O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Gregos Masculinos


Muitos pais ficam nervosos quando chega o momento de escolher o nome que a criança receberá. Isso porque escolher o nome que muito provavelmente a criança levará por toda a vida faz com que os papais e a mamães achem esse momento como sendo de extrema responsabilidade.

É por isso que muitas famílias buscam o máximo de inspiração possível; tudo para é válido para buscar aquele nome que faz o coração bater mais forte. 

E nessa busca por inspiração, por que não dar a chance para outras culturas? Confira a seguir nossa lista bem especial com nomes gregos para meninos.

Nomes masculinos gregos mais populares


lista-com-nomes-gregos-masculinos

  • Alceu 

Este nome quer dizer “forte”, “homem de boa musculatura” e sua origem está no adjetivo grego alkaíos, cujo significado é “forte”.

Certamente você conhece o cantor Alceu Valença, ilustre representante deste nome.

  • Alessandro 

Nome que quer dizer “protetor do homem”, “defensor da humanidade”, “oque repele os inimigos”.

Embora seja a versão italiana de Alexandre, sua origem está no verbo grego aléxo (“repelir”, “defender”) junto da palavra grega andrós (“homem”).

  • Alexandre 

Possui a mesma origem que vimos anteriormente: aléxo (“repelir”, “defender”) e andrós (“homem”), vindo do nome Aléxandros.

É nome bastante popular, aparecendo no Novo Testamento da Bíblia, na mitologia grega (precisamente no episódio da Guerra de Troia), na figura do rei da Macedônia Alexandre, o Grande (considerado o conquistador mais famoso do mundo antigo).

É o nome de algumas personalidades, como o cantor Alexandre Pires, o jogador de futebol Alexandre Pato, o ator Alexandre Nero e o jornalista Alexandre Garcia.

  • Anderson 

Este nome veio do inglês Ander’s son, cujo significado é “filho de André”, “filho do homem másculo”, mas sua raiz é o nome grego Andreas, formado a partir de andrós (“homem”, “másculo”, “viril”).

É o nome do lutador de artes marciais mistas Anderson Silva (considerado um dos melhores lutadores de todos os tempos).

  • André 

O significado deste nome é “masculino”, “másculo”, “viril”. Originou-se do grego Andreas, de andrós (“homem”).

  • Antônio 

Significa “valioso”, “de valor inestimável”, “digno de apreço”. Encontramos sua origem no grego antheos, “alimentado de flores”.

É o nome do ator Antônio Fagundes, um dos maiores de nosso país.

  • Cosme 

Nome originado do grego kósmos, seu significado é o mesmo da citada palavra: “ornamento”, “ordem”, “conjunto harmoniosamente composto”.

É o nome do santo Cosme, irmão gêmeo de Damião. Muito difícil algum brasileiro não reconhecer São Cosme e São Damião.

  • Diego 

Quer dizer “aquele que doutrina, “conselheiro”, “aquele que vem do calcanhar”. Chegou até nós pelo espanhol, mas sua raiz mais provável é ser a palavra grega didache, relacionada a “ensino”, “aprendizagem”, de onde viria o sentido de “conselheiro”.

Outra possibilidade é ter vindo do próprio espanhol Santiago, cuja raiz está no hebraico Yaaqobh (“calcanhar”).

  • Denis 

Significa “consagrado a Dioniso”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”. Trata-se da forma francesa para o nome grego Dionysios, o deus grego ligado aos ciclos vitais, às festas, ao vinho e a outros elementos mais.

É o nome do ator e diretor Denis Carvalho e também do personagem ficcional Denis, o pimentinha.

  • Evandro 

Seu significado é “homem bom”, “homem cheio de virilidade”, “valente”. Encontramos a origem desse nome no grego Eúandros, sendo eu “bem”, “bom” e andrós, “homem”.

  • Felipe 

Vem do grego Phílippos, sendo phílos “amigo” e híppos, “cavalo”. Assim, significa “amigo dos cavalos” e, por extensão, “o que ganha a guerra”.

É o nome do youtuber Felipe Neto, do cantor Felipe Araújo e do jornalista Felipe Andreoli, por exemplo.

  • Igor 

Quer dizer “o que trabalha a terra”, “agricultor”, “guerreiro do deus Yngvi”.

