O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Alemães Femininos e Masculinos


É sempre um momento inesquecível a escolha do nome de um filhou ou de uma filha. Fazer combinações… Pensar em nomes que fiquem bem com os sobrenomes… Imaginar os futuros apelidos…

Muitos papais e mamães gostam de uma dose extra de aventura: encontrar aquele nome fora da curva, isto é, buscar inspiração em outras culturas e países, tudo para deixar a chegada do baby ainda mais única e especial.

Pensando em diversificar suas opções, e aproveitando o sucesso que a série alemã Dark produzida pela Netflix fez (e já adiantamos que vamos trazer vários nomes que aparecem nessa produção), decidimos preparar uma lista com nomes alemães que você pode escolher para a sua filha ou seu filho. Vamos juntos conhecer um pouco mais da cultura alemã?

Nomes Alemães para Meninas


nomes-alemaes

  • Adelaide

Seu significado é “de linhagem nobre”, “de qualidade nobre”. Esse é um nome alemão, surgido a partir do germânico Adelheid, sendo adal, athal “nobre” e haidu, “espécie”, “tipo”. Acredita-se que tenha surgido através do nome de Santa Adelaide, tornando-se popular com a figura da Rainha Adelaide. Adelaide de Vilich é uma santa venerada pela igreja católica; nasceu em Colônia, na Alemanha, no ano 970.

  • Adeline

É um nome francês que tem sua origem no germânico athal (“nobre”, “nobreza”). O significado desse nome com sonoridade bem agradável é “aquela que é nobre”, “amiga da nobreza”. Bem bonito, não?

  • Agnes

Seu significado é “pura”, “casta”, “dócil como um cordeiro”. Esse nome surgiu pelo latim Agnes, mas sua raiz é a palavra grega hagnes (literalmente, “casta”, “pura”). É importante destacar, ainda, que tal nome é bem semelhante ao vocábulo latino agnus, que significa “cordeiro”. Agnes Bernauer foi casada, de 1432 a 1435, com Alberto III da Baviera.

  • Aida

Leve e sonoro nome cujo significado é “a que retorna”, originado da palavra árabe Aa’ida, que possui esse mesmo significado. É dito que esse nome surgiu durante o século XIX com a ópera Aida, do italiano Giuseppe Verdi. Nessa ópera, é contada a história da princesa que era mantida em cativeiro no Egito. Alguns estudiosos dizem que sua origem pode estar ligada ao francês, de aide, o que significa “ajuda”. Destacamos que a primeira possibilidade de origem é a mais difundida.

  • Alda

De origem germânica, este nome, que significa “aquela que é nobre”, “a sábia”, “a que possui riqueza interior”, tem duas possíveis origens. Uma delas, que tenha surgido a partir de nomes femininos iniciados por Ald, significando “nobre”. A outra possibilidade, é que esse mesmo termo signifique “a sábia”, “a experiente”, “a que possui riqueza interior”.

  • Alice

Atribui-se a origem deste nome a Adaliz, Alesia e Aliz, que são versões francesas do nome germânico que acabamos de ver, Adelaide (originalmente, Adelheid). Desse modo, Alice quer dizer “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”. Alice Schwarzer é uma jornalista e importante figura na luta feminista na Alemanha.

  • Alissa 

Esta é uma variação de Alícia, por sua vez, variante de Alice, assim também significando “de linhagem nobre”, “de sangue nobre”.

  • Alzira 

É um conhecido nome cujo significado é “a visitante”, “mulher que alimenta forte desejo pelo sexo oposto”. Uma possível origem é ter vindo do árabe al zaira, cujo significado é “a visitante”. A segunda possibilidade é ter surgido de outra palavra árabe, alzir, que significa “homem que alimenta intenso desejo pelo sexo oposto”. Não é um nome muito popular atualmente, sendo considerado mais clássico.

  • Amalie 

Seu significado é “ativa”, “trabalhadora”, “diligente”, tendo sua origem no germânico amal, diminutivo que significa trabalho. Corresponde ao nome conhecido por nós como Amália. Nota: É um pouco difícil precisar sua origem, pois tanto o germânico quanto o hebraico possuem o termo amal com esse significado. Amalie Maria foi Duquesa da Baviera. Esse também foi o nome da matemática Amalie Emmy Noether; suas contribuições são consideradas fundamentais para os campos da física teórica e da álgebra abstrata.

  • Anna

É um nome que está presente em praticamente todas as culturas, muito disso devido à sua pronúncia que se adequa bem a diversos idiomas. Veio do hebraico Hannah, cujo significado é “cheia de graça”, “graça”. Assim escrito, com nn, é a versão mais utilizada em países como Alemanha, Itália, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

  • Anastasia 

Belo nome que significa “a ressurreição” e sua origem está no grego anastasis, que pode ser entendido como “ressurreição”, “aquela que tem força para ressuscitar”. Foi um nome muito utilizado pelos pagãos que eram convertidos ao Cristianismo pelo batismo.

  • Anelise 

Este nome quer dizer “pequena graciosa”, “pequena cheia de graça”, “Deus é juramento para essa mulher graciosa”, “Deus é abundância para essa mulher cheia da graça”. Não existe muita certeza sobre a origem desse nome, sendo uma das hipóteses que tenha surgido de Anely, diminutivo de Ana (versão do hebraico Hannah, “cheia de graça”). A outra possibilidade é que seja nome de origem dinamarquesa surgido como variante de Anneliese, nome composto por Ana e Liese, versão diminutiva alemã e holandesa para Elisabete, nome hebraico cujo significado é “Deus é juramento”, “Deus é a abundância”. Acredita-se que seja um nome capaz de refletir delicadeza e aproximação com o divino. Nota: Também é possível encontrar a grafia Annelies para esse nome.

  • Anne

Seu significado é “graciosa”, “cheia de graça”, vindo a ser a versão francesa de Ana, nome partido do hebraico Hannah (“graça”, “cheia de graça”). É muito comum encontrar essa grafia em países como Inglaterra, Finlândia, Holanda e Alemanha.

  • Annette

Este lindo nome com sonoridade agradável é considerado um diminutivo de Anna, logo, significa “cheia de graça”, “graça”. Embora sua origem seja francesa, facilmente encontramos personalidades alemãs com esse nome: Annette Schavan é uma política alemã. Annette von Droste-Hülshoff foi uma importante escritora e Annette Schultz é uma ex-jogadora de voleibol.

  • Anni 

Considerado versão mais retrô do nome que acabamos de ver (Anne), está voltando a ser procurado. É entendido como uma modificação de Anne, portanto também significando “graciosa”, “cheia de graça”.

  • Angela

Significa “mensageira”, “anjo”, sendo a variante feminina de Ângelo, nome relacionado tanto ao grego Ággelos (“mensageiro”) quanto ao latim Angelus (“anjo”). É um nome com forte pronúncia e comum em diversos países, dentre eles Alemanha, Brasil, Itália, Romênia e Rússia. Tem recebido notório destaque por conta da chanceler alemã Angela Merkel.

  • Antje 

Esta é a forma holandesa do nome Ana, o que não o impediu de ser um nome buscado mesmo na Alemanha. Como já destacamos, a origem do nome Ana é hebraica, de Hannah, e significa “graciosa”, “cheia de graça”. Antje Traue é uma atriz e Antje Damm, uma escritora.

  • Astrid 

Seu significado é “força divina”. A origem desse nome de sonoridade bem marcante é germânica, de Ansitruda, nome composto por ansi (“deus”) e por drudi (“força”). É bastante comum na Noruega e na Escandinávia. Popularizou-se no início do século XX graças à rainha Astrid da Bélgica. Astrid Kirchherr foi uma fotógrafa e artista alemã.

  • Babette

Este nome também está presente em outras culturas. É considerada forma carinhosa de Babara, assim significando “estrangeira”, “forasteira”. Tendo surgido primeiramente como um apelido, tornou-se também nome próprio em diversos países. É nome da alemã e coproprietária das empresas Aldi Nord e Trader Joe’s Babette Albrecht.

  • Barbara

Seu significado é “estrangeira”, “forasteira”, “a estranha”. Sua raiz está na palavra grega bárbaros, de barbar, que significa “língua incompreensível”. É o nome da protagonista do filme alemão que leva seu nome, Barbara.

  • Bertha 

É um nome de origem germânica com forte sonoridade e forte significado. Quer dizer “brilhante”, “ilustre”, “esplêndida”, “famosa”. Desde sua origem é assim grafado. Bertha Benz é conhecida por ser a primeira pessoa na história a dirigir um automóvel por uma longa distância, episódio ocorrido no ano de 1888.

  • Brunilda

O significado deste nome é “guerreira” e sua origem é germânica, possivelmente Bruni-childis, mas também aparece com a grafia Brünhild. É um nome frequente na mitologia nórdica, aparecendo como o nome de uma Valquíria. Também está presente na Canção dos Nibelungos, poema épico alemão escrito na Idade Média.

  • Cacilda

Seu significado é “guerreira que combate com a lança”, “a lança combatente” ou, ainda, “a cantora”. A origem desse nome é incerta, podendo ser resultado da junção dos termos teutônicos gais (“lança”) e hilde (“batalha”, “combate”) ou ter sua origem no árabe qasida (“cantora”).

  • Carlota

Nome que significa “mulher”, “mulher do povo”, “mulher livre”. Possivelmente, surgiu como diminutivo de Carla, nome por sua vez variante feminina de Carlos, originado do germânico Karl, de karal, kerl, que significa “homem”. Como Karl é um nome que significa por extensão “homem do povo”, “homem livre”, a variante Carlotta possui o mesmo significado. Alguns dizem que esse nome surgiu por influência do italiano Carlotta. Carlotta von Falkenhayn é uma jovem atriz.

