O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Bonitos, Chiques e Diferentes


Alguma vez você já encontrou algum sobrenome que despertou a sua curiosidade? Achou bonito, diferente, ficou se perguntando sobre sua origem… Ou, quem sabe, tudo isso que mencionamos você experimenta com o seu próprio sobrenome?

É claro que quando pensamos em sobrenomes, facilmente pensamos em genealogia, na identidade de uma família, essa sensação de pertencimento.

Afinal, sobrenome é aquilo que nos une, tanto que é comum, principalmente entre crianças e jovens, aquela frase jocosa “Ih, será que somos parentes?!” quando encontramos alguém com o mesmo sobrenome que nós.

Bom, pensar na origem de todos os sobrenomes existentes no mundo é uma tarefa extremamente complexa por exigir vasta e detalhada pesquisa histórica. Alguns sobrenomes são mais fáceis, como aqueles que surgiram a partir da profissão que a pessoa desempenhava.

Outros surgiram como marcação geográfica do local de onde a pessoa vinha, assim como existem aqueles que foram tomados como forma de criar uma nova identidade (algo comum entre os judeus que passaram a utilizar novos sobrenomes após serem convertidos).

E, como não poderia deixar de ser, há aqueles sobrenomes que nos encantam por sua sonoridade e/ou grafia mais raras e ficamos só na curiosidade para saber de onde vêm.

Que tal conhecer alguns sobrenomes e diversas curiosidades sobre eles?

Sobrenomes mais comuns e populares no Brasil


lista-de-sobrenomes-mais-populares-no-brasil

Confira abaixo os sobrenomes que podem ser mais comumente encontrados no Brasil.

Nota: Eles estão apresentados em ordem alfabética, não em ordem quantitativa.

  • Almeida

De origem árabe, quer dizer “o glorioso”, “conquista gloriosa”, “a glória”.

Estudiosos acreditam que esse sobrenome tenha surgido como referência ao episódio conhecido como conquista ao Castelo de Almeida, em Portugal; durante a época da reconquista cristã na Península Ibérica, o castelo foi conquistado pelo Reino de Leão, depois reconquistado pelos muçulmanos e, por fim, conquistado pelas forças de Portugal.

  • Alves

É considerado variante de Álvares, sobrenome que significa “filho de Álvaro”, sendo Álvaro nome de origem nórdica que quer dizer “guerreiro elfo”, “exército de elfos”.

Assim, considera-se que Alves signifique “filho do guerreiro elfo”. 

  • Andrade

Não existe informação segura sobre sua origem, sendo a mais provável que tenha surgido através de uma família que morava na freguesia de Andrade, localizada no reino de Galiza.

A literatura brasileira teve vários escritores com esse sobrenome: Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

  • Barbosa

Quer dizer “local cheio de árvores”, muito provavelmente fazendo referência a lugares onde a planta barbosa pseudococos é encontrada com abundância.

É o sobrenome da atriz Marina Ruy Barbosa.

  • Cardoso

Sua origem é portuguesa, sendo os “cardos” plantas espinhosas que são associadas a este sobrenome, fazendo com que signifique “habitante de local com cardos”.

Um dos presidentes que o Brasil teve foi Fernando Henrique Cardoso. Também é o sobrenome da atriz Laura Cardoso e do famoso Pedro Cardoso (intérprete do querido Agostinho Carrara na série televisiva “Grande Família”).

  • Carvalho

Este é o nome de uma árvore que chama atenção por sua resistência e longevidade. De origem latina e portuguesa, esse sobrenome está relacionado aos mesmos aspectos da árvore.

Provavelmente, foi dado às pessoas nascidas em regiões onde tal árvore era bastante comum.

No mundo das personalidades, temos que este é o sobrenome da famosa ex-dançarina Scheila Carvalho.

  • Costa

Há várias possibilidades para a origem desse nome. Pode ter surgido para fazer referência às pessoas nascidas em regiões litorâneas, assim significando “que é natural do litoral”, “que vive na Costa”. Nesse caso, sua origem pode estar no italiano, no espanhol e no português.

Outros estudiosos relacionam esse nome a um sobrenome muito comum na Grécia, Kosta, o que significa “pertencente à natureza de alguém constante”.

  • Dias

Surgiu do espanhol Diez, sobrenome patronímico, isto é, sobrenome que faz relação com o patriarca da família. Seu significado é “filho de Diego”.

O jurista brasileiro José Dias Toffoli e a atriz Carla Diaz têm esse sobrenome.

  • Ferreira

É nome bem comum cuja origem mais provável é a profissão de ferreiro, pessoa que mexe com ferro. É interessante que isso tenha ocorrido também com outras línguas, como o sobrenome inglês Smith e o alemão Schmidt, ambos significando “ferreiro”.

Uma possibilidade um pouco menos provável é que Ferreira tenha surgido como topónimo, fazendo menção à lugar com muito ferro.

  • Fernandes

Vem do espanhol Fernandez. Seu significado mais provável é “filho de Fernando”, isso porque alguns estudiosos acreditam também que sua origem possa estar no germânico, cujo significado passaria a ser “homem ousado para atingir a paz”.

  • Gomes

Sua origem é incerta, podendo ter vindo do latim gome ou gomo ou ter vindo do visigótico guma, significando “homem”.

É dito que Gomes tenha sido um sobrenome para indicar descendência: “filho de Gome” ou “filho do homem”.

Encontramos esse sobrenome na figura do político Ciro Gomes e no nome da cantora Selena Gomez.

  • Freitas

Vem do latim fraga, palavra que significa “pedregulho”, “rocha”, podendo ter surgido para designar pessoas que residem ou que vieram de lugares rochosos.

  • Gonçalves

Pela presença do sufixo es, percebe-se que é um patronímico. Assim, temos o significado de “filho de Gonçalo”, “descendente de Gonçalo”.

É o sobrenome do ator André Gonçalves e da icônica atriz Dercy Gonçalves.

  • Lima

É sobrenome relacionado a uma região: significa “aquele que pertence ao rio Limia”, “aquele que atravessou o rio do esquecimento”.

Esse rio nasce na Espanha, passa por Portugal e deságua no Oceano Atlântico.

  • Lopes

Sua origem é considerada latina e espanhola, sendo López a versão espanhola desse sobrenome que é muito prestigiado e popular na Espanha.

Quer dizer “corajoso”, “vitorioso”, “filho do lobo” e teria surgido a partir de lupus, palavra que em latim significa “lobo”.

Personalidades com esse nome são: Jennifer Lopez (cantora) e Joaquim Lopes (ator)

  • Machado

Está na lista de sobrenomes que surgiram com referência a profissões. Acredita-se que tenha surgido para identificar pessoas que fabricavam ou que trabalhavam com machados.

Facilmente encontramos pessoas famosas com esse sobrenome: Fernanda Machado (atriz), Machado de Assis (escritor) e Cléber Machado (jornalista).

  • Marques

Desde o início da colonização no Brasil esse sobrenome já é encontrado. Vindo do sobrenome espanhol Marquez, seu significado é “filho de Marcos”.

  • Martins

As primeiras aparições deste sobrenome são datadas do início do século XII, precisamente em Portugal, inicialmente Martino e Matino.

Seu significado é “guerreiro”, “dedicado ao Deus Marte”; logo, variação do nome próprio Martim.

Otávio Martins, Humberto Martins e Thiago Martins são atores com este sobrenome.

  • Mendes

Seu surgimento ocorre na região da Península Ibérica. Estudiosos dizem que surgiu fazendo menção a um sujeito chamado Menendo, que quer dizer “saque difícil total”. Outros estudiosos indicam que possa significar “filho de Mendo”, pela presença do sufixo -es.

