceu), frade franciscano.

  • Benício

É nome que significa “abençoado”, “homem bom”, “aquele que vai bem”, “aquele que está sempre bem”.

A hipótese mais provável é que tenha vindo da palavra latina benitius, formada a partir da união de bene e ire, assim ficando com o significado de “o que vai bem”. Mas alguns estudiosos acreditam que de fato seja um nome espanhol.

Nesse caso, seria a variante espanhola da palavra também latina vinicius (a mesma que resultou nomes Vinícius e Vinício). Tal palavra teria vindo de vinum, vocábulo cujo significado é “vinho”. Assim, vinicius seria entendido como “aquele que produz vinho”, sentido que passaria a Benício.

Nota: Vale lembra que em espanhol a letra v tem som de b.

  • Bruno

Nome que tem como significado “marrom”, “castanho”, “bronzeado”, “moreno”, apresentando mais de uma hipótese para sua origem. Pode ter vindo ou do latim brunus ou do germânico brun, ambas palavras com significado de “marrom”, “moreno”.

Por seu significado, acredita-se que tenha surgido como forma de se referir a pessoas com olhos ou cabelos castanhos, bem como a pessoas cuja pele era mais morena.

Data do século X a primeira vez que esse nome foi encontrado na Inglaterra, fato ligado a São Bruno de Colônia, monge alemão que viveu entre 1030 e 1101.

O nome Bruno está presente em diversas culturas.

  • Cristóbal

Quer dizer “portador de Cristo”, “aquele que carrega Cristo”, sendo por isso um nome que carrega bonito e religioso significado.

De origem grega, surgiu a partir de Christophóros, por sua vez resultado da união de Christós, que significa “Cristo”, com phorós, que significa “portador”. Esse nome surgiu dentre os primeiros cristãos como forma de expressar que carregavam Cristo em seus corações, daí revelando forte fé.

Resultou em variantes em diversos idiomas, como o espanhol Cristóbal, o português Cristóvão e o inglês Christopher. 

  • Diego

Quer dizer “aquele que doutrina”, “conselheiro” e, ainda, “aquele que vem do calcanhar”. Considerado nome de origem espanhola, não existe consenso sobre sua verdadeira origem.

Alguns estudiosos ligam esse nome a didacus, palavra latim surgida a partir do grego didache e que significa “doutrina”, “ensino”, assim fazendo com que Diego signifique “aquele que doutrina”. Já para outros estudiosos, teria surgido como forma reduzida de Santiago, nome que se formou pela junção de Sant’Iago.

Santiago é a forma espanhola de Jacó, nome que veio do hebraico Yaaqobh, por sua vez originado das palavras iqbá (de origem aramaica), iqbu (de origem acadiana) e aqib (de origem árabe), todas com o significado de “calcanhar”.

O nome Jacó e seu significado estão ligados à Bíblia: Esaú e Jacó são irmãos gêmeos e Jacó teria nascido segurando a calcanhar de seu irmão, vindo daí esse significado de “aquele que vem do calcanhar”.

A variante Diogo também é bastante encontrada na Espanha.

  • Eduardo

Nome bastante popular em várias culturas, ainda que através de variantes como Edward (variante inglesa), seu significado é “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas”, “guardião rico”.

Sua origem é germânica, a partir de Hadaward, formado por ead, “rico”, “próspero”, e por weard, ward, “guarda”, “guardião”. Muito de sua popularidade tem relação com Santo Eduardo, rei inglês coroado em 1042.

Admirado, dentre outros fatos, por sua bondade, chegou a ser considerado exemplo de rei cristão.

  • Fernando

É outro nome que se faz presente em diversas culturas. Tem como significado “ousado para atingir a paz”, “o que ousa viajar”, “viajante corajoso”.

Tem origem no germânico Ferdinand, Fredenando, surgido a partir da união de fridu, significando “paz”, com nanthjan, significando “ousar”. Também é possível encontrar quem relacione a origem desse nome a outros elementos germânicos; no caso, a fardi (“viagem”) e a nand (“ousado”, “corajoso”).

Surgindo em Portugal, segundo documentos, no século XI com a forma Fredenandus, foi levado pelos godos à Espanha, tornando-se bastante popular dentre a realeza espanhola, destacando-se os reis de Castela.

