O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra N

Já pensou em conferir nomes e seus significados de uma forma mais simples?

Sabemos que existem inúmeros nomes a serem pesquisados para se conhecer seus significados. Mas queremos facilitar essa busca.

É por isso que no nosso site você encontra listas especiais sobre nomes.

Se seu nome começa pela letra N ou se você, por curiosidade ou por vontade de escolher nome do tipo para seu bebê, busca por nomes masculinos iniciados por essa letra, apresentamos este texto especialmente para você.

Aqui, mostraremos exclusivamente nomes que se enquadram nessa categoria e que podem ser considerados os mais bonitos e populares. Como nossa intenção é apresentar nomes de um modo mais simplificado, não abordaremos todos os nomes existentes do tipo.

Logo, se você sentir falta de algum nome, isso não significa que ele não seja bonito, ok? É apenas um recorte dentre as possibilidades.

Finda a apresentação, vamos logo conhecer esses nomes?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninos com a Letra N


nomes-masculinos-com-letra-n

  • Napoleão

Apresenta como significado “filho da névoa” ou, ainda, “anão de Nápoles”. Surge em nossa língua através da sua forma francesa Napoléon. Para alguns estudiosos, esse nome teria surgido a partir das palavras germânicas Nibelung ou Nibelungen, que se referem a um tipo de anão lendário, combinadas com Nápoles, nome de uma cidade na Itália.

Na mitologia nórdica, nibelungos são pequenos duendes responsáveis por protegerem um anel. Essa história foi transformada em uma ópera de quatro partes, chamada Der Ring des Nibelungen (O anel do Nibelungo, em língua portuguesa), pelo compositor alemão Richard Wagner (1813-1883).

Já pela segunda hipótese de origem para esse nome, Napoleão estaria intimamente ligado ao nome da cidade de Napoli (Nápoles), na Itália, surgida a partir do grego neapolis que, formado por polis (“cidade”), significa “cidade nova”.

É indiscutível que a fama desse nome está ligada ao imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) que, enquanto imperava, adotou para si o nome Napoleão I.

  • Narciso

Tem como significado “o que faz adormecer”, “narcótico”. Sua origem está no grego Narkissos, originado de nárke, que significa “torpor”, daí vindo os sentidos de “o que faz adormecer”, “narcótico”. É nome considerado mitológico.

Na mitologia grega, Narciso é o filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. De acordo com o seu mito, Narciso era extremamente belo e vaidoso, recusando inúmeras pretendentes. Um dia, ao ver seu próprio reflexo na água de uma fonte, apaixonou-se perdidamente e de lá não conseguia sair, morrendo de fome e de sede.

Algumas fontes contam o final desse mito dizendo que Narciso atirou-se na água para abraçar a imagem refletida e morreu afogado. De todo modo, a mensagem passada pelo mito é a mesma: os perigos do excesso de vaidade.

  • Násser

É nome de origem incerta, impactando em seu significado. A hipótese mais provável é que esteja ligado ao nome árabe Nasir, sendo uma variação dele. Nesse caso, significa “aquele que ajuda”, “aquele que socorre”.

Para outros, sua origem está ligada ao germânico, significando “outorgador da vitória”, “aquele que garante a vitória”, “concedente da vitória”. Também é possível encontrar quem o relaciona ao significado de “contador de histórias”.  

  • Natan

É nome que surge como diminutivo do próximo nome do qual falaremos, Natanael. Quer dizer “Deus deu”, “dom de Deus”, “presente de Deus”, vindo do hebraico Netan’el, Nathanael, nomes nos quais são identificados os termos nathá (“ele deu”) com El (“Deus”).

Alguns estudiosos não consideram Natan como diminutivo de Natanael, mas sim como nome que surgiu diretamente do hebraico nathá (“ele deu”). Tende a ser preferido a Natanael por ser um nome mais curto.

É tido como o nome bíblico, aparecendo como Natã, profeta e conselheiro do rei de Israel Davi, sendo também o nome de um dos filhos do rei. Acredita-se que muitas pessoas tenham escolhido esse nome para filhos nascidos próximos do dia de Natal por associarem esse nome ao período de Natal.

Nota: Sua variante gráfica Nathan também é bem popular.

  • Natanael

Tem o significado de “Deus deu”, “dom de Deus”, “presente de Deus”. Sua origem é hebraica: de Netan’el, Nathanael, resultado da união de nathá (“ele deu”) com El (“Deus”).

