O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Gregos Femininos


Uma maneira diferente de pensar no nome do bebê é buscar inspiração em outros lugares, em outras culturas. Pensando em trazer as melhores dicas de nomes para você escolher para seu bebê, preparamos a presente lista temática: nomes gregos femininos.

É muitíssimo provável que você reconheça e já esteja acostumado com alguns deles, embora talvez desconheça serem de origem grega.

Mas certamente trouxemos alguns que podem chamar sua atenção pela originalidade, já que não são tão comuns assim. Vamos lá conhecer esses nomes gregos femininos?

Nomes Femininos Gregos mais comuns e populares


nomes-gregos-femininos

  • Alessandra

Este nome quer dizer “protetora dos homens”, “defensora da humanidade”, “aquela que repele os inimigos”. Esse nome é variante italiana de Alexandra, nome que vem a ser a versão feminina de Alexandre (do grego Aléxandros, sendo aléxo “repelir”, “defender” e andrós “homem”).

Alessandra Negrini e Alessandra Maestrini são atrizes com esse nome. É também o nome da modelo Alessandra Ambrósio.

  • Andreia

Seu significado é “extrema feminilidade”, “poderosa”. Vem de André, nome surgido a partir do grego Andreas, derivado de andrós (“homem”, “másculo”).

Nota: chegou no nosso idioma a partir da língua italiana, embora lá esse nome seja masculino.

  • Ariana

Nome cujo significado é “castíssima”, “a mais pura”, “puríssima”, “a mais sagrada”. Surge como variante do nome grego Ariadne, formado por ádne (“pura”, “casta”) e ari, partícula responsável por formar superlativo.

O nome da cantora Ariana Grande não deve ser estranho para você

  • Bárbara 

Seu significado é “estrangeira”, “forasteira”, “a estranha”. Seu surgimento vem da palavra grega bárbaros, de barbar (“língua incompreensível”).

É o nome de várias personalidades, como a atriz Bárbara Paz, a modelo Barbara Evans, a artista Barbara Kruger.

  • Berenice

Quer dizer “portadora da vitória”, vindo do grego Berenike, forma macedônica de Phereníke, sendo phéro “trazer” e níke “vitória”. 

  • Catarina 

É nome cuja origem vem do grego Aikaterhíne, pela palavra katharós, assim significando “pura” ou “casta”.

É o nome de Santa Catarina, menina sábia que teria convertido diversas pessoas ao Cristianismo valendo-se de argumentos inteligentes e concisos, tornando-se a padroeira dos filósofos, educadores, estudantes e donzelas.

Na novela O cravo e a rosa, este foi o nome da protagonista. Também é o nome da atriz Catarina Abdalla e de Catarina segunda da Rússia, mais conhecida como Catarina, a Grande.

  • Cristina 

Nome que significa “cristã”, “ungida por Deus”.

Há duas possibilidades para a origem desse nome, uma delas ter o mesmo sentido do nome Cristiano, cuja raiz é a palavra latina christianu (“cristão”). A outra possibilidade é ter surgido como forma feminina a partir de Cristo, cuja origem é a palavra grega Christós (“o ungido”).

Na grande série de sucesso Grey’s Anatomy, Cristina Yang é uma das personagens ficcionais. Também é o nome da apresentadora Christina Rocha, da atriz Cristina Pereira, da cantora Christina Aguilera e da atriz Christina Applegate.

  • Emília 

Nome que quer dizer “rival”, “a que fala de modo agradável”, havendo duas possibilidades de origem, sendo variante feminina de Emílio.

Pode ter surgido pelo latim Aemilius, nome da família romana originado da palavra latina aemulus (“rival”). A segunda possibilidade está relacionada com a mitologia grega: Aimylios, nome do filho de Numa, significando “o que fala de modo agradável”.

É o nome da famosa e carismática personagem Emília de O sítio do pica-pau amarelo, do autor Monteiro Lobato.

  • Eunice 

Seu significado é “boa vitória”, “a que vence sempre”, “a que alcança muitas vitórias”. Surgiu a partir do grego Euneike (eu, “bem”, “muito”, e níke, “vitória”).

Além de ser um belo nome que reflete o sucesso, também é considerado como nome bíblico.

Eunice Baía é a atriz que ficou famosa por protagonizar o filme Tainá: uma aventura amazônica.

