O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Ingleses Femininos e Masculinos

O fascínio que a língua inglesa exerce está longe de ser um segredo. Aqui no Brasil, além da nossa língua materna, o inglês é, sem dúvida, a outra língua mais popular.

E não estamos pensando apenas nos filmes e séries produzidas nesse idioma que tanto chegam até nós. Nem da linguagem tecnológica, tão repleta de termos em inglês.

Estamos falando de marcas e nomes de estabelecimentos que mesmo de origem brasileira, muitas vezes trazem termos ou são totalmente escritos em inglês. Algumas vezes por já almejarem repercussão internacional lá na frente. Outras, com o objetivo de dar a seus nomes maior destaque.

Estamos falando, ainda, de expressões inspiradas no inglês, como aquelas que são sucesso nas redes sociais, como shipar, flopar, dar close, jogar um shade e fandom. E, claro, fashion, palavra já tão utilizada por nós.

Como são muitas as produções em língua inglesa que chegam até nós, somos facilmente influenciados por aqueles personagens de que tanto gostamos. Ou, quem sabe, por aqueles atores que são nossos ídolos.

Todo esse conjunto de fatos facilmente nos impulsiona a querer conhecer nomes em língua inglesa e seus significados. E essa busca pode ser ainda mais interessante quando voltamos nossas atenções ao país berço da língua inglesa: a Inglaterra. País que também desperta curiosidade por haver ainda hoje uma família real.

Já adiantamos que alguns dos nomes que são populares e bonitos na Inglaterra também podem ser encontrados em demais países, dentre eles a França e, claro, Estados Unidos.

Ainda, é comum encontrarmos nomes em língua inglesa frutos das mais diversas inspirações. Por exemplo, é comum encontrarmos nomes como Apple (que literalmente significa “maçã”), Hope (que literalmente significa “esperança”), Honor (que literalmente significa “honra”) e tantos outros mais, inspirações essas que aqui no Brasil são (bem) mais raras.

Quais serão os nomes ingleses que trouxemos para você? Vamos descobrir?

Nomes Ingleses para Meninas


nomes-ingleses-bonitos-comuns-e-populares

  • Alice

É nome existente em várias línguas. Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

Surge vindo do francês Adaliz, Alesia, Aliz, por sua vez formas diminutivas do nome de origem germânica Adelaide, este vindo de Adelheid, formado pelos vocábulos também germânicos adal, que significa “nobre”, e haidu, que significa “espécie”, “tipo”. É nome que já no século XII era popular na Inglaterra e na França.

Essa popularidade caiu por volta do século XVII, quando passou a ser relacionado a uma vida mais simples, então sendo considerado antiquado.

Retomou sua popularidade no século XIX quando o escritor inglês Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carrol (1832-1898), publicou o seu livro Alice no País das Maravilhas.

Até hoje o nome Alice é bastante famoso por ser relacionado a essa personagem que, inclusive, já ganhou as telas em filmes da Disney.

  • Adalynn

Este nome surge como derivação do nome Adela, então significando “nobre”, “aquela que vem de família nobre”. O nome Adela apresenta origem germânica, derivado do termo athal, cujo significado é literalmente “nobre”.

De acordo com estudiosos, Adela geralmente escolhido pelos pais para enfatizar que suas filhas pertenciam a uma linhagem nobre. Por seu significado e história, algumas pessoas também atribuem a Adela e, por extensão, a Adalynn o significado de “amiga da nobreza”.

  • Amelia

Quer dizer “trabalhadora”, “ativa”, “mulher diligente”. É a versão em língua inglesa de Amália, nome que tem sua origem no germânico Amal, cujo significado é “trabalho”.

É nome bem popular em todo o mundo por conta de Amelia Mary Eahart (1897-1937). Nascida nos Estados Unidos, foi a pioneira da aviação no país e forte defensora dos direitos das mulheres. Chegou a receber uma importante condecoração por ter sido a primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico sozinho.

Ao tentar voar ao redor do mundo, desapareceu no Oceano Pacífico, tendo sido declarada morta em 1937. Apesar de a fama vir nos Estados Unidos, e mais recentemente por conta da personagem Amelia Shepherd da série Grey’s Anatomy, é nome bastante comum na Inglaterra.

  • Amy

Belo nome que traz como significado “aquela que é amada”. Amy é a variante inglesa do nome francês Amée, cuja origem está no francês antigo amée, particípio passado do verbo amer, que quer dizer “amar”.

Daí seu significado de “amada”.

  • Arabella

Quer dizer “capaz de ser sensibilizada pelas súplicas”. É nome que pode ser considerado bem clássico, surgindo a partir dos nomes ingleses medievais Orabilis, Orabell, Arbel e Arable, todos com esse significado apresentado.

Todavia, para alguns estudiosos Arabella estaria ligado ao latim ara bela, o que significa “altar suntuoso”, que teria surgido como variante de Annabel. Como faltam informações que defendam essa hipótese, seu surgimento a partir do inglês medieval é o mais difundido.

Na Inglaterra, Arabella é nome utilizado desde meados do século XIII. Durante o século XVIII, foi bastante presente dentre os membros da aristocracia inglesa.

  • Aria

Nome leve em sua sonoridade, possui fortes significados: “ela é essencial”, “melodiosa”, “leoa de Deus”, “nobre”. Há mais de uma hipótese para seu surgimento. Pode ter vindo do latim aeris, aer, que significa “ar”.

Essa hipótese é carregada de simbolismo, pois sendo o ar um dos quatro elementos da natureza, pode ser visto como algo ligada a essencialidade. Para outros estudiosos, teria vindo como variante de nomes hebraicos como Ari, Ariel ou Aeiel, sendo por isso importante entender o significado desses nomes.

Ari vem de Ari, cujo significado é “leão”. Já Ariele é feminino de Ariel, compartilhando com esse nome sua origem e significado: resulta da junção de Ari (“leão”) com El (“Deus”), então apresentando o significado de “leoa de Deus”.

Por fim, pode ter origem sânscrita, cujo significado seria “nobre”. Vale lembrar que no campo da música, ária é o nome dado a uma composição musical que é escrita para um solista, tendo assim quase que o significado de canção.

Esse nome ganhou destaque nos últimos anos por conta da personagem Arya Stark, da série Game of Thrones. Ainda que o primeiro livro que inspirou a série tenha sido publicado em 1996, todo o enredo ganhou especial popularidade com o lançamento da série em 2011.

  • Ava

Seu significado é “vivente”, “a que vive”, “cheia de vida”, “a que tem vida” e, ainda, “voz”, “som”, “desejada”. Pela pluralidade de significados possíveis, não é difícil perceber que há mais de uma origem possível para o nome Ava.

Pode ser uma variante de Eve, variante inglesa de Eva, nome que surge do hebraico Hawwá, Havah, a partir de hawá, que significa “ela viveu”. Também pode ter origem persa e, nesse caso, quer dizer “voz”, “som”.

Por fim, admite-se que possa ter vindo de nomes germânicos compostos a partir do termo avi, cujo sentido é “desejada”. Bastante popular na Inglaterra, Ava tem se tornado também popular nos Estados Unidos nos últimos anos.

  • Avery

É nome que chama atenção por sua sonoridade agradável. E, curiosamente, pode também ser encontrado como sobrenome. Significa “governante dos elfos”.

De origem inglesa e francesa, surge como apelido do nome anglo-saxão Alfred, sendo por isso necessário entender o significado desse nome. Alfred surge a partir do germânico Alverad, resultado da junção de alp, alt (“gênio”, “elfo”, “duende”) com rat (“conselho”).

Alguns estudiosos costumam trazer Avery com o significado de “sábia”, “conselheira”, outra forma de entender esse nome a partir de sua origem.

Apesar de ser considerado um nome neutro, nos últimos anos tem havido um aumento na escolha desse nome dentre os papais ingleses para suas filhas.

  • Callie

É um lindo nome como várias hipóteses para seu surgimento. Pode significar “a mais bonita”, “mulher doce do povo” e “linda voz”, a depender da origem considerada.

Uma das hipóteses mais difundidas é que tenha surgido a partir da palavra grega kalós, cujo significado é “bonita”, “beleza” ficando Callie entendido como “a mais bonita”.  

A outra hipótese diz que se trata de nome derivado de Caroline, surgido a partir do germânico karl, que significa “homem do povo”, unido a lind, que significa “doce”.

