O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Alemães

Não é surpresa que a cultura alemã exerce especial influência aqui no nosso país, o que é mais flagrante na região sul. Pensando nessa influência e no fascínio que os significados de sobrenomes exercem, preparamos uma lista bem interessante com alguns sobrenomes alemães e seus significados.

Infelizmente, não é possível trazer e apresentar com precisão todos os sobrenomes alemães. Então, escolhemos a dedo aqueles que podem ser considerados os mais comuns e populares.

Como você verá, muitos sobrenomes tiveram sua origem a partir de profissões, lugares de nascimento ou de residência (chamados de topônimos), apelidos, traços físicos e até mesmo como forma de homenagear o pai (chamados de patronímicos). Casos assim são comuns em todas as línguas.

Quanto à grafia de algumas palavras alemãs que aparecem nas explicações dos sobrenomes, optamos por seguir a regra do idioma, que é escrever substantivos sempre iniciados com letra maiúscula. 

Será que você conhece muitos sobrenomes alemães? Vamos descobrir juntos!

Sobrenomes Alemães mais Bonitos e Populares


sobrenomes-alemaes

  • Bauer

É um sobrenome alemão muito conhecido cujo significado é “camponês”, “agricultor”. Como se vê, surgiu para nomear pessoas cujo sustento vinha da terra.

  • Becker

Acredita-se que sua origem esteja ligada ao ofício do patriarca da família. Teria vindo de Bäcker, que significa “padeiro”, além de estar relacionada ao verbo backen (“assar”) e ao substantivo Bäckerei (“padaria”). Existe, ainda, a possibilidade de remeter a outra ofício: o de produzir recipientes como xícaras, jarras e canecas.

Essa hipótese está relacionada à palavra do alemão médio Becher, que significa “xícara”, “taça”.

  • Bohn

É curto e sonoro sobrenome que vem da profissão de cultivador de feijões, sendo esse o significado desse sobrenome. Está relacionado a Bohne, como é chamado “feijão” na língua alemã.

  • Braun

Vem do termo do alto alemão médio brun, cujo significado literal é “moreno”, “castanho”. Então, é bem possível que esse sobrenome tenha surgido com base na característica física de algum ancestral, como olhos, cabelos, barbas e até mesmo pele mais bronzeada, morena.

É considerado um sobrenome bastante antigo, havendo registros de sua variante, Brune, já no ano de 1329.

  • Brand

Está presente em várias regiões da Alemanha, tanto assim escrito quanto com sua variante Brandt. Seu significado literal é “incêndio”, “queimada”. Embora careça de especificação, acredita-se que tenha surgido como referência a pessoas que residiam perto de locais onde queimadas aconteciam.

Considerando que essa é uma prática comum na agricultura, é bem provável que esse sobrenome tenha surgido em regiões menores e rurais. Já para outros estudiosos, tem origem no nórdico antigo Brandr, significando “filho do fogo”.

  • Decker

Existem várias possíveis origens para este sobrenome, o que leva à existência de vários significados possíveis. Vem da palavra alemã medieval Deck que significa “deque”. Esse sobrenome estaria relacionado a pessoas que realizavam esse tipo de construção.

Alguns estudiosos dão como significado possível “construtor de telhados”, provavelmente pela similaridade gráfica e sonora com Dach, que significa “telhado”. Já outros estudiosos, tentam cobrir todas as significações possíveis dando a esse sobrenome com o significado de “construtor de revestimentos”.

De todo modo, os significados comumente relacionados a Decker envolvem algum tipo de ofício.

  • Endler

Significa “filho de Endel”. Por ser um patronímico, somos levados a buscar o significado desse nome próprio, isto é, dom nome do ancestral. Alguns dizem que o nome Endel signifique “luminosidade”, fazendo com que Endler queira dizer “filho da luminosidade”.

Já outros estudiosos, acreditam que esse nome seja um diminutivo de Andreas, nome grego surgida a partir de andrós (“homem”). Assim, outra possibilidade para Endler seria “filho do homem”, “filho do viril”.

  • Fischer

Sobrenome cujo significado é “pescador”, por isso estando na lista de sobrenomes surgidos a partir de um ofício. Curiosamente, a versão em língua inglesa desse sobrenome, Fisher, também é bem popular em países falantes da língua inglesa, assim como Fischer é bastante comum na Alemanha.

  • Hahn

Em muitas línguas também encontramos sobrenomes originados a partir de nomes de animais, assim surgindo com base em características geralmente atribuídas a eles. Hahn quer dizer “galo” e, por tal significação, conclui-se que tenha sido originalmente atribuído a sujeitos considerados orgulhosos ou mesmo arrogantes. É um dos 50 sobrenomes mais comuns na Alemanha.

  • Hartmann

É formado pelos termos hart (“valente”, “bravo”, “resistente”) e Mann (“homem”), assim significando “homem bravo”, “homem resistente”. Muitos estudiosos consideram esse nome um patronímico, o que nos leva a inferir que esse também era um nome próprio.