  • Charlotte 

É um nome clássico que não sai de moda na Alemanha. Esse fato é um pouco engraçado, já que Charlotte é a versão francesa de Carlotta, nome que encontra no germânico karal, kerl sua raiz. Logo, também significa “mulher”, “mulher do povo”. Na série Dark, Charlotte Doppler é uma das personagens.

  • Christiane

É a versão francesa e alemã de Cristiane, a variante feminina de Cristiano. Seu significado é “cristã”, “ungida por Deus”. Sua raiz está no nome latino Christianus, surgido a partir do grego Christós, o que significa “o ungido”. Ainda hoje, muito tempo desde a década de 70, o nome de Christiane F. ainda é muito conhecido. Na citada década, Christiane ainda muito jovem, por volta dos 12 anos, envolveu-se com drogas e prostituição. Ela relata sua história no livro Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída... É um livro bastante lido até hoje por ser um relato para jovens e responsáveis sobre esse tipo de caminho.

  • Clara 

Belo e famoso nome que significa “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”. Vem do latim Clarus, do adjetivo clara, palavra capaz de expressar todos esses significados. Inicialmente, surgiu como nome masculino, tendo se popularizado a partir do século XIII como nome feminino por influência de Santa Clara de Assis. Foi o nome da professora, jornalista e política Clara Zetkin, até hoje uma figura de grande importância na história da luta feminista na Alemanha.

  • Cordelia

É um forte nome que possui origem bastante incerta. Alguns dizem que se trata de um nome de origem latina, significando “descendente do mar”. Outros, que sua origem é celta e seu significado, desconhecido. Tornou-se popular com a peça teatral de William Shakespeare Rei Lear, sendo a personagem Cordelia uma mulher de rara honestidade.

  • Corina

Seu significado é “moça”, “donzela”, “virgem”. É considerada uma variante de Cora, cuja raiz é a palavra grega koré, que apresenta os significados listados. Corinna Harfouch é uma atriz.

  • Diana

Seu significado é “divina”, “brilhante”, “iluminada”, tendo sua origem no latim Diana, cuja forma arcaica é Diviana, e que significa “divina”. É particularmente popular na Inglaterra ainda hoje, por influência da princesa Diana, mais conhecida como Lady Di.

  • Diane 

É uma variação de Diana – especificamente, uma variação francesa. Seu significado, portanto, também é “divina”, “brilhante”, partindo do latim diana. Sucesso em Hollywood, Diane Kruger, nascida Diane Heidkrüger, é uma ex-modelo e atriz alemã.

  • Dora

Nome cujo significado é “dom”, “presente”, “dádiva”. É de origem grega, da palavra dôron, que significa “presente”, “dádiva”. Dora Gerson foi uma atriz e cantora alemã de origem judia, tendo sido uma das vítimas do Holocausto.

  • Edda

É um nome com sonoridade muito leve. Todavia, a história desse nome é um tanto complexa. Dentre os significados possíveis, encontramos “espírito”, “alma”, “canção”, “poesia”, “guerreira feliz”. Bom, originalmente seu significado era “bisavô”, mas com a coleção de tradições nórdicas que foram reunidas e lançadas por Snorri Sturluson, passou a estar relacionado a “espírito”, “alma”, “canção” e “poesia”. História bem curiosa, não? Também é possível que sua origem esteja nas formas inglesas Eda, Ede, formas muito antigas do nome Edith; assim, seu significado é “guerreira feliz”.

  • Edite

É um clássico nome que significa “guerreira feliz”, originado do inglês antigo Eadgyth, nome formado por ead (“riqueza”, “felicidade”) e gyo (“guerra”).

  • Eileen

Possui alguns significados, pois são duas as origens possíveis. Caso tenha surgido como variante irlandesa de Helena, então sua raiz é o nome grego Heléne, que significa “tocha” e, por conseguinte, “a reluzente”, “a resplandecente”. Caso tenha surgido como forma inglesa de Eibhlin, cuja raiz está no sobrenome alemão Avelina, então seu significado é “maçã”, “avelã”.

  • Elba

É considerado uma variante inglesa, italiana, germânica e espanhola do nome Alba. Significa “muito branca”, “aurora” (este significado mais frequente dentre os espanhóis); sua raiz está no termo latino albus, cujo significado é “muito branco”, “muito claro”. Nota: Existe um rio que corta a Alemanha e a República Tcheca: chamado Elba na nossa língua, os alemães o chamam de Elbe e os tchecos, de Labe.

  • Elisabeth

Este é um daqueles nomes que podemos considerar como clássicos e presentes em diversas culturas. Seu significado é “Deus é abundância”, “o meu Deus é juramento”. Sua origem é encontrada no hebraico Elishebba, cujo significado é “Deus é abundância”. Elisabeth Doppler é uma das personagens da série Dark.

  • Elke

Possivelmente de origem hebraica, este nome com sonoridade bastante forte significa “espada”.

  • Ella 

O significado deste nome que possui sonoridade bem agradável é “a outra”, sendo a forma normanda do nome germânico Alia, este sendo forma abreviada de nomes formados com o elemento ali (“outro”). Ella Lee é uma jovem atriz alemã.

  • Elsa

É nome considerado diminutivo de Elisabeth, nome bastante clássico e conhecido em todo o mundo, originado do hebraico Elishebha. Logo, tanto Elsa quanto Elisabeth têm o mesmo significado: “Deus é juramento”. Popularizou-se bastante com a produção animada da Disney Frozen, sendo esse o nome de uma das protagonistas. Elsa Neumann foi uma física alemã, tendo sido em 1899 a primeira mulher a obter Doutorado em física pela Universidade de Berlim.

  • Emilia 

Seu significado é “rival”, “a que fala de modo agradável”. Vem a ser a versão feminina de Emílio, nome possivelmente vindo do latim aemulus, que significa “rival”. Outra possibilidade é que Emílio tenha surgido do grego Aimylios, este o filho de Numa, significando “o que fala de modo agradável”.

  • Emma

Um dos nomes mais buscados pelos papais na Alemanha nos últimos anos, Emma quer dizer “todo”, “universal”. Tem sua origem no germânico Emma, Imma. Acredita-se que tenha surgido inicialmente como apelido de nomes como Ermin, Yrmin, Ermintrude e outros. Apesar disso, o significado a ele dado é sempre esses dois que apresentamos.

  • Emmy 

Alguns dizem ser diminutivo do nome alemão Ermelinda, nome que significa “serpente forte”, “serena e forte”, “escudo de proteção”. É um nome formado pelos elementos germânicos ermena (“forte”) e lind (“serpente”); como este último vocábulo tem raiz em lent, que para alguns povos germânicos significa “delicada”, “serena” ou mesmo “escudo”, tem-se os significados já listados. Importante destacar que alguns indicam esse nome como variante inglesa de Emilio, o que faria desse nome unissex.

  • Erika

É um nome bem conhecido aqui no Brasil, não sendo estranho para falantes do português. De sonoridade forte, quer dizer “eterna soberana”, “rica em honra e glória”, “aquela que reina como uma águia”. Sua raiz é o nome germânico masculino Erarich, formado por era (“águia”) e rich (“nobre”, “governante”). Surgiu como nome feminino provavelmente a partir do século XVIII. Erika Mann foi uma produtora teatral, dramaturga e atriz.

  • Ester

Seu significado é “estrela”, vindo do hebraico Esther, relacionado ao persa Stara e ao latim Stella, todos com o significado de “estrela”. É comum que esse nome esteja associado ao sentido de luz, perfeição e divino.

  • Evelise 

Quer dizer “avelã”, “maçã” ou “a vivente que tem Deus como juramento”, já que existem duas possíveis origens para esse nome. A primeira é que seja uma variação de Eveline, por sua vez variante de Evelyn; com raiz no sobrenome alemão Avelina, seu significado é “maçã”, “avelã”, tendo surgido para designar pessoas vindas da cidade italiana de Abella, onde tais alimentos eram encontrados em abundância.

  • Franziska

Nome cujo significado é “francesa livre”, “aquela que vem da França”. É a versão feminina de Francisco, nome cuja raiz está no germânico Frankisk. Acredita-se que tenha surgido a partir da variante italiana Francesca. Na série alemã Dark, uma das personagens é Franziska Doppler.

  • Franka

Este nome é considerado uma forma diminutiva de Francisca, da mesma forma que o nome Frank é considerado diminutivo de Francisco. Ao contrário de Franziska (ou Francisca, como no Brasil), Franka não é um nome muito difundido em demais países. Franka Potente é uma atriz e cantora alemã.

  • Frida

Nome cujo significado é “a pacífica”, “aquela que traz a paz”, “princesa da paz”. É um nome bem conhecido por todo o mundo, embora em muitas culturas a escolha desse nome não seja tão comum. Possui origem germânica, vindo de termos como fridu ou frid, que significam “paz”, tendo seu sentido expandido. Alguns estudiosos acreditam que possa ter surgido como diminutivo de Frederica, versão feminina do nome alemão Frederico (Friedrich, originalmente). Nesse caso, teria sido formado pela junção de frid (“paz”) e reiks, rich (“princesa”).

  • Gina

Nome cujo significado é “espírito”, “gênio”. São muitas as possibilidades para sua origem, sendo duas delas as mais aceitas: ter vindo do árabe djinna, significando “espírito”, “gênio”, ou ter surgido como forma encurtada de nomes como Regina, Georgina, Joana ou mesmo Ângela. É o nome da jovem atriz Gina Stiebitz.

  • Greta

É um nome de origem sueca que significa “pérola”, tendo surgido como forma encurtada de Margarida, este nome cuja raiz é a palavra grega margarítes (“pérola”). Nota: Grete é a versão alemã para esse nome; ambas as versões são encontradas na Alemanha. Greta Doppler é uma personagem ficcional de Dark.

  • Griselda

É um nome cujo significado é “combatente experiente”. Encontramos sua raiz no germânico Griselde, Grshilda, formado por grisja (“experiente”, “maduro”) e hilde (“combatente”). Sua sonoridade é muito bonita e seu significado, bem forte.