Pode, ainda, ser a forma diminutiva de Calíope, então nome que remete à mitologia grega. Nesse caso, teria vindo de Kalliope, formado por kalós (“beleza”) e ops (“voz”), significando “linda voz”.

Na mitologia grega, Calíope é a primeira das noves musas, filha de Zeus e Mnemosine.

Por fim, também é encontrado quem diga que Callie quer dizer “cotovia”, pássaro cinzento bem comum na Europa. Entretanto, há pouca explicação que justifique considerar esse significado.

  • Charlotte

É nome francês bastante popular na Inglaterra. Tem como significado “mulher”, “mulher do povo”, “mulher livre”. É considerado a forma diminutiva de Carla, variante feminina de Carlos (em francês, Charles).

Sua origem é encontrada no germânico Karl, vindo de karal, kerl, que significa “homem”. Tem seu sentido ampliado para “homem do povo”. É nome considerado capaz de refletir a simplicidade e a habilidade de viver em sociedade.

Alguns estudiosos acreditam que Carlos possa ter surgido da palavra germânica hari, que significa “exército”, fazendo com que seu significado passe a ser entendido como “guerreiro”. No caso de Charlotte, “guerreira”.

Esse nome é utilizado desde o século XIV. Na Inglaterra, ganhou especial destaque após o rei inglês Charles II ter escolhido o nome Charlotte para suas duas filhas.

  • Chloe

É nome bem popular na Inglaterra e que também pode ser facilmente encontrado no Brasil. Significa “florescendo”, “fertilidade”, “esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova e viçosa”.

Sem dúvida, é um nome muito bonito principalmente por expressar a simbologia da primavera, como o florescer e o desabrochar das flores. Assim escrito, é a versão inglesa e latina (e bem semelhante ao original) de Cloé, nome que veio do grego chloé, palavra que quer dizer “florescendo”, “fertilidade”.

Em sentido amplo, é entendido como “erva esverdeada”, “broto verde”, pois chloé teria vindo de uma antiga palavra entendida como “cor verde”, “amarelo”. Comumente Chloe aparece associado a Deméter, nome da deusa grega da vegetação.

Ainda, é facilmente considerado nome bíblico, aparecendo em Coríntios I menção à Casa de Chloe, esta uma mulher cristã que vivia em Corinto, na Grécia.

Nota: A grafia Khloe, embora mais famosa nos Estados Unidos, também pode ser encontrada na Inglaterra.

  • Diana

Tem o significado de “divina”, “aquela que ilumina”. Originou-se do latim Diana, derivado de dius, vocábulo cujo sentido literal é “divina”. Quando de seu surgimento, chegou a ter a forma em latim arcaico Diviana, entendido como “da natureza de Divia”.

Na mitologia romana, Divia, Diana é o nome dado à deusa da Lua, da caça e das florestas, entendida com o significado de “aquela que ilumina”.

É nome que vem sendo usado desde há muitos séculos: como nome próprio, é utilizado desde o Renascimento, cujo início ocorreu no século XIV. Na Inglaterra, é utilizado desde meados do século XVI.

É nome bem popular em todo o mundo, mas especialmente na Inglaterra: era onde o nome da princesa Diana, também conhecida como Lady Di é chamada de “princesa do povo”, que faleceu em 1997 após sofrer um acidente de carro.

Até hoje seu legado é comentado, sendo uma personalidade muito querida para os ingleses.

  • Eleanor

Belo nome que tem como significado “aquela que reluz”, também podendo ser entendida como “a resplandecente”.

Surgiu a partir de Aliénor, nome do antigo francês provençal que se acredita ter surgido a partir de heléne, termo grego que significa “tocha”, derivado de hélê, que significa “raio de Sol”. Compartilha, assim, origem com Helena.

Foi um nome feminino bastante popular dentre os membros da realeza europeia durante o período da Idade Média. Precisamente na Inglaterra, foi o nome da rainha casada com o rei Henrique II.

Com ao passar dos séculos, esse nome caiu um pouco em desuso, tendo sua popularidade reavivada quando a banda inglesa The Beatles lançou a música “Eleanor Rigby”.

  • Elizabeth

É outro nome cuja popularidade dentre os ingleses está ligada à realeza britânica, sendo Elizabeth II o nome da rainha da Inglaterra. Apresenta o significado de “Deus é abundância”, “meu Deus é juramento”.

Sua origem é hebraica, vindo de Elishebba, nome cujo significado é “Deus é juramento”, havendo quem o entenda como “meu Deus é a abundância”. Sem dúvidas, é um dos nomes ingleses mais antigos, apresentando essa mesma grafia desde o século XIII.

Além de ser o nome da rainha inglesa, é considerado nome bíblico: na versão em língua inglesa, Elizabeth aparece no Novo Testamento como a mãe de John the Baptist (João Batista, em português).

Na versão em nosso idioma, seu nome é Isabel.

  • Ella

Muitos consideram esse nome como encantador por conta de sua singela sonoridade. Quer dizer “outra”. Trata-se da forma normanda do nome germânico Alia, geralmente forma abreviada de nome compostos por ali, cujo significado é “outro”.

Ella foi levado à Inglaterra pelos normandos. Amplamente utilizado até o século XIV, caiu um pouco em desuso e foi reavivado no século XIX.

Especialmente no século XX, ganhou popularidade por conta da cantora de jazz estadunidense Ella Fitzgerald (1917-1996).

  • Emily

É um dos nomes populares na Inglaterra (e em demais países falantes da língua inglesa) que também podem ser encontrados facilmente no Brasil.

Seu significado é “aquela que fala de modo agradável”, sendo a correspondente em inglês do nome Emília. Assim, tem sua origem no latim Aemilia, variante feminina de Aemilius, antigo sobrenome romano.

Para demais estudiosos, esse nome teria surgido com base na mitologia grega, precisamente na lenda do filho de Numa. Nascido com o nome de Aimylios, teria recebido esse nome por se valer de uma linguagem graciosa.

Desde o século XIX o nome Emily já apresenta popularidade na Inglaterra, com especial destaque para a escritora e poetisa inglesa Emily Brönte (1818-1848), autora do clássico Wuthering Heights (em português, O Morro dos Ventos Uivantes).

  • Esme

Nome muito bonito que traz como significado “estima”, “muito amor”, “amada”, “pedra preciosa”. A hipótese mais provável é que tenha surgido a partir do francês esmer, que quer dizer “estima”, assim indicando forte sentimento de afeto, de amor.

Também é possível que tenha surgido como forma diminutiva de Esmeralda, nome de origem grega vindo de smaragdos, por sua vez derivado do latim smaragdus, significando “clarão”, “relâmpago”.

Esses são os significados de esmeralda, nome de uma pedra muito preciosa.

  • Eva

Não é difícil identificar de onde vem a influência deste nome. Quer dizer “a que vive”, “a vivente”, “a que tem vida”, “cheia de vida”. Surge do hebraico Hawwá, Havah, cuja raiz hawá quer dizer “ela viveu”, daí seu sentido ampliado para “a que vive”, “a vivente”.

Segundo o livro Gênesis da Bíblia, Eva foi a primeira mulher da humanidade, criada por Deus a partir da costela de Adão para que a ele fizesse a companhia. A popularidade de Eva na Inglaterra é recente e curiosa.

Isso porque surgiu na Inglaterra no final do século XII com a grafia Eve. No século XX, passa a ser adotado na Inglaterra, mas de forma bem rara, a grafia Eva; Eve e sua variante Evie eram bem mais populares.

Bem recentemente, por volta de 2009, a grafia Eva passou a fazer parte dos 100 nomes mais populares para meninas na Inglaterra, popularidade que seguiu nos anos posteriores e hoje está estável.

Segundo dados estatísticos, em 2020 Eva estava na posição número 35 dentre os nomes mais populares para meninas na Terra da Rainha.

  • Evelyn

Nome também encontrado no Brasil, Evelyn foi um dos dez mais populares nomes femininos em 2021 na Inglaterra. Seu significado é “maçã”, “avelã”.

Surge a partir do nome da cidade italiana Abella, onde se acredita que havia maçãs em abundância. Inclusive, muito provavelmente o nome dessa cidade originou o substantivo maçã em alguns idiomas, como Apfel no alemão, apple em inglês e aball no irlandês.

Por isso, é dito que Evelyn teria inicialmente surgido indicando um lugar de onde as pessoas vinham ou onde residiam. Posteriormente ganhou o sentido de “avelã”, outro fruto bastante encontrado nessa região italiana.

