O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes com a Letra S para Meninas e Meninos

Escolher o nome do bebê é aquele momento em que na maioria dos casos, inspiração nunca é demais. Mesmo aqueles papais que já estão com o nome na ponta da língua, que parecem desde sempre saber qual nome escolherá para o filho ou para a filha, por vezes ficam em dúvida quando a hora da decisão chega.

Alguns papais querem escolher um nome iniciado por uma letra específica. E existem vários motivos para essa vontade: promessa, para combinar com o nome do pai e/ou da mãe, para ficar parecido com o nome do irmãozinho ou da irmãzinha e por aí vai.

Se escolher o nome do bebê já é por si só um momento delicado para muitas pessoas, escolher um nome com alguma especificação de letra pode trazer um grau a mais de complexidade. Por isso, vamos ajudar você com isso!

Nossa intenção é fazer com que esse momento da escolha seja o mais natural, feliz e inspirador possível.

Portanto, confira essa seleção com os nomes mais bonitos com a Letra S e não esqueça de deixar um comentário no final do texto contando qual nome mais te agradou, combinado?

Tópicos

Nomes Femininos com a Letra S


lista-de-nomes-com-letra-s

  • Sabrina

Nome bem popular, significa “princesa”, “cacto espinhoso”, “como o sabre”, “a que é da fronteira”.

São consideradas duas hipóteses para sua origem, uma delas remetendo ao anglo-saxão. De acordo com essa hipótese, Sabrina significa “princesa”, estando ligado a uma lenda celta segundo a qual uma ninfa ou princesa teria se afogado em um rio.

Após sua morte, o rio foi batizado com o seu nome: Saverna (no original inglês, Severn). Essa história mística pode ser encontrada em A triste tragédia de Locrinus, livro escrito pelo clérigo galês Godofredo de Monmouth (1100-115), no original inglês, Geoffrey of Monmouth.

Já pela outra hipótese, Sabrina pode ter surgido ligado ao nome de origem hebraica Sara, que significa “princesa”. Tal nome pode estar ligado ao vocábulo hebraico sarár, que significa “princesa” ou às palavras acadianas sharru (“príncipe”) e sharratu (“princesa”).

Ainda no hebraico, vale indicar a existência da palavra Tzabar, cuja variante árabe é Sabra e que significa “cacto espinhoso”. É dito que mulheres judias naturais de Israel eram assim chamadas, fazendo referência à relação “espinhosa” com os israelenses.

Embora bem menos difundidas, há outras hipóteses para a surgimento desse nome, uma delas ligada a um vocábulo francês que significa “como o sabre” e outra ligada ao latim, significando “a que é da fronteira”.

A popularidade desse nome esteve muito ligada a obras ficcionais, como ao filme Sabrina (1954), estrelado por Audrey Hepburn (1929-1993), e ao seriado Sabrina, Aprendiz de feiticeira, lançado em 1996. Recentemente, esse programa foi reavivado quando a Netflix lançou, em 2018, a série O mundo sombrio de Sabrina.

  • Salete

Quer dizer “princesa”, também é entendido como “filha do rei”.

Acredita-se que tenha surgido a partir do nome inglês Sally, por sua vez forma diminutiva de Sara, nome de origem hebraica que surge de sarár, palavra entendida como “ele governou”, fazendo com que em sentido amplo esse nome signifique “filha do rei”.

Outros estudiosos admitem que Sara possa estar ligado ao grego sárra (“princesa”) ou ao acadiano sharratu (“princesa”). Alguns estudiosos admitem que possa estar ligado a La Salette-Fallavaux, nome de um lugar na França.

Sobre essa comuna francesa, considera-se que em 1846 Virgem Maria apareceu para duas crianças na montanha de La Salette. Surgiu daí Nossa Senhora de la Salette (Notre-Dame de La Salette, em francês), invocação conferida à Virgem Maria por sua aparição.

Fica em La Salette seu santuário. A adoração a Nossa Senhora de La Salette floresceu durante o século XX, fazendo com que Salete passasse a ser um nome bem popular e escolhido por questões religiosas, assim como aconteceu com demais nomes ligados a outras invocações.

  • Salomé

Tem o belo significado de “a pacífica”. Sua origem é encontrada no aramaico Shalam-zion, entendido como “a paz de Sion”.

Posteriormente, foi abreviado para Shalamzu, transformado pelos gregos em Salome. A palavra Sion, em hebraico Tzion, equivale em português a Sião, então ligado ao Monte Sião, a Terra Prometida da qual fala a Bíblia.

Ainda, a origem do nome Salomé pode ser aproximada da palavra hebraica shalon, cujo significado é “paz”, fazendo com que em sentido amplo esse nome feminino signifique “a pacífica”.

