O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Medievais

Nomes costumam contar escolhas. E sobrenomes, carregam histórias. Calma, calma… Vamos explicar.

É claro que primeiros nomes também são importantes e também têm história. Mas sobrenome é aquela parte transferida de geração em geração e que se perpetua na história.

Você sabia que alguns sobrenomes não existem mais? E que outros podem ser considerados modernos?

Ou, ainda, você sabia que alguns sobrenomes são mais característicos de um país do que de outro? E você sabia que alguns sobrenomes que são muito comuns atualmente existem na história desde a Idade Média?!

Vamos entender um pouco o impacto dessa última pergunta?

Idade Média é o nome dado ao período histórico compreendido entre os séculos V e XV. Seu marco inicial é tido como a queda do Império Romano do Ocidente no ano de 476 e seu término é marcado pela conquista de Constantinopla em 1453.

Então, sempre que nos referimos ao período medieval, estamos falando de fatos ocorridos entre esses anos. 

É claro que muitas coisas aconteceram nesse período de 977 anos! E por ser um longo período, foi dividido por historiadores em Baixa Idade Média e Alta Idade Média.

Dentre as muitas coisas que poderíamos dizer sobre a Idade Média (e são muitas mesmo!), podemos citar a ascensão da Igreja Católica como instituição de grande poder e influência tanto em assuntos de ordem religiosa quanto na sociedade medieval.

Muito se deve às heranças do período medieval, como a expansão marítima, o início da letra cursiva, a existência de bancos e universidades e algumas festas religiosas.

Mas esse longo período histórico também deixou marcas negativas nas páginas da história da humanidade. Será que você já ouviu alguém se referir à Idade Média como Idade das Trevas?

É marcada por grande atraso cultural e científico, muito disso devido às interferências que a igreja fazia nos avanços nesses campos. Além, é claro, das muitas guerras, doenças e desigualdades sociais existentes desde aquela época.

O final da Idade Média trouxe uma luz em contraponto às trevas de outrora. Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, surgiu o movimento do Renascimento, este marcado por grande produção artística e intelectual, trazendo renovação também em campos como política, economia, ciência e outros mais.

Após esse nosso passeio histórico, vamos conhecer alguns sobrenomes que podem ser considerados medievais?

Sobrenomes Medievais mais Bonitos e Populares


sobrenomes-medievais

  • Alighieri

Se você gosta de literatura, em particular a italiana, este sobrenome com certeza não lhe será estranho. Afinal, o maior poeta italiano do período da Idade Média, até hoje lido e elogiado, chamava-se Dante Alighieri (1265-1321).

A origem desse sobrenome está ligada ao germânico Alagair, Alagier, compostos por ala, que significa “tudo”, “todo”, e por gaira, que significa “lança”. Assim, o significado desse sobrenome pode ser entendido como “toda lança”.

Embora um pouco difícil de precisar o que significa, por conta de suas raízes etimológicas, é possível perceber que surgiu fazendo referência a alguém que ser destacava por sua bravura e destreza no uso de lanças.  

  • Costa

Sobrenome cujo significado é “junto da Costa”, “natural do litoral”, “habitante da costa”. Não é exagero dizer que esse sobrenome atravessou séculos de história, pois tendo suas raízes no período medieval, em pleno século XXI é um dos sobrenomes mais comuns em países como Portugal e Brasil.

De acordo com estudiosos, esse sobrenome surgiu para se referir a uma nobre família que vivia na zona costeira de Portugal durante o período da Idade Média.

Entretanto, demais estudiosos apresentam uma leitura alternativa, afirmando que estaria relacionado a Kosta, nome grego surgido como diminutivo de Konstantin, este um nome búlgaro.

De acordo com essa outra interpretação, o sobrenome Costa quer dizer “referente a alguém de natureza constante”, “referente a alguém perseverante”.

  • Cruz

Este é, sem dúvida, outro forte sobrenome que segue presente mesmo depois de tantos séculos. E essa popularidade é percebida em países como Brasil, Espanha, Portugal, México e alguns outros mais. Significa exatamente cruz.

De acordo com estudiosos, era muito comum que famílias acrescentassem Cruz ao nome e sobrenome como forma de enaltecer e provar fé e religiosidade. Era uma forma de se referirem à cruz de Jesus Cristo.

