O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra B


Escolher o nome do bebê costuma misturar a felicidade que o momento traz e um pouco de tensão. Afinal, muitos papais querem aquele nome que faz o coração bater mais forte, além de geralmente considerarem qual o nome combina com o sobrenome da família e qual o nome pode resultar apelidos bonitos.

Isso quando não são colocadas “dificuldades extras”, como fazer com que o nome do bebê combine com o nome dos pais e/ou do irmão, por exemplo.

Um pouco de ajuda nunca é demais, né? Por isso, preparamos algumas listas temáticas para você, como a nossa série de nomes bonitos e populares que começam com uma determinada letra. No presente texto, falaremos especificamente dos nomes masculinos que começam com a letra B.

Evidentemente, não queremos apresentar uma lista definitiva de opções, mas apenas alguns dos nomesque podem ser considerados bonitos e populares. Nossa lista está em ordem alfabética, não estando os nomes ranqueados por critério de popularidade.

Além disso, optamos por trazer uma grafia mais clássica desses nomes, evitando repetições de letras ou substituições, como aquelas geralmente feitas do i pelo y.

E aí, vamos conhecer essa lista super especial?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninos com a Letra B


nomes-com-a-letra-b-para-meninos

  • Barney

Quer dizer “filho do profeta”, “filho da consolação”, “filho da exortação”, “forte como um urso”. É comum na língua inglesa. Embora seja, na realidade, apelido de nomes como Bernard, também é possível encontrá-lo como nome próprio. Possui duas origens possíveis.

Pode ter vindo de Barnabé, originado do aramaico bar nabid, significando “filho do profeta”, “filho da consolação”, “filho da exortação”. A outra possibilidade é estar relacionado a Bernardo, nome originado a partir dos elementos germânicos ber (“urso”) e hart (“forte”).

Existem alguns personagens famosos com esse nome, como o dinossauro roxo Barney do programa infantil Barney e seus amigos, Barney de Os Flintstones e Barney Stinson, da série de comédia How I met your mother.  

  • Batista

Seu bonito significado é “o que batiza”, originado do grego Baptistas, por sua vez vindo de baptites, que significa “submergir”, “mergulhar”. É nome bíblico, partido de João Batista, conhecido por ter batizado Jesus Cristo no Rio Jordão. Nota: É um nome bastante popular em países católicos, muitas vezes antecedido por João, conforme o nome que consta na Bíblia.

  • Ben

Vários nomes surgiram inicialmente como apelidos e depois passaram a ser utilizados como nomes próprios. O nome Ben é um exemplo. Seu significado é literalmente “filho”. Para os estudiosos, vem do hebraico ben, que traz esse mesmo significado.

Destacamos que os hebraicos utilizavam esse termo como nome do meio, indicando a descendência a que pertence a uma pessoa. Isso pode ser visto no Antigo Testamento da Bíblia: o filho mais novo de Jacó e Raquel, Benjamin, é referido como bem-iamin ou bin-yamín.

Enquanto atores como Ben Affleck, Ben Stiller e Ben Barnes chamam-se, na realidade, Benjamin, os atores Ben Kingsley e Ben Foster de fato têm o nome Ben, mostrando a popularidade de Ben tanto como apelido quanto como o nome próprio.

O cantor Rubel tem uma música chamada “Ben”, o que inspirou muitas pessoas a cogitarem esse nome ou nomes cujos apelidos podem ser Ben por conta da beleza do que é cantado.

  • Benício

Popular nome que significa “abençoado”, “homem bom”, “aquele que vai bem”, “o que está sempre bem”. Acredita-se que sua origem esteja no termo latino benitius, formado por bene e ire, assim formando “o que vai bem”. Já outros estudiosos, afirmam que esse nome é variante espanhola do termo também latino vinicius (o mesmo que originou o nome Vinícius).

Assim, sua raiz é vinum, cujo significado literal é “vinho”, passando o nome a ser entendido como “aquele que é produz vinho”; essa hipótese é menos difundida. Muito da popularidade desse nome deve-se ao ator mexicano Benicio Del Toro e ao ator brasileiro Murilo Benício.

  • Benito

Nome que traz o significado de “abençoado”, “bendito”, “bento”. É mais popular na Itália, sendo a versão italiana de Benedito. Vem de benedictus, palavra latina derivada de benedico, entendido como “abençoado”, “proteção divina”, “louvado”. Esse nome era utilizado para pedir bênção e proteção divinas.

Aqui no Brasil, as variantes Bento e Benedito são mais comuns do que Benito.

  • Benjamin

Significa “filho do lado direito”, “o bem-amado”, “filho da felicidade”. Vem do hebraico Bem-iamin, Bin-yamín, com ben significando “filho” e yamin, “mão direita”. É importante frisar que ainda hoje o lado esquerdo costuma estar associado a algo negativo, enquanto o direito traz sentido positivo, daí vindo os significados de “filho da felicidade”, “o bem-amado”.