Ao longo da história, Fernando foi um nome muito utilizado por nobres e monarcas de países como Alemanha, Itália e Espanha.

  • Francisco

Apresenta como significado “francês livre”, “aquele que vem da França”. Sua origem está em Franciscius, nome latino derivado do germânico Frank, que significa “franco”, acrescido do sufixo isk, indicando nacionalidade.

É nome muito popular por influência de San Francisco de Asis (São Francisco de Assis), santo que ficou conhecido especialmente por ter abdicado da riqueza para se dedicar aos mais pobres, além de se dedicar ao cuidado da natureza dos animais, daí sendo considerado o padroeiro dos animais.

Fundou em 1209 a Ordem dos Franciscanos, que principalmente prega a humildade e uma vida mais simples.

  • Gonzalo

É a forma espanhola de Gonçalo, então significando “salvo no combate”, “salvo na guerra”, também havendo quem entenda esse nome com o significado de “guerreiro”.

Surge de Gundisalvus, derivado das palavras germânicas gund, gunthi, que significa “guerra”, “combate”, e salv, salwa, que significa “salvo”.

De acordo com documentos, já no espanhol medieval aparecia esse nome, apresentando as grafias Gundislavus e Gonzalvus. Nota: Em catalão, esse nome é escrito como Gonçal.

  • Guillermo

Nome que apresenta o significado de “protetor”. É a forma espanhola de William – nome que curiosamente também originou Guilherme.

Assim, sua origem é encontrada no germânico Willahelm, resultado da união dos termos will, vilja, wailja, que significam “vontade”, “desejo”, com helm, hilms, que significa “proteção”, “capacete”.

Como Willahelm fica com o significado de “protetor decidido”, “protetor corajoso”, esses significados são passados ao nome Guillermo. Ainda que bem menos difundida, existe uma segunda possibilidade para o significado e a origem desse nome germânico.

Pode estar ligado a Vili, nome do deus nórdico irmão de Odin, pai de todos os deuses nessa mitologia. Por essa hipótese, Willahelm tem como significado “aquele que está sob a proteção de Vili”.

  • Jaime

Seu significado é “aquele que vem do calcanhar”. É utilizado desde os tempos do espanhol antigo, quando surgiu. Inicialmente grafado como Jayme, compartilha origem e significado com o nome Jacó.

Assim, sua origem é encontrada no hebraico Yaaqobh, nome que partiu de iqbá (de origem aramaica), iqbu (de origem acadiana) e aqib (de origem árabe), vocábulos que apresentam significado de “calcanhar”.

Na Bíblia, é contada a história do nascimento dos irmãos gêmeos Esaú e Jacó, tendo este nascido segurando o calcanhar de Esaú, o que explica seu significado, além de poder ser considerado um nome bíblico.

Também é por conta de seu significado que era muito comum que o nome Jaime fosse dado ao filho gêmeo nascido por último.

  • Joaquín

Tem como significado “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”. Como você deve imaginar, é nome que carrega religiosidade e é ligado ao divino.

De origem hebraica, surge de Jehoiachim, cujo significado é “Deus estabeleceu”, “Jeová estabeleceu”, formado por Yahweh (“Deus”, “Jeová”) e quwm (“estabelecer”).

Aparece na Bíblia como referência a um dos reis de Judá, conhecido por ter sido levado ao cativeiro na Babilônia pelo rei Nabucodonosor, além de ser um nome associado ao pai da virgem Maria (e, consequentemente, avó de Jesus Cristo).

  • José

Quer dizer “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”. É nome de origem hebraica, surgindo de Yosef, nome entendido como “Ele acrescentará”, fazendo referência a Deus.

Durante o período medieval, era um nome bastante comum dentre os judeus e pouco frequente dentre os cristãos. No final da Idade Média, por conta da veneração a São José, santo protetor da Sagrada Família, popularizou-se em países como Itália e Espanha.

É considerado nome bíblico, existindo três personagens assim chamados: José do Egito, filha de Jacó e Raquel (Antigo Testamento), José de Nazaré, marido de Maria e, consequentemente, pai adotivo de Jesus Cristo, tendo sido posteriormente reverenciado como São José (Novo Testamento) e José da Arimateia, um dos discípulos de Jesus (Novo Testamento).

  • Mario

Tem como significado “homem viril”. Possui origem latina, surgindo de Marius, nome derivado de mas, maris, que significa “homem viril”.