  • Samanta

Nome que apresenta alguns significados possíveis, a saber, “limite”, “término”, “a que está presente em todas as partes”, “universal” ou, ainda, “seu nome é Deus”, sendo sua origem considerada incerta.

De acordo com uma das hipóteses, veio de Samanta, nome sânscrito que combina os vocábulos sa, significando “laço”, “aderência”, “o que reúne”, ma, relacionado às ideias de tempo e de medida, e ta, significando “força”, “conservação”, “ação de transpassar”.

Isso faz com que Samanta seja nome entendido como “limite”, “término”, “a que está presente em todas as partes”, “universal”. Já por outra hipótese, é considerado a variante feminina de Samuel, nome que vem do hebraico Shemu’el.

Composto a partir do vocábulo El, significando “Deus”, “Jeová”, Samuel quer dizer “seu nome é Deus”. Ainda, há pessoas que consideram que Samanta surgiu a partir de Sam, de Samuel, combinado a antha, derivado do grego anthos que, significando “flor”, resulta no significado “flor com o nome de Deus”.

Nota: A variante gráfica Samantha também pode ser encontrada.

  • Samara

Este nome quer dizer “de Samaria”, “a que veio da cidade guardada por Deus”, “a que guarda”, “a que vigia”, “a que está atenta”, “protegida por Deus”, “aquela que ouve”, “ouvinte”.

Diante de tão variados significados, não é difícil perceber que há mais de uma origem possível para esse nome. Pode ter origem semítica ou hebraica, estabelecendo relação com a cidade de Samaria.

O nome dessa cidade em hebraico é Shomron, também podendo ser encontrado com a grafia Shomeron, significando literalmente “torre de vigia”.

Trata-se de uma montanhosa cidade localizada no Oriente Médio e erguida pelo antigo reino de Israel, sendo considerada uma cidade histórica e bíblica.

Por todo o exposto, Samara passa a ser entendido com os significados de “de Samaria”, “a que veio da cidade guardada por Deus”, “a que guarda”, “a que vigia”, “a que está atenta”, “protegida por Deus”.

Outra possibilidade é ter surgido relacionado ao nome Simão, também de origem hebraica, vindo de shamá, o que quer dizer “ele ouviu” e, por extensão, “ouvinte”.

  • Sandra

É nome bem popular, podendo significar “protetora da humanidade”, “defensora dos homens”, “a que brilha sobre os homens”.

Entende-se que esse nome surgiu como variante diminutiva de nomes como Alessandra, então de origem italiana, e Cassandra. Alessandra é a variante feminina de Alessandro, nome italiano surgido a partir de Alexandre.

Como esse nome surgiu do grego Aléxandros, composto por aléxo (“repelir”, “defender”, “proteger”) e andrós (“homem”), ficando com o significado de “protetor dos homens”, “defensor dos homens”, esses significados são passados a Sandra.

Já Cassandra, surgiu do latim Cassandra, a partir do nome grego Kassándra que, resultado da combinação de kekasmai, kad (“brilhar”) com andrós (“homem”), tem como significado “a que brilha sobre os homens”.

  • Sara

Tem o significado de “filha do rei”, “princesa”, “dama”, ou, ainda, pode ser entendido como “donzela”.

De origem hebraica, vem de sarár, que significa “ele governou”. Sua origem também pode estar ligada ao grego sárra ou ao acadiano sharratu, ambas palavras com o significado de “princesa”.

Alguns estudiosos indicam que existe outra hipótese para a origem desse nome, relacionada ao nome anglo-saxão Sabrina, que significa “princesa”. É nome que existe já há bastante tempo, havendo no Antigo Testamento bíblico uma personagem com esse nome.

Originalmente Sarai, esposa de Abraão e mãe de Isaac, seguindo a ordem dada por Deus, mudou seu nome para Sara. Por se tratar de um nome que já vem de longa data, remetendo à Bíblia, é bem mais provável que a hipótese hebraica para a origem desse nome seja a mais correta.

Nota: A grafia Sarah também é encontrada.

  • Selma

Bonito nome que tem como significado “aquela que está sob a proteção dos Anses”, “a que está protegida pelos deuses”, “mulher que está sob a proteção dos deuses”.

Esse nome é considerado a forma reduzida de Anselma, variante feminina Anselmo, cuja origem é germânica: surge a partir de Ansehelm, composto pelas palavras Anse, ansi, usado genericamente para se referir aos deuses da mitologia escandinava, e helm, que significa “capacete”, “de proteção”.

Assim, tem-se o significado de “aquele que está sob a proteção dos Anses”, passando à variante feminina como “a que está protegida pelos deuses”, “mulher que está sob a proteção dos deuses.