  • Inácia 

Seu significado é “filha”, “ardente”, “a que é como o fogo”. Trata-se da versão feminina de Inácio, nome que provavelmente surgiu do grego Ignátios, que significa “filho”.

Outra possível origem para o nome masculino é ter sua origem no nome da família romana Egnatius, de origem etrusca, que posteriormente foi associado à palavra latina ignatus, cujo significado é “ardente”.

  • Inês 

Embora tenha chegado até nós pelo espanhol Inez, sua raiz está no grego hagnes. Tal nome significa “pura”, “casta”, “cordeiro” e foi difundido pela figura de Santa Agnes, também conhecida como Santa Inês.

Inês de Castro é nobre portuguesa, póstuma rainha de Portugal, cuja história de amor com rei D. Pedro I é famosa e aparece em várias obras literárias.

  • Isadora 

Quer dizer “dada por Ísis”, “dádiva de Ísis”, tendo surgido do grego Isídoros, sendo Isisnome da deusa egípcia da maternidade e da fertilidade e dôron “dom”, “dádiva”.

  • Isaura 

Belo nome que quer dizer “natural de Isauras”. Sua origem está na palavra grega ísauros, que tem esse mesmo significado. Vale destacar que Isaura era o nome de uma cidade localizada na Ásia e que hoje é chamada Semba.

É bem provável que você conheça esse nome do título do livro de Bernardo Guimarães, A escrava Isaura, enredo que virou novela com esse mesmo nome.

  • Júlia 

É um nome bem popular. Significa “fofa”, “macia”, “jovem” ou “filha de Júpiter”. É variante feminina de Júlio, nome originado do latim Julius, este derivado do grego Ioulos (“fofo”, “macio”, fazendo referência aos pelos faciais dos jovens, assim, por extensão, “pessoa jovial”).

É o nome da famosa atriz Júlia Lemmertz.

  • Juliana 

Significa “jovem”, “aquela que tem os cabelos negros”, “filha de Júpiter”. Como você deve ter observado, possui o mesmo significado do nome Júlia, inclusive tendo sua provável raiz na palavra grega iolous.

Não faltam personalidades com este nome para citarmos: as atrizes Juliana Paes, Juliana Paiva, Juliana Didone e Juliana Alves. É também o nome da lutadora de MMA Juliana Lima.

  • Karina 

Significa “pura”, “carinhosa”, “casta”, “amável”. É variante do nome Catarina, cuja raiz está na palavra grega katharós (“pura”).

Karin Ramil e Karina Barum são atrizes com esse nome. Karina Bacchi, uma apresentadora.

  • Kátia 

Nome que compartilha com Karina a mesma raiz e o mesmo significado (“pura”, “carinhosa”, “casta”, “amável”). Entretanto, Kátia chegou até nós através do russo Katja. Como se observa, a palavra grega katharós originou vários nomes.

  • Lara 

Seu significado é “muda”, “falante”, “da acrópole”, “vitoriosa”. Você provavelmente estranhou alguns desses significados, certo? Isso ocorre porque o nome Lara possui origem incerta.

É bem provável que tenha surgido do grego lara (“muda”), mas existem outras possibilidades. Pode ter surgido como variante do termo grego lalein, este significando “falante”. Pode ter surgido como variante russa ou diminutivo de Larissa (nome de origem grega que significa “da acrópole”).

Por fim, sua origem pode ter relação com a versão islandesa de Laura (nome de origem latina que significa “loureiro” e, por extensão, “vitoriosa”). De todo modo, esse sonoro nome parece fortemente relacionado ao grego.

Esse nome ganhou certa popularidade com a personagem ficcional de video game e posteriormente de filmes Lara Croft.

  • Larissa

Significa “da acrópole”, “da cidadela”, “linda”, “adorável”. Origina-se do grego Lárissa, uma cidade grega. Um pouco de sua popularidade deve-se a Santa Larissa, venerada principalmente nas igrejas ortodoxas.

  • Luzia 

Este nome quer dizer “a luminosa”, “aquela que irradia luz”. Acredita-se que sua origem esteja nas palavras de gregas lyke, luk e luc, que resultaram em latim lux (“luz”).

  • Maísa

Chegou até nós pelo escocês Maisie, forma diminutiva de Mairead. Mas sua raiz está no grego margarítes, que significa “pérola”, sendo este o significado do nome Maísa.

É o nome da apresentadora e atriz Maísa.

