O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra N

A vasta possibilidade de nomes existentes pode nos deixar confusos. Ainda mais nos tempos atuais, em que facilmente conhecemos nomes de outras culturas e por eles nos deixamos encantar. Fora aqueles que são fruto da combinação de nomes já existentes.

Um bom jeito de conhecer nomes e não ficar confuso diante de tantas possibilidades é tentar organizar aqueles nomes que existem.

Pensando nisso e, também, por saber que algumas pessoas podem buscar algum nome por motivo específico (por exemplo, buscar nomes com a letra N para combinar com o nome da mãe e/ou do pai), temos preparado listas mais específicas para nossos leitores.

No presente texto, falaremos especificamente dos nomes femininos que começam pela letra N.

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninas com a Letra N


nomes-com-letra-n-para-meninas

  • Nádia

Nome que traz como significado “mensageira”, “aquela que anuncia”. Trata-se de nome de origem árabe, surgindo a partir de Naadiya, nome cujo significado é precisamente “mensageira”. Com seu sentido ampliado, fica entendido como “aquela que anuncia”.

Para alguns estudiosos, pode ser que Nádia tenha surgido como forma diminutiva do nome russo Nadezhda, então passando a significar “esperança”. De todo modo, ainda que não seja possível precisar a sua origem, sem dúvida é um nome que carrega beleza em seu significado.

  • Nadir

Apresenta como significado “singular”, “rara”, “incomum”, “maravilhosa”, “mensageira”, ou, ainda, “criança consagrada a um culto”. Pelos significados que pode apresentar, sem dúvidas estamos falando de um nome muito bonito.

Sua origem é persa, vindo da palavra nadir. Entretanto, seu significado é um pouco confuso, pois essa palavra pode significar tanto “singular”, “rara”, “incomum” e “maravilhosa” quanto “mensageira” ou “criança consagrada a um culto”.

Apesar de nomes parecidos entre si, não existe relação entre a origem de Nadir e a origem de Nair, como você verá a seguir.

  • Nair

É nome que carrega como significado “luminoso”, “brilhante”, “luz da estrela”. A origem desse nome está no árabe Nayir, vocábulo que traz como significado “brilhante”, “cheio de luz”.

Ainda, é a abreviação de Nair al Zaurak, nome que, segundo os estudiosos, os árabes medievais usaram para nomear a mais brilhante estrela da constelação de Phoenix (também conhecida como Fênix, tradução do nome original).

Apesar de os agrônomos árabes medievais já observarem essa constelação, ela faz parte das chamadas 12 constelações modernas.

A constelação de Phoenix apresenta um formato de um pequeno barco; é por isso que Nair al Zaurak, hoje nomeada Ankaa, pode ser traduzida como “a estrela brilhante do navio”, significado que é passaria a Nair.

  • Nanci

Seu significado é “cheia de graça”, “graciosa”. Originou-se na língua inglesa, sendo Nanci a versão em língua portuguesa de Nancy. O nome inglês Nancy surgiu a partir de Nan e Nany, por sua vez formas diminutiva do nome Anna, versão em língua inglesa de Ana.

Logo, sua raiz está no hebraico Hannah, que significa “cheio de graça”, “graciosa”.

  • Naomi

Apresenta o significado de “meu deleite”, “minha doçura”, “aquela que é bonita e honesta”, “a honestidade bela”. É nome que possui origem hebraica: surge de Na’omiy, Naomi, nomes que apresentam como significado “deleite”, “amenidade”, “agradabilidade”.

Ainda, é possível relacionar esse nome ao árabe naima, cujo sentido é “era agradável”. Naomi e Noêmia compartilham origem. Muitos consideram esse nome bíblico por ser Noemi o nome da sogra de Rute, aparecendo no Antigo Testamento.

Também é considerada a hipótese de esse nome ter origem japonesa, resultado da união de nao, que significa “honesto”, “reto”, com mi, que significa “bonito”, “belo”, então resultando no significado “aquela que é bonita e honesta”, “a honestidade bela”.

  • Natália

Seu significado é “nascimento”, “nascida no dia de Natal”. É, portanto, um nome cuja origem é nitidamente religiosa. Surge derivado do latim natalis, palavra que quer dizer “nascimento”. É utilizado desde o período medieval, fazendo referência ao nascimento de Jesus Cristo.

Para alguns estudiosos, esse nome teria surgido em referência a natale domini, expressão latina que significa “dia de Natal”. Era comum que esse nome fosse escolhido para aquelas meninas nascidas em 25 de dezembro.

