O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra C

Você já pensou em escolher o nome do seu bebê a partir de um critério específico, como procurar nomes que se iniciem com uma determinada letra? Pois é, esse jeito de escolher um nome é mais comum do que de repente você possa imaginar.

Pensando nisso, escolhemos criar uma lista bem especial para ajudar papais e mamães que estão na busca de nomes femininos que comecem com a letra C.

Você encontrará aqui vários nomes que podem ser considerados os mais bonitos e populares com essa letra para meninas. Apenas destacamos que os nomes não estão apresentados em ordem de popularidade.

Optamos por trazê-los em ordem alfabética e respeitando a grafia mais clássica desses nomes (o que significa não apresentar letras dobradas, como nn, nem substituir o i pelo y).

Prepara o coração e vamos nessa!

Tópicos

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninas com a Letra C


nomes-com-letra-c-para-meninas

  • Caitlin

É interessante que este nome tão popular, especialmente em países que falam a língua inglesa, careça de maiores detalhes sobre seu significado. A única informação concreta disponível é que significa “casta”.

  • Camila

Popular nome que tem “mensageiro dos deuses”, “a sacerdotisa”, “menina de coro” como significado. Surge de Camillus, termo latino que significava, entre os romanos, “sacerdote nos sacrifícios”, “ministro”.

É sabido que os romanos utilizavam esse termo para designar os jovens que auxiliavam os participantes nas cerimônias pagãs. Seu significado provavelmente foi corrompido quando chegou ao latim, já que se acreditou que sua origem fosse Cadmilos, de Cadmo, significando “filho do primogênito”.

Uma segunda possibilidade é que o nome tenha surgido como apelido de Camélia, nome inspirado em um tipo de flor. Existe, ainda, a possibilidade de ser uma variação do nome egípcio e árabe Kamilah, nesse caso significando “perfeito”, “perfeição”.

Na mitologia romana, esse é o nome de uma amazona, filha de Métado, tendo sua história contada na Eneida de Virgílio.

  • Cândida

Este belo nome quer dizer “branca”, “brilhante”, “radiante”, “resplandecente”. Sua raiz está na palavra latina candidus, cujo significado é “branco”, “brilhante”, “radiante”, “resplandecente”; assim, é considerado um nome que carrega os atributos da pureza, da inocência e da ingenuidade.

Surge na Inglaterra, precisamente em 1898, sendo Candida a personagem que dá título à peça teatral do irlandês George Bernard Shaw.

  • Carina

Nome que significa “querida”, “pura”. Tem sua origem a partir de carinus, diminutivo latino da palavra carus, cujo significado é “querido”, “amado”. Outros estudiosos acreditam que esse nome seja uma variante de Catarina; nesse caso, teria vindo do grego Aikaterhíne, a partir de katharós, que significa “a pura”.

Existe uma constelação no hemisfério sul com esse nome (por vezes também chamada de Quilha).

  • Carla

Significa “mulher”, “mulher do povo”, “mulher forte”, “mulher guerreira”, “mulher livre”, vindo a ser a variante feminina de Carlos. Assim, também tem sua origem no germânico Karl, nome que surge a partir de karal, kerl, palavras que significam “homem do povo”, “homem livre” – significados que passam para o feminino quando pensamos em Carla.

De acordo com outros estudos, sua origem pode estar no vocábulo também germânico hari, assim significando “exército”, “guerreira” (no caso desse nome). É nome bem comum de ser encontrado nas línguas portuguesa, italiana e espanhola.

A popularidade do nome Carlos deve-se muito à figura de Carlos Magno, o rei dos francos. Carla Bruni é uma cantora francesa, mostrando que esse nome está presente em diversas culturas pelo mundo.

  • Carmen

Seu significado é “verso”, “poesia”, “canção”, também havendo quem diga significar “vinha de Deus”. Os estudiosos que defendem os primeiros significados afirmam que o nome teria vindo da palavra latina carmen, cujo significado é “poema”, “canção”, “melodia”.