O substantivo avelã em italiano guarda similaridade gráfica com o nome da cidade de Abella: avellana. Evelyn costuma ser entendido como um nome que carrega a simbologia da maçã, como amor e fecundidade.

É importante frisar que Evelyn não tem relação com Eveleen, nome surgido como diminutivo de Eve, Eva.

  • Florence

Lindo nome que apresenta o significado de “a que floresce”, “florescente”, “próspera”. Assim escrito, é utilizado tanto na Inglaterra quanto na França como variante nesses países para o nome Florença, por sua vez variante feminina de Florêncio.

Esse nome masculino vem do latim Florentius, derivado de florens, que significa “florir” e, por extensão, “o que floresce”, “próspero”.

É dito que se popularizou na Inglaterra inspirado na figura de Florence Nightingale (1820-1910), considerada fundadora da Enfermagem moderna, além de pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa especialmente por sua atuação durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), onde serviu como voluntária.

Filha de ingleses, seus pais escolheram esse nome em homenagem à cidade onde ela nascera, Florença, na Itália.

  • Grace

É belo nome que traz o significado de “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê” e, ainda, “benevolência divina”. Como você pode ver, é nome de origem religiosa. Em língua portuguesa, corresponde a Graça.

O nome Grace vem do substantivo inglês grace, por sua vez derivado de gratia, palavra que em latim carrega todos esses significados apresentados. Para além desses fortes significados, tornou-se especialmente famoso por volta da década de 1950 por influência da atriz Grace Kelly (1929-1982).

Nascida nos Estados Unidos, estrelou vários filmes de sucesso, também conhecida por sua notória beleza e pelo título de a Princesa de Mônaco, após se casar com o príncipe Rainier III em 1956.

  • Hailey

Sonoro nome que significa “clareira de feno”. Surge a partir do sobrenome Haley, resultado da união de dois vocábulos do inglês antigo: heg, que significa “feno”, e leah, que significa “clareira”, “prado”. Originalmente, o sobrenome apresentava a grafia Hale, Hales.

Por seu significado, muito provavelmente foi um sobrenome usado por pessoas que residiam em lugar onde havia clareira de fenos

Nota: Hayley é considerado variante gráfica desse nome. Na Inglaterra, a forma mais popular é Hailey. Já a grafia Haley, tal como o sobrenome, é frequentemente vista como nome masculino.

  • Hannah

Possui vários significados, podendo ser entendida como “graciosa”, “cheia de graça”, “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

É uma variante em língua inglesa para Ana, apresentando similaridade gráfica com a origem desse nome. Sua origem é encontrada no hebraico Channah, entendido como “graciosa”, “cheia de graça”.

Para algumas pessoas, a origem desse nome pode estar ligada ao nome Joana que, significando “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”, passaria esses mesmos significados a Hannah.

Esse nome deriva de palavras como Yah, que significa “Deus”, e hanna, que significa “graça”. Por seus significados, é considerado o nome capaz de refletir a bondade de Deus.

Hannah tornou-se nome bastante popular na Inglaterra por volta dos séculos XV e XVI, ou seja, passada a Reforma Protestante. Ficou especialmente popular por haver várias passagens de bíblicas em que o nome Hannah está presente.

Nota: Também é possível encontrar quem relacione esse nome a uma origem japonesa, vindo de hana, que significa “flor”.

Todavia, considerando que esse nome pode ser relacionado à Bíblia e que ganhou popularidade na Inglaterra após a Reforma Protestante, as demais hipóteses para sua origem são as mais prováveis.

  • Harper

Nome de agradável sonoridade cujo significado é “tocador de harpa”, também havendo quem o entenda como “artesão”. Originalmente, era usado como sobrenome.

É formado a partir do substantivo inglês harp, do inglês antigo hearpere, que significa “harpa”, seguido de er, sufixo que didaticamente pode ser entendido como forma de indicar ação ou característica.

Para ilustrar: driver significar “motorista”, formado a partir do verbo to drive, que significa “dirigir”, “conduzir”; esse processo também acontece com smoker, significando “fumante”, a partir de to smoke (“fumar”).

Por estar intimamente relacionado ao substantivo harp, Harper também pode ter sido usado para se referir a pessoas que fabricavam harpas. Vários sobrenomes ingleses posteriormente passaram a ser usados como nome próprio, caso de Harper, que desde o século XVI já aparecia usado como nome próprio.

É considerado unissex, embora majoritariamente escolhido para meninas.

É curioso que esse nome não figurava dentre os preferidos até 2007. Seu salto de popularidade veio em 2011, quando o ex-jogador de futebol David Beckham e sua esposa e ex-Spice Girls Victoria Beckham escolheram Harper como o nome da filha do casal.

  • Hazel

Quer dizer “avelã”, “aveleira”, “castanho claro”. É uma palavra que de fato existe em língua inglesa: hazel, do inglês antigo hæsel.

Essa palavra pode tanto indicar a avelã quanto a árvore aveleira além de, por extensão, a cor castanho-claro. É comum que se use o vocábulo hazel como associação a olhos castanhos-claros, pela semelhança entre essas cores.

Como nome próprio, é relativamente recente (quando comparado a demais nomes): passou a ser utilizado somente a partir do final do século XIX, período em que nomes de flores e de plantas passaram a ser frequentemente utilizados como o nome próprio.

  • Isla

Possui significado tão simples quanto sua pronúncia: “ilha”. Considerado um nome moderno, surge da palavra espanhola isla, cujo significado literal é “ilha”.

O que mais motivou sua popularidade em língua inglesa é o fato de que alguns acreditam que esse nome seja uma derivação de Islay, nome de uma famosa ilha escocesa.

  • Ivy

Quer dizer “hera”, tendo no próprio inglês sua origem. Vem de Ivi, Yvi, palavra derivada do inglês arcaico ifig. Esse termo era geralmente utilizado para se referir a uma espécie de planta trepadeira, daí o significado de “hera”.

O nome Ivy encanta pela simplicidade de sua sonoridade. Recentemente, aqui no Brasil tem havido aumento na escolha desse nome.

Nota: Apesar de seu significado, não deve ser confundido com Hera, a deusa grega das mulheres, dos casamentos, das famílias e dos nascimentos.

  • Lily

É nome capaz de encantar tanto por sua leve sonoridade quanto pelo seu significado. Quer dizer “lírio”, “bela como um lírio”, “Deus é promessa”, “Deus é juramento”.

Também existindo em língua francesa, Lily está ligado ao substantivo lily que, vindo do latim lilium, significa “lírio”. Trata-se de uma flor que chama bastante atenção por sua beleza, além de ser considerada a representação da pureza e, para alguns, da promessa de salvação divina.

Existe, ainda, uma outra hipótese para sua origem. Para alguns estudiosos, Lily estaria relacionado a Elisabeth, nome de origem hebraica: de Elishabba, que significa “Deus é promessa”, “Deus é juramento”.

  • Madeline

Apresenta como significado “habitante da Torre de Deus”, “aquela que vive em Magdala”. Apesar de ser um nome francês, é bastante popular na Inglaterra.

É a versão francesa de Madalena, assim surgindo a partir do grego Magdaléne, entendido como “habitante da Torre de Deus”, “aquela que vive em Magdala”.

Magdala é o nome de uma aldeia que existia próxima ao mar da Galileia e cujo significado em hebraico é “torre”, fazendo com que também seja entendida como “Torre de Deus”.

Na Bíblia, Maria Madalena também é chamada de Maria de Magdala.

  • Maeve

Nome bastante comum na Irlanda e na Holanda, sua popularidade tem crescido na Inglaterra. Significa “intoxicante”, sendo a forma anglicizada de Medb, que em gaélico significa “intoxicante”.

Surge de uma história da mitologia irlandesa. No conto épico irlandês mais famoso, Táin bó Cualinge (em português, O ataque ao gado de Cooley), é contada a história da guerra que a rainha Maeve de Connacht e seu marido Ailill mac Mátia iniciam contra Ulaid.

Nota: Algumas pessoas indicam que Maeve significa “mulher ébria”, “rainha-loba”, mas o significado de “intoxicante” costuma ser o mais difundido.

  • Maisie

Belo nome que apresenta como significado “pérola”, “pérola alva”. Segundo estudiosos, é um nome que tem origem escocesa, surgindo como forma diminutiva de Margarita (Margarida).

Sendo assim, sua origem está no nome latino Margarita, surgindo do grego margarítes, cujo significado é “pérola”.

