O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra M

Buscar por nomes pode ser uma tarefa mais complexa do que se pensa. É claro que cada pessoa tem suas próprias impressões, mas de modo geral, a existência de muitas possibilidades de nomes a serem pesquisados é capaz de estressar muita gente.

E como se não bastasse o fato de existirem tantos nomes assim, motivações na hora de os escolher também são muitas!

Os papais têm algum nome do coração? A intenção é combinar o nome do bebê com o nome de algum outro integrante da família? A sonoridade do primeiro nome com o sobrenome é uma questão importante? Gostariam de homenagear um parente ou alguma personalidade famosa que muito admiram? Conhecer o significado do nome é fundamental ao fazer a escolha?

E é bem provável que também apareçam outras questões como, por exemplo, se já existe o nome X na família.

Pensando em simplificar um pouco essa busca por significados de nomes, aqui no nosso site trazemos várias listas simplificadas com nomes e seus significados.

Ainda que não seja a nossa intenção dar conta de todos aqueles nomes que se enquadram em uma determinada categoria, acreditamos que é bem interessante buscar alguns nomes a partir de algum critério.

Neste texto, falaremos exclusivamente dos nomes masculinos com a letra M que podem ser considerados os mais populares e bonitos. Vamos lá?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninos com a Letra M


nomes-masculinos-com-letra-m

  • Magno

Seu significado é “grande”, vindo do nome Latino Magnus, da palavra também latina magnus e que significa “grande”. De acordo com documentos, foi utilizado pela primeira vez como o nome próprio em 1047 através de Magnus I, rei da Noruega.

Ele teria escolhido esse nome como homenagem a Carlos Magno, rei doce francos a partir desse 768, rei dos lombardos a partir de 774 e, por fim, imperador dos romanos a partir de 800. Quando o período medieval começava, Carlos Magno uniu a maior parte da Europa ocidental e da Europa central.

Depois de Magnus I, demais reis noruegueses e dinamarqueses também escolheram esse nome, popularizando-o nesses e em demais países.

  • Maicon

Este nome é considerado uma variante tipicamente brasileira de um nome que, assim como suas demais variantes, está bastante presente nesta lista: Michael. Com o significado de “quem é como Deus?”, Maicon é a forma brasileira dada ao nome inglês Michael.

A origem desse nome é o hebraico Mikhael, por sua vez composto por mikhayáh e por El (“Deus”), tendo como significado “quem é como Deus?”. Vale frisar que essa pergunta na realidade é para reforçar que a Deus ninguém se compara, daí todos esses nomes serem entendidos como reflexo de humildade.

Essa forma Maicon passou a ser bastante popular aqui no Brasil por volta dos anos 80, popularidade que estaria ligada ao sucesso do cantor Michael Jackson.

  • Manoel

Considerado variante do nome Emanuel, significa “Deus está conosco”, “Deus conosco”. Logo, sua origem está ligada à de Emanuel: surge do hebraico Immanuel, nome no qual os vocábulos immánu (“conosco”) e El (“Deus”, “Senhor”) estão presentes.

De acordo com documentos, escrito com sua variante Manuel, é utilizado em Portugal desde o início do século XVI, tendo sido nome escolhido para vários reis portugueses e bizantinos.

Bastante comum de ser encontrado como primeiro nome, também era utilizado como o nome da família, geralmente como forma de indicar que esse era o nome do patriarca. 

  • Marcel

Trazendo como significado “jovem guerreiro”, “jovem belicoso”, “jovem combatente”, Marcel é nome francês. Trata-se da a variante francesa de Marcelo, nome que por sua vez surgiu, como veremos a seguir, como diminutivo do nome Márcio.

A raiz de todos esses nomes é Mars, palavra latina que significa “guerra”, tendo sido inclusive esse o nome original de Marte, o deus da guerra na mitologia romana.

  • Marcelo

Surgindo como forma diminutiva de nomes como Márcio e Marcos, significa “pequeno guerreiro”, “jovem guerreiro” e, ainda, “pequeno marcial”. Vem do latim Marcellus, forma diminutiva dos nomes citados.