A segunda possibilidade é ter sua origem no hebraico karmel, significando “vinha de Deus”; essa palavra originou os nomes Carmel e Carmelo, dos quais Carmen seria forma diminutiva.

  • Carol

Mais conhecido como apelido de nomes como Carolina, também é nome próprio. Poucos sabem, mas Carol é conhecido originalmente como a versão em língua inglesa do nome Carla.

  • Carolina

Bastante popular (assim como sua variante Caroline), significa “mulher do povo”. Esse nome é considerado forma diminutiva de Carla, assim compartilhando com ele significado e origem.

Tem sua raiz no germânico Karl, de karal, kerl, cujo significado literal é “homem”, por extensão entendido como “homem do povo” – passando a “mulher”, “mulher do povo” na versão feminina. Alguns estudiosos acreditam que haja uma segunda possibilidade de origem: ter vindo do nome latino Carolus.

A variante Caroline chegou à Inglaterra pela figura da rainha Caroline de Brandenburg-Anspach.

A estilista venezuelana Carolina Herrera tem esse nome, ilustrando a forte presença desse nome em diversas culturas.

  • Cássia

Sonoro nome cujo significado vem a ser “fragrância”, “perfume”. Sua origem é incerta, mas provavelmente teve origem no termo hebraico kiddah, qetziáh, nome dado a uma madeira aromática utilizada para fabricar perfumes, daí vindo o seu significado.

Para outros estudiosos, o nome pode ter vindo da família romana Cassius, sobrenome derivado do latim cassus, significando “vazio”, “vão”; logo, seriam outros possíveis significados para a Cássia.

É considerado nome bíblico: Kesiah (sua variante antiga) é uma das filhas de Jó.

Cássia Eller é uma das vozes femininas mais importantes do rock brasileiro até hoje.

  • Catarina

É considerado, além de popular, um nome bastante bonito devido à sua sonoridade e personalidades que tiveram esse nome. Seu significado é “pura”, “casta”, partindo do nome grego Aikaterhíne, de katharós, vocábulo grego com o significado de “pura”, “casta”.

Foi registrada pela primeira vez na Inglaterra por volta de 1100, popularizando-se consideravelmente no século XV. Parte de sua popularidade deve-se a Santa Catarina, uma santa que teria vivido em Alexandria. Ela foi torturada por não ter aceitado participar de cerimônias pagãs. Tendo vivido no século IV, seu corpo teria sido encontrado intacto dois séculos depois no Monte Sinai.

Além disso, destaca-se por ter sido uma sábia menina que teria convencido as pessoas a se voltarem ao Cristianismo.

Esse também foi o nome de algumas rainhas, destacando-se especialmente Catarina de Médici (rainha francesa do século XVI) e Catarina de Aragão (rainha da Inglaterra no século XVI); também foi o nome de Catarina, a Grande, czarina da Rússia no século XVIII.

  • Cátia

Assim escrito, é considerado variante de Kátia, nome que teria vindo do russo Katja, Katia, por sua vez forma encurtada do nome que acabamos de ver, Catarina. Assim, seu significado é “pura”, “casta”, partindo do nome grego Aikaterhíne, da palavra grega katharós, cujo significado é “pura”, “casta”.

  • Cecília

É um nome que possui uma sonoridade muito leve, tornando-o ainda mais bonito. Significa “cega”, “sábia”, “a guardiã dos músicos”. Esse nome surge a partir de uma família romana, os Caecilius, palavra vinda do latim caecus, que significa “cego”. Acredita-se que esse sobrenome tenha surgido como forma de homenagear algum ancestral cego.

Vale destacar que os romanos não associavam esse nome apenas aos cegos, mas também àquelas pessoas consideradas muito sábias; para eles, desprovidos do sentido da visão, as pessoas conseguiam desenvolver conhecimentos filosóficos mais profundos e imparciais sobre os homens e o mundo circundante.

Tornou-se muito popular durante a Idade Média através da figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos e da música sacra por ter morrido enquanto cantava a Deus. Cecília Meireles (1901-1964) é uma das mais importantes poetisas da literatura brasileira.

