O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Escoceses Femininos

“Há duas estações na Escócia: junho e inverno”. Essa frase foi dita pelo comediante escocês Billy Connolly.

E quando lembramos que de junho a agosto é o período com muita cara de verão na Europa, com temperaturas em geral bem elevadas mesmo em países conhecidos por episódios de neve, dá para imaginar o que ele quis dizer com isso.

Essa fala também traduz bem o comportamento do escocês. É um povo que se considera engraçado e bem-humorado, com um tipo de humor em geral bastante irônico e até mesmo autodepreciativo.

Eles costumam saber rir de si mesmos, sem se levarem muito a sério.

A Escócia é um desses países muito interessantes, com belezas extraordinárias mesmo nas áreas urbanas (sugerimos buscar na internet imagens da capital Edimburgo para entender o que queremos dizer) e riquíssima cultura, mas que é bem menos conhecido do que alguns outros.

Para se ter nem que seja vaga ideia de quão rica essa cultura é, além de ter sido bastante influenciada pelos vikings, ainda hoje as marcas do período da invasão vikings são encontradas nos costumes escoceses, fazendo com que se diga que a influência escandinava persiste na Escócia.

Por exemplo, no mês de janeiro ocorrem festivais vikings em vários pontos do país, com riqueza de detalhes e solenidades com ritos que tentam se aproximar o máximo possível daquilo que era efetivamente realizado pelos vikings.

Sim, muitos escoceses têm orgulho da herança viking.

Há, ainda, o chamado Roteiro Viking, que consiste em explorar localidades escocesas que guardam essa influência. E esse circuito independente da época do ano.

Dá muita vontade de se dedicar a explorar traços culturais, né? Mas o objetivo do nosso texto é falar de um ponto bem específico: o gosto pelos nomes.

É por isso temos produzido variados textos temáticos trazendo nomes populares e bonitos em diferentes países. E, claro, sempre aproveitando a oportunidade para falar um pouco sobre traços culturais, ainda que de forma bem geral.

Como você verá, a preferência escocesa pelos nomes femininos aqui listados consegue refletir tamanha miscigenação cultural.

E já que falamos em preferência… Qual será o seu nome preferido dessa lista?

Tópicos

Nomes Femininos Escoceses Comuns e Populares


  • Alisa

Variante de Alicia, quer dizer “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, “de sangue nobre”, “respeitada”, “majestosa”.

Sua origem está, portanto, no nome do qual partiu Alicia: Alice. O nome Alice é entendido como forma diminutiva de Adelaide, nome vindo do germânico Adalheidis e com raiz em Adaliz, composto a partir dos termos germânicos adal, significando “nobre”, e heidis, significando “tipo”, “espécie”.

Por remeter à nobreza, esse nome tende a apresentar como sentidos ampliados “respeitada”, “majestosa”. Alicia foi nome especialmente comum na França e na Inglaterra do século XII.

  • Analise

A precisão de sua origem é considerada incerta, o que impacta em seu significado.

Geralmente, aparece ao lado dos sentidos de “pequena graciosa”, “pequena cheia de graça”, “Deus é juramento para essa mulher graciosa”, “Deus é abundância para essa mulher cheia de graça”.

Pode ter surgido a partir do francês Anely, forma diminutiva ligada ao nome Ana, cuja origem está na forma hebraica Hannah, significando “graciosa”, “cheia de graça”. Por se tratar da forma diminutiva, Analise fica entendido como “pequena graciosa”, “pequena cheia de graça”.

Pela outra possibilidade de origem, Analise seria o resultado da combinação de Ana com Liese, forma reduzida em alemão e holandês de Elisabeth, nome também com origem hebraica: de Elishebba, que quer dizer “Deus é juramento”, “Deus é abundância”.

Como essa segunda hipótese também parte de forma diminutiva, o significado seria “Deus é juramento para essa mulher graciosa”, “Deus é abundância para essa mulher cheia de graça”.

  • Annabella

Quer dizer “graciosa e bela”, “mulher cheia de graça e bela”. É entendido como o resultado da combinação de Ana com o adjetivo bela.

O nome Ana tem sua origem no Hannah, significando “graça”, “graciosa”, “cheia de graça”. Exaltando beleza, há adjetivos semelhantes em diferentes línguas, como bela (português e espanhol), bella (italiano) e belle (francês).