A imagem da cruz é considerada símbolo universal da fé cristã, tanto que foi a escolhida durante o movimento das Cruzadas, movimentos militares saídos da Europa em direção à Terra Santa intentando manter os povos sob a fé cristã.

  • Decker

Não existe consenso sobre as origens e, consequentemente, o significado deste sobrenome. Para alguns estudiosos, estaria relacionado ao substantivo germânico Dach, que significa “telhado”, muito disso motivado pela similaridade sonora entre essas palavras.

Outros, afirmam ter vindo do alemão medieval Deck (“deque”).

Por conta desses significados, acredita-se que tenha surgido como forma de indicar pessoas cujos ofícios envolviam algum tipo de construção de telhados; tanto o é que alguns estudiosos simplesmente dizem que o significado de Decker vem a ser “construtor de revestimentos”.

Bom, ambos os significados relacionam ou sobrenome Decker a um ofício.

  • Dickson

É um sobrenome medieval com o significado de “filho do príncipe forte”, “filho de Ricardo”, assim estando relacionado a esse nome próprio. É dito que Dick seja a forma diminutiva usada durante a Idade Média para o nome Ricardo.

Esse nome, por sua vez, vem do germânico Ricohard e significa “príncipe forte”, “príncipe corajoso”. Já o sufixo son quer dizer “filho” em inglês, daí resultando em “filho de Ricardo”.

  • Fernandes

Este sobrenome medieval ainda tem bastante força em países como o Brasil, Portugal e Espanha (escrito Hernandez). Como você deve imaginar, o sufixo –es indica filiação, daí seu significado ser “filho de Fernando”.

Como Fernando tem como significado “o que ousa viajar”, “viajante corajoso”, o significado desse sobrenome é ampliado para “filho daquele que eu uso é viajar”, “filho do viajante corajoso”.

É interessante notar como esse sobrenome atravessou séculos mantendo-se popular, pois desde os tempos da Idade Média apresenta popularidade entre portugueses e espanhóis.

  • Ferrara

É um belo exemplo de sobrenome que surgiu em referência a um ofício; no caso, a tipos de trabalho envolvendo manuseio de ferro. Assim, seu significado é “ferro”, “ferreiro”, “pessoa que trabalha com ferro”.

É a versão italiana para o conhecido sobrenome português Ferreira, mostrando que esse sobrenome medieval esteve muito presente em diversos idiomas – e sua popularidade é evidenciada até hoje.

  • Garcia

Seu significado é incerto, já que também sua origem é incerta. Alguns estudiosos dizem que seu significado é “aquele que é generoso”. Já outros, acreditam que sua origem esteja no espanhol medieval Garsea, este ligado ao basco hartz e que significa “urso” e, por extensão, “aquele que protege”.

Mas existe uma terceira possibilidade, de ter vindo do espanhol garza, significando “garça”. Essa possibilidade parece ser a mais acertada, pois muitos brasões da família Garcia trazem como símbolo a garça.

  • Garrido

Vem do castelhano, precisamente de uma palavra medieval equivalente a hermoso (“belo”) e a gallardo (“valente”). Dessa forma, apresenta como significado “vistoso”, “elegante”, “que chama atenção”. Ainda, é possível encontrar quem diga que esse sobrenome surgiu como apelido dado a caçadores.

Nesse segundo caso, sua origem estaria ligada não a uma característica como valentia ou beleza, mas sim a um ofício.

  • Lehmann

Este sobrenome alemão de origem medieval mostra a forte relação que o indivíduo tinha com a terra, traço realmente bem característico da Idade Média como um todo e particularmente da Alemanha. Sua raiz é a forma medieval Lehnsman, cujo significado é “proprietário do feudo”.

  • Meyer

Tem sua origem nas formas medievais Meier, Meiger, variando conforme o grupo de estudiosos. Apresenta como significado “superior”. É bem provável que esse sobrenome tenha surgido como apelido dado a grandes administradores ou proprietários rurais.

Daí esse sobrenome também ser encontrado com o significado de “gerenciador de propriedade”.

  • Palmieri

Este medieval sobrenome italiano é muito comum especialmente nas regiões central e sul do país. Sua origem está no latim palmerius, termo que era utilizado para nomear as pessoas que peregrinavam rumo à Terra Santa.

  • Relish

É sobrenome que tem seu registro desde o século XIV, ou seja, já no final do período medieval. Significa “tempero”. Até hoje essa palavra existe na língua inglesa com esse significado.

