O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos de Personagens Bíblicos


O momento de escolher o nome para o bebê é aquela hora de juntar todas as inspirações, os gostos, as homenagens… Fora os papais e as mamães que ainda levam em consideração os apelidos possíveis com o nome A ou B! Tudo para encontrar o melhor nome para a criança.

É bastante comum encontrar famílias que recorrem à religião e à Bíblia para encontrar o nome ideal para seu filho ou filha. Pensando nisso, preparamos uma lista com diversos nomes femininos de personagens bíblicos que você pode escolher para a sua filha.

Ah… e se você quer apenas conhecer os significados destes nomes femininos, temos certeza que nosso material também vai te agradar!

Nomes Femininos de Personagens da Bíblia


nomes-femininos-de-personagens-biblicos

  • Abigail

Nome que quer dizer “aquela cujo pai é alegria”, “alegria de meu pai”. Vem de Abhigáyil, nome hebraico composto por abh, “pai”, e gil, “regozijar-se”.

Trata-se de uma personagem bíblica do Antigo Testamento, especificamente a esposa do rei Davi.

Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.

1 Samuel 25:18

  • Bate-Seba ou Batseba

Foi uma das esposas de Davi e mãe do rei Salomão. Sua história é conhecida na Bíblia no contexto do pecado do rei Davi. Antes de se casar com ele, Bate-Seba era esposa de Urias, soldado heteu do exército de Davi.

Em certa passagem bíblica, Davi a viu se banhar e ficou impressionado com tamanha beleza, não sendo capaz de subjugar seus desejos.

  • Cloé

Tal nome significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova”.

De origem grega, vindo de chloé (“erva esverdeada”, “folhagem nova”), é na mitologia nome dado à deusa grega da vegetação, Deméter.

Em Coríntios I, livro do Novo Testamento, encontramos esse nome.

Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.

1 Coríntios 1:11

  • Dalila

Personagem conhecida pelo episódio da vingança contra Sansão. Dalila usou sua beleza para influenciar Sansão, juiz e guerreiro de Israel responsável pela morte de muitos filisteus.

Ela foi personagem central da última história de amor de Sansão, contada em Juízes 16: subornada a prendê-lo, Dalila o persuadiu a revelar o segredo de sua força, seus longos cabelos. Ela, então, valeu-se da confiança e denunciou o segredo aos inimigos.

  • Débora

É profetisa e heroína. Sua história aparece no Antigo Testamento, especificamente em Juízes 4 e 5. Foi responsável por inspirar os israelitas a uma poderosa vitória sobre seus opressores das Terra Prometida (posteriormente, Palestina).

O significado de Débora é “mulher esforçada e trabalhadora”.

Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: O Senhor, o Deus de Israel, ordena a você que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.

Juízes 4:6

  • Elisabete

Sua história demonstra que Deus oferece bênçãos inesperadas. Esposa de Zacarias, teve a honra de conceber João Batista, milagre divino, já que era estéril. João Batista é o profeta que anunciou a chegada de Cristo Salvador.

  • Ester

É uma das mulheres mais importantes da Bíblia, cuja história, marcada por espiritualidade fervorosa e verdadeira confissão de caráter, traz grandes aprendizados. Judia, tornou-se rainha da Pérsia e foi usada por Deus para que o povo hebreu fosse salvo.

  • Eunice

Este nome quer dizer “boa vitória”, “a que vence sempre”, “a que alcança muitas vitórias”. Sua origem é grega, de Euneike (“a que alcança muitas vitórias”).

Eunice aparece na Escritura Sagrada como a mãe de Timóteo. O nome é famoso entre os pais, porque reflete uma pessoa que sempre tem sucesso.

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

2 Timóteo 1:5

  • Eva

É a primeira mulher criada por Deus, que escolheu criá-la para ser companheira e ajudar Adão. Sua história aparece em Gênesis 2:21.

  • Hannah

É a mãe de Samuel. Estéril por muitos anos, orou a Deus por um filho, até que teve o pedido atendido, prometendo que o devolveria para o serviço de Deus, promessa que honrou: entregou o filho Samuel para que o padre Eli o treinasse para o sacerdócio.

  • Isabel

Nome que quer dizer “pura”, “casta”, “aquela que cumpre promessas”. É variante do nome Elisabete.

Era esposa de Zacarias e mãe de João Batista.

Mas o anjo lhe disse: Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, dará a você um filho, e você lhe dará o nome de João.

Lucas 1:13

  • Jezebel

Tem sua história registrada em Reis 1 e 2, livros do Antigo Testamento. Esposa de Acabe, rei de Israel, Jezebel ficou conhecida por ser uma mulher má e perversa.