Ainda, é admitida a hipótese de que Annabella é variante de Anabel, forma latinizada de nomes ingleses antigos como Annabel, Annabill e Annabille.

Por fim, há quem diga ser tratar da a combinação de Ana com Isabella, nome variante de Isabel, por sua vez variante de Elizabeth, nome de origem hebraica e que significa “Deus é juramento”.

Segundo documentos, Annabella surgiu na Escócia em meados do século XII, tendo sido muito utilizado como forma anglicizada do gaélico Barabal.

  • Astrid

A pronúncia forte desse nome que esconde o agradável significado de “divinamente bela”, “força divina”.

Com origem escandinava no nórdico antigo, surge a partir de Ástríðr, nome composto pelos vocábulos áss, o que quer dizer “deus”, e fríðr, que quer dizer “bela”; assim, tem-se o sentido ampliado de “divinamente bela”.

É interessante que esse nome exista desde o século X, sendo especialmente reservado às mulheres da realeza escandinava. Alguns estudiosos acreditam que esse nome tenha sua origem no germânico Ansitruda, formado por ansi, que significa “deus”, e por drudi, que significa “força”.

No caso da presença do nome Astrid na Escócia, a primeira hipótese é vista como a mais provável.

  • Ayla

Belo e sonoro nome ligado aos significados de “luz da Lua”, “luar” e, também, “carvalho”, “terebinto”. Já se percebe haver duas possibilidades para a sua origem.

Uma delas diz ter surgido a partir do termo turco ay, que significa “Lua”, ampliando o sentido de Ayla para “luz da Lua”, “luar”.

Já a outra hipótese entende ter vindo de Eilah, que em hebraico significa “carvalho” ou “terebinto”, esta uma árvore tipicamente mediterrânea cujas flores são púrpura avermelhadas.

Menos difundida é a terceira hipótese, ter surgido a partir da combinação em grego de aer, que quer dizer “névoa”, “ar”, com aura, que quer dizer “brisa”, “respiração”.

  • Bonnie

Nome que significa “amável”, “bonita”. Embora nome inglês, atribui-se sua origem ao vocábulo francês  bon, que significa “bom”.

É curioso que na Escócia e na Irlanda Bonnie esteja associado aos significados de “amável”, “bonita”, mas em outros países seja entendido como “bondosa”, “menina bondosa”.

  • Casey

Há poucas informações que precisem a história desse nome, apesar de sua popularidade.

Muitas fontes limitam-se a dizer que seu significado é “aquela que vigia”, sem explicar muito sobre sua origem. Já outras pessoas defendem ter surgido do sobrenome irlandês Ó Cathasaigh, indicando descendência e, portanto, significando “descendente de Cathasach”; por essa hipótese, é o nome dado a meninos.

Por fim, há quem diga se tratar de forma reduzida do nome Cassandra que, com raiz no grego Kassándra, quer dizer “a que brilha sobre os homens”.

Popular como nome feminino na Escócia, Casey é nome unissex, o que dificulta ainda mais precisar sua origem e significado.

  • Claire

É considerado a variante em língua inglesa de Clara, assim significando “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”.

Considerado nome bonito e delicado, sua origem é encontrada no adjetivo latino clarus, tem como significado “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”.

A popularidade desse nome deve-se, em parte, à Santa Clara de Assis, que viveu de 1194 a 1253.

Além de ser conhecida como a padroeira dos cegos, das bordadeiras e das lavadeiras, deve-se a ela a fundação da Ordem das Clarissas, na Itália.

  • Effie

Significa “boa reputação”. De origem escocesa, é considerado a forma diminutiva de Eufémia, nome cuja raiz está no grego euphemía, que quer dizer “boa reputação”, composto a partir de eu (“bem”, “bom”) e phême (“fama”).

Algumas fontes apontam como significado “palavra de bom agouro”.

  • Esme

É um bonito nome cujo significado é “estima”, “muito amor”, “amada”, entendido por alguns como “esmeralda”.

Uma hipótese bastante difundida é estar ligado ao vocábulo francês esmer, que quer dizer “estima”, então também capaz de refletir amor, o que aparece em seus significados ampliados.

Outras pessoas interpretam que Esme é a forma reduzida do nome Esmeralda, cuja origem está na palavra grega smaragdos, que tem esse significado.

  • Fiona

É nome bem conhecido e que significa “justa”, “branca”.