  • Marjorie 

Significa “pérola”. A evolução desse nome foi complexa. Simplificando, sua raiz é a palavra grega margarites. Ao longo do tempo, várias versões surgiram, como Marjory e Margery, até chegar a essa.

É o nome da atriz Marjorie Estiano e da personagem ficcional de Game of Thrones Margaery Tyrell.

  • Nicole 

É um nome vindo do francês Nicole. Variante feminina de Nicolau, sua origem é grega, pela combinação de níke (“vitória”) e laos (“povo”).

Há várias personalidades com esse nome, como Nicole Bahls (modelo), Nicole Kidman (atriz), Nicole Scherzinger (cantora) e outras mais.

  • Pâmela 

Este nome quer dizer “tudo mel”, “toda doce”. Acredita-se que seja nome formado pela junção dos seguintes elementos de gregos: pan (“tudo”, “todos”) e meli (“mel”). Outra possibilidade é que tenha sido criado pelo poeta britânico Sir Philip Sidney, inventando uma personagem com esse nome.

É o nome da atriz Pâmela Tomé e da atriz e modelo Pamela Anderson.

  • Raíssa 

Significa “filha ou descendente de Hera”, “tranquila”, “chefe”. Nome que pode ser considerado uma variação do nome russo Raisa, existem duas possíveis raízes gregas para esse nome: Erhais (“filha ou descendente de Hera”) e rhaion (“relaxada”).

Há quem diga que Raíssa significa “rosa”, assim surgindo de língua iídiche, ou que tenha vindo do árabe Rais (“chefe”).

Raíssa Machado é uma atleta paralímpica brasileira com este bonito nome.

  • Rita 

Significa “pérola”, “iluminada”, “criatura de luz”. Considera-se que tenha surgido como diminutivo do nome italiano Margherita (em português, Margarida), nome que surgiu do grego margarítes (“pérola”).

Quanto a isso, alguns estudiosos acreditam que os gregos pegaram esse nome do persa murwari, que significa “criatura de luz”.

Considera-se que pessoas com esse nome são especiais, tão valiosas quanto uma pérola.

Além da popularidade por conta de Santa Rita de Cássia, podemos citar as cantoras Rita Lee e Rita Moreno. É também o nome da chef e apresentadora Rita Lobo.

  • Sandra 

Seu significado é “protetora da humanidade”, “defensora do homem”. Chegou até nós a partir do italiano Sandra e como diminutivo de nomes como Alessandra e Cassandra, também italianos. Mas sua raiz está no nome grego Aléxnadros, que significa “protetor dos homens”.

É o nome da jornalista Sandra Annenberg e a da cantora Sandra de Sá.

  • Sofia

Vem do grego sophia e possui grande significado: “sabedoria”.

Encontramos várias personalidades com esse nome, como as atrizes Sofía Vergara, Sophia Loren e Sofia Carson, a cineasta Sofia Coppola e Sophia Raia, filha dos atores Edson Celulari e Cláudia Raia.

  • Stéfany 

Significa “a coroada”, “a vitoriosa”, surgido do grego Stéphanos. Esse nome carrega a simbologia da coroa, este que é o símbolo mais importante da realeza, sugerindo perfeição e caráter divino.

Stephanie Viegas é uma influenciadora digital com este nome e Stephany Brito, uma atriz.

  • Telma 

Quer dizer “amorosa”, “protetora decidida”, “protetora corajosa”, “amável”. Surgiu a partir do termo espanhol Sant’Elmo, que significa “Santo Elmo”.

Existem algumas possíveis origens para Elmo, sendo a mais provável ter surgido a partir de Ermo, forma italiana do grego Erásmios, “amável”, “amoroso”.

Thelma Assis foi a grande vencedora do BBB 2020.

  • Teresa

Nome cujo significado é “natural de Tera”, “habitante de Tera”, “colher”, “verão”. Apesar de ter algumas possíveis origens, a que é considerada mais provável é ter vindo do nome grego Therasia, “natural de Tera”, sendo este o nome de uma ilha. Pode, ainda com base no idioma grego, ter derivado de theros (“verão”) ou de therizo (“colher”).

Ganhou popularidade através do nome de Santa Teresa de Ávila, conhecida principalmente por ter criado a Ordem Reformada das Carmelitas Descalças.

  • Thaís 

Embora tenha chegado até nós pelo latim, encontramos sua raiz no grego Thais, cujo significado é “aquela contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada por sua formosura”.