Foi responsável por perseguir os profetas do Senhor. A Bíblia mostra que ela exercia grande influência sobre Acabe, já que o rei permitia que ela agisse como bem quisesse.

  • Lia

É conhecida por ter sido a primeira esposa de Jacó. É filha de Labão e irmã mais velha de Raquel.

Lia sempre se esforçou para ganhar o amor e atenção de seu marido, chegando a achar que já era digna de estima após o nascimento do terceiro filho; o que não aconteceu.

Após a quarta gestação, algo mudou em Lia e ela decidiu não se deixar abater pela sua vida difícil e buscou em Deus a verdadeira alegria da vida, por isso sendo um símbolo para quem deseja ganhar o amor de Deus.

É a mãe de Judá, aquele que originou a tribo da qual descendeu o Messias.

Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel.

Gênesis 29:16

  • Maria

Este é um dos nomes mais populares em todo o mundo e possui o significado de “senhora soberana”.

Estamos falando da mulher soberanamente escolhida por Deus para trazer o Salvador ao mundo. Era uma jovem virgem que vivia em Nazaré, na Galileia. Recebeu a visita do anjo Gabriel, enviado a Nazaré para predizer o nascimento do menino Jesus, saudando-a como mulher agraciada.

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.

Mateus 1:18

  • Maria Betânia

Irmã de Lázaro e Marta, era uma das amadas seguidoras de Jesus. Representa a convicta fé no Senhor, não vendo necessidade de se defender quando era criticada por tal.

Tem papel de destaque quando unge o Senhor e quando prefere escutar as palavras de Jesus do que ajudar sua irmã com os afazeres da casa.

  • Maria Madalena

Foi uma das mais importantes seguidoras de Jesus e tem sua história contada no Novo Testamento. Foi uma das mulheres curadas pelo Senhor e a primeira a vê-lo depois da ressurreição.

  • Marta

Irmã de Lázaro e de Maria de Betânia. Sempre recebia Jesus e seus apóstolos em sua casa, oferecendo-lhes comida e descanso. Testemunhou Jesus ressuscitando Lázaro. Foi uma das mulheres que acompanharam Jesus no calvário e na ressurreição.

  • Miriam

Irmã de Moisés, teve participação muito importante no êxodo dos judeus do Egito. É tida como “profetisa” ao liderar os israelitas na Canção do Mar.

  • Quésia

Este nome quer dizer “perfume”, “fragrância”. É possível ter sua origem na palavra hebraica Kiddah, madeira utilizada para a produção de perfumes.

Na Bíblia, é o nome de uma das filhas de Jó.

Nota: No Brasil, é comum encontrar a variante Késia.

  • Raquel

Esposa de Jacó, filha de Labão e irmã de Lia. A história envolvendo os dois casamentos de Jacó é a seguinte: ele apaixonou-se por Raquel e fez um acordo com Labão para que após sete anos de trabalho pudesse se casar com Raquel.

Labão o enganou: o fez casar com Lia, o que só foi descoberto por Jacó no dia seguinte. Labão alegou que era costume a filha mais nova casar-se primeiro. Então, apaixonado, Jacó firmou novo acordo: trabalharia mais sete anos para Labão com o intuito de finalmente desposar Raquel. Desse casamento nasceram José e Benjamin.

Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.

Gênesis 29:9

  • Rebecca

Mãe de Esaú e Jacó, esposa de Isaque. A nação de Israel descende de Jacó e da linhagem de Esaú vieram os edomitas.

O nome é originário do hebraico Ribhqah, que significa “união” ou “aquela que une”.

A jovem era muito bonita e vir­gem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.

Gênesis 24:16

  • Rute

É a virtuosa ancestral de Jesus. Rute comprometeu-se a seguir e adorar Deus. Sua história é contada no livro que leva seu nome; após jurar fidelidade a sua sogra Noemi passou a pertencer a linhagem de Jesus Cristo.

  • Sara

É a mãe da nação judaica. Seu nome foi escolhido por Deus: antes, ela se chamava Sarai. No Antigo Testamento, ela foi esposa de Abraão e mãe de Isaque. Não teve filhos até os 90 anos.

Deus prometeu para Abraão que Sara seria a “mãe das nações” e que teria um filho. Sua história é contada em Gênesis 17:16.

Disse também Deus a Abraão: “De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara.

Gênesis 17:15

  • Tâmara

Este belo nome significa “palmeira”, “alta”, e veio do hebraico Thamar, que significa precisamente “palmeira” – o significado de “alta” viria como referência ao tamanho da árvore.

Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Thamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi.

2 Samuel 13:1


Considerações Finais


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos de Personagens Bíblicos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.