  • Gwen 

Nome que significa “mulher justa”, “moça abençoada”. Tem sua origem no galês Gwen, nome que é forma feminina de Gwyn, cujo significado é “branco”, “justo”, “abençoado”. Diz-se quem esse nome reflete a simbologia da cor branca, ou seja, traz atributos relacionados à justiça e à honestidade, assim como a aproximação com a graça divina. Há, ainda, a possibilidade de ter surgido como forma reduzida de nomes galeses assim iniciados, como Gwendolen ou Gwenllian.

  • Hannah

Pode ser considerado praticamente um clássico em diversos países e culturas. É muito difundido em todo o mundo, tendo origem no hebraico Channah. O significado desse muito conhecido o nome é “favor”, “graça”, “mulher graciosa”. Hannah Arendt foi uma das mais influentes pensadoras e filósofa alemã do século XX. Hannah Kahnwald é uma das personagens de Dark.

  • Heike 

Este diferente nome quer dizer “a que impõe regras”, assim sendo um nome que exprime autoridade e habilidade para governar. É, sem dúvida, um forte nome de origem alemã. Heike Dreschsler é uma ex-atleta olímpica na modalidade de salto a distância.

  • Helga

Forte nome que significa “sagrada”, “abençoada”. Vem a ser versão feminina de Helge, nome originado do nórdico antigo Helgi, de heilgar, cujo significado é “sagrado”, “abençoado”. É considerado um nome bem antigo e clássico, mais difundido na Alemanha, Islândia e Noruega. Helga Seidler é uma ex-atleta olímpica da modalidade atletismo.

  • Hilde 

De origem germânica, quer dizer “donzela da batalha”. Está relacionado aos termos germânicos hild, hilde, hilt, que significam “combate”, “guerra”. Também é possível que tenha surgido como diminutivo de nomes iniciados com esses termos, como Hildegard. Hilde Krüger foi uma atriz que acabou agindo também como espiã para o regime nazista.

  • Ide

A origem deste nome de leve sonoridade é complexa. Alguns dizem vir do irlandês e significar “sede”. Outros, já indicam ser uma variante de Ida, nome que significa “da floresta”, “mulher trabalhadora”. Nesse último caso, pode ter vindo do grego Íde, do latim Ida, trazendo o significado de “da floresta” ou ter vindo do germânico idhja, por sua vez derivado do nórdico antigo idh, que significando “trabalhar”, pode ter seu sentido ampliado para “trabalhadora”. Nota: Existem estudiosos que apresentam esse nome com a possibilidade de ser usado para meninos, especificamente quando se considera a possível origem irlandesa.

  • Ines

Tendo origem espanhola, trata-se de variação de Agnes, nome originado do grego hagnes (“pura”, “casta”). O significado desse nome é “pura”, “casta”. Na série Dark, encontramos a personagem Ines Kahnwald.

  • Ingrid 

Seu significado é “a amazona de Ingvi”, “amazona do deus da paz e da fertilidade”, “a beleza de Ingvi”. Esse é um nome cuja origem está no nórdico antigo (idioma do qual partiram as línguas escandinavas e a germânica), resultado da junção dos elementos Ingvi, Ing e rida, significando “amazona”. Já Ingvi, é o deus germânico relacionado aos novos começos, ao nascimento e à fertilidade. Existe também a possibilidade de este nome ser formado por Ing (fazendo referência ao deus Ingvi) e por fríðr (“bela”), daí vindo o significado “a beleza de Ingvi”.

Embora menos provável, também é possível encontrar esse nome com a indicação de ser de origem latina, trazendo os significados de “generosa”, “caridosa”, “companheira”. É o nome da ex-atleta olímpica Ingrid Auerswald.

  • Jana

Este é um nome mais comum para meninas e que significa “lua”, já que na mitologia latina Jana simbolizava a Lua. Jana Nielsen também é uma das personagens de Dark.

  • Jantje

É um nome com sonoridade bem agradável e que se diz ser a variante medieval inglesa de Joana, tendo sido comum na Escócia durante a idade média. É dito que significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “Deus é misericordioso”. Apesar de sua raiz, é considerado um nome unissex. Jantje Friese é uma produtora e roteirista.

  • Jessica

Sua origem está no hebraico Yishay, que significa “cheio de riqueza”. Alguns também dizem que esse nome hebraico pode significar “a observadora”, assim sendo um segundo significado para o nome Jessica.

  • Joana

Nome que traz o significado de “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. É considerado uma variante de João e sua origem está no hebraico Yehokhanan (João).

  • Jördis 

Este é um nome que certamente oferece dificuldade para falantes que não são nativos do alemão ou de idiomas afins, pois a pronúncia do ö é bem particular. Infelizmente, não encontramos informações específicas sobre esse que é o nome da atriz Jördis. Possivelmente, trata-se de um nome pouco comum, não havendo muitas informações sobre ele.

  • Juna

É um agradável nome cuja origem é eslava, possivelmente originado do latim, tendo surgido como forma feminina para o nome Junius. Quer dizer “jovem”, “juventude”.

  • Justyna

Belo nome que significa “a que é justa”, “relativo a justa”. Originou-se do nome latino Justus, que significa “justo”. É o nome da artista polonesa-alemã Justyna Koeke.

  • Katherine

Forte nome cujo significado é “pura”, “casta”, sendo a variante inglesa de Catarina, nome que tem sua raiz no vocábulo grego kathará, quem significa “pura”, “casta”. Nota: O nome Catarina também está presente na cultura alemã, como mostra a série Dark, na qual uma das personagens se chama Katharina.

  • Lara

Sua origem é incerta, o que impacta nos significados a ele relacionados, que costumam ser “muda”, “falante”, “da acrópole”, “loureiro”, “vitoriosa”. Pode ter sua origem no grego lara, então significando “muda”. Sua origem pode estar relacionada a outro termo grego, lalein, que como significa “falar”, pode ter seu sentido estendido para “falante”.

É possível, ainda, que tenha surgido como diminutivo da variante russa Larissa, cuja origem também grega, Lárissa, quer dizer “da acrópole”. Por fim, existe a possibilidade de ser uma versão islandesa de Laura, nome que tem raiz no latim laurus, significando “louro”, “loureiro” e, por extensão, “vitoriosa”, uma vez que coroas de louros eram dadas aos ganhadores dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. Lara Jenkins é a personagem protagonista do filme alemão Lara.

  • Laura 

É um nome com forte sonoridade e bem comum em demais países, inclusive no Brasil. Seu significado é “loureiro”, “vitorioso”, “triunfador”. Tem sua origem no nome latino masculino Laurus, derivado da palavra laurus, que significa “louro”, “loureiro”. Durante a Antiguidade, o loureiro era símbolo de vitória e de imortalidade, tanto que os vencedores dos Jogos Olímpicos durante a Antiguidade grega recebiam coroas de louros, também utilizadas como ofertas ao Deus Apolo. Vem daí toda a simbologia relacionada à vitória que o nome Laura carrega. Laura Ludwig é uma atleta olímpica, especificamente de vôlei de praia.

  • Lea

Vem do hebraico Leah e seu significado é “vaca selvagem”. Na Bíblia, Lia, variante de Lea, é o nome da irmã de Raquel. Lea Finn é o nome artístico da cantora Lena Charlotte Schütz.

  • Lena 

Com o significado de “resplandecente”, “luminosa”, é considerado forma diminutiva de Helena. Assim, sua raiz está na grego heláne, cujo significado literal é “tocha”, tendo seu sentido ampliado, como bem observamos. É o nome de personalidades como a cantora Lena Meyer-Landrut, a atriz Lena Urzendowsky e a modelo e apresentadora Lena Gercke.

  • Leona 

Seu significado é “leoa”, “valente como uma leoa”. Esse nome é considerado variante inglesa e alemã de Leoní, nome cuja raiz é o vocábulo grego leon (“leão”). Por conta dessa raiz, a característica atribuída ao leão também é dada ao nome.

  • Leonie 

Possui o mesmo significado do nome que acabamos de citar: “leoa,’ “valente como uma leoa”, tendo sua raiz no grego leon (“leão”). Alguns dizem que se trata da forma feminina germânica e holandesa para o nome masculino Leon, enquanto outros dizem ser uma variante francesa para Leon. De todo modo, é um nome que possui certa elegância em sua pronúncia. Leonnie von Hase foi a empresária eleita Miss Alemanha 2020.

  • Lia

Significa “vaca selvagem”, “aquela que tem olhos doces”, “cansada” ou, ainda, “trabalhadora”. Sua raiz está no nome hebraico Leah, cujo significado é “vaca selvagem”. Não raro encontramos estudiosos atribuindo demais significados para tal nome, como “bezerra”, “olhos doces e tristes” e “trabalhadora”. Já para os gregos, Lia é “aquela que é portadora de boas notícias”. Além do fato de ser um nome considerado bíblico, a pronúncia desse nome é facilmente adaptada a qualquer língua, o que contribui para sua popularidade.

  • Lilly 

Considera-se que seja derivado do latim lilium, cujo significado literal é “lírio”, flor constantemente associada à pureza e à conexão com o divino. Para alguns estudiosos, é um dos nomes originados do hebraico Elishebba, o que faria com o que seu significado fosse “Deus é juramento”. Lilly Reich foi uma arquiteta e designer.

  • Lina

Sem dúvida, a sonoridade deste nome é extremamente agradável. Quer dizer “da lagoa”, “linho” “corda”, “corda de instrumento musical”, assim como o nome masculino Linus, bastante escolhido na Alemanha. Possui várias origens possíveis, como ter surgido da terminação de nomes como Carolina, Angelina e Adelina ou ter sua raiz no grego limme (“da lagoa”).

Outra possibilidade de origem grega é ter surgido de Línos, cujo significado é “linho”, “corda”, “corda de instrumento musical”. Esse é o nome da jogadora de futebol Lina Maria Magull e da atriz e cantora Lina Larissa Strahl.

