O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Italianos Femininos

Você já se perguntou quais são os nomes femininos que podem ser considerados italianos?

Essa pergunta pode ser fruto de várias motivações. Pode ser que a pessoa esteja apenas curiosa para saber os nomes mais típicos dessa cultura. Outras pessoas, também motivadas por curiosidade, podem estar interessadas em comparar os nomes comuns no Brasil com aqueles comuns na Itália e perceber o quão diferentes (ou será que semelhantes?) são entre si.

E é claro que não poderíamos deixar de fora quem busca inspiração em outras culturas na hora de escolher o nome da sua filha.

Tem sido bem comum encontrar papais que buscam inspiração estrangeira na hora de escolher o nome do bebê. Pode ser por gosto, por vontade de dar à criança um nome menos tradicional no Brasil ou por outra razão qualquer.

Como você verá, nomes femininos italianos trazem significados muito bonitos, além de apresentarem uma sonoridade quase que melodiosa.

Ficou curioso? É só continuar a leitura para conhecer esses nomes!

Nomes Femininos Italianos Comuns e Populares


nomes-italianos-femininos

  • Allegra

É um nome que se destaca especialmente por sua sonoridade que inspira animação, bem de acordo com seu significado. Allegra é um nome de origem italiana cujo significado é “alegre”, “animada”, então se referindo a atributos ligados a disposição, bom humor e bem-estar.

É bem possível que tenha surgido relacionado ao verbo italiano allegrare (alegrar) ou ao substantivo alegria (alegria). Sem dúvida, é um nome que expressa algo de muito bom.

Recentemente, tem se popularizado também em países falantes da língua inglesa e um pouco aqui no Brasil.

  • Ana

É nome que está presente em diversas culturas, chegando a ser considerado um dos nomes mais populares e difundidos em países ocidentais. Apresenta os significados de “graciosa”, “cheia de graça”.

Sua origem é hebraica: de Hannah, nome que significa precisamente “graciosa”, “cheia de graça”. Inicialmente, Hannah passou ao latim Ana, tendo sido levado dessa forma para diversas culturas.

Muito da popularidade desse nome tem relação com a Bíblia. Nela, há a presença de várias mulheres chamadas Ana. Além disso, Santa Ana é considerada mãe de Maria e, consequentemente, avó de Jesus Cristo.

  • Anita

É um bonito nome italiano que cativa por sua leve sonoridade. Podendo ser encontrado também no Brasil sem grandes dificuldades, significa “graciosa”, “cheia de graça”. Não à toa é semelhante ao nome Ana: Anita é considerado forma diminutiva de Ana.

Como esses nomes têm o mesmo significado e origem, Anita tem sua origem no hebraico Hannah, que significa “graciosa”, “cheia de graça”.

Pelo fato de Ana ser um nome de muita popularidade em todo o mundo, Anita também é um nome bastante procurado, com a leveza desse nome contribuindo para essa procura.

  • Carmela

É nome de sonoridade bem agradável que carrega como significado “jardim de Deus”, “pomar bem cultivado”, “jardim fértil”, “vinha divina”.

Surge como variante feminina de Carmelo, nome cuja origem está no hebraico Karmél, tendo como significados literais esses que foram apresentados.

Esse é um bonito nome que se acredita ter vindo de uma cidade montanhosa que estava localizada em Judá.

  • Eleonora

Seu significado é “a reluzente”, “a resplandecente”. Sua origem é considerada provençal, então surgindo do sul da França.

Vem de Aliénor, uma variante do francês antigo para o nome Helena. Eleonora e Helena têm, portanto, mesma origem e significado: do grego Heléne, cuja raiz é o vocábulo hélê, que significa “raio de Sol”.

Em sentido amplo, “a reluzente”, “a resplandecente”. Por conta de seus significados, é entendido como um nome que carrega a simbologia do Sol, como luz e vitalidade.

  • Francesca

Tem como significado “francesa livre”, “aquela que vem da França”. É a variante feminina de Francesco, assim com ele compartilhando sua origem. Vem do latim Franciscus, derivado de Frankisk, nome germânico composto a partir de Frank, que significa “franco”, acrescido do sufixo isk, indicando nacionalidade.

