O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Irlandeses

A Irlanda é um país fascinante e com uma cultura riquíssima. Como acaba acontecendo com vários outros países, por conta de produções cinematográficas e de séries, as pessoas de um modo geral acabam tendo mais noção de determinados países e suas culturas do que de outros.

E a Irlanda facilmente aparece dentre aqueles países incríveis do qual pouco se divulga.

Por exemplo, você sabia que a Irlanda é uma ilha localizada ali pertinho da Inglaterra? E sabia que por conta de suas paisagens exuberantes, além de seus castelos (mantidos até os dias de hoje!) que guardam parte da história medieval do país, a Irlanda é apelidada de “Ilha Esmeralda”?

Os filmes românticos Casa comigo? e P.S. Eu te amo tiveram várias cenas gravadas na Irlanda, assim como Coração Valente, que foi quase todo rodado nesse país, e uma determinada cena de Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Fãs de Star Wars vão gostar de saber que a Skellig Michael Island foi o local escolhido para o encontro entre os personagens Ren e Skywalker, aparecendo nos três últimos filmes da saga.

Algumas séries também tiveram cenários irlandeses, como Vikings e Game of thrones.

Se você não lembra de ter assistido a nenhuma cena de filme ou série gravada na Irlanda, vale a pena buscar na internet por vídeos e fotos desse país para ter nação de sua beleza.

O clima na Irlanda é bem diferente do que estamos acostumados por aqui. O que predomina por lá são muitos dias chuvosos e com vento.

E quanto idioma, eles falam o gaélico irlandês, mais predominante nas zonas rurais, inclusive sendo considerado um idioma ancestral, ainda que bastante presente no cotidiano dos irlandeses. Ao lado desse idioma, eles falam o inglês irlandês, também chamado de Hiberno English, e que apresenta algumas diferenças de sentido e sintaxe em relação ao inglês que conhecemos.

Tanto o gaélico irlandês quanto o inglês irlandês são consideradas as línguas oficiais do país.

Agora que já estamos um pouco mais familiarizados com esse país, que tal conhecer os sobrenomes mais populares por lá?

Sobrenomes Irlandeses mais Bonitos e Populares


sobrenomes-irlandeses

  • Byrne

Este, que é o terceiro sobrenome mais facilmente encontrado na Irlanda, é sobrenome indicativo de descendência. Seu significado é “descendente de Bran”, surgindo a partir de O’Broin.

Vale destacar que O’ era muito utilizado para indicar descendência, similar ao son em vários sobrenomes de origem inglesa, indicando “filho de” (exemplo: Jackson, cujo significado é “filho de Jack”).

O nome Bran, por sua vez, é de origem galesa e significa “corvo”, daí O’Broin e, consequentemente, Byrne também serem entendidos como “filho do corvo”.

  • Burke

É sobrenome que é encontrado tanto na Irlanda quanto na Inglaterra, tendo origem em palavra do inglês antigo. Vindo de burh, esse sobrenome quer dizer “fortaleza”, “fortaleza fortificada”.

Assim, é bem possível que tenha surgido para indicar pessoas que residiam ou que vinham de algum lugar onde havia uma fortaleza. Porém, ainda que essa explicação e significação sejam as mais difundidas, alguns estudiosos acreditam que tenha surgido a partir de burg, então significando “bairro”.

De todo modo, sua origem também está ligada ao local de nascimento ou de residência de alguém. Esse sobrenome está presente na Irlanda desde o século XII. Burgo, Burgh, De Burgh e Bourke são considerados sobrenomes variantes de Burke.

  • Clarke  

Embora sobrenome de origem inglesa e bem comum na Escócia, também é um dos sobrenomes facilmente encontrados na Irlanda. Significa “escriba”, “clérigo”, assim indicando que surgiu relacionado a uma profissão.

Sua origem está na palavra clerec, que no inglês antigo significa “padre”.

Nota: Clark e Clarke são considerados sobrenomes variantes entre si, mas na Irlanda Clarke é a forma adotada. Inclusive, na lista de 300 sobrenomes que podem ser encontrados na Irlanda, a forma Clark sequer é citada.

  • Doyle

Quando surgiu, era antecedido por O’, assim dando a indicação de que se trata de um sobrenome ligado a descendência. Durante o período da colonização inglesa, ocorreu à queda dessa partícula, ficando apenas Doyle.

