O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Árabes


O adjetivo árabe dificilmente soa estranho para você. Mas talvez a existência do termo “mundo árabe” possa parecer confuso.

Recebe o nome de “mundo árabe” o grupo formado pelos seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Barein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia.

É importante ter em mente que eles não compõem um grande bloco entre si. Isso significa que são países com traços bem próprios, apenas unidos pelo fato de fazerem parte do mundo árabe.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem a religião é necessariamente a única e mesma. Isso porque além do islamismo, existem outras religiões professadas nesse chamado mundo árabe.

Esses países listados, uns mais, outros menos, são todos bem conhecidos, assim como a existência de uma cultura chamada árabe. Entretanto, existe uma carência de informações mais difundidas sobre alguns pontos referentes às culturas desses países.

É claro que em tempos de internet com rápido e fácil acesso e na palma da mão, podemos salientar que em geral as pessoas buscam poucas informações sobre esse mundo. Mas não podemos ignorar que muitas vezes a (pouca) informação que chega é através de filmes e séries e não raro carregada de estereótipos e visão muito limitada sobre essas sociedades.

E o assunto acaba sendo delimitado e pautado pelas diferenças religiosas e políticas entre o mundo ocidental e o mundo árabe que, embora de extrema relevância, tende a silenciar importantes e ricos aspectos culturais.

Falando bem brevemente sobre isso, a força da cultura árabe é tanta que influenciou e transformou a própria civilização ocidental. Por exemplo, o sistema numérico hindu-arábico (1, 2, 3 e assim por diante) faz parte dessa herança, assim como demais avanços em áreas como a matemática, física, astronomia e medicina.

E, como não poderíamos deixar de mencionar, vários temperos gastronômicos que utilizamos fazem parte da herança árabe.

Talvez uma das produções ficcionais que nos aproximou, ainda que bem pouco, do mundo árabe foi a novela O Clone. Lançada em 2001, trouxe muita informação e detalhes sobre essa cultura, concentrando-se no Marrocos. Fez muito sucesso aqui no Brasil e até mesmo em países estrangeiros, tendo sido reprisada diversas vezes.

Aqui, falaremos brevemente sobre alguns sobrenomes árabes e parte da carência de detalhes sobre a origem desses sobrenomes está intimamente ligada à pouca informação que se tem sobre o assunto.

Além disso, adiantamos que trataremos os sobrenomes de forma bem genérica, ou seja, sem especificar de que modo ele é apresentado em um dado país. Afinal, dentre os países do mundo árabe existem particularidades que não cabem no nosso texto por conta do número de países, mas podemos mencionar algumas curiosidades interessantes.

Por exemplo, dificilmente você encontrará nomes compostos. Quando isso acontece, na realidade o segundo nome representa o nome do pai.

Se isso acontecesse no Brasil, significaria que uma pessoa com o nome Carlos Alberto Lopes na realidade se chama apenas Carlos, sendo Alberto o nome do pai. Isso também vale para meninas; seguindo o modelo, Ana Alberto Lopes, indicando que Alberto seria o nome do pai da jovem.

Outro dado curioso é que alguns sobrenomes árabes são precedidos por Al, prefixo utilizado para indicar afiliação étnica, política, religiosa ou mesmo social dessa pessoa. Assim, se uma menina é chamada Samira Al-Adaviya, este nome é entendido como Samira de Adaviya, sendo Aldaviya uma dessas filiações citadas.

Aqui, vamos priorizar a apresentação dos sobrenomes e seus significados, sem nos determos à forma como seriam apresentados.

E aí, vamos lá conhecer nossos sobrenomes árabes?

Sobrenomes Árabes mais Bonitos e Populares


sobrenomes-arabes

  • Abdallah

É sobrenome com bonito significado, sendo ele “servo de Deus”. Esse sobrenome árabe é formado por abd, que significa “servo” e por Allah, “Deus”.

  • Ahmed

Sobrenome considerado uma variação de Ahmad. Seu significado é muito bonito: “o mais louvado”, “o mais adorado”, “muito elogiado”. Tem origem a partir de hamida, palavra árabe que quer dizer “elogiar”, “louvar”.

Embora não haja consenso, muitos estudiosos acreditam que esse era um dos nomes pelos quais o profeta Maomé era chamado.

  • Ali

Este é um dos dez sobrenomes mais populares na Tunísia, também estando fortemente presente em demais países. Seu significado é “alto”, “sublime”, “elevado”, “exaltado”. É um sobrenome muito forte no mundo árabe, pois Ali é um dos nomes pelo qual Deus é chamado.