É nome considerado bíblico, pois é contado no Novo Testamento que Natanael é o outro nome dado ao apóstolo Bartolomeu. Nome que existe desde longa data, de fato popularizou-se apenas depois da Reforma Protestante.

Nota: É encontrada a variante Nathanael.

  • Nathaniel

Versão em língua inglesa de Natanael. Significa “Deus deu”, “dom de Deus”, “presente de Deus”. Tem sua origem na forma hebraica Netan’el, Nethanael, compostos a partir de nathá, que significa “ele deu”, e de El, cujo significado é “Deus”, “Jeová”, “Senhor”.

É nome considerado bíblico por ser o outro nome que o apóstolo Bartolomeu, cuja missão foi pregar a palavra de Deus em terras distantes. Ele teria tido a pele esfolada e morto por ordem do governador de um lugar perto do mar Cáucaso, que não aceitava pregação do Cristianismo em sua terra.

Virou santo: São Bartolomeu, santo padroeiro dos padeiros, dos sapateiros e dos alfaiates. Nathaniel foi um nome que se popularizou na Inglaterra apenas depois da Reforma Protestante.

  • Nelson

Nome que tem “filho de Neil”, “filho do campeão” ou, ainda, “filho da nuvem” como significados. Surge a partir da expressão em língua inglesa Neil’s son, onde aparece son, palavra que significa “filho”, fazendo com que a tradução seja “filho de Neil”.

Como Neil surge do anglo-saxão Neil, Niel, provavelmente originado de niadh, palavra que significa “campeão”, “nuvem”, Nelson pode ter seu sentido ampliado para “filho do campeão”, “filho da nuvem”. Inicialmente, era utilizado apenas como sobrenome.

Nota: Apesar de segundo as regras de gramaticais o correto seja escrever Nélson, nem sempre encontramos esse nome acentuado.

  • Nemo

É um nome bem curioso. Seu significado é “ninguém”. Surge através do vocábulo latino nemo, cujo significado literal é “ninguém”.

O nome Nemo ficou mundialmente conhecido em 1870, quando o escritor francês Jules Verne (1828-1905), mais referido em língua portuguesa como Júlio Verne, lançou uma de suas obras literárias mais conhecidas: Vinte Mil Léguas Submarinas.

No enredo dessa obra, aparece o famoso personagem capitão Nemo, responsável por construir e dirigir o incrível submarino Náutilus.

O nome Nemo voltou a ganhar mais destaque mundial há poucos anos por conta de um outro personagem ficcional: desta vez o simpático peixe Nemo, de Procurando Nemo, filme lançado pela Disney e Pixar em 2003.

  • Nero

Traz como significado “forte”, “vigoroso”, “conselheiro do povo” e, ainda, “de águas límpidas”, “de águas abundantes”. A mais provável é que tenha surgido dentre os sabinos, antigo povo que habitava a Península Itálica.

Dentre eles, carregava o significado de “forte”, “vigoroso”. Também é possível que tenha surgido como forma reduzida do nome Raniero, forma italiana do nome Rayner, de origem germânica. A sua origem, então, estaria no germânico Raganher, composto a partir de ragan, ragin, que quer dizer “conselho”, e de harja, que quer dizer “povo”, “multidão”, então resultando no significado de “conselheiro do povo”.

Já para outros estudiosos, é nome que remete a Nereu, do grego Nereús, um deus marinho. Daí o significado de “de águas límpidas”, “de águas abundantes”. Vale destacar que alguns estudiosos apontam a relação entre o nome Nero e a palavra latina nero, que significa “preto”; já outros, dizem que essa hipótese não deve ser considerada, havendo um impasse no que se refere a ela.

É popular por conta da figura do imperador da antiga Roma Nero Cláudio César Augusto Germânico (37 d. C.-68 d.C.), um dos imperadores mais polêmicos do Império Romano, conhecido por sua tirania e crueldade.

  • Nestor

Forte nome em sua sonoridade que tem como significado “aquele que abençoa”, “o que regressa”. Sua origem é encontrada no nome grego Néstor, surgido a partir do latim Nestor, Nestoris, que significa “aquele que abençoa”.

O segundo significado do nome dá-se pelo fato de que alguns estudiosos relacionam a origem de Nestor à palavra nóstos, que significa “retornar”.

Esse nome aparece nas obras de Homero (928 a.C.-898 a.C.) Ilíada e A Odisseia, sendo Nestor o conselheiro que participou da Guerra de Troia.

  • Neymar

Quer dizer “novo mar”. Tornou-se bastante popular por conta do jogador brasileiro de futebol Neymar Júnior. Esse nome é formado a partir de ney, variante francesa de nei, vindo de nouveau, que em francês significa “novo”, acrescido da palavra mar.

