O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra P

Buscar por nomes e seus significados não precisa ser uma tarefa complicada. Como existem muitos nomes a serem pesquisados, é natural que à primeira vista tentar conhecer nomes e seus significados assuste um pouco.

Mas pelo menos aqui no nosso site, a intenção não é assustar ninguém.

Temos preparado diversas listas específicas com nomes e seus significados, acreditando que isso possa ser de muita ajuda para aqueles que gostariam de conhecer mais sobre o assunto, seja lá por qual motivo for.

Por exemplo, se uma pessoa gostaria de conhecer exclusivamente os nomes iniciados por uma determinada letra, não tem necessidade de percorrer uma lista com centenas de nomes que passam por todo o alfabeto até chegar ao que deseja.

A presente lista contempla apenas os nomes masculinos que começam pela letra P. Como nosso objetivo é proporcionar uma lista simplificada, você encontrará apenas aqueles que podem ser considerados os mais populares e bonitos. Vamos nessa?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninos com a Letra P


nomes-masculinos-com-letra-p

  • Pablo

Chegou até nós através da língua espanhola e, apesar disso, pode ser facilmente encontrado aqui no Brasil. Versão espanhola para Paulo, significa “pequeno”, “de baixa estatura”.

Sua origem está no latim Paullus, nome vindo de paullo, cujo significado é “pequeno”, “baixo”. Essa significação faz com que seja bastante provável que esse nome tenha surgido em referência a algum atributo físico de uma pessoa; no caso, baixa estatura.

Vários sobrenomes e nomes surgiram ao longo do tempo por motivação do tipo. Ainda, há quem entenda que esse significado pode estar ligado a uma atitude humilde e simples perante a vida.

Pablo (e demais variantes como Paul e Paulo) é bastante popular por influência do São Paulo, grande propagador do Cristianismo e considerado mártir pela Igreja Católica.

  • Paolo

De origem italiana, significa “pequeno”, “de baixa estatura” e, em sentido amplo, “aquele que é humilde”, “humildade”. Surge a partir do nome latino Paullus, de paullo, que significa “baixo”, “pequeno”.

É a versão em italiano de Paulo. Inicialmente, Paolo era o nome de uma família muito importante durante o período do Império Romano, o que contribuiu para fazer com que Paolo fosse um nome procurado pelas pessoas.

Além disso, San Paolo (São Paulo) é considerado um importante líder do Cristianismo, fazendo com que esse nome ganhe força e popularidade.

  • Patrick

De origem inglesa, equivale neste idioma a Patrício. Significa “nobre”, “homem nobre”, também havendo quem o entenda como “conterrâneo”.

Vem de Patricius, nome latino originados a partir de patre, que significa “pai livre”. Ainda hoje esse nome carrega importância, pois quando de seu surgimento, indicava alguém que não pertencia à plebe, estando ligado a nobreza e a dignidade.

Esse entendimento vem desde os tempos do Império Romano.

Além disso, tem popularidade por conta de Saint Patrick ou, como conhecemos, São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda.

  • Paulo

É, sem dúvida, um nome de muita popularidade, principalmente pela possibilidade de ser combinado com vários outros nomes, formando nomes compostos como Paulo José, Paulo Henrique, Pedro Paulo e tantos outros mais.

Carrega o significado de “pequeno”, “de baixa estatura”, tendo sua origem no latim Paullus, a partir de paullo, termo que significa “baixo”, “pequeno”. Tais significados permitem que o nome seja encarado de uma forma metafórica, também entendido como “aquele que é humilde”, “humildade”.

Boa parte da influência desse nome está relacionada à São Paulo: considerado importante líder cristão, é santo católico muito venerado. Sua história é contada no Novo Testamento da Bíblia. 

  • Pedro

É, talvez, um dos nomes mais populares aqui da nossa lista. Significa “rochedo”, “pedra”. Sua origem está no nome grego Pétros, surgido da palavra petra, por sua vez influenciado pelo aramaico Cephas, significando “rochedo”, “pedra”.

Esse é um dos nomes mais difundidos em todo o mundo, havendo variantes para ele. É utilizado como nome próprio desde os tempos da Antiguidade. De acordo com documentos, existe em Portugal desde meados do século IX, mas com a grafia Petrus.

Sua popularidade está intimamente ligada à Bíblia, uma vez que Pedro é o nome de um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo, sendo considerado um dos principais nomes na construção da Igreja Católica.

Seu destaque é tão grande que São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica.

  • Peri

Carrega o significado de “junco”.

Trata-se de um nome com raiz brasileira e eternizado nas páginas da nossa literatura: em O Guarani, obra do Romantismo brasileiro escrita por José de Alencar (1829-1877), na qual encontramos Peri, o forte e devoto indígena da tribo dos Goytacazes e herói desse romance.

O nome Peri surge de piripiri, palavra do antigo tupi que indica uma espécie de junco, nome dado há um tipo de planta que dá flores.

Nota: Existe uma segunda origem para Peri. No caso desse nome empregado no feminino, tem origem na cultura persa, significando “fada”, “aquela que produz mágica”.

  • Péricles

Nome cujo significado é “o muito glorioso”, “o muito famoso”, “aquele cercado pela glória”. Carrega origem grega, surgindo de Periklês, resultado da união de peri, sufixo aumentativo significando “muito”, “em excesso”, com kléos, cujo significado é “glória”, “fama”.