Thaís Araújo é uma atriz famosa em nosso país que carrega este nome, assim como Thaís Fersoza.

  • Thalia

É nome que significa “viçosa”, “exuberante”, “alegre”. Existem duas origens possíveis para esse nome, uma delas que tenha surgido a partir do grego thálo, cujo significado é “viço”, “exuberância das plantas”.

Na mitologia grega, a musa da comédia e da poesia idílica tem esse nome, fazendo com que por associação ele também possa significar “festa”. A outra possibilidade é que tenha surgido como diminutivo do nome Natália, este de origem latina e que literalmente significa “nascimento”.

Nomes femininos relacionados à Mitologia Grega


nomes-gregos-femininos-da-mitologia-grega

  • Adasteia

É o nome da ninfa que alimentou o bebê Zeus em segredo, para protegê-lo de seu pai Cronos. A história mitológica sobre a alimentação de Zeus é um pouco incerta, pois em algumas histórias fala-se que Melissa alimentou Zeus e que Adasteia é o nome de uma das filhas de Zeus.

  • Afrodite

É a deusa grega do amor, da beleza e do sexo. Na mitologia, os gregos pediam a ela sorte no amor.

  • Ariadne 

Este nome quer dizer “muito casta”, “a mais sagrada”, “puríssima”. Vem do grego Ariadne, cuja raiz, também grega, é adne (“casta”, “pura”) e a partícula ari forma superlativos em grego.

Segundo a mitologia grega, Ariadne é a filha do rei Minos e foi a responsável por ajudar Teseu a escapar do labirinto após ele ter matado o Minotauro.

  • Ártemis 

Esta é a deusa da caça, da castidade e da Lua. Era cultuada por aliviar doenças femininas e por proteger crianças e jovens. Aparece associada, também, à vida selvagem.

  • Atena 

Trata-se da deusa grega da sabedoria, das artes, da inteligência e da guerra, sendo assim uma das principais deusas do Olimpo. É conhecida por preservar a justiça entre as pessoas.

  • Briseida 

Também é conhecida como Briseis. Segundo a mitologia grega, é o nome da viúva troiana que durante a guerra de Troia foi sequestrada por Aquiles.

  • Calipso

É na mitologia grega uma ninfa do mar extremamente sedutora e caprichosa.

  • Cassandra 

Seu significado é “a que brilha sobre os homens”, “a que protege os homens”. De origem latina, a raiz está no grego Kassándra, sendo kekasmai, kad, “brilhar” e aner, “homem”.

É nome envolvido por um mito: o deus Apolo apaixonou-se por Cassandra (também conhecida como Alexandra), a filha dos reis de Troia Príamo e Hécuba e então prometeu que daria à jovem o dom da profecia em troca de seu amor.

Cassandra aceitou a proposta, mas quando ganhou o dom, recusou ser amante de Apolo; como castigo, ele lançou uma maldição para que ninguém acreditasse em suas profecias.

  • Cibele 

Significa “espírito criador do calor e da vida”, “a grande mãe dos deuses”. Possui origem incerta, mas acredita-se ter surgido do grego Kybéle, condizendo com as qualidades da deusa Cibele, a personificação da natureza selvagem e rude.

  • Cíntia 

O significado deste nome é “do Cinto”, “mulher originária de Cinto”. Sua raiz está no grego Kynthia, que significa exatamente “mulher originária de Cinto”.

De acordo com a mitologia grega, esse nome foi dado a Ártemis, deusa da Lua, pelo fato de ela ter nascido no monte Cinto. Acredita-se que o nome carrega a simbologia dessa que é uma das divindades gregas mais veneradas.

  • Circe 

De acordo com a mitologia grega, é uma feiticeira considerada a deusa da Lua Nova, do amor físico, das feitiçarias e dos encantamentos.

  • Dafne 

É originado do grego daphne, cujo significado é “louro”, “loureiro”. Na mitologia grega, esse é o nome da ninfa pela qual Apolo se apaixonou ao ser atingido por uma flecha e que acabou transformada em um loureiro; para Apolo, as folhas do loureiro passaram a ser sagradas.

Como homenagem ao deus grego, passou a ser entregue uma coroa de louros aos vencedores nos Jogos Olímpicos.