  • Moreira

Sobrenome bem comum que possivelmente surgiu na freguesia de Santa Maria de Moreira, localidade de Portugal, famosa por possuir muitas amoreiras.

Assim, esse sobrenome quer dizer “pessoa que vive perto da árvore de amoras.

Esse é o sobrenome do jornalista Cid Moreira e da youtuber Carol Moreira.

  • Nascimento

Há séculos, era prática comum entre os portugueses nomear pessoas nascidas no dia 25 de dezembro com o nome Nascimento, forma de homenagear Jesus Cristo.

Uma curiosidade é que o sobrenome do ex-jogador Pelé, rei do futebol, é Edson Arantes do Nascimento.

  • Nunes

Sua origem não é muito precisa. Provavelmente, significa “filho de Nuno”, conclusão a que se chega pela existência do nome Nuno em registros históricos e pelo sufixo -es presente no nome.

Encontramos esse sobrenome representado pelo ator Gabriel Braga Nunes, pela bailarina argentina Marianela Núñez e pelo youtuber Whindersson Nunes.

  • Pereira

Este nome de origem portuguesa está relacionado a local ou terra, significando “árvore que produz peras”.

É o sobrenome do ator Tonico Pereira e do nadador Thiago Pereira.

  • Oliveira

Seu significado é bem literal: “árvore que produz oliva “, “local cheio de oliveiras”, “cultivadores de oliveira”.

Há duas possíveis origens para esse sobrenome: maneira de designar pessoas que moravam em lugares com oliveiras ou ter surgido através de judeus forçados ao catolicismo que adotaram novos sobrenomes para não serem perseguidos por motivos religiosos.

As atrizes Paolla Oliveira e Cristiana Oliveira, assim como o ator Daniel de Oliveira têm esse sobrenome.

  • Ramos

Surgiu em Portugal como forma de homenagear o tradicional culto religioso conhecido como “domingo de ramos”.

Você conhece o trabalho do atores Lucy Ramos e Lazáro Ramos?

  • Ribeiro

É um sobrenome cuja origem é encontrada na Península Ibérica. Quer dizer “passagem de rio”, “rio pequeno”, “pequena passagem de água”.

Assim, vemos que é um sobrenome relacionado a uma região, a um lugar.

  • Rocha

É sobrenome de origem francesa, surgido a partir de Rocque, palavra que literalmente significa “rocha”.

Era comum pessoas que viviam perto de lugares rochosos receberem esse nome.

  • Rodrigues

Significa “filho de Rodrigo”. Esse sufixo -es foi bastante utilizado para indicar descendência.

Assim, esse sobrenome indicava originalmente que as pessoas descendiam de um importante patriarca cujo nome era Rodrigo.

  • Santana

Existem muitas origens possíveis para esse sobrenome, inclusive ter surgido como homenagem a Santa Ana, mãe da Maria. Infelizmente, não há como precisar uma origem.

  • Santos

Surgiu da palavra em latim Sanctorum (“todos os santos”). Seu surgimento deve-se ao fato de que era bastante comum que pessoas nascidas no dia 1º de novembro recebessem esse nome, pois nascidas no Dia de Todos os Santos.

É um dos sobrenomes mais antigos em Portugal e no Brasil.

É bem provável que você reconheça esse sobrenome por conta da atriz Lucélia Santos e da ginasta Daiane dos Santos.

  • Silva

Quer dizer “floresta”, “bosque”, “selva”. Encontramos sua origem no latim. Acredita-se que tenha surgido como um toponímico, isto é, indicando um lugar.

No caso, diz-se que pessoas que viviam perto da Torre de Honra de Silva (atualmente, na cidade portuguesa de Valença) recebiam esse nome.

Algumas personalidades têm esse sobrenome, como Anderson Silva (lutador), Lúcio Silva (cantor que se apresenta apenas como Silva), Thiago Silva (jogador de futebol) e outros.

  • Soares

Tem raízes em Portugal e na Espanha, lembrando que esse sufixo ­-es indica descendência.

Acredita-se que esteja relacionado ao nome Soeiro, de origem latina, que quer dizer “pastor de suínos”. Assim, o significado de Soares é “filho do pastor de suínos”.

É sobrenome conhecido pelas personalidades: Thiago Soares (bailarino), Elza Soares (cantora) e Jô Soares (apresentador).

  • Sousa

Originado do latim, significa “seixo”, “pedra”, “aquele que pertence ao rio Sousa”.

Maurício de Sousa é o cartunista responsável por criar A turma da Mônica.

  • Teixeira

De origem portuguesa, faz referência a um lugar onde havia muitos teixos (espécie de árvore).

Provavelmente, esse sobrenome surgiu para designar pessoas que vinham ou que moravam em regiões assim, bem comuns nas regiões altas de Portugal.

  • Vieira

Sobrenome toponímico, fazendo referência às províncias da Vieira do Minho e Vieira da Leiria. Significa “molusco”, “concha que produz pérolas”.