A origem desses nomes está em martius, palavra que faz referência a Mars, o Deus da guerra na mitologia romana.

É por conta dessa referência que o significado dos nomes Márcio, Marcos e, consequentemente, Marcelo está ligado a guerra, também sendo entendidos como nomes que carregam a simbologia de um guerreiro, como coragem. 

  • Márcio

Tal nome, assim como todos os demais relacionados à origem mars, são nomes que simbolizam coragem e perseverança, à semelhança do deus Marte.

Esse é o deus da guerra na mitologia romana, originalmente escrito Mars. Márcio é um dos nomes considerados envoltos pela simbologia da guerra e de características inerentes a guerreiros, como coragem e espírito marcial.

  • Marco

Está intimamente relacionado ao nome que acabamos de ver e ao próximo. Significa “guerreiro”, “marcial”, “relativo a Marte”. Sua origem é italiana, considerado a variante nesse idioma para Marcos.

Assim, sua origem está relacionada ao latim Marcus, nome que surgiu como referência a Mars, nome latino de Marte, o deus da guerra de acordo com a mitologia romana. Por conta dessa referência, seu significado apresenta sentido ligado a guerra e ao citado deus, além de ser considerado capaz de carregar a tributo de coragem e valentia.

Na Itália, Marco é um dos nomes mais populares. Sua popularidade ao longo dos séculos também está ligada ao embaixador e explorador italiano Marco Polo (1254-1324), considerado o primeiro europeu a descrever de forma detalhada o continente asiático.

Em um de seus livros de viagem, descreve as maravilhas da China. Marco Polo é considerado o viajante mais famoso de todos os tempos e responsável por levar o macarrão da China para a Itália.

  • Marcos

Quer dizer “guerreiro”, “dedicado a Marte”. É nome surgido a partir de Marcus, nome Latino por sua vez ligado a outro nome também latino: Mars, como era chamado Marte, o deus da guerra na mitologia romana.

É por isso que o significado de Marcos está intimamente relacionado a guerra, assim sendo um nome capaz de carregar atributos como coragem, bem característica dos guerreiros.

É um nome popular também por conta da Bíblia, sendo São Marcos Evangelista discípulo do apóstolo Paulo e, além de ser considerado autor de um dos evangelhos, é considerado santo em várias igrejas cristãs.

Nota: A variante Marcus, guardando sua raiz etimológica, também é bem popular.

  • Mariano

Apresenta como significado “aquele que pertence a natureza de Mário”, “descendente do homem viril”, “homem viril cheio de graça”. Os estudiosos consideram a existência de duas possíveis origens.

Uma delas considera ter vindo do latim Marius, mesma raiz do nome Mário que, como significa “homem viril”, Mariano seria entendido como “descendente do homem viril” ou simplesmente “aquele que pertence à natureza de Mário”. J

á de acordo com a outra interpretação, seria a variante masculina de Marianne, nome que também apresenta mais de uma significação possível. pode ter resultado da união de Mary (equivalente a Maria e que significa “senhora soberana”) com Ann (equivalente a Ana e que significa “cheia de graça”).

Também pode ser a forma diminutiva de Marie, forma francesa de Maria, então significando “senhorinha soberana”. Já a terceira possibilidade de significado também está relacionada a Marius, apresentando o sentido de “pertencente a pertencente a Mario”.

  • Mário

É nome cujo significado é entendido como “homem viril”. De origem latina, veio de Marius, nome que derivou dos termos mas, maris, literalmente indicando “homem viril”. Sua popularidade deu-se inicialmente como sobrenome.

Marius era o nome de uma família da Roma antiga que era muito importante, principalmente por ser a família do general Caio Mário. É um nome muito interessante quando se fala de sua origem, pois ao contrário do que muitos pensam pela similaridade gráfica e sonora entre os nomes Maria e Mário, não compartilham traços de origem.

