O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra L

Buscar significados de nomes é algo que desperta a curiosidade de muitas pessoas. E os motivos costumam ser os mais variados possíveis.

Algumas pessoas simplesmente gostam de conhecer nomes e entender um pouco sobre como surgiram. Já outras, são motivadas pela busca do significado de seus próprios nomes.

E, como não é de se estranhar, existem pessoas que buscam pelos significados de nomes antes de escolher aquele ou aqueles que seu filho ou filha terá.

Bom, essa fase de busca nem sempre é tranquila. É que existem muitas opções de nomes disponíveis e eventualmente isso pode acabar estressando a pessoa. Claro que não queremos isso, né?

Na tentativa de aproximar nossos leitores de nomes e seus significados de uma forma um pouco mais simplificada, aqui no nosso site constantemente fazemos listas temáticas. É uma forma de restringir os nomes que você buscará.

Por exemplo, neste texto falaremos exclusivamente de nomes masculinos que começam pela letra L e que são considerados hoje mais bonitos e populares.

Mas é claro que nossa lista não vai dar conta de todos os nomes existentes que se enquadram nesta categoria, viu? É apenas um recorte de nomes, possivelmente você pensará em alguns outros.

Que tal descobrirmos juntos os nomes que podem ser enquadrados como nomes masculinos com a letra L?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninos com a Letra L


nomes-masculinos-com-letra-l

  • Lauro

Nome que tem como significado “loureiro”, “vitorioso”, “triunfador”. Tem sua origem no nome latino Laurus, derivado da palavra laurus, que tem como significado “loureiro”, “louro”. Vale destacar que durante a Antiguidade, as folhas de louro simbolizavam vitória, glória e imortalidade, tanto que aos vencedores dos Jogos Olímpicos eram entregues coroas feitas de louros.

Assim, é considerado um nome que transmite triunfo.

  • Lázaro

Seu significado é “Deus socorreu”, “Deus ajudou”. Possui origem grega, vindo de Eleázaros, similar a Eleazar, nome que apresenta raiz no hebraico Elazar, este formado a partir de El, que significa “Deus”, e de ézer, que significa “socorro”.

A grande difusão e fama do nome Lázaro está ligada à Bíblia, havendo dois personagens assim nomeados: Lázaro, o irmão de Maria e de Marta que Jesus Cristo ressuscitou e Lázaro, o mendigo leproso cuja história está na parábola O rico e o Lázaro.

Por conta dessa parábola, durante a Idade Média as pessoas relacionavam a doença a esse nome, fazendo com que Lázaro fosse bem raro. Mas a partir do século XVII, ganhou popularidade e passou a ser bem comum de ser encontrada em diversos países.

  • Leandro

Forte nome que apresenta duas possibilidades de significado: “homem leão” e “homem dócil”. De origem grega, admitem-se duas possíveis origens, uma delas vindo de Leíandros, composto por léon (“leão”) e andrós (“homem”).

Para a segunda possibilidade, diz-se ter vindo dos seguintes vocábulos gregos: leîos (“dócil”) e andrós (“homem”). Vale destacar que a segunda possibilidade é a mais similar ao seu nome originário, Leíandros, embora o primeiro significado seja o mais difundido.

Pode ser considerado um nome mitológico, pois na mitologia grega, Leandro é um jovem que se apaixona por Hero, uma das sacerdotisas da deusa Afrodite. Além de popular no Brasil, também é encontrado em Portugal, Itália e países onde a língua espanhola é falada.

  • Lenon

Bastante conhecido por conta do cantor John Lennon, o emprego de Lenon como primeiro nome é bastante comum. Seu significado é “descendente do amante”. Sua origem é irlandesa. Lenon é a forma anglicizada do sobrenome irlandês Ó Leannáin.

Entendido como descendência pela presença de Ó, que desempenha tal papel, assim é interpretado como “descendente de Leannán”. Leannán é entendido com o significado de “amante”, fazendo com que Lenon (assim como Lennon, sua forma original) queira dizer “descendente do amante”.

  • Leon

Como o próprio nome já parece indicar, significa “leão”, podendo ter o seu sentido ampliado para “valente como um leão”. Bastante comum no período medieval especialmente dentre os judeus ingleses, sua origem é grega, vindo de léon, palavra que significa “leão”.

