O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Escoceses

Leu escocês e logo pensou na gaita de fole e no kilt (vestimenta popularmente conhecida como a saia dos escoceses), né?

É natural que um país evoque algumas associações. Por exemplo, é comum que estrangeiros associem de cara o Brasil ao Carnaval… Da mesma forma que nós formamos algumas associações para outros países. Rússia e vodka… Estados Unidos e hamburgueres e Disney… Portugal e bacalhau e vinhos… E por aí vai.

O importante é não permitir que essas associações limitem a opinião que se tem sobre um lugar!

Aqui no presente texto, você encontrará alguns dos sobrenomes escoceses que são mais populares e comuns. Mas antes de apresentarmos a lista que preparamos, vale a pena destacar, ainda que bem brevemente, as riquezas desse país, principalmente para o caso de você ter pouca ou nenhuma familiaridade com ele.

A Escócia não pode ser considerada um país independente. Situada na Europa, em termos geográficos faz parte da ilha da Grã-Bretanha. E politicamente, compõe o Reino Unido junto com Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.

Olhando no mapa e sabendo que Escócia e Inglaterra pertencem ao Reino Unido, poucos sequer imaginam que essas nações vizinhas já guerrearam entre si muitas vezes!

E mesmo atualmente essa relação não está assim tão tranquila, visto que de tempos em tempos é acalorada na Escócia a intenção de se declararem totalmente independentes e se separarem do Reino Unido como um todo.

Apesar desses traços que aproximariam as nações do Reino Unido, pode-se dizer que a Escócia apresenta marcas bem próprias e, inclusive, facilmente percebidas.

Deixamos como sugestão que você busque imagens de Londres, a cosmopolita capital da Inglaterra, e compare essas imagens com as de Edimburgo, a curiosa capital escocesa repleta de construções que remetem ao período medieval.

Ah! E se você tem especial interesse por idiomas, a Escócia é um dos países que merece sua atenção. Lá, existem três idiomas considerados oficiais: inglês, gaélico (antiga língua celta) e scot (língua germânica ligada ao inglês antigo).

E por conta dessa pluralidade de idiomas oficiais, é muito comum que cada região da Escócia apresente um sotaque bem próprio.

Você sabia que a Escócia é considerada o país com mais ruivos no mundo? Aí está outra curiosidade sobre a formação desse país que mesmo fazendo parte de uma ilha, tem cerca de 800 ilhas para chamar de suas. Sim, existe esse tanto de ilha escocesa.

E embora o número impressione, bem poucas são de fato habitadas definitivamente.

E por falar em ilhas escocesas, também deixamos como indicação que você busque imagens das belezas naturais que elas têm.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a Escócia? Vamos aproveitar essa curiosidade para ver alguns sobrenomes escoceses.

Sobrenomes Escoceses mais Bonitos e Populares


sobrenomes-escoceses

  • Bell

É um sobrenome bem popular na Escócia e que conta com algumas possibilidades de origem. A mais difundida é que tenha vindo da palavra francesa bel, que significa “bonito”, “belo”.

Como em língua inglesa bell quer dizer “sino”, também é possível que sua origem esteja relacionada a presença de alguma igreja no local onde uma família residia ou de onde vinha.

  • Brown

É o segundo sobrenome mais popular na Escócia. Além de existir como sobrenome, é o nome de uma cor. A palavra brown significa “marrom” em inglês. O sobrenome surgiu a partir do inglês antigo para se referir a pessoas com cabelos, peles ou mesmo vestimentas dessa cor.

  • Campbell

É sobrenome escocês também presente na Irlanda, igualmente popular. Seu significado é entendido como “boca torta”, acreditando-se ter surgido para se referir a alguém cuja boca apresentava inclinação para algum lado.

Veio da gaélico escocês Caimbeul, composto por cam (“torto”, “distorcido”) e beul (“boca”). Data do século XIII o surgimento da primeira família chamada Campbell, na realidade, um clã.

Entretanto, outros estudiosos admitem que possa ter surgido do irlandês Mac Cathmhaoil e, neste caso, seu significado seria “filho do chefe da batalha”.

  • Clark

Também encontrado como Clarke. Podem ser encontradas ambas as grafias para este sobrenome, embora Clarke seja mais comum na Escócia. É um dos sobrenomes surgidos a partir de uma profissão: era o nome dado ao escrivão ou clérigo de dada ordem religiosa.

  • Duncan

É sobrenome com sonoridade muito bonita e que também é possível de ser encontrado como primeiro nome. Significa “aquele de cabelo marrom que batalha”, “aquele de olhos castanhos que vai para a batalha”.

É uma forma anglicizada que surgiu de Donnchadh, nome gaélico composto por donn (“marrom”, “castanho”) e cath (“batalha”, “combate”). Assim, a partir das significado dessas palavras chegou se ao sentido apresentado para Duncan.