Esse nome é considerado variante russa de Jorge, este nome de origem grega, surgido a partir de Geórgios (“aquele que trabalha a terra”, “agricultor”). Outros estudiosos dizem que a origem do nome está na forma russa do nórdico Yngvarr (“guerreiro do deus Yngvi”).

  • Inácio 

Quer dizer “filho”, “ardente”, “o que é como fogo”.

Sua origem é encontrada no grego Ignátios, que significa “filho”. Pode ser que tenha vindo, ainda, do nome de uma família romana: Egnatius, palavra que chegou a ser associada ao latim ignis (“fogo”).

  • Ítalo 

Significa “touro”, “vitelo”, “o italiano”.

Uma possível origem é ter surgido do grego ítalos, cujo significado é “touro”, “vitelo”. A outra possibilidade é ter surgido a partir da lenda dos gêmeos fundadores de Roma, Rômulo e Remo. O pai deles chamava-se Italus.

  • Jorge 

Seu significado é “o que trabalha a terra”, “agricultor”. Sua origem é o nome grego Geórgios, vindo de georgós, sendo ge “terra” e érghon, “trabalho”.

Jorge Jesus é um famoso técnico de futebol português com este nome, que dirigiu o Flamengo no ano mágico de 2019. É também o nome do cantor Jorge, da dupla Jorge & Mateus.

  • Juliano 

Nome que quer dizer “da natureza do que é jovem”, “aquele que parece jovem”.

Visto como uma variação de Júlio, possui a mesma raiz que este: a palavra grega ioulos, que significa “barba felpuda e macia”, característica ligada à juventude.

É o nome do ator Juliano Cazarré e do cantor Juliano, da dupla Henrique & Juliano.

  • Júlio

Este nome quer dizer “macio”, “fofo”, “jovem”, “cheio de juventude”, “filho de Júpiter”.

Encontramos sua origem no latim Julius, palavra cuja raiz está no grego ioulos, que significa “felpuda”, “macia”, em referência aos jovens – daí significando também “jovem”, “jovial”.

Alguns estudiosos relacionam esse nome ao deus romano Júpiter, daí podendo Júlio significar “filho de Júpiter”.

Existem vários famosos com esse nome: o ator Júlio Rocha, o escritor Julio Cortázar, o cantor Julio Iglesias e o jogador de futebol Júlio Tavares.

  • Leandro 

Nome que significa “homem leão”, “homem dócil”.

Pode ser que tem surgido do grego Leíandros, formado pelas palavras léon, “leão” e andrós, “homem”. Outra possibilidade é ser resultado de leîos, palavra também grega que significa “dócil” com andrós.

O nome do ator e comediante Leandro Hassum deve ser conhecido por você, acertamos?

  • Lucas 

Seu significado é “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso”, “o iluminado”. Veio do grego Loukás, apelido de Loukanós (“Lucânia”, “lucano”). A raiz dessa palavra está no grego lyke, luk ou luc, que resultou no latim lux (“luz”), daí a parte do significado desse nome.

  • Nicolas 

Nome cujo significado é “vencedor do povo”, “povo vitorioso”. É nome vindo do grego Nikolaos (nike, significa “vitória” e laos, “povo”).

  • Pedro 

Vem do grego Pétros, da palavra grega preta, compartilhando com esses vocábulos o significado de “pedra”, “rochedo”.

Boa parte da popularidade desse nome deve-se ao fato de ser considerado nome bíblico: um dos discípulos mais próximos de Jesus tem esse nome.

É o nome dos atores Pedro Cardoso, Pedro Nercessian e Pedro Neschling.

  • Sandro 

Significa “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”, vindo a ser uma forma reduzida de Alessandro, que é a versão italiana para o nome grego Aléxandros (aléxo, “repelir”, “defender” e andrós, “homem”).

  • Saulo 

Quer dizer “aquele que foi muito desejado”, “aquele que foi conduzido através de orações”, “o que foi pedido insistentemente”.

Não é exatamente nome de origem grega, pois vem do hebraico Chaul. Mas como a grafia que chegou até a nós foi Saulo, com S, como feito pelos gregos, é possível perceber a influência grega nesse nome.

  • Tales

Significa “verdejante”, “o que está florindo”. A raiz desse nome, em grego Tháles, é thalo, cujo significado é “verdejar”, “florir”, “florescer’.