Acredita-se que os gregos tenham chegado a essa palavra através dos termos persas murvarid, murwari, significando “criatura de luz”.

  • Mia

Significando “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” ou “dor de quem muito quer, mas não pode ter filhos”, são consideradas algumas hipóteses para a sua origem.

Pode ter vindo do escandinavo, língua na qual Mia é a forma reduzida de Maria, este nome cuja origem mais provável é ter surgido do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana”. Mas outra hipótese bem forte é significar “estrela do mar”.

Vale lembrar que dentre os símbolos cristãos, Stella Maris, forma latina de “estrela do mar”, é uma representação da Virgem Maria. Também pode ter sua origem no egípcio mry, que significa “amar”.

Na mitologia egípcia também está presente a estrela do mar, mas ligada à deusa dos pobres e dos escravos, em geral retratada exercendo um papel quase maternal.

Além do escandinavo, também em alemão e em holandês Mia é forma diminutiva de Maria, esse que é nome capaz de simbolizar a pureza por influência da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

É bem comum que em hebraico e em escandinavo esse nome faça referência à tristeza que um casal compartilha de não poderem ter filhos, significado levado a Mia.

Já por outra hipótese, Mia seria a variante em língua inglesa de Michaela, nome que compartilha origem com Michael: do hebraico Mikhael, que significa “quem é como Deus?”, no sentido de que ninguém pode ser comparado a Ele.

Por fim, também se admite como hipótese ter vindo da língua italiana, na qual mia significa “minha”.

  • Olivia

É nome que existe também em demais culturas, como a brasileira. Quer dizer “azeitona”. É nome de origem espanhola, surgido a partir do vocábulo latino oliva, que quer dizer “azeitona”.

Por seu significado, muito provavelmente surgiu como forma de se referir a pessoas cujo ofício envolvia o cultivo de oliveiras.

Também pode estar ligado ao nome de uma região espanhola que costumava ser caracterizado pelas muitas plantações de oliveiras; assim, seu surgimento estaria ligado a indicar o local onde uma pessoa residia ou de onde vinha.

Surgiu na Inglaterra pela primeira vez em 1602, quando o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) lançou a peça Twelfth Night (Noite de Reis, título em português), na qual uma das personagens é Lady Olivia.

O nome Olivia passou a ser bastante usado na Inglaterra a partir do século XVIII, mas se popularizou de fato apenas em meados do século seguinte.

  • Reese

Seu significado é “entusiasmo”, “animação”. É, portanto, nome que costuma ser considerado como alegre e carregado de positividade. Surge do galês Rhys, que tem como significado “entusiasmo”, “animação”.

Apesar de ser considerado nome unissex, é mais frequente dentre meninas. Curiosamente, Reece, nome variante de Reese, é mais frequente dentre meninos.

  • Rosie

Surge como forma carinhosa a partir do nome Rose. Significa “de espécie famosa”, “a que é do tipo famoso”. Rose é a variante inglesa e francesa do nome Rosa.

De acordo com os estudiosos, pode ser considerada mais de uma origem possível. Hipótese mais antiga, pode ter surgido a partir da união dos termos germânicos hrod, que significa “fama”, com heid, que significa “espécie”, “tipo”.

A outra possível origem é ligada ao latim rosae, rosa, palavra que nomeia a flor rosa, cultivada em diversos lugares do mundo e bastante popular por sua beleza e perfume.

Pela referência à flor, esse nome também pode ser interpretado como capaz de carregar a simbologia da feminilidade e da beleza, geralmente relacionadas a flores de um modo geral.

A forma Rose chegou à Inglaterra através dos normandos, mas com as grafias Roese e Rohese. Perdeu popularidade depois de um tempo, tendo sido reavivada no século XIX, especialmente por sua relação com a flor.

  • Ruby

É nome com sonoridade bem agradável e com significado que chama bastante atenção, conquistando vários papais e mamães. Seu significado é “vermelho”, “pedra preciosa”.

É o substantivo ruby, que significa “rubi”, empregado como nome próprio. Sua origem está ligada ao latim ruber, cujo significado é “vermelho”.

A pedra preciosa rubi é considerada uma das mais valiosas do mundo. Assim, o nome Ruby herda a simbologia da joia: algo valioso e precioso. É considerado nome moderno. 

  • Sadie

Significa “pequena princesa”, “pequena senhora”, “pequena dama”. Surge em língua inglesa como forma diminutiva do nome Sara, cuja origem vem do hebraico Sarah, significando literalmente “princesa” e, em sentido amplo, “senhora”, “dama”.

Como se trata de forma diminutiva, é entendido com o adjetivo “pequena” precedendo seus significados. Além de facilmente encontrado na Inglaterra, também aparece nos Estados Unidos e na Irlanda.

  • Savannah

Tem o significado de “aquela que cultiva ou que comercializa plantas típicas da savana”. Se comparado a demais significados de nomes que já vimos até aqui, apresenta significado nada misterioso.

A origem de seu nome está em sabina, vocábulo que em latim significa “junípero”, “zimbro”, espécies de plantas. Muito provavelmente é nome que surgiu como modo de se referir a pessoas que cultivavam ou que vendiam plantas do tipo, geralmente utilizadas na fabricação de perfumes e de bebidas.

A procura por esse nome é relativamente recente, tendo se intensificado a partir dos anos 2000.

  • Sienna

Tem o curioso significado de “laranja avermelhada”. Assim como outros nomes que já foram mencionados por aqui, surge na época em que as pessoas passaram a buscar inspiração em lugares, cores ou mesmo frutas e árvores.

No caso de Sienna, o nome é inspirada na cidade italiana Siena, na região da Toscana. É curioso que em italiano o nome dessa cidade seja Sena, não Sienna.

Na mitologia romana, Sena teria sido fundada por Sénio, filho de Remo.

Alguns estudiosos relacionam a origem de Sienna à palavra inglesa sienna, nome dado a uma espécie de terra ou argila com coloração que lembra ferrugem, cor laranja avermelhada.

  • Skylar

Tem o promissor significado de “estudiosa”, “erudita”. Surge a partir do sobrenome holandês Schuyler, cujo significado é “erudito”, “intelectual”, “sábio”. 

É bastante popular na Inglaterra e nos Estados Unidos. Nota: Skylar e Skyler são nomes considerados variantes entre si e unissex, ou seja, podem ser utilizados tanto para meninas quanto para meninos.

Entretanto, por volta de 2017 passou-se a ser considerado Skylar para meninas e Skyler para meninos.

  • Sophie

Variante francesa do nome Sofia, também é nome bastante encontrado na Inglaterra. Quer dizer “sabedoria”, tendo seu sentido ampliado para “a sábia”.

Surge a partir de sophía, vocábulo que em língua grega quer dizer “sabedoria”, também equivalendo à forma feminina da santidade Verbo. Por tudo isso, é considerado nome relacionado a erudição e a grande inteligência.

Esse nome existe na Inglaterra desde o século XVII, mas com a grafia considerada inglesa: Sophia.

A influência francesa Sophie é mais recente.

  • Viola

Significa “violeta” e, por extensão, “bela como uma flor”. Vem da palavra viola, que em latim significa “violeta”. Assim como demais nomes inspirados em nomes de flores, Viola carrega beleza e feminilidade.

É curioso que o nome do qual falamos na seção anterior, Violet, surgido a partir de viola, Viola, seja mais popular.

O nome Viola foi bastante popular na Inglaterra a partir de 1602, ano em que o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) lançou a peça Twelfth Night (Noite de Reis, no nosso idioma), cuja protagonista se chama Viola.

Nota: Em 2006 foi lançado o filme, Ela é o cara, produção dos Estados Unidos. O filme é uma adaptação da citada peça shakespeareana, também trazendo a protagonista Viola.

  • Violet

Significa “pequena violeta”, “bonita como uma flor”, fazendo referência à flor violeta, cujo nome em língua inglesa também é violet.

Esse nome é considerado variante inglesa, nórdica e escocesa do nome francês Violete, surgido do latim viola que, como significa “violeta”, permite que o nome francês seja entendido como “pequena violeta”, “pequena flor”.

Se comparado a outros nomes desta lista, a popularidade de Violet é relativamente recente: popular na Escócia já no século XVI, popularizou-se na Inglaterra apenas no século XX.

Além da relação com a flor, a cor violeta é vista como capaz de simbolizar equilíbrio, tornando esse nome ainda mais atrativo.

