O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra H para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra H e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Nomes Femininos com a Letra H


lista-de-nomes-com-letra-h

  • Hanna

É um nome muito bonito e popular que tem como significado “favor”, “graça”, “mulher graciosa”. Sua origem vem do hebraico Channah, mas a versão Hannah assim chegou através da língua inglesa.

Após a Reforma Protestante, esse nome passou a ser muito popular na Inglaterra, especificamente a partir dos séculos XV e XVI. Essa popularidade deve-se ao fato de que várias personagens bíblicas têm o nome Hannah.

Equivale em português a Ana. Nota: Existem variações gráficas desse nome, como Hana.

  • Harumi

É nome de origem japonesa que por conta de sua leve sonoridade e seu bonito significado tem agradado bastante aos futuros papais. Quer dizer “beleza da primavera”, “fruto da primavera”. É formado pelos kanjis (símbolos de escrita japonesa) haru, que significa “primavera”, e mi, que significa “fruto”, “bonito”.

É importante destacar que na cultura oriental, o significado de um nome costuma ter bastante peso; ainda é forte a tradição de escolher um nome com base em seu significado, desejando que a criança herde aquilo que seu nome significa.

  • Haydée

Existem várias possibilidades de grafia para este nome, mas uma das mais clássicas é essa. Sua origem é considerada incerta, embora se diga que pode ter surgido a partir do grego aidoios, cujo significado é “modesta”, “reverente”, sendo esses os significados do nome.

O poeta inglês Lord Byron criou uma personagem chamada Haidée para o seu poema Don Juan, daí vindo a popularidade desse nome.

  • Hebe

É nome considerado mitológico, estando na mitologia grega sua origem. Apesar de se desconhecer ao certo de que palavra surgiu, na mitologia grega Hebe é o nome da deusa da juventude.

  • Heidi

É nome de sonoridade bem agradável que tem como significado “de qualidade nobre”, “de nobre linhagem”. Vem a ser a forma diminutiva de Adelheid, este nome a forma alemã e holandesa do nome Adelaide.

Surgiu a partir do germânico Adelheid, Adalheidis, nomes nos quais são identificados os termos adal, athal, que significa “nobre”, e haidu, que significa “qualidade”, “tipo”, “espécie”.

Sua popularidade deve-se ao livro Heidi, publicado pela escritora Suíça Johanna Spyri. É um livro infantil que narra a história de uma personagem chamada Heidi.

  • Helen

É considerado derivado de Helena, nome que veremos a seguir. Surgiu do nome grego Heléne, que significa “tocha” e que tem raiz no termo grego hélê, que significa “raio de Sol”.

Assim, seu significado é considerado como sendo “a que reluz”, “a que brilha”, “reluzente”.

Curiosamente, o nome Helen também está presente na mitologia grega, porém como nome masculino: Helen, filho de Deucalião e Pirra, esses os responsáveis por novamente povoarem a Terra após o dilúvio que Zeus, o pai de todos os deuses, provocou.

  • Helena

É um nome clássico que recentemente voltou a chamar atenção de muitos papais. Significa “a reluzente”, “a resplandecente”.

Possui origem grega: vem de Heléne, nome formado a partir de heláne, palavra que significa “tocha”, tendo sua raiz em hélê, que significa “raio de Sol”.

Parte da popularidade desse nome está na história da mitologia grega de Helena de Troia, filha do deus Zeus com a mortal Leda. Helena é tida como a mulher mais bonita de todo o mundo

  • Helenice

É entendido como uma forma derivada e diminutiva de Helena, por isso herdando sua origem e passando a ter o significado de “reluzente”, “resplandecente”. Como já visto, sua raiz está na palavra grega hélê, que significa “raio de Sol”.

Por ser nome surgido a partir de Helena, carrega o atributo da beleza tal como Helena de Troia, conhecida na mitologia grega como a mais bela das mulheres.

  • Helga

É um nome com forte sonoridade que significa “sagrada”, “abençoada”. Trata-se de versão feminina para Helge, nome surgido no nórdico antigo a partir de Helgi, por sua vez derivado de heilagr, palavra cujo significado é “sagrado”, “abençoado”, tendo sido esses os significados dados para Helga.

É considerado nome clássico. Apesar de ainda ser comum, a popularidade desse nome aqui no Brasil de fato aconteceu nas décadas de 30 e de 40.