De acordo com os estudiosos, é a variante feminina de Fionn, nome que, derivado do irlandês antigo finn, significa “justo”, “branco”.

A fama internacional desse nome deve-se principalmente ao filme de animação Shrek (2001).

  • Gladys

Variante de Cláudia, quer dizer “coxa”, “manca”, havendo quem o entenda como “país”, “regra”, “princesa”.

Acredita-se que tenha surgido a partir de Gwladys, forma gaulesa de Cláudia, nome que vem a ser a variante feminina de Cláudio, com origem no latim Claudius, a partir da palavra claudus, que quer dizer “coxo”.

Muito provavelmente, surgiu a partir do traço físico do patriarca da família; no caso, o andar manco.

Alguns estudiosos apontam que Gladys possa estar ligado a Gwlad, vocábulo gaulês empregado no sentido de “país”, “regra” e até mesmo “princesa”.

  • Iona

Não é nome da qual muito se fala.

A grande a possibilidade é significar “pomba”, “anunciadora da paz”, então apresentando origem a partir de Yonah, nome hebraico que carrega esses significados.

Para os mais religiosos, Yonah é nome muito querido pelo simbolismo da pomba: símbolo da paz e, principalmente, de Espírito Santo.

  • Isla

Sonoro nome cujo significado é “ilha”.

Embora muitos remetam essa origem ao espanhol, havendo nesse idioma o substantivo isla (“ilha”), está relacionado a Islay, nome de uma famosa ilha escocesa voltada especialmente para a produção de whisky e rota turística.

  • Leslie

Surge no escocês a partir de Lesslyn, nome de uma localidade.

Então, estamos diante de um topônimo, isto é, nome utilizado para indicar onde uma pessoa nasceu ou de onde vem. O nome desse lugar muito provavelmente derivou do gaélico leas Celyn, com provável significado de “jardim de azevinho”, o que seria passado a Leslie.

Nota: Em alguns países, é usado como nome unissex.

  • Maisie

Estamos diante de um bonito e sonoro nome que quer dizer “pérola”, “pérola alva”. De origem escocesa, é entendido como forma diminutiva de Margarita (Margarida).

Assim, sua origem é encontrada no latim Margarita, surgido do grego margarítes, cujo significado é “pérola”.

Quanto a essa palavra, acredita-se que os gregos tenham chegado a ela através dos termos persas murvarid, murwari, que querem dizer “criatura de luz”.

  • Megan

É nome cujo significado vem a ser “pequena pérola”, então compartilhando um pouco a origem com o nome do qual acabamos de falar.

Megan é considerado a forma diminutiva galesa de Margaret, nome que é a forma inglesa de Margarida, então com origem no nome latino Margarita, com raiz no grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

De acordo com estudiosos, esse vocábulo chegou aos gregos através de murvarid, murwari, palavras que em persa significam “criatura de luz”.

  • Moira

É nome que encanta por sua sonoridade peculiar e significado. Com frequência ligado aos significados de “parte”, “quinhão”, tem na mitologia grega sua origem.

Nela, Moira é uma das três irmãs responsáveis por decidirem o destino tanto dos deuses quanto dos homens.

Por isso, pode ser considerado nome que carrega certo misticismo.

  • Rebecca

Este nome quer dizer “união”, “ligação”, “aquela que une” ou, ainda, “mulher beleza que cativa ou prende os homens”.

Tem origem no nome hebraico Ribhqah, que literalmente quer dizer “união”, “ligação”, “aquela que une”. Com o passar do tempo, esse nome foi traduzido para o grego com a grafia Rhebekka, posteriormente passando às variantes gráficas Rebekah, Rebèque, Recebba.

Quanto ao difundido significado de “mulher beleza que cativa ou prende os homens”, essa explicação é encontrada na Bíblia. No Antigo Testamento, é contada a história de Rebeca, esposa de Isaque é de Esaú e Jacó.

Descrita como uma mulher extremamente bela, conta-se que Isaque, ao ser perguntado pelos outros homens sobre Rebeca, dizia que ela era sua irmã, fazendo isso com receio de que os homens o matassem por causa dela.

  • Sheena

Este nome é considerado a forma anglicizada e Sìne, nome que corresponde a Joana.

Assim, significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. Sua origem parte de João, nome cuja origem, por sua vez, está no hebraico Iohanan, Yehokhanan.