  • Vivian

Com elegante sonoridade, esse nome quer dizer “viva”, “cheia de vida”, “bela senhora” ou, ainda, “bela dama”.

Nome facilmente encontrado também aqui no Brasil, é a versão em língua inglesa de Viviana, nome que surge do latim Vivianus, por sua vez nome que se originou de vivus, palavra que em latim quer dizer “vivo”.

Na antiga Roma, Vivianus era nome bem comum, geralmente aparecendo como sobrenome. Alguns estudiosos consideram uma segunda possibilidade para o surgimento de Vivian: ter surgido como variante do gaélico Bébinn, que tem como significado “bela senhora” ou, ainda, “bela dama”. Vivian é nome que existe desde o período da Idade Média.

Curiosamente, surgiu como nome masculino, posteriormente passando a ser adotado mais para meninas.

Há alguns fatores que contribuíram para a popularidade desse nome. Na lenda do Rei Arthur é possível encontrar a Dama do Lago (ou Senhora do Lago) que, a depender da fonte utilizada, apresenta variadas grafias, como Viviane, Vivienne, Vivien e mesmo Vivian.

Além disso, o nome remete à Santa Bibiana (também pode aparecer como Santa Viviana), padroeira das dores da cabeça, insanidades e doenças mentais, nascida no século IV.

  • Willow

Trata-se do nome de uma árvore. Willow é o nome dado a uma espécie de salgueiro que é mais facilmente encontrado em lugares do hemisfério norte. De acordo com estudiosos, a origem desse nome remete ao inglês antigo welig.

Além da bonita sonoridade desse nome, o fato de que em muitas culturas o salgueiro é visto como símbolo da pureza, do sagrado e da espiritualidade pode ter contribuído para que esse nome caísse no gosto dos papais.

  • Zoe

Quer dizer “vida”, “vivente”, “cheia de vida”. É nome de origem grega, surgindo a partir da palavra zoe, que significa “vida”, “vivente”.

Por tal significado, é nome capaz de simbolizar vivacidade, alegria e intensidade. Não é à toa que Eva e Zoe têm ou mesmo significado: Zoe foi a tradução que os judeus gregos fizeram do nome de origem hebraica Eva.

Nota: Também pode ser encontrado com sua variante gráfica Zoey. Ambas as formas são bem populares na Inglaterra.

Nomes Ingleses para Meninos


nomes-ingleses-com-significados

  • Adam

Tem como significado “homem”, “homem formado na terra”, correspondendo em língua inglesa ao nome que conhecemos como Adão. Sua origem vem do hebraico, ligado à palavra adama, cujo significado é “terra”, em sentido amplo entendido como “homem criado a partir da terra”.

É nome bem popular por conta da história de Adão, primeiro homem, e Eva, primeira mulher, criados por Deus. Considerado variante inglesa, alemã, nórdica e francesa de Adão, na realidade Adam teria surgido em Portugal por volta do século XIII, posteriormente se popularizando em países como Inglaterra e Escócia. 

Curiosamente, apesar de essa história ser popular e influente em todo o mundo, a fama desse nome não é a mesma em todas as culturas. Por exemplo, Maria é um nome com forte religiosidade e que ao lado de suas variantes como Mary e Marie é muito famoso em várias partes do mundo.

Já a escolha de Adão como nome próprio é menos comum no Brasil do que a escolha de Adam na Inglaterra.

  • Alfie

Surgindo como apelido do nome Alfred, Alfie é bem comum de ser encontrado como escolha de nome. Com agradável sonoridade, herda de Alfred o significado de “conselheiro engenhoso”, “elfo conselheiro”.

Sua origem vem do germânico Alverad, resultado da união dos termos alp, alf (“gênio”, “elfo”, “duende”) e rat (“conselho”). Entretanto, alguns estudiosos admitem outras hipóteses para sua origem. Alguns acreditam que tenha resultado da união de ælf e ræd, palavras do inglês antigo que correspondem a alp, alf e rat no germânico, respectivamente.

Já para outros, Alfred estaria relacionado a Adalfredo, nome surgido dos vocábulos germânicos adal (“nobre”) e frid (“paz”), em tão ficando com o significado de “nobre da paz”. Contudo, essa última hipótese é bem menos defendida.

Alfred é um nome que ganhou fama na Inglaterra com a figura de Alfred the Great (em português, Alfred, o Grande), rei inglês do século IX conhecido especialmente por seu destaque no combate aos vikings dinamarqueses.

  • Ambrose

Seu significado é bem forte: “o imortal”. Sua origem é latina, vinda de Ambrosius, por sua vez derivado do grego Ambrosios, cujo significado é “o imortal”. Por seu significado, é considerado nome que carrega o simbolismo da infinitude e da perpetuação.

  • Archie  

É a forma inglesa do nome Archibald, este nome que durante o período medieval era bastante comum na Inglaterra e na Escócia. Pode ser entendido como “bravo”, “forte e corajoso”, havendo quem amplie seu sentido para “genuíno”, “verdadeiro”.

Tem origem na forma medieval Ercanbald, composto por ercan, que significa “forte”, e por bald, variante antiga de bold, que significa “corajoso”.

Também pode estar ligado a archo, que em latim significa “mestre”, então remetendo a alguém importante. Archie ganhou especial destaque recentemente por ter sido o nome escolhido pelo Príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle para o primeiro filho do casal. 

  • Arlo

É nome que pode apresentar como significado, “arbusto”, “entre duas colinas” ou, ainda, “homem do povo”, “homem forte”, “homem robusto”, dependendo da hipótese considerada para a sua origem.

Alguns estudiosos acreditam que sua origem seja espanhola, vindo de arlo, nome dado a um bonito tipo de arbusto. Pode estar ligado a uma palavra do inglês antigo cujo significado é “colina fortificada”, “pedra da colina”, resultado da combinação hoer e hlaw, Harlow.

De acordo com textos, Arlo teria aparecido pela primeira vez em 1590, quando o poeta inglês Edmund Spenser (1552-1599), em seu poema de romance de cavalaria The Faerie Queene (A Rainha das Fadas), cria o lugar ficcional chamado Arlo Hill, provavelmente derivado do irlandês ou gaélico Aherlow, então significando “entre duas colinas”.

Por fim, alguns estudiosos acreditam se tratar de uma variação do nome inglês Charles, então originando-se da palavra germânica karal, kerl, que significa “homem do povo”, sendo por alguns entendidas como “homem forte”, “homem robusto”.

  • Arthur

Tem sua fama, força e popularidade intimamente ligados às lendas do rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. O nome Arthur (grafia tipicamente inglesa) significa “pedra”, “grande urso”.

Ainda que sua origem seja considerada incerta, a hipótese mais difundida é que tenha surgido da língua celta, a partir de artwa, palavra que significa “pedra”. Essa hipótese retoma à citada lenda, já que Arthur teria tirado uma espada da pedra, tornando-se rei.

De acordo com uma segunda teoria, é nome surgido a partir da combinação de art, que significa “urso”, com ur, que significa “grande”. É nome que existe desde muitos séculos: acredita-se que desde o século VII esse é o nome já era utilizado.

Especificamente na Inglaterra, por influência dos romances arturianos, desde a Idade Média esse nome é utilizado.

  • Axel

Com bonita sonoridade, é nome que significa “carroça”, “carruagem” e, em sentido ampliado, “construtor de carroças”, ainda podendo significar “meu pai é o predileto”, “filho do predileto”.

Tem sua origem no germânico Achse, nome surgido a partir da palavra nórdica öxull, relacionada a eaxl (do inglês antigo) e a ahsa (do saxão antigo), que significa “carroça”, “carruagem”.

Acredita-se que esse nome tenha surgido como apelido para pessoas cujo trabalho envolvia carruagens, daí em sentido amplo esse nome ser entendido como “construtor de carroça”.

Segundo outra possibilidade de origem, Axel seria um nome de origem dinamarquesa, surgindo no dinamarquês medieval como variação de Absalão, nome hebraico que aparece na Bíblia, sendo filho do rei Davi. Como o nome Davi significa “predileto”, Axel (Absalão) carregaria significado a ele relacionado, por isso ficando “meu pai é o predileto”, “filho do predileto”.

  • Benedict

É nome com bonito significado “abençoado”, “bendito”.

Sua origem é encontrada no nome Benedictus que, de origem latina, vem de benedico, termo cujo significado é “bendito”, “abençoado”, “louvado”, também sendo entendido como “pedir proteção divina em favor de alguém”.

