O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos de Personagens Bíblicos

O momento de escolher o nome para o bebê é aquele momento todo especial e que requer doses de inspiração para combinar os gostos dos papais, não é mesmo?

É bastante comum encontrar famílias que recorrem à religião e à Bíblia para encontrar o nome ideal para seu filho. Pensando nisso, preparamos uma lista com diversos nomes bíblicos ou com motivação religiosa que você pode escolher para o seu menino.

Nomes masculinos de personagens da Bíblia


lista-de-nomes-masculinos-de-personagens-da-biblia

  • Abel

É o segundo filho de Adão e Eva. Sua história é contada em Gênesis e também é brevemente mencionada no Novo Testamento.

Não existem muitas informações sobre quem foi Abel, mas sabe-se que foi assassinado por seu irmão mais velho, Caim.

Alguns estudiosos indicam que o nome signifique “sopro”, menção à sua curta existência.

  • Abraão

É uma das mais importantes histórias bíblicas, fundamental para entender a origem do povo hebreu.

Em Gênesis, é contada a convocação de Abraão por Deus para que ele abandonasse o paganismo e partisse para uma Terra Prometida pelo próprio Deus.

Sua história é marcada pelas promessas de Deus.

  • André

Foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Era irmão de Simão Pedro e trabalhava como pescador.

Na passagem bíblica sobre a multiplicação dos pães, o apóstolo André está presente.

  • Barnabé

Descendente da tribo de Levi, foi membro da igreja primitiva de Jerusalém. Em Atos, Barnabé vende uma propriedade e destina o dinheiro da venda aos apóstolos para que os membros mais pobres da igreja de Jerusalém tivessem suas necessidades supridas.

  • Bartolomeu

Foi um dos apóstolos de Jesus Cristo, não havendo muitas informações específicas sobre ele além dessa.

  • Caim

Como já adiantamos, foi o filho mais velho de Adão Eva.

Sua história aparece em Gênesis e representa a queda do homem: sua história mostra a perversidade do homem, pois Caim e Abel apresentaram ofertas para Deus e irado por Deus ter aceitado apenas a de Abel, Caim atraiu o irmão para o campo e o matou.

  • Davi

Tem sua história contada no Antigo Testamento. É o segundo monarca de Israel, tendo sido escolhido por Deus para liderar seu povo.

Davi foi responsável por derrotar o gigante filisteu Golias: o próprio Davi ofereceu-se para aceitar o desafio do gigante, desafio este que já durava 40 dias.

  • Elias

A história deste profeta aparece no Antigo e no Novo Testamentos. Do ponto de vista religioso, profetizou momentos muito difíceis para o povo de Israel.

Em época de paganismo, Elias foi chamado para atuar como porta voz de Deus, sendo responsável por lembrar os israelitas de que eles eram povo do Senhor.

  • Ezequiel

Este profeta foi um dos homens levantados por Deus para profetizar na época em que o povo judeu esteve exilado na Babilônia.

Sua missão era muito importante: através de mensagem profética, deveria incentivar os judeus exilados a seguirem fiéis a Deus, crendo o que o Senhor cumpriria a promessa de restauração.

  • Felipe

É o nome de vários personagens bíblicos, todos citados no Novo Testamento, sendo talvez o mais importante o Felipe apóstolo de Jesus.

Foi usado como “instrumento” na chamada de Natanael para seguir o Senhor. Sua história possui mais destaque no evangelho de João.

  • José

É nome de personagens muito importantes na Bíblia. Um deles, José do Egito, filho de Jacó e Raquel. É também o nome do marido de Maria, com isso vindo a ser pai adotivo de Jesus.

  • Josué

É o homem responsável por liderar o povo israelita na conquista da Terra Prometida, sendo o sucessor de Moisés. Sua história é contada com detalhes no Antigo Testamento.

É descrito como o jovem escolhido por Moisés como seu ajudante. Foi também designado como representante da tribo de Efraim para espiar, em missão de reconhecimento, as terras de Canaã.

  • Lucas

É um médico convertido ao Cristianismo pelo apóstolo Paulo, acompanhando-o em viagens missionárias por muito tempo. Paulo refere-se a ele como “o médico amado”.

Lucas também é citado como pintor, daí São Lucas ser o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

  • Mateus

É um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Mateus era cobrador de impostos na época de Herodes. Um dia, foi convidado por Jesus para segui-lo, pedido que foi aceito.