  • Célia

Significa “cega”, “dos céus”, podendo, ainda, significar “setembro”. Existem três possibilidades para esse nome. A primeira, que tenha vindo do inglês Celia, forma abreviada de Cecília; nesse caso, possui origem na palavra latina caecus (“cega”). O nome Cecília é constantemente relacionado a sabedoria e a inteligência.

A segunda possibilidade é ter surgido da palavra também latina coeli, caelum, cujo significado é “dos céus”. Por fim, alguns estudiosos acreditam que tenha surgido como variante feminina de Célio, nome cuja origem é etrusca, de celi (“setembro”).

  • Celina

O significado deste nome é “cega”, “dos céus”, “setembro”, “pequena guerreira”, “pequena marcial”. É um nome sem origem precisa, daí resultando os diferentes significados possíveis.

Pode ter surgido como forma diminutiva de Célia, nome que por sua vez possui três origens possíveis: através do inglês Celia (diminutivo de Cecília, nome cujo significado é “cega”), do latim coeli (“dos céus”) ou do estrusco celi (“setembro”).

Alguns estudiosos relacionam esse nome como forma reduzida de Marcelina, nome relacionado a Marcela; do latim Marcella, cuja raiz é o latim marcius, martius (“guerreiro”, “marcial”).

É o nome de uma santa, Santa Celina de Meaux.

  • Charlotte

É considerado um nome chique por sua grafia e pronúncia. Significa “mulher”, “mulher do povo”. Trata-se da versão francesa de Carlota, este diminutivo de Carla. Por tudo isso, sua origem está no germânico Karl, partindo de karal, kerl, significando “homem”; então, nesse caso, “mulher”, “mulher do povo”.

Nota: Existe uma sobremesa com esse nome.

  • Chelsea

Este não é um nome que possa ser considerado comum e popular aqui no Brasil, mas o é em países onde se fala a língua inglesa. É um sonoro nome que significa “porto de giz”, “cais de giz”. Sua origem está no inglês antigo Cealc-hyo, possível de ser entendido como “lugar de desembarque de giz”, “cais de giz”.

Acredita-se que tenha surgido para fazer referência a um antigo distrito de Londres, na Inglaterra, ou seja, provavelmente, surgiu como sobrenome indicando pessoas que lá viviam ou que de lá vinham. Como nome próprio, passou a ser utilizado apenas no século XX. É um nome unissex, mas é muito mais utilizado para meninas.

É o nome da personagem ficcional e protagonista da série Are you there Chelsea? e da personagem ficcional Chelsea na série Two and a half men. Fora do universo ficcional, podemos citar as atrizes Chelsea Handler e Chelsea Harris.

  • Chiara

Lindo e sonoro nome cujo significado é “luminosa”, “brilhante”, “clara”, “ilustre”. Esse nome é considerado a versão italiana para o nome Clara, partindo do vocábulo latino clarus, que significa “clara” e, por extensão, os demais significados apresentados.

Entretanto, para alguns estudiosos esse nome pode ter surgido de Ciara, forma feminina do nome irlandês Ciar; nesse caso, seus significados seriam opostos: “preto”, “escuro”.

  • Cibele

Nome que significa “espírito criador do calor e da vida”, “espírito gerador do calor e da vida”, “a grande mãe dos deuses”.

Embora sua origem seja considerada incerta, é bem provável que tenha surgido a partir do grego Kybéle, por sua vez resultado da evolução de expressões primitivas como Já-ber, Ka-bel, Ky-bel, Cybel-es, utilizadas com o significado de “espírito criador/gerador do calor e da vida”.

Na mitologia grega, Cibele é a deusa da natureza rude e selvagem. Também é conhecida como a “Mãe dos deuses”, identificada, ainda, como as deusas Maia, Reia e Diana. É deusa relacionada com o ciclo da vida e da morte.