Entretanto, parte de sua popularidade como primeiro nome deve-se ao fato de que muitas pessoas entendiam Mário como variante de Maria, o que aconteceu principalmente durante o período da Idade Média.

  • Marlon

As informações acerca desse nome são consideradas incertas, mas geralmente o significado que surge atrelado ao nome Marlon é “pequeno falcão”.

Embora sem grandes confirmações, alguns estudiosos acreditam que sua origem venha da língua francesa, embora outros acreditem que esse nome seja uma variação de Merlin, o famoso feiticeiro que aparece mais lendas do Rei Arthur.

Trata-se de um nome bem comum dentre os falantes de língua inglesa e que se popularizou mundialmente após o sucesso do ator estadunidense Marlon Brando (1924-2004).

  • Martim

Assim como sua variante gráfica Martin, possui como significado “guerreiro”, “dedicado ao deus Marte”. É, não fica difícil perceber que esse nome está relacionado aos outros dois quais já falamos nesta lista.

Surge de Martinus, nome latino considerado a forma diminutiva de Mars, como é chamado o deus da guerra na mitologia romana, mais conhecido por nós como Marte. De acordo com documentos em Portugal, essa forma diminutiva surgiu em português inicialmente como Martino, Martinos no século XII.

Por estar ligado a Marte, é nome que carrega a simbologia da guerra e do espírito guerreiro. É nome bastante conhecido por conta de Martin Luther (no original alemão, em língua portuguesa conhecido como Martinho Lutero), conhecido por iniciar a Reforma Protestante.

  • Marvin

Possui os fortes significados de “fortaleza marítima”, “excelente medula”, “grande medula”, “amigo do mar”. É um nome com várias possibilidades de origem, daí resultando em mais de um significado possível.

Para boa parte dos estudiosos, sua origem é inglesa e teria surgido do nome gaulês Mervyn, formado a partir das palavras também gaulesas mer (“medula”) e myn (“excelente”), também podendo estar ligado ao vocábulo mawr (“grande”).

Outra possibilidade é ter surgido a partir de outro nome gaulês: Myrddin, que significa “fortaleza marítima”.

Entretanto, alguns estudiosos acreditam que tenha origem germânica, vindo a ser o resultado da combinação das palavras marr (“mar”, “oceano”) e vin (“amigo”), assim ficando com o significado de “amigo do mar”.

  • Mateus

Não é exagero dizer que esse é um dos nomes masculinos mais populares no Brasil. Além disso, sua popularidade é flagrante em demais países com suas variações, como Matteo e Matthew.

Significa “dom de Deus”, “dom de Javé”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”. Surge a partir do hebraico Mattiyyah, surgindo em língua portuguesa pelo latim Mattaeus. O significado desse nome é precisamente “dom de Deus”.

A popularidade desse nome é bastante influenciada por Mateus, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e autor de quatro evangelhos bíblicos.

  • Matias

Com o significado de “oferta de Deus”, “presente de Deus”, é considerado uma variante de Mateus. Assim, sua origem vem do hebraico Mattiyyah, nome que foi adaptado ao grego Maththías, passando ao latim Mathias.

Surgiu inicialmente na Inglaterra do período medieval levado pelos normandos com a forma Mathiu, Matheu. Passou, então, a ser bastante popular na Inglaterra daquele período. Herda de Mateus parte da sua popularidade, sendo Mateus o autor de um dos livros bíblicos.

Além disso, a variante Matias também está na Bíblia: segundo um dos evangelhos, o discípulo Matias foi escolhido para ocupar o lugar que Judas Iscariotes outrora tinha.

  • Maurício

É nome que apresenta o significado de “aquele que tem a pele escura”, “mouro”. Surgiu a partir do nome latino Mauriciu, por sua vez originado de Mauru, mesma raiz de Mauro, nome do qual falaremos a seguir.

O significado literal de Mauru é “mouro”, daí em seu sentido ampliado ser também interpretado como “aquele que tem a pele escura”.

A palavra mouro era empregada como forma de indicar os antigos habitantes da Mauritânia, lugar situado ao noroeste do continente africano. Recebiam esse nome por conta da pele mais escurecida, em oposição à pele dos europeus, por exemplo.

