O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra J

Pensando em conhecer alguns nomes para meninos que são iniciados pela letra J? Então, você não precisa procurar mais! O texto que você procura está aqui.

Bom, que existem muitos nomes não é novidade para ninguém. Também não é novidade que tem havido muita troca entre culturas, fazendo com que nomes mais característicos na Inglaterra, por exemplo, chamem a atenção dos papais e sejam escolhidos por aqui.

Isso só faz aumentar o número de possibilidades dos nomes a serem escolhidos, o que pode ser bom (no sentido de quanto mais possibilidade, melhor) quanto ligeiramente negativo (no sentido de que esse grande número de possibilidades aumenta a dúvida na hora de escolher um nome).

Pensando em ajudar nossos leitores a conhecerem o maior número possível de nomes e seus significados, temos preparado listas bem específicas sobre o assunto.

Então, que tal falarmos logo sobre aqueles nomes masculinos iniciados pela letra J e que podem ser considerados os mais bonitos e populares?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninos com a Letra J


nomes-masculinos-com-letra-j

  • Jackson

Apesar de originalmente ser um sobrenome, também é utilizado como nome próprio. Composto pelo vocábulo son, que em inglês quer dizer “filho”, Jackson tem como significado “filho de Jack”, com ampliação para “filho do homem agraciado por Deus”.

De origem inglesa, está relacionado a Jack, sendo este um apelido para John, nome que por sua vez corresponde a João. Durante o período medieval, influenciado pela cultura germânica, John era também conhecido como Jackin, vindo daí a relação entre John e Jack.

A raiz de John é o hebraico Yehokhanan, Iohanan, nomes formados por Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”), ficando assim com o significado de “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”.

  • Jacó

É nome que apresenta como significado “aquele que vem do calcanhar”. Sua origem está no hebraico Yaaqobh, por sua vez relacionado aos seguintes termos: iqbá (de origem aramaica), iqbu (de origem acadiana) e aqib (de origem árabe).

Todos esses termos significam “calcanhar”, ampliando o sentido desse nome para “aquele que vem do calcanhar”. Na Bíblia, esse é o nome de batismo de um personagem presente no Antigo Testamento, filho de Isaac e Rebeca; posteriormente, por ordem de Deus, Jacó passou a ser chamado de Israel, pai dos 12 fundadores das 12 tribos de Israel.

Sua variante inglesa, Jacob, é utilizada na Inglaterra desde a Idade Média. É importante destacar que para demais estudiosos, esse nome também pode estar relacionado a Ya’aqov’el, nome que significa “que Deus a proteja”, embora essa possibilidade seja bem menos difundida.

  • Jaime

Nome bastante popular em diversas culturas e que significa “aquele que vem do calcanhar”. Surgiu do espanhol antigo, grafado Jayme. Compartilha com Jacó a mesma origem e o mesmo significado: surge do hebraico Yaaqobh, que está relacionado às palavras iqbá (aramaica), iqbu (acadiana) e aqib (árabe), todas com o significado de “calcanhar”.

Era comum que esse nome fosse dado ao gêmeo nascido por último, inspirado na passagem bíblica do nascimento dos gêmeos Esaú e Jacó, em que se conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão.

Além dessa história, a popularidade desse nome deve-se ao fato de ter sido utilizado por membros de diferentes realezas, como a inglesa, a escocesa e a irlandesa, com especial destaque para Jaime VI da Escócia e Jaime I da Inglaterra – originalmente, James VI e James I, respectivamente.

  • Jair

O significado deste nome é “ele brilha”, “ele resplandece”, “ele ilumina”. Possui origem hebraica, vindo de Ya’ir, Iair, nome que apresenta significado de “iluminado por Deus”. Na Bíblia, Jair é um dos juízes do povo de Israel. É nome considerado muito comum também dentre aquelas pessoas com descendência hebraica ou islâmica.

  • Jairo

Tem como significado “aquele que Deus desperta”, “o iluminado”, também sendo dado a esse nome os significados de “ele ilumina” e “ele levanta”. Esse nome é considerado variante grega de Jair, este nome hebraico vindo de Iair, Ya’ir, que tem os significados listados.

Na Bíblia, precisamente no Novo Testamento, Jesus ressuscita a filha de Jairo.

