O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Franceses


Se pedirmos para as pessoas indicarem um país que combine estilo, arquitetura, boa culinária, glamour, romance e sensualidade, é bastante provável que a maioria das pessoas cite a França.

Trata-se de um país frequentemente marcado por tudo isso. E o idioma, então, é um caso de amor à parte… Não raro encontramos pessoas que relacionem a melodia das palavras francesas a romance.

Para se ter uma ideia, de acordo com a plataforma de idiomas Babbel, em pesquisa realizada em 2016 com seus 14 mil usuários em todo o mundo, o francês foi eleito o idioma mais sensual do mundo por 34,7% dos entrevistados! Além disso, na opinião desses usuários, a pronúncia dos franceses é umas das mais sexies do mundo.

Achou a porcentagem baixa? Então, saiba que o segundo lugar da pesquisa ficou com os italianos. E recebeu apenas 24,4% dos votos.

Inclusive, fazem-se piadas com o idioma, dando a entender que é possível brigar em francês e parecer que está se declarando para uma pessoa. Esse tipo de piada leva em consideração a sensualidade envolvida na sonoridade desse idioma.

Aproveitando todo esse encanto que a língua francesa exerce, preparamos para você uma lista com alguns sobrenomes franceses para você conhecer.

Como você verá, muitos sobrenomes tiveram sua origem a partir de profissões, lugares de nascimento ou de residência (chamados de topônimos), apelidos, traços físicos e até mesmo como forma de homenagear o pai (chamados de patronímicos). Casos assim são comuns em todas as línguas.

Sobrenomes Franceses mais Bonitos e Populares


lista-de-sobrenomes-comuns-na-franca

  • Armand

Sobrenome originado a partir de um nome próprio: Harmand. Seu significado é “homem do exército”. A raiz de seu nome próprio que originou o sobrenome Armand está nos termos germânicos hari (“exército”) e Mann (“homem”).

  • Bernard

Quer dizer “urso corajoso”. Como você deve imaginar pelas similaridades gráfica e sonora, remete ao nome próprio Bernardo. Assim, também possui raiz nos termos germânicos bern, que significa “urso”, e hard, que significa “corajoso”.

  • Bertrand

É considerado forma medieval de Bertram. Tem como significado “corvo brilhante”. Está entre os 20 sobrenomes mais populares na França

  • Blanc

Sobrenome tido com o significado de “branco”. Por conta disso, é bem provável que tenha surgido como modo de se referir a pessoas com pele ou cabelos muito brancos.

Vale destacar que essa cor tradicionalmente está ligada à simbologia da candura, da paz e da serenidade. Na língua francesa, blanc quer dizer “branco” e blanche, “branca”.

O sobrenome Blanche, que também pode ser encontrado (embora mais raramente), pode ser entendido como variação de Blanc.

  • Blanchard

Este sobrenome carece de consenso. Costuma estar relacionado a dois significados possíveis. Alguns indicam que signifique “mercado”, então, muito provavelmente tenha surgido relacionado a pessoas cujo ofício envolvesse feiras e mercados.

Outros estudiosos defendem outra possibilidade (e a que de fato soa como a correta): teria surgido como forma pejorativa de Blanc. Assim, segundo esse último caso, teria derivado de Blanc, mas utilizado como forma de depreciar ou mesmo insultar alguém com pele ou cabelos brancos.

  • Boyer

Este é um topônimo, surgindo como forma de identificar pessoas nascidas ou vindas dessa região. Boyer é o nome de uma comuna francesa e está localizada em Loire.

  • Cartier

É um dos sobrenomes que bem ilustram o fato de que em várias culturas sobrenomes surgiram a partir de ofícios. Seu significado é “transportador”, assim relacionado a pessoas que trabalhavam transportando objetos ou mesmo pessoas.

Curiosidade: Na língua inglesa tem-se o sobrenome Carter, com mesma origem e significado.

  • Chevalier

Derivado de cheval, palavra que em francês quer dizer “cavalo”, é sobrenome relacionado a um ofício. No caso, o de cavaleiro, havendo a possibilidade de também se referir às pessoas que cuidavam de cavalos.

  • Denis

Mais conhecido aqui no Brasil como primeiro nome, é um sobrenome francês cujo significado é “consagrado a Dionísio”, “espírito das águas”, “dia e noite”. Assim escrito, é a versão francesa medieval para Dionísio, nome que vem do grego Dionysios, este que é um dos deuses da mitologia grega.

Deve-se boa parte da popularidade desse sobrenome à homenagem feita a Saint Denis, aquele que é o santo padroeiro da França.

  • Dubois

Quer literalmente dizer “vindo da floresta”. Assim, sem muita dificuldade é identificado como um topônimo, indicando a origem das pessoas.

