O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra G

Existem muitas possibilidades de nomes a serem escolhidos. E se no passado já havia influência na hora da escolha, como o nome de um santo, de alguém pertencente à nobreza ou de algum personagem de ópera ou outra produção artística, hoje em dia essa influência é ainda mais forte.

Mesmo antes de a internet estar tão presente no nosso cotidiano, já existia a indústria cinematográfica e uma vasta produção literária capaz de influenciar pessoas de diferentes culturas. E a informação era transmitida bem mais rápida do que em séculos atrás, evidentemente

Além de toda essa influência, é mais do que natural que as pessoas tenham alguns nomes preferidos ou parentes que gostariam de homenagear.

Pensando em organizar ao menos parte dessas possibilidades de nomes, criamos para nossos leitores listas bem específicas com elas. Como o presente texto, dedicado a nomes femininos iniciados com a letra G.

Será que você consegue adivinhar quais nomes aparecerão aqui?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninas com a Letra G


nomes-com-letra-g-para-meninas

  • Gabriela

Este nome bastante conhecido, assim como suas variações (Gabriele, Gabriely e outras mais), vem a ser a versão feminina de Gabriel. Quer dizer “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, assim intimamente relacionada ao significado da Gabriel. Esse é um nome vindo do hebraico e composto por gébher (“homem”, “homem forte”) e el (“Deus”).

  • Gaia

É um nome muito bonito por conta de sua sonoridade ao mesmo tempo suave e forte, além de seu significado: “Terra”, “Mãe-Terra”. É considerado nome mitológico, vindo da mitologia grega. Nela, Gaia é a personificação da Terra, da Mãe-Terra, sendo um dos elementos surgidos a partir do caos. Sua raiz, no original grego γαία, é semelhante a ge, que quer dizer “terra”.

  • Gal

É nome que se popularizou bastante por conta da cantora e compositora da MPB Gal Costa – que, curiosamente, tem como nome de batismo Maria da Graça, ao contrário da atriz Gal Gadot, que de fato tem esse nome. Seu significado é “moça”, “garota”.

Surgiu como modo informal de usar o substantivo de língua inglesa girl, que significa “garota”. Apesar do que alguns possam pensar, trata-se realmente de uma gíria em língua inglesa que comumente aparecia em músicas e filmes de algumas décadas atrás.  

  • Gina

Sua leve sonoridade disfarça um forte significado: “espírito”, “gênio”. É possível que sua origem venha do árabe djinna, cujo sentido literal é “gênio”, “espírito”. Mas alguns estudiosos acreditam que seu surgimento venha de nomes terminados em gina, como Regina, Georgina, Luigina. Assim, seria a forma diminutiva desses nomes, herdando seus significados.

  • Gisele

É um belo e sonoro nome muito conhecido em todo o mundo. E não estamos falando apenas da modelo brasileira Gisele Bündchen e sua influência. Em 1840 o compositor francês Adolphe Adam, junto com demais artistas, montou o ballet clássico Giselle, até hoje um dos mais produzidos por companhias de dança de todo o mundo.

Seu significado é “refém” ou, ainda, “aquela que maneja a lança com destreza”. Pode ter surgido a partir do germânico Gisila, por sua vez vindo do inglês antigo Geisel, que significa “refém”, “penhor”, daí seu primeiro significado.

Segundo essa significação, acredita-se que tenha surgido como apelido outrora dado a crianças entregues como reféns a uma corte estrangeira.

Outra possível origem é ter vindo de gisel, geir, que significa “lança” e teve seu sentido ampliado para “aquela que maneja a lança”. É nome popular desde a Idade Média.

  • Giovana

É nome bastante querido por papais. E sua sonoridade ao mesmo tempo leve e forte contribui para essa preferência, bem como seus possíveis significados: “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”, “presente de Deus”.

É considerado a forma italiana para Joana, por sua vez versão feminina de João. João é nome surgido do hebraico Yehokhanan, Iohanan, nomes em que são reconhecidos os termos Yah (“Deus”) e hannah (“graça”), assim possibilitando os significados que apresentamos.

  • Giulia

Este nome de origem italiana costuma ser bastante popular também no Brasil. É a versão italiana para o nome Júlia, por isso significando “jovem”, “jovial”, “fofa” e, ainda, “filha de Júpiter”.

Para muitos estudiosos, sua raiz vem do nome masculino em latim Julius, cuja raiz está no grego loulos, palavra que significa “barba”, “macio”, “fofo”, “seu poder”. Como loulos é relacionado a jovialidade, atributos do tipo aparecem no significado de Júlio e, consequentemente, de Júlia e Giulia.

Mas para outras estudiosos, seu surgimento estaria relacionado a Júpiter, considerado o pai de todos os outros deuses na mitologia romana. Assim, seu significado seria “filha da Júpiter”. Foi nome de extrema popularidade na Itália do século XVI.

  • Gláucia

Nome bem sonoro que significa “verde”, “esverdeada”, “de olhos verdes”. Esse nome é considerado a versão feminina para Gláucio, por sua vez relacionado a Glauco. Assim, tem sua origem no nome grego masculino Glaukos, que significa “verde”.

Na mitologia grega, Glauco é o nome de uma divindade marítima que, nascido mortal, foi transformado em imortal.

Ainda que exista essa relação, na mitologia grega também existe uma personagem com o nome Gláucia. Trata-se da filha de Creonte, o rei de Corinto. Sua história é contada na tragédia Medeia.

  • Gleice

É considerado uma variante de Gleise. O nome Gleice possui origem francesa, vindo do francês antigo gleuze, glaise, significando “igreja”. Apesar de seu significado, não é considerado um nome que carrega religiosidade, pois acredita-se que tenha surgido para se referir a pessoas que moravam próximas a uma igreja.