O apóstolo Mateus acompanhou Jesus até o fim da sua vida, pregando que Jesus era o Messias em todos os lugares por onde passava.

Importante chamar a atenção para o fato de que a escolha de Mateus para apóstolo é a única chamada individual que aparece nos evangelhos.

Por conta da sua antiga profissão, São Mateus é considerado o padroeiro dos contadores e dos auditores fiscais.

  • Miguel

Como vimos, a figura do Arcanjo Miguel é muito importante na Bíblia, sendo o episódio relatado no livro Apocalipse talvez o mais importante. Nele, é relatada a história de uma guerra no Céu, sendo o Arcanjo Miguel o responsável por derrotar o diabo.

Assim, o Arcanjo Miguel é visto como um dos principais protetores do povo, além de líder do exército de Deus.

Por essa razão, o padroeiro dos fuzileiros navais e dos marinheiros é São Miguel.

  • Moisés

Resgatado das águas do Rio Nilo, no Egito, pela filha do faraó, foi criado para ser o futuro príncipe do Egito.

Contudo, tornou-se o líder dos judeus: guiou-os da escravidão no Egito para a Terra Prometida (Canaã).

Também se deve a ele a propagação dos 10 mandamentos, recebidos por Moisés por intermédio de Deus no alto do Monte Sinai.

  • Pedro

Nascido Simão, de acordo com os relatos bíblicos, Jesus mudou seu nome para Pedro.

É considerado uma das figuras fundamentais da igreja católica primitiva: atendeu ao pedido de Jesus Cristo e construiu a primeira igreja, sendo por isso considerado o primeiro papa.

Esse nome é atribuído a cerca de 200 Santos, dentre os quais São Pedro.

  • Samuel

De acordo com a Escritura Sagrada, Ana não podia ter filhos, então prometeu a Deus que se engravidasse, entregaria o filho ao serviço de Deus.

Ana engravidou e cumpriu a promessa: seu filho, de nome Samuel, foi entregue ao templo de Silo.

Samuel ficou conhecido por ter ungido Saul para que se tornasse o primeiro rei de Israel. Saul abusou de seus poderes reais e Samuel ungiu Davi como sucessor.

  • Sansão

É conhecido por ser um dos últimos juízes de Israel antes de Samuel. Foi agraciado pelo Espírito do Senhor, o que o capacitou a realizar grandes feitos; todavia, Sansão falhava em honrar a Deus em todas as ocasiões.

O episódio que provavelmente é o mais famoso da história de Sansão é quando, após se envolver com Dalila, confessou-lhe que seus cabelos estavam relacionados à sua força sobrenatural, assim violando o voto de aliança com Deus.

Dalila contou aos inimigos de Sansão qual era o segredo; Sansão foi capturado e teve seus cabelos cortados. Por fim, os filisteus forçaram-no a trabalhar de maneira humilhante, moendo grãos.

  • Simão

Nome comum nos tempos do Novo Testamento, aparece várias vezes no texto bíblico. Um dos personagens mais famosos é Simão, posteriormente chamado de Pedro. Foi um dos apóstolos de Jesus, tendo o Messias mudado o seu nome para Pedro.

  • Tadeu

É o nome de um dos apóstolos de Jesus Cristo, conhecido por traí-lo. Tal traição fez com que passasse a ser conhecido como Judas Tadeu, embora sempre seja citado na bíblia apenas como Tadeu.

  • Tiago

São mencionados quatro personagens bíblicos com esse nome no Novo Testamento, sendo um deles pertencente aos apóstolos de Jesus.

Esse personagem em especial é filho de Zebedeu. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que sua mãe tenha sido Salomé, provável irmã da Maria, o que faria com que Jesus e Tiago fossem primos. Era pescador e é citado como um dos discípulos mais próximos de Jesus durante seu Ministério terreno.

  • Tomé

Também foi um dos apóstolos de Jesus. É apresentado na Bíblia como alguém de extremos: ao mesmo tempo que demonstrava certo pessimismo, era fervoroso devoto do Senhor.

É conhecido o episódio em que Tomé não acreditou de início na ressurreição de Jesus, exigindo provas e querendo ver com seus próprios olhos; daí vem as expressões “ver para crer” e “São Tomé incrédulo”.

Considerações Finais


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos de Personagens Bíblicos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.