  • Hoffmann

Trata-se de um sobrenome muito comum e relacionado a uma profissão. Surge a partir da forma medieval hovemann, formado pelo substantivo Mann, cujo significado literal é “homem”. Significa “gerenciador de uma propriedade”, “aquele que cuida de uma propriedade”.

  • Jung

Surgido do alemão médio junc, seu significado literal é “jovem”, “novo”. Pode ter surgido ligado à jovialidade, indicando ou alguém novo ou mesmo uma pessoa jovial, disposta.

  • Klein

Significa “pequeno”. Esse é também adjetivo utilizado na língua alemã com esse mesmo significado. Sua origem, contudo, também pode estar no iídiche (língua que se originou do alto alemão e era falada pelos judeus) kleyn, também com o mesmo significado.

Assim, provavelmente surgiu a partir de um traço físico, apelidando pessoas de baixa estatura.

  • Köhler

Outro sobrenome relacionado ao ofício praticado por uma pessoa ou por um dos ancestrais de uma família. Quer dizer “pessoa que produz carvão”.

  • Lehmann

Este sobrenome é um dos que mostram a influência dos trabalhos na terra e da existência de proprietários de terra na cultura alemã. Partindo do medieval Lehnsman, seu significado é “proprietário do feudo”.

  • Meyer

Vem da forma medieval Meier, Meiger, a depender do grupo de estudiosos. Seu significado é “superior”. Acredita-se que esse nome era dado aos grandes administradores ou donos de propriedades rurais.

Por conta disso, o significado comumente dado ao sobrenome Meyer é precisamente “gerenciador de propriedade”.

  • Müller

É bastante popular na Alemanha e também difundido aqui no Brasil desde meados do século XIX. Seu significado é “moleiro”, assim indicando pessoas que trabalhavam em moinhos ou mesmo eram donas de um.

  • Neumann

É um sobrenome bem interessante. Formado por niuwe, termo do alemão médio que significado “novo” (mesma raiz do adjetivo neu, do alemão atual, com o significado de “novo”) e por Mann (“homem”), significa “homem novo”.

Como esse adjetivo está relacionado ao sentido de novidade, não de idade, percebemos que sua origem está ligada àqueles recém-chegados a uma cidade.

  • Obermann

Acredita-se que a partir do alto alemão medieval Opperman, depois passando a Oppermann, que teria sido a primeira forma desse sobrenome. Seu significado é dado como “sacristão”, talvez pelo fato de haver na família algum sacristão.

  • Peters

É um patronímico que apresenta como significado “relativo a Peter”, “filhos de Peter”. Esse nome próprio é a variante inglesa e alemã de Pedro, nome surgido a partir do grego Pétros. A raiz desse nome é a palavra também grega petra, que significa “rocha”, “pedra”, “rochedo”.

Esse nome e todas as suas variantes são amplamente difundidos por todo o mundo, em especial por conta da influência da Bíblia: São Pedro é um personagem bíblico bastante importante, considerado o primeiro Papa.

  • Schäfer

Trata-se de um sobrenome cujo significado é “pastor de ovelhas”. Surge a partir do substantivo Schaf, que quer dizer “ovelha”. É bem possível que compartilhe origem com Shepherd, sobrenome de língua inglesa que também significa “pastor”, no mesmo sentido.

  • Schwarz

Pode ter alguns significados, todos ligados a cor: “preto”, “escuro”, “marrom escuro”. Por conta desse significado (e pelo fato de esse sim o nome da cor preta na língua alemã, ou seja, o sobrenome é de fato o nome da cor), entende-se que tenha surgido para se referir a uma característica física.

De acordo com pesquisadores, surgiu para se referir especificamente à cor dos cabelos, depois passando a estar relacionado também ao tom de pele.

  • Schneider

Este é mais um dos muitos sobrenomes alemães que surgiram a partir de um ofício. Sua raiz está no verbo alemão schneiden, cujo significado é “cortar”, “ceifar”. Daí ter resultado o substantivo e o sobrenome Schneider, entendido como “alfaiate”, “costureiro”, “cortador”.

  • Schmidt

Figura na lista de sobrenomes relacionados a uma ocupação profissional. Significa “ferreiro” ou, ainda, “metalúrgico”. Trata-se de uma profissão que era essencial nas sociedades de séculos atrás, tanto que em diversas línguas existem sobrenomes ligados a essa profissão ou a esse material.

Vem do alemão schmeid ou do dinamarquês smed, não há consenso sobre isso. É considerado o segundo sobrenome alemão mais comum que existe.

  • Schultz

É um sobrenome muito interessante, ressaltando alta distinção de uma pessoa. Vem de schulteize. Existem vários entendimentos a respeito de Schultz, todos referentes a alguém de grande importância na sociedade.

Acredita-se que magistrados, juízes, pessoas que faziam cobranças em nome dos latifundiários e até prefeitos de pequenas cidades recebessem esse nome.