Quer dizer “filho de Dughghaill”, sendo este nome originados a partir do irlandês antigo, formado pelos vocábulos gaélicos dubh (“escuro”) e gall (“estranho”, “desconhecido”).

Logo, esse o nome fica com o significado de “estranho escuro”, “desconhecido escuro”, permitindo que o sobrenome Doyle possa ser entendido como “filho do estranho escuro”, “filho do desconhecido escuro”.

  • Farrell

De origem irlandesa, este sobrenome é entendido de formas diferentes (porém, similares) pelos estudiosos. Bem popular na Irlanda, alguns dizem que derivou do gaélico Fearghal, formado a partir de fear (“temor”, “medo”) e gal (“valor”), assim sendo entendido como “guerreiro valente”, “homem de valor”.

Mas outros estudiosos acreditam que sua origem tenha vindo de O’Fearghal, então indicando descendência por conta da partícula O’, fazendo com que o significado de Farrell seja “descendente do guerreiro valente”, “descendente do homem de valor”.

  • Fitzgerald

Este é um sobrenome que costuma impressionar algumas pessoas por conta de sua sonoridade, fazendo com que o considerem um bonito sobrenome. Sua significação está ligada a descendência.

O prefixo Fitz também é indicativo de descendência, da mesma forma que O’, e chegou à Irlanda por volta do ano de 1169, por influência dá invasão normanda. Isso significa que tal sobrenome queira dizer “filho de Gerald”, equivalente a Geraldo.

Esse nome venda germânico Gerwald, formado por gair (“lança”) e wald (“governar”, “dirigir”), assim ficando com a significado de “guerreiro forte”, “senhor da lança”.

Assim, Fitzgerald também pode ser entendido com o significado de “descendente do guerreiro forte”, “descendente do senhor da lança”.  

  • Flynn

É um dos 30 sobrenomes considerados populares na Irlanda. Tem seu surgimento relacionado a um traço físico, significando “filho do homem ruivo”. Vem a ser a forma anglicizada do irlandês O Floinn, já claramente indicando descendência.

A palavra Floinn, por sua vez, está ligada a Flann, termo que costumava ser utilizado como referência a pessoas de pele ou cabelos vermelhos, pois significa “avermelhado”. Também é possível encontrar Flynn como nome próprio.

  • Gallagher

É sobrenome bastante popular na Irlanda, vindo de Gallchobhair, inclusive inicialmente aparecendo como O’Gallchobhair; logo, mostrando descendência.

Esse nome é composto por gall (“estranho”, “desconhecido”) e por cabhair (“ajuda”), fazendo com que signifique “ajudante estrangeiro”. Portanto, o sobrenome Gallagher pode ser entendido como “filho do ajudante estrangeiro”, “descendente do ajudante estrangeiro”.

  • Kelly

Aqui no Brasil, é bastante conhecido como primeiro nome dado a meninas. Mas na realidade, surgiu como sobrenome e até hoje está fortemente presente na Irlanda: é o segundo sobrenome mais popular no país.

Também são populares suas variantes Kelley e Kellie. Existem duas possíveis (e bem próximas entre si) origens para esse sobrenome. Alguns estudiosos acreditam que tenha surgido a partir do sobrenome irlandês Ceallach que, como significa “guerra”, “conflitos”, o sobrenome Kelly quer dizer precisamente essas palavras.

Entretanto, alguns acreditam que na realidade esse sobrenome era antecedido por O’, partícula que indica descendência. Assim, teria vindo de O’Ceallaigh, ficando com o significado de “descendente da guerra”, “descendente do conflito”.

Ainda que menos difundido, existem estudiosos que apresentam uma terceira significação possível: “cabeça brilhante”. É possível que essa significação esteja relacionada à ideia de sair vitorioso de um conflito.

  • Kennedy

Derivado de O’Ceanneidigh, seu significado é “descendente de Ceanneidigh”, nome que vem do irlandês antigo formado a partir da junção de ceann, que significa “cabeça”, e de éidigh, que significa “feio”, “deformado”.

É por isso que o sobrenome Kennedy também pode ser entendido como “filho daquele que tem cabeça feia”. Trata-se de sobrenome que surgiu com base em um traço físico que a pessoa tinha, muito provavelmente o patriarca da família.