Nesse nome hebraico, são identificados os elementos Yah, significando “Javé”, “Deus”, e hannah, significando “graça”.

Herda, ainda, a importância o nome João tem por influência da Bíblia, nela havendo alguns personagens assim chamados, com especial destaque para João Batista, que batizou Jesus Cristo.

Nomes Escoceses Bonitos e Chiques para Mulheres


  • Aileene

Quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”, entendido por alguns como o significado de “maçã”, “avelã” ou mesmo “a desejada”.

Esse nome é variante de Eileen, nome inglês pode ter três possibilidades de origem. A primeira hipótese é tratar-se de variante irlandesa do nome Helena. Nesse caso, vindo do grego Heléne, que quer dizer “tocha”, com raiz em hélê, cujo significado é “raio de Sol”.

Em sentido amplo, Helena é entendido com os significados de “a reluzente”, “a resplandecente”.

A outra possibilidade, por sua vez, considera esse nome surgiu em inglês como variante de Eibhlin, versão irlandesa de um enorme que já era inglês, Aveline (vindo do germânico Avelina), cujo significado é “maçã”, “avelã”.

Por fim, também é considerada a hipótese de ter surgido diretamente a partir do germânico Avelina, forma diminutiva de Avila, com raiz no termo avi, cujo provável significado é “desejada”.

  • Arabella

Quer dizer “capaz de ser sensibilizada pelas súplicas”.

Sua origem é encontrada nos nomes medievais ingleses Arbel, Orabell, Arable, que carregam precisamente esse significado. Há quem o entenda com o significado de “altar suntuoso”, então vindo do latim ara bela.

Para algumas pessoas, Arabella é entendido como variante do nome que vimos na seção anterior, Annabella.

Então, significando “graciosa e bela”, “mulher cheia de graça e bela”, resultado da combinação de Ana, nome vindo do hebraico Hannah (“graça”, “graciosa”, “cheia de graça”) com o adjetivo bela, também havendo a possibilidade de ter surgido da combinação de Ana com Isabella, nome cuja origem está no hebraico Elishebba, significando “Deus é juramento”.

  • Audrey

Elegante nome que quer dizer “força nobre”, “aquela que é nobre e forte”.

Trata-se de forma reduzida de Etheldreda, nome que tem origem no inglês medieval a partir dos termos anglo-saxônicos aethel, que quer dizer “nobre”, e thryth, que quer dizer “força”, fazendo com que Audrey seja entendido como “força nobre”, “aquela que é nobre e forte”.

O surgimento de Audrey data do século VII, sendo esse o nome de uma princesa do Reino de Estanglia, onde hoje está o condado de Cambridgeshire, Inglaterra.

É interessante que esse nome tenha caído em desuso ao final do período medieval por ter sido associado a uma feira da época que era conhecida pela comercialização de produtos de baixa qualidade.

Foi reavivado no século XX, principalmente pela fama e beleza da atriz belga Audrey Hepburn (1923-1993).

  • Blythe

Apesar de nome bem popular na Escócia, poucas são as informações disponíveis sobre sua origem.

Apresentado como nome de origem anglo-saxã, seu significado é “feliz”, “alegre”, assim chamando atenção tanto pela sua agradável sonoridade quanto pelo positivo significado.

  • Cameron

Quer dizer “nariz partido”. Possui origem galesa ou escocesa, estando no vocábulo camsròn, formado a partir de cam, significando “partido”, “quebrado”, e de sròn, significando “nariz” sua origem.

É considerado o nome unissex, estando presente em diversos países.

  • Dallas

Quer dizer “casa do vale” ou “morada no prado”. Muitos conhecem Dallas como sobrenome comum nos Estados Unidos, mas na Escócia é um popular nome feminino.

Uma possível origem para ele é ter surgido a partir de dæl, palavra que no inglês antigo significa “vale”, combinado a hus, também do antigo inglês, que significa “casa”.

Outra hipótese de origem, e mais relacionada à Escócia, é ter surgido a partir do nome de um lugar nesse país, significando “morada no prado”, “habitação que fica no prado” na língua gaélica.

Assim, é possível compreender que Dallas tenha surgido no país como um topônimo, ou seja, forma de indicar de onde uma pessoa vinha ou onde havia nascido.

  • Dawn

É um bonito e delicado nome feminino que significa literalmente “aurora”. Assim, é nome repleto de simbologia, como luminosidade, resplandecência e o raiar de um novo dia.