Muito provavelmente, surgiu como apelido dado a homens que possuíam algum traço de personalidade que os aproximassem do animal leão, como extrema coragem e valentia.

Alguns estudiosos entendem que possa ter surgido como forma diminutiva de Leonardo, nome que, como veremos abaixo, possui origem germânica: de Leonhard (“ousado como um leilão”, “Valente como um leão”).

  • Leonardo

Nome que tem seu significado entendido como “valente como um leão”, “ousado como um leão”, “forte como um leão”. É nome bem popular e que possui origens germânicas: partiu de Leonhard, nome composto por levon (“leão”) e por hardu (“valente”, “ousado”, “corajoso”).

Não é difícil imaginar que esse nome tenha surgido como elogio à personalidade que alguém tinha e semelhante às características que o leão (chamado de “rei da selva”) possui, como força e coragem.

Durante o período do Renascimento, esse nome foi muito conhecido especialmente na Itália por conta do importante pintor e inventor Leonardo da Vinci (1452-1519).

  • Leonel  

É nome cuja origem está relacionada aos nomes que acabamos de ver, significando “leão”, “valente como um leão”. Acredita-se que tenha surgido a partir do italiano Leonello, nome por sua vez diminutivo de Leon.

Assim, a raiz de seu nome está no grego léon, que significa “leão”. Como o nome Leon é entendido por alguns estudiosos como originário de Leonardo, vindo do germânico Leonhard e significando “valente como um leão”, também há a possibilidade de Leonel ter esse significado.

  • Leopoldo

É considerado um nome clássico, tendo sido mais popular no passado do que é hoje em dia. Significa “ousado para o povo”, “ousado em favor do povo”. Surgiu do nome germânico Luitpald, resultado da combinação dos termos liut, leudi (“povo”) e bald, pold (“ousado”, “valente”).

Ao longo das transformações desse nome até chegar na forma Leopoldo, a primeira parte dele passou a estar relacionada à palavra latina leo que, significando “leão”, reforça o sentido de valentia carregado por Leopoldo.

Sua forma em língua inglesa Leopold foi especialmente popular durante o século XIX por ter sido o nome de um rei belga.

  • Levi

Dotado de bonita sonoridade, seu significado é “ligado”, “unido”, “vinculado a algo ou a alguém”. É nome originado do hebraico Lewi, cuja significação é “ligado”, “unido”, “vinculado a”.

É nome facilmente considerado relacionado a religiosidade, pois de acordo com a Torá (o livro sagrado do judaísmo), Levi teria vindo de yillaweh, termo que quer dizer “ele vai se juntar”, referindo-se à união de Jacó e Lia.

Ainda que considerada uma hipótese bem fraca em relação a essa primeira, alguns estudiosos dizem que esse nome pode ter surgido partir da palavra Iawi’u e, então, seu significado seria “sacerdote”.

Também está presente na Bíblia: Levi é o nome que Mateus tinha antes de se tornar apóstolo de Jesus Cristo, assim reforçando sua carga religiosa.

  • Liam

Mais comum em países falantes da língua inglesa, seu significado é “protetor corajoso”, “aquele cuja vontade é proteger”. É considerado pelos estudiosos uma variação de William, provavelmente surgindo como diminutivo irlandês para esse nome.

William é nome inglês de origem germânica: surge a partir de Willahelm, informado por wil (“desejo”, “vontade”) e helm (“proteção”). É nome comum de ser encontrado em países como Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra.

  • Lincoln

Apresenta o significado de “colônia a beira do lago”, “colônia a beira da piscina”. Originalmente empregado como sobrenome, originou-se do latim Lindum Colonia, cujas raízes estão nas palavras latinas lindo (“lago”, “piscina”) e colonia (“colônia”).

A forma Lincoln era o nome de uma cidade inglesa, fazendo com que possivelmente esse sobrenome tenha surgido indicando pessoas vindas ou residentes desse lugar.

Como sobrenome, ficou particularmente famoso por conta de Abraham Lincoln (1809-1865), o 16º presidente Estados Unidos conhecido defender a emancipação dos escravos e considerado um dos inspiradores da democracia moderna.

