O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Escoceses Femininos e Masculinos

Se alguém quisesse ir para o país onde há mais pessoas ruivas no mundo, para onde você indicaria que essa pessoa fosse?

É, fazermos essa pergunta logo no início de um texto voltado à Escócia não é lá uma grande pegadinha, né?

Sim, você deveria aconselhar que a pessoa fosse para a Escócia. Mais de 10% dos escoceses são ruivos, fazendo com que esse país tenha o maior número de pessoas com essa cor de cabelo do mundo. E considerando que apenas cerca de 2% da população mundial é ruiva… Esse é um dado bem interessante!

Acredita-se que a influência viking no país seja a responsável por isso.

Dentre outras características culturais da Escócia, podemos listar a gaita de foles e o uso de kilts pelos homens. Não, não são saias. É até ofensivo para os escoceses que essa peça de roupa seja assim referida.

Os kilts, inclusive, têm rica história por trás: surgiu no século XIV com o intuito de proteger os homens do frio e da umidade das Terras Altas (localidade escocesa) e, na época, consistia em uma espécie de manto amarrado ao corpo. Inclusive, na antiga língua falada pelos escoceses, kilt significa “prender uma roupa no corpo”.

E o tecido xadrez era apresentado com bastante variação, cujas cores diferentes indicavam “clãs” diferentes. Eles fazem parte da história escocesa.

O modelo tal qual como conhecemos hoje foi criado apenas no século XVIII. Atualmente, é uma espécie de traje formal, usado em casamentos ou demais eventos formais.

Falar da Escócia é, ainda, falar de seus vários castelos e de um traço cultural perceptível nos nomes que são os mais bonitos e populares: alguns que facilmente poderiam ser identificados como nomes de origem inglesa, outros que parecem carregar identidade bem própria da cultura escocesa.

E falar de cultura é também falar de nomes frequentemente encontrados em dada sociedade.

Será que você sabe quais são os nomes escoceses mais populares e bonitos? Será que algum deles seria escolhido por você? É hora de descobrir!

Tópicos

Nomes Escoceses para Meninas


  • Alisa

Variante de Alicia, quer dizer “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, “de sangue nobre”, “respeitada”, “majestosa”.

Sua origem está, portanto, no nome do qual partiu Alicia: Alice. O nome Alice é entendido como forma diminutiva de Adelaide, nome vindo do germânico Adalheidis e com raiz em Adaliz, composto a partir dos termos germânicos adal, significando “nobre”, e heidis, significando “tipo”, “espécie”.

Por remeter à nobreza, esse nome tende a apresentar como sentidos ampliados “respeitada”, “majestosa”. Alicia foi nome especialmente comum na França e na Inglaterra do século XII.

  • Analise

A precisão de sua origem é considerada incerta, o que impacta em seu significado.

Geralmente, aparece ao lado dos sentidos de “pequena graciosa”, “pequena cheia de graça”, “Deus é juramento para essa mulher graciosa”, “Deus é abundância para essa mulher cheia de graça”.

Pode ter surgido a partir do francês Anely, forma diminutiva ligada ao nome Ana, cuja origem está na forma hebraica Hannah, significando “graciosa”, “cheia de graça”. Por se tratar da forma diminutiva, Analise fica entendido como “pequena graciosa”, “pequena cheia de graça”.

Pela outra possibilidade de origem, Analise seria o resultado da combinação de Ana com Liese, forma reduzida em alemão e holandês de Elisabeth, nome também com origem hebraica: de Elishebba, que quer dizer “Deus é juramento”, “Deus é abundância”.

Como essa segunda hipótese também parte de forma diminutiva, o significado seria “Deus é juramento para essa mulher graciosa”, “Deus é abundância para essa mulher cheia de graça”.

  • Annabella

Quer dizer “graciosa e bela”, “mulher cheia de graça e bela”. É entendido como o resultado da combinação de Ana com o adjetivo bela.

O nome Ana tem sua origem no Hannah, significando “graça”, “graciosa”, “cheia de graça”. Exaltando beleza, há adjetivos semelhantes em diferentes línguas, como bela (português e espanhol), bella (italiano) e belle (francês).

Ainda, é admitida a hipótese de que Annabella é variante de Anabel, forma latinizada de nomes ingleses antigos como Annabel, Annabill e Annabille.

Por fim, há quem diga ser tratar da a combinação de Ana com Isabella, nome variante de Isabel, por sua vez variante de Elizabeth, nome de origem hebraica e que significa “Deus é juramento”.

Segundo documentos, Annabella surgiu na Escócia em meados do século XII, tendo sido muito utilizado como forma anglicizada do gaélico Barabal.

  • Astrid

A pronúncia forte desse nome que esconde o agradável significado de “divinamente bela”, “força divina”.

Com origem escandinava no nórdico antigo, surge a partir de Ástríðr, nome composto pelos vocábulos áss, o que quer dizer “deus”, e fríðr, que quer dizer “bela”; assim, tem-se o sentido ampliado de “divinamente bela”.

É interessante que esse nome exista desde o século X, sendo especialmente reservado às mulheres da realeza escandinava. Alguns estudiosos acreditam que esse nome tenha sua origem no germânico Ansitruda, formado por ansi, que significa “deus”, e por drudi, que significa “força”.

No caso da presença do nome Astrid na Escócia, a primeira hipótese é vista como a mais provável.