  • James

Este nome é a forma inglesa de Jacó, do qual já falamos, assim significando “aquele que vem do calcanhar”. Sua origem está em Yaaqobh, nome hebraico que está ligado as palavras iqbá (aramaico), aqib (árabe) e iqbu (acadiano), todas elas trazendo como significado “calcanhar”.

Além dessas palavras, seu significado está ligado a uma história bíblica. No Antigo Testamento, Isaac e Rebeca têm filhos gêmeos, Esaú e Jacó (que, como vimos, corresponde ao nome inglês James). Quando nasceram, Jacó estava agarrado ao calcanhar de Esaú, daí vindo o significado de “aquele que vem do calcanhar”.

O nome James é bastante utilizado na Inglaterra desde o século XIII, tornando-se particularmente mais comum na Escócia, lá tendo sido utilizado por diversos reis. Sua popularidade foi especialmente alta durante o século XVII por influência da figura do rei escocês James VI.

  • Jamil

É nome de origem árabe do qual pouco se sabe sobre sua raiz, apenas sendo difundido que seu significado é “formoso”, “belo”, sendo assim nome ligado a elegância. Aparece algumas vezes no Alcorão (escrita sagrada da religião islâmica), sempre trazendo sentido dê beleza e elegância.

O nome Jamal é considerado uma de suas variantes.

  • Jânio

Quer dizer “pertencente a Jano”, “de Jano”, “da natureza do dia” e, ainda, “do Sol”. É nome cuja origem deriva do nome Jano, este vindo do latim Janus, forma primitiva de outro nome, Dianus, cujo significado é “dia”, “Sol”.

Na mitologia romana, Jano é o nome do deus considerado a divindade do Sol, do dia e, ainda, porteiro do Céu.

  • Jaques

É mais um nome relacionados a Jacó, assim apresentando como significado “aquele que vem do calcanhar”. No caso, estamos falando da variante francesa para esse nome que, embora devesse apresentar a grafia Jacques, aqui no Brasil é possível encontrá-lo sem a letra c.

Sendo assim, sua origem também está relacionada às palavras iqbá (aramaico), aqib (árabe) e iqbu (acadiano) que originaram o nome hebraico Yaaqobh, do qual surgiu o nome Jacó e suas variantes, como Jacques, Jaques.

Vale lembrar que no Antigo Testamento da Bíblia é contada a história do nascimento dos irmãos Esaú e Jacó, chamando a atenção o fato de que Jacó nasceu segurando a calcanhar do irmão, daí o significado “aquele que vem do calcanhar.

  • Jean

Com os significados de “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa” e, também, “Deus é cheio de graça”, é outro nome francês. É a versão em língua francesa para o nome João, este vindo do hebraico Iohanan, composto por Yah (“Jeová”, “Deus”, “Javé”) e por hannah (“graça”).

A partir do significado dessas palavras, chegou-se à interpretação apresentada para o nome Jean. Esse nome e suas demais variantes, como Johann (na língua alemã) e John (na língua inglesa) seguem populares através dos séculos, encantando por sua sonoridade e significado de aproximação com o divino.

De acordo com estudiosos, é um dos nomes judeus mais populares desde os tempos da Antiguidade, tendo pelo menos uma variante em diversas línguas existentes até hoje.

  • Jeferson

É outro nome próprio que originalmente surgiu como sobrenome. Significa “filho de Joffrey”, “filho de Jofre”, como bem indica a presença de son (“filho”, em inglês) ou, ainda, “filho daquele que pacífica ou que restabelece a paz”.

O nome Joffrey, Jofre surgiu a partir do germânico Galfridus, Gaufridus, Goisfridus, no qual são identificados os termos gewi, geuvwes, gou, gau (“distrito”, “região”) e fridus (“paz”), assim ficando com o significado de “aquele que pacifica ou que restabelece a paz”.

Por conta disso, entende-se que esse nome carrega as ideias de paz e de harmonia. Como nome próprio, foi muito comum na Inglaterra no período entre os séculos XII e XV.

Nota: Também é comum encontrar esse nome com ff, escrito Jefferson. Essa é a grafia inglesa e comum de ser vista aqui no Brasil.