Posteriormente é que passou a ser adotado como nome próprio. Ainda, há estudiosos que acreditam que Gleice signifique “lugar argiloso”, “terra argilosa”.

  • Glenda

É um lindo nome que significa “aquela que vem do vale”, “mulher que tem origem no vale”, “nascida no vale”. É nome de origem inglesa surgido a partir do galês: vem de glyn, que significa “vale”. Por se referir a um lugar, esse nome ganhou o sentido de “aquela que vem do vale”, “mulher que eu tenho origem no vale”.

É nome consideravelmente recente: surgiu nos Estados Unidos no século XX.

  • Glória

Nome com significação de “glória”, “honra”. Tem raiz no latim gloria, nome dado a uma ordem religiosa influenciada pelas invocações à Virgem Maria.

Quando de seu surgimento, era tradicionalmente escolhido para meninas nascidas no dia 15 de agosto, dia de veneração da Virgem Maria. Existe na Inglaterra desde 1891 por influência da novela Gloria, de autoria de E. D. E. N. Southworth.

  • Graciane

Tem como significado “graça”, “dom”, “cheia de graça” ou “agradecida”. Sua origem está relacionada ao latim gratia, que significa “graça”, “dom divino”. É considerado uma variante do nome Graça, do qual falaremos a seguir.

  • Graça

Este muito popular nome significa “graça”, “dom divino”, “mercê”, ajuda espiritual”, “benevolência divina”. Não é difícil imaginar que seu surgimento e significado tenho fundo religioso. Sua raiz está no latim gratia, apresentando como significado “graça” no sentido de “benevolência divina”, “ajuda espiritual”.

Também é comum encontrá-lo em nomes compostos como Maria da Graça.

  • Graziela

É um bonito nome de origem italiana. Seus significados são apresentados como “pequena graça”, “pequeno dom divino”, “pequena benevolência divina”, “pequeno presente de Deus”, “presente estimado de Deus”.

Originalmente, surgiu como Graziella, sendo considerado forma diminutiva de Grazia, variante italiana para Graça. Logo, sua raiz também está no latim gratia, que significa “graça”, “dom divino”, “presente de Deus”, porém trazendo significação diminutiva.

  • Guida

Com o significado de “pérola”, “do bosque”, “da floresta” ou “filha de Guy”, é nome comumente relacionado ao nome Margarida. Como primeira possibilidade de origem, é dito que tenha surgido como forma reduzida de Margarida, nome vindo do latim Margarita, com raiz no grego margarítes, significando “pérola”.

Também existe a possibilidade de ter surgido como forma feminina do nome Guido, vindo do germânico wid, wido, cujo significado é “do bosque”, “da floresta”.

Mas Guido também pode ter vindo do nome italiano Guy, nesse caso indicando laço familiar, daí o significado de “filho de Guy”, significado estendido a Guida, assim ficando “filha de Guy”.

  • Guilhermina

É nome que carrega certa elegância por conta de sua forte sonoridade. É a versão feminina do nome Guilherme, compartilhando com ele os significados de, no caso, “protetora decidida”, “protetora corajosa”.

Existem duas possibilidades de origem. A mais difundida é ter vindo do germânico Wilahelm, nome composto pelos vocábulos will, que significa “vontade”, “desejo”, e helm, que significa “proteção”, “capacete”.

A versão feminina desse nome originalmente é Wilhelmina. Sua popularidade deve-se à rainha dos Países Baixos, Rainha Guilhermina (originalmente, Whilhelmina). Seu reinado, de 1890 a 1948, acompanhou três grandes momentos da história mundial: Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e ela teve importante papel neste último episódio.

Alguns outros estudiosos acreditam que o nome Guilherme, do qual partiu Guilhermina, está ligado à mitologia nórdica. Nesse caso, teria surgido a partir de Vili, nome do irmão do deus Odin. Assim, seu significado seria “aquela que está sob a proteção de Vili”.

Mais nomes bonitos para Meninas com a Letra G e seus significados


lista-de-nomes-femininos-bonitos-com-letra-g

  • Geísa: “penhor”, “garantia”, “refém”.
  • Gema: “joia”, “pedra preciosa”.
  • Genevieve: “mulher branca e suave”, “mulher branca como a espuma do mar”, “mulher de boas origens”.
  • Georgina: “fazendeira”, “aquela que trabalha com a terra”.
  • Gia: “Terra”.
  • Gilda: “coberta de couro”, “sacrifício”.
  • Gilca: “protetora”.
  • Gioconda: “sorridente”, “alegre”.
  • Giordana: “aquela que veio do rio Jordão”, “aquela que desce o rio”.
  • Gladis: “coxa”, “manca”, “país”, “regra”, “princesa”.
  • Glauce: “verde”, “com olhos esverdeados”.
  • Glena: “do vale”.
  • Graciela: “dom divino”, “graciosa”, “benevolência divina”, “presente de Deus”. É considerado variante de Graziela.
  • Guadalupe: “rio do lobo”.
  • Guinevere: “branca e suave”, “onda branca”, “espírito branco”.
  • Gumercinda: “mulher poderosa”.
  • Greta: “pérola”.
  • Gwineth: “felicidade”.

Considerações Finais


E aí, nossa lista ficou parecida com aquilo que você imaginava ou trouxemos alguns nomes que você não esperava? Compartilha aqui tudo o que você achou do nosso texto.

Aproveite sua visita para conhecer demais textos que já passaram por aqui com nomes e suas origens e significados. Nós garantimos que você vai encontrar muita coisa legal!

E, claro, deixamos nosso convite de sempre para que você continue ligado nos textos que estamos preparando para você.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra G possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.