  • Lynch

Sua origem está ligada ao sobrenome irlandês O’Loingsigh, assim remetendo a descendência, como bem indica O’, daí o significado de “filho de Loingsigh”.

Como esse nome próprio apresenta como significado “marinheiro”, Lynch é sobrenome que pode ser apresentado significando “filho do marinheiro”, “descendente do marinheiro”.

  • Murphy

Trata-se de sobrenome de origem irlandesa bastante popular no país, inclusive sendo considerado o mais popular. Também é encontrado em demais países, como Inglaterra e Canadá.

Seu significado vem a ser “descendente de guerreiro do mar”, “forte”, “superior”, surgindo a partir do irlandês antigo O’Murchadha, este formado por muir (“mar”) e cath (“batalha”).

  • Moore

É um pouco complexo dar conta da significação deste sobrenome, pois existem algumas hipóteses possíveis, afetando seu significado. Pode significar “pessoa de pele morena”, “mouro”.

De acordo com essa hipótese, teria vindo do francês mais, por sua vez do latim maurus, compreendido como “mouro”. Assim, teria surgido como forma de mencionar pessoas de pele morena, especialmente vindas da parte noroeste da África.

Também pode ter sua origem relacionada a um traço físico; no caso, a altura. Seu surgimento teria vindo da Escócia ou do País de Gales, lugares nos quais os termos mor (gaélico) e mowr (galês) eram empregados como referência a pessoas altas.

Ainda, pode ter sua origem ligada ao também gaélico Mor, nesse caso significando “grande chefe”. Ainda, pode estar ligado ao inglês antigo mor, apresentando como significado “pântano”, “charneca”, assim surgindo para indicar pessoas que teriam nascido ou que residiam em lugares assim.

  • Nolan

Sobrenome irlandês bem comum, surgiu a partir de outras sobrenome também irlandês: O’Nuallain, também havendo quem o apresente como Ó Nualláin.

A partícula O’ já identifica que se trata de um sobrenome cujo intuito é indicar descendência, tendo como significado “descendente de Nuallan, Nuallán”.

Como esse nome surgiu a partir da palavra irlandesa niall que significa “nobre”, “famoso”, Nolan pode ter seu sentido ampliado para “descendente do famoso”, “descendente do nobre”. 

  • O’Brien

Indicando descendência, quer dizer “descendente de Brian”. Trata-se de um nome de origem irlandesa que era bastante famoso especialmente dentre os celtas. Seu significado é entendido como “colina”, “montanha” e, ainda, “nobre”, “virtuoso”.

Ampliando seu sentido, O’Brien quer dizer “descendente da colina”, “descendente da montanha”, “descendente do nobre”, “descendente do virtuoso”.

  • O’Connor

Indicando descendência, como bem mostra a partícula O’, quer dizer “filho de Connor”, “descendente de Connor”. Assim, vale a pena entender o significado do nome Connor.

Trata-se da forma anglicizada do gaélico Conchobhar, nome formado a partir das palavras do irlandês antigo con, que significa “cão”, “lobo”, cobar, que significa “desejar”, “amar”. 

Assim, esse nome costuma ser entendido como “amante de cães” e, ainda, “glorificado”, “aplaudido”, o que permite que O’Connor passa a significar “filho do amante de cães”, “filho do glorificado”, “filho do aplaudido”.

  • O’Sullivan

É sobrenome patronímico, surgido a partir de Ó Súileabháin. Existem alguns significados possíveis para o nome Súileabháin: “aquele que tem um olho”, “aquele que tem olhos de falcão”, “aquele com olhos pretos”.

Assim, o sobrenome O’Sullivan pode ser entendido como “filho de Súileabháin” ou, em sentido ampliado, “filho daquele que tem um olho”, “filho daquele que tem olhos de falcão”, “filho daquele com olhos pretos”.

  • Quinn

Surgiu através da forma irlandesa Ó Cuinn, que muito provavelmente depois passou a O’Cuinn. Quer dizer “filho de Conn”, “descendente de Conn”. O nome Conn quer dizer, em irlandês, “chefe”, “cabeça”, indicando pessoa de grande importância.

Assim, também é possível entender o sobrenome Quinn com significado de “filho do chefe”, “filho do cabeça”.