É nome cuja popularidade deve-se muito a Saint Benedict (São Bento). Nascido em Núrsia, na Itália, Era chamado Benedetto. Foi o fundador da Ordem Beneditina, atualmente conhecida como Ordem de São Bento.

  • Benjamin

É nome também encontrado em outros países, dentro os quais o Brasil. Apresenta o significado de “filho da felicidade”, “filho da mão direita”, “o bem-amado”. 

Trata-se de um belo nome que vem do hebraico: de Benyamin, composto por ben, que significa “filho”, e por yamin, que significa “mão direita”.

O significado de “filho da felicidade” está ligado ao sentido de positividade e de coisas boas em geral atribuído ao lado direito, opondo-o ao lado esquerdo, por sua vez ligada a coisas ruins.

É nome bíblico, sendo Benjamin o nome do filho mais novo de Jacó e Raquel. De acordo com a Bíblia, os filhos de Jacó fundaram as Doze Tribos de Israel; a de Benjamin era chamada de Tribo de Benjamin e seus membros, de benjamitas.

  • Charles

Famoso nome cujo significado é “homem do povo”, “homem forte”, “homem robusto”. É nome inglês que não raro também é encontrado aqui no Brasil.

Apresenta raiz germânica, vindo de karal, kerl, vocábulo cujo significado literal é “homem do povo”, também sendo entendido por demais estudiosos como “forte”, “robusto”.

Assim, é um nome capaz de indicar características como resistência e vigor, ao mesmo tempo que simboliza simplicidade e capacidade de estar em sociedade, já que é “homem do povo”. É nome facilmente relacionado a nobreza, tendo havido alguns reis ingleses e um francês assim chamados.

  • Connor

Considerado nome tradicional na Irlanda, também é encontrado na Inglaterra. Seu significado é “louvado”, “glorificado”, “aplaudido”, “elogiado”.

A hipótese mais provável para o surgimento desse nome é se tratar da forma anglicizada do nome gaélico Conchobhar, surgido a partir das palavras do irlandês antigo con, que significa “cão”, “lobo”, e cobar, que significa “desejar”.

Popularizou-se na Europa por ter sido o nome de vários reis irlandeses.

  • Edward

É, sem dúvida, um dos nomes masculinos ingleses cuja popularidade segue mantida há séculos. Quer dizer “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” e, ainda, “guardião rico”.

Trata-se de nome com origem germânica, surgindo a partir de Hadaward, nome que se formou pela união dos vocábulos ead (“rico”, “próspero”) e weard, ward (“guarda”, “guardião”). Edward foi um rei inglês coroado no ano de 1042, tendo recebido destaque por sua bondade e paz, chegando a ser considerado exemplo de rei cristão.

Canonizado no século XII, é um dos patronos da Inglaterra. Surgiu inicialmente como Eadweard. É bem comum que esse nome seja considerado como nome que inspira realeza, muito provavelmente por conta tanto de seu significado quanto pela figura do rei Edward, Saint Edward (São Eduardo, em português), também conhecido como o Confessor.

  • Elijah

É um belo nome cujo significado é “o Senhor é meu Deus”, “Jeová é meu Deus”. Trata-se de nome de origem hebraica, de Aliyyáh, Elijah, considerado teofórico por fazer referência a Deus, já que é formado com o vocábulo El, que em hebraico significa “Deus”, “Jeová”.

Correspondendo em língua portuguesa ao nome Elias, é popular por se tratar do nome de um profeta citado na Bíblia.

  • Ethan

Seu significado é “o forte”, “o firme”, “o resistente”, “o duradouro”. É outro nome que apresenta origem hebraica, vindo do termo Eitan, cuja significação é “forte”, “firme”, “sólido”, “resistente”, “duradouro”.

Além de seu significado carregado de força, é popular por sua sonoridade bonita e por constar na Bíblia. Ethan, na Escritura Sagrada, é um homem reconhecido por sua sabedoria e que aparece no Antigo Testamento.

  • Ezra

É um belo nome que significa “Socorro”, “ajuda”, “auxílio”. Surge a partir do hebraico Esdras, nome que apresenta esses significados. É considerado um nome bíblico, havendo no Antigo Testamento um livro que leva esse nome, sendo Ezra (Esdras) descendente de Aarão.

  • Finley

É nome que remete a bravura, comumente sendo associado ao significado de “guerreiro justo”, também havendo quem o entenda como “guerreiro louro”. Surge como derivação do sobrenome Finn, bastante comum em países como Escócia e Irlanda.

Acredita-se que de Finn chegou-se inicialmente a Fionnlagh, formado pelos elementos gaélicos fionn (“branco”, “justo”) e lagh (“guerreiro”). Inicialmente sobrenome, passou a ser utilizado como primeiro nome na mesma época em que demais sobrenomes também passaram a ser vistos tanto como nomes quanto como sobrenomes, a exemplo de Jackson e Madson.

Nota: Finley é considerado o nome unissex.

  • Garrett

É um nome com significado e origem imprecisos, havendo várias hipóteses para ele. Alguns estudiosos dão como significado apenas “lugar de refúgio”, “torre de vigia”, tratando-se de um nome de origem gaulesa ligado à segurança, a estar salvo.

Entretanto, alguns estudiosos entendem que esse nome é derivado de Gerard, nome levado à Inglaterra pelos normandos. Ou, ainda, ter vindo do nome Gerald. Ambos os nomes possuem origem germânica: de Gerwald, composto por gair, gari, geri (“lança”) e por wald “(governar”, “dirigir”).

Por essas hipóteses de origem, Garrett quer dizer “senhor da lança”, “guerreiro forte”. Garrett deixou de ser popular na Inglaterra por volta do século XIII, tendo continuado a ser bastante escolhido Irlanda.

Centenas de anos depois, no século XIX, Garrett e demais nomes de origem germânica e celta voltaram a ser bastante populares na Inglaterra.

  • George

Quer dizer “aquele que trabalha na terra”, “agricultor”. Esse nome é a variante em língua inglesa de Jorge. Tem sua origem no grego, vindo da palavra georgós, composta por ge (“terra”) e érghon (“trabalho”).

George é um nome utilizado na Inglaterra desde o século XVII, popularizando-se após o nascimento do rei George I (1660-1727). Depois dele, outros reis também tiveram esse nome, sendo por isso  constantemente relacionado à ideia de nobreza.

  • Harvey

Também possível de ser encontrado como sobrenome, significa “batalha”, “ávido por batalha”, “forte”. Surgiu a partir do nome bretão Haerviu que, composto por haer (“batalha”) e por viu (“digno”), é entendido como “batalha digna”.

Esse nome é tido como nome de um eremita bretão que viveu no século VI e que virou padroeiro dos cegos. Os bretões (povo de etnia celta que habita a região da Bretanha, na França) levaram esse nome para a Inglaterra após a conquista normanda.

É curioso que esse nome tenha sido bastante usado durante a Idade Média, se tornado raro um pouco mais tarde e reavivado apenas no século XIX.

  • Harry

Quando lembramos do sucesso da saga de origem inglesa Harry Potter (que persiste até hoje) e da figura do Príncipe Harry, um dos netos da atual rainha da Inglaterra Elizabaeth II, é fácil perceber que estamos diante de um nome bem popular.

E seu forte significado aumenta sua popularidade. Significa “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa” ou, ainda, “comandante do exército”. Surgiu como forma medieval de Henry, versão em língua inglesa de Henrique.

Assim, sua origem vem do germânico Haimirich, composto por heim, que significa “lar”, “casa”, e por rik, que significa “senhor”, “príncipe”, “governante da casa”.

Para os estudiosos, também existe a possibilidade de Harry ter surgido como forma diminutiva de Harold, nome que se originou do germânico Hariwald, Heriwalto, formado a partir de her (“exército”) e de wald, waldan (“governar”).

Notas: O nome Henry também é encontrado com frequência. Apesar de conhecido aqui no Brasil como Príncipe Harry, na realidade seu nome de batismo é Henry Charles Albert David.

  • Henry

Sonoro nome cujo significado é “governante da casa”, “o que manda em casa” e, ainda, “príncipe do lar”. A origem desse nome está no germânico Heimrich, mesmo nome que originou Henrique.

É formado a partir de heim, significando “lar”, “casa”, e de ric, significando “governante”, “o príncipe”. É nome que para além do seu significado de liderança, remete à nobreza por ter sido o nome de vários reis europeus.