É nome que carrega a simbologia de um dos acontecimentos mais importantes do Cristianismo.

Nota: Nathália é uma variante gráfica bem comum.

  • Natalie

É a versão francesa do nome que acabamos de ver. Assim, também tem como significado “nascimento”, “nascida no Natal”. Tem sua origem no latim natalis, palavra entendida como “nascimento”, “nascido no Natal”.

É nome que está fortemente ligado ao nascimento de Jesus Cristo, data de grande relevância no cristianismo.  Era bastante comum que esse nome fosse escolhido para meninas nascidas próximas ao dia de Natal.

Por tudo isso, é entendido como nome capaz de refletir a simbologia do Natal.

Nota: Podem ser encontradas variantes como Nathaly ou Nataly (considerada a variante em língua inglesa do nome Natália).

  • Natana

Variante feminina de Natan, apresenta como significado “dádiva”, “dom”, “presente de Deus”. Assim, tem sua origem no hebraico Nathan, surgido a partir de nathá, termo que significa “ele deu”, tem seu sentido ampliado para “dádiva”, “dom”, “presente de Deus”.

O nome masculino Natan está ligado à Bíblia: com a grafia Natã, este foi um profeta e conselheiro do rei Davi, além de ter sido o nome de um dos filhos do rei.

  • Natasha

É nome com força sonora. Seu significado é “nascimento”, “dia do nascimento de Cristo”. O nome Natasha surge como diminutivo russo de Natalya, nome por sua vez vindo do latim natalia, derivado de natalis, que significa “nascimento”, “dia do nascimento de Cristo”.

Por conta da força que a pronúncia desse nome apresenta, é dito que se trata de um nome que passa personalidade.

Costumava ser escolhido principalmente para meninas nascidas próximas do Natal.

  • Nayara

Nome que tem como significado “lugar entre as rochas”, “lugar rochoso”, “cidade localizada no meio das rochas”. Embora Nayara a grafia comumente encontrada, na realidade ela é variante de Naiara, a origem desse nome.

Naiara é nome basco que surge a partir do nome da cidade espanhola de Nájera, nome de origem árabe que data da época em que os mouros disputavam o território espanhol. Nájera significa “lugar entre as rochas”, “lugar entre rochedos”, sentido passado ao nome Nayara, Naiara.

Por se referir a uma localidade, Nayara, Naiara é um toponímico, ou seja, nome surgido a partir do nome de um lugar. A cidade de Nájera ganhou especial destaque por volta do século XII por conta de registros que indicariam que a Virgem Maria apareceu em uma caverna perto dali.

Nota: Os nomes Nayane e Naiane considerados variantes de Nayara inventadas no Brasil.  

  • Nazaré

Significa “consagrar-se a Deus”. Sua origem é incerta, havendo mais hipóteses do que de fato certeza. A possibilidade de origem considerada como mais provável é ter surgido de Natzráth, nome hebraico formado a partir de nazar, entendido como “consagrar-se a Deus”.

É nome visto como capaz de carregar forte religiosidade, pois Nazaré é o nome da cidade onde o anjo Gabriel anunciou à Maria que ela ficaria grávida de Jesus Cristo, além de ter sido o lugar onde Jesus passou sua infância.

  • Neiva  

Quer dizer “nascida na freguesia da Ribeira Neiva”, “habitante da freguesia da Ribeira Neiva” e, ainda, “branca e suave”, “branca como a espuma do mar”. Há mais de uma possibilidade para a origem e o significado desse nome.

Surgindo em Portugal, pode estar ligado à localidade de Ribeira Neiva, uma freguesia de Viana do Castelo. Por essa interpretação, teria surgido inicialmente como sobrenome, a exemplo de tantos outros que surgiram como forma de indicar onde uma pessoa residia ou de onde vinha.

Já de acordo com a outra possibilidade de origem, teria vindo de Genoveva, nome que surgiu a partir do celta Gwenhwyvar, tendo chegado em língua portuguesa a partir da forma francesa Geneviève.

Formado pelos termos celtas gwen, significando “clara”, “branca”, e ehwyfar, que significa “suave”, “lisa”, entende-se como significado “branca e suave”, “branca como a espuma do mar”.

  • Neusa

Seu significado é “a nadadora”, “a que está nadando”. É nome de origem grega, surgindo a partir de Néousa, derivado do verbo néo, que significa “nadar”.

Alguns chegam a considerar que esse nome, por extensão, esteja ligado à simbologia da água, como origem da vida e purificação.