De acordo com os estudiosos, Francesca teria inicialmente surgido por volta de 1288, popularizando-se dentre os membros da aristocracia. Francesca é considerado um típico nome italiano para meninas.

  • Ginevra

Possui os significados de “mulher branca e suave”, “mulher branca como a espuma do mar”, “mulher de boas origens”. É a variante em língua italiana para Genevieve, nome que teria vindo do celta Gwenhyvar, nome no qual os termos gwen, que significa “clara”, “branca”, e ehwyfar, que significa “suave”, “lisa” são identificados.

Entretanto, para alguns estudiosos a origem desse nome também pode estar ligada aos termos genos (“origem”) e wit (“mulher”). Seus significados fazem com que Ginevra seja entendido como um nome que carrega o simbolismo da pureza e das boas virtudes.

  • Giovana

É, sem dúvida, um dos nomes femininos italianos que são também facilmente encontrados aqui no Brasil. Apresenta como significado “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça”, “a graça e misericórdia de Deus”, “presente de Deus” e, ainda, “Deus perdoa”.

O nome Giovana é entendido como a forma italiana de Joana, nome que por sua vez é a versão feminina de João. Assim, o significado de Giovana está ligado ao significado desse nome masculino. Surge de Iohanan, Yehokhanan, nomes hebraicos surgidos a partir de Yah (“Deus”) e hannah (“graça”).

Assim, Giovana é principalmente entendido com o significado de “Deus é gracioso”, “agraciada por Deus”, “perdão e misericórdia de Deus”

  • Giulia

Nome que quer dizer “jovem”, “jovial”, “fofa”, também havendo quem o entenda como “filha de Júpiter”. Trata-se da versão italiana de Júlia, nome surgido a partir da forma masculina Júlio, bastante comum como nome de família na antiga Roma.

Sua origem está na forma latina Julius, surgido do grego loulos, cujo significado é “barba”, “felpudo”, “fofo”, “macio”. Esse vocábulo era utilizado em referência aos pelos faciais que os jovens moços começam a ter, fazendo com que Júlio e, consequentemente, Júlia, sejam entendidos em sentido amplo como “jovem”, “jovial”.

Alguns estudiosos relacionam a origem desse nome a Júpiter, o deus de todos os deuses na mitologia romana, daí surgindo o significado de “filha de Júpiter”. O nome Giulia é utilizado na Itália desde meados do século XVI. Também aqui no Brasil é possível encontrá-lo.

  • Giulietta

Surge como forma diminutiva do nome Giulia, do qual acabamos de falar. Significa “fofo”, “macio”, “jovial”. Então, sua origem também está ligada a Julius, nome latino originado a partir da palavra grega loulos que, significando “barba”, “felpudo”, “fofo”, “macio”, era usada em referência aos pelos faciais que os jovens homens começam a ter, daí seu sentido ampliado para “jovial”, “jovem”.

Como para alguns estudiosos o nome Giulia pode ter sua origem relacionada ao deus da mitologia romana Júpiter, pai de todos os deuses, o significado de “filha de Júpiter” também poderia ser aplicado a Giuletta.

É nome bastante popular por conta da peça de William Shakespeare Romeu e Julieta, em italiano escrita Romeo e Giuletta, ambientada na Itália, precisamente na cidade de Verona. Sendo ou não verdadeiro o enredo, na Via Cappello, no centro histórico de Verona, está a atração turística chamada Casa di Giuletta (em português, Casa de Julieta).

  • Isabella

Variante de Isabel, significa “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”. Sua origem está no hebraico Izebel, cujo significado vem a ser precisamente “casta”, “pura”. Entretanto, alguns estudiosos acreditam que esse nome possa estar ligado à Elisabete, então sendo a forma medieval desse nome.

Por essa hipótese, Isabella também apresenta origem hebraica, mas surgindo a partir de Elishebba, nome que quer dizer “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”. 

  • Lora

É a versão italiana para Laura. Apresenta como significado “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”. Versão feminina do nome Lauro, sua origem é encontrada em laurus, palavra que em latim significa “loureiro”, “louro”. Tanto na cultura grega quanto na cultura romana a simbologia desse nome é muito forte e bonita.

Durante a Antiguidade, os vencedores dos jogos olímpicos eram consagrados com uma coroa de louros, símbolo do deus grego Apolo, significando imortalidade e vitória. Também para os romanos essa planta carregava o atributo da glória.