Esse é considerado um nome bíblico: no Antigo Testamento, esse é o nome do filho mais novo de Raquel e Jacó. Esse é o nome de Benjamin Franklin, importante jornalista, inventor e cientista nascido nos Estados Unidos em 1706, além de ser um dos principais líderes da Revolução Americana.

  • Bernard

É a forma inglesa de um nome muito conhecido por nós, Bernardo (falaremos dele a seguir). Significa “forte como um urso”, formado pelos elementos germânicos ber (“urso”) e hart (“forte”). Acredita-se que tenha sido introduzido na Inglaterra no período da conquista normanda.

É bastante popular em países onde se fala a língua inglesa. É o nome do escritor britânico Bernard Cornwell e do escritor irlandês Jorge Bernard Shaw.

  • Bernardo

Belo e forte nome cujo significado é “forte como um urso”, formado pelos termos germânicos ber (“urso”) e hart (“forte”). Assim, seu sentido foi estendido para “forte como um urso”, carregando atributos ligados à força desse animal. Foi adotado por judeus, substituindo o nome Baruch.

Surgiu em Portugal como Bernardim (Bernardim Ribeiro, nascido em 1482, foi um importante escritor e poeta renascentista), forma diminutiva de Bernardino. Muito de sua popularidade deve-se a São Bernardo de Claraval, nomeado como Doutor da Igreja Católica pelo papa Pio VIII.

Nota: Esse nome é responsável pela origem dos sobrenomes Bernardes e Bernardez, entendidos como “filho de Bernardo”.

  • Bill

Tem o significado de “protetor corajoso”, “o que deseja proteger”. É a forma diminutiva de William, nome inglês de origem germânica: formado por will (“desejo”, “vontade”) e helm (“proteção”).

O magnata Bill Gates e os atores Bill Murray e Bill Pullman chamam-se, na verdade, William. Já o ator sueco Bill Skarsgård de fato tem esse nome de batismo. Esses artistas mostram que o apelido Bill é constantemente usado pessoas que se chamam William, mas também pode aparecer como nome próprio.

  • Blair

Com poucos registros deste nome no Brasil, ele é bem popular em demais países, principalmente naqueles falantes da língua inglesa. Significa “pessoa originária da planície”, “habitante do campo”. Esse nome inglês surge de um sobrenome escocês, por sua vez originado do vocábulo gaélico blár (“planície”, “campo”).

Vale lembrar que muitos sobrenomes surgiram com o intuito de identificar de onde uma pessoa vinha ou onde morava.

Esse nome é bem interessante: é considerado unissex, podendo ser utilizada para meninos ou para meninas. Embora seja predominantemente masculino, ganhou certo destaque com a estilosa personagem e uma das protagonistas da série Gossip Girl, Blair Waldorf, levando muitas pessoas a associarem esse nome a meninas.

Segundo o Censo Demográfico, aqui no Brasil esse nome é predominantemente escolhido para meninos.

  • Bradley

Pode ser que este nome não soe muito popular para você, mas seu apelido Brad muito provavelmente soa familiar. Os atores Brad Pitt e Brad Garrett na verdade chamam-se Bradley, como o também ator Bradley Cooper.

É nome muito comum em países que falam a língua inglesa. Seu significado é “clareira larga”, tendo surgido inicialmente como sobrenome. Por conta desse significado, é comum que se diga que a pessoas com esse nome tendem a ser abertas para a vida.

  • Brandon

Este nome quer dizer “coberto de giestas” ou “príncipe”. A origem desse nome está nas palavras do inglês antigo brom (“giesta”) e dun (“monte”, “colina”), resultando no primeiro significado que apresentamos.

Possivelmente surgiu como modo de indicar pessoas que residiam ou que vinham de locais assim. Outra possibilidade é ser uma variante de Brendan, nome que partiu do irlandês Bréanainn, por sua vez derivado de uma palavra galesa que significa “príncipe”. Foi utilizado pela primeira vez como nome próprio por volta do século XIX.

De maneira geral, é popular em países onde se fala a língua inglesa, com especial destaque para os Estados Unidos, onde é muito mais popular. Nota: Giesta é o nome popular que se dá a uma espécie de planta arbustiva e com flores aromáticas e amarelas.

  • Breno

Belo e popular nome significando “chefe”, “líder”, “sopro criador”, “superior”, “nobre”. Sua origem é incerta, mas de acordo com alguns historiadores, na época da invasão gaulesa a Roma no século IV a.C., os chefes dos exércitos eram chamados de Brennus.

Influenciados, entenderam que esse nome indicava um título de liderança, de chefia, passando a ser assim utilizado por eles. Para alguns estudiosos, o nome pode estar ligado à ber, vocábulo que expressa as ideias de calor e sopro.

Para os gauleses, teria o sentido de “sopro criador”, assim refletindo ideia de superioridade. Outra possibilidade é ter origem celta, de bre, cujo significado é “monte”, “colina” e, por extensão, “alto”, “nobre”.

