O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Espanhóis

Você sabia que um sobrenome pode ser muito mais do que um nome que une pessoas em uma mesma família? Pois é, sobrenomes guardam muita história, algumas delas fáceis de identificar e outras um pouco mais difíceis de saber com exatidão.

Neste texto, apresentamos a você alguns sobrenomes espanhóis e seus significados. Mas antes, que tal um breve passeio histórico?

A Espanha faz parte de uma região chamada Península Ibérica, localizada no sudoeste europeu. Essa região é formada por alguns países, sendo os dois mais importantes e que ocupam a maior parte dela, Espanha e Portugal. A história cultural e a política dessas duas nações por longo tempo estiveram ligadas entre si.

Hoje apenas países vizinhos, no passado os reinos espanhol e português chegaram a ser unificados e várias relações diplomáticas aconteceram entre eles. Inclusive, houve o chamado momento da União Ibérica: com a morte do rei Dom Sebastião, que não deixou herdeiros, o rei espanhol Filipe II, sob o pretexto de parentesco com o falecido rei português, invadiu o reino vizinho e anexou-o à Espanha.

Entre os anos 1640 e 1668 houve várias disputas entre os países, terminando em um acordo entre Carlos II (Espanha) e Afonso IV (Portugal), reconhecendo a independência de Portugal.

É claro que estamos apresentando um super resumo de décadas de história ligando esses países.

Nosso objetivo é ajudar você a entender a similaridade gráfica e sonora entre sobrenomes espanhóis e portugueses, já que ao longo dos séculos e pelos mais variados motivos, a cultura dessas duas nações esteve muito próxima e passando pelas mesmas influências.  Então, essas similaridades não são mera coincidência.

Ademais, antes de iniciarmos com a lista, adiantamos que muitos sobrenomes tiveram sua origem a partir de profissões, lugares de nascimento ou de residência (chamados de topônimos), apelidos, traços físicos e até mesmo como forma de homenagear o pai (chamados de patronímicos). Casos assim são comuns em todas as línguas. Tudo pronto, vamos iniciar?

Sobrenomes Espanhóis mais Bonitos e Populares


lista-de-sobrenomes-comuns-na-espanha

  • Alonso

É tido como um tradicional sobrenome espanhol. Significa “apto para ser nobre”, “aptidão para a nobreza”, vindo do germânico Adalfuns, formado por adal (“nobre”) e funs (“aptidão”). Há, ainda, quem diga que se trata de um sobrenome patronímico, indicando “filho de Alfonso”, nome próprio que também está relacionado à nobreza, pois sua raiz igualmente está em Adalfuns.

  • Blanco

Além de sobrenome, é de fato o nome de uma cor na língua espanhola. Quer dizer “branco” e pode ter surgido como referência a pele clara das pessoas ou a cabelos brancos. Pode, ainda, estar ligado à simbologia que se atribui à cor branca: “luminoso”, “luminosidade”, “brilhante”.

  • Dávila

É sobrenome cujo significado é “descendente de Ávila”, “originário de Ávila”, “pessoa vinda do vilarejo”. É considerado um tradicional sobrenome castelhano. É, ainda, um topônimo: deriva da existência da província de Ávila, localizada na região de Castela e Leão.

  • Diaz

É nome relacionado ao latim morre, cujo significado é “dias”. Esse, que é considerado um dos 20 sobrenomes mais populares na Espanha, não tem origem muito precisa. Embora, como dito, possa significar “dias”, para outros estudiosos está relacionado a Diego.

Nesse caso, o sobrenome seria um patronímico: “filho de Diego” e, como Diego quer dizer “conselheiro”, significaria “filho do conselheiro”.

  • Dominguez

Trata-se de um sobrenome muito comum de ser encontrado na Península Ibérica. Possui origem religiosa, além de ser um sobrenome patronímico, tendo como significado “filho de Domingos”, “filho do que pertence ao Senhor”.