  • Mauro

Quer dizer “mouro”, “de pele escura”, “negro”. Sua origem vem do latim Mauru, cujo significado literal é “mouro”.

Esse era o nome pelo qual os antigos habitantes da Mauritânia, país ao noroeste do continente africano, eram chamados, inclusive Mauritânia sendo entendida como “terra dos mouros”.

Esses habitantes eram assim chamados por conta da pele com coloração mais escura em relação àqueles que viviam na Europa.

  • Max

É nome que costuma agradar por sua simples e ao mesmo tempo forte sonoridade, reforçada por seu significado também forte: “o melhor”.

Quanto à sua origem, pode ser latina, germânica, inglesa ou mesmo aborígene, sendo a palavra max utilizada nessas culturas com o significado de “o melhor”. Deriva de Maxmilian, nome associado ao latim Maximus (“máximo”), nome de uma antiga família romana.

  • Michael

Tem como significado “quem é como Deus?”, indicando que ninguém pode a ele ser comparado.

Assim como os dois próximos nomes de que falaremos, é particularmente popular em países onde a língua inglesa é falada, sendo essa grafia, Michael, considerada a grafia inglesa. Sua origem está no hebraico Mikhael, formado a partir de mikhayáh e El (“Deus”), significando “quem é como Deus?”.

É nome bastante popular por conta da Bíblia, nela aparecendo Miguel, um dos sete arcanjos de Deus.

Nota: A variante gráfica Micael já aparecia em documentos portugueses desde o século II. E também é bem popular.

  • Michel

Com o significado de “quem é como Deus?”, é entendido como a forma diminutiva francesa para Michael, nome que acabamos de ver.

Assim, sua origem vem do hebraico Mikhael, formado a partir de mikhayáh e de El, este último termo significando “Deus”. É nome bastante popular por ser visto como representação da humildade perante Deus, indicando que ninguém a Ele pode ser comparado.

Além disso, o fato de Miguel ser um dos sete arcanjos mencionados na Bíblia, inclusive sendo um dos protetores do povo eleito e símbolo da luta do bem contra o mal, faz com que Michel e demais variantes seja nome com alta popularidade, o que se observa desde há muitos séculos.

  • Miguel

Clássico nome que significa “quem é como Deus?”, no sentido de que ninguém pode ser comparado a Ele. Assim, não fica difícil identificar que esse nome está relacionado a alguns dos quais já vimos até aqui.

Sua origem também é encontrada no hebraico Mikhael, nome que é formado a partir mikhayáh e por El (“Deus”), ficando com o significado de “quem é como Deus?”. É nome que, como já mencionado, reflete humildade perante Deus.

Sua popularidade deve-se à sua agradável sonoridade, bonito significado e por ser um nome considerado bíblico. Na Bíblia, Miguel é um dos arcanjos de Deus, aparecendo especialmente no Apocalipse.

  • Milton

Apresenta o significado de “cidade do moinho” ou, ainda, “aquele que vem da cidade central”. Sua origem é considerada inglesa, podendo ter vindo de dois nomes.

Pode ter partido de Mylen-ton, composto por mylen, vocábulo arcaico o que significava “moinho”, e por tun, indicando “q lugar”, “cidade”, desse modo entendido como “cidade do moinho”. 

De acordo com a outra hipótese, pode ter surgido a partir de Middleton, no qual identificam-se os termos middle (“centro”, “meio”) e town (“cidade”), assim ficando com o significado de “lugar central”. Vale destacar que Milton inicialmente surgiu como sobrenome.

  • Moacir

Significando “dolorido”, “magoado”, “o que vem da dor”, “o que faz doer”, “o que magoa”, é referente à herança indígena. Tem origem tupi, formado a partir das palavras mbo’a’su (“dor”, “fazer doer”) e ira (“saído de”) que juntas resultam em mbo’a’su’.