  • Stein

Este é um sobrenome alemão que significa “pedra”, “de pedra”. É bastante comum tanto sozinho quanto combinado com outras palavras. Foi muito adotado por judeus, contribuindo para sua popularidade.

Por conta de seu significado, é bem possível que tenha surgido referindo-se há lugares onde havia muitas pedras ou, ainda, como destaque para algum traço de personalidade (uma pessoa mais sisuda, séria, por exemplo).

  • Vogel

Está entre os 50 sobrenomes mais populares na Alemanha. Está relacionado ao substantivo Vogel, cujo significado é “pássaro”. Existem algumas possibilidades a respeito de sua origem, como ter surgido para apelidar caçadores de pássaros ou como referência a pessoas que gostavam de cantar.

  • Wagner

Relativamente popular aqui no Brasil como primeiro nome, surge como sobrenome. É derivado de outra sobrenome germânico, Wagnari. A raiz desses sobrenomes é Waagen, cujo significado é “carro”, “vagão”, “carroça”.

Surge relacionada tanto a profissão de “construtor de carruagens” quanto às profissões que envolviam transportes, ou seja, pessoas que viajavam transportando mercadorias.

  • Walter

Este sobrenome também é muito comum de ser encontrado como nome próprio. Surge de Waldhar, termo que no germânico significa “comandante do exército”. Como se vê, a forte sonoridade desse sobrenome também remete a um significado forte, ligado a liderança.

  • Weber

É sobrenome bastante popular e que conta com algumas variantes também conhecidas, como Webber e Weaver (esta principalmente nos Estados Unidos). Está na lista de sobrenomes referentes a uma profissão: originou-se do verbo wëber, cujo significado é “tecer”.  Daí o significado desse sobrenome ser “tecelão”.

  • Werneck

É, sem dúvida, um topônimo. Faz direta referência à cidade de Werneck, localizada na região da Baviera. Indica pessoas nascidas ou residentes desse lugar.

Nota: Como Ecke significa “canto”, “esquina” e Wern o nome de um rio da Baviera, o nome da cidade significa “canto do rio Wern” e até mesmo “cidade do canto do rio Wern”.

  • Wolf

É outro nome que surgiu inspirado sim animais. Seu significado é literalmente “lobo”. Por tal, é bem possível que esse sobrenome tenha surgido como apelido dado a pessoas que se destacavam por sua coragem, destreza e bravura, características comumente relacionadas a esse animal.

  • Zimmerman

Este, que é um dos 20 sobrenomes mais comuns na Alemanha e formado por palavras alemãs, pode curiosamente ter outra origem. Isso porque de acordo com alguns estudiosos, esse sobrenome teria origem austríaca (valendo a pena destacar que Alemanha e Áustria são países vizinhos e que o idioma oficial da Áustria é o alemão).

Embora alguns defendam ser austríaco e outros (a maioria) ser alemão, quanto ao significado o consenso é que seu significado é “carpinteiro”. É, então, sobrenome originado a partir de uma profissão.

Outros bonitos Sobrenomes Alemães


lista-de-sobrenomes-comuns-na-alemanha

  • Altmann: “homem sábio”.
  • Baumann: “construtor”, “fazendeiro”, “agricultor”.
  • Berger: variante do sobrenome Berg, significa “montanha”.
  • Fuchs: “raposa”, “esperto como uma raposa”.
  • Goldstein: “perda preciosa”, “minerador de ouro”.
  • Gruber: “poço”, “construtor de poço”.
  • Hauser: “dono da casa”.
  • Held: “herói”.
  • Huber: “fazendeiro”, “lote de terra”, “homem que possui um pedaço de terra”.
  • König: “rei”, sendo possível que tenha surgido indicando alguém que trabalhava para o rei, que prestava serviços a ele.
  • Krause: “crespo”, “encaracolado”.
  • Kurtz: “curto”, “pequeno”.
  • Lange: “alto”.
  • Mann: “homem”.
  • Neubauer: “novo agricultor”.
  • Scherer: “aquele que corta”. Surge relacionado às pessoas que cortavam pelos das ovelhas, manejavam tesouras para retirar excesso de tecidos em roupas já acabadas e mesmo barbeiro.
  • Schröder: acredita-se que esteja relacionado a Schneider. Assim, seu significado também seria “costureiro”.
  • Selig: “abençoado”.
  • Stadler: “responsável pelo celeiro”.

Mais Sobrenomes Famosos na Alemanha


sobrenomes-alemaes-bonitos-e-famosos

  • Brückner
  • Fleischer
  • Funke
  • Hammer
  • Kessler
  • Klotz
  • Kuhn
  • Lemke
  • Mertz
  • Rech
  • Scherer
  • Stock
  • Strauss
  • Westphal
  • Wimmer
  • Ziller


Considerações Finais


Conta aqui para nós qual sobrenome alemão mais chamou sua atenção. E, claro, se um deles é o seu. Será que seu sobrenome apareceu por aqui?

Para conhecer mais sobrenomes e suas origens, já sabe: só continuar acompanhando nossos textos.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Alemães possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.