Vale frisar que o nome Domingos tem sua raiz no latim Dominicius, significando “pertencente ao senhor”. Esse nome está relacionado ao domingo, dia da semana que, de acordo com a Bíblia, Deus dedicou ao descanso.

Muito no passado, era comum que crianças nascidas nesse dia da semana recebem o nome de Domingos.

  • Fernandez

É sobrenome que significa “filho de Fernando”. Assim, devemos dedicar atenção ao significado do nome Fernando: trata-se de um nome possivelmente de origem alemã cujo significado é “viajante corajoso”, “o que ousa viajar”.

Assim, Fernandez também pode ser visto com o significado de “filho do viajante corajoso”, “filho daquele que ousa viajar”.

  • Flores

É sobrenome que existe na Espanha desde o século XII. Mas pouco se sabe a respeito da sua origem. O que se diz é que muito provavelmente derivou de Floro, nome próprio surgido a partir do latim flos, que significa “flor”. Portanto, é bem possível que estejamos falando de um patronímico: “filho de Floro”.

  • García

É sobrenome cujo significado é considerado como “aquele que é generoso”. É considerado um dos sobrenomes espanhóis mais comuns. Sua origem é incerta, o que impede que se precise seu significado. Entretanto, considera-se como possível que tenha surgido do espanhol medieval Garsea, por sua vez relacionado ao basco hartz, que quer dizer “urso”.

Pela simbologia do animal, diz-se que o sobrenome significa “aquele que protege”. Para outras estudiosos, teria vindo de garza, palavra que em espanhol significa “garça”; é por tal motivo que em vários modelos de brasões da família García a garça está presente.

  • Gil

Sobrenome considerado de origem ibérica, é um patronímico relacionado a Egídio ou mesmo Gil. Acredita-se que sua origem esteja no latim Aegidius, de aegis (latim), com raiz em aigís (grego), cujo significado literal é “proteção”, “defesa”. Assim, os nomes próprios Egídio e Gil são entendidos como “protetor”, “égide”, “o que defende”.

Sendo sobrenome patronímico, Gil traz o significado de “filho do defensor”, “filho do que protege.

Nota: O escudo da deusa grega Atena, chamada de Minerva na mitologia romana, chama-se Aegis em ambas as mitologias.

  • González

Trata-se de um sobrenome é patronímico ibérico. Quer dizer “filho de Gonzalo”, nome que vem do nome medieval Gonzalvo. Esse nome próprio provavelmente chegou na região através do germânico Gunther, que foi latinizado para Gundisalvus, forma que chegou à região ibérica.

O significado de Gunther e, consequentemente, Gundisalvus é “salvo na guerra”, fazendo com que o sobrenome González tenha como significado possível “filho daquele salvo na guerra”.

  • Gutierrez

Forma a lista dos vários sobre nomes surgidos a partir do nome do pai. Seu significado é “filho de Gutierre”, nome próprio que vem a ser a versão espanhola do nome germânico Walter. Uma vez que esse nome próprio quer dizer “aquele que governa”, então Gutierrez pode ser visto com o significado de “filho daquele que governa”.

  • Hernandez

Poucos sabem, mas Hernandez é uma versão do sobrenome Fernandez. Assim, também traz o significado de “filho de Fernando”. E considerando, como visto, que o nome próprio Fernando quer dizer “viajante corajoso”, “aquele que ousa viajar”, o sobrenome Hernandez também pode ser entendido com o significado de “filho do viajante corajoso”, “filho daquele que ousa viajar”.

  • Jimenez

É sobrenome patronímico, apresentando como significado “filho de Jimeno”, “filho de Simão.” O nome próprio Jimeno, para alguns estudiosos, quer dizer “nariz arrebitado”, o que remete à hipótese de o nome ter surgido como forma de se referir a um atributo físico. Já Simão, quer dizer “ouvinte”.

Assim, o sobrenome Jimenez pode ser entendido como “filho daquele que tem nariz arrebitado”, “filho do ouvinte”.

