O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra D

Será que existe algum critério de escolha para o nome do bebê? Ainda que não exista uma forma certa ou errada de realizar essa escolha, a verdade é que a maioria dos papais utiliza um critério próprio – e por isso perfeito! – para escolher o nome que a criança terá.

Alguns tentam homenagear alguém da família ou algum artista que muito admiram. Outros, carregam no coração desde há muito tempo aquele nome que gostaria de dar a um filho. Existem aqueles que buscam inspiração em outras culturas e, ainda, aqueles que gostariam que o nome do bebê começasse com uma letra específica.

É claro que não ficaríamos de fora de nenhum critério, né? Por isso, estamos sempre preparando as listas com os mais variados temas para ajudar você a escolher o número do seu bebê.

Neste presente texto, convidamos você a conhecer nomes femininos que começam com a letra D. Trouxemos aqueles que podem ser considerados os mais bonitos e populares e os apresentamos em ordem alfabética. E aí, vamos lá conhecer esses nomes?

Tópicos

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninas com a Letra D


nomes-femininos-populares-com-letra-d

  • Dafne

Este é um nome muito bonito e que possui sonoridade bem agradável. Aqui no Brasil, sua popularidade é relativamente recente, embora já utilizado há muito tempo em demais culturas; por exemplo, no clássico desenho do Scooby-Doo, uma das personagens chama-se Daphne.

Quer dizer “louro”, “loureiro”, vindo da palavra grega daphne, cujo significado literal são esses apresentados.

Na mitologia grega, Dafne é uma ninfa por quem o deus Apolo apaixonou-se graças a uma flecha de Cupido, que lançou também uma flecha em Dafne, mas uma flecha de repulsão, levando a jovem a repelir os amores do deus.

Dafne, cansada de fugir das investidas do deus, pediu que seu pai a transformasse em uma planta; Peneu atendeu ao apelo da própria filha e transformou-a em um loureiro.

Transtornado, as folhas do loureiro passaram a ser consideradas sagradas para Apolo. Diz-se que é em homenagem ao deus que passaram a ser distribuídos coroa de louros aos vencedores dos Jogos Olímpicos na Antiguidade.

Com a grafia Daphne, este nome passou a ser utilizado pelos falantes da língua inglesa por volta do século XVIII, popularizando-se no século seguinte.

  • Daiana

Belo nome cujo significado é “divina”, “brilhante”, “iluminada”. Vem do latim Diana, cujo significado literal é “divina”. Já sua forma arcaica, Diviana, possui como significado “da natureza de Divia”, sendo Divia o nome da deusa da Lua, fazendo com que esse nome seja relacionado à beleza e à iluminação da lua.

É interessante apontar, ainda, que em sânscrito Dhyanas significa “êxtase”, que é um estado de total contemplação de Deus, assim apresentando uma qualidade divina, de aproximação com Deus. Esse é um nome mais facilmente encontrado em lugares onde se fala a língua espanhola.

  • Daisy

É nome muito bonito que significa “flor”, “olho do dia”. Surgiu de palavras do inglês antigo: daeges ege, dages eage, que significam “olho do dia”. Esse é o nome dado a uma flor que se abre pela manhã. Esse é um nome bastante comum na Inglaterra.

Aqui no Brasil, também são facilmente encontradas algumas variantes desse nome, como Deise, Dayse e Daise.

Nota: A flor margarida também é conhecida como “olho do dia”, mas é importante destacarmos que nem sempre foram sinônimos. Inicialmente, o nome “olho do dia” foi dado a uma flor pelo fato de ela abrir-se pela manhã e só posteriormente essa denominação passou a ser dada à margarida.

Vale destacar, ainda, que a margarida é flor que simboliza a modéstia, a simplicidade e a inocência; logo, o nome Daisy também carrega essa simbologia.

  • Dakota

Não é um nome muito comum por aqui. Seu significado é “amigo”, “amigável”, “aliado”. Trata-se de um nome de origem indígena, vindo de índios nativos da América, partindo de um termo que as tribos usavam, Dacota, para se referir a amigos e a aliados.

Esse nome é constantemente associado a meninas, mas ele também pode ser escolhido para meninos. Por seu significado, é um nome que carrega atributos de amizade e, por sua origem, é uma escolha que valoriza a cultura indígena.

É bastante utilizado nos Estados Unidos. Hannah Dakota Fanning, mais conhecida apenas como Dakota Fanning, é uma atriz, assim como Dakota Johnson.