  • Heloísa

É nome de sonoridade bem agradável e que apresenta os seguintes significados: “saudável”, “saudavelmente larga”, “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”. Possui algumas possibilidades de origem.

Pode ter surgido a partir do francês Héloïse, por sua vez surgido do germânico Helewidis, nome formado por heil (“saudável”) e wid (“larga”). Alguns estudiosos atribuem que Heloísa tenha surgido como variante feminina de nomes como Aluísio e Aloísio, por sua vez relacionado a Luís.

Como o nome Luís vem do germânico HloddovikoChlodovech, significando “guerreiro famoso”, “famoso na guerra”, o nome Heloísa herda essa possibilidade de significado. Parte de sua popularidade está relacionada a Santa Heloísa, tendo vivido no século XII.

  • Hermínia

Nome com o significado de “natural de Ariminum”, “habitante de Ariminum”, “pessoa nascida ou vinda dia lugar próximo ao rio Ariminus”. Esse nome é considerado variante feminina de Hermínio, por sua vez originado a partir do latim Herminiu, nome de uma família romana.

Atualmente, a região italiana outrora conhecida como Ariminum é chamada Rimini. Tornou-se nome mais conhecido por conta da personagem Dona Hermínia, interpretada pelo ator Paulo Gustavo para Minha mãe é uma peça.

  • Hermione

Nome que tem como significado “espírito da vida”, “princípio gerador da natureza”. Partiu de Hermes, que na mitologia grega é um dos filhos de Zeus e que é conhecido como o deus da velocidade e do comércio.

A origem desse nome está na forma primitiva Har-er-ma, identificam-se os termos há-er, que quer dizer “espírito”, e am, que quer dizer “espírito da vida”.

Apesar dá grande popularidade desse nome estar relacionada ao sucesso dos livros e filme da saga Harry Potter, tendo o primeiro livro sido lançado em 1997, Hermione é um nome mitológico. Na mitologia grega, a filha de Menelau e Helena é assim chamada.

  • Hilda

Forte em sonoridade e significado, quer dizer “a combatente”, “a guerreira”. Possui origem germânica, formado com base nos termos hild, hilde, hilt, que têm como significado “combate”, “guerra”.

Surgiu inicialmente como forma diminutiva de nomes formados a partir de hild, como Hildegard. Raro em países como a Inglaterra durante a Idade Média, Hilda foi reavivado a partir de meados do século XIX.

  • Hilary

É nome que tem como significado “alegre”, “aquela que é contagia pela sua alegria” e, ainda, “aquela que transmite felicidade”. Esse nome é forma inglesa medieval de Hilária, nome que por sua vez tem raiz em hilarós, palavra grega que significa “alegre”.

Assim, em sentido amplo, esse nome possui os demais significados vistos. É curioso que quando de seu surgimento, era nome utilizado por homens.

Apenas a partir do século XX é que passou a ser utilizado praticamente apenas para meninas. Daí Hilary ser considerado nome unissex.

  • Hortênsia

Belo e suave nome cujo significado é “jardineira”, “aquela que cultiva hortos”. Surgiu do latim Hortensia, nome cujo significado é literalmente “jardineira”, “aquela que cultiva hortos”.

Por conta de sua significação relacionada a flores, é capaz de refletir a simbologia a elas ligada, portanto, juventude e beleza.

  • Hosana

Nome com apelo religioso, significa “louvor ao Senhor”, “libertadora”, “salvadora”, “a que resgata”. Sua origem é encontrada no aramaico Hosha’na’, por sua vez derivado de palavra hebraica.

É curioso que na Bíblia Hosana não apareça como nome próprio, mas sim como um termo utilizado por pessoas muito necessitadas de ajuda ao se dirigirem a Jesus quando ele entra principalmente em Jerusalém.

Nas missas católicas, é frequente que apareça essa expressão. Aqui no Brasil, atribui-se o surgimento desse nome à similaridade gráfica e sonora a outro nome: Rosana.

Outras opções de nomes com a Letra H para meninas


  • Hadassa: “murta”, “mirto”, “protegida”, “aquela que protege”, “mulher que tem influência”.
  • Halina: “relacionada a halo”.
  • Heike: “a que impõe regras”.
  • Hela: “tocha”, “luz”, sendo mais conhecida pela figura de Hela, que é na mitologia nórdica é a deusa do Reino dos Mortos.
  • Helenita: “pequena tocha”, “pequena luminosa”, “pequena luz”. 
  • Heloise: “saudável”, “saudavelmente larga”, “combatente gloriosa”, “famosa na guerra”. É a versão francesa de Heloísa.
  • Henriqueta: “princesa do lar”, “aquela que governa a casa”, “senhora do lar”.
  • Hera: “heroína”, “a escolhida”, “guerreira”. Na mitologia grega, é o nome da esposa de Zeus.
  • Hipólita: “aquela que liberta os cavalos da prisão”.
  • Holly: “azevinho”, “árvore sagrada”.
  • Honória: “mulher honrada”, “mulher de reputação”.
  • Hope: “esperança”.