É o nome do grande filósofo e matemático Tales de Mileto, que viveu no século VI a.C. Thales Brettas é um médico dermatologista, casado com o ator Paulo Gustavo.

  • Theo 

Seu significado é “Deus”, “Deus supremo”, vindo do grego théos, literalmente “Deus”.

Nomes masculinos relacionados à mitologia grega


nomes-da-mitologia-grega

  • Adônis 

Seu significado é “jovem”, “belo”, “meu Senhor”. Embora tenha sua origem no nome semita Adonai (“meu Senhor”), sua popularidade está relacionada à mitologia grega.

Nela, Adônis é um jovem de extrema beleza que despertou a paixão de Afrodite (deusa do amor) e de Perséfone (deusa da agricultura e esposa de Hades). Segundo a lenda, Adônis foi morto por um javali que Ares, deus da guerra e amante de Afrodite, enviou. É por causa dessa lenda que Adônis passou a ser um nome que está relacionado à beleza e juventude.

  • Agamemnon 

Agamemnon, ou simplesmente Agamenon, é o irmão de Menelau, casado com Climnestra, a irmã de Helena. Atribui-se a ele ter comandado o cerco dos aqueus à cidade de Troia, assim sendo reconhecido como um grande guerreiro.

  • Apolo 

É um dos mais importantes deuses da mitologia grega. É o deus Sol, mas também da música, da profecia e de outras coisas mais. Filho de Zeus, é conhecido por sua beleza – é por isso que ao chamar um homem de Apolo, isso significa chamá-lo de muito bonito.

  • Argos 

É o nome do gigante que possui o corpo coberto por olhos (algumas histórias dizem que possui 100). A deusa Hera o encarregou de exercer funções de vigília. Segundo relatos, quando Argos dormia, metade de seus olhos ficava fechada e descansava enquanto a outra metade fazia a vigília, tornando-se um ser sempre atento a tudo.

  • Aristeu 

Na mitologia grega, é o nome do filho do deus Apolo com Cirene, a filha de Hipseu. Ele é considerado na mitologia grega como um pastor, sendo chamado de “o melhor” ou “o apicultor”

  • Atlas

Na mitologia, é um dos titãs que Zeus condenou a sustentar os céus para sempre. É casado com Pleione, com quem teve 7 filhas, as Plêiades.

  • Aquiles 

É o grande herói que se destacou na Guerra de Troia, conforme narra os versos de Homero. Segundo a lenda da mitologia grega, Aquiles é filho do mortal Peleu com Tétis, uma ninfa marinha.

Quando nasceu, sua mãe banhou-o no rio Estige, fazendo com que ele passasse a ser invulnerável. Entretanto, Tétis o segurou pelo calcanhar, fazendo com que essa parte fosse a única a não ser banhada, tornando-se o ponto fraco de Aquiles; daí a expressão “calcanhar de Aquiles” para se referir ao ponto fraco de alguém.

  • Dionísio 

É o deus da natureza, da fecundidade, do vinho e da alegria. Também é conhecido como o deus da libido, o que influencia na fertilidade. Com frequência, as festas com vinho são relacionadas a ele.

  • Eros 

É o nome do deus da paixão, do erotismo e do amor. Na mitologia grega, Eros une as pessoas usando flechas mágicas (corresponde ao Cupido na mitologia romana). É filho de Afrodite, a deusa grega do amor. Eros apaixona-se por Psiquê, caso contado em várias histórias.

  • Glauco 

É uma divindade marinha. Sua origem não é muito precisa, variando conforme as fontes. Uma das histórias mais famosas na qual Glauco aparece é na peça Orestes, de Eurípedes; nela, Glauco é apresentado como filho de Nereu, tendo ajudado Menelau e os argonautas por suas jornadas.

  • Hades 

Não é um nome muito buscado. Na mitologia grega, é o Deus do submundo (lugar onde estão as almas dos mortos). É irmão de Zeus e fez parte da rebelião contra Cronos, o titã devorador de filhos. Perséfone é a deusa que foi sequestrada e levada para o submundo, casando-se com Hades.

  • Heitor 

Na mitologia grega, Heitor é um príncipe conhecido por sua bravura durante a Guerra de Troia. É frequentemente mencionado na ilíada, escrita por Homero, e que relata o último ano dessa guerra.