Ainda hoje essa simbologia persiste; você provavelmente já deve ter ouvido a frase “colher os louros”, expressão usada para se referir ao triunfo ou fama após algum grande feito.

Nota: A grafia Laura também pode ser encontrada na Itália, como no nome da cantora Laura Pausini.

  • Maria

É um dos nomes mais populares em todo o mundo ocidental, seja assim escrito, seja através de suas variantes (como Marie e Mary). Significa “senhora soberana”, “vidente”, “a pura”. Embora sua origem seja considerada incerta, tem-se como provável que surgiu do hebraico Myriam, nome que significa “senhora soberana”, “a vidente”.

Também pode ter vindo do sânscrito Maryáh, que significa “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”. Ainda, alguns estudiosos atribuem sua origem ao termo egípcio mry, que significa “amar”, também havendo quem indique o nome Maria com o significado de “mar de amargura”, “a que se eleva”, “estrela do mar”.

Apesar de a popularidade do nome Maria estar intimamente relacionada à Bíblia, sendo Maria a escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, esse nome já era bem difundido desde antes da época de Jesus Cristo.

  • Margherita

É a versão italiana para Margarida, tendo como significado “pérola”. Sua origem está no latim Margarita, nome que surgiu partindo do grego margarítes, cujo significado é precisamente “pérola”.

De acordo com estudiosos, a origem desse vocábulo grego é encontrada no persa murvarid, murwari, por sua vez significando “criatura de luz”. Além de ser um nome com bonito significado, é popular por influência de Santa Margarida, muito venerada dentre os cristãos durante o período medieval, além de remeter à flor margarida.

Pela ligação que pode ser estabelecida com a flor, é nome que carrega beleza, pureza e simplicidade, simbolismos geralmente carregados pelas flores.

  • Martina

É nome que expressa força, significando “guerreira”, “dedicada ao deus Marte”, ao mesmo tempo que sua sonoridade é delicada.

Surge como variante feminina de Martim, Martin, por sua vez forma diminutiva do nome latino Martinus, surgido a partir de Mars, nome original do deus Marte.

Na mitologia romana, Marte é o deus da guerra, fazendo com que nomes a ele relacionados, como Martina, carreguem a simbologia da guerra, do poder e da coragem.

  • Michela

Variante feminina de Michel (versão italiana e francesa do nome Miguel), apresenta como significado “quem é como Deus?”.

Sua origem está ligada a Mikhael, nome hebraico no qual são identificados os termos mikhayáh e El, então significando “quem é como Deus?”, no sentido de indicar que a Ele ninguém pode ser comparado. É nome de bonita sonoridade que herda da forma masculina sua importância.

Michel (Miguel) é o nome de um dos arcanjos do Senhor responsáveis pela proteção dos homens. É um arcanjo entendido como símbolo da humildade perante Deus, além de ser muito importante no livro bíblico do Apocalipse.

  • Monica

Em italiano, é escrito sem acento. O nome Monica é considerado nome de origem incerta e o significado geralmente atrelado a ele é “só”, “solitária”, “viúva”.

A hipótese mais provável é ter surgido a partir do nome grego Mónikos, vindo de mónos, palavra que significa “um”, “só”, “solitária”, “viúva”.

Entretanto, algumas pessoas dizem que seu significado é “conselheira”, pois teria vindo do verbo latino monere, que significa “avisar”; essa hipótese não deve ser considerada, faltando dados que a sustentem.

  • Nicoletta

Com os significados de “vitória”, “pequena vitória”, “aquela que vence com o povo”, “aquela que conduz o povo à vitória”, é nome relacionado a Nicole ou mesmo Nicolau.

Sua origem está ligada ao nome grego Nikólaos, cuja formação deu-se pelos termos gregos níke (“vitória”) e laos (“povo”). O nome Nicolau é bastante popular por conta da lenda de São Nicolau, da qual surgiu a lenda do Papai Noel.

Era bastante conhecido por sua bondade para com as crianças, tendo sido amado e reverenciado como santo por toda a Europa. Por conta de seus gestos de bondade especialmente com as crianças, inspirou a lenda do Papai Noel.