  • Nice

Belo e suave nome que tem como significado “a vitoriosa”. Sua origem vem da língua grega, a partir do nome Níkaia, derivado de níke, palavra grega cujo significado é “vitória”. Em sentido ampliado, é nome entendido como “a vitoriosa”.

Vale destacar que na mitologia grega Nice é o nome da deusa personificação da vitória, muitas vezes descrita como uma mulher com asas.

Essa deusa também é conhecida pelos nomes de Nica ou Nika. Em grego, Níke.

  • Nicole

Quer dizer “a que vence com o povo”, “a que conduz o povo à vitória”, “vitoriosa”. De origem francesa, era a variante feminina de Nicolas, este nome francês que corresponde ao nome mais conhecido por nós como Nicolau.

Assim, Nicole tem origem no nome grego Nikólaos, resultado da junção de níke, que significa “vitória”, com laos, que significa “povo”. Vale destacar que na mitologia grega, Níke é a deusa personificação da vitória.

Além disso, a versão masculina Nicolau remete a São Nicolau, o rico homem que era bondoso especialmente com as crianças, inspirando a lenda do Papai Noel.

A popularidade o nome Nicole é relativamente recente, datando do século XX, quando passou a ser utilizado em países de língua inglesa, por exemplo.

  • Nilda

Apresenta como possíveis significados “linda”, “suave”, “afável”, “guerreira”, havendo duas possíveis origens para ele.

Pode ter surgido relacionado ao nome Linda, então sendo um anagrama dele, ou seja, resultado de uma outra combinação possível das letras que formam o nome Linda. Como Linda está ligado a beleza, esse passaria a ser o significado de Nilda.

Já pela outra hipótese, Nilda teria surgido em língua espanhola e em língua portuguesa como maneira de apelidar pessoas cujos nomes terminam em nilda, como Brunilda.

Ainda por essa hipótese, pode ter surgido como feminino de Nildo, forma diminutiva de nomes masculinos como Leonildo ou Ronildo. Desse modo, Nilda passa a ter vários significados possíveis a depender de qual o nome surgiu.

  • Nina

É, sem dúvida, nome com suave sonoridade. Quer dizer “protetora da fertilidade e dos mares”, “fogo”, “menina”, “graciosa”. Quanto à sua origem, existem várias hipóteses.

Alguns estudiosos entendem que Nina surgiu como apelido de nomes assim terminados, como Antonina e Giannina. Assim, Nina pode ter vários significados, dependendo do nome do qual se originou. É o nome da deusa assíria e babilônica da fertilidade, padroeira da cidade de Níneve.

Embora o verdadeiro significado de Nina por essa hipótese de origem seja um pouco desconhecido, acredita-se que signifique “cativeiro de peixes”, então correspondendo à deusa-mãe Ishtar.

Sua origem também pode estar ligada à cultura indígena, uma vez que na língua quíchua Nina significa “fogo”.

Alguns estudiosos acreditam que possa estar relacionado com a língua espanhola, sendo nome inspirado na palavra niña (pronunciada “ninha”), que significa “menina”.

Também há quem acredite que se trata da forma diminutiva de Ana, nome que, vindo do hebraico Hannah, significa “cheia de graça”, “graciosa”.

Muitas pessoas fazem um trocadilho entre esse nome e a palavra menina, tornando-o ainda mais encantador.

  • Nívea

É bonito nome de sonoridade bem agradável que traz como significado “da neve”, “branca como a neve”. Surge a partir da palavra latina nivens, cujos significados são precisamente esses que foram apresentados.

  • Noeli

Quer dizer “Natal”, “nascida no dia de Natal”. Sua origem é encontrada no francês: de Noellie, nome surgido como feminino de Noel, nome que remete ao francês antigo Noeuel. A raiz desses nomes está no latim natalis, cujo significado é “Natal”.

Trata-se da abreviação de Christi natalis dies, ou seja, “nascimento de Cristo” e, por extensão, “nascido no dia de Natal”. É nome que carrega a simbologia da época natalina, muito importante para os cristãos, sendo assim nome que carrega religiosidade.

  • Noêmia 

Quer dizer “meu deleite”, “minha doçura”. Acredita-se que tenha surgido de Noémie, nome francês originado do hebraico Na’omiy, Naomi, que significa “agradabilidade”, “deleite”, “amenidade”, havendo ligação com o árabe na’ima, que significa “era agradável”.

Noemi é a variante antiga desse nome; aparecendo no Antigo Testamento como o nome da sogra de Rute, por extensão há quem considere Noêmia um nome bíblico.