  • Lisa

Este nome traz o significado de “Deus é abundância”, “Deus é juramento”. É considerado forma diminutiva de Elisabeth, este nome de origem hebraica. É o nome da goleira alemã Lisa Schmitz.

  • Lissy 

É um nome bem fácil de ser pronunciado e que traz leve sonoridade. Sua origem é atribuída ao hebraico, significando “Deus é meu juramento”. É muito provável que tenha surgido a partir de Lisa, nome que por sua vez veio do hebraico Elisabete (Elishebba, cujo significado é “Deus é juramento”, “Deus é abundância”). Lissy Schimidt foi uma jornalista, também conhecida por seu pseudônimo Milena Ergen. Faleceu na década de 1990 em uma emboscada.

  • Liv 

Facilmente pronunciável, este nome tem três possíveis origens. Pode ter vindo do nórdico antigo Hlíf, significando “proteção”. A segunda possibilidade é ser derivado do liv, significando “vida”. Por fim, pode se tratar de uma forma abreviada do nome Olivia, originado do latim oliva, que significa “azeitona”, o que faria com que o significado de Liv seja “pequena azeitona”. É mais comum em países como Noruega, Suécia e Holanda.

  • Lorelai

Seu significado não é muito preciso, sendo constantemente mencionado como “rochedo resplandecente”, “rocha reluzente”, fazendo menção a Loreley, nome de um rochedo perto do rio Reno, na Alemanha. Outra possibilidade é que seja resultado da junção de Lore (versão alemã abreviada de Eleonor, significando “reluzente”, “resplandecente”) e ley (que em alemão significa “rocha”, “rochedo”). Na mitologia germânica, Loreley é uma sereia que fica em uma rocha à beira do Reno; segundo a lenda, tão bela era Loreley que bastava um olhar seu para distrair pescadores e marinheiros, colocando os seus navios à deriva na estreita e perigosa curva do rio.

  • Lotta

É um nome um tanto complexo. Não há muitas informações sobre ele e embora seja reconhecidamente um nome feminino, o significado a ele atribuído é “homem livre”. Existe, ainda, a possibilidade de ter surgido a partir da abreviação de nomes como Carlotta e Charlotte.

  • Louise 

O significado deste nome é “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”, vindo a ser a variante francesa de Luísa. Destacamos que Luísa é a versão feminina de Luís, nome que tem relação com o nome germânico Ludwig, formado pelos elementos hlud (“fama”) e wig (“guerreiro”). Foi o nome da política Louise Schroeder.

  • Magda

Quer dizer “a que vive na torre de Deus”, “a que vem da cidade da torre”. Surgiu inicialmente na Alemanha como forma diminutiva do nome Magdalena, passando a ser usado como nome próprio rapidamente. O significado de Magdalena é “a que vem de Magdala”, sendo sua raiz o grego Magdaléne. Por sua vez, Magdala é o nome de uma aldeia próxima do mar da Galileia que em hebraico significa “torre”. Daí ser esse o significado do nome é Magda.

  • Margareta

Trata-se de uma versão provavelmente germânica para o nome inglês Margareth, cuja raiz é a palavra grega margarítes (“pérola”). O significado desse nome vem a ser precisamente “pérola”. Margareta Kozuch é uma jogadora de voleibol.

  • Maja

Este sonoro nome possui duas origens possíveis, o que impacta em seu significado. Alguns consideram ser variante de Maia em países como Suécia, Áustria, Polônia, Dinamarca e Alemanha, já que o j é pronunciado com som de i; nesse caso, seu significado é “água”, vindo do hebraico mayim, que tem esse mesmo significado. Outra possibilidade é ter surgido como diminutivo de Maria, nome possivelmente originado do hebraico Myriam; nesse caso, seu significado é “senhora”, “soberana”, “a pura”. Maja Schöne é uma atriz.

  • Maria

O significado deste nome é “senhora soberana”, “vidente”, “pura”. Sua origem é um pouco incerta, embora exista a forte probabilidade de ter se originado do hebraico Myriam, tanto que é essa a origem mais difundida. Esse é um nome popular em todo o mundo, ainda que sofrendo variações (Marie e Mary, por exemplo). Esse é o nome da atriz Maria Dragus.

  • Marilda

De leve sonoridade, este nome possui significados muito fortes: “famosa na batalha”, “brilhante na batalha”. Sua origem está no germânico Marhild, formado por mar (“famosa”, “brilhante”, “ilustre”) e hild (“batalha”).

  • Marlene

Seu significado é “senhora soberana que vive na torre de Deus”, “vidente que habita Magdala”, “mulher pura que vive na torre de Deus”. Surgiu muito provavelmente a partir da reunião dos nomes Maria (do hebraico Myriam e que significa “senhora soberana”, “vidente”) e Madalena (surgido do grego Magdaléne e que significa “a que vem de Magdala”, “a que habita Magdala”). A atriz e cantora Marlene Dietrich, cujo nome verdadeiro era Maria Magdalene von Losch, é responsável pela popularidade desse nome.

  • Martha

Significa “senhora”, “patroa”, “dona de casa”, “protetora do lar”. Sua origem está no aramaico Martha, formado a partir de palavras também aramaicas marta’, mar e mara, que trazem o significado de “senhora”, “patroa”. Na série Dark, uma das personagens tem esse nome, Martha Nielsen.

  • Martina 

Quer dizer “pequena guerreira”, “Deus da guerra”, “dedicada ao deus Marte”. É considerado a versão feminina de nomes como Martinho e Martim, vindos do latim Martinus, forma diminutiva de Marte, conhecido na mitologia latina como o deus da guerra. Martina Rosenberg ganhou destaque na mídia, tendo se tornado em 2020 a primeira mulher a presidir o serviço secreto alemão.

  • Mathilda

Nome que quer dizer “forte guerreira”, “força na batalha”. Vem a ser variante de Matilde, nome que se originou do germânico Mahthildis, no qual reconhecemos os elementos maht (“força”) e hild (“batalha”, “combate”). Muitas rainhas, princesas e membros da realeza europeia tiveram em seu nome.

  • Mavie

Seu significado é “minha vida”, podendo também ser “aquela que canta como um pássaro melro”. É um nome alemão de origem incerta, possivelmente surgido da expressão francesa ma vie, cujo significado é “minha vida”. Há quem diga que seja uma variante de Mavis, nome que se refere a um pássaro chamado melro, derivado do francês antigo mauvis; tal pássaro destaca-se por seu canto, sendo capaz de reproduzir sons diferentes.

  • Mayla

Quer dizer “senhora soberana cujo Deus é juramento”, “senhora soberana para quem Deus é juramento”. Também não possui origem muito certa. Possivelmente, é um nome moderno de origem na escandinava e alemã, surgido da combinação de dois nomes: Elisabete, do hebraico Elishebba que significa “Deus é juramento” e Maria, provavelmente também de origem hebraica, de Myriam, e que significa “senhora soberana”.

  • Melina 

Este nome quer dizer “mel”, “doce como o mel”, “mulher doce”. Muito provavelmente, veio do nome grego Melitinna, formado a partir da raiz meli, que significa “mel”. Assim, pode também fazer referência a pessoas que são doces.

  • Mia

Nome curto e bastante sonoro, não faltam possibilidades de origem para ele. Alguns dizem que surgiu do escandinavo e que seu significado é “estrela do mar”. Outros, dizem que tem sua origem no holandês, alemão ou mesmo escandinavo, mas surgindo como diminutivo de Maria, então significando “senhora soberana”. Também há indicações de ter surgido a partir da variante inglesa Michaela, nome que partiu de Michael; nesse caso, seu significado é a pergunta retórica “quem é como Deus?”, indicando que a Ele ninguém se compara. Por fim, pode ter surgido do pronome italiano mia, o que quer dizer “minha”.

  • Mina

Pode significar “amor”, “bela maçã vermelha”, “peixe”, “protetora decidida”, “protetora corajosa”. Essas distintas possibilidades de significado têm a ver com sua origem imprecisa. Alguns acreditam ter origem teutônica (isto é, relacionada à cultura alemã), significando “amor”. Sua origem também pode estar no japonês, nesse caso com o significado de “bela maçã vermelha”, já que formado por mi (“beleza”) e na (“beleza”). Também há registros capazes de indicar relação com o sânscrito, assim significando “peixe”. Por fim, pode ser diminutivo de Guilhermina, versão feminina de Guilherme, nome surgido do germânico Willahelm e formado por will (“vontade”, “desejo”) e helm (“proteção”). É, a leve sonoridade desse nome esconde muita complexidade no que se refere à sua origem.

  • Mona 

Significa “pequena nobre”, “aquela que tem propósitos”, “mulher de objetivos”, “minha senhora”, “solitária”, “viúva”. Como você bem deve imaginar pela pluralidade de significados, a origem desse nome é incerta. Pode ter surgido do irlandês Muahnait, significando “pequena nobre”. Outra possibilidade é ter vindo do árabe Muna que, como quer dizer “desejos”, indicaria mulher com propósitos, com objetivos. Pode, ainda, ser uma contração da expressão italiana ma donna, que na nossa língua significa “minha senhora”. Por fim, pode ser originada do escandinavo, surgindo como diminutivo de Monika, nome de origem grega que significa “solitária”, “viúva”.

  • Nadia 

Seu significado é “mensageira”, “aquela que anuncia”, tendo sua origem no nome árabe Naadiya, cujo significado literal é “mensageira”. Existe, ainda, a possibilidade de ter surgido como diminutivo do nome russo Nadezhda e, nesse caso, seu significado é “esperança”.