  • Deméter 

Nome dado na mitologia grega à deusa da colheita, da fertilidade e do direito sagrado, detendo o ciclo da vida e da morte. Atribui-se a ela ter ensinado a agricultura ao ser humano.

  • Dione 

É o nome da deusa grega das ninfas, mas sua história pode variar, pois também há enredos que a apresentam como filha de Oceanus e Tétis. Esse nome quer dizer “consagrada a Dionísio”, “espírito das águas”, “o céu e às águas”.

  • Dóris 

Quer dizer “presente de Deus”, “dádiva divina”. Na mitologia grega, Dóris é uma das ninfas do mar, filha de Oceanus e Tétis. Dóris é casada com Nereu, o que faz dela a mãe das nereidas.

  • Electra

Nome cujo significado é “âmbar”, ampliando seu sentido para designar “mulher radiante”. A raiz desse nome está no termo grego elktron (“âmbar”). Na mitologia grega, é o nome da filha de Agamemnon e Clitemnestra.

  • Eos 

Este nome com leve sonoridade é na mitologia grega o nome da deusa que personifica o amanhecer. Eos é filha de Hiperião e Teia, assim sendo irmã de Selene (a deusa da Lua) e de Hélio (o deus Sol).

  • Gaia 

Seu significado é “Terra” e encontramos sua origem na palavra grega yaia (gaia), significando “terra”. Na mitologia grega, Gaia é a deusa mãe, deusa da Mãe Terra, conhecida por sua grande força geradora.

  • Hebe 

Conhecida por ser na mitologia grega a deusa da Juventude. É filha de Zeus e Hera. Representa o auge da vida

  • Helena 

Quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”, tendo sua origem no nome grego Heléne, da palavra grega heláne (“tocha”); o termo hélê significa “raio de Sol”, daí surgindo o significado de “a resplandecente”.

Na mitologia grega, Helena é a filha de Zeus e Leda, esposa de Menelau. Conhecida por ser extremamente bela, Helena despertou o interesse de Páris, o rei de Troia, sendo raptada por ele. Menelau convocou os seus homens para o resgate da esposa, episódio que deu origem à famosa Guerra de Troia.

  • Hera

É a deusa das deusas, irmã-esposa de Zeus. Filha dos titãs Cronos e Reia, Hera é a deusa protetora dos casamentos e das mulheres casadas.

  • Héstia 

É um nome bem diferente. É a filha de Zeus e Cibele, divindade que representa o fogo das lareiras. Representa as famílias das cidades e das colônias, ou seja, é a deusa da vida doméstica e familiar.

  • Ilítia 

É o nome da deusa dos partos e gestantes, por isso conhecida na mitologia como a protetora das mães durante o período da gestação.

  • Irene 

Nome de uma das horas, filha de Deus e de Têmis. Ela é a guardiã da ordem natural e do ciclo anual de crescimento, bem como responsável pelas profecias da vegetação e das estações do ano.

  • Íris 

Filha de Taumas e Electra, é conhecida como a deusa do arco-íris, personificando-o. Como o arco-íris representa a reunião entre a terra e o céu, ela é considerada a mensageira dos deuses.

  • Leda 

Sonoro nome que significa “mulher”, “esposa”, “alegre”. Sua origem é grega, da palavra lada, que significa “esposa”. Há quem diga ter surgido como variante feminina de Ledo, nome originado do adjetivo latino ledo (“risonho”, “alegre”).

De acordo com a mitologia grega, Leda foi a rainha de Esparta, casada com Tíndaro.

  • Maia

A origem deste nome está no latim maia, mai, que significa “grande”. Mas é nome conhecido na cultura grega por ser o nome da deusa da primavera, da fertilidade e do renascimento.

  • Mégara

Este nome é considerado forma latinizada do grego Megaira, de megairo (“rancor”). É nome dado a uma das fúrias na mitologia grega.

Segundo essa mitologia, Mégara é o nome da filha mais velha de Creonte, o rei de Tebas, e foi oferecida pelo pai a Hércules, como recompensa por ele ter ajudado Creonte a defender Tebas.

  • Meila 

Nome surgido das lendas mitológicas gregas, significa “freixo”, tipo de árvore da família das oliveiras. O significado desse nome adquire sentido muito amplo para os gregos da antiguidade: o freixo simboliza durabilidade e firmeza.

  • Melissa

Nome que veio da palavra grega mélissa e que significa “abelha”. Surgiu na mitologia grega, sendo o nome da ninfa que cuidou e amamentou Zeus.

