O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Russos


A Rússia é um país bastante curioso e que com certa frequência aparece nos noticiários relacionados a questões políticas. Impressiona por seu tamanho: é o maior país do mundo. Para você ter noção, corresponde ao dobro do tamanho do Brasil, tomando conta de 1/3 do continente europeu.

Muitas pessoas classificam esse país com seus 11 fusos horários diferentes (sim, a extensão territorial é tão grande que existe toda essa quantidade de horários distintos no país!) como intrigante.  Provavelmente, esse adjetivo deve-se ao fato de a Rússia ser um país com uma cultura mais reservada e com algumas questões políticas que não agradam algumas pessoas.

Já ouviu falar do Vkontakte? Pois é, a Rússia tem sua própria rede social. Comparativamente, é como se o Vkontakte fosse o Facebook russo. Gosta de strogonoff? Então, agradeça aos russos por terem inventado esse prato. Mas não agradeça tanto assim…

O strogonoff que conhecemos é muito diferente da receita original. É o nosso jeitinho brasileiro de conferir nossa cara a pratos de outras culturas.

Bom, mas este texto não é uma lista de curiosidades sobre a Rússia, mas sim especificamente sobre seus sobrenomes. Para quem é de fora, os sobrenomes russos parecem um festival de terminações idênticas (-ova, ­-vich, -evna e -ov, por exemplo), deixando os sobrenomes muito parecidos entre si.

Você sabia que isso tem um porquê? É que na Rússia, os nomes das pessoas tradicionalmente seguem a seguinte fórmula: nome próprio + patronímico + nome da família. Além disso, sobrenomes são divididos em femininos e masculinos, dependendo do gênero da pessoa.

Vamos a um exemplo: Dmitri Petrov. Identificamos aí que é um menino chamado Dmitri e filho de Pedro (traduzindo para nosso idioma). E ainda que não soubéssemos o primeiro nome, apenas pelo Petrov, com essa terminação em -ov, saberíamos que se trata de um menino.

Mas se fosse Petrova, já saberíamos que é uma menina, filha de Pedro, ainda que desconhecêssemos que seu primeiro nome é Oksana, por exemplo.

Vamos a um exemplo real? Allan Kournikov é um jogador de golfe russo. Sua irmã e ex-tenista profissional chama-se Anna Kournikova. Bem diferente do que estamos acostumados a ver por aqui, né? E não para por aí…

Quando as mulheres se casam, essa homenagem ao pai (como os patronímicos são vistos na Rússia) é substituída pela homenagem ao marido. Isso significa que essa ideia de “filha de” é substituída por “esposa de”. Temos outro exemplo real para você.

Maria Shirinkina é uma bailarina clássica russa, da companhia do Ballet Mariinsky. Ao se casar com o também bailarino clássico Vladimir Shklyarov, ela passou a se apresentar como Maria Shklyarova.

É muito importante entender que tudo isso reflete um traço muito forte de uma cultura, uma tradição que segue acontecendo desde há muito tempo.

Separamos para você o quadro dos principais bailarinos da tradicional companhia de balé clássico russa, Mariinsky, para você visualizar alguns sobrenomes e como são apresentados:

Mariinsky Ballet

Já conversamos muito e está na hora de conhecer a história de vários sobrenomes russos, certo? Vamos nessa! Como você verá, muitos sobrenomes tiveram sua origem a partir de profissões, lugares de nascimento ou de residência (chamados de topônimos), apelidos, traços físicos e até mesmo como forma de homenagear o pai (chamados de patronímicos). Casos assim são comuns em todas as línguas.

Sobrenomes Russos mais Bonitos e Populares


sobrenomes-russos-bonitos-e-famosos

  • Alexeyev

O significado deste sobrenome é “defensor”. Muito provavelmente, está ligado ao nome grego Alexandre. Tal nome surge a partir do grego Aléxandros, nome cujo significado é “defensor da humanidade”, “defensor dos homens”, formado pelos termos aléxo (“defender”, “repelir”) e andrós (“homem”).

  • Fedorov

Este sobrenome quer dizer “filho de Fedor”. Esse é um nome próprio, por vezes transcrito como Fiódor, que vem a ser a versão russa para o nome Teodoro. Já esse nome, originado do grego Theódoros, quer dizer “dádiva de Deus”, “presente da Deus”.

Por conta disso, o sentido de Fedorov pode ser ampliado para “filho do presente de Deus”, “filho da dádiva de Deus”.