  • Jeremias

É nome dotado de grande força religiosa, tendo como significado “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”. Vem do nome hebraico Yirmeyahu, que por sua vez pode ter sua origem relacionada a duas palavras.

Pode ter surgido de Yarimyah, significando “o Senhor exalta”, “Jeová exalta” ou a partir de Yarum-yah, com o significado de “o Senhor é exaltado”, “Jeová é exaltado”. Além do significado que remete à religiosidade, no Antigo Testamento bíblico aparece Jeremias, um dos grandes profetas daquela época e autor do livro das Lamentações.

  • Jesus

Este é sem dúvida um dos nomes mais dotados de religiosidade conhecidos em todo o mundo, mesmo por aqueles que não adotam nenhum tipo de religião. Significa “Javé é salvação”, “Jeová é salvação”. Trata-se da versão em português para Ieosous, este um nome grego adaptado do aramaico Yeshu’a.

Jesus Cristo é a figura central no Novo Testamento da Bíblia e grande inspiração na fé cristã. A Bíblia conta que Jesus é o filho de Deus enviado ao mundo dos homens.

  • João

É nome bastante clássico e querido pelos papais tanto pelo seu significado quanto pela pluralidade de nomes compostos a partir de João, como João Pedro, João Marcelo, João Paulo e outros mais. Seu significado é “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”, “graça e misericórdia de Deus”, “agraciado por Deus”.

A origem desse nome é encontrada no nome hebraico Iohanan, Yehokhanan, no qual identificamos os termos Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”). É nome judeu popular desde os tempos da Antiguidade.

Boa parte de sua popularidade deve-se à existência de duas personagens bíblicas: João Batista, responsável por batizar Jesus e considerado precursor de Jesus Cristo dentre os cristãos ortodoxos, e o apóstolo João, um dos 12 apóstolos de Jesus, que também é chamado de São João Evangelista.

  • Joaquim

Seu significado é “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”. Sua origem é hebraica, tendo surgido a partir de Jehoiachim que, formado por Yahweh (“Jeová”, “Deus”) e por quwm (“estabelecer”) quer dizer “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”.

Boa parte da popularidade deste nome vem da Bíblia, sendo Joaquim um dos reis de Judá, além de alguns teólogos afirmarem que o nome do pai da Virgem Maria era Joaquim, apresentado em forma primitiva como Eli, Heli, surgidos como diminutivo da variante hebraica Eliaquim.

  • Jonas

De origem hebraica, significa “pombo”. Esse nome surgiu de Yonah, cujo significado é “pomba”. É considerado por muitas pessoas como nome com traço de religiosidade, uma vez que a pomba simboliza o Espírito Santo de Deus.

Na Europa, esse nome passou a ser empregado com mais frequência a partir do século XV, passada a Reforma Protestante.

Ainda, é considerado nome bíblico, pois existe o livro de Jonas, no qual se conta a história do profeta que foi engolido por um peixe gigante e cuspido, ainda com vida, três dias depois.

  • Jonathan

É, sem dúvida, um nome bastante popular. Apresenta o bonito significado de “dado por Deus”, “dádiva do Senhor” e, também, pode significar “amizade inabalável”.

Trata-se de nome inglês, sendo a versão neste idioma para o nome Jonatas, este de origem hebraica: de Jehonathan, significando “dado por Deus”, “dádiva do Senhor”, formado a partir de Yo (“o Senhor”) e nathán (“ele deu”).

Por conta desse significado, era costume que esse nome fosse escolhido para aquele filho que era muito desejado, consagrando-o a Deus.

É um nome bíblico, ligado ao seu segundo significado possível. Na Bíblia, Jonathan era amigo íntimo de Davi, por isso estando o nome Jonathan associado a “amizade inabalável”.

De acordo com a história contada, Jonathan era filho de Saul, que por invejar Davi, queria matá-lo; Jonathan prometeu proteger o amigo Davi de Saul., seu próprio pai.

Nota: Apesar de também ser comum encontrar o nome Jonatas, é muito mais frequente utilização da variante inglesa. E ainda que as regras de acentuação indicarem que Jonatas deva ser escrito Jônatas, é bem raro encontrá-lo dessa forma.