É nome considerado bem popular aqui no Brasil, ainda que sua incidência tenha diminuído após a década de 70.

  • Sharon

Belo nome que quer dizer “planície”. De acordo com estudiosos, surge do hebraico sharon, que tem esse mesmo significado. Aparece no Antigo Testamento bíblico em referência a uma fértil planície da costa de Israel.

Apesar disso, boa parte da sua popularidade como nome próprio está ligada à fama da atriz Sharon Stone. Aqui no Brasil, a variante gráfica Sheron também é encontrada.

  • Sheila

Quer dizer “cega”, “sábia”, “dos céus” ou mesmo “setembro”, havendo algumas hipóteses para a sua origem.

Considerado de origem irlandesa, acredita-se ter surgido como tradução fonética de Sile, nome que corresponde a Célia, este com três possibilidades de origem.

Pode ter vindo a partir de Celia, nome de origem inglesa que vem a ser forma encurtada de Cecília, nome vindo de Caecilius, cuja raiz é a palavra latina caecus, que quer dizer “cega”.

Na antiga Roma, havia uma família chamada Caecilius, o que contribuiu para a sua popularidade. Vale destacar que não necessariamente esse nome era associado a pessoas de fato cegas.

Afinal, também era empregado como forma de indicar pessoas de elevada sabedoria, partindo do princípio de que desprovidas da visão, demais sentidos seriam desenvolvidos, como o conhecimento filosófico e imparcial a respeito do mundo e dos seres.

Outra hipótese para a origem de Célia é ter surgido do vocábulo latino coeli, caelum, cujo significado é “dos céus”. Por fim, considera-se como possível estar ligado ao nome masculino Célio que, vindo do etrusco celi, quer dizer “setembro”.

  • Shirley

Nome de elegante sonoridade cujo significado é “nascida ou habitante do lugar pertencente ao condado”, sendo por isso considerado nome toponímico, ou seja, nome que surge fazendo referência ao local de nascimento ou onde alguém habita.

Segundo pesquisadores, originalmente surgiu com as grafias Schyrelayg, Shireleye, Sirelei, carregando o sentido de “lugar pertencente ao condado”.

Curiosamente, esse nome feminino surgiu como sobrenome, empregado como forma de distinguir as pessoas a partir de alguma característica; no caso, a partir do local de nascimento ou de habitação.

Passou a ser utilizado como primeiro nome apenas há poucos séculos e era escolhido para meninos.

  • Silvia

Nome bem comum em vários países além do Brasil, como Espanha, Portugal, Itália e Alemanha, significa “a que habita na floresta”, “a que vive no bosque”.

Segundo estudiosos, surgiu como nome feminino a partir de Silvius, nome de uma bem antiga família romana.

Sua raiz é encontrada em silva, palavra latina cujo significado é “bosque”, “floresta”, permitindo que o sentido desse nome de família e, consequentemente, de Silvia sejam ampliados de forma a indicar pessoas que habitam lugares do tipo.

De acordo com a lenda sobre Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, Rhea Silvia (grafia original) foi a mãe dos dois.

Nota: Embora tradicionalmente esse nome não seja acentuado, pode aparecer grafado Sílvia, com acento agudo.

  • Simone

De acordo com estudiosos, é nome de origem francesa, surgindo como forma feminina do nome Simon.

Assim, seu significado é “a que ouviu”, “ouvinte”, também podendo ser entendido como “a obediente”.

O nome Simon, correspondente a Simão, tem sua origem no hebraico Shimon, nome derivado de shamá, que significa “ele ouviu”, tendo seu sentido ampliado para “ouvinte”, “o obediente”.

Existe uma segunda e bem menos difundida hipótese para a sua origem, ter vindo do grego Símon, forma diminutiva de Simonides, que significa “aquele que tem o nariz é achatado”.

A hipótese mais defendida é aquela que relaciona Simão à origem hebraica.

  • Socorro

É nome praticamente autoexplicativo, tendo como significado literal “ajuda”, “auxílio”.

Surge a partir do latim succursus (“ajuda”, “auxílio”), do verbo latino succurrere (“correr para ajudar”).

O nome Socorro é considerado nome de origem religiosa, principalmente por conta de Nossa Senhora do Socorro ou Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, títulos religiosos atribuídos a Maria, mãe de Jesus Cristo.

Nota: Tradicionalmente, é encontrado junto com Maria, formando o nome composto Maria do Socorro.

  • Sofia

É nome bastante popular que encanta por sua sonoridade e, principalmente, pelo seu significado. Quer dizer “sabedoria”, “a sábia”.

É nome que possui origem grega, vindo de sophia, vocábulo cujo significado é “sabedoria”, sendo ampliado para “a sábia”. A grafia Sophia, então semelhante à palavra grega de origem, também pode ser encontrada.