Antes de ser usado como primeiro nome, era o nome de uma família de muita importância na Roma antiga. É curioso que muito da popularidade desse nome na era cristã se deva ao nome Maria, na Bíblia, a mãe de Jesus Cristo.

Embora não haja qualquer tipo de relação entre esses nomes, muitos acreditavam que Mario era a forma masculina de Maria, daí vindo parte da sua popularidade. É um nome bem comum para meninos na Espanha.

  • Martin

Seu significado é “guerreiro”, “dedicado ao deus Marte”. Surge como forma diminutiva do nome latino Martinus, por sua vez derivado de Mars, nome no idioma original de Marte, o deus da guerra na mitologia romana.

Por sua relação com o citado deus, Martin costuma ser entendido como um nome que carrega realeza, coragem e poder.

  • Miguel

Nome bastante popular em várias partes do mundo, assim escrito ou com suas variantes (como Michael e Michel), significa “quem é como Deus?”.

Seu significado deve ser entendido como uma pergunta retórica, destacando que ninguém pode ser comparado a Ele. A origem do nome Miguel é hebraica, vindo de Mikhael, nome composto pela união de mikhayáh com El, palavra esta que significa “Deus”.

É nome capaz de carregar forte religiosidade, pois na Bíblia é citado algumas vezes o Arcanjo Miguel, um dos principais protetores da humanidade e líder do exército de Deus.

  • Pablo

É nome bem popular na Espanha e em países que falam a língua espanhola. E mesmo em países que não se enquadram nessas características, como o Brasil, esse nome pode ser facilmente encontrado.

De origem latina, significa “pequeno”, “de baixa estatura”. Surge de Paullus, a partir do vocábulo também latino paullo, apresentando como significado “pequeno”, baixo”. Provavelmente, surgiu primeiro como sobrenome, a partir do traço físico de uma família.

O nome Paulo  e suas variantes, como a espanhola Pablo, é popular em todo o mundo por grande influência de São Paulo, um dos apóstolos de Jesus Cristo e conhecido como grande propagador do Cristianismo.

  • Pedro

Significando “rochedo”, “pedra”, Pedro é um dos nomes masculinos mais difundidos no mundo. Essa popularidade deve-se muito à Bíblia.

Nela, aparece Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus, além de ser considerado uma das principais figuras da Igreja Católica.

A origem desse nome está no grego Pétros, a partir da palavra petra, tradução grega do termo aramaico Cephas, significando “rochedo”, “pedra”.

  • Raúl

Apresenta o significado de “lobo conselheiro”, “o que segue o conselho dos lobos”, “combatente prudente”. Originou-se da forma francesa Raoul, latinização de Radulf, nome germânico que se originou do nórdico antigo Rádúlfr, nome composto por rad (“conselheiro”) e wulf (“lobo”).

Então significando “lobo conselheiro”, “o que segue o conselho dos lobos”, tem seu sentido ampliado para “combatente prudente”.

Nota: É muito importante não confundir seu significado com o do nome Rodolfo que, embora parecido com Raúl e, também, de origem germânica, apresenta o significado de “combatente famoso”, “combatente glorioso”.

  • Salvador

É nome que carrega apelo religioso, significando “aquele que é salvo”, “relativo a Jesus Cristo”, “salvador”. Surge a partir da palavra latina salvator, que literalmente significa “salvador”.

Vale frisar que Jesus Cristo é considerado o salvador.

Nas artes plásticas encontramos esse nome representado por Salvador Dalí (1904-1989), pintor e escultor espanhol dentre os principais do Surrealismo.

  • Santiago

É nome bastante popular, estando muito ligada a questões religiosas, como você verá. Apresenta como significado Santo Iago, sendo o resultado da junção espanhola destes nomes.

Tendo surgido inicialmente com Sant’Iago, Iago é como os espanhóis se referem ao nome Jacó. Já a origem desse nome é hebraica: de Yaaqobh, cuja raiz está ligada às palavras iqbá (aramaico), aqib (árabe) e iqbu (acadiano), que significam “calcanhar”.

Na Bíblia, Iago (Jacó) teria nascido segurando a calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú; é por conta dessa história que Iago fica com o significado de “aquele que vem do calcanhar”.