Esse foi o nome de um estadista ateniense que viveu no século V a.C. Considerado o primeiro cidadão ateniense, vinha de família influente. Conhecido como um ótimo orador, Péricles desejava transformar sua cidade em uma verdadeira democracia.

Embora não tenha atingido os seu objetivo, ficou conhecido como líder democrático e por sua contribuição em obras públicas, como o Partenon.

Hoje considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o Partenon foi o resultado da iniciativa de Péricles para que o templo dedicado a deusa grega Atena fosse construído.

  • Peter

Vindo da língua inglesa, é uma das variantes existentes de Pedro. Logo, quer dizer “rochedo”, “pedra”.

Como indicado anteriormente, vem do nome grego Pétros, a partir de petra, derivado do aramaico Cephas, tendo precisamente os significados indicados. Foi levado à Inglaterra pelos normandos com a variante Piers, datando do século XIV a grafia Peter.

Além da influência bíblica de Pedro (em inglês, Peter), um dos discípulos mais próximos a Jesus, Peter é nome famoso também por outro motivo.

Nas histórias em quadrinhos da Marvel, Peter Parker é o verdadeiro nome do Homem-Aranha.

  • Phelipe

Nome cujo significado é “amigo dos cavalos”, o que gosta de cavalos” e, ainda, “homem que ama a guerra”.

É variante gráfica do nome Felipe, muito provavelmente por inspiração de Philip, como é escrito nas línguas inglesa e francesa. Originou-se do grego Phílippos, composto por phílos, que significa “amigo”, “amante”, e por hippos, que significa “cavalo”, assim ficando com o significado de “amigo do dos cavalos”.

Como cavalos eram muito usados em guerras, é comum que esse nome apareça com o significado ampliado para “homem que ama a guerra”. Sua popularidade vem de longa data: já na Idade Média, era um nome bastante comum na Inglaterra.

Além de Felipe ser um nome popular por ter sido o nome de vários reis e aristocratas europeus, também é conhecido por ser um nome que aparece na Bíblia: Filipe, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

  • Pietro

Tem como significado “pedra”, “rochedo”, “firme”. Esse nome comum de ser encontrado aqui no Brasil é a versão italiana do nome Pedro.

Assim, sua origem está no nome grego Petros, vindo de petra, palavra entendida como a tradução grega para o aramaico Cephas, cujo significado é “pedra”, “rochedo”.

O nome Pedro e suas variantes são bem famosos em todo o mundo por influência de Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo; chamado Simão, mudou seu nome para Pedro, atendendo ao pedido de Jesus. Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica.

  • Pierre

Não é difícil encontrarmos nomes com certa popularidade que são inspirações de outras culturas. É o caso de Pierre, a variante francesa para um nome que tem sido bastante citado nesta lista: Pedro.

Significa “rochedo”, “pedra”, originando-se do grego Pétros, a partir de petra, tradução grega para o aramaico Cephas, tendo como significado “rochedo”, “pedra”.

É, junto com as demais variantes existentes, um dos primeiros nomes cristãos mais populares do mundo, por influência do já mencionado discípulo de Jesus Cristo, chamado Pedro.

No caso da variante francesa, surgiu inicialmente como Piers.

  • Plínio

Nome de agradável sonoridade que tem como significado “pleno”, “cheio”, “completo”, “rico”, “abundante”. É nome que surgiu do latim, vindo do nome Plinius, cuja origem é o vocábulo plenus, cujo significado literal é “pleno”, “cheio”, “completo”.

Seus significados são ampliados para “rico”, “abundante”, fazendo com que esse nome seja capaz de refletir as ideias de abundância e de plenitude.

Ainda que algumas pessoas digam que Plínio possa ter surgido da palavra grega plinthos, que significa “lousa”, “ladrilho”, não existem informações capazes de comprovar essa hipótese.

Por isso, deve ser considerada a hipótese latina.

Mais Nomes Bonitos para Meninos com a Letra P e seus Significados


lista-de-nomes-para-meninos-com-p

  • Pascal: “aquele que nasceu na Páscoa”. Tem o mesmo significado que Pascoal.
  • Patrício: “da mesma pátria”, “nobre”, “patrício”, “fidalgo”, “conterrâneo”.
  • Paul: Variante alemã, francesa e inglesa de Paulo, significa “pequeno”, “de baixa estatura”.
  • Petrus: “pedra”, “rochedo”.

Considerações Finais


Apesar de não serem muitos quando pensamos nos nomes masculinos que começam por letras como A ou B, não se pode dizer que não existem nomes muito lindos para meninos que começam pela letra P. E fizemos questão de apresentar os mais incríveis para você!

E aí, que tal a seleção apresentada?

Conta aqui nos comentários o que você achou do texto que acabou de ler. Nem precisamos dizer que a opinião dos nossos leitores é de grande importância, né? Afinal, tudo é pensado para levar até você o melhor material possível.

Falando nisso, aproveite sua visita para conhecer os demais textos sobre nomes que já estão publicados aqui. E fique ligado para não perder aqueles que ainda virão! Nos vemos em breve.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra P possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.