  • Hélio 

Conhecido na mitologia grega como o deus Sol. Geralmente aparece representado como um homem louro de rosto resplandecente, percorrendo com sua carruagem puxada por quatro cavalos os céus.

Interessante que é com a grafia Élio, ou seja, retirando o h, temos um outro significado. Élio não significa “Sol” como Hélio, mas sim “o Altíssimo” (caso tenha se originados do hebraico El Elion) e “natural de Élida” (caso tenha se originado do latim Elius).

  • Hércules 

É um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. É conhecido por sua força incomum e por ter executado os famosos 12 trabalhos de Hércules, forma de se redimir das mortes que havia cometido e para que fosse elevado à condição divina quando os terminasse.

  • Ícaro

Ficou conhecido por ter tentado voar com as asas que seu pai Dédalo havia feito. Segundo sua história, Dédalo fez asas artificiais com penas coladas com cera de abelha para que ambos conseguissem fugir do labirinto do Minotauro.

O pai alertou o filho para que não se aproximasse muito do Sol, o que faria a cera das asas derreter. Ícaro, muito empolgado por estar voando, não seguiu o conselho do pai; a cera acabou de fato derretendo e ele caiu no mar, morrendo afogado. Ícaro é considerado o símbolo da ambição humana de voar.

  • Hermes 

É considerada a divindade mais eloquente na mitologia grega, filho de Zeus com a ninfa Maia. É considerado o deus da sorte, da magia, das estradas, do comércio e também das viagens. Hermes é considerado o mensageiro dos deuses.

  • Menelau 

É o nome do lendário rei da Lacedemónia, irmão de Agamemnon e marido de Helena. O rapto de sua esposa Helena deu origem à famosa Guerra de Troia.

  • Narciso

É, na mitologia grega, filho de Cefiso (deus rei do rio) com Liríope (ninfa). Resumidamente, o Mito de Narciso conta que ao nascer, o oráculo Tirésias previu que Narciso seria muito belo e atraente e que teria uma boa e longa vida, desde que não conhecesse o reflexo de seu próprio rosto, o que amaldiçoaria sua vida.

Narciso, além das características físicas relatadas, era muito orgulhoso e arrogante. Um certo dia, viu seu reflexo na água de um lago e se apaixonou profundamente, o que foi sua perdição. Narciso traz em sua figura o excessivo amor por si mesmo.

  • Orfeu 

Filho de Calíope e do deus Apolo, na mitologia grega Orfeu é conhecido pelo fato de que ao tocar sua lira, os pássaros paravam para o ouvir e os animais selvagens curvavam-se para apreciar a melodia. Apaixonado por Eurídice, casa-se com ela.

  • Orion 

É o nome do gigante caçador, colocado por Zeus entre as estrelas na forma da constelação de Orion.

  • Perseu 

Semideus conhecido por ser o fundador de Micenas. De acordo com a mitologia, foi o responsável por decapitar a górgona Medusa, um monstro que transformava em pedra todas as pessoas que olhavam em seus olhos. É filho de Zeus com a mortal Dânae (ou Danai).

  • Poseidon 

É o deus grego do mar, das tempestades, dos cavalos e dos terremotos, conhecido por proteger as águas e auxiliar os marinheiros. É um dos três governantes do mundo, ao lado de Zeus e Hades.

  • Zeus

Zeus era o rei dos deuses gregos e governante do Monte Olimpo. Ele era o deus do céu, do raio, do trovão, da lei, da ordem e da justiça. Foi primeiro adorado pelos gregos, depois pelos romanos (que se referiam a ele como Júpiter), e depois por outros povos de muitas partes do mundo.

Zeus foi o último filho dos titãs Cronos e Réia, e se salvou de ser engolido por seu pai, que devorava seus filhos para que nenhum deles pudesse tomar seu lugar.

O deus do trovão foi criado longe do Olimpo, e quando cresceu enfrentou seu pai, obrigando-o a tomar uma bebida mágica e fazendo com que todos os seus irmãos que foram devorados voltassem à vida. Assim ele conheceu Deméter, Poseidon, Héstia e Hades. Sua outra irmã, Hera, também havia conseguido escapar de seu pai.

Zeus também liberou os irmãos de Cronos, que foram presos por ele, e em troca, recebeu o raio que se tornou sua arma.

A guerra entre Zeus e seu pai durou dez anos, até que ele, junto com seus irmãos Poseidon e Hades, subiram ao Olimpo e destruíram Cronos.