Alguns estudiosos e costumam entender esse nome como sendo o nome da forma feminina da santidade chamada Verbo.

Dentre os cristãos, esse nome ficou muito popular por influência de Santa Sofia. Convertida ao Cristianismo bem jovem, Sofia dedicou sua vida a pregar a palavra de Jesus Cristo.

Por conta disso, o prefeito de Roma na época, Antíoco, perseguiu-a; daí a jovem ser considerada uma mártir.

Além disso, os primeiros cristãos consideravam que o nome Sofia representava a personificação da sabedoria.

Existe na Turquia uma basílica chamada Santa Sofia que, ao contrário do que muitos costumam acreditar, não homenageia a santa da qual falamos, mais sim a sabedoria em si.

Em forma romanizada, o nome dessa basílica é Agia Sofia, o que significa “Santa sabedoria”. Trata-se de um nome que é encontrado em diversos países, sempre com relativa popularidade.

Nota: A grafia Sophia, semelhante à palavra grega de origem, também pode ser encontrada. Embora mais raramente, também é possível encontrar aqui no Brasil Sophie, a grafia francesa.

  • Solange

Seu significado é “solene”, “majestosa”, “pessoa importante”, “digna”.

Acredita-se que tenha surgido a partir de solemnia, sollemnis, palavras que em latim significam “solene”. A partir delas, surgiram os nomes Solan e Soland, até resultarem em Solange, nome francês escrito precisamente dessa forma.

É o nome de uma santa. Nascida em 863 na França, Solange foi uma pastora que, encantada com a história de Santa Inês, seguiu seus passos, consagrando sua vida a Deus e fazendo voto de castidade.

Sempre que possível, Solange visitava os mais pobres e partilhava com eles o pouco que ela própria tinha, além de visitar os doentes e orar com eles, por isso ficando conhecida por seu amor e por sua compaixão.

A história de Sainte-Solange (Santa Solange, no original francês) sem dúvidas contribuiu para a popularidade desse nome.

  • Sonia

Quer dizer “sábia”, “sabedoria”, assim sendo um nome feminino com bonito significado.

Estudiosos acreditam que tenha surgido a partir de Sonja, forma diminutiva em russo do nome Sofia. Assim, sua origem está ligada à palavra grega sophia, cujo significado literal é “sabedoria” e, por extensão, “a sábia”.

Alguns estudiosos tendem a afirmar que Sonja, na realidade, surgiu em russo a partir de origens eslavas; já outros, que surge no escandinavo.

Ainda, é possível encontrar alguns significados bem menos difundidos, como “dourada”, “cor dourada”.

Nesse caso, considera-se que Sônia surgiu do hindu sonāa, vindo do sânscrito suvarna e cujo significado remete à cor dourada. A primeira hipótese apresentada é a mais comumente citada.

  • Soraia

Nome cujo significado é “princesa”, “brilhante”, “luminosa”, “estrela da manhã” ou, ainda, “a que é como as Plêiades”. Surge a partir da árabe Thurayya, que quer dizer “luminosa”, “brilhante”.

O significado de “a que é como as Plêiades” deve-se ao fato de que em nosso idioma, Soraya (ou Plêiades) é utilizado para nomear um aglomerado de estrelas que pode ser visto nos dois hemisférios.

Já no persa, esse também é nome atribuído ao planeta Vênus que, podendo ser visto durante o dia, é chamada de “estrela da manhã”, significado passado a Soraia.

Muitas pessoas consideram “princesa” como um dos significados possíveis porque a já citada palavra árabe também resultou nos significados de “princesa” e “preciosa”, somando-se a isso o fato de que muitas princesas árabes tiveram esse nome, fazendo com que Soraia arremetesse a realeza.

Nota: A variante gráfica Soraya pode ser facilmente encontrada.

  • Stéfani

Quer dizer “a coroada”. De origem grega, surge a partir de Stéphanos, cujo significado é precisamente “o coroado”.

Esse nome grego resultou primeiro no nome latino Stephania. Esse nome apresenta, então, tem diferentes variantes, como Estefânia, Stéfany, Stephanie, Stéphany e outras.

É considerado nome muito bonito pela alusão feita a coroa, símbolo de realeza e de poder, e pela simbologia divina que carrega.

  • Stela

Seu significado é “estrela”, surgindo a partir do latim stella, palavra com esse mesmo significado.

Para alguns historiadores, a origem desse nome também está ligada ao persa stara, ao caldeu ishtar e ao hirita shittar, vocábulos entendidos como “estrela” ou mesmo “a escrita brilhante”.

Segundo documentos, surgiu pela primeira vez quando o poeta inglês Philip Sidney (1554-1586) lançou seus sonetos na obra Astrophel and Stella, mas passou a ser mais frequente a partir do século XIX.