Daí o significado “novo mar”. É muito importante destacar que Neymar e Neimar não são consideradas variantes de gráficas entre si.

Neimar, na verdade, significa “meu deleite”, “minha doçura”, sendo a versão masculina de Neimá, vindo do nome feminino francês Noémie.

  • Nick

Forma diminutiva de Nicholas, este nome de origem inglesa significa “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”. Compartilha significado e raiz com alguns nomes que ainda aparecerão por aqui.

Surge do grego Nikólaos, formado a partir dos vocábulos gregos níke (“vitória”) e laos (“povo”). Possui um forte e bonito significado. Apesar de Nick ser um apelido, também é encontrado como primeiro nome.

Nicholas é nome com certa popularidade por conta de São Nicolau, que teria sido a inspiração para que a lenda do Papai Noel fosse criada.

  • Nico

Nome de leve sonoridade que significa “vitorioso”, “aquele que conduz o povo à vitória”, “aquele que vence com o povo”. Assim como Nick, nome do qual falamos anteriormente, Nico também é considerado forma diminutiva da nomes como Nicolas ou mesmo Nicolau.

É nome bem comum na Espanha. Surge do grego Nikólaos, nome composto por níke (“vitória”) e laos (“povo”). Em sua origem, carrega referência a Níke, nome da deusa grega considerada a personificação da vitória.

É por isso que dizem que Nico nome que carrega simbologia do êxito e do sucesso.

  • Nicolas

Apresenta o significado de “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”. Sua origem é encontrada no grego: surge a partir do nome Nikólaos, resultado da combinação de níke, significando “vitória”, com laos, significando “povo”.

Na mitologia grega, Níke é deusa considerada a personificação da vitória, assim fazendo com que esse nome e suas variantes estejam relacionados a atributos como êxito e sucesso. Nicolas é a variante francesa de Nikólaos. T

ambém é um nome popular em todo mundo por conta de São Nicolau, que teria inspirado a lenda do Papai Noel.

Nota: A grafia Nicholas, também bem conhecida, é a variante inglesa desse nome grego, adotada desde o século XII.

  • Nicolau 

Seu significado é “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”. Sua origem é encontrada no nome grego Nikólaos, por sua vez resultado da combinação de níke, que significa “vitória”, com laos, que significa “povo”.

Além de seu forte significado, é nome que atrai atenção por conta da lenda de São Nicolau, que teria sido um homem rico e bondoso especialmente com as crianças. Tornado santo pela Igreja Católica de Mira, na Turquia, país onde nasceu, é curioso que não seja um santo popular dentre os católicos.

São Nicolau é considerado o padroeiro da Grécia. Sua história de bondade para com as crianças inspirou a lenda do Papai Noel.

  • Nilton

Esta é a forma em língua portuguesa de Newton, sobrenome inglês. Nilton corresponde à forma como é pronunciado Newton. Apesar de se referir a um sobrenome, pode ser encontrado como primeiro nome.

Sua popularidade deve-se, mais especificamente, a Isaac Newton (1643-1727), matemático, físico e astrônomo conhecido como um dos mais importantes da chamada Revolução Científica. Significa “aquele que veio da cidade nova”.

De origem inglesa, Newton resulta da junção de new, palavra que significa “novo”, com town, palavra que significa “cidade”. Como se refere a um lugar, esse sobrenome é considerado um toponímico.

Nota: Também pode ser encontrado aqui no Brasil com sua grafia original, Newton.

  • Noah

É nome trazido da cultura inglesa. Trata-se da variante nesse idioma do nome Noé. Seu significado é “repouso”, “descanso”, “de longa vida”, tendo sua origem no hebraico No’ah, por sua vez derivado da palavra noach, significando “descanso”.

Na Bíblia, é contada a história de Noah (Noé): a pedido de Deus, Noah constrói uma arca e nela coloca um casal de cada animal para fugirem do Dilúvio.

É um nome que encanta por sua sonoridade, daí sendo escolhido por muitos pais.

  • Noé

É a versão em língua portuguesa do nome que acabamos de ver. Surge do hebraico No’ah, a partir de noach, palavra que significa “descanso”. Assim, Noé é entendido com o significado de “repouso”, “descanso”, “de longa vida”.

A passagem bíblica da arca de Noé, contada no livro Gênesis, sem dúvida é uma das mais famosas. Noé atendeu ao pedido do Senhor e construiu uma arca para juntar os animais em casais e assim fugir do Dilúvio.