  • Dumont

Com o significado de “da montanha”, “do monte”, também surgiu como forma de identificar pessoas nascidas ou que residiam nesse tipo de região. Vem, assim, da expressão du mont (literalmente, “do monte”). Está entre os 50 sobrenomes franceses mais comuns. O sobrenome Dumond, também possível de ser encontrado, é considerado sua variante.

  • Dupont

Como você deve imaginar com base nos dois últimos sobrenomes que vimos, a partícula du alguém vem de algum lugar. No caso, esse que é o quinto sobrenome mais comum na França, significa “da ponte”, referindo-se a pessoas que moravam em pontes; tanto que é comum encontrar o significado “morador da ponte” para o sobrenome em questão.

  • Durand

Trata-se de um sobrenome cuja sonoridade e significado são muito bonitos. Tem sua origem na expressão latina durandus, cujo significado é “eterno”.

  • Fontaine

É um sobrenome considerado clássico e que se tornou mundialmente conhecido através do poeta e autor de fábulas Jean de La Fontaine (1621-1695). Sua origem está no francês antigo fontane, por sua vez vindo do latim fons (“fonte”, “poço”).

Logo, o sobrenome herdou o significado da palavra latina, assim querendo dizer “fonte de água”, “poço”.

  • Fournier

É sobrenome bem antigo e que alguns acreditam ter sua origem na região da Normandia. Seu significado é “padeiro”. É interessante pontuar que fournier é um modo muito antigo de se referir a esse tipo de trabalhador, conhecido atualmente como boulanger.

É bem provável que fournier tenha seu surgimento relacionado à palavra francesa fourneau, que significa “forno”.

  • François

Seu significado literal é “aquele que vem da França”, “francês livre”. Também é possível de ser encontrado como primeiro nome. Sua raiz está no germânico Frank, que quer dizer “francês”.

  • Gauthier

É bem possível que esteja associado a um tipo de ofício, uma vez que esse sobrenome era frequentemente dado aos madeireiros, ou seja, àqueles que trabalhavam com madeira. Isso se deve ao fato desse sobrenome ter partido de gault, palavra do francês antigo, e de gaut, palavra do gaélico, ambas com o significado de “floresta”.

É sobrenome bem comum na França e no Canadá, país no qual a influência francesa é muito presente.

  • Guerin

É um sobrenome bem comum na França. Sua origem está nas palavras do francês antigo guarin, guerin, que significam “vigiar”, “guardar”. Pode ter surgido ligado a ofícios que envolviam questão de vigilância ou mesmo como apelido para pessoas muito atentas.

  • Lacroix

O significado literal deste sobrenome é “a cruz”, formado a partir do vocábulo croix (“cruz”). De acordo com documentos, esse sobrenome existe desde o século XIII. É importante ressaltar que a cruz é um símbolo religioso muito forte, representando a cruz em que Jesus Cristo padeceu.

Assim, é bem possível que esse sobrenome tenha surgido como forma de reafirmar a fé.

  • Lambert

Embora composto por palavras vindas do germânico, é um dos 30 sobrenomes mais comuns na França. Partiu de Landbeortht, composto pelos termos germânicos Land (“terra”) e berth (“brilhante”, “famosa”), assim ficando com o significado de “terra brilhante”.

Posteriormente, passou também a ser utilizado para se referir a pastores de rebanho de cordeiros; nesse caso, relaciona-se a um ofício.

  • Laurent

Existem duas possibilidades para este sobrenome. Pode ter sua origem relacionada a Laurento, nome de uma antiga cidade na Itália. Assim, indicaria pessoas vindas ou nascidas desse lugar. Outra possibilidade é ter surgido como homenagem a Saint Laurent (São Lourenço), mártir católico.

  • Leclerc

Seu significado literal é “escriturário”, “secretário”. Por tal, acredita-se que tenha surgido para se referir a alguém que desempenhava esse ofício ou a famílias com alguém cujo ofício era ser escriturário.

  • Legrand

Com certa elegância sonora, este sobrenome quer dizer “o grande”, “o alto”. Logo, é um sobrenome que engrandece a figura de uma pessoa. Não à toa, obras ficcionais utilizam esse sobrenome para muitos personagens.

  • Marchand

Surgiu a partir do substantivo francês marchand, mesma grafia e pronúncia que o sobrenome em questão. Quer dizer “comerciante”, “negociante”. Percebe-se, assim, que surgiu a partir de um ofício desempenhado por alguém.

  • Martin

É um sobrenome bastante popular, assim como sua variante Saint Martin. Surgiu do latim Martinus, por sua vez derivado da palavra também latina Mars, nome no original do deus Marte, o deus da guerra na mitologia romana.