  • Linus

Com leve sonoridade, é mais popular em países nórdicos e naqueles falantes da língua inglesa. Significa “da lagoa”, “linho” ou, ainda, “a corda de instrumento musical”.

Uma possível origem é ter vindo do grego Línos, nome coumente entendido com a significação de “linho”, “a corda”, “a corda de instrumento musical”. Também é possível que tenha vindo do latim Linus, a partir da palavra grega limme, cujo significado é “da lagoa”.

  • Lorenzo

Variante italiana e espanhola de Lourenço, seu significado é “natural de Laurento”, “habitante de Laurento”. Trata-se de nome surgido do latim Laurentius, este correspondente a Laurento, nome de uma antiga cidade italiana perto do mar de Tirreno, atualmente chamada de Paterno.

Isso mostra que Lorenzo teria surgido como a forma de indicar pessoas nascidas ou vindas dessa região. Vale destacar que o nome da cidade de Laurentis pode estar ligada à palavra latina laurus, que significa “louro”, cujas folhas são associadas a sorte.

  • Luan

O significado deste nome pode ser entendido como “leão”, “poderoso como um leão”, “ele protege e é justo”, “guerreiro”, “relativo a Lua”, “filho da Lua”, havendo mais de uma possibilidade para a sua origem.

Pode ser que sua origem seja albanesa, daí o significado de leão e o fato de carregar a simbologia deste animal, como poder e proteção. Para outros estudiosos, sua origem é celta, apresentando o significado de “guerreiro”.

Ainda, é possível que tenha surgido como variante do nome Luna, que veio do latim luna, cujo significado é “Lua”. Daí Luan ser entendido com o significado ampliado de “relativo a Lua”, “filho da Lua”.

  • Luca

É a variante italiana para o nome do qual falaremos a seguir (Lucas). Costuma encantar por conta de sua sonoridade simples. Seu significado é “vindo da Lucânia”, “luminoso”, “brilhante”, havendo quem amplie seu sentido para “aquele que traz luz”.

Compartilha com Lucas a mesma origem grega: de Loukás, nome dado àqueles vindos da cidade de Lucânia (em grego, Loukanós). Ainda, possui relação com luz e luminosidade, já que Loukanós é formado a partir de lyke, luk, luc, palavras que tem significado ligado a “luz”, “luminosidade”.

  • Lucas

Possui como significados “aquele que vem da Lucânia”, “lucano”, luminoso”, “iluminado”. Sua origem é grega, vindo de Loukás, nome que era dado às pessoas vindas de Loukanós, nome grego da cidade Lucânia.

Assim, é nome relacionado a origem geográfica. Mas também pode ser entendido de outra forma, já que a raiz de Loukás, Loukanós está em lyke, luc, luk, palavras que originaram lux, vocábulo latino que significa “luz”, daí sendo possível entender Lucas como nome ligado a “luminosidade”.

Desde o século XII, esse nome existe na Inglaterra, porém com as formas Luke e Luka. É nome popular em diversos idiomas, pois é o nome de um importante personagem bíblico, autor do terceiro evangelho, o Evangelho de Lucas, presente no Novo Testamento.

  • Luciano

É nome cujo significado é “ligado a Lúcio”, “pertencente a Lúcio”, “da natureza do luminoso”, “nascido na luz”, havendo mais de uma forma de entender o significado deste nome. Surgiu do nome latino Lucianus, nome de uma antiga família romana, e cujo sentido é “de Lúcio”, nome do qual partiu Luciano.

Lúcio, por sua vez, vem do latim Lucius, tendo raiz em lyke, luc, luk, as mesmas palavras que originaram lux, que em latim significa “luz”, aí estando os significados que remetem a luminosidade.

Ainda, de acordo com alguns estudiosos, Luciano também pode ter surgido a partir do grego Loukás, nome que também tem sua raiz em lux (“luz”).

  • Lúcio

Seu significado é entendido como “qual o luminoso”, originado do nome latino Lucius, este originado das palavras lyke, luc, luk. Essas palavras são responsáveis pela origem de lux, que em latim significa “luz” e, por extensão, “luminoso”.

Para os estudiosos, é possível que esse nome também seja entendido como “nascido com a manhã” ou “pertencente à aurora”.