O nome Santiago ganha força e popularidade por influência de “Santiago Maior”, “São Tiago”, “Santiago de Compostela”, nomes pelos quais um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo ficou conhecido. É dito que ele teria sido o responsável por evangelizar o território espanhol.

Morreu degolado e foi sepultado na Catedral de Santiago de Compostela, localizada em Santiago de Compostela, na província La Coruña (Corunha), região da Espanha.

Santiago de Compostela é visitado por vários fiéis que para lá se dirigem para contemplarem as relíquias do apóstolo desde o século XIX. Jornada de fé, a tradição é peregrinar até lá. A rota mais famosa chega a durar 30 dias e se inicia na França.

Esse é um dos três maiores centros de peregrinação que existe.

  • Sergi

Corresponde a Sérgio, então tendo como significado “protetor”, “guardião”.

Embora sua origem seja considerada incerta, admite-se como muito provável que tenha surgido no etrusco, que passou ao latim Sergius, nome entendido como “aquele que o protege”, “guardião”.

Já para outros estudiosos, é nome que teria vindo a partir de outra palavra latina, servius, que significa “escravo”, “servo”. De Acordo com estudiosos, seu nome chegou a ser utilizado como palavra gentílica (indicativa da nacionalidade): Sergii.

Inclusive, grafia bem semelhante à adotada na Espanha.

Nomes Espanhóis Bonitos e Chiques para Homens e Meninos


nomes-bonitos-da-espanha-para-meninos

  • Angel

É, em língua espanhola, correspondente a Ângelo. Significa “mensageiro”, “anjo”, tendo sua origem no grego Ággelos (“mensageiro”) e no latim Angelus (“anjo”). Durante o período bizantino, de 330 a 1453, esse nome já era utilizado com a grafia Angelos em alguns países europeus.

Nota: Angel é considerado nome unissex na Catalunha.

  • Agustín

Variante espanhola de Agostinho, tem como significado “de Augusto”, “pertencente a Augusto”. Trata-se de nome com origem italiana, a partir de Agostino, nome que surgiu a partir do latim Augustinus, fazendo referência a Augusto.

O nome Augusto é de origem latina, vindo do vocábulo augustus, cujo significado é “sagrado”, “o consagrado”, “elevado”, “venerável”, significados aos quais Agustín fica, então, relacionado.

Na Roma antiga, Augustus era o nome de uma família bastante influente, da qual saíram imperadores e senadores. Daí os citados nomes terem sido muito ligados a importância.

  • Arnau

É como os catalães utilizam o nome Arnaldo. Seu significado é “poder da águia”, “aquele que é forte como a águia”. Sua origem é germânica: surge de Arnoald, nome composto por Arn (“águia”) e por wald (“poder”). 4É, portanto, nome que exprime força.

  • Gael

Nome que traz como significado “belo e generoso”, também sendo entendido como “de origem irlandesa” e “o que protege”, “protegido”, a depender da hipótese de origem.

Pode ter surgido a partir do nome bretão Gwrnäel que, vindo da junção de gwenn (“branco”, “belo”, “abençoado”) e hael (“generoso”), fica com o significado de “belo e generoso”. Também pode ter surgido como forma de se referir a pessoas vindas da Irlanda, já que faz referência à tribo irlandesa chamada Gael, da qual veio a língua gaélica.

Outra hipótese liga a origem desse nome ao hebraico Gah-El, no qual está presente El, que significa “Deus”. Por fim, pode ter surgido ligado a ga’al, termo que significa “redimir”, “proteger”.

  • Iago

Seu significado é “aquele que vem do calcanhar”. A raiz desse nome está no hebraico Yaaqobh, por sua vez ligado ao aramaico iqbá, ao acadiano iqbu e ao árabe aqib, palavras que significam “calcanhar”.

Desse nome hebraico surgiu os nomes Jacob e Jacó, dos quais veio Iago. Já a explicação de seu significado remete à Bíblia. No Antigo Testamento, é contado o nascimento dos gêmeos Esaú e Jacó, tendo Jacó nascido segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

Vale destacar que alguns estudiosos associam a origem desse nome à expressão hebraica Ya’aqov’el que, formada por El (“Deus”, Javé”), significa “que Deus o proteja”, significado que passaria a Iago. Entretanto, essa hipótese não costuma ser muito difundida.

