O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Americanos

Você já reparou que em muitas séries e filmes dos Estados Unidos os sobrenomes têm especial importância na construção dos personagens? Pois é, esse é um traço bem característico dessa cultura, dar especial destaque aos sobrenomes. Esse é apenas um dos motivos que contribui para a curiosidade das pessoas a respeito de sobrenomes americanos.

Outro motivo está relacionado à significação. Como terá surgido o sobrenome X? Será que existe alguma história curiosa por trás?

Você gostaria de conhecer um pouco mais a respeito dos sobrenomes americanos? Então, pode ficar tranquilo, você está no lugar certo.

Por razões bem compreensíveis, até mesmo por questão de falarem a mesma língua, nos Estados Unidos e na Inglaterra é possível encontrar vários sobrenomes em comum. Sobre isso, vale a pena conferir nossa seleção de sobrenomes ingleses.

Além disso, como você verá, muitos sobrenomes tiveram sua origem a partir de profissões, lugares de nascimento ou de residência (chamados de topônimos), apelidos, traços físicos e até mesmo como forma de homenagear o pai (chamados de patronímicos). Casos assim são comuns em todas as línguas. Chega de papo e vamos conhecer esses sobrenomes, né? 

Sobrenomes Americanos mais Bonitos e Populares


sobrenomes-americanos-bonitos-e-famosos

  • Adams

Está ligado ao nome próprio Adam, sendo entendido como “filho de Adams”. Como o nome Adam quer dizer “homem”, “homem formado na terra”, o significado de Adams pode ser ampliado para “filho do homem”, “filho do homem da terra”.

  • Bailey

Seu significado é “oficial de justiça”, “atendente”, “fortificação da cidade”. Pode ter sua origem no inglês médio, vindo da palavra inglesa bailiff, cujo significado é “oficial de justiça”. Seu surgimento pode estar relacionado a esse ofício, indicando pessoas que realizavam esse trabalho.

Outra possibilidade é ter surgido a partir de baillis, termo do francês antigo que significa “atendente”, “oficial”. Já no inglês antigo, bailey era utilizado no sentido de “fortificação da cidade”, daí vindo outro possível significado para esse sobrenome.

  • Baker

Este é um dos sobrenomes que surgiram fazendo referência a uma profissão. Significa “padeiro”, mas também pode ser entendido como relativo a qualquer profissão ligada à panificação.

  • Brooks

Está associado a um lugar. Significa “do riacho”, “do ribeiro”. Considerando seu significado, é bastante possível que tenha surgido como forma de indicar residentes de áreas próximas a riachos ou pessoas que por lá haviam nascido.

  • Brown

Além de existir como sobrenome, é o nome de uma cor. A palavra brown significa “marrom” em inglês. O sobrenome surgiu a partir do inglês antigo para se referir a pessoas com cabelos, peles ou mesmo vestimentas dessa cor.

  • Campbell

Não é tarefa fácil precisar o significado deste sobrenome. Há quem diga que tenha surgido a partir de um nome masculino francês cujo significado é “campo belo”. Para outros, significa “o que ressona nas montanhas”, provavelmente pelo fato de bell em inglês ser “sino”.

Já para outros estudiosos, é um sobrenome que surgiu com uma referência a uma característica física: seu significado é “boca torta”.

  • Carter

É considerado bastante comum. Sua origem é inglesa, irlandesa e escocesa. Buscando seu significado, encontra-se “pessoa que transporta mercadorias usando carrinho ou carroça”. Assim, é bem provável que tenha surgido como forma de designar pessoas que realizavam esse tipo de trabalho.

  • Cooper

Está na lista de sobrenomes surgidos a partir de um ofício. No caso do sobrenome Cooper, está relacionado às pessoas que trabalhavam fabricando e vendendo tonéis, banheiras e baldes.

Deriva do vocábulo do inglês médio couper, cowper, por sua vez adaptado do holandês médio kuper, cujo significado é “banheira”, “recipiente”.

  • Evans

É sobrenome patronímico de origem galesa, tendo como significado “filho de Evan”. Já Evan, por sua vez, é a forma gaulesa para João, nome que tem “agraciado por Deus” como significado. Por conta disso, Evans pode ser visto como sobrenome que significa “filho do agraciado por Deus”.