  • Jordan

Nome que quer dizer “aquele que desce”, “o que corre”, sendo nome de origem hebraica, surgido a partir de Iarden, cujo significado é “aquele que desce”, “o que corre”.

É nome que se refere ao curso de um rio, valendo destacar que o rio Jordão é um dos mais importantes do Oriente Médio, havendo vários relatos bíblicos sobre ele, inclusive tendo sido lá que Jesus Cristo foi batizado.

A grafia Jordan é considerada francesa, inglesa e alemã e Jordão, embora menos comum aqui no Brasil, variante em língua portuguesa.

  • Jorge

É nome grego que traz como significado “agricultor”, “aquele que trabalha a terra”. Sua origem é Geórgios, nome grego surgido de georgós, no qual se identificam os vocábulos ge, “terra”, e érghon, “trabalho”, assim indicando aquele cujo ofício envolve terra.

Esse nome é popular por conta do rei inglês Jorge I (no original inglês, George). Também não tem popularidade por conta de São Jorge, mundialmente conhecido por, segundo sua lenda, ter derrotado o dragão em luta, passando a ser homenageado por sua resistência e bravura.

  • José

Nome que tem como significado “Deus acrescenta”, “aquele que multiplica”, “Deus multiplica”, “acréscimo de Deus”. Surgiu do hebraico Yosef que, como referência a Deus, significa “Ele acrescentará”. Esse nome foi bastante comum entre os judeus durante o período da Idade Média e, curiosamente, pouco popular dentre os cristãos.

Sua popularidade aumentou apenas no final da Idade Média, resultado da veneração a São José, consagrado santo em 1870 pelo papa Pio IX.

A popularidade desse nome também está relacionada à existência de três personagens bíblicos: José do Egito (no Antigo Testamento), José de Nazaré (pai de Jesus, posteriormente chamado de São José, cuja história contada no Novo Testamento) e José de Arimateia (um dos discípulos de Jesus Cristo que aparecem no Novo Testamento).

Em língua inglesa, sua variante Joseph passou a ser comum após a Reforma Protestante.

  • Joshua

Não é tão comum aqui no Brasil. Significa “Deus é a salvação”, “Deus é auxílio”. Trata-se da a variante inglesa para o próximo nome da qual falaremos, Josué. Originou-se do hebraico Yehoshu’a, que significa precisamente “Deus é salvação”.

Como você deve ter percebido, possui o mesmo significado que o nome Jesus. Passou a ser mais utilizada na Inglaterra após a Reforma Protestante.

  • Josué 

Nome que apresenta como significado “Deus é a salvação”, “Jeová é salvação”, “Deus é auxílio”. Como adiantamos no nome anterior, possui origem no hebraico Yehoshu’a, havendo quem também acredite que possa ter vindo de Yesua.

De todo modo, nomes cujos significados vêm a ser “Deus é a salvação”. De acordo com os estudiosos, Jesus é a forma aramaica de Josué, daí esses dois nomes terem o mesmo significado e serem vistos como nomes que trazem aproximação com o divino.

Além disso, também é um nome popular por ser nome de um personagem bíblico. No Antigo Testamento, Josué é um dos 12 espiões que Moisés enviou até Canaã.

  • Juan

Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”, vindo a ser a variante espanhola para João. Logo, tem sua origem no hebraico Iohanan, Yehohanan, compostos por Yah (“Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

João e suas variantes são nomes populares em todo o mundo, principalmente por influência da Bíblia: o evangelho de João e a figura de João Batista, o pregador que batizou Jesus.

Quanto ao nome Juan, em específico, sua fama está relacionada ao famoso personagem da literatura espanhola Don Juan, criado pelo poeta Fray Gabriel Téllez (1583-1648), e pelo rei Juan Carlos I da Espanha.

  • Juliano

É nome bem popular que significa “da natureza do que é jovem”, “aquele que parece ser jovem”, sendo considerado uma variante do nome que veremos a seguir: Júlio.

Assim, sua raiz está no nome latino Julius, formado a partir da palavra grega ioulos, que significa “macio”, “felpudo”, fazendo referência às barbas dos jovens rapazes, daí vindo o sentido de “jovialidade”, “juventude” atribuído a esse nome.

Todavia, para demais estudiosos existe a possibilidade de esse nome ter surgido do latim Julianus, nome que apresenta como significado “aquele que tem cabelos negros”; de todo modo, também indicando juventude.