Nota: A variante gráfica Yago também é encontrada na Espanha.

  • Ignácio

É a grafia espanhola desse nome, assim estando bem próxima de seu nome de origem. Quer dizer “filho” ou, ainda, “ardente”, “aquele que é como o fogo”.

Nome de origem incerta, a hipótese mais provável e mais difundida é que tenha surgido do nome grego Ignátios, correspondente ao latim Gnatus, significando “filho”. Já pela outra hipótese de origem, teria derivado de Egnatius, nome de uma família romana.

A origem desse então sobrenome, embora dita ser etrusca, é de fato desconhecida. Todavia, passou a ser associada ao vocábulo latino ignis, que significa fogo”, vindo de ignatus, que significa “ardente”, “aquele que é como o fogo”.

Desde o século VIII esse nome é encontrado na Espanha, apresentando variadas grafias: Ignacio, Inigo e Eneco.

  • Izan

É considerado uma adaptação do nome inglês Ethan, daí tendo a mesma origem e significado desse nome. Significa “o forte”, “o firme”, “o sólido”, “o resistente”, “o duradouro”. Sua origem é hebraica, vindo de Eitan, nome que apresenta os significados mencionados.

É considerado nome bíblico. No Antigo Testamento, Ethan (na versão em nosso idioma Etã), é homem considerado o mais sábio de todos. O nome Izan passou a ser popular na Espanha por conta do fundador de uma aldeia (atual município) cujo nome é Gumiel de Izán, em Burgos.

Nota: Tanto Izan quanto Izán são formas encontradas.

  • Javier

É nome que tem como significado “a casa nova”. É nome tipicamente espanhol, correspondendo ao nome que conhecemos como Xavier. Surge da palavra etxaberri, de origem basca, entendida como “nova casa”.

Segundo estudiosos, esse nome teria surgido com uma referência ao santo católico San Francisco Javier (São Francisco Xavier, em português), sendo Javier referência à cidade de onde veio esse santo.

Localizada na província de Navarra, no território espanhol, está a cidade de Javier. Logo, originalmente esse nome surgiu como referência a uma cidade, indicando de onde vinha uma pessoa.

  • Joan

É outra forma espanhola de João, então tendo o significado de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, também sendo entendido como “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

Trata-se de nome que tem no hebraico sua origem: vem de Yehokhanan, Iohanan, nome composto a partir de Yah, entendido como “Deus”, “Jeová”, e de hannah, palavra que significa “graça”. Resulta dessa combinação de palavras os significados apresentados.

É considerado um dos nomes judeus mais populares desde os tempos da Antiguidade, tendo sido adotado por vários cristãos ao longo dos séculos e presente em vários países com diversas variantes (Juan, Joan, John, João).

Sua popularidade está intimamente ligada à Bíblia, tendo havido dois personagens muito importantes no Novo Testamento com esse nome. Um deles João Batista, filho do profeta Zacarias e responsável por batizar Jesus Cristo.

O outro é São João Evangelista, um dos doze apóstolos de Jesus.

  • Jordi 

É um típico nome catalão, correspondente à Jorge. Seu significado é “agricultor”, “aquele que trabalha a terra”. Originou-se do grego Geórgios, vindo da palavra também grega georgós, formada por ge (“terra”) e por érghon (“trabalho”).

Muito da popularidade desse nome tem relação com São Jorge, o santo que, segundo a lenda, foi um soldado nascido na Capadócia (Turquia). Após ter sido preso por ter confrontado o imperador que o ordenou a perseguir cristãos, Jorge foi torturado e decapitado.

Por conta disso, é lembrado como símbolo de resistência. Um de seus feitos mais famosos teria sido a vitória após lutar contra um dragão. 

Nota: Na Espanha, assim como no Brasil e em Portugal, também é utilizado o nome Jorge.

  • Juan

Nome que significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. É a variante espanhola do hebraico Iohanan, Yehohana, no qual são identificados os termos Yah (“Jeová”, “Javé”, “Deus”) e hannah (“graça”).

Esse mesmo nome hebraico resultou em João. A grande popularidade de Juan em todo o mundo está ligada a Don Juan, personagem da literatura espanhola criada pelo poeta Fray Gabriel Téllez (1583-1648).