  • Lopez

É considerado um sobrenome de bastante prestígio na Espanha. Possui como significados “filho de Lope”, “filho do lobo”, “vitorioso”, “corajoso”. Pode ser considerado um típico sobrenome de origem ibérica, já que está presente tanto na Espanha quanto em Portugal (no caso, como Lopes). Tem sua raiz no latim lupus, cujo significado é “lobo”.

A partir desse termo, formou-se o nome próprio Lope, que era bem comum na Península Ibérica. Por sua relação com o animal, percebe-se que esse nome era dado àqueles que possuíam atributos relacionados a lobo, como coragem e destreza.

  • Martinez

É sobrenome patronímico, como já indica o sufixo -ez. Quer dizer “filho de Martin”, estando assim relacionado à mitologia romana. Esse o nome próprio possui origem no latim Martinus, nome que se refere ao deus da guerra nessa mitologia: Marte.

Por tal, podemos entender esse sobrenome como “guerreiro”, “relativo ao deus Marte”. É tido como o segundo sobrenome mais comum na Espanha.

  • Meneses

É sobrenome ligado à uma região, no caso, à província de Burgos. Deriva de duas palavras: do espanhol antigo mena e do latim minae, ambas com o significado de “ameia”. Vale destacar que ameia é o nome que se dá a um tipo de arquitetura defensiva, existente em muralhas de cidades ou de castelos.

Todavia, alguns estudiosos acreditam que o nome esteja relacionado à uma sociedade espanhola cujo nome é Mena; os Meneses seriam pessoas nascidas ou residentes desse lugar.

  • Molina

Existem duas possíveis origens para esse sobrenome espanhol. O nome Molina vem de um tecido de lã que leva esse nome por ser fabricado na cidade espanhola de Molina. Assim, o sobrenome pode fazer referência tanto a quem costumava trabalhar com esse tipo de tecido como para se referir a pessoas oriundas ou residentes dessa cidade.

O mais comum, entretanto, é encontrar esse sobrenome classificado como um topônimo, ou seja, a segunda possibilidade é a mais comumente difundida.

  • Morales

Sua origem é um pouco incerta. É sabido que se trata de um topônimo, mas não existe um consenso entre estudiosos sobre a cidade a qual esse sobrenome se refere. Alguns ligam-no a Morales, uma cidade que está localizada na Espanha. Outros, acreditam que tenha surgido de Morais, freguesia de Trás-os-Montes, em Portugal.

Há, ainda, quem defenda que sua origem está relacionada à árvore amoreira, indicando lugar onde essa espécie era abundante. Uma outra possibilidade, ainda, diz que esse sobrenome surgiu como referência as pessoas nativas da Mauritânia (norte da África). De todo o modo, surge como um topônimo.

Nota: Alguns estudiosos, por conta da terminação -es, acreditam que possa se tratar de um patronímico, sugerindo o significado de “filho de Moral”, nome próprio que estaria relacionado a amoreiras, isto é, nome dado a quem nasceu ou residia em locais onde essa árvore era típica. Essa possibilidade, no entanto, é bem menos difundida que as apresentadas antes.

  • Moreno

Não é difícil imaginar o significado deste sobrenome. Quer dizer “moreno”, o que nos leva a entender que surgiu como forma de se referir a pessoas com pele ou cabelos mais escuros.

Há um dado interessante sobre esse sobrenome: a família Moreno, originalmente, dizia descender de um dos 33 cavaleiros de Dom Afonso, também conhecido como o Sábio; foi um dos reis de Castelo. Outra curiosidade, ainda, é que essa família teve várias passagens por Portugal.

  • Muñoz

É um dos sobrenomes patronímicos comuns na Espanha. Tem como significado “filho de Muño”, este um nome próprio considerado variação de Nuño, Nuno. Já Nuno, significa “nono filho”; acredita-se que esse nome era dado ao nono filho que nascia numa família.