Lista de Sobrenomes Bonitos


sobrenomes-bonitos-com-significados

  • Belisário: acredita-se que sua raiz esteja no grego. Significa “aquele que arremessa”. Também é possível encontrar Belisário como nome próprio.
  • Belucci: possivelmente, surgiu na região da Calábria, na Itália. Belutti, da dupla sertaneja Marcos & Belutti, na verdade é Bruno Belucci.
  • Blanco: é um dos sobrenomes mais comuns na Espanha. Traduzindo literalmente, significa “branco”.
  • Bretas: é comum encontrar quem relacione esse sobrenome ao significado de “ligeiro como um peixe”. Thales Bretas é um médico dermatologista, casado com o ator e comediante Paulo Gustavo.
  • Chafim: em relação a todo o resto do mundo, o Brasil é o país com mais pessoas registradas com esse sobrenome.
  • Dantas: de origem portuguesa, significa “pessoa que habita ou vem da região de Antas”.
  • Estrela: provavelmente, surgiu como referência às estrelas. Sua origem é portuguesa.
  • Garrido: de origem castelhana, é uma palavra medieval que equivale aos adjetivos espanhóis hermoso e gallardo (belo e valente em português, respectivamente). É o sobrenome do cantor e ator Tony Garrido.
  • Góes: é um sobrenome de origem portuguesa surgido a partir de Góis, região de Coimbra, em Portugal. Assim, é um topônimo, indicando pessoa que vem ou que vive nessa região.
  • Gouveia: outro sobrenome topônimo de origem portuguesa. Indica origem da Vila de Gouveia, na província de beira alta.
  • Krug: provavelmente, repete uma variação do sobrenome alemão Krüguer, originado de kruch, vocábulo utilizado na baixa Idade Média para se referir a “jarro”, “caneca”.
  • Liardo: sua origem é italiana, provavelmente fazendo referência a leão ou leopardo. Na Itália, é possível encontrar seu uso como nome próprio.
  • Lira: a origem dessa palavra pode estar ligada à mitologia, sendo a lira um instrumento musical. Há estudiosos que relacionam sua origem ao sobrenome do francês antigo Lir.
  • Lotufo: este sobrenome está espalhado por vários países, sendo a maior incidência no Brasil. Sua possível origem é da Itália. 
  • Macedo: de origem portuguesa, surgiu fazendo referência às macieiras, indicando lugar onde há maçãs / macieiras.
  • Malta: sua origem é incerta, provavelmente tendo surgido de melite, palavra grega que significa “mel doce”.
  • Manhães: atrela-se seu significado a “aquele que vigia”. É considerado que sua origem é franco-suíça, surgindo a partir de Magnan.
  • Meireles: “aquele que provém da quinta da Meireles”, lugar localizado em Trás-os-Montes, norte de Portugal. Cecília Meireles foi uma importante poeta (como gostava de ser chamada) brasileira.
  • Muniz: sobrenome de origem espanhola, significa “filho de Muno”, assim considerado sobrenome patronímico.
  • Nery: considera-se que sua origem vem da palavra italiana nero (preto), aparecendo tanto como Neri, na Itália, quanto como Nery, na França.
  • Novaes: é provável que tenha surgido como toponímico, fazendo referência à uma antiga freguesia (cidade) portuguesa.
  • Ornelas: pode ser variação de Dornelas. Está relacionado a orne, palavra que em germânico significa “águia.
  • Paes: é um patronímico ibérico, muito provavelmente surgido a partir da contração do nome Pelaio. É o sobrenome de um famoso político do Rio de Janeiro: Eduardo Paes.
  • Paludo: de origem italiana, faz referência a uma região que se chama Palude.
  • Pessanha: seu surgimento vem da Itália. Pessanha teria surgido como apelido para um almirante italiano que organizou a esquadra real portuguesa, chamado Pessagno.
  • Rabelo: seu significado é “natural ou habitante de Rebelo de Riba”, “aquele que trabalha no rabelo”. Sua origem é incerta, provavelmente portuguesa.
  • Rangel: sua origem é desconhecida. Estudiosos acreditam que possa ter surgido no espanhol, designando pessoas originadas ou que moram em Rangel.
  • Rufino: veio do latim rufinus, cujo significado é “ruivo”. Acredita-se que tenha surgido primeiramente como nome de pessoa, não como sobrenome.
  • Seixas: de origem latina, significa “seixos”, “pedras”. O nome do cantor Raul Seixas provavelmente não lhe é estranho.
  • Varela: é bem provável que tenha surgido a partir do latim vulgar varella, palavra que significa “vara pequena”. Fagundes Varela foi um grande poeta brasileiro. É também o sobrenome do conceituado médico Dráuzio Varela.
  • Vasconcelos: surge de uma nobre família portuguesa do século XII. Seu significado pode ser “falar com inteligência”, “morador da região entre o Douro e o Minho” e “flor da família das caricáceas”.
  • Veloso: Originou-se do galego e significa “peludo”, “cheio de lã”. É mais comum encontrar esse sobrenome no Brasil e em Portugal. Caetano Veloso é um cantor muito famoso e importante na MPB.
  • Veronezi: é possível que este sobrenome de origem italiana tenha surgido a partir do nome de uma região da Lombardia. Antônio Veronezi foi um professor e empreendedor brasileiro.
  • Vidon: não existem informações capazes de supor uma origem mais provável. É mais presente na França.
  • Viegas: existem algumas teorias sobre esse sobrenome, sendo a mais provável que tenha surgido por influência do germânico antigo, sendo vega “fazenda”.
  • Ximenes: sua origem é espanhola, tendo surgido como patronímico: “filho de Ximene”.

Sobrenomes Chiques


sobrenomes-chiques-e-glamourosos

  • Aletto: sobrenome mais facilmente encontrado na Itália e na Argentina.
  • Amicucci: mais comum na Itália.
  • Annenberg: não encontramos informações precisas sobre sua origem. A jornalista Sandra Annenberg é muito famosa.
  • Ayala: há duas origens possíveis, ter surgido do latim, significando “idoso”, “velho” ou através do espanhol como topônimo, fazendo referência ao Vale de Ayala.
  • Bascoy: provavelmente é um sobrenome que surgiu na Espanha, onde é mais comum, seguido da Argentina.
  • Bittencourt: surgiu como topônimo, indicando pessoas que viviam ou que moravam em Bethancourt, na Picardia, França. 
  • Bloch: é de origem hebraica, cujo significado é “estrangeiro”.
  • Bloise: acredita-se que esse sobrenome tenha surgido na região da Calábria (Itália), mas relacionado a Blois, palavra francesa.
  • Campelo: é um topônimo relacionado à região de Campelo, freguesia portuguesa no distrito do Porto.
  • Caucordido: embora sua sonoridade lembre um pouco o idioma italiano, não dispomos de informações sobre sua origem e sua incidência.
  • Cayari: é bem provável que tenha se originado da tribo indígena tupi, sendo tal nome usado até como primeiro nome. O significado relacionado a esse nome é “riacho dos cajás”.
  • Ceccon: possivelmente surgiu na Itália, relacionado às variantes Cecchi, Cecchin e Cechetto.
  • Chaud: muito provavelmente, sua origem é árabe.
  • Crivelaro: com essa grafia, é uma variante dos sobrenomes italianos Crivellari e Crivellaro, surgidos na Lombardia.
  • Gasparini: sobrenome de origem italiano, inclusive sendo muito mais amplamente encontrado na Itália do que em demais países.
  • Falabella: sobrenome de origem italiana. Com tal sobrenome, podemos citar o ator Miguel Falabella e a atriz Débora Falabella.
  • Fayer: é mais comum na Inglaterra e nos Estados Unidos.
  • Fontenelle: é o nome de uma comuna em Vêneto, Itália.
  • Hickman: tem origem alemã. Não conseguimos precisar seu significado ou sua história. A apresentadora Ana Hickmann tem esse sobrenome.
  • Khalil: vem do árabe e significa “grande amigo”, “camarada honorável”. Pode aparecer também como primeiro nome.
  • Kohlhase: é um sobrenome de origem alemã e mais comum na Alemanha.
  • Khouri: foi um sobrenome muito comum na língua árabe, especificamente entre as populações cristãs árabes. Quer dizer “sacerdote”, “padre”.
  • Lamboglia: sobrenome de origem italiana.
  • Maggessi: é bem provável que este sobrenome tenha origem italiana.
  • Magri: sobrenome de origem italiana assim como Magro; acredita-se que sejam variações entre si.
  • Martinez: de origem ibérica, significa “filho de Martim”.
  • Padilha: nome que se originou da nobreza espanhola, de Padilla, especificamente de Dona Maria de Padilla, esposa de D. Pedro I.
  • Pechir: é no México que encontramos mais pessoas com esse sobrenome, seguido pelo Brasil.
  • Pietrani: sobrenome muito provavelmente relacionado a Pietranico, uma comuna italiana localizada na província de Pescara.
  • Potter: é um sobrenome que faz referência a uma profissão; no caso, o trabalho com cerâmica (pottery, em inglês). Ganhou muito destaque com a saga Harry Potter.
  • Rotolo: na Itália, e depois em Luxemburgo, são os países onde este sobrenome está mais presente. Curiosidade: existe um prato na culinária italiana que se chama Rotolo.
  • Santini: acredita-se que tenha surgido em algumas regiões italianas, como Toscana, Campânia, Lombardia e Vêneto.
  • Sender: sobrenome pouco comum no Brasil. Há poucos registros desse sobrenome pelo mundo. É de origem germânica.
  • Serpa: é bem provável que tenha surgido em Portugal sob influência da Dinastia de Serpa, também conhecida como Casa de Serpa, fundada por D. Fernando de Portugal, o Senhor de Serpa.
  • Serrado: é possível que sua origem seja espanhola ou portuguesa, países onde este sobrenome é mais fácil de ser encontrado.
  • Smiderle: sobrenome encontrado em diversas regiões do mundo, acredita-se que tenha surgido na Itália, onde é mais comum.
  • Venturini: é um sobrenome muito típico no norte da Itália, surgido da região da Úmbria. Significa “ventura”, “sinal de bons presságios”, “sinal de boa sorte”.
  • Vidal: é um sobrenome de origem espanhola que já chegou a ser utilizado como primeiro nome aqui no Brasil. Originou-se do espanhol antigo e significa “com vida”, “vital”.
  • Werneck: de origem alemã, acredita-se que tenha surgido como topônimo, indicando pessoas que nasceram ou que moravam em Werneck, região da Baviera, onde o rio Wern é muito importante.