  • Dália

Possui o significado de “do vale”, “bela flor mexicana”. Vem a ser um nome de origem germânica, surgido a partir de Dahl, Dahle, que literalmente significa “vale”. Entretanto, ao passar a ser utilizado por outras culturas, passou a ter seu significado mais associado à flor dália, originária do México.

  • Dalva

Nome cujo significado é “da manhã”, “da aurora”, “branca”. É interessante que inicialmente tenha surgido como Da Alva, passando para D’Alva e só posteriormente ficando Dalva. O significado de Alva é “aurora”, “manhã”, surgindo a partir do vocábulo latino albus, que significa “claro”, “muito claro”, “brilhante”.

Nota: Existe uma estrela com o nome de Estrela D’Alva, também conhecida como Estrela da Tarde. Embora tenha esse nome, na realidade é o planeta Vênus, passível de ser visto no horário em que atinge o seu brilho mais intenso.

  • Dalila

Nome considerado bíblico, significa “doce”, “dócil”, “delicada”, “frágil”, “lânguida”, “oscilante”. Possui origem hebraica. A história da personagem Dalila é contada no Antigo Testamento da Bíblia. Na história, Sansão, um dos juízes israelitas, é um cara de longos cabelos e conhecido por ter extrema força física.

Dalila, sua amante filisteia (povo inimigo dos israelitas), consegue convencê-lo a dizer de onde vinha toda a sua força; ele confessa que sua força está nos cabelos. Dalila, então, corta as madeixas do amante e entrega-o aos filisteus.

Por conta dessa história, o nome Dalila por muito tempo ficou associada apenas à imagem de uma mulher infiel ou interesseira – bem contraditório com os significados do nome.

  • Dandara

É um belo e sonoro nome que significa “princesa guerreira”, “princesa negra”, embora seu significado não possa ser precisado. De acordo com a história do Brasil, Dandara teria sido uma negra escrava guerreira, esposa de Zumbi dos Palmares.

Assim, esse nome passou a ser associado à figura de uma mulher guerreira e que a protege os escravos. Pouco se sabe sobre sua história, havendo mais lendas e especulações do que fatos. De todo modo, é um nome que traz força e que homenageia essa personagem histórica.

  • Daniela

Este é um nome bastante popular que significa “Deus é meu juiz”, “é o Senhor quem me julga”. Considerado a versão feminina do nome Daniel, surge do hebraico Danyyel, nome formado por dan (“juiz”) e El (“Deus”). Como a palavra Deus está incorporada nesse nome, ele é considerado teofórico, ou seja, nome que faz referência a Deus.

Nota: É também bastante comum encontrá-lo com a grafia Daniele/Danielle; estás das diversões encontradas no italiano e no francês.

  • Darci

Este curto e sonoro nome significa “natural da fortaleza”, “descendente de um homem escuro”. Existem duas possíveis origens para esse nome. Alguns defendem ter surgido do francês Arcy-sur-Cure, nome de um território dos tempos ainda pré-históricos, significando “natural de Arcy”, sendo arcy “fortaleza”.

Outros estudiosos defendem ter surgido a partir do irlandês d’Arcy, este uma forma anglicizada de O’Dorchaidhe, que significa “descendente de um homem escuro”.

  • Darlene

Seu significado é “querida”, “amada”. Resulta da combinação da palavra inglesa Darling (“amada”, “querida”) com o sufixo lene. É utilizado em língua inglesa desde o início do século XX. Nota: São considerados variantes de Darlene os nomes Darleen, Darla e Darline.

  • Débora

Este popular nome quer dizer “abelha”, “mulher trabalhadora e esforçada” e possui origem hebraica: vem de Debhoráh, cujo significado é “abelha”. Assim, o nome passa a carregar a simbologia da abelha, como ser portadora de qualidades ligadas ao trabalho e ao esforço, além de representar aspectos como alma, sabedoria e ressurreição.

No Antigo Testamento da Bíblia, Débora é uma juíza profetisa que organiza as tribos de Israel contra o domínio de Canaã, sendo responsável por levar os israelitas à vitória; assim, é também considerado nome bíblico.

Por influência dessa personagem bíblica e de suas ações positivas, esse foi um nome muito popular entre os judeus.

Após a Reforma Protestante, passou a ser muito comum na Inglaterra por volta do século XVII. Atualmente, além do Brasil, está presente (com a grafia Débora ou com alguma variante) em locais onde se fala italiano, inglês e mesmo alemão.

  • Denise

Belo nome que traz como significado “seguidora de Dionísio”, “criadora das águas”, “a que dá origem à água”, “a que dá origem ao dia e à noite”. É considerado a versão feminina de Denis, nome francês que partiu do grego Dionysios, nome do Deus do vinho na mitologia grega; é formado por dyu (“céu”, “espírito”, “dia”) e por nisa (“noite”, “água”).