Zeus compartilhou com seus irmãos Hades e Poseidon o domínio do mundo, e cada um se tornou um governante. Zeus tornou-se o rei do Olimpo, governante do céu e do ar, Hades se tornou governante do reino dos mortos e Poseidon tornou-se governante das águas.

Nomes gregos diferentes para meninos


nomes-gregos-para-meninos-com-significados

  • Aécio 

Vem do grego Aétios, cujo significado literal é “águia”. Como muitos povos tornaram a águia símbolo de conquistas e caças, Aécio também pode ser considerado nome com o significado de “heroico”, “vitória”.

  • Alcibíades 

Significa “filho de Alcíbio”, nome este formado pelas palavras gregas Alké (“força”) e bios (“vida”). Assim, Alcibíades é considerado um nome que traz consigo o sentido de vitalidade. Na Grécia Antiga, Alcibíades foi um político e estratego ateniense.

  • Alípio 

Seu significado é “o que não sente tristeza”, “feliz”, “o que está muito contente”. Vem nome grego Alypios, cuja raiz álupos quer dizer precisamente os significados que indicamos.

  • Alex 

Embora não seja muito comum, algumas pessoas escolhem o apelido Alex como nome próprio. Então, significa “defensor da humanidade”, “protetor do homem”, tal como Alexandre, nome que vimos no primeiro tópico.

  • Andreas 

É exatamente o nome grego Andreas, cujo significado é “homem”, “viril”, tendo sua raiz em andrós.

  • Antenor 

Seu significado é “oponente”, “o homem que se opõe”, derivando da palavra grega antiga Anténôr, sendo formada por anti (“contra”, “opor”) e anér, andrós, “homem”.

  • Arion 

De origem grega, significa “o que tem energia”.

  • Aristides 

Quer dizer “aquele que é da melhor espécie”, “excelente tipo”, tendo vindo do nome grego Aristeides, nome que pode ser traduzido como “o melhor tipo”.

  • Aristóteles 

Seu significado é “o que está destinado a ser o melhor”. É um nome formado pela junção das palavras áristos (“excelente”, “distinto”, “nobre”) e télos (“fim”). É o nome do grande filósofo grego que influenciou o mundo ocidental, Aristóteles.

  • Basílio 

Seu significado é “real”, “rei”. Chegou até nós pelo latim Basilius, mas tua raiz é a palavra grega bassiléus, podendo ser entendida como “rei”, “realeza”.

  • Boanerges 

Significa “filho do trovão”. Sua origem é um pouco incerta: alguns dizem ter vindo do aramaico, enquanto outros indicam que tenha surgido do grego.

  • Camilo 

Este nome quer dizer “filho do primogênito”, “mensageiro”, “menino de coro”.

Existem algumas possíveis origens para tal nome. Uma delas, que tenha surgido do latim Camillus (“mensageiro”, “menino de coro”), nome utilizado pelos romanos na designação de jovens que auxiliavam cerimônias pagãs. Outra possibilidade é ter surgido relacionado aos deuses da ilha grega Samotrácia, sendo o mais importante deles o Sol, chamado de Cadmo (“primogênito”).

  • Cirilo 

Quer dizer “senhor”, “aquele que tem plena autoridade”. Surgiu do grego Kyrillos, cuja raiz também grega, kyros, significa “senhor”, “que tem plena autoridade”.

Na novela infantil Carrossel, um dos personagens tem o nome Cirilo.

  • Ciro

Este nome possui o mesmo significado dou nome acima: “senhor”, “aquele que tem plena autoridade”, vindo do vocábulo grego kyros. Entretanto, Ciro está ligado ao persa Kurush, nome atribuído ao Sol.

  • Damião

Seu significado é “domador”, “vencedor”, “aquele que subjuga”, “consagrado ao culto de Damia”. Pode ter surgido do latim Damianu ou do grego Damianós, nomes que além de se referirem a vencer, possuem grafia e sonoridade muito semelhantes.

Para alguns estudiosos, pode estar relacionado ao culto de Damia, um dos nomes que Cibele, a deusa da fertilidade e da natureza na mitologia grega, tem. É o nome de São Damião, irmão gêmeo de São Cosme.

  • Damon 

Este nome quer dizer “domador”, originados a partir do grego domazo (“domar”).