Nomes Masculinos com a Letra H


  • Hamilton

Também sendo possível encontrá-lo escrito como Hamílton, ou seja, com acento, significa “habitante de lugar sem vegetação e perto de um morro”.

Aqui no Brasil é como um encontrá-lo como o nome próprio, mas originalmente surgiu como sobrenome e, por conta de seu significado, indicando o lugar de residência ou de origem de uma família. Sua raiz é inglesa, de Hambledon, Hameldon, Hameton.

Esses nomes são compostos por palavras do inglês antigo; no caso, hemel (“mutilado”, “cortado”) e dun (“colina”).

  • Haroldo

Quer dizer “comandante do exército”, surgido do germânico de Hariwald, Heriwalto, cujas raízes estão nas palavras her (“exército”) e wald, waldan (“governar”).

De acordo com documentos, existe na Inglaterra desde o século XII, correspondendo ao nórdico antigo Heraldr, nome muito comum dentre os escandinavos que viviam na Inglaterra.

Parte de sua popularidade, além da força de sua sonoridade, deve-se ao fato de ter sido o nome de reis de países como Inglaterra, Noruega e Dinamarca.

  • Harry

É nome que tem como significado “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa” ou, ainda, “comandante do exército”. Trata-se de o nome que surgiu a partir de um outro nome que ainda veremos, Henry.

Harry é nome inglês que tem primeira origem no germânico Haimirich, por sua vez formado por heim, que significa “lar”, “casa”, e por rik, que significa “senhor”, “poder”, “príncipe”, daí resultando os primeiros significados apresentados.

Alguns estudiosos acreditam que exista uma segunda possibilidade de origem: ter surgido como forma diminutiva de Harold. Esse nome também tem origem germânica, surgido a partir de Hariwald, Heriwalto, nomes formados pelos elementos her (“exército”) e wald, waldan (“governar”).

Esse nome foi utilizado na Inglaterra principalmente pouco antes do século XVII e no final do século XX.

Sua popularidade cresceu nas últimas décadas por conta do príncipe Harry (que, curiosamente, apesar de ser assim chamado, tem como nome Henry) e do personagem ficcional Harry Potter, cujo primeiro livro da série foi publicado ainda em 1997, embora seu sucesso tenha de fato vindo alguns anos depois.

  • Heitor

Este nome de sonoridade forte quer dizer “aquele que retém o inimigo”, “aquele que guarda”. Sua origem é encontrada no nome grego Héktor, vindo da raiz ekhein, que tem como significado “possuo”, “detenho poder”.

Assim, o nome fica com os significados apresentados. É considerado nome mitológico por ter sido Heitor um príncipe cuja bravura demonstrada no episódio da Guerra de Troia rendeu-lhe fama. Daí o sentido ampliado do significado de Heitor: “aquele que retém o inimigo”. 

Esse nome é usado na Grã-Bretanha desde meados do século XIII, tendo ganhado especial popularidade na Escócia.

  • Hector

Com sonoridade bem forte, significa “o que guarda”, “o que retém”, “o que possui”. Esse nome é a variante em línguas francesa e inglesa para Heitor, nome originado do grego Héktor e com raiz ekhein, cujo significado é “possuo”, “tenho em meu poder”.

Apesar de ser variante inglesa e francesa, a grande popularidade do nome Hector é observada em países que falam a língua espanhola.

  • Hélder

Tem como significado “pastor”, “duro”, “forte”, “guerreiro”. Essa pluralidade de significados deve-se ao fato de que há mais de uma hipótese para a origem desse nome.

Pode ter vindo do germânico Herder, relacionado às palavras do inglês antigo hierde e hyrde e ao vocábulo do saxônico antigo hirdi, bem como ao nórdico antigo hiroir, todos apresentando como significado “pastor”.

Entretanto, alguns estudiosos associam esse sobrenome aos significados de “duro”, “forte”, “guerreiro”, provavelmente associado ao adjetivo hard, que significa “duro”, “difícil” em inglês. Mas a primeira hipótese é a mais difundida.