  • Cíntia

Tem como significado “do Cinto”, “mulher originária de Cinto”. É um nome que vem do latim Cynthia, a partir do grego Kynthia, significando “mulher originária de Cinto”. Esse nome também aparece na mitologia grega: foi dado à deusa da Lua, Ártemis, pois ela e seu irmão gêmeo, Apolo, teriam nascido no Monte Cinto.

Assim, o nome Cíntia carrega a simbologia da deusa Ártemis. Apesar de utilizado na Inglaterra desde o século XVIII, no país apenas no século seguinte.

  • Claire

Quer dizer “clara”, “brilhante”, “luminosa”, sendo a variante francesa do nome Clara, cuja origem está no latim clarus (“brilhante”, “ilustre”).

De acordo com estudiosos, o nome teria surgido inicialmente para batizar meninos, popularizando-se como nome de meninas apenas a partir do século XIII, por conta de Santa Clara de Assis.

  • Clara

Significa “luminosa”, “ilustre”, “brilhante”, “clara”. Como vimos acima, esse nome possui no latim clarus (“brilhante”, “ilustre”) sua origem. Deve-se a sua popularidade Santa Clara de Assis, conhecida por ter fundado a Ordem das Clarissas, em 1212. Antes dessa época, o nome Clara era usado por meninos.

Na Idade Média, as grafias Chiara e Clare eram mais facilmente encontradas; a forma Clara popularizou-se apenas no século XIX.

  • Clarice

Seu significado é “luminosa”, “ilustre”, “brilhante”. Esse popular nome é derivado de Clara, assim estando sua raiz no vocábulo latino clarus (“ilustre”, “brilhante”). Esse é o nome dá escritora e jornalista Clarice Lispector (nascida na Ucrânia, naturalizou-se brasileira).

  • Clarissa

Possui o significado de “brilhante”, “ilustre”, “clara”, “luminosa”, vindo a ser variante de Clara, por isso originado de clarus, que significa “brilhante”, “ilustre”. Surgiu a partir da Ordem das Clarissas, fundada por Santa Clara de Assis.

  • Cláudia

Popular nome que significa “coxa”, “manca”. Esse nome é a variante feminina de Cláudio, surgido a partir do latim Claudius, de claudus (“coxo”, “manco”). O nome latino Claudius começou a ser utilizado como sobrenome de famílias na antiga Roma, muito provavelmente por existir algum patriarca com esse tipo de característica física.

Na Bíblia, precisamente no Novo Testamento, é brevemente mencionado como o nome de uma mulher romana. Como nome cristão, raramente era utilizado antes do século XVI.

  • Cleide

Quer dizer “filha ou descendente de Hércules”, “filha ou descendente daquele que dispensa o calor e a claridade”, “quente”, podendo também significar “a princesa”, “a filha do rei”. Essa pluralidade de significados possíveis deve-se ao fato de esse nome ter duas origens possíveis distintas.

Alguns estudiosos dizem que derivou do grego Herakleides, que em português significaria Heráclides, ou seja, patronímico que significa “filha ou descendente de Hércules”, “filha ou descendente daquele que dispensa o calor e a claridade”. Nesse caso, estamos diante de um nome que reflete a alegria e a valorização da descendência, além de carregar o sentido de força que Hércules representa.

Outra possibilidade, é que tenha surgido a partir de Clyde, nome inglês de origem escocesa que provavelmente derivou de clywd (“quente”). Há, também, quem diga estar relacionado com o nome Gleide, utilizado pelos celtas para indicar “a princesa”, “a filha do rei”.

  • Cléo

É um nome que tem chamado bastante atenção dos papais por conta de ser curto e com sonoridade bonita. Significa “glória”, “revelação”. Existem duas possíveis origens para esse nome, uma delas que tenha vindo do grego Kelio, de kléos, cujo significado literal é “glória”, “revelação”.

Outros estudiosos acreditam que tenha surgido como diminutivo de Cleópatra, nome também de origem grega, de Kleopatra, formado por kléos e patros (“do pai”); nesse caso, seu significado passa a ser entendido como “a glória do pai”.