Na série The vampire diaries, um dos personagens ficcionais tem esse nome.

  • Demétrio 

Este nome significa “consagrado Deméter”, “consagrado à mãe terra”, referindo-se a Deméter, a deusa grega da agricultura e responsável por nutrir a terra. Sua origem está no nome Demétrios.

  • Dimas 

Nome com sonoridade leve, significa “pôr do Sol”. Chegou até nós pelo espanhol Dismas, mas sua raiz é o vocábulo grego dysme (“pôr do Sol”).

  • Dion 

Este nome pouco comum quer dizer “consagrado a Dionísio”, “espírito das águas”, “dia e noite”, “o céu e as águas”. Surgiu como forma abreviada de Dionysios, o nome meu Deus grego.

Trata-se, originalmente, dê um nome composto pelas palavras dyu (“céu”, “espírito”, “dia”) e nisa (“noite”, “água”). Como vimos no tópico dos nomes relacionados à mitologia grega, Dionísio é o deus do vinho, das festas e da alegria, também da libido.

  • Dirceu

Seu significado é “da fonte de Dirce”. Sua origem está no grego dirkaíos, cujo significado é esse que apresentamos.

  • Elísio

Nome com sonoridade bem agradável e que significa “do Elísio”, sendo Elísio um lugar descrito como agradável, para onde as almas dos homens honrados e cheios de virtude iam, segundo a mitologia grega. Vem do grego Elysion.

  • Ênio 

Este nome quer dizer “pânico”, “terror”, originado do grego Enuó. Como esse nome geralmente aparece associado a guerra, é sugerido que Ênio carregue os significados que indicamos.

  • Erasmo 

Seu significado é “amoroso”, “o que gera amor”, “amável”, vindo do grego Erásmis, por sua vez derivado da palavra também grega erasmós (“amor”, “amável”, “amoroso”).

  • Esídio 

De origem grega, este nome quer dizer “aquele que guia”.

  • Estevão

Significa “o que tem a coroa”, “coroado”. Sua origem está no nome grego Stéphanos, cujo significado literal é “coroado”. Para alguns estudiosos, o significado de Estevão é “coroa”. Vale lembrar que a coroa simboliza a dignidade, o poder e a realeza.

  • Eugênio 

Quer dizer “bem-nascido”, “aquele que tem origem nobre”, “aquele que tem boas origens”. Veio do grego Eugénios, nome formado pela junção de eu (“bem”, “bom”) com génos (“raça”, “família”, “geração”).

  • Euzébio 

Este nome quer dizer “o piedoso”. Sua raiz está na palavra grega eusebés, cujo significado literal é esse que apresentamos.

  • Genésio 

Nome que quer dizer “o criado”, “o que está para nascer”, “gerado”, “o que está no ventre materno”, “nascituro”. Vem do grego Genésios, nome surgido a partir da palavra também grega génesis, que significa “geração”, significado que pode ser ampliado, conforme apresentamos.

  • Gregório 

Seu significado é “o acordado”, “o vigilante”, “o alerta”. A raiz desse nome está na palavra grega gregoréo (“vigiar”).

  • Hector 

Este nome é a versão inglesa e francesa de Heitor. Assim, seu significado é “o que possui”, “o que guarda”.

  • Heleno

Significa “o reluzente”, compartilhando com Helena (nome também de origem grega) a raiz heléne (“tocha”). Também possui relação com o antigo povo heleno (no grego, héllenos).

Heleno de Freitas foi um jogador de futebol de muita importância, tendo inclusive sua história contada em versão cinematográfica.

  • Heráclito 

Quer dizer “protegido por Hércules”. É o nome do filósofo Heráclito de Éfaso, considerado o Pai da Dialética.

  • Hilário 

Nome cujo significado é “alegre”, “jovial”, tendo como raiz a palavra grega hilarós, que significa precisamente “alegre”, “jovial”.

Hilário de Gouveia foi um médico conhecido como um dos pioneiros da oftalmologia no Brasil.

  • Irineu 

Quer dizer “aquele que é pacífico”. Encontramos sua origem no adjetivo grego eirenaîos (“pacífico”).

  • Jacinto

Significa “ai de mim!”. Sua raiz é a expressão Latina Hyacinthu, cujo significado literal é “ai de mim!”. Todavia, a grafia que chegou até nós veio pelo grego Hyákinthos.