  • Nora

Belo e sonoro nome que significa “a reluzente”, “a resplandecente”, “mulher com princípios”, “mulher honrada”. São duas as possíveis origens para tal nome: pode ter surgido como forma diminutiva do nome francês Eléonora (relacionada ao vocábulo grego hélane, o que significa “tocha” e, por extensão, “a reluzente) ou a partir de Honória, nome que é a versão feminina de Honório (surgido do latim Honoriu, sua raiz é a palavra também latina honor, ou seja, “honra”, “princípio”). Nora Krug é uma autora.

  • Norma

Este forte nome quer dizer “mulher do norte”. Trata-se de variante feminina de Nórman, nome cuja raiz é Nordemann, nome do alemão antigo que quer dizer “homem do norte”.

  • Simone

Quer dizer “a que ouviu”, “ouvinte”, “obediente”. É nome francês, surgido como versão feminina de Simon (em português, Simão), nome que deriva da palavra hebraica shamá (“ouvinte”). É o nome da jogadora de futebol Simone Laudehr.

  • Sonya

Significa “sábia”, “sabedoria”. Tem sua origem no russo Sonja, que por sua vez vem da palavra grega sophia, que significa “sabedoria”, “sabedoria divina”. Há quem diga que esse nome tenha surgido a partir do hindu sonãa, por sua vez originados do sânscrito survana, significando “dourada”. A modelo e apresentadora de televisão Sonya Kraus é uma personalidade com esse nome.

  • Sophie

Seu significado é “a sábia”, “sabedoria”. Trata-se de versão francesa do nome Sophia, cuja origem é o grego sophía, que significa “sabedoria”. Sophie Scholl foi uma ativista política membro da Rosa Branca, movimento da resistência alemã antinazista.

  • Sueli

Nome cujo significado é “a luminosa”, “a que brilha”, “a que é cheia de luz”. Tem sua origem no germânico suel, que significa “luz”. O acréscimo do i ao final da palavra parece indicar que a ideia da palavra está sendo atribuída à pessoa.

  • Thea

Este curto e sonoro nome quer dizer “presente de Deus”, “dádiva divina”. Acredita-se que possa ser a forma abreviada dos nomes Doroteia ou Teodora, ambos originados do nome Theodoro, do grego Teórdoros, formado por théos (“Deus”) e dôron (“dom”, “dádiva”). A jogadora de futebol Thea Fullenkamp tem esse nome.

  • Ulla 

Sem muitas informações específicas sobre este nome, comumente aparece relacionado a duas raízes: de origem árabe, significando “negra como a noite” ou de origem nórdica, neste caso significando “vontade”, “determinação”. É o nome da artista visual Ulla von Brandenburg.

  • Valkiria 

Possui origem no nórdico antigo, significando “a que escolhe os mortos”, “a que escolhe os que vão morrer”. Tem relação com a mitologia nórdica, sendo as valquírias deusas menores que trabalhavam a serviço de Odin, o pai de todos os deuses, cabendo a elas conduzir os soldados mais corajosos que morreram em batalha até Valhala (algo correspondente ao paraíso nessa mitologia). Originalmente, era Valkyrja, formado pelas palavras valr (“morto”, “morto na batalha”) e kyrja (“escolher”, “eleger”).

  • Vania

Significa abençoada por Deus”, “agraciada por Deus”, “presente de Deus”, “a que traz boas notícias”. Sua origem é russa, a partir do nome masculino Ivan. O nome Vania compartilha com Joana as mesmas origens: também está relacionado a uma variante feminina de João, nome originado do hebraico Iohanan.

  • Veronika

Quer dizer “portadora da vitória”, “imagem verdadeira” e vem a ser a forma latinizada de Berenice, nome surgido a partir do grego Berenike, nome no qual encontramos níke (“vitória”). Outra possibilidade é ter surgido do latim Veronica, formado pela junção de vero (“verdadeira”) com icona (“imagem”). Veronika Kellndorfer é uma artista visual. É também o nome da personagem Veronika Voss do filme alemão O desespero de Veronika Voss.

  • Zilda 

Seu significado é “bela”, “formosa”. É entendido como uma abreviação de Isilda, variante de Isolda (como na lendária história Tristão e Isolda), nome cuja origem é incerta, provavelmente do celta Esylt (“bela”, “formosa”). Alguns relacionam o nome Isolda ao germânico; nesse caso, seu significado é “forte em mocidade”, “combatente de ferro”.

Nomes Alemães para Meninos


nomes-bonitos-diferentes-da-alemanha

  • Adam

Em português este nome seria o equivalente a “Adão”. É um nome de origem hebraica que está presente em diversas culturas, o que muito provavelmente se deve ao fato de a Bíblia contar a história de Adão e Eva. Vem da palavra hebraica adama e significa “homem formado na terra”, “homem”. Na série alemã Dark, exibida pela Netflix, esse é o nome de um dos personagens principais.

  • Adler 

Seu significado é “águia”, “heroico”, “vitorioso” e possui origem alemã. Vale destacar que Odin, conhecido como pai de todos na mitologia nórdica, está relacionado à figura da águia. Por isso, para os germânicos, a águia representa vitória e heroísmo. Pode ser encontrado como primeiro nome e também como sobrenome.

  • Adolf

Sua origem é germânica, partindo de Athalwof, Adalwolf, nomes nos quais identificamos as palavras athala (“nobre”) e wulf (“lobo”). Desse modo, seu significado é “lobo nobre”, “da linhagem dos guerreiros nobres”.

Para os germânicos, o lobo é um animal que simboliza a ferocidade de um guerreiro, bem como se eu poder indestrutível. Adolf Dassler foi um sapateiro e empresário responsável por fundar a empresa Adidas.

  • Albert

Este nome quer dizer “ilustre nobre”, “nobre brilhante”. É a versão inglesa, francesa e alemã de Adalberto, nome que surgiu do germânico Adalbert. Trata-se de um nome que foi muito utilizado pela realeza medieval alemã.

Albert Einstein foi um importante físico teórico com este nome, cujo trabalho é reconhecido até hoje.

  • Albrecht 

Quer dizer “brilhante”, “famoso”, “nobre”. Tem sua origem na cultura alemã. Foi o nome do pintor e ilustrador Albrecht Dürer.

  • Anatole 

Este bonito nome significa “nascer do Sol”, “alvorada”. Encontramos sua origem na mitologia grega, sendo Anatolius a personificação da Alvorada.

  • Andreas 

Nome que veio diretamente do grego Andreas, de andro (“homem”). Seu significado é, por extensão, “másculo”, “viril”, “masculino”.

  • Anton 

Nome de origem germânica, seu significado é “de valor inestimável”, “digno de apreço”, “valioso”. Essa é a versão germânica para Antônio, nome cuja raiz está no latim Antonius.

  • Antonin 

É a forma francesa e alemã para o nome Antonino, este uma variante italiana de Antônio. Logo, Antonin é um nome que também significa “de valor inestimável”, “digno de apreço”, “valioso”.

  • Axel 

Quer dizer “carroça”, “carruagem”, “construtor de carroças”, “meu pai é paz”, “filho da paz”. Surgido como um apelido dado às pessoas cujo ofício envolvesse construção de carroças, esse nome foi originado do germânico Achse, por sua vez surgido do nórdico öxull.

  • Bartosz 

Trata-se de um nome polonês que significa “filho de agricultor”, embora não haja muitas informações sobre ele. Alguns estudiosos dizem ser a versão polonesa de Bartolomeu, nome que se originou do aramaico Bar Talmáy e que significa “filho de Tholmai”, sendo “que suspende as águas” o significado de Tholmai. É, precisar a origem de um nome pode ser uma tarefa bem complexa. Esse nome tornou-se mais conhecido recentemente por conta do sucesso da série Dark.

  • Bernardo 

A origem deste nome bastante conhecido em países como o Brasil é germânica. É um nome formado pela união dos elementos ber (“curso”) e hart (“forte”), assim significando “forte como um urso”. Em alemão, é Bernhard, como em Bernhard, Prinz von Sachsen-Meiningen, traduzido como Bernardo, Príncipe de Saxe-Meiningen.

  • Bernd 

Este nome de origem alemã pode ser um pouco complicado para que falantes que não são nativos consigam pronunciá-lo corretamente. Seu significado é “urso”, “bravo”, forte”. Possivelmente, surgiu primeiro como apelido de nomes como Bernhard.

  • Bruno 

Não há certeza sobre sua origem, podendo ter vindo do latim brunus ou do germânico brun. De todo modo, como essas duas palavras compartilham o mesmo significado, Bruno é um nome que significa “marrom”, “castanho”, “bronzeado”, “moreno”.

  • Carl 

É uma variação da palavra alemã karl, que significa “forte”, “robusto”, “guerreiro”. Inclusive, é muito comum encontrar esse nome gravado com k.

  • Carlo 

Embora a grafia e sonoridade deste nome remeta mais facilmente a países como Itália, Portugal e até mesmo Brasil, esse tem sido um nome bastante buscado na Alemanha. É uma variante de Carlos, nome originados do germânico karl, que significa “forte”, “guerreiro”. Vale destacar que alguns estudiosos dizem que seu significado também pode ser “homem do povo”.

  • Christian

Esta é a forma inglesa do nome Cristiano, originado do grego chrio (“ungir”), posteriormente originando os nomes Christós (grego) e Christianus (latim). Seu significado é “cristão”, “o que é como Cristo”, “o que é como o ungido”.

  • Christopher 

Quer dizer “o que traz Cristo consigo”, “o que carrega Cristo”. Vem do nome grego Christophóros. É um nome bem popular em todo o mundo, inclusive na Alemanha.

  • Clever 

Este nome quer dizer “morador de um morro íngreme”, “o que habita no penhasco”, “taipeiro”. Existem duas possíveis origens para esse nome, sendo a primeira ter surgido a partir da palavra inglesa Clewer, que significa “morador do penhasco”, assim indicando a origem de uma pessoa. A outra possibilidade é ter surgido a partir da palavra alemã klever, cujo significado literal é taipeiro”, ou seja, pessoa cujo ofício é construir taipas (tipo de construção o que utiliza argila).

