O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Ingleses

A Terra da Rainha sempre chama atenção. E não é apenas por conta da família real e, mais recentemente, por conta da série The Crown. A verdade é que a Inglaterra exerce certo fascínio com seus ônibus de dois andares, sotaque britânico e, dentre outros motivos, por ser o berço da língua inglesa.

Por tudo isso, é comum que pessoas tenham interesse em saber um pouco sobre a origem dos sobrenomes ingleses. É sobre isso que falaremos neste texto.

Bom, nem precisamos explicar que alguns dos sobrenomes apresentados aqui também são facilmente encontrados nos Estados Unidos, né? Afinal, além do passado histórico que une esses países, tem a questão de ambos usarem a mesma língua.

Como você verá, muitos sobrenomes tiveram sua origem a partir de profissões, lugares de nascimento ou de residência (chamados de topônimos), apelidos, traços físicos e até mesmo como forma de homenagear o pai (chamados de patronímicos). Casos assim são comuns em todas as línguas.

Sobrenomes Ingleses mais Bonitos e Populares


sobrenomes-ingleses

  • Armstrong

Tem sua origem nas fronteiras escocesas. Inicialmente, era um apelido para designar pessoas fortes, formado pela junção das palavras em inglês arm (“braço”) e strong (“forte”). Assim, seu significado é entendido como “alguém com braços fortes”.

  • Ball

De origem inglesa, seu significado está relacionado a atributos físicos. Surgiu de uma palavra antiga, bal(le), usada para apelidar uma pessoa que fossem baixas e acima do peso podendo, até, aparecer com apelido de homens carecas (o adjetivo inglês bald, que significa “careca”, também teria surgido daí).

Assim, não é possível precisar um significado, já que surgiu a partir de um conjunto de características físicas.

Para alguns estudiosos, também pode ter surgido fazendo referência a um lugar: indicando pessoas que trabalhavam próximas de colinas arredondadas; vale lembrar que ball é um substantivo em língua inglesa que significa “bola”.

  • Bennett

Leitores da literatura inglesa facilmente identificarão esse sobrenome: na obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o nome da família protagonista do romance é Bennett. Data do século XII a origem desse sobrenome, vindo do latim Benedictus, assim significando “abençoado”.

  • Booth

É bem comum na Inglaterra, sendo mais popular ao norte do país. Surgiu de both, palavra empregada para nomear os mais variados tipos de abrigo. Essa ideia é facilmente observada na palavra em inglês que significa cabine telefônica: phone booth.

  • Carter

É considerado bastante comum. Sua origem é inglesa, irlandesa e escocesa. Buscando seu significado, encontra-se “pessoa que transporta mercadorias usando carrinho ou carroça”. Assim, é bem provável que tenha surgido como forma de designar pessoas que realizavam esse tipo de trabalho.

  • Clark / Clarke

Podem ser encontradas ambas as grafias para este sobrenome, embora Clarke seja mais comum. Está na lista dos 30 sobrenomes mais comuns na Inglaterra. Além disso, é um dos sobrenomes surgidos a partir de uma profissão: era o nome dado ao escrivão ou clérigo de dada ordem religiosa.

  • Collins

Figura na lista de sobrenomes patronímicos: significa “filho de Colin”. Já o nome Colin, pode ter vindo do grego Nikólaos, assim significando “vitorioso”, ou ter vindo do escocês Cailean, no caso significando “cachorro jovem”, “filhote”. Então, o sobrenome Collins pode ter o seu sentido estendido para “filho do vitorioso”, “filho do cachorro jovem”.

  • Dawson

É sobrenome anglo-saxão facilmente encontrado em países como Inglaterra, Irlanda, Escócia e outros. O seu significado é “filho de Davi”. Vale destacar que Davi vem do hebraico Dawídh, significando “querido”, “o amado”, “predileto”. O nome Davi é famoso por ter sido o nome do rei mais famoso de Israel, cujo reinado é do século 10 a.C.

  • Elliot

Quer dizer “o senhor é meu Deus”, “Jeová é meu Deus”. Embora também possa ser encontrado com o nome próprio, trata se de um sobrenome cuja origem está em Elias, nome que por sua vez veio do hebraico Aliyyáh, Elijah, que têm os significados apresentados. Passou a ser conhecido em demais lugares do mundo por conta do filme Billy Elliot (2000).

  • Evans

Tem origem galesa. É sobrenome patronímico, significando “filho de Evan”. Vale destacar que Evan é como os gauleses escrevem João, nome próprio cujo significado é “agraciado por Deus”. Logo, é possível entender o sobrenome Evans como “filho do agraciado por Deus”.