  • Ivanov (Иванов)

Seu significado é “filho de Ivan”. Já que Ivan, este nome próprio russo bastante popular, quer dizer “agraciado por Deus”, é possível entender Ivanov como “filho daquele que é agraciado por Deus”.

  • Kaminski

Está na lista de sobrenomes considerados topônimos. Faz referência é cidade russa Kamien, assim indicando pessoas nascidas ou vindas desse lugar.

  • Konstantinov

É sobrenome que significa “relativo a Constantino”, “descendente de Constantino”. Este é um nome próprio que surgiu do latim Constantius, por sua vez derivado da palavra latina constante, que quer dizer “constante”, “perseverante”, “com firmeza de ânimo”.

Esse nome é mundialmente popular desde bastante tempo atrás por conta de Constantino I, também conhecido como Constantino, o Grande; foi o responsável por derrotar imperadores e famoso por seu sucesso em luta contra francos, visigodos e outros povos.

Além disso, construiu a nova cidade imperial em bizâncio; inicialmente chamada da Nova Roma, em sua homenagem as pessoas chamavam-na de Constantinopla: a capital do Império Romano do Oriente por mais de mil anos.

  • Krupin

Sobrenome que se originou da palavra krupa, cujo significado é “cevada”, herda esse mesmo significado. Pode ter surgido como forma de indicar pessoas nascidas ou residentes de áreas onde havia cevada ou, ainda, forma de se referir àqueles cujo ofício envolvia cevada.

  • Kuznetsov

Seu significado é “ferreiro”. Em diversas culturas surgiram nomes relacionados a esse que era um ofício de extrema importância. É o caso dos seguintes sobrenomes: Smith (inglês), Ferrara e Ferrari (italiano), Ferreira (português) e outros casos.

  • Lenkov

Apresenta o significado de “filho de Alexandre”. Como vimos anteriormente, esse nome próprio tem raízes gregas, formado por aléxo (“defender”, “repelir”) e andrós (“homem”). Assim, como Alexandre quer dizer “defensor dos homens”, podemos inferir que Lenkov pode significar, ainda, “filho do defensor dos homens”.

  • Medvedev

Quer dizer “urso”. Também animais serviram de inspiração para que nomes e sobrenomes existissem, aproximando simbologias atribuídas a esses animais e traços de personalidade demonstrados pelas pessoas.

O urso, por exemplo, é tido como um animal ligado a força, despreza e ferocidade, características que geralmente apresenta para proteger sua família.

  • Melnikov

Trata-se de mais um sobrenome que surgiu referente a um trabalho. Quer dizer “moleiro”, indicando pessoas de ofício a moinhos.

  • Mikhailov

É um sobrenome bastante popular, pois está ligado a um nome próprio também popular: Mikahil. O significado desse sobrenome é “filho de Mikhail”. Já esse nome, é a versão russa de Miguel, nome cuja origem é hebraica, Mikhael, derivado de mikhayáh e El (“Deus”).

Entende-se como significado para Mikahel “quem é como Deus?”, sendo que esse ponto de interrogação indica que a Ele ninguém se assemelha.

  • Novikov

Acredita-se que tenha surgido a partir do vocábulo novik. Esse termo era utilizado por volta dos séculos XVI e XVIII para se referir a jovens nobres que ingressavam no serviço militar.

  • Oblonsky (Облонский)

Sobrenome que surgiu na Ucrânia. Atualmente, obolon, origem desse sobrenome, não é mais uma palavra utilizada no idioma russo. Era empregado para se referir a um campo úmido, ou seja, estamos falando de um topônimo indicando onde uma pessoa nasceu ou vivia.

É um sobrenome amplamente difundido na Rússia, mas sua origem é ucraniana.

  • Petrov (Петров)

É considerado um clássico sobrenome, pois está relacionado a um nome próprio muito comum em diversas regiões do mundo (com suas variantes). Significa “filho de Pedro”, assim sendo um patronímico. Uma vez que Pedro vem do grego Pétros, significando “pedra”, Petrov pode ter seu sentido estendido para “filho da pedra”.

  • Popov (Поповv)

Sua origem é relacionada à palavra eslava pop, cujo significado é “sacerdote”. Esse sobrenome, também comum na Sérvia e na Bulgária, provavelmente surgiu como indicação de que havia um sacerdote na família.