  • Jerônimo

Nome que traz o significado de “nome sagrado”. Encontramos sua origem no nome grego Hierónymus, nome formado pelas palavras hiéros (“sagrado”) e onyma, onoma (“nome”).

  • Laércio 

O significado deste nome é “natural de Laerte”, “levantador de pedras”.

Consideram-se duas possíveis origens para esse nome. Uma delas, que tenha surgido de Laertios, derivado do latim Laertius e que significa “natural de Laerte”, esta sendo o nome de uma cidade grega. A outra possibilidade é ter surgido do grego laértes, assim significando “levantador de pedras”.

  • Laerte

Este nome quer dizer “levantador de perdas” e deriva de laértes, formado por lãos (“pedra”) e por aíro (“levantar”).

  • Leonel

Este nome quer dizer “leão”, “valente como um leão”. A sua raiz está no grego leon (“leão”). Esse nome, Leonel, surgiu a partir do italiano Leonello, cuja raiz é a palavra grega que apresentamos.

Leonel Brizola foi um dos políticos mais influentes e famosos de nosso país.

  • Leônidas 

Quer dizer “que tem a aparência de um leão”. Encontramos sua origem no nome grego Leonídas, sendo formado por léon (“leão”) e por eîdos (“forma”).

Leônidas da Silva foi um jogador de futebol de grande fama.

  • Menandro 

Originado do grego, este nome pouco comum significa “homem forte”.

  • Nestor

Seu significado é “aquele que abençoa”, “o que regressa”. Chegou até nós desse jeito pelo grego Néstor, mas a raiz da palavra está no latim Nestoris.

  • Péricles

Este nome significa “o muito glorioso”, “aquele cercado pela glória”, “o muito famoso”. Surgiu do grego Periklês, formado por peri (sufixo aumentativo indicando “muito”) e kléos (“glória”, “fama”).

  • Pietro 

Sua raiz é a palavra grega petra, que significa “pedra” e que originou o nome Pétros, que corresponde a Pedro (no nosso idioma, por exemplo), a Pietro (no idioma italiano) e a outras versões mais.

  • Sebastião 

Nome o que é carrega o significado de “sagrado”, “venerável”, “reverenciado”. Embora tenha chegado através do latim Sebastianus, encontramos no nome grego Sebastianós e em sua raiz grega sebastós sua origem.

Na produção animada da Disney, A pequena sereia, o caranguejo que acompanha Ariel tem esse nome.

  • Silas

Seu significado é “habitante da floresta”. Chegou até nós pelo grego Sílas, contração de Silouanos. Essa palavra quer dizer literalmente “floresta”, permitindo que o nome Silas possa ser entendido como habitante da floresta”

  • Sócrates 

Quer dizer “poder interino”, “poder seguro”, “poder ileso”. Vem do grego Sokrates, palavra formada por sos (“inteiro”, “ileso”, “seguro”) e kratos (“poder”).

Sócrates foi o nome de um dos mais importantes filósofos da Grécia antiga. 

  • Tarcísio 

Este nome quer dizer “da natureza de pessoa corajosa”, derivando da palavra grega Társeas. Tal palavra possui raiz em thrasys, thras, palavras gregas que significam “corajoso”, “valente”.

  • Teodoro 

Significa “presente de Deus”, “dádiva divina”. Vem do nome grego Theódoros, sendo théos “deus” e dôron, “dom”, “dádiva”.

  • Timóteo 

Nome que quer dizer “aquele que honra a Deus”, “o que respeita os deuses”, derivando do grego Timótheo, sendo timáo “honrar”, “respeitar” e théos “deus”.

  • Ulisses 

Embora este nome tenha chegado até nós através do latim, sua origem é encontrada no grego, vindo de Osysséus, palavra que tem raiz no verbo grego odyssomai, que significa “irritar”.

Ulisses corresponde na mitologia romana a Odisseu, um dos mais valentes guerreiros da mitologia grega.

Considerações Finais


Que tal nossa lista repleta de inspirações de nomes gregos? Só não esquece de contar para nós quais desses nomes chamou mais sua atenção, viu?

Quer ainda mais inspiração? Então, aproveita que você está por aqui e confira nossas outras listas com sugestões de nomes. Temos certeza de você vai adorar! Seguem algumas sugestões:


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Gregos Masculinos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.