Entretanto, a popularidade desse nome também pode estar ligada a Stella Maris, termo latino cujo significado é “estrela do mar”, sendo um dos títulos atribuídos a Maria, mãe de Jesus Cristo.

Nota: São variantes gráficas desse nome Estela e Stella.

  • Suelen

O significado deste nome é “flor brilhante” ou mesmo “lírio reluzente”.

Assim escrito, é considerado variante de Suellen, nome de origem inglesa cuja grafia também pode ser encontrada aqui no Brasil.

De acordo com os estudiosos, Suellen representa a união de dois nomes, Sue e Ellen, sendo preciso entendê-los.

O nome Sue é uma das variantes de Susana, nome que surge a partir do hebraico Shoshannah, vindo de shoushan, que literalmente quer dizer “lírio”, “açucena”. Seu sentido também pode ser ampliado para “pureza”, uma vez que essa é a simbologia atribuída à flor lírio.

Já o nome Ellen está ligado a Helena, vindo do grego Heléne, a partir da raiz hélê; então, Ellen quer dizer “raio de sol” e, em sentido amplo, “a reluzente”.

  • Sueli

Tem como significado “a que brilha”, “a que é cheia de luz”. Sua origem deu-se a partir de suel, vocábulo de origem germânica que quer dizer “luz”.

Então, o significado de Sueli tem a ver com caracterizar com luz a pessoa portadora desse nome.

É interessante que Sueli fica, assim, com o mesmo significado que Lúcia, nome vindo da palavra latina lux, que quer dizer “luz”.

  • Susana

É belo nome cujo significado é “lírio”, “açucena”, também sendo entendido como “pureza”.

Surge no hebraico Shoshannah que, vindo da palavra shoushan, literalmente significa “lírio”, “açucena”. Vale destacar que para alguns estudiosos, a palavra hebraica pode estar ligada a sšn, que em egípcio quer dizer “lótus”.

Como o lírio, também chamado de açucena, é uma flor popularmente relacionada ao simbolismo da pureza, esse sentido é herdado por Susana. De acordo com documentos, desde o século X esse nome já aparece em Portugal.

Durante a Idade Média, foi nome muito popular, acreditando-se ter sido homenagem à personagem bíblica Susana, cuja história é contada no Antigo Testamento, sendo ela uma mulher injustamente acusada de ter cometido adultério.

Nota: São variantes desse nome Suzana e Susan, esta a versão em língua inglesa desse nome.

Outras opções de nomes com a Letra S para meninas


  • Sabina: “a mulher da Sabine”, então fazendo referência a uma antiga região central da Itália.
  • Safira: “Pedra preciosa de cor azul”.
  • Sâmia: “elevada”, “sublime”, sSuprema”, “seu nome é Deus”.
  • Samira: “vigorosa”, “cheia de vida”, “animada”.
  • Sandy: Sua origem é inglesa, sendo empregado como forma diminutiva de nomes como Alexandra e Alessandra. Assim, quer dizer “a que protege a humanidade”, “a que defende os homens”.
  • Sasha: Surgiu na Rússia como apelido para Alexander e Alexandra, ou seja, apelido unissex. Significa “protetora do homem”, “defensora da humanidade”.
  • Sebastiana: “sagrada”, “venerável”, “gloriosa”.
  • Selena: “Lua”, “deusa da Lua”.
  • Serena: “serena”, “tranquila”, “clara”.
  • Sibila: Surge ligado à mitologia grega, sendo Sibila sacerdotisa de Apolo. Sibila tem, então, relação com o dom da profecia e do conhecimento do futuro.
  • Silvana: “proveniente da floresta”, “a que vive na Floresta”.
  • Sol: “Sol”, “solene”, “majestosa”, “que recebe Sol”.
  • Stefânia: “a que tem uma coroa”, “a coroada”.
  • Suane: Considerado variante de Susana, quer dizer “lírio”, “açucena”, “pureza”. Ainda, pode ser entendido por algumas pessoas como de origem indígena, fazendo com que seu significado passe a ser “a flor que não morreu”, então relacionado a Suiane.
  • Suiane: A sua origem não é muito precisa. Algumas pessoas indicam ter surgido a partir de Susana, então significando “lírio”, “açucena”, “pureza”. Mas pode ser que sua origem tenha se dado a partir da língua indígena tupi e, nesse caso, seu significado passaria a ser “a flor que não morreu”.
  • Susan: É a variante em língua inglesa de Susana, então significando “lírio”, “açucena”, “pureza”.

Nomes Masculinos com a Letra S


  • Salomão

Já iniciamos nossa lista com um nome de sonoridade bem forte. Seu significado é “o pacífico”, surgindo da palavra hebraica Shelomon que, vindo de Shalom, quer dizer “paz”.