  • Foster

Possui origem inglesa, especificamente do inglês antigo fostre. Apesar da raiz reconhecida, seu significado não é muito preciso. Alguns acreditam que tenha relação com “cuidado”, “prover”, no sentido de cuidar de alguém; ainda hoje se usa a expressão foster parent para se referir ao fato de uma família, que não é a de sangue, cuidar de uma criança temporariamente.

Para alguns estudiosos, essa é a origem do sobrenome, indicando pessoas que tiveram essa experiência. Já outros, afirmam que seu significado seja “guarda florestal”, então relacionado a pessoas que exerciam esse tipo de ofício.

  • Garner

É sobrenome surgido a partir de um lugar ou mesmo profissão. Significa “celeiro”, podendo ter começado a ser empregado para indicar pessoas que residiam nesse tipo de construção ou que moravam perto de uma.

  • Hanks

Pode ser encontrada também com a grafia Hank. É mais comum Inglaterra, mas pode ser encontrado em países como Alemanha e Holanda; inclusive, é da Holanda que veio sua origem. Vem de Hendrik, nome holandês que corresponde ao nosso Henrique.

Provavelmente, surgiu como patronímico, homenageando o pai. O nome Henrique significa “príncipe poderoso”, daí ou sobrenome Hanks ser entendido como “filho do príncipe poderoso”.

  • Jackson

É um sobrenome de origem inglesa e escocesa cujo sentido é “filho de Jack”, formado pelo nome próprio Jack e son, palavra que em língua inglesa significa “filho”. Como o nome Jack pode significar tanto “homem comum” quanto “agraciado por Deus”, o sobrenome Jackson significa “filho do homem comum”, “filho do agraciado por Deus”.

  • Johnson

Assim como o sobrenome acima, Johnson também é um patronímico. Quer dizer “filho de John”, sendo sobrenome de origem inglesa e escocesa.

Para entender melhor o seu significado, é preciso lembrar que John (João, na nossa língua) é forma inglesa para o nome hebraico Iohanan, cujo significado é “agraciado por Deus”.  Assim, Johnson pode ser entendido como “filho do agraciado por Deus”.

  • Jones

Quer dizer “filho de João”, o que nos leva a pensar no significado desse nome próprio. João é nome surgido do hebraico Iohanan, Yehokhanan, significando “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”. Assim, é possível entender esse sobrenome como “filho do Deus cheio de graça”, “filho do agraciado por Deus”.

  • Lawrence

Encontra-se sua origem no inglês, no italiano e no francês. Seu significado é “pessoa de Laurento”. Como Laurento foi uma antiga cidade italiana, é bastante provável que o sobrenome tenha surgido como forma de indicar pessoas que lá residiam ou que de lá vinham.

  • Martin

Trata-se de um sobrenome ligado a Marte, o deus da guerra na mitologia romana. Por tal, o sobrenome Martin pode ser entendido como “relativo ao deus Marte”, “dedicado ao deus Marte” e, consequentemente, “guerreiro”.

  • Miller

Está na lista de sobrenomes relacionados a profissões. Sua origem está no inglês médio mille, cujo significado é “moinho”. Assim, surgiu para indicar pessoas cujo ofício era para trabalhar em um moinho de grãos.

  • Moore

Há várias possíveis origens e, consequentemente, variados significados para esse sobrenome. Pode ter vindo do inglês antigo mor, que significa “pântano”, “charneca”, então indicando pessoas que viveram ou que residiram em lugares assim.

Outra possibilidade é estar ligado ao francês antigo mais, por sua vez vindo do latim maurus; nesse caso, ligado a pessoas nativas do noroeste da África, bem como a pessoas com pele morena. Pode, ainda, ter surgido do gaélico Mor, significando “grande chefe”.

Por fim, tem-se a possibilidade de ter surgido no País de Gales e na Escócia, países onde se usava mor (gaélico) e mowr (galês) para apelidar pessoas altas, uma vez que tais vocábulos significam “grande”.

  • Parker

Apesar de ser um sobrenome muito comum e que se popularizou especialmente com o personagem ficcional Peter Parker, verdadeira identidade do Homem-Aranha, pouco se sabe a respeito da sua origem. O significado mais amplamente relacionado a ele é “terra cultivada”.

Entretanto, também encontramos quem afirme ter surgido na Inglaterra medieval, sendo parker o nome então dado aos guardiões e às pessoas que trabalham nos amplos parques.