De acordo com a mitologia, Melissa foi entregue aos deuses pelos próprios pais como sacrifício e teve o seu corpo transformado em abelhas.

  • Métis 

Conhecida como a deusa da saúde, da proteção, da astúcia, da prudência e das virtudes. Além de ser conhecida como filha de Tétis e Oceanus, foi a primeira esposa de Zeus.

De acordo com a mitologia grega, Métis foi quem deu a bebida capaz de fazer com que Cronos regurgitasse todos os filhos que havia engolido. Graças à astúcia de Métis, Zeus conseguiu conquistar o poder.

  • Nereida 

Na mitologia grega, as filhas de Nereu (deus marinho mais antigo do que Poseidon) e de Dóris são chamadas de nereidas. Elas são ninfas do mar, gentis e sempre dispostas a ajudarem os marinheiros em perigo. Também são conhecidas por serem muito bonitas, capazes de dominar os corações dos homens. Nereida, assim no singular, pode ser usado como nome próprio.

  • Nice

Partindo dona nome grego Níkaia, de níke (“Vitória”), tal nome significa “a vitoriosa”. É, inclusive, o nome atribuído a deusa da Vitória na mitologia grega – também conhecida como Nica ou Nika.

  • Olímpia 

Quer dizer “consagrada a Zeus do Olimpo”, sendo nome que deriva do grego olympos. Na mitologia grega, a morada dos 12 deuses e templo religioso dedicado ao culto de Zeus é chamado de Olimpo.

  • Pandora 

Seu significado é “todos os presentes”. Trata-se de um nome formado pela junção de duas palavras gregas: pan, que significa “todos” e daron, que significa “presente”.

Na mitologia, é o nome da primeira mortal criada por Zeus. A intenção do deus era punir a humanidade por Prometeu ter roubado o segredo do fogo. Assim, Zeus entregou a Pandora um objeto (há quem diga ser uma caixa e há quem diga ser um frasco) contendo todos os males, pedindo a ela que não o abrisse.

Entretanto, Pandora não o obedeceu e abriu o objeto, liberando todo o mal sobre a humanidade. Por muitos séculos esse nome carregou sentido negativo, passando a ser utilizado por falantes da língua inglesa apenas a partir do século XX.

  • Penélope 

Significa “tela”, “trama”, surgindo a partir do grego penelops. Encontramos esse nome no poema épico escrito por Homero chamado Odisseia.

Na história, Penélope é a esposa do personagem principal, Ulisses. Após o marido ir para a guerra, o pai de Penélope quer que a filha se case novamente. Para não contrariar totalmente o pai, a moça traça o seguinte plano: aceitará a corte dos pretendentes, porém se casaria novamente apenas quando terminasse de costurar um sudário; mas ela tece de dia e desmancha de noite. Assim, espera por 10 anos a volta do marido, passando a simbolizar o amor que não se cansa de esperar.

  • Perséfone 

É conhecida como a deusa do submundo e também considerada a deusa da agricultura, das estações do ano, das flores, dos frutos e da fertilidade.

  • Phoebe 

É a deusa titã do intelecto e da profecia. Você também pode encontrar esse nome com a grafia Febe.

  • Sibila 

Este nome era dado a todas as mulheres oraculares, ou seja, a todas as mulheres com o dom da profecia.

  • Tétis 

É uma ninfa do mar.

  • Themis 

Assim é chamada na mitologia grega a deusa da justiça, descrita como boa conselheira e personificação da ordem, além de ser a protetora dos oprimidos.

Nomes Gregos diferentes para meninas


nomes-da-grecia-para-meninas

  • Agnes

Encontramos sua raiz na palavra grega hagnes (“pura”), embora tal nome tenha chegado pelo latim Agnes. Significa “pura”, “casta”, “como um cordeiro”. É considerado um nome que carrega características da Inocência e da pureza.

  • Aléxia

Significa “ajudante”, “defensora da humanidade”. É nome vindo de grego Alexis, por sua vez derivado de alexo (“defender”, “ajudar”). Também é possível ter surgido do nome Alexandra, este variante feminina de Alexandre, nome que partiu do grego Alexandros (sendo andros “homem”).

  • Átala 

Sonoro nome de origem grega que surge associado a ternura e beleza eterna.

  • Catrina

Menos comum do que demais nomes cuja raiz é katharós, Catrina compartilha com esses nomes o significado de “pura”, “casta”.