  • Petukhov

Quando do surgimento de nomes e sobrenomes, animais serviram de inspiração a partir de traços vistos como semelhante entre animais e pessoas. Esse sobrenome quer dizer “galo”, animal ao qual se associam as ideias de orgulho e, para alguns, de comunicação, considerando que o galo anuncia a chegada do novo dia.

Portanto, a origem desse sobrenome pode estar relacionada a indivíduos que apresentavam características do tipo.

  • Plotnikov

Com o significado de “carpinteiro”, está relacionado a pessoas que desempenhavam esse ofício ou mesmo a famílias que tinham um de seus membros carpinteiro.

  • Ribakov

É outro sobrenome que também surge a partir de um tipo de trabalho. No caso, quer dizer “pescador”. Também pode ter seu surgimento ligado a algum membro de um grupo familiar que vivia da pescaria ou para se referir ao próprio pescador.

  • Semyonov

Sobrenome que traz o significado de “filho de Simão”. Já Semyon, correspondente ao nosso Simão, é nome de origem hebraica. Vem da raiz shamá, que significa “ouvinte”, “aquele que ouve” e, para alguns estudiosos, “Deus ouve”.

Logo, Semyonov também pode ser entendido como “filho do ouvinte”, “filho daquele que Deus ouve”.

  • Smirnov

É um clássico sobrenome cuja variante pode ser Smirnoff (palavra bem difundida por ser o nome de uma marca de vodka, bebida tipicamente russa). Quer dizer “calmo”, “gentil” ou mesmo pacífico. Acredita-se, por tal, que tenha surgido como forma de enaltecer alguém com essas características.

  • Turgenev (Тургенев)

Embora considerado ligado a nobreza, sua origem não é exatamente russa. A família Turgenev foi uma das famílias mais nobres da Rússia, mas a raiz desse sobrenome vem de quando a Rússia estava sob jugo mongol. Partiu de turgen, palavra que tem como significado “rápido”.

Para alguns estudiosos, outro significado possível seria “excêntrico”. Assim, é um sobrenome surgido a partir de traços de personalidade e/ou atributos físicos, como a capacidade de ser veloz, rápido.

  • Volkov

O significado deste sobrenome é “lobo”. Em diversas culturas, esse animal serviu como inspiração para que nomes próprios e mesmo sobrenomes passassem a existir. Isso ocorreu a partir da aproximação das características geralmente ligadas ao animal (como coragem e destreza).

Com isso, queremos dizer que o sobrenome surgiu para se referir a alguém que apresentava tais traços de personalidade.

Outros bonitos Sobrenomes Russos


lista-de-sobrenomes-comuns-na-russia

  • Alkaev: “algo que é para se desejar”, “algo a ser desejado”.
  • Balakirev: “trabalhador de cerâmica”.
  • Belyaev: “branco”.
  • Golubev: “pombo”.
  • Kozlov: “cabra”, possivelmente ligado a pastores de cabra.
  • Lebedev: “cisne”, também fazendo menção a quem trabalha servindo essa ave em grandes jantares, por exemplo.
  • Matveev: “filho de Matvei”.
  • Morozov: acredita-se que faça menção a clima muito frio.
  • Orlov: “águia”.
  • Pasternack: “salsinha”.
  • Pavlov: “pequeno”.
  • Polzin: nome que surgiu dado a comerciantes, então relacionado a uma profissão.
  • Sokolov: “falcão”.
  • Stepanov: “filho de Stefan”.
  • Vasiliev: “real”.
  • Vinogradov: Referente a uvas.

Mais Sobrenomes Famosos na Rússia


sobrenomes-russos

  • Balakin
  • Baranov
  • Baryshnikov
  • Bikov
  • Egorov
  • Furtsev
  • Gussev
  • Ilyin
  • Kirkorov
  • Nikitin
  • Osipova
  • Ovrachenko
  • Sidorov
  • Sobolev
  • Tarasov
  • Útkin


Considerações Finais


Esperamos que nosso texto tenha ajudado você a conhecer um pouco mais (embora tenhamos apresentado de forma superficial) a rica cultura russa. E, ao conhecer mais sobre essa cultura, que você também tenha curtido ter contato com esses sobrenomes.

Não se esqueça de contar para nós se você conhece alguém que possua algum sobrenome russo e, claro, dizer o que você achou dos significados que pesquisamos para você.

Não deixe de ficar ligado nos novos conteúdos que vêm por aí! Vamos trazer mais curiosidades e sobrenomes para você conhecer, pode apostar que sim.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Russos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.