Por sua estreita relação com a culinária, é bem possível que tenha surgido como forma de se referir a pessoas cujos trabalhos envolviam cozinhar.

  • Silva

Este é um sobrenome bastante popular em Portugal e no Brasil, sendo um dos sobrenomes mais comuns nesses países.

Tem sua origem nos tempos do Império Romano. Naquela época, os romanos utilizavam o termo Silva para se referirem a pessoas que habitavam matas ou florestas.

Daí Silva ser apresentado com o significado de “selva”. Segundo historiadores, há indícios de que na Roma Antiga havia uma linhagem real com esse nome, ou seja, estaria ligado à realeza.

  • Thompson

Este sobrenome significa “relativo a Thomas”, “vindo de Thomas”, “filho de Thomas”, sendo por isso necessário compreender o que esse nome próprio significa.

Thomas é um nome inglês que existe desde a Idade Média, vindo do aramaico ta’oma’, cuja tradução literal é “gêmeo”.

Assim, Thompson, com sua terminação son, quem significa “filho” em inglês, também pode ser entendido como “filho do gêmeo”, “relativo ao gêmeo”, “vindo do gêmeo”.

  • Williams

Este sobrenome de origem medieval é muito comum em países que falam a língua inglesa até hoje. É derivado do nome próprio William, muito provavelmente querendo significar “relativo a William”, “filho de William”.

Esse nome próprio surgiu a partir do germânico Willahelm, por sua vez formado por will (“desejo”, “vontade”) e helm (“proteção”). Assim, Williams pode ser entendido como “relativo àquele que deseja proteger”, “relativo ao protetor corajoso”.

É bem possível que esse sobrenome tenha se popularizado por conta de membros da realeza, pois vários reis e imperadores tiveram como nome William.

  • Wood

Está ligado a wood, substantivo que ainda hoje existe na língua inglesa. Significa “madeira”.

Por conta desse significado, há duas possíveis origens para esse sobrenome: pode tanto ter surgido para indicar pessoas que residiam ou que vinham diários com muitas florestas ou pode ter surgido com base em algum tipo de ofício envolvendo madeira.

Nesse último caso, à semelhança do sobrenome Carpenter, que significa “carpinteiro”.

Outros bonitos Sobrenomes Medievais


significados-historias-sobrenomes-medievais

  • Amery: “poder universal”.
  • Aubinet: “branco”.
  • Brumby: “filho do profeta”.
  • Bythesea e Bytheseashore: ambos surgiram indicando pessoas que residiam próximas há um córrego ou lago.
  • Castelli: “construtor de castelos”, “dono de castelo”, “pessoa nascida ou vinda de lugar com castelo”.
  • Culpepper: “comerciante de pimenta falsa”.
  • Huber: “proprietário de sítio”.
  • Krug: “jarro”, “caneca”.
  • Lewis: “guerreiro glorioso”, “combatente famoso”.
  • Lorraine: “pertencente ao reino de Lotário”, este o nome de uma região francesa.
  • Loughty: “pequeno lago”.
  • Murphy: “filho do guerreiro do mar”, “descendente do guerreiro do mar”.
  • Obermann: “sacristão”.
  • Riley: “aquele que nasceu ou vive perto de um riacho” ou, ainda, “valente”, “corajoso”.
  • Roy: “rei”.
  • Sallow: “pessoa nascida ou vinda de lugar com Salgueiro”.

Mais Sobrenomes famosos da Idade Média


  • Artois
  • Bertrand
  • Blumer
  • Bourgogne
  • Caccini
  • Corse
  • Dauphin
  • d’Auvergne
  • Denis
  • Grassmann
  • Lyonnais
  • Marcola
  • Picão
  • Turner
  • Ulric
  • Van Back
  • Vicki
  • Zummach

Considerações Finais


O que você achou dessa lista de sobrenomes medievais? Algum deles surpreendeu você por já existir há tantos séculos assim? Aproveite para também dizer se você tem algum sobrenome considerado medieval!

Se você já é nosso leitor antigo, deve saber que amamos conhecer a opinião de vocês. Então, é só aproveitar os comentários e contar tudo aqui para nós.

E como nós não paramos de preparar conteúdo para nossos leitores, siga ligado para não perder as novidades que ainda virão.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Medievais possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.