Sobrenomes Fortes


sobrenomes-fortes-com-significados

  • Assunção: essa grafia vem do latim assumptio, assumptionis e quer dizer “devoto de nossa Senhora de Assunção”. Acredita-se que famílias devotas a Nossa Senhora escolheram esse nome como forma de homenageá-la. Desde a época da colonização, esse sobrenome existe no Brasil.
  • Arruda: sua origem é encontrada no árabe al-rawda, ar-ruda ou ar-ruta, do latim ruta. Esse sobrenome é considerado um topônimo, provavelmente para fazer referência a lugares onde a planta arruda era encontrada em abundância.
  • Atala: pode ser que tenha algum tipo de relação com o nome grego átala, que significa “bela eterna”. Não é possível precisar essa informação.
  • Barreira: tem origem portuguesa e possivelmente faz referência a lugares, como Barreira e Barreiros, nomes de alguns locais em Portugal.
  • Barroso: vem de uma região em Portugal, de Terras de Barroso, em Trás-os-Montes.
  • Craveiro: é possível que este sobrenome português faça referência a lugares onde há cravos (flores) em abundância.
  • Falcão: é sobrenome português. Sua origem é um pouco incerta, havendo quem diga ter surgido como apelido, fato que levaria à existência de várias famílias com esse nome, porém sem ligação entre si.
  • Fasano: é possível que sua origem seja italiana.
  • Figueiredo: sobrenome toponímico português indicando origem na torre e no julgado de Figueiredo, que fica em Viseu (Portugal).
  • Fogaça: é sobrenome português cuja origem é um pouco obscura. Há registros de seu uso em Portugal desde o ano de 1133. Há quem diga que significa “pão”, “bolo grande”.
  • Gaspar: vem do persa Kandsmar, nome próprio que significa “portador de tesouros”, “o que leva tesouros”. Pode ter surgido como forma de homenagear o patriarca.
  • Gimenez: sobrenome espanhol que se acredita ter surgido como Ximenes. Com esse sobrenome, podemos citar a apresentadora Luciana Gimenez e a atriz Cláudia Jimenez.
  • Guerra: pode ter sua origem na Itália ou em Portugal. Estudiosos indicam que tenha surgido através do apelido “o da guerra”, como na Península Ibérica e na Itália.
  • Grangeia: Grangeia e Granjeia são sobrenomes variantes entre si. Provavelmente, surgiu em Portugal.
  • Hardy: sobrenome de origem francesa e inglesa. Deriva de adjetivo utilizado para enaltecer a bravura de alguém: hardi, de origem germânica que significa “corajoso”, “audacioso”.
  • Horta: significa exatamente “horta”, “jardim”, vindo do latim hortus. Pode ser que tenha surgido como apelido para pessoas que a moravam perto de hortas e jardins. Surgiu no Reino de Aragão primeiramente como Huerta.
  • Kuperman: não encontramos muitas informações precisas sobre sua origem. Mas como referência para uma possível origem, Kuperman aparece muito relacionado a comunidades judaicas.
  • Labres: pode ser que tenha surgido como variante do sobrenome de origem francesa e holandesa Labre.
  • Lindenblatt: é bem possível que tenha surgido na Alemanha. A tradução literal seria “folha de tília”.
  • Lobo: acredita-se que tenha raiz judaica, surgindo na Espanha e posteriormente migrando para Portugal.
  • Louzada: de origem portuguesa, surgiu como referência à cidade de Lousada, ao norte de Portugal.
  • Loyola: é de origem espanhola e pode ter dois origens possíveis: como referência à cidade de Loyola ou por significar “um novo em seu escudo” (alguns estudiosos apresentam esse significado).
  • Marcico: varia com Marsico, este talvez seja o sobrenome que surgiu primeiro. É bem possível que tenha surgido na Itália.
  • Mazzafera: tem origem italiana. É o sobrenome do youtuber Matheus Mazzafera e da atriz Grazi Massafera.
  • Montenegro: sua origem é galega e este sobrenome existe há vários séculos em Portugal.
  • Negrini: sobrenome italiano cuja raiz é a palavra negro, que significa preto.
  • Neumann: sobrenome de origem germânica, significa “homem novo”. Acredita-se que tenha surgido para indicar que uma pessoa era recém-chegada a alguma região.
  • Ortega: nome de origem castelhana que surgiu como referência à província de Ortega, na Coruña.
  • Ottero: provável variação do sobrenome italiano Otero.
  • Pedroso: é topônimo de origem ibérica, referência à região de Pedroso. Existem algumas variações para esse sobrenome: Pedrozo, Pedrosa e Pedroza. 
  • Pimenta: é possível que sua origem seja portuguesa, descendente dos Pimenta do Avelar.
  • Sagioro: é considerada como grafia correta a forma Saggioro. É um sobrenome de origem italiana.
  • Sarmento: é sobrenome vindo da Espanha, cuja grafia original é Sarmiento e significa “ramo de videira”.
  • Seabra: este sobrenome é considerado como sendo de origem portuguesa.
  • Stock: sobrenome de origem alemã e mais facilmente encontrado na própria Alemanha, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em alemão, stock significa “colmeia”, mas não sabemos precisar se o sobrenome surgiu dessa palavra.
  • Timberg: este sobrenome um pouco raro aparece mais relacionado às comunidades judaicas. Há mais incidências dele na Suécia. Não encontramos muitas informações específicas sobre ele.
  • Valente: possivelmente, nome de origem italiana. Surgiu do adjetivo latino valente, que significa “poderoso”, “forte”, “valente”, “robusto”. Dois imperadores italianos tinham esse sobrenome.
  • Ventura: é tido como um sobrenome português, surgido como abreviação de outro sobrenome, Boaventura. Alguns estudiosos, porém, dizem ter surgido da Itália.
  • Wagner: mais comum como primeiro nome, também pode ser encontrado como sobrenome. De origem alemã, significa “fabricante de vagões”, “construtor de carroças”. Estamos, assim, falando de um sobrenome que surgiu a partir de uma profissão.