  • Curt 

É menos comum do que com a grafia Kurt. Significa “conselheiro prudente”, surgindo a partir do nome germânico Kurt.

  • Dan 

Surgido inicialmente como apelido de Daniel, nome de origem hebraica (Danieyyel), caiu no gosto como nome próprio. Quer dizer “Deus é meu juiz”, “aquele que julga”.

  • Daniel 

Como vimos anteriormente, este é um nome originado do hebraico Danieyyel, formado por dan (“aquele que julga”) e El (“Senhor”, “Deus”). Assim como sua versão diminutiva Dan, Daniel também é um nome muito buscado.

  • Denis 

Nome que significa “consagrado a Dioniso”, “dia e noite”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”. Esse nome é a forma francesa medieval de Dionísio, do grego Dionysios. Na mitologia grega, Dioniso é o deus do vinho e das festividades, dentre outros pontos a ele atribuídos.

  • Dener 

Seu significado é “aquele que busca”, “sujeito que procura”, “curioso e interessado”. É bem possível que tenha surgido como variação do sobrenome inglês Denver. Há, ainda, a possibilidade de ter sua origem no alemão Danner, nome utilizado para indicar habitantes de uma localidade na Renânia, na Alemanha.

  • Dirk 

Quer dizer “poderoso entre as pessoas”. Não existem muitas informações precisas sobre sua origem como nome próprio. Na cena esportiva alemã, encontramos Dirk Nowitzki (ex-jogador de basquete) e Dirk Schuster (ex-jogador de futebol) representando este nome.

  • Edgar 

Este nome é de origem germânica, partindo de Audagar ou de Eadgar. Significa “o que protege suas riquezas com a lança”, “lança abençoada”. Edgar Ende foi um dos pintores do movimento surrealista na Alemanha.

  • Eduardo 

Este é um nome surgido a partir do germânico Hadaward. Seu significado é “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas”, “guardião rico”.

  • Elias 

Sua origem é hebraica, de Aliyyáh ou Elijah, sendo El palavra que significa “Senhor”, “Deus”. O significado desse nome presente em diversas culturas é “Jeová é meu Deus”, “o senhor é o meu Deus”.

  • Emil 

Este sonoro nome significa “pequeno rival”, “pequeno que fala de modo agradável”, sendo considerado uma versão encurtada de Emílio. Por sua vez, Emílio pode ter surgido da palavra latina aemulus (“rival”, “rivalidade”) ou da mitologia grega, sendo Aimylios, filho de Numa, nome que significa “o que fala de modo agradável”. É comum de ser encontrado em países como Alemanha, Dinamarca, Polônia e outros.

Emil Nolde foi o nome artístico escolhido pelo pintor Hans Emil Hansen. Emil Berliner foi um inventor alemão responsável por desenvolver motor rotativo para ser usado em aeronaves.

  • Eugen 

Significa “bem-nascido”, originados a partir do nome grego Eugénios, composto por eu (“bem”, “bom”) e por génos (“raça “, “família”, “geração”). Gotthilf-Eugen Goldstein foi um físico cuja atuação foi fundamental nos estudos sobre raios-X.

  • Eriberto 

Trata-se da versão portuguesa e espanhola do nome germânico Herbert, cuja origem é a forma antiga Heriberht. Assim, ambos os nomes significam “exército vitorioso”, “resplendor do exército”, “a glória e o brilho do exército”. Estamos diante de um nome com forte significado.

  • Erich 

Nome que significa “o que reina como a águia”, “rei para sempre”, “rei solitário”, “o que governa sozinho”. É uma variação possível para o nome Eric.

Existem duas possibilidades para o seu surgimento: ter vindo do germânico Erarich, formado por era (“águia”) e rich (“governador”, “príncipe”, “senhor”) ou ter vindo do nórdico Eiríkr, formado por ei (“sempre”) e ríkr (“governador”, “rei”).

Erich Honecker foi um presidente da antiga Alemanha Oriental. Foi também o nome do filólogo e estudioso de literatura comparada Erich Auerbach.

  • Fabian

O significado deste nome é “dotado de sorte e de prosperidade”, “da natureza da fava”, descendente de Fábio”. É a versão francesa para Fabiano, nome derivado do latim Fabius, formado pela raiz faba (“fava”). Na antiga cultura romana, a fava simbolizava sorte e prosperidade.

  • Fagner 

É variante gráfica de Wagner, este nome alemão que significa “aquele que faz carroças”, “o que fabrica vagões”, tendo surgido para designar pessoas que trabalhavam com tal tipo de transporte.

  • Felix 

Seu significado é “feliz”, “sortudo”, “bem-sucedido”. É um nome derivado das palavras latinas felix e felicis, que literalmente significam o que o nome Felix expressa. Felix Starck é um diretor de cinema.

  • Ferdinand

É um nome germânico, assim grafado, que significa “ousado para atingir a paz”. É formado pelos elementos fridu (“paz”) e nanthjan (“ousar”). Alguns estudiosos também dizem que se trata de um nome germânico, mas originado da junção de fardi (“viagem”) com nand (“ousado”, “corajoso”), nesse caso significando “viajante corajoso”, “aquele que ousa viajar”.

  • Finn 

É muito possível que tenha surgido para designar pessoas vindas ou nascidas na Finlândia, já que um dos significados possíveis é “pessoa da Finlândia” (inclusive, estando a palavra finn assim dicionarizada no inglês). Outro significado possível para esse nome de sonoridade tão agradável é “justo”, “branco”, nesse caso surgindo do nome irlandês Fionn.

  • Florian

Este nome é a versão inglesa, francesa e alemã de Floriano, nome que surgiu do latim Florianus. O significado de Florian é “da natureza da flor”. Florian Wirtz é um jogador de futebol e Florian Wünsche, um ator.

  • Franz 

É nome alemão bem popular, sendo a forma alemã da palavra latina franciscus, que significa “francês livre”, “aquele que vem da França”. Franz Boas foi um antropólogo.

  • Frederico 

É uma conhecida versão do germânico Friedrich, formado pelas palavras frid (“paz”) e rich, reiks (“príncipe”, “rei”). É um nome cujo significado é “rei da paz”, “príncipe da paz” e, por extensão, “aquele que governa com paz”. Com relação a Friedrich, podemos citar o grande filósofo Friedrich Nietzsche.

  • Friedemann 

Acredita-se que o significado deste nome seja “homem de paz”, já que é formado a partir das palavras Fried (literalmente “paz”, em alemão) e Mann (literalmente “homem”, em alemão). É o nome do bailarino Friedemann Vogel.

  • Fritz 

Surgiu inicialmente como apelido possível para diversos nomes, como Fritzchen e Friedrich. Posteriormente, passou a ser um nome próprio. Como o nome Friedrich significa “rei da paz”, “príncipe da paz”, “o que governa em paz”, esse também é o significado de Fritz. Fritz Haber foi um químico alemão, vencedor do Nobel de Química de 1918.

  • Georg 

Nome que vem a ser a variante do nome inglês George, este surgido do grego Geórgios, a partir de georgós, sendo ge, “terra”, e érghon, “trabalho”. Assim, o significado de tal nome é “o que trabalha na terra”, “agricultor”. Esse foi o nome do sociólogo Georg Simmel.

  • Gunther 

Este é um nome, sem dúvida, com pronúncia bem forte. Não dispomos de muitas informações sobre sua origem, basicamente que seu significado é “guerreiro”. Também é possível encontrar esse nome com a grafia

Günther. Gunther Kress é um linguista e semioticista alemão. Günther Quandt foi um industrial responsável por fundar um império industrial que atualmente inclui a BMW.

  • Hadrian 

Este nome é tido como a variante inglesa e alemã de Adriano. Sua origem está no latim Adrianus, cujo significado é “natural de Ádria”, “natural da água”, “aquele que é escuro”.

  • Hans 

Pode-se considerar este nome como sendo clássico. Não é mais tão comum nas novas gerações quanto há algum tempo. Seu significado é “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” e vem a ser a variante germânica para o nome que conhecemos como João, cuja origem é o hebraico Yehokhanan ou Iohanan.

Hans Donner é um famoso designer alemão naturalizado austríaco. É também o nome de Hans Zimmer, famoso compositor alemão com vários trabalhos cinematográficos, inclusive tendo recebido um Oscar.

  • Hannes 

Acredita-se que seja um nome surgido a partir da cultura escandinava e que seu significado seja “Javé é gracioso”.

  • Hansel 

Este nome, de origem hebraica, significa “Deus é minha graça”. Alguns dizem ser uma possível variante do nome Hans.

Nota: O popular conto infantil João e Maria, escrito pelos alemães Jacob Grimm e Ludwig Grimm, mais conhecidos apenas como Irmãos Grimm, no original chama-se Hansel und Gretel (também pode aparecer com a grafia Hänsel).

  • Hector 

Este nome vem a ser a variante francesa e inglesa de Heitor, nome surgido a partir do grego Héktor. Seu significado é “o que guarda”, “o que retém”, “o que possui”.

  • Herbert 

De origem germânica, seu significado é “guerreiro glorioso”, “ilustre guerreiro”. Encontramos sua raiz no nome Haribertho, formado por her (“exército”) e berth (“ilustre”, “glorioso”). Herbert Meschkowski foi um matemático.

  • Ingo 

É nome de origem germânica, tendo surgido a partir de Ing, elemento que na Mitologia Nórdica é o Deus da Terra e da Fertilidade. Ingo Maurer foi um designer industrial conhecido como “gênio da iluminação”.

  • Ismar 

Existem duas possibilidades de origem para este nome, impactando em seu significado. Uma delas é que seja um nome alemão resultado da junção dos elementos eisin (“ferro”) e mar (“brilhante”, “ilustre”), assim constituindo o significado de “nobre de grande força”. A outra possibilidade é que tenha surgido como variação do nome hebraico Yishmaél, neste caso significando “Deus ouve”.