Por conta disso, é um nome que carrega a simbologia da água, remetendo a origem da vida, ao círculo da vida. É popular na Inglaterra desde o século XII.

  • Diana

Sonoro e popular nome em especial por conta da princesa Diana de Gales; mais conhecida como Lady Di, também era chamada de “a princesa dos pobres”, faleceu em 1997 em um acidente de carro. Sua fama fez com que o nome Diana passasse a ser muito escolhido para meninas na Inglaterra e também nos Estados Unidos.

Seu significado é “divina”, “aquela que ilumina”. Tem sua origem no latim Diana, vindo de dius, termo cujo significado literal é “divina”. No latim arcaico, era Diviana, nome entendido como “da natureza e Divia”; Divia, Diana são os nomes atribuídos à deusa da lua na mitologia romana.

Assim, é um nome que carrega a beleza e luminosidade da lua. É usado como nome próprio desde a época do Renascimento, tendo aparecido na Inglaterra por volta do século XVI.

  • Diná

Sem dúvidas, um bonito e sonoro nome que encanta por sua simplicidade. Significa “aquela que foi julgada”. Possui origem hebraica, partindo do nome Dinah, cujo significado literal é “julgamento”, “juízo” – por extensão, resultando no significado “aquela que foi julgada”.

É considerado nome bíblico: Diná, filha de Jacó e Lia, tem sua história narrada no Antigo Testamento da Bíblia. Nota: Esse nome é facilmente encontrado com as variações gráficas Dinah e Dináh.

  • Dinorá

Seu significado é pouco preciso, geralmente apresentado como “luz”. Pouco se sabe, ainda, sobre sua origem, provavelmente hebraica. Por seu significado, é dito que meninas com esse nome possuam intuição apurada e que sejam capazes de tomar decisões mesmo quando o mundo circundante parece confuso, conturbado.

  • Dirce

Quer dizer “pinha”, “ananás”. Esse é nome de origem grega: de Dírke, por sua vez derivado da palavra grega dírkos, cujo significado é “pinha”, “ananás”. Está presente na mitologia grega, sendo Dirce uma ninfa, esposa de Lico e sacerdotisa do Deus do vinho Dionísio.

Na história, Dirce tinha muita inveja de Antíope, a sobrinha de seu marido, e a maltratava. Como castigo, foi atada a um touro e arrastada até a morte.

  • Dolores

Possui como significado “dores”, vindo da palavra espanhola dolores, cujo significado literal é “dores”. Surgiu a partir do título que é dado em espanhol à Virgem Maria: Maria das Dores (María de los Dolores, em espanhol).

Era comumente dado às meninas nascidas no dia da festa das Sete Dores de Maria. Também é utilizado em países onde se fala a língua inglesa desde o século XIX; especialmente nos Estados Unidos, ganhou grande popularidade entre as décadas de 1920 e 1930.

  • Dominique

Este nome quer dizer “a que pertence ao Senhor”, “aquela que pertence a Deus”. É variante francesa de Domingas, nome que surgiu do latim Dominicus, cujo significado literal é “pertencente ao senhor”. Como domingo é considerado o dia do Senhor, era tradição que esse nome fosse escolhido para crianças nascidas nesse dia da semana.

Existem várias curiosidades sobre o uso desse nome: aqui no Brasil, ele é majoritariamente considerado um nome feminino, enquanto na França encontram-se meninos e meninas chamados Dominique. Geralmente, atribui-se Dominic para meninos tanto aqui no Brasil quanto em países onde se fala a língua inglesa, por exemplo.

Nota: Talvez pela versatilidade de ser utilizado para ambos os sexos, esse nome é mais popular na França.

  • Donatella

Apesar de a elegante sonoridade destacar este nome, não é muito comum aqui no Brasil. Significa “dada por Deus”, “dádiva”, “consagrada ao Senhor”, “dada de presente”. É um nome italiano que surgiu como forma diminutiva de Donata, nome que vem a ser a versão feminina de Donato.

Assim, sua origem está no latim Donatus, surgido de donato, palavra que significa “presente”. O nome masculino Donato possui origem religiosa e a ele foi atribuído o significado “consagrado ao Senhor” – significado que foi transmitido ao nome Donata, sua versão feminina.

  • Dora

Sonoro nome cujo significado é “dom”, “presente”, “dádiva”. Tem origem na palavra grega dôron, que significa “presente”. Muitos acreditam que tenha surgido como apelido de nomes que continham dora, como Teodora, Doralice e Dorateia, depois passando a ser escolhido como nome próprio.