Sobrenomes Diferentes


  • Accampora: atribui-se a ele a origem italiana. Pode aparecer com a grafia Acampora.
  • Amarante: sobrenome mais comum no Brasil do que em demais países, sua provável origem é espanhola, havendo também quem diga ter sua origem em Portugal.
  • Ansede: sua origem é espanhola e este sobrenome é mais comum na Espanha e na Argentina.
  • Azambuja: é um pouco difícil precisar sua origem. Alguns acreditam ter surgido como topônimo, da Vila de Azambuja, em Portugal. Outros, que tenha surgido a partir do árabe azzabuja, que se refere a um tipo de oliveira.
  • Azeredo: é possível que tenha surgido como variação do sobrenome português Azevedo (“arbusto espinhoso”, “pequena árvore com espinhos”).
  • Baldissara: é considerado uma variação italiana do árabe Baldassare, relacionado ao significado de “Deus protege o rei”, tendo sido introduzido na Bíblia hebraica como Beltshazzar.
  • Beltrão: surgiu como apelido do espanhol Beltrán, por sua vez originado do germânico bert (“brilhante”) e rand (“escudo”). Andrea Beltrão é uma atriz famosa com este sobrenome.
  • Bencatel: não há muitas informações precisas sobre este sobrenome. Contudo, o fato de existir uma freguesia em Portugal, na região do Alentejo, assim chamada faz com que haja a possibilidade de esse sobrenome ter surgido como um topônimo.
  • Berman: sobrenome de origem e significado muito indefinidos. Está presente em vários países do mundo.
  • Bornstein: não existem muitos dados que permitam explicitar sua origem. Aparece normalmente relacionado a comunidades judaicas. É mais frequente nos Estados Unidos.
  • Brandt: é, junto com Brant, variante do sobrenome germânico Brand.
  • Callou: este sobrenome, ao que tudo indica de origem francesa, não é muito comum. É mais frequente no Brasil, principalmente no Nordeste (com destaque para Pernambuco).
  • Chousa: é um sobrenome mais comumente encontrado na Espanha e na Argentina.
  • Cid: estudiosos indicam que sua origem seja espanhola, a partir do apelido de El Cid Campeador que foi dado ao cavaleiro Ruy Dias de Bívar após suas gloriosas batalhas contra os muçulmanos. Significa “chefe”, “senhor”, “homem superior”, vindo do árabe seid e do marroquino síd, ambos vocábulos com o significado de “chefe”.
  • Dezan: como o sobrenome da atleta fitness Gabi Dezan.
  • Eiró: infelizmente, não dispomos de informações precisas sobre ele.
  • Espinhosa: é mais frequente no Brasil. É possível que seja uma variante de Espinosa, sobrenome espanhol que indica “muitos espinhos”.
  • Fiães: é um sobrenome considerado como raro. Possivelmente, é variante do sobrenome de origem ibérica Fiais.
  • Funke: a grande possibilidade é que tenha surgido na Alemanha, sendo inclusive o país com mais registros desse sobrenome. Em alemão, existe a palavra funke, que significa “faísca”, “centelha”. Contudo, não encontramos informações que permitam dizer que o sobrenome partiu dessa palavra.
  • Gioseffi: é considerado sobrenome de origem italiana, tendo surgido primeiramente como nome próprio, Gioseffo, surgido a partir do arábico Iussuf ou do nome Giosafat.
  • Iglesias: sua origem é espanhola, significando “igrejas”. É bem provável que tenha surgido para indicar pessoas vindas de lugares próximos de igrejas. Espanha e a Argentina são os países onde esse sobrenome está mais presente. É o sobrenome dos cantores Julio Iglesias (pai) e Henrique Iglesias (filho).
  • Habib: não é um sobrenome muito comum. Surgiu primeiramente como nome próprio. Possui origem árabe e Hebraica, significando literalmente “meu amor”, “muito amado”, “amigo”, “querido”.
  • Helena: você com certeza está acostumado a encontrar Helena como o nome próprio, mas sabia que também pode ser encontrado com o sobrenome? Dentre os países do mundo, Moçambique é o lugar em que mais se encontra o sobrenome Helena, seguido por Angola, Brasil e República Democrática do Congo, nessa ordem.
  • Hertz: é possível que sua origem seja alemã. Nesse idioma, existe o vocábulo herz, que significa “coração”, e que é pronunciado praticamente da mesma forma que tal sobrenome. Acredita-se que tenha surgido como um apelido, indicando pessoas com bom coração. Está mais presente em países como Estados Unidos, Dinamarca e Alemanha, nessa ordem.
  • Homem: é, não é um sobrenome muito comum. Como existe em Portugal um rio com esse nome, sendo inclusive o nome de uma região, acredita-se que tenha surgido como apelido, como maneira de designar pessoas que moravam ou que viam dessa região.
  • Kubrusly: é sobrenome pouco comum em todo o mundo. Maurício Kubrusly é um jornalista famoso em nosso país.
  • Laino: há indícios de que seja um sobrenome italiano, originado precisamente da região da Calábria.
  • Landim: apesar de não ser tão raro, não encontramos informações muito precisas sobre ele.
  • Lélis: existem as grafias Lélis (mais comum em Portugal e no Brasil) e Lelis (mais comum nas Filipinas), mas não encontramos informações muito seguras sobre sua origem.
  • Lupp: as informações deste sobrenome confundem-se com as de Luppi (este sempre indicado como sobrenome italiano surgido na Lombardia). O sobrenome Lupp é mais comum na Itália, seguido do Brasil. Em latim, lupi é um vocábulo que, assim como lupus, significa “lobo”.
  • Menegatti: sobrenome de origem italiana que possui algumas variações de grafia, como Meneghetti (talvez o original), Meneguete e outros. É mais comum de ser encontrado na Itália.
  • Meyer: tem origem alemã, de meiger, significando “superior”. Meyer frequentemente foi um sobrenome atribuído a grandes fazendeiros ou donos de terra.
  • Muruci: é um sobrenome mais comum de ser encontrado no Brasil. Sua origem está no tupi, onde Murici significa “árvore frutífera”.
  • Niskier: não encontramos informações muito precisas sobre tal sobrenome. Aparece geralmente relacionado a comunidades judaicas.
  • Peltz: é sobrenome um pouco raro, sendo os Estados Unidos e Israel os países em que é mais fácil encontrar esse sobrenome.
  • Palma: sua origem é latina, surgindo através do nome de Aulo Cornélio Palma Frontoniano, governador da Síria nos tempos do imperador Trajano.
  • Pensado: há fortes indícios de ser nome de origem espanhola.
  • Pôjo
  • Santuchi
  • Spernau
  • Tumas: sobrenome como o da influenciadora digital Fernanda Tumas.
  • Vilarinho: sua origem é latina, significando “morador de aldeia”.