  • Jacob 

Vindo do hebraico Ya’aqov, este nome muito comum em todo o mundo quer dizer “aquele que vence”. Jacob Grimm foi um autor de contos de fadas infantis.

  • Jakob 

Trata-se de variante escandinava do nome Jacob, este originado do hebraico Ya’aqov. Seu significado é “aquele que vence”, “o vencedor”.

  • Joachim 

Sua origem é hebraica, vindo de Jehoiachim. O significado desse nome é “Deus estabeleceu”. Joachim Löw é um técnico de futebol e ex-jogador de futebol.

  • Johannes 

Significa “Deus misericordioso”, “bondoso”. Essa é uma variação alemã para o nome de origem hebraica Yehokhanan, cujo significado é esse que indicamos.

Johannes Kepler foi um importante astrônomo e matemático alemão. Já Johannes Gutenberg, um inventor durante o Sacro Império Romano-Germânico.

Embora pouco comum, algumas pessoas consideram esse nome uma variação de Joana, o que faria com que fosse nome unissex.

  • Jonas 

Nome que também é de origem hebraica, partindo de Yonah. A raiz de seu nome significa “pomba”. Vale lembrar que do ponto de vista religioso, a pomba é um elemento que aparece muito associado ao Espírito Santo de Deus, além de representar a paz e a harmonia entre as pessoas. Recentemente, ganhou popularidade por conta da série Dark: Jonas Kahnwald é o protagonista.

  • Jonathan

Nome cujo significado é “dado por Deus”, “dádiva do Senhor”. Acredita-se que sua origem venha do hebraico Jehonathan, que significa precisamente “dado por Deus”.

  • Jordan 

Significa “o que é corre”, “aquele que desce”. Estamos mais uma vez falando de um nome cuja origem é encontrada no hebraico. Surge a partir de Iarden, nome que significa “o que corre”, “aquele que desce”, estando relacionado ao curso de um rio. É um nome presente nas línguas inglesa, francesa e alemã.

  • Julian

É uma das variações possíveis para o nome Júlio, assim significando “macio”, “fofo”, “jovem”, “cheio de juventude”. A raiz desse nome é grega, de ioulos; como essa palavra quer dizer “barba rala”, “macia”, fazendo referência aos pelos faciais dos jovens do sexo masculino, esse nome passou também a significar “cheio de juventude”, “jovem”.

Entretanto, alguns estudiosos entendem que esse nome está relacionado ao deus romano Júpiter, sendo “filho de Júpiter”, um possível significado para tal o nome.

Julian Draxler e Julian Brandt são jogadores de futebol famosos com este nome.

  • Jung 

Existem poucas informações precisas sobre a origem deste nome. Acredita-se que signifique “justo”, embora alguns estudiosos digam que pode significar “jovem”, já que em alemão jung significa jovem; de acordo com esse significado, tal nome teria surgido provavelmente para designar a pessoa mais nova de uma família. É mais frequente como sobrenome.

  • Karl

Surgiu a partir dos termos karal, kerl, cujo significado literal é “homem do povo”. Para alguns estudiosos, esse nome teria vindo do termo germânico hari, cujo significado é “guerreiro”, “exército”.

Karl Marx foi um importante filósofo e revolucionário socialista. É também o nome do designer de moda Karl Lagerfeld.

  • Killian 

Nome cujo significado é “da igreja”, “pessoa de fé”, “pequeno guerreiro”. É variante de Cillian, nome de origem gaélica utilizado mais comumente na França. Cillian foi um bispo irlandês do século VII que foi missionário na Alemanha; posteriormente, foi consagrado santo e é venerado pela igreja católica.

  • Klaus 

De origem alemã, significa “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “pessoa conquistadora”, “o que leva o povo à vitória”. Pode aparecer como primeiro nome e também como sobrenome. Essa é a forma reduzida de Nikolaus, nome grego formado por níke (“vitória”) e laos (“povo”).

Klaus Martin Schwab é um engenheiro e economista responsável pela criação do Fórum Econômico Mundial.

  • Kleber 

Seu significado é “colador de cartazes”. É, o significado provavelmente é bem estranho para muitos. Trata-se de um nome de origem germânica, partindo de Klaeber, cujo significado é exatamente esse que apresentamos. É bem possível que tenha surgido primeiro como sobrenome, já que no passado muitos sobrenomes surgiram como forma de indicar o ofício que as pessoas praticavam.

  • Konrad 

Nome que significa “conselheiro prudente”. Assim grafado, com k, é a forma antiga (e bem popular na Alemanha medieval) desse nome, sendo as variantes Conrad e Cunrad. A raiz desse nome está nas palavras kuon (“prudente”) e rad (“conselho”, “conselheiro”).

  • Kurt 

É um nome de origem germânica que se acredita ter surgido como forma reduzida de Konrad, nome que vimos acima. Assim, seu significado também é “conselheiro prudente”. Kurt Kiesinger foi um político e ex-Chanceler alemão.

  • Lars 

É um nome com sonoridade bem particular e que significa “coroado de louros”. Acredita-se que é nome de origem escandinava, sendo uma versão do nome latino Lourenço, nome que significa “habitante de Laurento”, “natural de Laurento”; Laurento é o nome de uma antiga cidade italiana cuja raiz é o termo latino laurus (“loureiro”).

  • Lennard 

É um nome bem comum na cultura alemã. Significa “força de leão”.

  • Leon 

O significado deste nome é “leão”, “valente como um leão”. Sua origem vem do grego leon, cujo significado é “leão”. Leon Goretzka é um jogador de futebol.

  • Leopold 

Significa “ousado para o povo”, “ousado em favor do povo” e tem sua origem no germânico Luitpald, formado pela junção dos elementos liut, leudi (“povo”) e bald, pold (“ousado”, “Valente”).

  • Levi 

Lindo nome que significa “ligado”, “unido”, “vinculado a algo ou a alguém”. Sua origem é hebraica, partindo de Lewi, nome que possui esses mesmos significados.

  • Liam 

Este sonoro nome quer dizer “protetor corajoso”, “aquele cuja vontade é proteger”. Muitos estudiosos consideram que esse nome é uma variação de William, nome por sua vez origiando do germânico Willahelm.

  • Linus 

Nome que significa “da lagoa”, “linho”, “corda de instrumento musical”. Sua origem não é muito precisa, podendo ter surgido do grego Línos, que significa “linho”, “corda”, “corda de instrumento musical” ou do latim Linus, o que significa “da lagoa”.

  • Lorenz

É bem possível que seja a versão alemã do nome italiano Lorenzo, este versão do nome Lourenço. Desse modo, o significado de Lorenz é “coroado de louros”, “habitante de Laurento”, “natural de Laurento”. Por extensão, também pode significar “o aclamado”, já que as folhas de louro são constantemente relacionadas à vitória.

Nota: Em Nuremberg, na Alemanha, está localizada a Lorenzkirche, que em português significa Igreja de São Lourenço (kirche em alemão significa “igreja”).

  • Louis 

Encontramos sua origem no germânico Ludwig: Louis vem a ser a versão francesa de tal nome, significando “guerreiro glorioso”, “combatente famoso”.

  • Ludwig 

Nome que corresponde ao nome Ludovico, mais conhecido aqui no Brasil. Seu significado é “glorioso guerreiro”, “ilustre combatente”. A raiz desse nome está nos nomes germânicos Hluotweg, Hloddovko, Chlodovech, nos quais se reconhecem as seguintes palavras: hlot, hlut (“ilustre”) e wig (“guerreiro”, “combatente”).

Talvez o grande compositor de música erudita Ludwig Beethoven seja uma das personalidades mais conhecidas com esse nome.

  • Lukas 

Originado do grego Loukás, do nome também grego Loukános, significa “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso”, “iluminado”. A raiz desse nome pode ser lyke, luk ou luc, palavras que deram origem ao latim lux (“luz”), estando aí alguns dos significados possíveis para tal nome. Lukas Podolski é um famoso jogador de futebol da Alemanha.

  • Mads 

Sua sonoridade é bem agradável. Acredita-se que seja forma derivada do nome hebraico Matitiyyah (Matheus, em português). Sendo assim, seu significado é “presente de Deus”. Na série Dark, um dos personagens tem esse nome.

  • Magnus 

O significado deste nome é “grande”, “ótimo”, originado do latim e tendo sido utilizado entre os mais importantes políticos e líderes religiosos da história, como mostra a figura de Carlos Magno (Carolus Magnus, em latim). Esse também foi um dos nomes escolhidos para um personagem da série alemã Dark.

  • Manfred 

De origem alemã, significa “homem de paz”, formado pelas palavras Mann (“homem”) e Frid, Friede (“paz”). Alguns dizem que também pode significar “aquele que deseja a paz”.

  • Mark 

O significado deste nome é “grande guerreiro”, “dedicado ao Deus Marte”. É um nome cuja origem é o nome Latino Marcus, por sua vez de elevado de Mars, que significa “Mart”, o Deus da guerra na mitologia romana.

  • Matthias 

Significa “dádiva de Deus”, “presente de Deus”. Como você deve ter observado, possui o mesmo significado do nome Mads. O nome Matthias é considerado como uma possível variação do nome hebraico Mattiyyah. Foi o nome de vários reis e nobres da Europa. Está bem presente na cultura alemã, sendo o nome do poeta alemão Mathias Claudius e do pintor alemão Mathias Grunewald, conhecido como um dos principais precursores do movimento expressionista.

  • Max 

Quer dizer “o maior” e sua origem é do latim Maximus. É comum encontrar esse nome com seu significado expandido: “aquele que impressiona os que o rodeiam”, “aquele que agrada a todos”. Max Weber foi um jurista e intelectual considerado um dos fundadores da Sociologia.