  • Paola

É nome italiano que também é bastante encontrado no Brasil, tendo se popularizado aqui por conta dos imigrantes italianos que chegaram no século XX. Significa “baixa”, “de pouca estatura”, “pequena”.

Paola é a variante feminina de Paolo, nome que surgiu a partir do nome latino Paullus, vindo de paullo, palavra que significa “baixo”, “pequeno”. Por conta de seus significados, o nome Paola também é entendido como “aquela que tem humildade”, “humilde”.

  • Patrizia

É nome cuja história está ligada à Roma antiga. Apresenta o significado de “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria”, “compatriota”. Versão em italiano de Patrícia, surge como feminino de Patrizio.

Logo, tem sua origem ligada ao nome latino Patricius, que significa “patrício”, “nobre”. Os patrícios eram as pessoas que faziam parte da elite social e política da antiga Roma. Surgiu através de patres, plural de patre, que significa “pai”.

Naquele tempo, os senadores romanos eram chamados de patris conscripti, expressão que passou a ser entendida como “de pai livre”, “pai de origem nobre”, então usado para se referir aos membros da nobreza da antiga sociedade romana. Seu sentido foi ampliado para “de classe nobre”, “da mesma pátria”, “compatriota”.

Ainda hoje o nome Patrizia é visto como capaz de simbolizar o pertencimento a uma classe nobre e de carregar atributos da nobreza.

  • Simona

Correspondente em italiano ao nome que conhecemos como Simone. Seu significado é “que ouviu”, “ouvinte” e, ainda, “obediente”. Simona veio do francês Simone, nome que surgiu como variante feminina de Simon (Simão, em um nosso idioma).

Logo, sua origem está no hebraico Shimon, surgido a partir de shamá, termo que em hebraico significa “ele ouviu” e, em sentido ampliado, “ouvinte”, “obediente”.

Alguns estudiosos acreditam que haja uma segunda hipótese para o seu surgimento: vindo do grego Símon, forma diminutiva de Simonides, nome entendido como “o que tem o nariz achatado”.

Nota: Também é encontrado na Itália a utilização do nome Simone.

  • Stefania

Seu significado é “a tem uma coroa”, “coroada”. Surge a partir do nome masculino grego Stéphanos, que passou ao latim Stephanus, cujo significado literal é “o coroado”.

Por trazer como significado a coroa, é nome entendido como símbolo de saúde eterna, além de estar ligado a vitória, poder, realeza e superioridade.

  • Valentina

Nome que também é encontrado aqui no Brasil. Significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”. Variante do nome masculino Valentino, consequentemente sua origem é encontrada no nome latino Valentinus.

Esse nome é, em latim, forma diminutiva de valens, valentis, cujo significado é “valente”, “forte”, “vigoroso”, “cheio de saúde”. Por muito tempo, a popularidade desse nome era muito mais forte na Rússia do que em demais países.

Isso porque a russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher que viajou para o espaço.

Nomes Italianos Femininos Bonitos e Chiques


nomes-femininos-comuns-e-bonitos-na-italia

  • Annunziata

É nome de bonita sonoridade e cujo significado traz forte religiosidade. Annunziata é uma referência ao episódio bíblico da Anunciação, ou seja, o momento em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela está grávida de Jesus Cristo.

É por isso que esse nome costuma ser apresentado seguido pelo significado de “aquela que anuncia”, “aquela que revelou o nascimento de Jesus Cristo”.

É nome que tem no latim sua raiz:  de annuntiatio, annuuntiatum, annuntiare, vocábulos entendidos como “anunciar”, “revelar”. A Anunciação é dos momentos mais importantes do Cristianismo.

  • Antonella

Possui o significado de “valiosa”, “sem preço”, “de valor inestimável”, sendo uma variante do nome Antonia, por sua vez variante feminina de Antonio (em italiano, sem acento), daí ser preciso entender o significado desse nome masculino.

Antonio vem do latim Antonius, a partir do grego Antónios, sendo antheos, vocábulo grego que significa “alimentado de flores”, sua raiz. Alguns dizem que pode ter se originado do próprio latim, a partir de antius, cujo significado é “aquele que está na vanguarda”.