  • Donna

É outro nome bastante delicado cujo significado é “senhora”, “mulher”, também podendo significar “a mais poderosa do mundo”, “a que governa o mundo”.

Sua origem é encontrada no latim domna, literalmente, “senhora”, “mulher”. Ainda, é admitida a possibilidade de ter surgido como variante de Madonna, termo também latino.

Em muitos países falantes da língua inglesa, Donna é considerado variante feminina de Donald, nome que tem sua origem no gaélico Domhnal, resultado da combinação dos vocábulos dumno, que quer dizer “mundo”, com val, que quer dizer “regra”, “o que governa”, formando o significado “o mais poderoso do mundo”, “governante do mundo”, sentidos passados a Donna.

  • Eilidh

Este nome é considerado a forma diminutiva de Eleonor, bem como forma gaélica de Helen.

Por tudo isso, seu belo significado é “a que reluz”, “a que brilha”, “reluzente”. Sua origem é encontrada em Heléne, nome grego que também deu origem a Helena e que significa “tocha”, surgido a partir do vocábulo hélê, que quer dizer “raio de Sol”.

Por extensão, seu significado pode ser entendido como “a reluzente”. Estando relacionado ao nome Helena, herda a simbologia da beleza que esse nome carrega: na mitologia grega, Helena foi uma jovem cuja beleza despertou arrebatadoras paixões.

  • Florence

É bonito nome cujo significado é “a que floresce”, “florescente”, “próspera”.

Florence é a variante francesa e inglesa de Florença, nome por sua vez variante feminina de Florêncio, cuja origem está no latim Florentius, surgido a partir de florens, que quer dizer “florir”.

Em sentido amplo, significa “a que floresce”, “próspera”.

  • Freya  

Este não é nome desconhecido por aqueles que se interessam pela cultura viking. Seu significado é “senhora”, “deusa do amor”.

Surge na língua nórdica antiga a partir de Freyja, que quer dizer “senhora”. Na mitologia nórdica, Freya é uma importante divindade, deusa do amor, da vegetação, da guerra e da morte.

Nessa mitologia, sua beleza causa admiração nos demais deuses e deuses e quando ela chora, suas lágrimas podem ser transformadas em âmbar ou em ouro.

  • Jamie

Embora seja entendido como a forma diminutiva do nome masculino James, Jamie é nome unissex e muito escolhido para meninas na Escócia.

Seu uso também como nome para meninas data do século XIX. Seu significado é “vindo do calcanhar”, sendo preciso entender o significado de James.

Trata-se da versão em língua inglesa de Jacó, nome cuja origem está no hebraico Yaaqobh, nome ligado a iqbá (palavra aramaica), iqbu (palavra acadiana) e aqib (palavra árabe), todas entendidas como “calcanhar”.

De acordo com a Bíblia, Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú, aí residindo no sentido de “vindo do calcanhar”.

  • Lorna

Tipicamente escocês, significa “aquela que vem da região de Lorne”, localizada na Escócia. Trata-se de nome inventado.

Foi criado por um dos mais famosos novelistas ingleses, Richard Doddrige Blackmore (1825-1900), mais conhecido como R. D. Blackmore, que publicou em 1869 a obra Lorna Doone.

  • Yvaine

Assim como aconteceu com alguns outros nomes da nossa lista, há bem poucas informações disponíveis a respeito de sua origem. Apenas se difunde o significado de Yvaine: “estrela da noite”, “estrela da manhã”.

O fato de haver dois significados ao mesmo tempo diferentes e relacionados entre si, mostra bem a imprecisão quanto a sua origem.

Considerações Finais


Conta aqui para nós o que você achou do texto que acabou de ler!

Caso você seja novo aqui no nosso site, saiba que prezamos (e muito!) pela oportunidade de conhecer as opiniões de nossos leitores. Então, você está convidado para registrar nos comentários tudo o que você pensa sobre o que acabou de ler!

Quais nomes mais chamaram sua atenção? Você acha que escolheria algum deles para sua filha?

Aqui no nosso site você encontra diversos materiais dedicados não apenas a listar significados de nomes, mas também a contemplar, sempre que possível, a história por trás deles.

Fique à vontade para conferir tudo o que já passou por aqui. E não deixe de nos visitar para não perder o que ainda virá.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos Escoceses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.