Nota: Também é comum encontrar esse nome grafado sem o h, assim ficando Élder.

  • Heleno

Quer dizer “grego”, “portador do dom da profecia” e, ainda, “o reluzente”. De origem grega, tem sua origem em heláne, que significa “tocha”, cuja raiz é hélê (“o reluzente”).

Também é possível que esteja relacionado ao antigo povo heleno, que em grego é chamado de héllenos. Ainda, pode estar relacionado à mitologia grega.

Filho de Príamo e da rainha Hécuba, Heleno teria sido agraciado por Apolo com o dom da profecia, assim impactando no possível significado desse modo.

  • Hélio

Trata-se de nome forte significado: “Sol”. É nome cuja origem está na palavra grega hlios, que passou ao latim Helius, tendo como significado “Sol”, “leste”, “dia” e, ainda, “luz do Sol”.

O nome Hélio também é tido como mitológico, pois na mitologia grega Hélio é um belo deus coroado por uma auréola solar, considerado a personificação do Sol.

As representações dessa figura são muito bonitas: Hélio traça o círculo do dia cavalgando em sua carruagem do Sol, indo até os oceanos onde banha seus cavalos e dá início à noite.

É muito importante nessa mitologia, pois como tudo observa em suas cavalgadas, nada lhe escapa, sendo muitas vezes convidado como testemunha para eventos importantes.

  • Henri

É nome francês que significa “governante da casa”, “príncipe do lar”. É, assim como Henry (versão inglesa), nome que surge a partir do germânico Heimirich, que equivale ao nome Henrique.

Nesse nome germânico, é possível identificar os termos heim (“lar”, “casa”) e ric (“governante”, “príncipe”).

  • Henrico

Este nome é considerado variação de Enrico, nome que por sua vez é a versão italiana para Henrique. Assim, se o significado é “senhor do lar”, “governante da casa”, tendo origem a partir do germânico Heimirich.

Nesse nome, podem ser identificadas as palavras heim, que significa “lar”, “casa”, e rik, que significa “senhor”, assim formando o significado desse nome.

  • Henrique

Tem como significado “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”. Sua origem está no germânico Haimirich, nome formado por heim (“lar”, “casa”) e por rik (“senhor”, “príncipe”, “poder”). 

  • Herbert

O significado deste nome é “guerreiro glorioso”, “ilustre guerreiro”, possuindo origem germânica: vem de Haribertho, nome cujo significado é “guerreiro glorioso”, “ilustre guerreiro”. Esse nome germânico é formado por her (“exército”) e berth (“glorioso”, “ilustre”, “brilhante”).

É nome considerado bem antigo. Sua popularidade ficou baixa durante a Idade Média, tendo sido reavivada por volta do século XIX. Aqui no Brasil, foi especialmente popular na década de 1980. Assim grafado, também é utilizado em países como França, Alemanha e Inglaterra.

  • Hércules

Nome que significa “aquele que dispensa o calor e a claridade”, tendo sua popularidade intimamente ligada à mitologia grega. Esse nome vem do grego Heraklês, que se acredita ter surgido a partir de onomatopeias primitivas, como Ber-ak-el e Her-ak-el, que passaram a Heracles, significando “aquele que dispensa o calor e a claridade”.

Como dissemos, tem relação com a mitologia grega: Hércules é o filho de Zeus com a mortal Alcmena. Nessa mitologia, Hércules é conhecido pelo sucesso que conquistou em suas façanhas, o que se deve por sua força.

Essas aventuras são conhecidas como Doze Trabalhos de Hércules.

  • Heriberto

Significando “exército vitorioso”, “resplendor do exército” ou, ainda, “glória e brilho do exército”, é nome visto como a versão portuguesa e espanhola para Herbert, nome germânico.

A sua origem está na forma antiga Heribertht, na qual identificados os seguintes elementos: heri, hari (“exército”) e berht, beraht (“brilho”, “resplendor”). Embora Heriberto seja bastante comum, a variante Eriberto que também é bastante popular aqui no Brasil.

  • Héverton

Nome que tem como significado “corajoso”, “resistente”, “bravo” e, ainda, “o que vem da cidade dos javalis”. Acredita-se que tenha surgido de Eofor tun, sobrenome do inglês arcaico.