  • Reed

É bem parecido com red, palavra que em língua inglesa significa “vermelho”. Por essa similaridade gráfica e sonora, acredita-se que a origem desse sobrenome está relacionada à cor, ou seja, pode ter surgido para se referir a pessoas com pele avermelhada ou cabelos ruivos.

  • Roberts

É sobrenome patronímico, apresentando o significado de “filho de Robert”. Como o nome Robert, de origem inglesa e germânica, quer dizer “brilhante na fama”, “glória brilhante”, o significado do sobrenome Roberts pode ser ampliado para “filho daquele que é brilhante na fama”, “filho daquele cuja glória é brilhante”.

  • Rogers

Tem como significado “filho de Roger”. O nome próprio Roger, por sua vez, vem do germânico Rodger, apresentando como significado “célebre guerreiro”, “célebre na lança”. Logo, Rogers também pode ser considerado um sobrenome cuja significado vem a ser “filho do célebre na lança”, “filho do célebre guerreiro”.

  • Ryan

Seu significado é “pequeno rei”. Possui origem irlandesa, de O’Riain. Também é comum encontrá-lo como primeiro nome.

  • Smith

Este é um sobrenome bastante comum em lugares onde se fala a língua inglesa. Está na lista de sobrenomes surgidos a partir de um ofício, de uma profissão. Significa “ferreiro”, “aquele que trabalha com metal”.

  • Taylor

De origem inglesa, quer dizer “alfaiate”, “talhador”. Vale destacar que além de sobrenome, taylor é um substantivo que em inglês significa alfaiate, vindo do latim taliare (“cortar”). Logo, é sobrenome surgido a partir de um ofício.

  • White

Seu significado é “branco”. Inicialmente utilizado como apelido para pessoas que tinham cabelos ou pele dessa cor, logo passou a ser utilizado também como sobrenome.

  • Williams

Sua origem é germânica. Como você bem deve imaginar, tem relação com o nome próprio William, significando “filho de William”. Como esse nome próprio significa “protetor corajoso”, “o que deseja proteger”, pode-se entender Williams como “filho do protetor corajoso”, “filho do que deseja proteger”. É um dos sobrenomes mais facilmente encontrados nos Estados Unidos.

  • Wilson

Como temos visto, por conter a palavra son, entendemos que seu significado é “filho de Will”. Vale destacar que Will está relacionado a William, nome que, como vimos acima, significa “protetor corajoso”, “o que deseja proteger”, permitindo que o Wilson seja entendido também como “filho do protetor corajoso”, “filho da que deseja proteger”.

Outros bonitos Sobrenomes Americanos


lista-de-sobrenomes-comuns-nos-estados-unidos

  • Banks: “banco”. Significa tanto o banco ligado a dinheiro quanto banco no sentido de banco de areia, margem. Pode ter surgido como forma de se referir a um lugar de onde pessoas vinham ou onde viviam.
  • Berry: “fruta pequena e saborosa”.
  • Carpenter: “carpinteiro”.
  • Cole: “carvão”.
  • Davis/Davies: referente a Davi, nome que significa “o amado”, “o predileto”.
  • Ferguson: “filho de Fergus”. Como esse nome significa “homem de vigor”, o sobrenome pode ser entendido como “filho do homem de vigor”.
  • Gordon: “fortaleza espaçosa”, “amplo e forte”.
  • Hardy “corajoso”, “audacioso”.
  • Harper: “harpista”.
  • Hunter: “caçador”, “aquele que caça”.
  • Lane: “pessoa que vive próxima da estrada”.
  • Montgomery: “além das montanhas”.
  • Norton: “cidade do norte”.
  • Shaw: “matagal”, “bosque”, “pequena floresta”.
  • Underwood: “borda da floresta”.

Mais Sobrenomes Famosos nos Estados Unidos


sobrenomes-americanos

  • Blair
  • Butler
  • Coleman
  • Flynn
  • Floyd
  • Goodman
  • Hale
  • Houston
  • Jenkins
  • Myers
  • O’Neal
  • Osborne
  • Resse
  • Ross
  • Sanders
  • Sinclair
  • Summers

Considerações Finais


Conta para nós se você conhece algum personagem ficcional, ator ou mesmo se você tem algum conhecido com algum desses sobrenomes! E quem sabe não conseguimos trazer o seu sobrenome por aqui?

Ficou curioso para conhecer mais sobrenomes de outras culturas? É só continuar ligado nos nossos materiais.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Americanos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.