  • Gray

É considerado um sobrenome de origem inglesa tendo como significado “cinza”. Assim, acredita-se que tenha surgido com base em algum traço físico, como pessoas com cabelos ou barbas grisalhos, também a venda a possibilidade de ter surgido com base mais investimentos de uma pessoa.

Nesse caso, indicando pessoas que trajavam roupas dessa cor. Sua provável origem está na palavra antiga groeg, o que significa “cinza”. Nota: A cor cinza em língua inglesa é grey.

  • Hamilton

É sobrenome bastante popular que ocasionalmente também surge empregado como primeiro nome. Quer dizer “habitante de lugar sem vegetação e perto de um morro”. Assim, surgiu como forma de indicar um lugar de origem ou residência de uma família.

Possui origem inglesa, a partir de Hambledon, Hameldon, Hameton, nomes compostos a partir das seguintes palavras do inglês antigo: hemel, que significa “mutilado”, “cortado” e dun, que significa “colina”.

  • Henderson

Este sobrenome escocês que é pouco frequente em demais países é um patronímico, bem indicada pela presença de son, que em inglês significa “filho”, apresentando como significado “filho de Henry”.

Assim, é importante que se conheça o significado deste nome próprio. Henry é o nome equivalente a Henrique, por sua vez surgido do Haimrich.

Nesse nome, são identificados os termos heim (“casa”, “pátria”) e rik (“príncipe”, “senhor”), daí resultando o significado “príncipe da pátria”, “senhor da casa”. Logo, Henderson também pode ser vista com o significado de “filho do príncipe da pátria”, “filho do senhor da casa”.

  • MacDonald

Com significado de “filho de Donald”, sua origem está ligada ao antigo celta. Esse sobrenome é um patronímico no qual identificamos a palavra que veio do antigo celta makko-s, cujo significado é “filho”.

Por sua vez, Donald quer dizer “o mais poderoso”, “governante poderoso”, fazendo com que MacDonald possa ser entendido como “filho do mais poderoso”, “filho do governante poderoso”.

  • Miller

O significado deste sobrenome vem a ser “aquele que trabalha em um moinho de grãos”, mas alguns estudiosos admitem que também possa significar “dono de um moinho de grãos”, ou seja, pode ter surgido tanto a partir do ofício desempenhado por alguém da família quanto relacionado à posse dessa família.

Partiu do latim molinarius, que resultou no alto alemão médio mulnaere e no inglês médio mille, todas palavras com o significado de “moinho”.

O sobrenome Miller é considerado a variação inglesa desse sobrenome, também existente em outros idiomas: Muller e Müller (alemão), Moulin (francês) e Mulder (holandês).

  • Mitchell

O significado desse sobrenome é “quem é como Deus?”, no sentido de enfatizar que a Ele ninguém se compara. Acredita-se que seja uma variação ou corrupção de Michael. O nome Michael, por sua vez, vem do hebraico Mikha-El, Mikhael, que significa precisamente “quem é como Deus?”.

  • Robertson

Como já foi observado em demais sobrenomes até aqui, a presença de son, que em inglês significa “filho”, é um grande sinal de que estamos diante de um sobrenome patronímico. No caso, Robertson significa “filho de Robert”.

Esse é um nome que surgiu a partir do germânico Hrodebert, nome composto por hrod, que significa “fama”, e por beraht, que significa “claro”, “brilhante”, “luminoso”. Assim, o significado desse nome próprio é tido como “aquele que brilha na glória”, “fama brilhante” e, ainda, “brilhante na glória”.

Logo, em sentido ampliado, Robertson quer dizer “filho daquele que brilha na glória”, “filho daquele que tem fama brilhante”, “filho daquele que é brilhante na glória”.

  • Russell

Significando “pequenino vermelho” ou “aquele de cabelos ruivos”, é um sobrenome que com o passar dos tempos também foi encontrado como nome próprio.

Sua origem vem do francês normando, provavelmente inspirado pela palavra roux, que no francês antigo significava “vermelho”, “alaranjado”.

Assim, é sobrenome que tem sua origem a partir de um traço físico: possuir cabelos ou barbas ruivas.

  • Scott

É curioso que este seja um dos sobrenomes mais populares logo na Escócia, já que seu significado é “escocês”, “aquele que fala escocês”. Quanto à sua origem, os estudiosos não têm muita certeza.

É dito que muito provavelmente surgiu como sobrenome não escocês, mas sim inglês para indicar pessoas vindas da Escócia ou falantes do escocês.

  • Smith

Primeiro sobrenome mais popular na Escócia, significa “ferreiro”. É caso que bem ilustra o fato de que alguns sobrenomes surgiram a partir do tipo de trabalho que alguém da família desempenhava, geralmente o patriarca.

Surgiu de smiþ, palavra que no inglês antigo significa “metalúrgico”, “ferreiro”.