  • Ryan

É sobrenome que pode ser considerado um dos mais populares da Irlanda. Sua forma original é O’Rian, que depois passou para O’Ryan e ficou apenas Ryan. Tem sua raiz em , palavra que significa “rei”, acrescida de sufixo. Assim, o sobrenome Ryan quer dizer “pequeno rei”.

  • Smith

É, sem dúvida, um dos sobrenomes mais populares em todo o mundo, especialmente em países falantes da língua inglesa. Surgido a partir de smiþ, palavra que em inglês antigo significava “ferreiro”, Smith é sobrenome que quer dizer “metalúrgico”, “ferreiro”, indicando a profissão que alguém de uma família, muito provavelmente o patriarca, tinha.

Essa mesma profissão inspirou demais sobre nomes pelo mundo, como Ferreira, Herrera, Ferreti, Ferrari, Schmidt e outros.

  • Walsh

Seu significado é “forasteiro”, “aquele que vem de fora do país”, “estrangeiro”. De acordo com estudiosos, teve sua origem na palavra do inglês médio walsche, que era usada para se referir aos gauleses, ou seja, àqueles vindos do País de Gales. Por isso também é comum encontrar esse sobrenome seguido do significado de “vindo do país de Gales”.

Outros bonitos Sobrenomes Irlandeses


sobrenomes-irlandeses-comuns

  • Brady: “descendente de Bradach”, assim ligado a linhagem familiar.
  • Butler: “mordomo”, “principal funcionário de uma residência”.
  • Carroll: “Referente a Cearbhall”, este um nome próprio. Sua origem é considerada incerta, embora seja possível estar relacionado a um guerreiro.
  • Collins: “colina”. Alguns estudiosos dizem ser sobrenome patronímico relativo a Nicholas, nome que significa “vitorioso”, “aquele que leva o povo à vitória”. Nesse caso, o significado desse sobrenome seria “descendente do vitorioso”, “descendente daquele que leva o povo à vitória”. Mas o primeiro significado é o mais amplamente difundido.
  • Connolly: “feroz como um cão”, também havendo quem entenda este sobrenome como o significado de “descendente do valoroso”.
  • Dempsey: Vindo de Ó Díomasaigh, significa “descendente de Díomasaigh”, “descendente do orgulho”. Alguns estudiosos apenas dão como significado “orgulhoso”.
  • Duffy: “moreno”, “de pele escura”.
  • Foley: “pirata”, “pessoa que pratica roubos”, “pilhagem”.
  • Griffin: “avermelhado”.
  • Hayes: “descendente de Aodh”, “descendente do fogo”.
  • Hogan: “descendente de Ógan”, “descendente do jovem”.
  • Kenny: “do fogo”, “bonito”.
  • McCarthy: “filho de Cartago”, em sentido ampliado entendido como “filho do amoroso”, “filho do carinhoso”.
  • O’Neil: “descendente de Niall”, “descendente do campeão”, “descendente do veemente”.
  • Sweeney: “pequeno herói”.
  • Ward: “guarda”, “guardião”, também havendo quem o entenda com o significado de “pântano”, assim provavelmente surgindo para indicar pessoas que residiam em áreas do tipo.
  • Whelan: “descendente do pequeno lobo”.

Mais Sobrenomes Famosos na Irlanda


sobrenomes-famosos-na-irlanda

  • Brennan
  • Cullen
  • Cunningham
  • Crowley
  • Egan
  • Fitzpatrick
  • Flanagan
  • Kavanagh
  • Keane
  • Joyce
  • Moloney
  • O’Grady
  • O’Malley
  • Rooney 
  • Sheehan
  • Sheridan
  • Tobin  


Considerações Finais


Os sobrenomes irlandeses que separamos surpreenderam você? Já conhecia algum deles?

É claro que existem mais sobrenomes irlandeses do que conseguimos trazer para você. Nossa intenção foi trazer aqueles que são considerados os mais comuns, ou seja, aqueles que estão mais em evidência na Irlanda.

Antes de se despedir, que tal aproveitar sua visita e deixar nos comentários suas impressões sobre o conteúdo do texto e se algum chamou especialmente sua atenção?

E já sabe, né? Para conhecer mais sobrenomes de outras culturas, é só ficar de olho no que vem por aí. Mas enquanto espera, você pode navegar pelo nosso site e ficar por dentro dos textos do tipo que já passaram por aqui. 


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Irlandeses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.