  • Cinara

Quer dizer “planta espinhosa”. Sua origem é grega.

  • Cirene

É um nome predominantemente feminino e que significa “de Cirene”, já que Cirene é o nome de uma colônia fundada por gregos na ilha de Thera.

  • Cleonice 

Sua origem está no grego kleoníke (kléos, “glória”, e níke, “vitória”). Seu significado é “gloriosa pelas vitórias”, “famosa por vencer”.

Cleonice Berardinelli é uma grande estudiosa da literatura portuguesa e membro da Academia Brasileira de Letras com este diferente nome.

  • Dora 

Este nome significa “dom”, “presente”, “dádiva”, vindo do grego dôron, palavra que significa “presente”.

  • Dorcas 

Não é um nome muito comum. Significa “mulher ágil”, “gazela”, “aquela que é rápida”. Sua origem é grega e esse nome contém a simbologia do animal: agilidade.

Na série The chilling adventures of Sabrina, uma das personagens se chama Dorcas.

  • Eufemia 

Sua origem está na cultura grega e faz referência a mulher capaz de discursar e falar bem. De origem grega, tem mais popularidade na Escócia. É mais popular pelo apelido de Effie.

Euphemia Millais, mais conhecida como Effie Gray, foi uma pintora inglesa. Na saga Jogos Vorazes, uma das personagens ficcionais tem o nome de Effie Trinket (coincidentemente ou não, é uma personagem muito comunicativa, praticamente em toda e qualquer circunstância).

  • Elaine 

Significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Vem a ser uma variante inglesa do nome francês Helaine, cuja origem é o grego Heléne (“tocha” e que, por extensão, quer dizer “a resplandecente”, “a reluzente”). É nome que reflete a simbologia da luz. 

  • Eleonora 

Possui história bem parecida com a do nome Elaine. Eleonora também surgiu de nome do francês antigo, no caso, Alliénor, uma variante para o nome grego Heléne. Assim, tal nome quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”.

  • Elora

Este nome significa “rainha das fadas”, “resplandecente”, “reluzente”. Considera-se que o nome tenha surgido como apelido de Eleonora, sendo sua origem a mesma que vemos com o nome acima.

  • Eudóxia 

Quer dizer “boa reputação”, “Celebridade”, “glória”, “de boa fama”. É, sem dúvida, nome com significado bem nobre.

Eudóxia de Barros é uma pianista que se destacada na cena de música de concerto brasileira.

  • Felipa

É variante feminina de Felipe, nome originado do grego Phílippos. Seu significado é “pessoa amiga dos cavalos”.

  • Glaucia 

Significa “verde”, “esverdeada”, “aqui tem olhos verdes”. É a variante feminina de Gláucio, nome cuja raiz está no grego glaukós. Acredita-se que tenha surgido a partir da maneira de chamar as pessoas nascidas com olhos verdes.

  • Ilka

Este nome significa “a reluzente”, “a resplandecente”, sendo 12 nomes surgidos como variação do nome grego Helené. No caso, Ilka surge como diminutivo dou nome húngaro Iloana, correspondente a Helena.

  • Jacinta

Possui um significado muito curioso: “ai de mim!”. É versão feminina de Jacinto, nome originado do grego Hyákinthos e que significa exatamente essa interjeição.

  • Lídia 

Significa “habitante de Lídia”, “a que sente as dores do parto”. Sua origem está no nome grego Lydia, nome de uma região próxima ao mar Egeu. Os habitantes da região, os lídios, achavam que descendiam de Lud, cujo significado é “o que sente as dores do parto”.

  • Karen 

Sua origem está na palavra grega katharós, com ela compartilhando o significado de “pura”, “casta”. É considerada forma dinamarquesa do nome Catarina.

  • Ketlyn 

Possui a mesma raiz e o mesmo significado visto acima: de katharós, “casta”, “pura”. Ketlyn é considerado uma invenção brasileira surgida a partir de Catalina, vindo do inglês Katelynn.

  • Kira 

Significa “senhora”, “que tem plena autoridade”, “preta”. Há duas possíveis origens para esse nome: ter vindo do russo Kira, cuja raiz é o nome grego Kyros (“senhor que tem plena autoridade”) ou ser variante inglesa de Ciara, nome surgido do irlandês Ciar (“preto”, “escuro”).