Sobrenomes Americanos


sobrenomes-americanos

  • Adams: acredita-se que possa ter surgido do nome hebraico Adam (“Adão”, “primeiro homem”) ou da palavra Hebraica adama (“terra”). Esse sobrenome também é conhecido por conta do desenho, que já ganhou versões cinematográficas, A família Adams.
  • Bailey: há quem diga que sua origem é árabe, significando “príncipe afortunado”. É o sobrenome da atriz Halle Bailey e do jogador de futebol Leon Bailey. Na série Grey’s Anatomy, uma das personagens é Miranda Bailey.
  • Baker: cem do inglês médio bacan, “secar pelo calor”. Aparece relacionado a profissão, porém não necessariamente a do padeiro (que em inglês chama-se baker). Na série 13 reasons why, uma das personagens é Hannah Baker.
  • Banks: como a atriz Tyra Banks.
  • Barnes: significa “do celeiro”, havendo a possibilidade de que se refira a pessoas que trabalhavam em lugares assim.
  • Bateman: Jason Bateman é um ator.
  • Bell: é provável que tenha sua origem no francês bel, significando “bonito”. Quem não lembra de Graham Bell, inventor do telefone?
  • Brown: quer dizer “marrom”. Acredita-se que tenha surgido do escocês ou do irlandês.
  • Carter: sobrenome que surgiu ligado a profissão, sendo carter “aquele que conduz a carroça”. Na banda Backstreet Boys, um dos cantores chama-se Nick Carter.
  • Clark: seu significado é “clérigo”, “escriba”, surgindo do inglês antigo Clerec (“padre”). Embora tenha surgido como sobrenome, com o passar do tempo tornou-se mais comum encontrar Clark como primeiro nome.
  • Cole: sua origem está no inglês antigo cola, que significa “carvão”, “negro”. Também é comum de ser encontrado como primeiro nome. Thomas Cole foi um pintor do século XIX. É também o sobrenome da modelo Lily Cole.
  • Collins: existem vários significados possíveis para este sobrenome, não sendo possível precisar qual é de fato a origem. Pode ter surgido na Inglaterra como diminutivo de Nicolau ou significando “filho de Colin”. Sua origem também pode estar na Irlanda, derivando de cuilein, forma carinhosa como os jovens, principalmente, se chamam de “querido”. Pode ter surgido também de sobrenome galês, derivado de collen (“bosque de avelãs”). Por fim, pode ter vindo do francês colline (“colina”).
  • Cooper: sobrenome que surgiu a partir de uma ocupação profissional, “tanoeiro”. Derivou de couper, versão em inglês médio do holandês kuper, sendo kup “banheira”. É o sobrenome do ator Bradley Cooper.
  • Davis: sobrenome muito comum em países de língua inglesa. É um patronímico que significa “filho de Davi”, sendo Davi nome hebraico. É o sobrenome das atrizes Bette Davis, Viola Davis e Mackenzie Davis.
  • Dean: pode ser que você conheça-o mais como primeiro nome, mas também pode ser um sobrenome. Possui alguns significados possíveis, sendo um dos mais prováveis que esteja relacionada ao inglês antigo Dene, “vale”, nesse caso indicando pessoas que viviam ou que vinham desse tipo de região. James Dean foi um ator que se tornou ícone cultural após o clássico filme Juventude Transviada.
  • Dickson: quer dizer “filho do príncipe forte”, “filho de Ricardo”, sendo Dick diminutivo usado na idade média para o nome Ricardo (nome que pode ser entendido com o significado de “príncipe forte”). Earle Dickson foi o inventor responsável pelos band-aids, sabia dessa curiosidade?
  • Doherty: acredita-se que tenha surgido a partir de O’Doherty, sobrenome de origem irlandesa que significa “descendente de Dochartah”. Há quem diga, ainda, que Doherty significa “perverso”. Matt Doherty é um jogador de futebol. É também o sobrenome da bailarina e atriz Juliet Doherty.
  • Evans: patronímico que quer dizer “filho de Evans”. Chris Evans é um ator famoso com este sobrenome.
  • Ford: sobrenome que todos conhecem por estar presente em Henry Ford (empreendedor responsável pela empresa automobilística Ford) e o ator Harrison Ford.
  • Fox: essa palavra significa em português “raposa”, animal geralmente associado à esperteza. Não sabemos informar com certeza se existe relação entre o animal e a origem desse sobrenome. É o sobrenome da atriz Megan Fox, mundialmente conhecida por seu papel em Transformers e já eleita a mulher mais bonita e sexy do mundo.
  • Gibson: não encontramos informações muito precisas sobre este sobrenome. É dito que tenha surgido nos reinos da Inglaterra e da Escócia após a saída dos romanos no século V. Com sua terminação son, correspondente em português a “filho”, pode ser que tenha surgido como patronímico, embora não haja informações seguras sobre isso. O ator Mel Gibson tem esse sobrenome.
  • Griffin: sua origem pode ser inglesa ou galesa, sendo uma forma anglicizada de Griffith, cujo significado é “que é feroz”. Possivelmente, surgiu como apelido. O personagem principal do desenho Family Guy tem o nome de Peter Griffin.
  • Hamilton: de origem inglesa, seu significado é “habitante de um local sem vegetação localizado perto de um morro”. Dificilmente o nome do piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton será estranho a você.
  • Hill: em inglês hill significa “colina”. É possível que esse sobrenome esteja relacionado a lugares do tipo, indicando pessoas que vivem ou que vieram dele. Jonah Hill é um ator. Os amantes de Fórmula 1 da década de 90 com certeza se lembrarão do piloto Damon Hill.
  • Johnson: quer dizer “filho de John”. É o sobrenome do ator Aaron Johnson.
  • Jones: é um sobrenome muito comum no País de Gales. Trata-se de uma versão do hebraico Johan (“João”). O nome do famoso personagem ficcional Indiana Jones com certeza não lhe será estranho. Jon Jones é o nome de um lutador de artes marciais mistas, muito famoso no UFC.
  • Lawrence: é possível que tenha surgido como Laurence. De todo modo, significa “natural da cidade de Laurento”, nome de uma cidade italiana. É o sobrenome da atriz Jennifer Lawrence.
  • Lee: é um sobrenome bastante popular nos Estados Unidos, surgido a partir do inglês antigo leah, que significa “prado”, assim indicando pessoas que vivem ou que vêm de lugar assim. A atriz Jamie Lee Curtis tem esse sobrenome. E quem não lembra do mestre do kung-fu, Bruce Lee?
  • Lewis: quer dizer “combatente glorioso”, “célebre na guerra”. Provavelmente surgido a partir de Luís (português) ou Louis (francês). Jerry Lee Lewis é um cantor e compositor. Também é o sobrenome do ator e comediante Jerry Lewis e da cantora Leona Lewis.
  • Miller: é versão do sobrenome germânico Müller, cuja pronúncia é de fato muito próxima de Miller. Surgiu como forma de se referir a uma ocupação, no caso, a de proprietário de moinho. Esse é o sobrenome do ator Ezra Miller.
  • Mitchell: acredita-se que tenha surgido como forma corrompida do nome Michael, cujo significado, “quem é como Deus?”, mostrando que ninguém é como Ele.
  • Moore: sua raiz está no gaélico O’Mordha. Foi muito usado na Escócia e no País de Gales como apelido, indicando “grande”.
  • Perry: originado da Inglaterra, surgiu como toponímico, indicando pessoas vindas ou residentes em áreas com pereiras (em inglês, pear tree).
  • Robinson: quer dizer “filho da glória”, “filho ou descendente de Robin”. Importante destacar que Robin é considerado diminutivo de Robert. Na década de 60, foi lançada a famosa música chamada “Mrs. Robinson”.
  • Rogers: acredita-se que seja derivado da união das palavras germânicas hrod (“fama”) e geri (“lança”). No universo Marvel, o verdadeiro nome do Capitão América é Steve Rogers.
  • Smith: sobrenome ligado a uma ocupação profissional, no caso, “ferreiro”. É sobrenome bem comum, como mostra os atores Will Smith e Riley Smith e o cantor Sam Smith.
  • Stewart: surgiu como derivação de Stuart, nome da importante e nobre família bretã, detentora do trono da Escócia e depois da coroa da Inglaterra por volta dos anos 1700. É o sobrenome do cantor e compositor Rod Stewart e também do ator Patrick Stewart.
  • Taylor: sua origem está ligada a uma profissão, uma vez que taylor significa “alfaiate”. Sobrenome presente nos nomes das atrizes Elizabeth Taylor e Anya Taylor-Joy.
  • Walker: os estudos sobre este sobrenome não são muito precisos. Alguns acreditam que tenha surgido fazendo referência a uma ocupação profissional, no caso, a de pisoador (pessoa que pisa em tecidos, assim relacionado à tecelagem). Outros acreditam que tenha relação apenas com o verbo to walk, que significa andar. Paul Walker foi um ator famoso pela séria de filmes “Velozes e Furiosos”.
  • Watson: não se sabe se este sobrenome tem origem inglesa ou escocesa. É considerado o significado “filho de Walter”. Além do personagem ficcional Dr. Watson, das histórias de Sherlock Holmes, encontramos esse sobrenome na atriz Emma Watson.
  • Williams: é bem possível que este sobrenome esteja relacionado a alguém chamado William, nome derivado de Willelm (franco), Willahelm (germânico), formado por wil (“desejo”) e helm (“proteção”). Robin Williams foi um ator e comediante muito famoso. É também o sobrenome do cantor Robbie Williams.
  • Wilson: é considerado a forma diminutiva de Williams, acreditando-se que tenha surgido para indicar “filho de William”. Uma curiosidade é que Will é um apelido muito comum para William.
  • Wood: em inglês, wood significa “madeira”, fazendo com que haja o forte indício de este sobrenome ter sido originado para fazer referência a lenhadores. Surgiu na Inglaterra.