  • Nora

Significa “a reluzente”, “a resplandecente”, “mulher honrada”, “mulher com princípios”, sendo um nome norueguês com mais de uma possibilidade de origem.

Pode ter surgido a partir do francês como forma diminutiva de Eléonora, forma provençal de Aliénor, variante de Helena.

Esse é um nome de origem grega, tendo na palavra heláne, que significa “tocha”, sua raiz, ficando com o significado ampliado para “a reluzente”, “a resplandecente”.

Já pela segunda hipótese, teria surgido como forma carinhosa de se referir ao nome irlandês Honora, tendo no latim Honoriu, nome masculino com raiz em honor, que significa “honra”, sua origem.

Daí Nora poder ser entendido como “mulher honrada”, “mulher com princípios”.

  • Norma

É, sem dúvida, nome feminino que imprime força por sua sonoridade. Quer dizer “mulher do norte”. Sendo Norma a forma feminina de Norman, é preciso entender a origem desse nome.

Norman é um nome masculino que surge do inglês antigo Northman, por sua vez derivado do germânico antigo Nordemann que, composto pelo substantivo Mann (“homem”), significa “homem do norte”, significado que passa a “mulher do norte”, no caso de Norma.

Nordemann surgiu como maneira de se referir aos vikings, povo nórdico.

  • Núbia

Tem como significado “ouro”, “dourada”, “perfeita como o ouro”. Com origem egípcia, surge em língua portuguesa através do latim Nubae.

A raiz de Núbia é o vocábulo nub, que significa “ouro”. Por seu significado, é entendido que esse nome carregue os atributos em geral relacionados ao metal ouro, como perfeição, riqueza e brilho.

Embora algumas pessoas digam que Núbia possa significar “nuvem” ou “fumaça”, respectivamente vindo das palavras nubes ou nubis, essas hipóteses não devem ser muito consideradas, já que faltam fundamentos que as sustentem.

Mais nomes bonitos para Meninas com a Letra N e seus significados


nomes-femininos-populares-com-letra-n

  • Nadine: Variante francesa de Nádia, quer dizer “mensageira”, “aquela que anuncia”, “esperança”.
  • Naira: “ninfa das águas”, “Náiade”, “nadadora”, “a que nada”.
  • Nala: “água no deserto”, “rainha” ou “leoa”. Embora esse nome tenha se popularizado pela personagem Nala, do filme da Disney O Rei Leão, também pode ser encontrado como nome próprio, como no caso da jovem artista Nala Sinephro.
  • Nalanda: “doadora de conhecimento”. Surge como referência a um centro budista na Índia.
  • Nara: “a que está mais próxima”, “carvalho”, “aquela que achata”, “aquela que torna plano” ou, ainda, “mulher de origem ária”.
  • Neide: “filha de Eneias”, “filha do homem abençoado”, “descendente do homem sortudo”.
  • Nélia: “pequena luz”, “pequena resplandecente”, “pequena reluzente”. Surge a partir de diminutivo do nome Helena.
  • Nélida: Pode significar “tocha”, “luminosa”, então derivando do nome Eleonor. Para outros estudiosos, Nélida estaria relacionada a nomes como Cornélia ou Cornélio, assim significando “guerreira invulnerável às flechas”.
  • Nícia: Variante de Nice, significa “a vitoriosa”.
  • Nilce: “filha de Neil ou Niel”, “filha do campeão”.
  • Nínive: Remetendo à capital do reino da Assíria, seu significado é “bela”, também havendo quem o entenda como “adorável”.
  • Nisa: De origem e significado incertos, muito provavelmente surgiu relacionado à Vila de Nisa, localizada no Alentejo, em Portugal. Também há registros de localidade assim chamada em regiões da Espanha. Logo, Nisa é um nome feminino que surge a partir do nome de um lugar.

Considerações Finais


Nossa intenção foi contemplar os nomes mais populares e bonitos que se enquadram na categoria de nomes femininos começados pela letra N. Então, nossa lista não traz todos os nomes existentes, mas sim apresenta um possível recorte.

O que você achou dos nomes que apareceram aqui e dos seus significados? Sentiu falta de algum?

Que tal aproveitar os comentários para compartilhar conosco suas impressões sobre o texto que acabou de ler, inclusive se esperava encontrar algum nome que faltou?

Se você está interessado em conhecer nomes dessa forma, delimitado por uma letra específica, você pode buscar em nosso site os demais textos que já foram publicados.

E fique ligado para não deixar de conferir os novos textos que em breve apresentaremos aqui.

Até sua próxima visita.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra N possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.