Dentre eles, especial destaque para Henry VIII (Henrique VIII), rei inglês que governou de 1509 até a data da sua morte, 1547.

Foi o responsável por fundar a Igreja Anglicana, igreja nacional e de denominação cristã oficialmente estabelecida na Inglaterra, até hoje a religião oficial e mais seguida no país.

  • Hugh

Bonito nome cujo significado é “coração”, “mente”, “espírito”, “o pensador”, “inteligente”. A origem desse nome está no termo germânico hug, entendido como “coração”, “mente”, “espírito”, havendo alguns estudiosos que o entenda como “o pensador”, “inteligente”.

É nome que chamou atenção por ter sido muito comum dentre os membros da realeza francesa, apresentando como grafia Hugues, Hugon ou mesmo Huhg, existindo desde meados do século I. É um nome bastante popular na Inglaterra.

  • Jacob

É nome bastante popular, muito disso por influência da Bíblia, como explicaremos. Seu significado é “aquele que vem do calcanhar”, também havendo quem o entenda como “que Deus o protege”.

Sua origem é encontrada em Yaaqobh, nome hebraico que tem sua raiz em palavras como iqbá (do aramaico), iqbu (do acadiano) e aqib (do árabe), todas significando “calcanhar”. De acordo com o Antigo Testamento bíblico, Jacob (Jacó) nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú, daí o significado de “aquele que vem do calcanhar”.

Embora menos difundida, existe outra hipótese para o surgimento desse nome. Vindo da expressão hebraica Ya’aqov’el, formada por El (“Deus”, Javé”) e que significa “que Deus o proteja”, essa seria outra interpretação do significado de Jacob. 

  • James

Apresenta o significado de “aquele que vem do calcanhar”, tendo sua explicação encontrada na Bíblia, como já explicaremos. É, em língua inglesa, variante de Jaime, por sua vez variante de Jacó.

Desse modo, sua raiz está no hebraico Yaaqobh, ligado às seguintes palavras: iqbá (do aramaico), iqbu (do acadiano) e aqib (do árabe), todas com a significado de “calcanhar”. De acordo com o Antigo Testamento da Bíblia, Isaac e Rebeca tiveram filhos gêmeos, chamados Esaú e Jacó.

Jacó teria nascido segurando o calcanhar do irmão, daí vindo esse significado de “aquele que vem do calcanhar”. Segundo estudiosos, por esse significado, havia o costume de dar esse nome ao gêmeo que nascia por último.

Além de estar ligado à Bíblia, James é um nome bastante popular na Inglaterra e na Escócia por conta de diversos reis que tiveram esse nome. Sua popularidade aumentou especialmente no século XVII por conta da figura do rei escocês James VI.

  • Joseph

Tem como significado “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”, sendo a variante inglesa (e, também, alemã e francesa) de José.

Surge do grego Ioseph, vindo do hebraico Yosef que, em referência a Deus, significa “Ele acrescentará”. Para além de ser um nome com sonoridade e significado bonitos, é popular por conta da Bíblia, nela aparecendo duas vezes.

No Antigo Testamento é contada a história de Joseph (José), filho de Raquel e Jacó. Raquel teria pedido a Deus para que tivesse um outro filho e Ele a atendeu, assim nascendo José, posteriormente conhecido como José do Egito.

Também aparece Joseph (José) no Novo Testamento: casado com Maria, torna-se pai de Jesus Cristo. José foi canonizado, sendo conhecido como São José, para doleiro dos carpinteiros (profissão que exercia) e considerado defensor da Sagrada Família.

  • Joshua

Nome que traz o significado de “Deus é a salvação”, “Deus é auxílio”, sendo a variante em língua inglesa do nome Josué.

Sua origem é encontrada no hebraico Yehoshu’a, cujo significado é “Deus é a salvação”, então apresentando o mesmo sentido que o nome Jesus. Passou a ser utilizado na Inglaterra a partir do momento posterior à Reforma Protestante, utilizado como nome cristão.

É considerado nome bíblico. No Antigo Testamento, Joshua (Josué) é um dos 12 espiões que Moisés enviou até Canaã; também o sucedeu como líder de Israel.

  • Leo

Quer dizer “leão”, tendo seu significado ampliado para “valente como um leão”, “forte como um leão”. Surge da palavra latina leo, que significa “leão”.

Por seu significado, são atribuídas ao nome as mesmas características que costumam ser relacionadas ao animal, como valentia, força e coragem.

Para alguns estudiosos, pode ter surgido como forma diminutiva de nomes assim iniciados, como Leônidas, Leon, Leonardo e outros mais; assim, herdaria os significados desses nomes.

Chegou a ser um nome bastante popular dentro de os cristãos, tendo sido o nome de vários papas (apresentados no nosso idioma como Leão).

  • Liam

Seu significado é “protetor corajoso”, “aquele que deseja proteger”. É considerado nome surgido como variante de William, sendo por isso necessário compreender a significado desse nome.

Liam é considerado forma diminutiva irlandesa de William, nome vindo do germânico Willahelm, resultado da união de wil (“desejo”, “vontade”) com helm (“proteção”). Além de ser comum na Inglaterra, também é facilmente encontrado nos Estados Unidos e na Irlanda.

  • Louis

Quer dizer “guerreiro glorioso”, “combatente famoso”. É um nome francês bastante comum também na Inglaterra.

Surge como variante para Ludwig, nome germânico vindo do germânico antigo Hloddoviko, Chlodovech, compostos pelos vocábulos hlot, hlut (“famoso”, “ilustre”, “célebre”) e wig (“guerreiro”). O nome Ludwig, existente na Alemanha e em alguns outros países, resultou no latim Ludovicus, nome do qual veio Louis.

Foi um nome bastante popular na Europa por influência de reis franceses assim chamados; precisamente, dezoito reis franceses adotaram o nome Louis. O mais famoso deles foi Louis XIV, autointitulado Rei Sol.

Essa ideia de que Louis remete à realeza está presente até hoje.

  • Lucas

Quer dizer “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso”, “iluminado”. Sua origem é encontrada no nome grego Loukás, que costumava ser usado como modo de se referir a pessoas vindas de Loukanós, daí seu sentido de “o que vem da Lucânia”, “lucano”.

Lucânia é o nome de uma região italiana, hoje conhecida como Basilicata. A raiz de Loukanós está nas palavras lyke, luk ou luc, as mesmas que originaram o termo latino lux, que significa “luz”. É por isso que o significado de Lucas também pode ser entendido como “luminoso”, “iluminado”.

É nome com certa popularidade por ter sido o nome do autor do terceiro evangelho do Novo Testamento. Lucas foi um médico convertido ao Cristianismo pelo apóstolo Paulo, tornando-se seu companheiro em muitas viagens missionárias.

São Lucas é conhecido como a padroeiro dos médicos, doa pintores e dos artistas. Inicialmente esse nome surgiu na Inglaterra com as formas Luke e Luka, o que ocorreu em meados do século XII. O nome Luke, existente até hoje, é considerado a versão inglesa de Lucas.

Curiosamente, a popularidade de Lucas tem sido maior do que a de Luke na Inglaterra: desde 2018 Lucas tem dentre os 10 nomes masculinos mais populares, estando bem à frente de Luke.

  • Matthew

É a versão em língua inglesa de Mateus, um dos nomes mais populares no mundo ocidental, bem como suas variantes. Quer dizer “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.

Surge do hebraico Mattiyyah, por sua vez forma reduzida do também hebraico Mathathiah, que significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva divina”. Do hebraico passou ao latim Mataeus e, posteriormente, às suas variantes existentes.

É bastante popular por conta da Bíblia. Matthew (Mateus) é um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, além de ser autor do livro bíblico que carrega seu nome.

  • Noah

É um belo nome que tem como significado “descanso”, “repouso”, “de longa vida”. Sua origem vem do hebraico No’ah, possivelmente derivado da palavra noach, cujo significado é “descanso”.

É um nome bíblico muito famoso, equivalendo em inglês a Noé. De acordo com o livro Gênesis da Bíblia, Noah (Noé), atendendo ao pedido de Deus, construiu uma arca e nela colocou os animais aos pares para fugir do dilúvio.

  • Oliver

É praticamente um nome clássico, tendo estado dentre os nomes escolhidos para meninos desde há muitos séculos. Seu significado é “descendente dos ancestrais”, “oliveira”, a depender da hipótese considerada.