Logo, Muñoz pode ser visto como “filho do novo filho”. Todavia, alguns estudiosos dão outro significado para Muño: “colina”. Nesse caso, Muñoz seria “filho da colina”.

  • Navarro

É um topônimo ligado a Navarro, nome de uma localidade na Espanha. Assim, surgiu para indicar pessoas que nasceram ou que viviam nesse lugar. É curioso que esse sobrenome originalmente espanhol seja bastante difundido na região da Sicília (Itália).

  • Ortiz

É um sobrenome patronímico cujo significado é dado como “filho de Orton”. Apesar de não existirem muitas informações sobre esse nome próprio, por vezes encontramos o significado de “homem célebre”, o que permitiria entender Ortiz como “filho do homem célebre”. Para outros estudiosos, Ortiz também é um patronímico, mas entendido como “filho de Orti”.

Já Orti teria vindo ou do latim fortis (“forte”) ou da palavra também latina fortunis (“afortunado”). Por essa linha de pesquisa, Ortiz apresentaria o significado de “filho do homem forte”, “filho do homem afortunado”. Está entre os 20 sobrenomes hispânicos tidos como os mais comuns.

  • Pérez

Seu significado é “filho de Pedro”, “filho de Pero”. Logo, trata-se de um patronímico, o que nos leva a buscar o significado desse nome próprio. O nome Pedro vem do grego Pétros, por sua vez surgido a partir da palavra grega petra, que quer dizer “pedra”, “rocha”. Assim, conclui-se que Pérez também significa “filho da pedra”, “filho da rocha”.

  • Ramos

É sobrenome de origem ibérica, sendo bastante comum em Portugal e na Espanha, assim como aqui no Brasil. Sua origem está ligada à festa cristã chamada de Domingo de Ramos, que celebra quando Jesus chegou em Jerusalém.

Por essa motivação religiosa, acredita-se que diversas pessoas tenham adotado Ramos como sobrenome sem que fossem necessariamente ligadas por sangue, isto é, Ramos não era um sobrenome que remetesse muito a parentesco.

  • Rodríguez

É um patronímico: “filho de Rodrigo”. Como esse nome próprio de origem germânica significa “poderoso pela sua glória”, “governante poderoso”, o sentido de Rodríguez pode ser expandido para “filho daquele que é poderoso pela sua glória”, “filho do governante poderoso”.

  • Romero

Este é considerado um tradicional sobrenome da família espanhola. Sua raiz está no termo latino romanaeus, que era utilizada com o significado de “peregrino a Roma”, “romeiro”, ou seja, refere-se às pessoas que peregrinavam à Roma, o que se dava por motivos religiosos, sendo Roma o principal centro cristão da Europa.

Por tudo isso, acredita-se que tenha surgido como apelido antes de figurar na posição de sobrenome.

Atualmente, é frequentemente encontrado como nome próprio em países como Brasil e a própria Espanha, mas ainda existe forte resquício de Romero apenas como sobrenome.

  • Ruiz

Seu significado literal é “filho de Ruy”. A palavra Ruy é a forma abreviada de Rodrigo, nome de origem germânica: vem de Hrodric, cujo significado é “famoso pela sua glória”, “governante famoso”. Logo, Ruiz pode ter o seu significado estendido para “filho do famoso pela sua glória”, “filho do governante famoso”.

  • Santiago

É sobrenome resultado de uma aglutinação: “Santo Iago” ou “Santo Tiago”, não há consenso sobre isso, pois ambos os nomes têm a mesma raiz. Teria vindo de Sant’Iago, sendo Iago versão espanhola e galesa de Jacó, este nome surgido do hebraico Yaaqobh e que significa “aquele que vem do calcanhar”.

É considerado nome bíblico, aparecendo no Novo Testamento como Tiago, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, também conhecido como Tiago, o justo e Santiago de Compostela. Esse último nome é mundialmente difundido por conta da existência de uma cidade espanhola que leva esse nome.