Nota: É curioso que aqui no Brasil o nome estrangeiro Noah ganhe mais destaque do que Noé.

  • Norberto

Quer dizer “famoso homem do norte”. É nome que apresenta origem germânica, vindo de Nordberctus, no qual podem ser identificados os termos nord, significando “norte”, e berth, significando “famoso”, “ilustre”, “brilhante”.

Apesar da similaridade gráfica entre Norberto e Roberto, não são variantes entre si. De fato, Roberto também em sua origem o termo berth, assim como Norberto, mas resulta de outra combinação de vocábulos.

  • Norman

Seu significado é “homem do norte”. Surgiu ainda no antigo germânico como forma de se referir aos vikings, povo nórdico. Daí o significado apresentado.

Partindo do antigo alemão Nordemann, resultou no antigo inglês Northman, posteriormente passando a Norman.

Bastante popular em países em que a língua inglesa é falada, também é possível de ser encontrado no Brasil.

  • Norton

É nome cujo significado é “cidade do norte”, “lugar ao norte”. Originalmente, era utilizado como sobrenome. Norton é um sobrenome de longa data, existente desde os tempos do inglês antigo.

Resulta da combinação de north com town, palavras em língua inglesa que significam “norte” e “cidade”, respectivamente, e existentes até hoje.

Assim, muito provavelmente é sobrenome surgido como forma de indicar a origem ou a residência de uma pessoa ou família, assim como tantos outros sobrenomes surgidos em referência a um lugar.

  • Nuno

Quer dizer “nono”, “pai” ou “aio”, este último nome dado à pessoa encarregada por educar as crianças pertencentes a famílias nobres em suas próprias casas. Apesar de a origem de seu nome ser considerada incerta, existem hipóteses para ela.

Pode ter surgido a partir do latim nonus, ligado ao número nove, então significando “nono”. Existem alguns nomes que surgiram dessa forma, indicando ordem de nascimento. Mas a hipótese mais provável é que tenha surgido de Nonniu, nome latino originado a partir de nonnus, forma carinhosa como as crianças chamavam seus tutores, daí o significado de “aio”.

Por essa relação de proximidade existente, nonnus também poderia ser entendido como “pai”.

Acredita-se que a variante espanhola Nuño tenha influenciado o surgimento do nome Nuno em língua portuguesa, principalmente pelo fato de haver registros em Portugal que datam desde o século XIII mostrando a existência de Nunho, grafia próxima ao nome espanhol (importante lembrar que em espanhol ñ tem o som do nosso nh).

Mais Nomes Bonitos para Meninos com a Letra N e seus Significados


lista-de-nomes-para-meninos-com-n

  • Nabuco: “luz do profeta”.
  • Nagibe: “inteligente”, “esperto”, também havendo quem o entenda como “nobre”.
  • Natalino: “aquele que nasce próximo ao Natal”.
  • Nazareno: “consagrado a Deus”, “consagrar-se a Deus”.
  • Neemias: “aquele que Deus consola”, “confortado por Deus”.
  • Neon: “novo”, “recente”.
  • Nicácio: “aquele que venceu os homens”.
  • Nicodemus: “vitória do povo”, “vitorioso”, “aquele que vence com”, “aquele que conduz o povo à vitória”.
  • Nilo: “o rio”, “azulado”.
  • Nilson: Variante de Nelson, significa “filho de Neil”, “filho do campeão”, “filho da nuvem”.
  • Nino: Pode apresentar vários significados possíveis, dentre os quais “inestimável”, “digno de apreço”, “nobre serpente”, “alegre”, “feliz”, “aquele que tem muita sorte”, “auspicioso”, “pouco severo” e, ainda, ter surgido a partir da palavra menino. Como você deve imaginar, sua origem é incerta.
  • Nolan: “nobre”, “campeão”, “o famoso”.

Considerações Finais


Tem o seu favorito na nossa lista de nomes masculinos que começam pela letra N?

Não deixe de compartilhar conosco o que você achou do texto que acabou de ler. Inclusive se na sua opinião algum nome bem legal ficou de fora. Afinal, além de a opinião dos nossos leitores ser muito importante para nós, os comentários são uma forma muito legal de trocarmos pontos de vista.

Navegue pelo nosso site para descobrir mais listas a respeito de nomes, suas histórias e, claro, seus significados.

E não deixe de ficar ligado para não perder nenhum texto novo. Pode ter certeza de que tem muita coisa boa vindo…


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra N possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.