Muito da popularidade desse nome está ligada à Bíblia, contando a história de Salomão, o terceiro rei dos judeus e filho de Davi, conhecido tanto por sua sabedoria e bons relacionamentos quanto pelo fato de ter levado Israel ao seu mais alto poder.

Vale destacar que Shalom é palavra bastante presente na Bíblia, sendo encontrada diversas vezes com sentido de paz e desejo de bem-estar entre pessoas.

Ela pode ser encontrada na saudação que Jesus Cristo frequentemente fazia, Shalom Aleichem, entendida como “a paz esteja convosco”.

  • Salvador

É nome que também pode ser encontrado em demais países, como Espanha. Apresenta como significado “aquele que salva”, “salvador”, “relativo Jesus Cristo”.

Tem sua origem encontrada em salvator, palavra que em latim significa “salvador”.

Pode facilmente ser considerado um nome que carrega expressão religiosa, pois Jesus Cristo também é chamado de o Salvador.

  • Samuel

É um nome muito bonito cuja popularidade vem de longa data, estando presente há várias gerações e em vários países. Quer dizer “nome de Deus”, “Deus ouve”.

Encontra-se sua origem no hebraico Shemu’El, cujo significado é “seu nome é Deus” ou mesmo “Deus ouve”. É formado a partir dos vocábulos shem, shema, shum que, ligado ao aramaico, significa “nome”, e El, que significa “Deus”.

Como shem, shema, shum também formam sh’ma, que significa “ouvir”, essa ideia consequentemente pode estar presente em Samuel. É especialmente querido por conta do Antigo Testamento da Bíblia, em que aparece Samuel, o primeiro profeta depois de Moisés.

Segundo a Escritura Sagrada, Ana não conseguia ter filhos e, em oração a Deus, disse que se um dia tivesse um filho, seria entregue para servir a Deus.

Suas orações foram atendidas, nascendo Samuel, que foi entregue ao templo de Silo e ficou famoso por consagrar Saul como o primeiro rei de Israel.

  • Sandro

Quer dizer “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. Surgiu como forma reduzida de Alessandro, por sua vez versão italiana de Alexandre, sendo por isso necessário entender este nome.

Alexandre surge a partir do nome grego Aléxandros, no qual são identificados os vocábulos aléxo, significando “repelir”, “defender”, “de proteger”, e andrós, significando “homem”.

Tem-se, então, o literal significado de “defensor da humanidade”, podendo ser ampliado para “o que repele os inimigos”.

  • Santiago

Este é nome também encontrado em países como Portugal e Espanha e com popularidade. Significa “Santo Iago”, “Santo Tiago”.

Trata-se da junção em língua espanhola das palavras Santo e Iago, inicialmente surgindo como Sant’Iago. Assim, é preciso entender o significado de Iago.

Esse nome é a variante espanhola de Jacó, tendo sua origem no hebraico Yaaqobh, nome cuja origem está ligada às palavras iqbá (aramaico), aqib (árabe) e iqbu (acadiano), que significam “calcanhar”.

O significado desse nome é entendido como “aquele que vem do calcanhar”, tendo sua significação explicada na Bíblia. Nas Escrituras Sagradas, Jacó (em espanhol, Iago) nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.

Além dessa figura bíblica, o próprio nome Santiago está na Bíblia, sendo ele um dos 12 apóstolos de Jesus os Cristo. Também é conhecido como “Santiago Maior”, “São Tiago” ou mesmo Santiago de Compostela, famoso por ser considerado o responsável pela evangelização da Espanha.

Santiago foi degolado e seu corpo está sepultado na Catedral de Santiago de Compostela, destino conhecido como um dos três maiores centros de peregrinação do mundo.

A rota até lá é feita por fiéis principalmente desde o século XIX e o percurso mais tradicional, também o mais longo, chega a durar 30 dias.

  • Saulo

Carrega como significado “aquele que foi muito desejado”, “o que foi pedido insistentemente”, “aquele que foi conseguido através de orações”.

A origem desse nome é encontrada no hebraico Saul, nome que traz esses significados. A forma Saulo veio da variante grega desse nome hebraico: Chaul. É considerado nome bíblico e, curiosamente, tanto Saul quanto Saulo aparecem nas Escrituras Sagradas.

Saul aparece no Antigo Testamento, nome do primeiro rei de Israel. Saulo aparece no Novo Testamento, sendo Saulo de Tarso, posteriormente passando a ser conhecido como apóstolo Paulo, e depois, São Paulo, um dos principais pregadores do Cristianismo.