É curioso que essa profissão tenha originado sobrenomes em diversas línguas e que aparecem dentre os mais populares até os dias atuais, como Ferreira (Portugal), Ferrara, Ferretti e Ferrrari (todos italianos), Herrera (Espanha) e Schmidt (Alemanha).

  • Stewart

Trata-se de um sobrenome escocês que também é empregado como nome próprio. Quer dizer “administrador”, assim indicando que surgiu a partir de uma ocupação profissional.

Quando de seu surgimento, referia-se especificamente a alguém cuja profissão era ser mordomo ou mesmo cuidar de uma casa.

Stewart é formado por duas palavras do inglês antigo: stig, com o significado de “casa”, e ward, com a significado de “guarda”.

  • Taylor

Este sobrenome é mais um que compõe a lista de sobrenomes resultantes de ofícios. De origem inglesa, significa “cortador”, “talhador”, “alfaiate”. Em inglês, o substantivo taylor quer precisamente dizer “alfaiate”.

De acordo com estudiosos, a raiz está no latim taliare (“cortar”), que posteriormente passou para o francês tailleur antes de chegar ao inglês. Nota: Apesar de sobrenome, é bem frequente aparecer como primeiro nome tanto de meninas quanto de meninos.

  •  Watson

Este um dos 20 sobrenomes considerados mais comuns na Escócia e possui origem patronímica. Seu significado é “filho de Watt”, como bem indica a presença de son, “filho”, em inglês.

O nome Watt e sua variante Wat eram bastante populares durante o período do inglês médio, sendo a forma antiga para o nome Walter. Esse nome surgiu a partir do germânico Waldhar, formado por wald, waldan (“governar”, “comandar”) e por her, heri (“exército”), assim ficando com o significado de “comandante do exército”.

Logo, o sobrenome Watson também pode ser entendido qual é o significado de “filho do comandante do exército”.

  • Wilson

É sobrenome que surgiu indicando descendência, como o seu significado “filho de William” bem indica. É Sobrenome no qual são identificados Will, forma carinhosa para se referir a William, e son, palavra que em inglês significa “filho”.

Portanto, é interessante conhecer o significado deste nome próprio. William é nome que possui origem germânica, vindo de Willahelm, nome composto por wil (“desejo”, “vontade”) e por helm (“proteção”).

Como esse nome fica com o significado de “protetor corajoso”, “aquele que deseja proteger”, o sobrenome Wilson, também pode ter seu significado ampliado para “filho do protetor corajoso”, “filho daquele que deseja proteger”.

Outros bonitos Sobrenomes Escoceses


sobrenomes-escoceses-comuns

  • Allan: “pedra”, “rocha”, “harmonia”, “belo”, “formoso”.
  • Bruce: “da floresta”.
  • Craig: “penhasco”.
  • Cunningham: “vindo de Cunningham”, “nascido em Cunningham”, este o nome de um lugar na Escócia. Alguns também entendem que seu significado possa ser “filho do chefe”, “descendente do chefe”,
  • Douglas: “rio escuro”, “águas negras”, “habitante ou originário de lugar próximo ao Rio escuro”, “vindo das águas escuras”.
  • Ferguson: “filho de Fergus”, assim também entendido como “filho do homem vigoroso”.
  • Gibson: “filho de Gilbert”, assim também entendido como “filho do refém famoso”.
  • Gordon: “fortaleza espaçosa”, “amplo e forte”.
  • Hunter: “caçador”.
  • Kerr: “terra dos pântanos”.
  • Mackenzie: “filho de Coinneach”, “filho de Kenneth”.
  • Marshall: “chefe de polícia”, “diretor”, “marechal”.
  • Morrison: “filho de Morris”, “filho de Maurício”
  • Sutherland: “vindo de Sutherland”, “nascido em Sutherland”, este o nome de um condado histórico na Escócia.
  • Wallace: “galês”, “aquele que é de Gales”, “forasteiro”, “aquele que venda fora do país”.

Mais Sobrenomes Famosos na Escócia


sobrenomes-famosos-na-escocia

  • Boyle
  • Buchanan
  • Burns
  • Crawford
  • Docherty
  • Forsyth
  • Gallacher
  • Grant
  • Kelly 
  • Mclean
  • O’donnell
  • Quinn
  • Ramsay
  • Shaw
  • Sinclair
  • Thomson 
  • Watt


Considerações Finais


E então, o que você achou das curiosidades sobre a Escócia que apresentamos a você e, claro, dos sobrenomes escoceses que listamos aqui? Alguma informação foi surpreendente para você?

Não se esqueça de utilizar o espaço dos comentários para compartilhar conosco tudo o que você achou!

Se você já é nosso leitor antigo, sabe que a opinião de vocês é muito importante para nós.

Para conhecer mais listas temáticas do tipo, é só continuar ligado nos materiais que estamos trazendo para você.

Mas não precisa ficar só na espera, não! Enquanto os textos não são publicados, que tal aproveitar sua visita e conhecer aqueles que já postamos por aqui?


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Escoceses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.