  • Mohammed

Bastante popular dentre a comunidade árabe, significa “Maomé”, “louvado”. Esse é um nome de grande popularidade por ser a transliteração (passagem dos caracteres de uma língua para os caracteres de outra) do nome de Maomé, o principal profeta do islamismo.

De acordo com estudiosos, essa transliteração pode ter vindo da raiz semita H-D-M, entendida como “louvado”, “o agradecido”. Além de aparecer na posição de primeiro nome, Mohammed também é encontrado como um sobrenome, principalmente nos países que a compõem como um do árabe.

Nota: Pode ser encontrado com a grafia Mohammed (mais tradicional) ou Mohamed (muito provavelmente uma variante baseada na forma original).

  • Moisés

É nome bastante popular e que significa “criança”, “filho”, “tirado das águas”. De origem hebraica, vem de Moshe, nome que os estudiosos acreditam ter surgido da palavra egípcia mesu, cujo significado é “criança”, “filho”.

Nesse caso, Moisés estaria relacionado a demais nomes egípcios, como Ramsés e Tutmósis, respectivamente entendidos como “filho de Rá” e “filho de Tot”. Entretanto, é possível que dentro da língua hebraica exista uma possível origem: masha, que quer dizer “ele tirou”.

Além de estar relacionado a Moisés, personagem bíblica que, de acordo com sua história, foi retirado ainda o bebê das águas do rio Nilo e adotado pela filha do faraó. Na Bíblia, Moisés tornou-se o líder do povo judeu, conduzindo os da escravidão à Canaã, a Terra Prometida.

Também é conhecido por propagar os Dez Mandamentos de Deus. A história de Moisés na Bíblia é grande responsável pela popularidade deste nome, chegando a ser considerado um dos nomes bíblicos mais escolhidos para meninos.

  • Murilo

É um nome bem popular e que significa “pequeno muro”, “pequena parede”, “pequena muralha”. Sua origem está ligada ao espanhol Murillo, comum de ser encontrado como sobrenome desde séculos atrás.

A raiz está no latim murus, vocábulo que significa “parede”, “muralha”. Assim, Murillo teria surgido como diminutivo de palavras espanholas como muro (“parede”, “muro”) e muralla (“muralha”).

Muito provavelmente surgiu como apelido dado a homens de baixa estatura e fortes, assemelhando-se a um muro.

Mais Nomes Bonitos para Meninos com a Letra M e seus Significados


lista-de-nomes-para-meninos-com-m

  • Malaquias: “enviado de Deus”, “mensageiro de Deus”.
  • Manfredo: “aquele que deseja a paz”.
  • Mansur: “vitorioso”.
  • Marcelino: “pertencente a Marcelo”, “de Marcelo”, daí podendo ser entendido como “pertencente ao pequeno guerreiro”.
  • Matteo: Variante italiana para Mateus, significa “dádiva de Deus”, “presente de Deus”, “dom de Deus”.
  • Maurílio: “pertencente a Mauro”, “relativo a Mauro”.
  • Melchior: “rei da luz”, “rei iluminado”.
  • Menelau: o povo fica”, “o povo espera”, “força do povo”, “mente do povo”.
  • Miqueias: “quem é como Deus?”, indicando que ninguém pode ser comparado a Ele.
  • Misael: “quem é como Deus?”, apresentando o mesmo sentido de nomes como Miguel, demonstrando que a Deus ninguém pode se comparar.
  • Modesto: “aquele que não possui orgulho”.

Considerações Finais


O nome masculino iniciado pela letra m que você esperava encontrar apareceu por aqui?

Que tal aproveitar os comentários e compartilhar conosco o que você achou do texto que acabou de ler? Aproveita para registrar se você sentiu falta de algum nome.

Sabemos que buscar pelos significados de nomes pode não ser tão simples por existirem vários nomes a serem pesquisados. Esperamos que essa lista um pouco simplificada tenha ajudado você.

Aqui no nosso site temos mais textos do tipo. Aproveite sua visita para conhecer aqueles que já foram publicados e não deixe de acompanhar aqueles que ainda virão.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra M possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.