  • Michael 

É um nome de origem hebraica comumente procurado em todo o mundo. Assim escrito, é a versão inglesa de Mikhael, nome hebraico que significa “quem é como Deus?”, sendo esta uma pergunta que revela que ninguém se assemelha a Deus.

Michael Schumacher foi um famoso piloto de Fórmula 1 alemão. Também é o nome do ex-jogador de futebol Michael Ballack.

  • Mika

Não dispomos de informações sobre este nome. Relativamente comum na Finlândia, também existe na cultura japonesa o nome Mika, destinado a meninas e mais difundido do que o nome Mika para meninos, o que dificulta achar informações precisas sobre este último caso. É bem provável que tenha surgido como um apelido para Michael, como vimos, nome originado do hebraico Mikhael e que significa “quem é como Deus?”.

  • Mikkel 

Nome que possui duas origens possíveis: pode ter sua origem no hebraico Mikhael, assim significando “quem é como Deus?”, indicando que ninguém se assemelha a ele. A outra possibilidade é ter derivado do escandinavo mikill, significando “enorme”. Na série Dark, também encontramos um personagem com tal nome.

  • Milan

É um nome cujo significado é “amoroso”, “gracioso”. Sua origem é eslava, partindo dos elementos mil, milu, que significa “graça”, “amor”, “bondade”.

  • Moritz 

De origem germânica, quer dizer “aquele de pele escura”. Provavelmente, trata-se de um nome surgido para designar estrangeiros. Moritz Jahn é um ator e músico.

  • Niklas 

É similar ao nome Nikolas tanto na sonoridade quanto no significado. Esse nome quer dizer “povo vitorioso”, originado do grego Nikolaus, podendo ser considerado uma forma abreviada desse nome. É o nome do autor e jornalista Niklas Frank.

  • Nils 

Este é um nome de origem escandinava, considerado outra forma abreviada para Nikolaus. Logo, significa “povo vitorioso”. Algumas pessoas apresentam a grafia Niels como possível.

  • Noah 

Pode-se dizer que este é um nome comum e popular não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil e com essa mesma grafia. É um bonito nome de origem hebraica: partindo de No’ah, cuja raiz é noah (“descanso”), seu significado é “repouso”, “de longa vida”, “descanso”. É o nome do jogador de futebol Noah Katterbach.

  • Oliver

Nome que significa “oliveira”. Partiu do nome do francês antigo Olivier, por sua vez originado da palavra latina oliva, que significa exatamente “oliveira”. Oliver Khan é um ex-jogador de futebol que atuava como goleiro.

  • Oscar 

Nome cujo significado é “lança de Deus”, “combatente divino”, “amante dos cervos”, originado do inglês antigo Osgar, formado por os (“Deus”) e por gar (“lança”). De acordo com essa origem possível, os normandos levaram esse nome à Inglaterra com a forma nórdica antiga Asgeirr. Há uma segunda possibilidade, a de ter sido formada pelos elementos gaélicos os (“cervo”) e cara (“amante”).

  • Otto 

Seu significado é “rico”, “opulento”, “próspero”, “suntuoso”. Como se vê, os significados desse nome combinam muito bem com a força de sua sonoridade. Acredita-se que tenha surgido primeiramente como forma abreviada de nomes germânicos iniciados por od ou ot, como Odo e Otton, iniciais que remetem à ideia de bens e riquezas. Otto von Guericke foi um físico alemão.

  • Peter 

Trata-se da variante inglesa e alemã do nome Pedro, este de origem grega, partindo da raiz petra, cujo significado literal é “pedra”; logo, sendo precisamente o significado do nome Peter.

  • Ralf 

Quer dizer “lobo conselheiro”, “conselheiro voraz”. Origina-se de Radulf, formado pela união de rad, rand (“conselheiro”) e wulf (lobo”). Ralf Rangnick, ex-jogador de futebol, é atualmente Chefe de Desenvolvimento e Esportes da Red Bull.

  • Rudolf

Este é um nome germânico surgido a partir de Hrodulf, nome formado pela junção de hrod (“célebre”, “famoso”) e wulf (“lobo”). Assim, o significado preciso desse nome é “lobo famoso”. Vários membros da realeza europeia foram batizados com esse nome.

Rudolf Carnap foi um filósofo alemão; um dos principais membros do Círculo de Viena, foi grande defensor do positivismo lógico.

  • Sebastian 

Significa “sagrado”, “venerável”, “reverenciável”. É a variante inglesa do nome Sebastião. A origem desse nome está no grego Sebastianós, cuja raiz sebastós significa “sagrado”. Sebastian Vettel é um piloto de Fórmula 1.

  • Simon 

Esta é a versão francesa, inglesa e alemã de Simão, significando “ele ouviu”, “ouvinte”. A origem desse nome é o hebraico Shimon, vindo de shamá, que significa “ele ouviu”, tendo seu significado ampliado para “ouvinte”.

Além do exposto, também é considerado um nome bíblico por conta de Simão Pedro, um dos apóstolos de Jesus e considerado o primeiro Papa. Esse é o nome do jogador de futebol Simon Rhein.

  • Sven 

Quer dizer “jovem” e atribui-se sua origem ao escandinavo. Na produção animada da Disney Frozen, a rena companheira de Kristoff, um dos personagens principais da trama, chama-se Sven, fazendo com o que tal nome tenha certa popularidade.

  • Theodor 

Nome que significa “dádiva de Deus”, “presente de Deus”. Partiu do nome grego Theódoros, formado pelas palavras théos (“Deus”) e dôron (“presente”, “dádiva”). Theodor Heuss foi presidente da República Federal da Alemanha.

  • Thomas 

Este nome quer dizer “gêmeo”, tendo surgido a partir do aramaico ta’oma’, palavra que significa literalmente “gêmeo”. Thomas Müller é um jogador de futebol.

  • Tilman

A origem deste nome é germânica, significando “agricultor”, “aquele que ara a terra”. É muito provável que tenha surgido inicialmente como sobrenome, já que no passado era bastante comum que os sobrenomes tivessem relação como o trabalho que a pessoa desempenhava.

  • Tobias 

Seu significado é “agradável a Deus”, “Deus é bom”. Vem do nome hebraico Tobhiyyah, cujo significado literal é “agradável a Deus”.

  • Tronte 

O significado e a origem deste nome carecem de informações precisas. É mais um dos nomes alemães que ganharam certo destaque com a série Dark, havendo um personagem assim chamado.

  • Udo

Não é um nome muito comum. Sua sonoridade é bem agradável e facilmente pronunciável em muitas línguas. É dito que seu significado seja “próspero”. É o nome do ator Udo Kier e do cantor Udo Dirkschneider.

  • Ulrich 

Acredita-se que seja um nome de origem latina. O significado a ele atribuído é “nobre”, “poderoso”. É o nome do músico e produtor de música eletrônica Ulrich Schnauss.

  • Vincent 

Quer dizer “conquistador”, “vencedor”, “aquele que conquista”, “aquele que vence”. É um nome que surgiu a partir do latim Vicentius, por sua vez derivado do verbo também latino “vencer”, daí vindo seus significados. Vincent Keymer é considerado garoto prodígio no xadrez, recebendo título de Grandmaster em 2020 com apenas 15 anos de idade.

  • Wagner 

Sua origem está no sobrenome germânico Wagnari e significa “construtor de carroças”, “fabricante de vagões”, “transportador”. Surgiu como meio de apelidar pessoas cujo ofício envolvia esse tipo de transporte, passando tempos depois a ser utilizado como nome próprio.

  • Walter 

Este nome quer dizer “comandante do exército”. Tem sua origem no germânico Waldhar, formado pelos elementos wald ou waldan (“governar”, “como mandar”) e her (“exército”). Acredita-se, assim, que a pessoa com esse nome possua os atributos para ser um bom chefe.

  • Werner 

Nome cujo significado é “aquele que usa arma para defender o próximo”, “defensor armado”. Vem do germânico Gwernher.

  • Willhelm

Sua origem é germânica, de Willhelm. Seu significado é “aquele que a protege”, “guerreiro”. Willhelm II foi um imperador alemão.

  • William 

Não é coincidência que a grafia e a sonoridade deste nome remetam a Willhelm: William é a variação inglesa do nome germânico Willhem que, formado por wil (“desejo”, “vontade”) e helm (“proteção”), significa “protetor corajoso”, “o que deseja proteger”. O nome Guilherme, bem comum no Brasil, também partiu de Willhelm.

  • Willy 

Significa “aquele que nasce durante à noite”. Tendo sua origem atribuída ao fato de ter surgido como apelido para uma série de nomes, como Wilhelm, Wilton, Wilson, Wilmer e outros, é interessante que se diga significar apenas “aquele que nasce durante à noite”.

  • Winfried

Embora não haja muitas informações precisas sobre este nome, é muito comum encontrá-lo relacionado com o significado de “amigo da paz”.

Algumas pessoas consideram que esse nome possa ser usado para meninas, principalmente por conta do nome Winny, que alguns consideram diminutivo de Winfried.

  • Wolfgang

Este é um nome bastante tradicional e que no passado foi muito utilizado. Seu significado é “viagem do lobo”, “caminho do guerreiro”. De origem alemã, também é popular na Áustria. É formado pela junção de Wolf (“lobo”) e Gang (substantivo alemão que significa “andamento”, “passo”, “trajeto”). A figura do lobo tem muita simbologia para os germânicos, representando guerreiro impiedoso.

Foi o nome do grande escritor Johann Wolfgang von Goethe, do físico pioneiro da tecnologia do vácuo Wolfgang Gaede isso e dor crítico literário Wolfgang Iser.

  • Yanik 

É bem possível que sua origem seja bretã, derivado do nome hebraico Yehokhanan, Iohanan, significando “Javé é gracioso”.

Considerações Finais


Conta pra gente… Qual foi o nome de que você mais gostou? Seja qual for o nome escolhido, mesmo que não esteja nesta lista, certamente será uma excelente escolha.

Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Alemães possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.