A popularidade do nome masculino, que influencia na popularidade de Antonella, deve-se ao culto a Santo Antonio, conhecido por ter se desfeito de sua herança doando-a aos pobres antes de ir viver no deserto.

Lá, Santo Antonio teria sido tentado pelo demônio várias vezes, tendo resistido todas elas. Além disso, na antiga Roma havia uma família chamada Antonio, da qual pertencia ao famoso Marco Antonio (83 a.C.-30 a.C.), braço direito de Júlio César

  • Antonina

Quer dizer “inestimável”, “aquela que é preciosa” e, ainda, “alimentada por flores”. Nome considerado uma variante de Antonia, também surge a partir do nome masculino Antonio, vindo do latim Antonius.

Na antiga Roma, Antonius era o nome de uma nobre família, conhecida por ser a do grande imperador Marco Antonio.

É dito que a origem desse nome é a palavra grega antheos, cujo significado é “flor”, tendo essa significação ampliada para “alimentado por flores”. 

  • Beatrice

Variante italiana de Beatriz, significa “a que traz felicidade”, “viajante”. Essa grafia é idêntica a Beatrice, forma como a Beatriz era escrito quando surgiu em latim. Tem raiz nos vocábulos latinos beatus (“abençoado”) e beare (“para fazer feliz”).

Alguns estudiosos trazem uma segunda hipótese, segundo a qual Beatrice teria vindo de Viatrix, nome que no latim surgiu a partir de viator, termo que no latim antigo significava “viajante”, “peregrino”. 

Beatrice é nome mundialmente conhecido por conta da jovem Beatrice Portinari que, segundo estudiosos, que teria sido a grande musa de Dante Alighieri (1265-1321), um dos mais importantes escritores italianos.

Na sua grande obra A divina comédia (que chegou a inspirar artistas plásticos), na terceira e última parte chamada de Paraíso aparece Beatrice, simbolizando o amor divino e a personificação da fé.

  • Benedetta

Seu significado é “bendita”, “abençoada”, “louvada”. É a variante feminina de Benedetto, então com sua origem ligada ao nome latino Benedictus, surgido de benedico, palavra que significa “falar bem de alguém”, empregada no sentido de pedir a alguém proteção divina.

Apesar de o nome masculino ter se popularizado no século VI por conta de um monge italiano, a versão feminina apareceu apenas muitos séculos depois. Surgiu na Inglaterra do século XIII com a grafia Benedcita.

  • Caterina

Não à toa é parecido com um nome bem comum aqui no Brasil, Catarina. É a variante italiana desse nome. Significa “pura”, “casta”. Sua origem está no nome grego Aikaterhíne, cuja raiz, katharós, quer dizer “pura”, “casta”.

É nome feminino bem antigo, registrado na Inglaterra desde meados do século XI, popularizando-se no século XV, século que marca o fim da Idade Média. Durante o período medieval, as grafias mais comuns desse nome eram Katherine e Catherine.

A popularidade desse nome principalmente na Europa deve-se à Santa Catarina, que viveu no Egito no século IV. Ela teria sido torturada, causando-lhe mutilação e sofrimento, após se recusar a participar de cerimônias pagãs, além de ser conhecida por desde muito nova ter convencido as pessoas a se converterem ao Cristianismo.

Também foi o nome de algumas importantes rainhas europeias: Catarina de Médice (França), Catarina, Grande (Rússia) e Catarina de Aragão (Inglaterra)

  • Chiara

Seu significado é “clara”, “luminosa”, “brilhante”, “ilustre”, assim ficando fácil perceber que se trata da versão italiana de Clara. Surgiu a partir de Clarus, nome masculino em latim derivado de clara, adjetivo que significa precisamente “brilhante”, “que faz referência a claridade”.

Algumas pessoas entendem que Chiara possa ter surgido em oposição a Ciar, nome que em irlandês significa “preto”, “escuro”. Entretanto, essa hipótese é bem menos difundida. É nome bastante popular por conta de Santa Chiara d’Assisi (Santa Clara de Assis), conhecida por ter fundado em 1212 a Ordem das Clarissas, fundadora do ramo feminino pertencente à ordem franciscana.

Nascida em família rica, vivendo em uma grande propriedade em Assis, Chiara abre mão de sua riqueza e foge junto com uma amiga, aos 18 anos de idade, para encontrar São Francisco de Assis.