Assim, estamos falando de um sobrenome que reflete exaltação de virtudes e é carregado de religiosidade. Nota: Não é raro encontrá-lo também como primeiro nome

  • Amin

Com leve sonoridade, é sobrenome cujo significado vem a ser “leal”, “fiel”, “em quem se pode confiar”. Sua origem é semítica, tendo sua origem a partir de amin, que significa “leal”, “fiel”, com seu sentido ampliado para “aquele em quem se pode confiar”.

Também é possível encontrar Amin sendo utilizado como nome próprio. Por conta de seu significado, é sobrenome forte, carregando as ideias de verdadeiro e confiável.

  • Aziz

Sobrenome comum em países como Egito e Marrocos, quer dizer “o mais querido”. É comum que esse sobrenome venha associado à ideia de servo de Deus, indicando que a pessoa seria a mais dedicada a ele.

  • Baghdadi

É mais encontrado na Argélia, mas também na Arábia Saudita, Irã, Marrocos, Egito e em outros mais. Seu significado é comumente apresentado como “o povo de Bagdá”, mas algumas pessoas o relacionam ao povoado Al-Baghdadi, localizado na província de Al-Anbar, no Iraque.

De todo modo, é um sobrenome que surgiu como forma de indicar onde uma família residia ou de onde vinha.

  • Bakir

Tem como significado “madrugada”, “cedo”, também podendo significar “algo que acontece antes do tempo”.

  • Faez

Este é um sobrenome que pode ser encontrado em países como a Arábia Saudita. Sua origem está relacionada a um nome próprio.

Com o significado de “vitória”, Faez é um sobrenome cuja origem está ligada ao nome Faza, por sua vez significando “vitorioso”, “o bem-sucedido”.

  • Faheem

Seu significado é “perceptivo”, “inteligente”. Tem sua origem ligada a um nome que está presente no Alcorão; no caso, Fahm, que quer dizer “entendimento”.

  • Fasih

É outro sobrenome que tem seu significado relacionado a compreensão. Fasih é um sonoro sobrenome árabe que apresenta significado de “eloquência”.

Muito provavelmente, surgiu como elogio àqueles dotados de eloquência, ou seja, pessoas capazes de se comunicar com clareza e de serem convincentes com o que falam.

É comum que esse sobrenome apareça antecedido por Al, ficando Al-Fashid e, assim, sendo entendido como “o eloquente”.

  • Haddad

Muito provavelmente, é um dos sobrenomes árabes mais conhecidos fora do chamado mundo árabe. Inclusive aqui no Brasil é frequente ser encontrado. Acredita-se que sua origem esteja na palavra árabe haddat, cujo significado é “trovão”.

É sobrenome cuja origem encontra pouco consenso dentre os estudiosos, pois alguns encontram evidência de que apesar de ser considerado árabe, esse sobrenome já existia dentre os hebreus.

Para outros estudiosos, Haddad surgiu como referência ao ofício de ferreiro, sendo esse o significado apresentado. Logo, muitas das informações sobre esse sobrenome podem ser consideradas conflituosas, não havendo um consenso.

Apesar disso tudo, é importante frisar que dos dez países onde o sobrenome Haddad é mais facilmente encontrado, oito deles pertencem ao chamado mundo árabe, com destaque para esses países estarem nas primeiras colocações.

  • Hadi

É um sobrenome bem forte por conta do significado que carrega: “o guia para a justiça”. Deriva de um dos nomes pelos quais Allah é conhecido: Hidayah. Também é possível encontrar esse sobre o nome com outra significação semelhante: “aquele que guia por um bom caminho”.

  • Hassan

É sobrenome que é compreendido como “o mais bonito”, “embelezador”, “aquele que renova”, “aquele que melhora”. Embora seja um sobrenome, também é possível encontrá-lo como primeiro nome, embora isso seja raro aqui no Brasil.

Em árabe, possui precisamente os significados que listamos, sendo assim considerado um sobrenome que remete a beleza, a capacidade de tornar algo mais belo.

Como nome próprio, ficou especialmente conhecido por conta do poeta árabe Hassan ibn Thabit; nascido no século VII, ficou famoso por defender o profeta Maomé em seus textos.

  • Hijazi

Sobrenome surgido como forma de designar famílias advindas de uma região. É uma menção a Hejaz, localidade da Arábia Saudita. Surgiu como indicação de pessoas vindas ou residentes nesse lugar.

  • Ibrahim

Com o significado de “pai exaltado”, “pai de todos”, é sobrenome que carrega forte senso de religiosidade. Isso porque sua origem está relacionada a um dos profetas do islamismo, Abraão.

O sobrenome Ibrahim (que por vezes também pode ser encontrado como primeiro nome) é considerado uma variação a partir do nome hebraico Abraão.