Soma-se a isso a figura do rei Juan Carlos I da Espanha. Ainda, é considerado o nome bíblico, pois além de João Batista ser o pregador que batizou Jesus Cristo, existe o evangelho de João.

  • Nico

Quer dizer “aquele que vence com o povo”, “vitorioso”, “aquele que conduz o povo à vitória”. Surge como forma diminutiva de Nicolau, nome que partiu do grego Nikólaos, formado a partir de níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”.

De certa forma, pode ser considerado um nome mitológico, pois na mitologia grega Níke é a deusa personificação da vitória. O nome Nico encanta por sua pronúncia simples, porém com significado forte.

Surgiu inicialmente como apelido para pessoas chamadas Nicolau e Nicolas, variantes entre si. 

  • Paco

É nome que surgiu na Espanha como apelido para o nome Francisco. Logo, seu significado é “francês livre”, “aquele que vem da França”.

É, portanto, nome que se originou a partir do latim Franciscus, este de origem germânica: a partir da combinação de Frank, que significa “franco”, com isk, sufixo que forma nacionalidade. Como o nome Frank, “franco” pode ser entendido como “livre”, Francisco e, consequentemente, Paco têm o significado de “francês livre”.

Segundo estudiosos, o nome Francisco existe desde o século XIII. Francisco é nome bastante popular por conta de San Francisco de Asis (São Francisco de Assis) que, tendo deixado de lado sua riqueza para se dedicar aos mais pobres, também ficou conhecido por seu cuidado com a natureza e os animais; tanto o é que ele é considerado o padroeiro dos animais.

Quanto a Paco, especificamente, é conhecido no mundo da moda por conta de Paco Rabanne, nome da marca do estilista espanhol Francisco Rabaneada Cuervo, marca também famosa por seus perfumes.

  • Pol

É um nome catalão bastante popular. Corresponde ao nome Paulo, da mesma forma que o espanhol Pablo, visto no item anterior.

Seu significado, então, é “pequeno”, “de baixa estatura”. Sua origem vem do latim Paullus, por sua vez formado a partir de paullo, vocábulo latino que tem como significado “pequeno”, “baixo”.

Acredita-se que tenha surgido inicialmente como sobrenome, remontando a uma época em que os sobrenomes eram, dentre outras inspirações, originados a partir do traço físico de uma família.

  • Ramiro

É nome que tem como significado “conselheiro famoso”, “conselheiro ilustre”. Considerado nome espanhol, surge de Ramirus, forma latinizada de Ranimir, este nome de origem visigótica, formado a partir dos termos germânicos ragin (“conselho”) e mari (“famoso”, “ilustre”).   

  • Ramon

Este nome carrega como significado “sábio protetor”, também havendo quem o entenda como “aquele que protege com conselhos”.

Apresentando tanto a grafia Ramon quanto Ramón, vem a ser variante espanhola de Raimundo. Raimundo é nome português de origem germânica: de Ragnemundus, Ragimund, nomes nos quais são identificadas as palavras ragin (“conselho”) e mund (“proteção”).

Segundo estudiosos, esse nome teria surgido na Inglaterra por influência dos normandos, o que se deu através da variante Reimund.

Durante a Idade Média, foi um nome bem popular por ter sido o nome de alguns santos, valendo a pena destacar San Ramón Nonato. Nascido na Espanha, esse santo ficou conhecido por se rebelar contra a escravidão da sua época. A palavra Nonato quer dizer “não nascido”.

Diz-se que ele foi retirado do ventre de sua mãe, que morrera antes de poder dar à luz. Esse tipo de nascimento era extremamente raro em sua época. San Ramón Nonato, em nosso idioma conhecido como São Raimundo Nonato, é considerado o patrono das gravidas, das parteiras é das obstetras.

Considerações Finais


Os nomes espanhóis para meninos que você acabou de ler foram inspiradores? Compartilha aqui conosco o que você achou do texto que acabou de ler.

Se você já é nosso leitor antigo, não é novidade que adoramos saber sua opinião sobre os textos que trazemos.

E se você é novo por aqui, aproveite para conhecer os demais textos com muitos nomes, divididos em várias listas, que já passaram por aqui.

Não se esqueça de ficar ligado para não perder os novos textos que estão sendo produzidos.

Pode ter certeza de que muita coisa interessante vai pintar por aqui. Você não vai querer ficar de fora, né?


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos Espanhóis possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.