Embora alguns estudiosos defendam que o significado desse nome está ligado a coragem e a bravura, a origem mais comumente apresentada para esse nome é ter surgido como um toponímico, indicando pessoas vindas ou nascidas de lugar onde havia muitos javalis.

Essa hipótese é sustentada pelo fato de em Eofor tun a primeira palavra significar “javali” e tun significar “lugar”, “cidade”. Passou a ser empregado como nome próprio apenas a partir do século XX. Nota: Também é comum encontrarmos no Brasil as grafias Everton e Ewerton.

  • Hideo

É nome de origem japonesa que tem agradado a muitos papais. Seu significado é entendido como “homem esplêndido”, “homem do Sol”.

É sempre importante destacar que em culturas orientais o momento de escolher o nome que a criança terá é muito importante. Ainda que atualmente essa importância tenha diminuído um pouco, acredita-se que o significado do nome escolhido influirá na jornada de vida da criança, daí os nomes serem cuidadosamente escolhidos.

  • Horácio

Tem um significado um tanto curioso: “aquele que é protegido pelas Horas”. Mas não estamos falando das horas no sentido de marcação de tempo. Sua origem está no latim Horatius, por sua vez com raiz no grego Horaí, que significa Horas.

De acordo com a mitologia grega, as Horas eram as guardiãs filhas de Zeus e Têmis e responsáveis por personificarem a ordem no mundo.

  • Hudson

Nome cujo significado é “filho de Ricardo” ou “filho de Hugo”, ainda podendo significar “filho do príncipe forte”, “filho do príncipe corajoso”, “filho do pensador”.

É considerado nome patronímico cuja origem é inglesa, surgido a partir de Hudd, forma carinhosa de se referir aos nomes Richard (em língua portuguesa, Ricardo) e Hugh (em língua portuguesa, Hugo).

O acréscimo son, que em inglês significa “filho” mostra que esse sobrenome está relacionado a grau de parentesco: filho de Ricardo ou de Hugo. Por tal, podemos considerar o significado desses nomes. Ricardo, formado pelos termos germânicos rik (“príncipe”) e hard (“forte”), querendo dizer “príncipe corajoso”, “príncipe forte”.

E Hugo, cuja raiz é hug, significando “espírito”, “pensamento”. Daí o significado de Hudson ser ampliado para “filho do príncipe corajoso”, “filho do pensador”.

  • Hugo

É nome com bonita sonoridade e que significa “coração”, “mente”, “espírito”, “inteligente”, “o pensador”. Surge do germânico Hugi, cuja raiz é o termo hug, para o qual existem vários significados, variando de acordo com o estudioso: “o pensador”, “inteligente”, “coração”, “espírito”, “mente”.

Esse nome foi levado à Inglaterra no século XII pelos normandos, tornando-se popular apenas no século XIII.

  • Humberto

É nome que muitos consideram com sonoridade forte. Quer dizer “brilhante pela força”, “famoso pela força”. Sua origem é encontrada no germânico Hunberct, nome formado por huni, que significa “gigante”, “força”, e por berth, que significa “brilhante”, “famoso”, “ilustre”.

Embora tenha chegado na Inglaterra levado pelos normandos no século XI, este é o nome passou a ser comum apenas durante o período da Idade Média por influência de Santo Hubert, o patrono dos caçadores.

Outras opções de nomes com a Letra H para meninos


  • Hamon: “apiedar-se”.
  • Hans: “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus.
  • Harrison: “filho de Harry”, “filho do senhor da casa”, “filho do governante do lar”.
  • Harvey: “batalha”, “guerra”.
  • Hasan: “bom”, “simpático”.
  • Haziel: “aquele que Deus viu”, “o ungido de Deus”.
  • Herculano: “relativo a Hércules”, “relativo àquele que dispensa o calor e a claridade”.
  • Hermes: “espírito da vida”, “princípio gerador da natureza”.
  • Hernan: “homem do exército”.
  • Higino: “saudável”, “sadio”.
  • Hilário: “alegre”, “jovial”.
  • Hílton: Vindo do sobrenome em língua inglesa Hilton, significa “vindo da cidade da colina”, “nascido na cidade da colina”.
  • Hiran: “meu irmão é excelso”.
  • Honório: “aquele que inspira honra”.
  • Horus: “alto”, “aquele que voa alto”, “falcão”. É o nome do deus egípcio do Sol, cuja representação é um falcão.
  • Hugh: “coração”, “mente”, “espírito”, “inteligente”, “o pensador”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra H possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.