  • Lisandra 

Nome que vem a ser equivalente a Lizandra, versão feminina de Lisandro, nome originados do grego Lysandros, “libertador dos homens”. Dessa forma, Lisandra significa “libertadora dos homens”, “a que liberta os homens”.

Lisandra Souto e Lisandra Cortez são duas atrizes famosas com esse nome.

  • Madalena

Nome que se tornou popular por causa da Bíblia, pela figura de Maria Madalena. Sua origem está no grego Magdaléne, assim significando “a que habita Magdala”, “a que vem de Magdala”.

  • Mel 

Seu significado é “dócil”, “suave”, “mel”. Sua raiz pode ser do grego meli ou do latim mel, ambas significando “mel”. A atriz Mel Lisboa tem esse nome.

  • Mélia 

De origem grega, este nome possui origem indefinida: alguns acreditam significar “freixo”, uma espécie de árvore, e outros dizem significar “filha do oceano”. De todo modo, é um nome diferente e com sonoridade bem agradável

  • Milena 

O seu significado é “graciosa”, “querida”, “senhora soberana reluzente”, “a pura que reluz”, “vidente resplandecente”.

Sua origem é incerta, podendo ter surgido do eslavo mil (“querido”, “gracioso”) ou a partir da junção de Maria (nome de origem hebraica que significa “senhora”, “soberana”, “vidente”) com Helena (nome vindo do grego Heléne, que quer dizer “tocha”, daí eu sentido de “reluzente”).

  • Mônica 

Este nome significa “solitária”, “viúva”. Sua origem é incerta, mas é muito provável ter surgido da palavra grega mónos, cujo significado é “solitária”, “viúva”.

Você provavelmente reconhece esse nome da personagem das histórias em quadrinhos A turma da Mônica. Ou, quem sabe, pela personagem ficcional Monica Geller, de Friends. Ou, ainda, por conta da jornalista Mônica Bergamo e da atriz Monica Bellucci.

  • Neusa 

Nome o que quer dizer “a nadadora”, “a que está nadando”. Vem do nome grego Néousa, cuja origem está no verbo néo, “nadar”. Para alguns estudiosos, a raiz desse nome também está ligada a sabedoria.

  • Ofélia 

Significa “ajuda”, “socorro”, “ela ajuda”, “ela socorre”. Surgiu do grego Ophéleis, cujo significado literal é “ajuda”, “socorro”. É o nome de uma personagem muito importante na trama de Hamlet, peça escrita por William Shakespeare.

  • Raika 

Não existe consenso sobre a origem deste nome, podendo ser ela grega, significando “deusa do vento” ou espanhola, assim significando “bonita”. O nome da filha do DJ Alok e Romana é Raika.

  • Pietra 

Significa “pedra”, “rochedo”, “firmeza”. Apesar de ser um nome italiano, não é tão incomum encontrá-lo aqui no Brasil. Sua origem está na palavra grega petra, que literalmente quer dizer “pedra”, “rochedo”, assim sendo um nome que se destaca por representar firmeza, segurança e persistência.

  • Safira 

Nome que significa “perto da preciosa de cor azul”, originados do grego sappheiros, palavra que designa a pedra preciosa conhecida como Safira.

  • Selene

Este sonoro nome quer dizer “lua” e vem de palavra grega que possui este significado.

  • Teodora 

Significa “representante de Deus”, “dádiva divina”. Tal nome corresponde à variação feminina de Teodoro, nome originado do grego Treódoros, sendo théos “Deus” e dôron “dom”, “presente”, “dádiva”.

  • Thalassa 

Quer dizer “vinda do mar”, por associação à palavra grega thalassa, literalmente, “mar”.

  • Zoé 

Seu significado é “vida”, “cheia de vida”, “vivente”. Tal nome vem do grego zoe (“viva”, “vivente”). Considera-se que pessoas com esse nome sejam vivazes, alegres e intensas.

Ganhou recente popularidade em nosso país por ser o nome da filha da Sabrina Sato.

Considerações Finais


Quais nomes mais chamaram sua atenção? Adoramos conhecer as opiniões de nossos leitores. Comenta aqui de qual você mais gostou!

Ainda não tem muita certeza de qual nome escolher? Que tal uma dica, então? É só dar uma olhada nas diversas listas do nosso site. Temos muitas listas com nomes que vão inspirar você e seguem algumas recomendações:


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Gregos Femininos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.