A história do significado de Saulo é bem marcada pela religiosidade, pois era nome escolhido durante os tempos antigos para os filhos que haviam sido fortemente desejados pelos pais.

Vistos como frutos de um milagre, um significado muito especial ligado a esse nome é “aquele que foi conseguido através de orações”.

  • Sebastião

É nome que quer dizer “sagrado”, “venerável” e, ainda, reverenciável”. Surge a partir do nome grego Sebastianós, cuja raiz, sebastós, significa “sagrado”, “venerável”.

Esse nome resultou no nome latino Sebastianus e, posteriormente, Sebastião. Algumas pessoas afirmam que Sebastianós seria, na realidade, tradução de Augustus, palavra latina que era usada pelos imperadores romanos como forma de ressaltar o quão valoroso eram.

Entretanto, pela pouca difusão dessa hipótese, não é totalmente confirmada. Já outra hipótese pouco mais difundida é estar ligado a Sebastia, nome de uma antiga cidade da Capadócia. Então, esse nome designaria pessoas ligadas a esse lugar.

É bastante popular por conta de São Sebastião, soldado romano que, no século III, foi morto a flechadas. O imperador da época, Diocleciano, descobrindo que São Sebastião seguia o Cristianismo, ordenou sua morte.

Durante o período medieval, foi nome bastante popular em países como França, Espanha e Portugal.

Nota: A variante Sebastian, comum em países falantes de língua inglesa, também pode ser encontrada.

  • Sérgio

O significado deste nome costuma ser apresentado como sendo “protetor”, “guardião”.

Há mais de uma hipótese de origem para Sérgio, fazendo com que seja nome cuja origem é considerada incerta.

A hipótese mais provável é que tenha surgido no etrusco, tendo passado ao latim como Sergius, sendo entendido como “protetor”, “aquele que protege”, “guardião”.

Entretanto, alguns estudiosos consideram como possível ter surgido da palavra latina servius, o que faria com que Sérgio carregasse o significado de “escravo”, “servo”.

É importante frisar que essas hipóteses bastante teóricas, não havendo muita certeza sobre a origem desse nome.

  • Severino

Nome bem popular cujo significado é “pouco severo”, “pouco duro”.

É considerado a forma diminutiva de Severo, nome que surgiu do latim Severus, a partir da palavra severus, que literalmente significa “severo”.

Surgiu inicialmente como sobrenome bastante popular na Itália, sendo encontrado em Portugal por volta do século XVII com a grafia Severim.

  • Sidnei

É nome que tende a apresentar diversas grafias, dentre elas Sídnei e Sidney, esta a forma original de seu surgimento. Significa “ilha larga”.

Surgiu inicialmente como sobrenome composto a partir das palavras anglo-saxônicas sid, que significa “largo”, e eg, que significa “ilha”.

De acordo com estudiosos, esse era o nome dado a vários lugares na Inglaterra, posteriormente passando a ser usado como sobrenome, provavelmente indicando pessoas vindas dessas regiões.

Ainda, há aqueles que defendam que Sidney é uma adaptação de Saint-Denis, nome de uma vila na Normandia, localidade francesa, assim escrito desde o francês antigo.

Como essa teoria também se refere a um lugar, a hipótese de Sidney ter surgido como sobrenome indicativo de onde uma pessoa vinha ou reside segue bastante provável.

  • Silas

Nome cujo significado é “habitante da floresta”.

Sua origem é grega, tendo surgido a partir de Sílas, nome considerado forma reduzida de Silouanos, por sua vez nome que corresponde a Silvanus, nome latino derivado de silva, vocábulo que significa “floresta”, entendido literalmente como “habitante da floresta”.

Esse nome latino também resultou no nome Silvano. Também é possível encontrar quem relacione Silas à palavra siba, que em aramaico significa “o desejado”. Apesar disso, a hipótese de ter surgido a partir do grego é a mais difundida.

É pela primeira hipótese que se acredita ter surgido como forma de indicar pessoas que residiam ou que trabalhavam em áreas de floresta.

É considerado nome bíblico, havendo no Novo Testamento personagem assim chamado; trata-se de um cidadão romana que acompanhava São Paulo em suas viagens.

Na Inglaterra, esse nome já existia desde antes da Reforma Protestante, mas era bem pouco usado na época, passando a ser bem mais utilizado a partir do século XVII.

  • Silvério

Nome que tem como significado “que veio das selvas”. Inicialmente um sobrenome, tem origem na palavra latina silva, que significa “mata”, “floresta”, “selva”, então sobrenome que indicava o local onde alguém nascera ou residia.

Parte de sua popularidade deve-se ao Papa Silvério, venerado pela Igreja Católica como santo.

  • Silvio

Possui o significado de “habitante da floresta”, “o que vive no bosque”.