Diz-se que era comum que meninos nascidos nas primeiras horas do dia recebessem tal nome, enfatizando que esse também é um significado a ser considerado.

  • Luigi  

É a variante italiana de Luís, com ele compartilhando o significado de “guerreiro famoso”, “guerreiro ilustre”, “famoso na guerra”. Assim, é preciso entender a origem de Luís. Partiu do germânico Chlodovech, resultado da reunião de hlot, hlut (“famoso”, “ilustre”, “célebre”) e wig (“guerreiro”).

Posteriormente, resultou no também germânico Ludwig, do qual surgiram variantes como Louis (francês) e Luigi. Apesar de sempre ter sido um nome bem popular na Itália, ganhou fama mundial na década de 80, sendo Luigi uma das personagens do jogo de videogame “Super Mario Bross”.

  • Luís

Como você bem deve identificar, é semelhante ao nome que acabamos de ver, também tendo como significado “guerreiro famoso”, “guerreiro ilustre”, “famoso na guerra”. A raiz desse nome é germânica, inicialmente surgindo como Chlodovech, a partir da junção de hlot, hlut (“famoso”, “ilustre”, “célebre”) e wig (“guerreiro”).

Esse nome foi transformado no germânico Ludwig (até hoje utilizado), que levou ao nome em latim Ludovicus, daí surgindo Luís. É nome com variantes em diversas culturas. Boa parte da popularidade desse nome está relacionada à realeza francesa, tendo muitos de seus membros assim chamados (no original francês, Louis).

O mais famoso é Luís XIV, que se autointitulou Rei Sol.

  • Luther

É nome de forte sonoridade e bastante popular em demais culturas. Significa “guerreiro glorioso”, “guerreiro famoso”, “guerreiros do povo”. Os estudiosos não chegaram a um consenso sobre sua origem, havendo quem diga que esse nome germânico surgiu a partir de Hlodohari.

Resultado da junção de hlod (“glória”, “fama”) com heri (“exército”), teria sido nome que também resultou em Lotário. Já para outros estudiosos, seria nome formado a partir de liut (“povo”) e heri (“exército”).

De todo modo, um nome de origem germânica. Tornou-se particularmente famoso em todo o mundo por conta do ativista e político estadunidense Martin Luther King Jr. (1929-1968).

Mais Nomes Masculinos com a Letra L e seus Significados


lista-de-nomes-para-meninos-com-l

  • Laércio: “natural de Laerte”, “levantador de pedras”.
  • Laerte: “levantador de pedras”.
  • Lameque: “que fica abaixo”, “pobre”.
  • Lancelot: “terra”, “lança”.
  • Larry: “coroado de louros”.
  • Laurindo: “triunfante e belo”, “belo loureiro”.
  • Lenilson: “filho da pequena reluzente”, “filho da pequena resplandecente”, “leão combatente”, “o prêmio conquistado na batalha”, “filho da pequena reluzente e do campeão”. Existem algumas possibilidades para a origem desse nome, impactando em seu significado.
  • Leo: Surgindo como forma reduzida de nomes como Leonardo, significa “leão”, “Valente como um leão”, “forte como um leão”.
  • Leônidas: “que tem a aparência de um leão”.
  • Leroy: “o rei”.
  • Lineu: Com origem bem pouco difundida, carecendo de informações, costuma-se atribuir o significado de “lindo” a esse nome.
  • Lino: “da lagoa”, “linho”, “corda de instrumento musical”.
  • Logan: “pequeno espaço oco”, “pequeno espaço vazio”.
  • Lorran: “aquele que pertence ao reino de Lotário”, “habitante de Lorena”.
  • Louis: “guerreiro glorioso”, “combatente famoso”.
  • Lourival: “do vale dos loureiros”.

Considerações Finais


Gostou de conhecer esses nomes? Convidamos você a compartilhar sua opinião, contando para nós tudo o que você achou dos nomes e dos significados que acabou de conhecer, especialmente aqueles que mais chamaram sua atenção.

Ah! E caso tenha sentido falta de algum, conta aqui para nós também.

Gostou deste tipo de texto? Você pode dar uma olhada aqui no site para conhecer aqueles que já foram publicados e ficar de olho para não perder aqueles que ainda virão.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra L possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.