Após ter seus cabelos cortados pelo próprio São Francisco como sinal de devoção a pobreza e exigência para ingressar na vida religiosa, Chiara vendeu tudo o que tinha, incluindo o dote de seu casamento, distribuindo tudo aos pobres. Santa Chiara é conhecida como “senhora dos pobres”

  • Concetta

É a correspondente e italiano de Conceição, então significando “fruto”, “concepção”, “fecundação”. Tem o seu surgimento no latim conceptus, vocábulo cujo significado é “fruto”, “concepção”.

Concetta (Conceição) é um dos nomes que são dados a Virgem Maria, a exemplo de Nossa Senhora da Conceição, então fazendo referência à concepção de Jesus Cristo.

Por vezes o nome Concetta aparece relacionado ao significado de “pura”, muito provavelmente pelo fato de que, de acordo com a Bíblia, Maria nasceu sem o pecado original.

  • Donatella

Tem o significado de “dada de presente”, “consagrada ao Senhor”. Surgiu como forma diminutiva de Donata, nome que vem a ser a variante feminina de Donato, nome de origem latina: de Donatus, derivado de donato, cuja significado é “dada de presente”.

Donatella herda da forma masculina a origem religiosa, então também carregando o significado de “consagrado ao Senhor”.

  • Elisabetta

É a versão italiana para Elisabeth, nome que quer dizer “Deus é juramento”, “meu Deus é abundância”.

Trata-se de nome de origem hebraica, surgido de Elishebba, nome cujo significado é entendido como dizer “Deus é juramento”, “meu Deus é abundância”.

Esse nome já é conhecido na Europa desde longa data, existindo Elisabeth, Elizabeth, as variantes inglesas desse nome, desde o século XIII. Ainda hoje esse nome é influente, principalmente por conta de Elizabeth II, a rainha da Inglaterra.

  • Federica

Surgindo como forma feminina italiana do nome Federico, passa a significar “rainha da paz”, “princesa da paz”, “a que governa com paz”, sendo necessário entender a origem de Federico.

Esse nome masculino vem do germânico Friedrich, Fridurih, composto por frid (“paz”) e por rich, reiks (“rei”, “príncipe”).

  • Flaminia

Este é um dos nomes italianos femininos considerados bem raros; a estimativa é que apenas pouco mais de três mil mulheres sejam assim chamadas. O seu significado é “sopro”, “espírito”.

Possui origem latina, a partir de flamens, termo entendido como “sopro”, “espírito”. É, ainda, nome mitológico, sendo Flaminia o nome dado à sacerdotisa que auxiliava o flâmine (nome do sacerdote responsável por conduzir cultos a deuses) nos sacrifícios.

  • Grimalda

É um belo nome que carrega melodia em sua sonoridade. Quanto à sua significação e, consequentemente, à sua origem, as informações são bem imprecisas. Alguns acreditam que se trate de nome de origem inglesa que significa “guerreira decidida”.

Pode estar ligado ao nome masculino Grimaldo que, possuindo origem germânica, quer dizer “aquele que administra com o elmo”, “aquele que governa com o elmo”, sentidos que no caso de Grimalda passariam a “aquela que administra com o elmo”, “aquela que governa com o elmo”.

Essa última hipótese pode ser considerada a mais provável, pois existe um sobrenome bastante comum na Itália, originário em Gênova, chamado Grimaldi, cujo significado é “pessoa que administra com a cabeça”, “poderoso com o capacete”.

Esse sobrenome tem provável origem em Grimwald. De todo, Grimalda é um nome feminino que por trás de sua leve sonoridade, há força em seu significado.

  • Giuseppina

É a forma italiana de Josefina, nome que surgiu na história como forma carinhosa para Josefa, por sua vez variante feminina de José. Giuseppina quer dizer “aquela que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”.

Sua origem é a mesma do nome José: surge no hebraico Yosef, cujo sentido é “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”.

Acredita-se que Josefa tenha surgido na Inglaterra com a grafia Josepha, sendo nome bastante comum no país durante o século XIX. Por influência do francês Josephine, teriam surgido as outras variantes.

  • Giusy

É um nome feminino não muito comum de ser encontrado. Destaca-se por sua bonita sonoridade. Não existem informações muito precisas sobre sua origem e significado.