  • Khalil

Este é um sobrenome de origem árabe bastante difundido em todo o mundo, sendo inclusive encontrado sem grandes dificuldades aqui no Brasil. O significado que apresenta é “grande amigo”, “camarada honorável”.

Sua origem está na palavra árabe khalil, que costumava ser empregada para identificar algum amigo íntimo, alguém bastante estimado. É mais fácil de ser encontrado no Oriente Médio e em países do norte da África.

Ainda que não com frequência, Khalil é empregado como nome próprio para meninos.

  • Jalal

Este sonoro sobrenome pode ser considerado com simbolismo quase religioso, isso porque frequentemente aparece no Alcorão, a escritura sagrada da religião islã, para se referir à grandiosidade de Allah.

Assim, é frequente que esse sobrenome seja encontrado com os significados de “grandeza”, “renome”, “superioridade”.

  • Mohamed

É sobrenome árabe de grande popularidade, pois é a transliteração (processo de um sistema de escrita para outro) do nome de Maomé. Assim, seu significado é “Maomé”, “louvado”.

O profeta Maomé é de suma importância no islamismo, pois é considerado o principal profeta dessa religião.

  • Rashid

É sobrenome com significado muito importante, embora pouco consensual.

Geralmente, são atribuídos a esse sobrenome os significados de “o guia”, “o conhecedor”, havendo quem diga que em alguns lugares do Oriente Médio Rashid é entendido como “de fé verdadeira”, “justo”, enquanto que em alguns países africanos esse significado já passa a ser entendido como “guiado corretamente”.

De todo modo, é um sobrenome muito bonito. Apresenta como variação a grafia Rachid. Também é possível encontrá-lo antecedido pelo Al, do qual já falamos na introdução.

  • Said

Bastante comum em países como Egito e Marrocos, é mais um caso de sobrenomes que também podem ser encontrados como primeiro nome. Seu significado é muito positivo, sendo ele “feliz”, “sortudo”.

É bem possível que esse sobrenome tenha surgido como homenagem a Sa’id bin Zayd que, além de ser um dos companheiros do profeta Maomé, foi uma das primeiras pessoas que se converteu ao islamismo. Daí sua popularidade também como primeiro nome.

  • Salem

Existem várias leituras a respeito da tal sobre o nome. Para algumas pessoas, apresenta como significado “paz” e estaria ligado à palavra shalem, provavelmente significando “paz”. Já para outras, surge como um dos nomes da cidade de Jerusalém.

Por fim e bem menos difundida, existe a possibilidade de seu significado ser “sadio”, assim indicando alguém saudável. Esse sobre o nome é um dos 20 mais populares na Tunísia.

Outros bonitos Sobrenomes Árabes


sobrenomes-arabes-comuns

  • Arafa: “saber”, “conhecer”.
  • Ayad: “mãos poderosas”.
  • Badawi: “morador do deserto”.
  • Bashar: “portador de boas novas”.
  • Elmahdy: “o guiado”.
  • Fayed: “o vencedor”.
  • Kadafi: “arqueiro”, “atirador”.
  • Kashif: “pessoa queda descobre”, “a pessoa que revela”.
  • Mahmoud: “louvável”.
  • Mesbah: “luz”, “iluminação”.
  • Najdi: Faz referência a uma região árabe assim chamada.
  • Nasser: Sobrenome mais comum de ser encontrado no Iraque, significa “aquele que garante a vitória”.
  • Ramzi: “silencioso”, “reservado”, “recatado”.

Mais Sobrenomes Famosos no Mundo Árabe


  • Abu
  • Adel
  • Alzuhur
  • Belhadj
  • Fadel
  • Gharbi
  • Hamoud
  • Hamza
  • Khalaf
  • Jabbar
  • Mabrouk
  • Malik
  • Mousa
  • Naji
  • Nasri
  • Omar
  • Raj
  • Saif
  • Salhi
  • Salama
  • Samaan
  • Shaikh
  • Suleiman
  • Taha
  • Taleb


Considerações Finais


É… Sem dúvida, debatemos algumas informações sobre o mundo árabe e apresentamos uma boa seleção de sobrenomes a ele pertencentes.

Infelizmente, as informações sobre o assunto não são muito numerosas, o que nos impede de trazermos conteúdo com sobrenomes aprofundando-se mais em suas origens, a exemplo de demais textos por aqui.

Inclusive, aproveita a visita para ficar mais do que à vontade para conhecer outros textos do tipo.

Não deixe de compartilhar nos comentários a sua opinião sobre o conteúdo que preparamos para você!

Como você já deve saber, a opinião dos nossos leitores é fundamental para o nós. Então, escreva aqui o que você achou dos sobre nomes e seus significados. Será que o seu apareceu por aqui?


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Árabes possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.