Segundo documentos, o nome Juliano foi utilizado pela primeira vez no século XIII na Inglaterra.

  • Júlio

Significando “fofo”, “macio”, “jovem”, “cheio de juventude” e, ainda, “filho de Júpiter”, é nome com raiz de grega. Surgiu do latim Julius, vindo do grego ioulos, palavra que como vimos acima, referia-se à barba dos rapazes, daí ser nome cujo significado estaria relacionado a jovialidade.

Boa parte da popularidade desse nome está relacionada à figura de Júlio César, um dos mais conhecidos e importantes imperadores romanos. Para demais estudiosos, esse nome teria surgido como referência a Júpiter, conhecido como o Deus de todos os deuses na mitologia romana.

  • Jurandir

O significado deste nome é muito bonito e remete à cultura indígena brasileira. Com origem tupi, significa “boca melíflua”, “aquele que fala palavras doces”. Vem da palavra jurandira¸ composta por jura (“boca”) e por ndieira (“abelha de mel”).

Muitas pessoas não sabem, mas na realidade esse nome é uma criação literária. O romancista brasileiro José de Alencar (1829-1877) criou o nome Jurandir para uma de suas personagens em Ubirajara, um de seus romances.

  • Juvenal

O significado deste nome é “mocidade”, “juventude”. Sua origem é encontrada no latim juvenalis, cujo significado é “da juventude”, “mocidade”. Aqui no Brasil, é considerado um nome bastante popular. Também pode ser encontrado em demais países, como na Espanha.

É nome que por conta de seu significado carrega ideia de jovialidade.

Mais Nomes Bonitos para Meninos com a Letra J e seus Significados


lista-de-nomes-para-meninos-com-j

  • Jáder: “perda preciosa”, “perda do flanco”.
  • Jadson: “filho de Jack”, “filho de Jacó”, também sendo entendido como “o filho daquele que veio do calcanhar”.
  • Januário: “consagrado a Jano”, “consagrado ao mês de janeiro. Na mitologia romana, Jano é o deus das mudanças e das transições.
  • Jarbas: “aquele que Baal fez nobre”, “o nobre do deus”. Vale destacar que Baal é um deus adorado por algumas comunidades durante a Antiguidade.
  • Jardel: “joio”.
  • Jason: “aquele que cura”, “Deus é auxílio”, “Jeová é a salvação”.
  • Javé: “eu sou quem sou”, “aquele que traz à existência tudo que existe”, “Deus”.
  • Javier: “casa nova”. É variante espanhola do nome que conhecemos como Xavier.
  • Jetro: “superioridade”, “excelência”.
  • Jim: Surgido como diminutivo de James, quer dizer “aquele que vem do calcanhar”.
  • Joel: “o Senhor é Deus”, “o Jeová é Deus”.
  • Josh: “Deus é a salvação”, “Jeová é auxílio”. Surge como forma encurtada de Joshua, variante inglesa de Josué.
  • Josias: “o Senhor traz a salvação”, “que Deus salva”, “Jeová cura”.
  • Josiel: Considerado uma invenção Brasileira a partir da uniam dos nomes José e Gabriel, é entendido com o significado de “homem forte de Deus que acrescentará”.
  • Júnio: “jovem”.
  • Juscelino: “de origem goda”, em referência aos godos, povos da antiga Germânia.
  • Justino: “justo”, “relativo a justo”.

Considerações Finais


Bom, esses foram os nomes masculinos que começam pela letra J que foram listados como os mais bonitos e populares. É claro que o intuito da nossa lista é apenas dar uma boa noção dos nomes que podem ser classificados dessa forma.

Isso significa que muito provavelmente você ou outro leitor pode ter sentido falta de algum nome ou ao longo da leitura, ter percebido que determinado nome também poderia ter aparecido por aqui.

Então, que tal aproveitar os comentários e compartilhar conosco tudo o que você achou sobre essa lista? E se foi o caso, não deixe de indicar de qual nome você sentiu falta.

Adoramos conhecer um pouco a opinião dos nossos leitores. Ah! E não deixe de ficar de olho nos demais textos do tipo que ainda aparecerão por aqui.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra J possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.