  • Brian

É considerado variante inglesa do nome que acabamos de ver (Breno). Logo, também apresenta como significados possíveis “colina”, “montanha”, “nobre”, “virtuoso”. Sua origem pode estar ligada ao povo celta.

Acredita-se que a primeira pessoa com esse nome tenha sido Brian Boru, um famoso guerreiro que se tornou rei da Irlanda, cujo grande feito teria sido liberar a Irlanda dos vikings provenientes da Dinamarca em 1014.

Na mitologia celta, Brian é o nobre e corajoso rapaz que ajuda a libertar Deò-ghrèine, a filha do Sol. É um nome bastante popular em diversos países e sua influência ao longo dos séculos é tão grande que mesmo aqui no Brasil é um nome comumente escolhido.

  • Bruce

Amantes de filmes certamente lembram de Bruce Willis e Bruce Lee quando leem este nome. Quer dizer “da floresta”, “aquele que tem origem ou que veio da floresta”. Seu significado, contudo, é considerado como incerto, embora seja dito com alto grau de certeza que sua origem é normanda.

Surge do francês antigo Brix, nome de uma cidade localizada na Normandia que chama atenção por sua floresta; daí o significado do nome Bruce estar relacionada a esse tipo de paisagem. Surgiu inicialmente como sobrenome, indicando pessoas vindas ou que residiam nesse lugar.

Sua grande fama entre os falantes de língua inglesa vem desde o século XIX.

  • Bruno

Quer dizer “marrom”, “castanho”, “bronzeado”, “moreno”. Esse nome tem dois possíveis origens: pode ter sua raiz no latim brunus ou no germânico brun; de todo modo, o significado literal é “marrom”, “moreno”, o que indica que muito provavelmente originou-se como forma de se referir a pessoas com essa cor de pele, cabelos ou olhos.

É nome encontrado na Inglaterra do século X na figura de São Bruno de Colônia, monge alemão fundador da Ordem dos Cartuxos. Também pode aparecer como sobrenome, caso do importante filósofo italiano Giordano Bruno, falecido em 1600, um dos primeiros pensadores que defendeu a teoria do heliocentrismo (o Sol como centro do universo).

No século XIX ganhou certa popularidade, muito provavelmente por influência da obra Sylvie e Bruno, publicada em 1889 por Lewis Carrol.

  • Bryce

Com o significado de “salpicado”, trata-se de um nome derivado de Bricius, possível forma latinizada para um nome gaulês que tem “salpicado” como significado. Acredita-se que tenha surgido como modo de se referir a alguém com muitos sinais ou com algum tipo de marca.

É um nome relativamente popular em países como França e Estados Unidos. É considerado nome unissex, sendo mais comum para meninos.

Mais nomes bonitos para Meninos com a Letra B e seus significados


lista-com-nomes-masculinos-comecando-com-b

  • Bahuan: “o que tem luz”. Alguns indicam como significado “aquele que tem boa memória”.
  • Baltasar: “salve a vida do rei”.
  • Balto: É comum que apareça com o significado de “Baal protege o rei”.
  • Bartolomeu: “filho de Tolmai”, filho do que suspende as águas”.
  • Baruc: “próspero”, “feliz”, “afortunado”, “bem-aventurado”, “abençoado”.
  • Barnabé: “filha do profeta”, “filho da consolação”, “filho da exortação”.
  • Basílio: “real”, “rei”.
  • Belarmino: “belo arminho”, “natural ou habitante da cidade de Arminum”, “natural ou habitante das proximidades do rio Arminus”.
  • Belisário: “arremessador de dardos”. Diz-se que pessoas com esse nome são discretas e observadoras. É o nome de um famoso general bizantino, herói da guerra.
  • Belmiro: “ilustre”, “afamado”.
  • Ben-Hur: “filho de Hur”.
  • Benedito: “abençoado”, “bendito”.
  • Bento: “abençoado”, “bendito”, “louvado”, “aquele de quem se fala bem”.
  • Bertoldo: “governador brilhante”, “governador ilustre”.
  • Bismarck: “limite do bispado”. Surgiu por influência do sobrenome Bismarck, especialmente na figura de Otto von Bismarck, importante estadista alemão do século XIX.
  • Boanerges: “filho do travão”.
  • Bono: “aquele que tem bom destino”.
  • Bóris: “combatente”, “lutador”, “guerreiro”.
  • Bráulio: “brilhante”, “radiante”.
  • Brendo: “espada”, “pequeno corvo”, “príncipe”, “chefe”.


Considerações Finais


O que você achou da nossa lista de nomes masculinos com a letra B? Algum deles chamou sua especial atenção?

Se você está sempre ligado nos nossos conteúdos, sabe que adoramos conhecer a opinião de vocês, então, é só aproveitar os comentários e contar o que você achou desses nomes, principalmente aquele que foi o seu favorito.

É a sua primeira vez por aqui? Nesse caso, convidamos você para acessar os demais materiais com listas de nomes que já preparamos para vocês. Seguem algumas sugestões:

Inspire-se o quanto quiser e não deixe de ficar de olho nas nossas próximas postagens.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra B possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.