Sobrenomes Italianos


sobrenomes-italianos

  • Allegra: com o significado de “alegre”, também aparece como primeiro nome. Acredita-se ter surgido para indicar pessoas com bom humor.
  • Armani: tradicional sobrenome patronímico, significando “filho de Armano”. É o sobrenome do estilista Giorgio Armani, fundador da famosa empresa de moda que leva seu sobrenome.
  • Antonelli: deriva de Antonius, nome de grande prestígio na Itália de séculos atrás, sendo o nome de imperadores, cônsules e nobres aristocratas. É o sobrenome da atriz Giovanna Antonelli.
  • Barbieri: acredita-se que tenha surgido a partir do apelido que era dado às pessoas cuja profissão era cortar barbas e cabelos. Mauricio Barbieri é um técnico de futebol.
  • Barone: há indícios de que sua origem esteja no germânico, a partir de palavra que indicava “homem livre”, “guerreiro”, “combatente”. Chegou ao latim como baronis, então passando a Barone e Baroni (uma variação desse sobrenome). É o sobrenome do cantor Piero Barone.
  • Bianchi: significa “branco”, “alvo”, “cândido”. Carlos Bianchi foi um jogador de futebol, atualmente técnico de futebol.
  • Bianco: possivelmente, foi utilizado para designar pessoas de pele, de barba ou de cabelos brancos. É o sobrenome do diretor criativo Giovanni Bianco.
  • Bruno: além de ser o nome de uma cidade italiana, a origem de Bruno também pode ser associada à palavra germânica brun, que significa “escuro”, “marrom”. Como sobrenome, sua origem aparece mais frequentemente relacionada à primeira hipótese, sugerindo que seja um topônimo. Giordano Bruno foi, dentre tantas áreas em que atuou, escritor, filósofo, poeta e matemático.
  • Caruso: surgiu a partir de carusu, apelido siciliano que significa “menino”, “garoto”. Marcos Caruso e Fernando Caruso são atores com este sobrenome.
  • Castelli: é provável que tenha surgido pelo latim castellum, que significa “castelo”. Henri Castelli é um ator brasileiro que possui este sobrenome.
  • Conti: pode ser que você encontre este sobrenome escrito como De Conti. Originou-se da palavra italiana conte, empregada para designar pessoa “nobre”, “orgulhosa”. Andrea Conti é um jogador de futebol.
  • Coppola: conhecido sobrenome italiano, principalmente por conta do roteirista Francis Ford Coppola e de sua filha, a cineasta Sofia Coppola.
  • Cuoco: sem informações muito precisas, acredita-se que tenha surgido como apelido a alguém que depende de comércio, ou seja, possivelmente sua origem está ligada a uma ocupação. Kaley Cuoco é uma atriz e Francisco Cuoco um dos maiores atores brasileiros.
  • D’Angelo: surgiu como indicação de parentesco, “filho de Ângelo”.
  • De Luca: assim como o sobrenome anterior, também expressa parentesco, “filho de Lucca”. O ator e apresentador Bruno De Luca tem esse sobrenome.
  • DiCaprio: indica origem, significando “aquele que veio da ilha de Capri”. É o sobrenome do ator Leonardo DiCaprio, mundialmente conhecido e vencedor do Oscar de melhor ator.
  • Esposito: a origem deste sobrenome não é de fato muito bonita. Esposito é um sobrenome associado às crianças que eram deixadas por seus pais biológicos para a adoção. Surgiu em referência à roda do exposto, onde se colocava o bebê abandonado.
  • Ferrari: indica pessoa ou família ligada ao ofício de “ferreiro”. Massimo Ferrari é um estudioso de gastronomia. É o nome também da famosa fabricante italiana de carros de alto padrão (Ferrari).
  • Ferri: é considerado sobrenome italiano por difusão, ou seja, não é um sobrenome que de fato tenha nascido na Itália. Significa ferro, assim surgindo com um uso bem próximo ao do sobrenome anterior, também relacionado ao ofício de ferreiro. É o sobrenome da bailarina italiana Alessandra Ferri.
  • Franco: com o significado de “livre”, popularizou-se na Itália, já que sua origem é germânica e deu origem ao nome próprio italiano Francesco. É o sobrenome dos atores e irmãos James Franco e Dave Franco.
  • Galli: significa aquele que veio da Gália ou Galileia. Malu Galli é uma atriz com este belo sobrenome.
  • Gallo: do latim gallus (“galo”), provavelmente surgiu como apelido, pois era utilizado para apelidar pessoas orgulhosas, arrogantes ou vaidosas.
  • Gatti: é bem possível que tenha surgido derivado do nome do animal gato. Uma variante é Gatto.
  • Gentile: é bastante comum em toda a Itália, excetuando-se a região da Sardenha. Está relacionado à característica de quem é gentil, amável, sendo gentile adjetivo em italiano que significa “gentil”.
  • Greco: quer dizer “aquele que veio da Grécia”.
  • Leone: bem provável que faça referência ao animal leão, que em italiano é leone. Tal animal sempre aparece relacionado a força e valentia. Gabriel Leone e Brenno Leone são atores com este forte sobrenome.
  • Lombardi: significa “homem de barba longa”Com mais de uma possível origem, esse sobrenome pode ser toponímico, proveniente de uma região da Itália que se chama Lombardia. Rodrigo Lombardi é um ator famoso em nosso país com este sobrenome.
  • Mancini: como no nome de Enrico Mancini, compositor e pianista que adotou Henry Mancini como nome artístico.
  • Manzo: forma com Manzetti, Manzi e Manzin uma lista de sobrenomes variantes entre si. Manzo, no caso, é mais comum em Palermo. É o sobrenome da roteirista e autora Lícia Manzo.
  • Martini: é considerado um sobrenome patronímico, indicando relação familiar com alguém chamado Martino.
  • Martinelli: também é considerado um sobrenome que se originou como referência a Martino. Gabriel Martinelli é um jogador de futebol brasileiro com sucesso no futebol inglês.
  • Messina: como existe uma cidade assim chamada, pode ser que tenha surgido como topônimo. Branca Messina é uma atriz.
  • Morelli: possivelmente, surgiu em Firenze.
  • Pagano: considera-se que sua origem esteja no latim paganus, palavra que se refere a aldeões e camponeses.
  • Pellegrini: veio do latim peregrinus, significando “forasteiro”, “estrangeiro”.
  • Pugliesi: quer dizer “aquele que veio da Puglia”. É o sobrenome da influenciadora digital Gabriela Pugliesi.
  • Ricci: refere-se àquele que “apresenta cabelos encaracolados”. É o sobrenome da atriz Christina Ricci. Também aparece no nome da empresa de moda Nina Ricci, que foi fundada por Maria Ricci e seu filho.
  • Rinaldi: segundo dados, é bem possível que tenha surgido em Vêneto. A atriz Bianca Rinaldi tem esse sobrenome.
  • Rizzo: não encontramos informações que permitam apresentar uma origem possível. Helena Rizzo é uma famosa chef que carrega este sobrenome.
  • Rossi: esta é a forma plural de rosso, palavra que em italiano quer dizer “vermelho”. Assim, é provável que tenha surgido fazendo referência a pessoas ruivas. É um dos sobrenomes mais comuns na Itália. O padre Marcelo Rossi tem esse sobrenome.
  • Russo: pode ser que seja uma variação de Rossi, embora não haja dados muito precisos sobre essa informação.
  • Santoro: seu significado é “de todos os santos”, fazendo supor que tenha surgido para se referir aos nascidos no dia de Todos os Santos. Rodrigo Santoro é um dos atores brasileiros mais famosos no cenário mundial.