Deve-se a popularidade desse sobrenome na Europa em especial à figura de Saint Martin de Tours, um dos santos considerados o mais importante durante o processo de cristianização da Europa, o que ocorreu no século IV.

  • Morel

Partiu de um adjetivo francês antigo que era utilizado com o sentido de “mouro”. Esse sobrenome, um dos 30 mais comuns na França, seria diminutivo desse adjetivo. Pode ser considerado, ainda, variante de Moor e Moore, sobrenomes comuns em línguas inglesa e irlandesa, apresentando esse mesmo significado.

  • Morin

Surge de palavra do francês antigo, morin. Trata-se do diminutivo do nome More, cujo significado é entendido como “escuro e moreno semelhante a um mouro”, assim relacionado ao tom de pele de uma pessoa. Para outros estudiosos, teria surgido como forma de se referir a pessoas que residiam perto de uma charneca (tipo de vegetação).

Existe, ainda, uma terceira possibilidade defendida por alguns estudiosos: ser uma adaptação de sobrenomes irlandeses como O’Morahan e O’Moran, entendidos como “filho de Maurice”. Esse nome, que corresponde em português a Maurício, quer dizer “mouro”.

Dessa forma, retornamos ao primeiro significado apresentado, mas dessa vez correspondendo a “filho do mouro”.

  • Olivier

Comum como sobrenome e como primeiro nome, é uma palavra que existe desde o francês antigo. Sua raiz é encontrada no latim oliva, cujo significado é “oliveira”, a árvore que dá azeitonas. Por tal significado, acredita-se que tenha surgido como um topônimo, indicando pessoas nascidas ou vindas de regiões onde esse tipo de árvore era facilmente encontrado.

  • Roche

Vem de palavra assim escrita no francês antigo. Seu significado é “rocha”. Por tal, acredita-se que seja um topônimo, indicando pessoas residentes ou vindas de áreas com muitas pedras e rochedos, como Les Roches, na região da Normandia.

  • Roux

Quer dizer “vermelho”, “ruivo”. Então, sem muita dificuldade, percebemos que se originou a partir de um traço físico de uma pessoa, como pele mais avermelhada ou até mesmo cabelos ruivos. Originou-se do francês antigo rous (“vermelho”).

Outros bonitos Sobrenomes Franceses


sobrenomes-franceses-bonitos-e-famosos

  • Artois: “vindo de Artois”, “nascido em Artois”. Artois é o nome de uma antiga província localizada na França.
  • Barbeau: faz referência a um tipo de peixe. Por isso, também pode ser visto com o significado de “pescador”.
  • Bastien: “sagrado”, “venerável”.
  • Beaufort: “fortaleza forte”, também havendo quem entenda como “justo”.
  • Carpentier: “carpinteiro”.
  • Chapelle: “residente de um santuário”, “vindo de um santuário”.
  • Delyon: “feroz”.
  • Heroux: “lobo do exército”.
  • Lavigne: “videira”, “perto da vinha”.
  • Lorraine: “pertencente a Lotário”. Vem do francês antigo Lot-regne. Vale destacar que com o passar do tempo, ficou muito mais frequente encontrar Lorraine como primeiro nome dado a meninas.
  • Martel: “ferreiro”.
  • Moreau: “moreno”, “que tem pele escura”.
  • Petit: “pequeno”.
  • Picardie: “vindo de Picardie”, “residente de Picardie”. É o nome de uma região francesa.
  • Vaux: “vale”, “bosque”.

Mais Sobrenomes Famosos na França


sobrenomes-franceses

  • Bresson
  • Chastel
  • Davillier
  • Fay
  • Froissard
  • Lamounier
  • Laval
  • Lefreve
  • Maillard
  • Mallet
  • Montpellier
  • Órleans
  • Pomeroy
  • Ragny
  • Sanson
  • Veil 
  • Villard

Considerações Finais


O que você achou da nossa lista de sobrenomes franceses? E por falar em França, você concorda com quem considera esse idioma um dos mais bonitos do mundo? Aproveita o espaço dos comentários para interagir bastante conosco!

Queremos muito conhecer a sua opinião sobre as curiosidades que trouxemos e, principalmente, a respeito dos sobrenomes listados aqui. Será que você já conhecia algum desses sobrenomes?

Ficou com gostinho de quero mais e gostaria de conhecer outros sobrenomes? É só aproveitar sua visita e conhecer outros textos sobre o assunto que já que trouxemos aqui.

Para mas conteúdo do tipo, é só continuar acompanhando nosso trabalho. É sempre muito bom ter você como nosso leitor!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Franceses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.