  • Cloé

Este nome tem ganhado bastante popularidade aqui no Brasil nos últimos anos. Seu significado é “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova e viçosa”. Sua origem é encontrada no grego, na palavra chloé (“erva esverdeada”, “folhagem nova e viçosa”).

Esse nome foi dado na mitologia grega à deusa Deméter, por ser ela a deusa da vegetação. Tal nome aparece no Novo Testamento da Bíblia, por isso sendo também considerado como um nome bíblico.

Sua versão em língua inglesa, Chloe, é utilizada desde a Reforma Protestante. Provavelmente a empresária Khloé Kardashian não é desconhecida por você. É também o nome das atrizes Chloë Grace Moretz e Chloe Bennet.

  • Conceição

Belo nome que possui o significado de “fruto”, “concepção”, “fecundação”. Vem do latim conceptus, palavra que significa “fruto”, “concepção”. Por ser Nossa Senhora da Conceição um dos títulos dados à Virgem Maria, esse pode ser considerado nome religioso, relacionado à “imaculada concepção de Jesus Cristo”.

Nota: Também é comum encontrar esse nome utilizado como sobrenome.

  • Consuelo

De origem espanhola, significa “consolação”, “consolo”, “alento”. Surge a partir do latim consolatio, consolor, que pode ser entendido como “consolação”, “consolo”.

É possível considerar esse nome com fundo religioso, uma vez que faz referência à Virgem Maria, também conhecida como Nossa Senhora do Consolo; em espanhol, Nuestra Señora del Consuelo.

Além de ser comum em lugares onde se fala a língua espanhola, também é um nome bem popular aqui no Brasil.

  • Cora

Sonoro e leve nome cujo significado é “moça”, “donzela”, “virgem”. Sua origem está no nome grego Kora, derivado de palavra também grega, kóre, que possui esses significados apresentados.

  • Corina

Significando “moça”, “donzela”, “virgem”, é considerado a versão original do nome Cora. Logo, vem da palavra grega koré, que apresenta significado de “moça”, “donzela”, “virgem”.

Esse era o nome de uma poetisa lírica da Grécia que viveu durante o século V. Inspirados em sua figura, muitos poetas ingleses dos séculos XVII e XVIII utilizavam esse nome em suas obras.

  • Cristiana

Popular nome que possui como significado “cristã”, “seguidora de Cristo”, “aquela que se assemelha a Cristo”. Por ser a variante feminina de Cristiano, a raiz desse nome está na palavra grega Christós, cujo significado literal é “ungido”.

Assim, Cristiana também pode ser entendido como uma maneira de dizer “aquela que é semelhante a Cristo”.

  • Cristina

Quer dizer “cristã”, “ungida por Deus”. Variante feminina de Cristino, sua origem está na palavra latina christianu, cujo significado literal é “cristão”. Para alguns estudiosos, esse nome teria surgido como forma feminina de Cristo; então, sua origem estaria na palavra grega Christós, cujo significado literal é “o ungido”.

Esse nome com a grafia inglesa, Christina, é encontrado na Inglaterra desde meados do século XVII. Santa Cristina é uma mártir venerada pela igreja católica desde o século IV.