Alguns estudiosos costumam apresentar como significado “fruto do amor”. Já outros estudiosos, acreditam que tenha surgido relacionado aos nomes Josef, Josefa, então vindo do hebraico yosef, palavra que significa “Deus multiplica”, “acréscimo do Senhor”.

Essa é a hipótese mais provável, fazendo com que Giusy seja entendido como “aquela que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”.

  • Ida

É nome capaz de ao mesmo tempo apresentar uma sonoridade forte e leve (por ser um nome curto). Tem como significado “da floresta”, “mulher trabalhadora”. São consideradas duas hipóteses para o seu surgimento.

Pode ter vindo de Íde, nome grego que surgiu do latim Ida e que significa “da floresta”. Pela segunda hipótese, surgiu do germânico idhja que, partindo do antigo nórdico idh, que significa “trabalhar”, fica com o significado de “mulher trabalhadora”.

A primeira hipótese costuma ser a mais difundida, principalmente pelo fato de que Ida é, na mitologia grega, o nome da ninfa que cuidou de Zeus quando pequeno.

  • Ornella

É nome de elegante sonoridade. Trata-se de um nome inventado por um escritor: o poeta e dramaturgo italiano Gabriele D’Annunzio (1863-1938) inventou o nome Ornella para um de seus romances, La figlia di Jorio, escrito em 1904.

Acredita-se que a base para a criação desse nome tenha sido ornello, como é denominada a floração do freixo, um tipo de árvore. Em italiano, freixo é inclusive chamado orno, fazendo com que algumas pesquisas sobre o significado do nome Ornella indique “pequeno freixo” como seu significado.

Ornella é considerado um nome muito bonito e relacionado a orçamentação, daí havendo quem diga que meninas que recebem esse nome tenham nascido para enfeitar o mundo e a vida.

  • Rosella

Significa “bela flor”, “tipo formoso”, “espécie formosa”. Surgindo como forma diminutiva em italiano para o nome Rosa, existem algumas possibilidades para sua origem.

Pode ter surgido a partir das palavras latinas rosa, rosae que, fazendo referência à flor rosa, fica com o significado de “bela flor”. É interessante lembrar que essa flor é vista como símbolo de perfeição, amor e beleza.

De acordo com a outra possibilidade, está ligado aos termos germânicos hrod, significando “fama”, e heid, significando “espécie”, “tipo”; daí o sentido de “tipo formoso”, “espécie formosa”. Nota: Na Itália, também são comuns as variantes Rosetta e Rosina.

  • Serena

Seu significado é praticamente equivalente ao próprio nome: “serena”, “tranquila”, “clara”. É um nome bastante comum na Itália, em países falantes da língua inglesa e até mesmo na Espanha (embora com a grafia Selena).

Existente também no Brasil, por aqui é considerado raro. Sua raiz está na palavra latina serenus, apresentando como significado “serena”, “tranquila”, “clara”.

  • Tiziana

Forma feminina do nome italiano Tiziano, quer dizer “honrada”, “aquela que recebeu um título de honra”.

Assim, possui a mesma raiz histórica que Tiziano: do nome romano Titanus, surgido de Titus, muito provavelmente ligado a titulus, vocábulo latino que tem como significado “título de honra”.

É, sem dúvida, um bonito nome que carrega a simbologia da honradez.

  • Vincenza

Seu significado é “aquela que vence”, “vencedora”, “conquistadora”. É a variante feminina de Vincenzo (nome que conhecemos como Vicente).

Surge do nome masculino latino Vincentius, cuja raiz é o verbo vincere que, em latim, significa “vencer”. Alguns estudiosos acreditam que possa estar relacionado a vincente, forma de vincere (“vencer”), verbo que que indica ação em curso, então significando “aquele ou aquela que está vencendo”.

Nota: Pode ser encontrado com a variante gráfica Vicenza.

Considerações Finais


Nomes italianos são quase música para os ouvidos, não? Melodia misturada com ricos significados. Quais dos nomes apresentados para você mais chamaram sua atenção? Será que trouxemos algum que você não conhecia?

Esperamos que você aproveite os comentários para compartilhar conosco o que você achou sobre nosso material.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos Italianos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.