De acordo com estudiosos, surgiu a partir de Silvius, nome de uma família da antiga Roma, tendo como raiz silva, palavra que em latim significa “bosque”, “floresta”, ampliando o sentido desse nome para a ideia de habitante de lugares do tipo.

Muitas fontes indicam que Silvius tem como significado “espírito da floresta”, então sentido que seria passado a Silvio.

  • Simão

É nome de origem hebraica. Significa “aquele que ouve”, “ouvinte”.

Surge do nome Shimon, Shi’mon, cuja raiz está em shamá, termo que em hebraico significa “ele ouviu”, tendo seu sentido ampliado para “ouvinte”.

Por conta de seus significados, algumas pessoas também compreendem esse nome com o sentido de “obediente”.

É nome capaz de carregar forte religiosidade, pois na Bíblia há algumas personagens assim chamadas, com especial destaque para Simão Evangelista, apóstolo que ajudou Jesus Cristo a carregar sua cruz.

Atendendo ao pedido de Jesus, posteriormente mudou seu nome para Pedro, ficando então conhecido como São Pedro.

Nota: Também podem ser encontradas suas variantes Simeão e Simon, esta por influência da língua inglesa.

  • Stefano

Com sonoridade bem marcante, é considerado uma variante de Estéfano, então significando “o coroado”.

Surge na língua grega, a partir de Stéphano, por sua vez originados a partir do latim Stephanus, nome cujo significado é literalmente “o coroado”.

É considerado nome muito bonito, principalmente pelo significado relacionado a coroa, ou seja, simbolizando poder e até mesmo aproximação com o divino.

  • Stênio

Tradicionalmente, a grafia deste nome é, na realidade, Estênio. Mas como Stênio é variante gráfica bem conhecida, foi inserido na lista de nomes masculinos que começam pela letra S.

Significa “força”, havendo mais de uma hipótese para sua origem. Pode estar ligado à palavra inglesa stone, ligada ao inglês médio stan, ston, que significa “pedra”. Nesse caso, em sentido amplo por conta de sua rigidez, tem-se o significado de “força”.

Também é possível que tenha vindo do grego Sthenós, nome comumente apresentado com o significado de “força”. Apesar de ser um nome masculino, pode estar ligado a Esteno, nome de uma górgona da mitologia grega.

Nessa mitologia, as górgonas eram mulheres consideradas monstros, tendo serpentes ao invés de cabelos. Sthenós e, consequentemente, Esteno podem estar ligados ao latim stheno, que quer dizer “vigor”, “forte”.

Ainda, pode ter sua origem ligada a Sten, nome que surgiu a partir do nórdico Steinn, que quer dizer “pedra”, da mesma forma que o substantivo alemão Stein.

É importante destacar que algumas pessoas consideram que se trata de um nome inventado, resultado da junção de Stela (nome que quer dizer “estrela”) com Antônio (nome que quer dizer “digno de apreço”, “vaidoso”, “de valor inestimável), provavelmente nome dos pais da criança.

Outras opções de nomes com a Letra S para meninos


  • Sabino: “vindo do povo protegido pelo deus Sabus”, “da raça dos sabinos”.
  • Samir: “vigoroso”, “animado”, “eloquente”, também havendo quem o entenda como “companheiros e conversas”, “comunidade agradável” ou mesmo “brisa de verão”, “brisa refrescante”.
  • Santino: “santo”, “consagrado”, “virtuoso”.
  • Saul: Variante de Saulo, quer dizer “o conseguido por meio de orações”, “o solicitado”, “o desejado”.
  • Sávio: É nome de origem bem incerta, por isso havendo vários significados possíveis: “beijo”, “inteligente”, “brilhante”, “são”, “saudável”, “salvo”.
  • Sebastian: Variante em língua inglesa de Sebastião, significa “sagrado”, “venerável”, “reverenciável”.
  • Serafim: “ardente”, “incandescente”.
  • Silvano: “habitante da floresta”. O nome Silviano é considerado sua variante gráfica.
  • Sócrates: “poder interino”, “poder ileso”, “poder seguro”.
  • Stanley: Nome de origem inglesa, inicialmente surgido como sobrenome, significa “habitante das rochas”, “campo das rochas”.
  • Steve: É outro nome de origem inglesa bem conhecido. Compartilhando origem com Stéfano, quer dizer “o coroado”.

Considerações Finais


Conta aqui nos comentários o que você achou da nossa lista! Adoramos conhecer a opinião dos nossos leitores. E já que você vai comentar, que tal contar também aquele nome que você mais gostou?

Fica ligado nos nossos conteúdos, estamos sempre preparando mais listas interessantes de nomes, tudo para ajudar você a escolher aquele nome especial para o seu bebê.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes com a Letra S possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.