  • Fox

Este sobrenome é entendido a partir da palavra em língua inglesa fox, que significa “raposa”. Como esse animal é conhecido por sua astúcia, provavelmente o sobrenome teve origem a partir de forma de apelidar alguém reconhecido por sua inteligência.

  • Hall

Não existe consenso sobre sua origem e significado. Pode estar relacionado à palavra do inglês antigo heall, cujo significado é “saguão”, “mansão” (assim como a palavra hall, que existe na língua inglesa não apenas como sobrenome), indicando pessoas que viviam ou que (mais provavelmente) trabalhavam em lugares assim.

Outra possibilidade é significar “herói”, vindo do anglo-saxão haele. Pode, ainda, ter sua origem em uma palavra do nórdico antigo entendida como “rocha”, “declive”, assim indicando pessoas que residiam ou que vinham de regiões de encosta.

É um dos 30 sobrenomes mais populares na Inglaterra.

  • Hamilton

É um sobrenome que também pode ser encontrado como nome próprio. Possui origem inglesa, surgindo como variação de nomes como Hameldon, Hambledon. Resulta da junção dos termos do inglês antigo hemel, que significa “mutilado”, e dun, que significa “colina”.

O significado desse sobrenome é “habitante de lugar sem vegetação e perto de uma colina”. Assim, estamos diante de um topónimo.

  • Harris

Este sobrenome é tradicionalmente entendido como “filho de Harry”, nome próprio que, por sua vez, deriva de Henry. Como Harry/Henry quer dizer “governante da casa”, o significado de Harris pode ser visto como “filho do governante da casa”.

Nota: Harris e Harrison são sobrenomes que partilham o mesmo significado.

  • Holmes

Sherlock Holmes, certo? Pois é, esse sobrenome que ficou mundialmente conhecido por conta do detetive Sherlock Holmes, personagem fictício criado por Sir Arthur Conan Doyle, é também o sobrenome de muitos ingleses – embora atualmente esteja mais presente nos Estados Unidos.

Possui origem ligada a um lugar ao norte da Inglaterra: holm, cujo significado é “ilha”.

  • King

Muitas pessoas não têm dificuldade de reconhecer que essa palavra significa “rei”. Mas além de ser um substantivo, personalidades como Stephen King (autor) e Martin Luther King (líder dos direitos civis) mostram que também pode ser facilmente encontrada com sobrenome.

Sua origem está no inglês antigo cyning, cujo significado original era “líder tribal”, palavra escolhida para se referir a um homem que desempenhava papel de liderança.

  • Lawrence

É um sobrenome topônimo. Significa “pessoa de Laurento” e possui origem inglesa, italiana e francesa. Nota: Laurento foi uma antiga cidade italiana.

  • Lee

Este é um sobrenome de origem inglesa cuja raiz está no inglês antigo, precisamente nas formas leah, leigh, palavras que significam “prado”, “floresta”. Assim, surgiu como forma de nomear pessoas que viviam ou que vinham de locais assim.

  • Lewis

É um sobrenome (também possível de ser encontrado como nome próprio) e que significa “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro”, “célebre na guerra” e, ainda, “líder”. Pode ter surgido do celta antigo Lugubelenus ou do próprio inglês medieval, de Louis.

  • Murphy

É sobrenome irlandês que pode ser facilmente encontrada na Inglaterra. É considerado a forma moderna de um nome antigo: O’Murchadha, cujo significado é “descendente de guerreiro do mar”, “forte”, “superior”.

  • Philips

É um sobrenome relacionado ao nome próprio Philip, este a versão inglesa de Felipe, por sua vez nome de origem grega. Surge de Phílippos, cujo significado é “amigo dos cavalos”, “o que gosta dos cavalos”. Esse consequentemente é o significado do sobrenome Philips.

  • Reynolds

É sobrenome que se derivou a partir do nome próprio Reginald, de origem germânica. Seu significado é, portanto, “governante poderoso”. Já para outros estudiosos, significa “o que governa segundo conselhos”.

  • Richards

É nome inglês de origem é germânica. Pode ser entendido como “poderoso”, “corajoso”.

  • Robinson

Pela presença do substantivo son, que em inglês quer dizer “filho”, não é difícil identificar que se trata de um sobrenome patronímico: “filho de Robin”. Uma vez que Robin é um nome próprio de origem germânica, forma diminutiva de Robert, cujo significado é “famoso e glorioso”, podemos entender que Robinson é possível de ser entendido como “filho do famoso e glorioso”.

  • Scott

Surgiu como forma de se referir a pessoas que viviam ou que vinham da Escócia, país vizinho da Inglaterra. Assim, esse sobrenome pode ser entendido como “referente a Escócia”. Nota: Em inglês, escocês é Scottish e o nome do país, Scotland.