Mais nomes bonitos para Meninas com a Letra C e seus significados


lista-de-nomes-femininos-bonitos-com-letra-c

  • Cacilda: “guerreira que combate com a lança”, “lança combatente”.
  • Camile: “filha do primogênito”, “filha do Sol”, “mensageira”, “menina de coro”. É a variante francesa de Camila.
  • Carlota: “mulher”, “mulher do povo”, “mulher livre”, surgindo por influência do italiano Carlotta.
  • Carmela: “jardim de Deus”, “pomar bem cultivado”, “vinha divina”, “jardim fértil”.
  • Cassandra: “a que brilha sobre os homens”, “a que protege os homens”.
  • Cassiana: “mulher distinta”, “filha de Cássio”, “cheirosa”, “natural do perfume”.
  • Celeste: “do céu”, “referente ao céu”, “celestial”.
  • Celine: Versão francesa de Celina, significa “dos céus”, “setembro”, pequena cega”.
  • Charlene: “mulher”, “mulher livre”, “mulher do povo”.
  • Cida: “a que surgiu”, sendo um diminutivo de Aparecida.
  • Cinara: “planta espinhosa”, “alcachofra”.
  • Circe: Possivelmente, seu significado é “pássaro”, havendo quem o entenda como “filha do Sol”. Na mitologia grega, é o nome de uma feiticeira.
  • Clementina: “branda”, “bondosa”, “clemente”.
  • Cleonice: “gloriosa pelas vitórias”, “famosa por vencer”, “aquela que alcança a glória da vitória”.
  • Cleusa: “rainha”, “princesa”, “aquela que é a soberana”.
  • Clotilde: “famosa guerreira”, “aquela que conquistou a fama no combate”, “batalha gloriosa”.
  • Constança: “constante”, “aquela que tem firmeza de ânimo”, “perseverante”.
  • Cornélia: O significado do nome não é muito preciso. Segundo estudiosos, havia uma dama romana assim chamada, influenciando que esse nome fosse escolhido para outras meninas.
  • Cristal: “pura”, “pureza”, “gelo”, “límpido”, significados ligados a um cristal. Também há quem o entenda com o significado de “aquela que aguarda Cristo dentro de si”.

Considerações Finais


O que você achou dos nomes que apresentamos na nossa lista? Não esqueça de comentar conosco aqueles que mais chamaram sua atenção. Será que um desses nomes entrou para a sua lista de favoritos?

E se você busca mais inspirações de nomes para escolher para o seu bebê, é só ficar ligado nos materiais que vêm por aí. Mas você também não precisa esperar! É só buscar por outros textos que já publicamos com nomes para bebês por aqui. Seguem sugestões:


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra C possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
6 comentários
  1. Pricila Diz

    Pode fazer com o nome Cleusa

    1. Mega Frases Diz

      Oi, Pricila. Seguem as informações sobre o nome Cleusa. Esperamos que goste!

      Cleusa é um nome de origem grega, que deriva de Kleos, que significa “glória” ou “fama”. É comum em países de língua portuguesa, como Brasil e Portugal.

      O nome Cleusa é normalmente associado a pessoas que são corajosas, determinadas e ambiciosas, buscando alcançar grandes objetivos em suas vidas. Essas pessoas tendem a ser líderes naturais, capazes de inspirar e motivar os outros a seguirem seus exemplos.

      Além disso, Cleusa é um nome que está relacionado à independência e à liberdade, características que muitas pessoas que possuem esse nome valorizam e buscam em suas vidas. Elas podem ser vistas como pessoas de mente aberta, dispostas a experimentar novas ideias e conceitos.

      Em termos de personalidade, Cleusa é um nome associado a pessoas enérgicas e positivas, que tendem a ver o lado bom das coisas e a enfrentar os desafios da vida com determinação e perseverança. Em geral, pessoas com esse nome são amigáveis, sociáveis e muito comunicativas, o que as torna populares em grupos sociais.

      Por fim, é importante notar que o significado do nome Cleusa pode variar um pouco dependendo da cultura e do contexto em que é usado. No entanto, as características e traços de personalidade descritos acima são geralmente associados a esse nome em diferentes culturas e idiomas.

  2. Claudenice de Oliveira Diz

    Eu acho meu nome feio Claudenice.

    1. Mega Frases Diz

      Que isso, Claudenice. Seu nome é lindo e único! São poucas pessoas que tem o privilégio de ter um nome que não seja tão comum. E você ainda pode usar apelidos como Clau ou Nice. Com certeza já devem ter usado esses apelidos para te chamar de forma carinhosa, não é mesmo?

  3. Tiago Diz

    Eu quero mais nome feminino com a letra c

    1. Mega Frases Diz

      Oi, Tiago. Nossa equipe vai trazer uma nova seleção de nomes para meninas com a Letra C.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.