Pode ter vindo de Áleifr, nome que no nórdico antigo significava “descendente dos ancestrais”. Já de acordo com a outra possibilidade, tem sua origem no latim oliva, palavra que originou o nome francês Olivier e que estabelece referência com olivas ou azeitonas.

É nome levado à Inglaterra pelos normandos. De acordo com estudiosos, pelo fato de as oliveiras serem associadas a dignidade, beleza e fortuna, o nome Oliver era bastante escolhido, já popular dentre os ingleses desde o período medieval.

  • Oscar

É nome que apresenta força tanto na sonoridade quanto no significado: “lança de Deus”, “combatente divino” e, ainda, “amante dos cervos”. Originou-se do inglês antigo Osgar, que se entende composto por Os (“Deus”) e gar (“lança”).

De acordo estudiosos, os normandos levaram esse nome à Inglaterra através da forma nórdica antiga Asgeirr. A segunda possibilidade é que esse nome seja composto pelos termos de gaélicos os (“cervo”) e cara (“amante”).

A primeira hipótese de origem tradicionalmente é a mais difundida, tanto que a conotação religiosa desse nome, proveniente dessa hipótese, fez com que esse nome fosse escolhido por diversos reis e imperadores como nome de batismo.

  • Phillip

Nome de origem grega que significa “amigo dos cavalos”, “aquele que gosta dos cavalos” e, por extensão, “aquele que ama a guerra”. Vem do nome grego Phílippos, composto por phílos (“amigo”) e por híppos (“cavalo”).

Por ser animal bastante presente em batalhas, muitos estudiosos ampliam o sentido desse nome para “aquele que ama a guerra”. Assim escrito é facilmente encontrado também em outros países, como Estados Unidos, Suécia, Holanda e Dinamarca.

Pode ser considerado um nome bíblico, por ser o nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Além disso, contribuiu para sua popularidade ter esse sido o nome de vários membros da realeza inglesa.

  • Reuben

Variante em língua inglesa de Rubem, significa “eis aqui um filho”, “aqui está o filho”. Sua origem é hebraica, vindo de Reubhén, nome formado por reu, forma imperfeita do verbo ra’ah, que significa “ver”, então entendido como “ele viu” e por ben, que significa “filho”.

  • Richard

Quer dizer “príncipe forte”, “príncipe corajoso”. Possui origem germânica, vindo de Ricohard, resultado da junção de rik, que significa “príncipe”, com hard, que significa “forte”, “corajoso”.

Levado à Inglaterra pelos normandos, Richard segue como um nome popular até hoje. Sua popularidade está muito relacionada ao fato de ter havido três reis ingleses assim chamados, com especial destaque para Richard I, the Lionheart (em português, Ricardo I, Coração de Leão), que viveu de 1157 a 1199.

Esse rei é conhecido por sua importante liderança militar e especialmente por sua atuação durante a Terceira Cruzada.

  • Roman

Este é um nome praticamente autoexplicativo. Significa “romano”, “vindo de Roma”, “nascido em Roma”. Sua origem é latina, surgindo a partir de romanus, vocábulo que era utilizado para indicar pessoas vindas de Roma.

  • Samuel

Com o significado de “nome de Deus”, “Deus ouve”, é um nome que aparece grafado exatamente desse jeito em vários países, geralmente bem popular.

Surge do hebraico Shemu’el, formado por shem, shema, shum, termo ligado ao aramaico e que significa “nome”, também podendo ser relacionado a Sh’ma, cujo significado é “ouvir”, além de estar presente a palavra El, quem significa “Deus”, “Senhor”.

Por fazer referência a Deus, Samuel é considerado nome teofórico. No Antigo Testamento da Bíblia, Samuel é o primeiro profeta a suceder Moisés. Na Inglaterra, desde o século XII esse nome já é encontrado, tanto com essa grafia quanto escrito como Samwell.

Apenas passada a Reforma Protestante é que Samuel tornou-se mais comum na Inglaterra.

  • Sebastian

É nome que tem significado muito forte e bonito. Variante em língua inglesa de Sebastião, significa “sagrado”, “venerável”, “reverenciável”. Surge a partir do nome grego Sebastianós, derivado de sebastós, cujo significado literal é “sagrado”.

Alguns estudiosos admitem como possível ter sua origem ligada aos habitantes de Sebastia, antiga cidade da Capadócia. Mas a hipótese mais difundida é ter como significado “sagrado”.

  • Seth

Seu significado é “aquele que foi definido”, “o nomeado” e, ainda, “coluna”, “pilar” e mesmo “deslumbramento”. É nome que chama atenção por sua leve sonoridade, principalmente pelo característico som que o encontro th tem em língua inglesa.

São consideradas duas possíveis origens para esse nome. Uma delas, ter vindo do hebraico Sheth, originado de shith, que significa “colocar”, “definido”, daí o significado de “aquele que foi definido”, “o nomeado”.

Pela outra hipótese, surge a partir da forma grega dada ao nome egípcio Swtkh, cuja para vagas significado é “coluna”, “pilar” ou “deslumbramento”. Na mitologia egípcia, Seth é conhecido como deus das tempestades, dos raios e do vento, sendo filho de Rá e Nut.

Em alguns mitos, é mencionado como o deus da confusão, da desordem e da perturbação. Em língua inglesa, Seth é o nome do terceiro filho de Adão e Eva; em língua portuguesa, esse filho é chamado Sete.

  • Shaun

É variante do nome Sean, este a forma anglicizada de Séan, variante irlandesa de João. Assim, seu significado é “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”.

A origem desse nome está no hebraico Yehokhanan que, composto por Yah (“Deus”, “Javé”) e hannah (“graça”) apresenta os significados listados.

Nota: Curiosamente, a variante gráfica Shawn é mais conhecida, principalmente pela existência de personalidades assim chamadas. Apesar disso, continua a ser observada na Inglaterra a preferência pela forma Shaun.

  • Theodore

Nome com forte sonoridade, tem como significado “dádiva de Deus”, “presente de Deus”. Sua origem deriva dor nome grego Theódoros, formado a partir de théos (“Deus”) e ignidôron (“dom”, “dádiva”). Encanta por seu significado aliado à sua marcante sonoridade.

  • Thomas

Significa “gêmeo”. Tem raiz na palavra aramaica ta’oma, cujo significado literal é “gêmeo”.

Thomas (em nosso idioma, Tomé ou Tomás) foi o nome de um dos discípulos de Jesus Cristo, o que contribui para a popularidade desse nome, popularidade essa intensificada na Europa do século XII por conta de Saint Thomas Becket (São Tomás Becket), Arcebispo da Cantuária considerado santo pela Igreja Católica.

  • William

É um clássico nome inglês. Significa “protetor corajoso”, “o que deseja proteger”. É nome de origem germânica, vindo de Wilahelm, composto por wil (“vontade”, “desejo”) e por helm (“proteção”).

É bastante popular por ter sido o nome de imperadores e de reis, além de ter sido nome de grandes personalidades, dentre as quais o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

Ainda, há quem o relacione à nobreza por ser o nome do príncipe William, Duque de Cambridge, um dos netos da atual rainha da Inglaterra Elizabeth II.

  • Wyatt

É um nome de sonoridade bem agradável que carece de informações mais precisas sobre sua origem. Na realidade, o que existem são hipóteses sobre seu surgimento e origem, ainda que existam algumas semelhanças entre essas hipóteses.

A mais provável é que tenha originalmente surgido como sobrenome indicando descendência. Nesse caso, estaria ligado aos antigos nomes medievais Wiot, Wyot, Gyot, surgidos do inglês antigo Wigheard, por sua vez composto por wig (“guerra”) e por heard (“forte”, “valente”), então significando “guerreiro valente”.

Já alguns estudiosos, apenas indicam que possa significar “força na guerra” e outros que se trata da forma diminutiva de outro nome, provavelmente William, e que tem como significado “pequeno guerreiro”.

Bem menos difundida é a possibilidade de se tratar da combinação do nome William, que significa “protetor corajoso”, com o nome de origem francesa Guy, que significa “do bosque”, “da floresta”.

De acordo com documentos, Wyatt é empregado como sobrenome desde o século XIII, apenas bem posteriormente passando a ser utilizado também como primeiro nome. Nota: Considerado um nome unissex, é predominantemente masculino.

Considerações Finais


Conta pra gente… Qual foi o nome de que você mais gostou? Seja qual for o nome escolhido, mesmo que não esteja nesta lista, certamente será uma excelente escolha.

Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Ingleses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.