Ganhou destaque relativamente recente (início dos anos 2000) por conta da protagonista do desenho animado Dora, a Aventureira, que inclusive teve sua versão para os cinemas em 2019.

  • Dulce

Seu significado é “mulher muito amável”, “mulher muito doce”. Esse é um nome espanhol originado a partir da palavra latina dulcis, cujo significado literal é “doce”. Por conta desse significado, por extensão chegou-se aos significados de “mulher muito amável”, “mulher muito doce”.

Já era utilizado na Inglaterra desde a Idade Média, geralmente aparecendo como Dowse, posteriormente latinizado como Dulcia. É dito que esse nome carrega atributos ligados a afetividade e acolhimento. Esse é o nome de Irmã Dulce, nascida na Bahia em 1914, cujo nome verdadeiro é Maria Rita de Sousa Brito Lopes pontes.

Faleceu em 1992. Sua obra religiosa e humanitária é muito conhecida em todo o mundo, tendo sido inclusive indicada por José Sarney, presidente do Brasil em 1988, ao prêmio Nobel da Paz. Em 2011, o Papa Bento XVI beatificou-a. É referida como “o anjo bom da Bahia”.

  • Dulcineia

Possui o significado de “mulher muito doce”, “mulher muito amável”. Esse nome é considerado uma das variantes de Dulce; logo, sua raiz está na palavra latina dulcis, que significa “doce”; por extensão, são dados os significados de “mulher muito doce”, “mulher muito amável”.

É o nome de uma personagem muito importante da literatura espanhola: Dulcineia del Toboso, a donzela por quem Dom Quixote, protagonista do livro Dom Quixote, escrito por Miguel de Cervantes, é apaixonado. Acredita-se que esse nome tenha sido inventado por Cervantes.

Mais Nomes Bonitos para Meninas com a Letra D e seus Significados


lista-de-nomes-para-meninas-com-d

  • Dagmar: “glória do dia”, “criada do dia”, “camareira do dia”.
  • Damarina: “mulher pequena”.
  • Danusa: “Deus é meu juiz”, “é o senhor quem me julga”. Alguns estudiosos listam outros significados possíveis: “estrela da manhã”, “Vênus”.
  • Delfina: “golfinho”, “delfim”, “nascida em delfos”, “habitante de delfos”.
  • Derci: Pouco se sabe a respeito de sua origem e significado, levando alguns a cogitarem que esse nome seja uma variante de Darci por conta da similaridade gráfica e sonora. O nome Derci geralmente aparece seguido do significado “da fortaleza”, “homem pardo”.
  • Désirée: Nome francês que quer dizer “desejada”, “querida”. Nota: Nem sempre encontramos aqui no Brasil com esses acentos, seguindo a forma original francesa.
  • Dilma: “do mar”, “proteção da nobreza”, “nobre protetora”. Para alguns estudiosos, também pode significar “mulher íntegra e leal”.
  • Dilza: “filha do ornamento de Deus”, “filha da beleza de Deus”.
  • Dina: “juízo”, “julgamento”, “lugar de delícias”. É bem possível que tenha surgido como variação de Diná, retirando o acento (daí os dois primeiros significados). Pode ter surgido, ainda, como forma abreviada de Adina, nome que significa “lugar de delícias”, “delicada”.
  • Dione: “espírito das águas”, “consagrado a Dionísio”, “dia e noite”, “o céu e as águas”, “deusa das ninfas”.
  • Diva: “deusa”, “divindade”, “mulher formosa”, “beldade”.
  • Djanira: “a que queima os homens”, “a que vence os heróis”. Dejanira é considerada sua variante.
  • Dorcas: “gazela”, “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.
  • Dóris: “presente de Deus”, “date para divina”. Para alguns estudiosos, esse nome também pode ser entendido como “presente que veio de além-mar”.
  • Doroteia: “dádiva divina”, “presente de Deus”.
  • Dorothy: Nome inglês que significa “dádiva divina”, “presente de Deus”.
  • Driele: “rebanho de Deus”, “meu auxílio é Deus”, “assembleia de Deus”, “a que pertence à congregação de Deus”, “Deus me ajuda”.

Considerações Finais


Qual dos nomes que apresentamos por aqui entrou na sua lista de nomes que poderiam ser escolhidos para sua filha? Não se esqueça de contar para nós, adoramos saber aqueles nomes que mais chamaram sua atenção!

Precisa de um pouco mais de inspiração? sem problemas, confira os textos que já publicamos para aqui e fique de olho nos que estão por vir!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra D possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.