  • Shaw

Figura na lista de sobre nomes que fazem referência a um lugar. Seu significado é “pessoa que viveu em um bosque”.

  • Simpson

Quer dizer “filho de Simon”, levando-nos a buscar o significado do nome próprio Simon. Esse nome é a versão inglesa, francesa e alemã para Simão, nome surgido a partir do hebraico Shimon, de shamá, cujo significado é “ouvinte”.

Assim, o significado do sobrenome Simpson pode ser estendido para “filho do ouvinte”.

  • Smith

Seu significado é “ferreiro”, “aquele que trabalha com metal”. Vale lembrar que muitos sobrenomes surgiram a partir de profissões, caso desse sobrenome. Era uma profissão de fundamental importância há séculos, o que contribuiu para a grande popularidade desse sobrenome.

  • Taylor

Sobrenome de origem inglesa que tem como significado “alfaiate”, “talhador”. Também podendo aparecer como primeiro nome, taylor é um substantivo que em inglês significa alfaiate, surgindo a partir do latim taliare (“cortar”). É um dos sobrenomes surgidos a partir de um ofício.

  • Thomas

Belo sobrenome cuja origem é incerta: pode ser galesa, dinamarquesa, francesa, alemã, holandesa ou mesmo inglesa. Seu significado é “gêmeo”. Vale Lembrar que também pode aparecer como primeiro nome. A raiz está no aramaico ta’oma, cujo significado é literalmente “gêmeo”.

  • Thompson

Trata-se dê um sobrenome patronímico que tem como significado “filho de Thomas” ou “filho de Thom”. Como acabamos de ver, Thomas quer dizer “gêmeo”, levando-nos a entender esse sobrenome “filho do gêmeo”.

  • Townsend

É bem possível ter surgido para se referir a pessoas que residiam ou que vinham de lugares afastados, quase no limite de uma cidade. Seu significado é “extremo da cidade”, formado pelas palavras em inglês town (“cidade”) e end (“fim”, “final”).

  • Watson

Quer dizer “filho de Watt”, sendo assim um sobrenome patronímico. Já o nome Watt é a forma popular do inglês médio para o nome Walter, cuja origem é germânica isso significa “governante do exército”, “governante poderoso”.

Assim, podemos entender o sobrenome Watson como “filho do governante do exército”, “filho do governante poderoso”, lembrando que em inglês son significa “filho”.

Outros bonitos Sobrenomes Ingleses


lista-de-sobrenomes-comuns-na-inglaterra

  • Abby / Abbey: surgiu como forma diminutiva é carinhosa para se referir a “abade”, “líder de um mosteiro”. Pode ter surgido também como forma de indicar pessoas cuja residência era próxima de um mosteiro.
  • Allen: comumente aparece com o significado de “justo”, “bonito”.
  • Boyd: “louro”.
  • Chapman: “empresário”, “comerciante”.
  • Fisher: Sobrenome também ligado a um ofício, no caso, de quem faz do peixe seu sustento (em inglês, fish quer dizer “peixe” e “pescador”, fisherman).
  • Gibson: “filho de Gilbert”, “filho do refém famoso”.
  • Green: ligado à cor green, que significa “verde”. Provavelmente, surgiu para indicar que a pessoa residia ou vinha de algum lugar com bastante verde.
  • Lowell: “lobo”.
  • Reed: “vermelho”.
  • Riley: “pequeno riacho”.
  • Steele: “aço”.
  • Stewart: “guarda”.
  • Young: “jovem”.
  • Wallace: “galês”, “forasteiro”, “aquele que é de Gales”.
  • Walker: refere-se a “mover”, “deslocar-se”. Provavelmente, surgiu ligado a profissões que envolviam movimento constante.
  • Walsh: “forasteiro”, “aquele que venda fora do país”, “estrangeiro”.
  • Wood: nome para alguém que vivia perto de uma mata ou floresta.
  • Wright: na Idade Média, referia-se a um artesão, especialmente um marceneiro ou carpinteiro.

Mais Sobrenomes Famosos na Inglaterra


  • Blackwell
  • Conway
  • Cox
  • Davies
  • Fernsby
  • Gray
  • Griffiths
  • Kelly
  • Mitchell
  • O’Connell
  • Patterson
  • Potter
  • Reed
  • Turner
  • Tyler
  • Watts
  • Weber


Considerações Finais


Você já conhecia algum desses sobrenomes? Aproveite os comentários e conta o que você achou dessa lista e se sentiu falta de algum.

E se quiser conhecer mais sobrenomes, é só conferir aqui no nosso site. Temos muitos materiais voltados aos significados de nomes e de sobrenomes disponíveis e outros mais por virem!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Ingleses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.