Sobrenomes Franceses


sobrenomes-franceses

  • Armand: sua origem está no nome próprio Harmand. Significa “homem do exército”.
  • Bastien: provavelmente, surgiu para nomear pessoas vindas da cidade de Sebaste, embora alguns acreditem ter relação com o nome próprio Sebastian.
  • Bernard: sua origem é germânica, a partir da reunião das palavras bern (“urso”) e hard (“corajoso”).
  • Blanc: seu significado é “branco”. É o sobrenome do ex-jogador de futebol francês Laurent Blanc.
  • Brunet: como se trata de uma palavra relacionada a “moreno”, “castanho” (principalmente), é bem possível que tenha surgido com base em características físicas das pessoas, como quem tem olhos e cabelos castanhos.
  • Chaput: provavelmente, surgiu como diminutivo da palavra chape (“capuz”, “capa”).
  • Cotillard: sobrenome da atriz Marion Cotillard.
  • Crochon: como em Vincent Crochon, verdadeiro nome do ator Vincent Cassel.
  • Dubois: sobrenome derivado do francês arcaico bois (“madeira”). Provavelmente, surgiu como indicação de pessoa que viveu ou que trabalhou na floresta, com madeira. Como se vê, sua origem é bem parecida com a do sobrenome inglês Wood.
  • Duchamp: como no nome do pintor e escultor francês Marcel Duchamp.
  • Dupont: não existem muitas informações precisas a respeito de tal sobrenome. Por um lado, há quem diga significar “morador da ponte”, já que em francês pont quer dizer “ponte”. Entretanto, existe uma tradicional e muito influente família chamada Du Pont, fazendo com que essa origem mais simples do sobrenome possa não ser exatamente a verdadeira.
  • Durant: encontramos sua origem no latim durans, cujo significado é “duradouro”. Kevin Durant é um jogador de basquete profissional da NBA.
  • Fournier: sua origem é normanda e vem de uma nobre geração, a linhagem dos Fourniers. Eles foram senhores de Bernaville e de Vergimont de Mericourt.
  • François: com o significado de “francês livre” e “aquele que vem da França”, existem fortes indícios de que tenha surgido para designar pessoas originárias da França
  • Gagnon: encontramos sua origem em gagnon, palavra que significa “cão de guarda”, havendo a possibilidade de ter surgido para designar pessoas agressivas. É o sobrenome do escritor de teologia Robert A. J. Gagnon.
  • Gilbert: este sobrenome, que também é usado como primeiro nome, significa “refém famoso”, “garantia ilustre”.
  • Girard: é o sobrenome do matemático Albert Girard
  • Guillem: como presente no nome da ex-bailarina Sylvie Guillem.
  • Guérin: como Jean-Marie Camille Guérin, médico veterinário e bacteriologista que foi muito importante. Já Maurice de Guérin, foi um poeta.
  • Huet: sobrenome que surgiu a partir de uma família originada de Verdun, em Lorena.
  • Lacroix: pode ser que esteja ligado a religião, pois a tradução literal do sobrenome é “a cruz”.
  • Laurent: estudos indicam ser a variante francesa do latim Laurentiu, significando “coroado de louros”.
  • Legrand: sobrenome que exalta uma pessoa, já que significa “o grande”, “o alto”.
  • Legris: como no nome do bailarino Manuel Legris, nascido em Paris.
  • Letestu: sobrenome também presente na cena ballet clássico francês, no nome da bailarina Agnès Letestu.
  • Mallet: Emílio Mallet foi um militar brasileiro, embora nascido em Dunkirk, na França.
  • Martin: está relacionado ao latim Martinus, fazendo referência a Mars, o nome latino do deus da guerra (Marte).
  • Moreau: surgiu como apelido dado a pessoas cuja pele era escura.
  • Piquet: como no sobrenome do ex-piloto de Fórmula 1 e empresário Nelson Piquet.
  • Poulain: este sobrenome, sobre cuja origem não encontramos informações muito seguras, ganhou certa popularidade com o filme francês O fabuloso destino de Amélie Poulain.
  • Remy: é possível que esteja relacionado a Reims, uma localidade francesa. Alguns dizem que tem relação com o latim remigium (“remador”).
  • Renault: como em Ana Paula Renault, repórter brasileira. Também é o nome de uma famosa montadora de carros.
  • Roux: como essa palavra significa “vermelho”, é bastante provável que esse sobrenome tenha surgido a partir da característica física de pessoas com cabelos vermelhos, fenômeno que ocorreu também em outras línguas.

Sobrenomes Gregos


lista-com-sobrenomes-gregos

  • Antoniou: este sobrenome patronímico quer dizer “ligado a Antonios”.
  • Daskalakis: este diferente sobrenome refere-se a pessoas oriundas da ilha de Creta. Nele, identificamos, ainda, a raiz daskalalos (“professor”). É o sobrenome do cientista de computação Constantinos Daskalakis.
  • Demetriou: faz referência a Deméter, a deusa da fertilidade.
  • Floros: vem do grego phloros, nome de uma ave.
  • Galanis: sobrenome cujo significado revela ligação com uma característica física, no caso, olhos azuis, já que esse sobrenome deriva de galanos (“azul”).
  • Georgiou: quer dizer “parente ou esposa de”; no caso, surgiu para indicar grau de parentesco com pessoa cujo nome é Geórgios (Jorge, em português). Em Star Trek, uma das personagens ficcionais é a capitã Philippa Georigiou. 
  • Ioannou: também indica grau de parentesco, significando “parente ou esposa de Ionnes”, nome que no nosso idioma corresponde a João.
  • Katsaros: seu significado é “crespo”, “encaracolado”. Provavelmente, surgiu para se referir a pessoas cujos cabelos eram assim.
  • Kouris: indica origem, significando “aquele que vem da floresta”.
  • Kokkinos: relacionado a cor, significa “vermelho”.
  • Lykaios: surge fazendo menção a lykos, “lobo”.
  • Megalos: seu significado é “grande”, “ótimo”.
  • Nicodemou: sobrenome patronímico, derivando do nome do patriarca – ao que tudo indica, Nicodemos.
  • Nomikos: pode ter surgido como referência a alguma profissão, já que significa “relacionado à lei”, “legal”.
  • Pachis: seu significado está relacionado ao adjetivo “grosso”.
  • Papadakis: a terminação akis indica “proveniente da ilha de Creta” e a raiz, papa, é associada a “padre”. Assim, provavelmente esse sobrenome pode ser entendido como “padre vindo da ilha de Creta”.
  • Papadopoulos: é um dos sobrenomes gregos mais comuns. Trata-se de um topônimo, o que pode ser identificado pelo sufixo opoulos. Significa “descendente do Peloponeso”.
  • Pappas: o significado deste sobrenome é “padre”, tendo surgido provavelmente para indicar que havia algum padre na família.
  • Raptis: relacionado à profissão de “alfaiate”.
  • Várdalos
  • Xanthopoulos: seu significado é “filho de Xanthos”.


Considerações Finais


É claro que muitos outros sobrenomes poderiam ter figurado aqui nas nossas listas. Fizemos apenas um (pequeno) recorte dentre todos os sobrenomes possíveis.

É uma tarefa muito difícil precisar com grande certeza a origem de sobrenomes. Afinal, estamos falando de séculos de história, inclusive de momentos em que ainda não havia documentos, o que dificulta ainda mais ser possível garantir a origem de um sobrenome.

Estamos curiosos para saber a sua opinião! Conta o que você achou da nossa lista e, claro, aqueles sobrenomes que você reconheceu. Será que o seu apareceu por aqui?


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.