Diz-se que Santiago foi o responsável por difundir a religião católica em toda a Espanha e seu corpo está sepultado na catedral de Santiago de Compostela. Tradicionalmente, muitos cristãos fazem longa peregrinação até essa cidade, que é o terceiro destino mais famoso de peregrinação, atrás de Jerusalém e Roma.

  • Sanz

Estamos diante de um sobrenome patronímico, fazendo referência ao nome Sancho, Sancto. Esses nomes, mais especificamente a grafia Sancho, era bastante comum durante a época da Idade Média. Vem da palavra em latim sanctus, que tem como significado “santificado”.

Assim, esse sobrenome pode apresentar os significados de: “filho de Sancho”, “filho de Sancto”, “filho do santificado”.

  • Soto

Este é um dos 40 sobrenomes espanhóis mais comuns. Vem do termo espanhol soto, cujo significado é “bosque”, “pequeno bosque”. De acordo com estudiosos, teria surgido para se referir a pessoas vindas ou residentes de áreas com floresta, bosque ou mesmo pântano.

O fato de esse sobrenome já ter sido encontrado com a grafia del Soto (sendo del correspondente ao nosso “do”, como em pessoa do bosque), Desoto e até Delsoto parece confirmar o significado apresentado, bem como a existência de áreas de parque chamadas de El Soto até hoje.

  • Suarez

É sobrenome patronímico, indicando “filho de Soeiro”, este um nome próprio muito comum durante a Idade Média. Esse nome próprio veio do latim suarius, com o significado de “pastor de suínos”. Nesse caso, Soeiro seria um nome próprio surgido a partir de um ofício e, consequentemente, Suarez seria “filho do pastor de suínos”.

Outros bonitos Sobrenomes Espanhóis


sobrenomes-espanhois-bonitos-e-famosos

  • Blázquez: “filho de Blasco”, este um nome próprio popular durante a Idade Média, mas hoje bastante incomum.
  • Bueno: “bom”, “bondoso”.
  • Cardona: “vindo de Cardona”. É o nome de um município espanhol.
  • Castillo: Referente a “castelo”, “fortificação”. Pode ser entendido como “aquele que vive em um castelo”.
  • Cid: “chefe”, “senhor”.
  • Crespo: “encaracolado”.
  • Ferraz: “aquele que ferra”, “aquele que coloca ferraduras”, “filho do cavaleiro de armadura”.
  • Granero: “celeiro”.
  • Guarín: “vigiar”, “guardar”, “aquele que vigia”, “aquele que guarda”.
  • Guzmán: “de Guzmán”. É o nome de uma aldeia em Burgos, na Espanha.
  • Martin: “relativo a Marte”, “belicoso”, “guerreiro”. Marte é o deus da guerra na mitologia romana.
  • Moscoso: Surgiu como forma de indicar local repleto de mosquitos.
  • Salazar: “casa senhorial”.
  • Sanchez: “filho de Sancho”, “filho do santificado”.
  • Serrano: “vindo da serra”, “aquele que vive nas montanhas”.
  • Solano: “pequeno Sol”. Esse termo também era utilizado originalmente para designar locais expostos ao Sol, ensolarados.
  • Toledo: topônimo referente a cidade de Toledo.

Mais Sobrenomes Famosos na Espanha


sobrenomes-espanhois

  • Álava
  • Aquino
  • Avilés
  • Baños
  • Bazán
  • Cabrera
  • Calazán
  • Espinosa
  • Figueroa
  • Garino
  • Rivera
  • Sotomayor
  • Tenorio
  • Valdez
  • Villas


Considerações Finais


Que tal dividir conosco se você é descendente de espanhol e se conseguimos trazer o sobrenome da sua família por aqui? Ah! Pode aproveitar e comentar se sentiu falta de algum sobrenome espanhol, viu?

Para conhecer outros sobrenomes de outras culturas, convidamos você a ficar de olho nos textos que estamos preparando para você. E, claro, você pode conferir os materiais que já postamos por aqui.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Espanhóis possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.