  • Ayla

Belo e sonoro nome ligado aos significados de “luz da Lua”, “luar” e, também, “carvalho”, “terebinto”. Já se percebe haver duas possibilidades para a sua origem.

Uma delas diz ter surgido a partir do termo turco ay, que significa “Lua”, ampliando o sentido de Ayla para “luz da Lua”, “luar”.

Já a outra hipótese entende ter vindo de Eilah, que em hebraico significa “carvalho” ou “terebinto”, esta uma árvore tipicamente mediterrânea cujas flores são púrpura avermelhadas.

Menos difundida é a terceira hipótese, ter surgido a partir da combinação em grego de aer, que quer dizer “névoa”, “ar”, com aura, que quer dizer “brisa”, “respiração”.

  • Aileene

Quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”, entendido por alguns como o significado de “maçã”, “avelã” ou mesmo “a desejada”.

Esse nome é variante de Eileen, nome inglês pode ter três possibilidades de origem. A primeira hipótese é tratar-se de variante irlandesa do nome Helena. Nesse caso, vindo do grego Heléne, que quer dizer “tocha”, com raiz em hélê, cujo significado é “raio de Sol”.

Em sentido amplo, Helena é entendido com os significados de “a reluzente”, “a resplandecente”.

A outra possibilidade, por sua vez, considera esse nome surgiu em inglês como variante de Eibhlin, versão irlandesa de um enorme que já era inglês, Aveline (vindo do germânico Avelina), cujo significado é “maçã”, “avelã”.

Por fim, também é considerada a hipótese de ter surgido diretamente a partir do germânico Avelina, forma diminutiva de Avila, com raiz no termo avi, cujo provável significado é “desejada”.

  • Arabella

Quer dizer “capaz de ser sensibilizada pelas súplicas”.

Sua origem é encontrada nos nomes medievais ingleses Arbel, Orabell, Arable, que carregam precisamente esse significado. Há quem o entenda com o significado de “altar suntuoso”, então vindo do latim ara bela.

Para algumas pessoas, Arabella é entendido como variante do nome que vimos na seção anterior, Annabella.

Então, significando “graciosa e bela”, “mulher cheia de graça e bela”, resultado da combinação de Ana, nome vindo do hebraico Hannah (“graça”, “graciosa”, “cheia de graça”) com o adjetivo bela, também havendo a possibilidade de ter surgido da combinação de Ana com Isabella, nome cuja origem está no hebraico Elishebba, significando “Deus é juramento”.

  • Audrey

Elegante nome que quer dizer “força nobre”, “aquela que é nobre e forte”.

Trata-se de forma reduzida de Etheldreda, nome que tem origem no inglês medieval a partir dos termos anglo-saxônicos aethel, que quer dizer “nobre”, e thryth, que quer dizer “força”, fazendo com que Audrey seja entendido como “força nobre”, “aquela que é nobre e forte”.

O surgimento de Audrey data do século VII, sendo esse o nome de uma princesa do Reino de Estanglia, onde hoje está o condado de Cambridgeshire, Inglaterra.

É interessante que esse nome tenha caído em desuso ao final do período medieval por ter sido associado a uma feira da época que era conhecida pela comercialização de produtos de baixa qualidade.

Foi reavivado no século XX, principalmente pela fama e beleza da atriz belga Audrey Hepburn (1923-1993).

  • Blythe

Apesar de nome bem popular na Escócia, poucas são as informações disponíveis sobre sua origem.

Apresentado como nome de origem anglo-saxã, seu significado é “feliz”, “alegre”, assim chamando atenção tanto pela sua agradável sonoridade quanto pelo positivo significado.

  • Bonnie

Nome que significa “amável”, “bonita”. Embora nome inglês, atribui-se sua origem ao vocábulo francês  bon, que significa “bom”.

É curioso que na Escócia e na Irlanda Bonnie esteja associado aos significados de “amável”, “bonita”, mas em outros países seja entendido como “bondosa”, “menina bondosa”.

  • Casey

Há poucas informações que precisem a história desse nome, apesar de sua popularidade.

Muitas fontes limitam-se a dizer que seu significado é “aquela que vigia”, sem explicar muito sobre sua origem. Já outras pessoas defendem ter surgido do sobrenome irlandês Ó Cathasaigh, indicando descendência e, portanto, significando “descendente de Cathasach”; por essa hipótese, é o nome dado a meninos.

Por fim, há quem diga se tratar de forma reduzida do nome Cassandra que, com raiz no grego Kassándra, quer dizer “a que brilha sobre os homens”.

Popular como nome feminino na Escócia, Casey é nome unissex, o que dificulta ainda mais precisar sua origem e significado.

  • Claire

É considerado a variante em língua inglesa de Clara, assim significando “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”.

Considerado nome bonito e delicado, sua origem é encontrada no adjetivo latino clarus, tem como significado “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”.

A popularidade desse nome deve-se, em parte, à Santa Clara de Assis, que viveu de 1194 a 1253.

Além de ser conhecida como a padroeira dos cegos, das bordadeiras e das lavadeiras, deve-se a ela a fundação da Ordem das Clarissas, na Itália.

  • Cameron

Quer dizer “nariz partido”. Possui origem galesa ou escocesa, estando no vocábulo camsròn, formado a partir de cam, significando “partido”, “quebrado”, e de sròn, significando “nariz” sua origem.

É considerado o nome unissex, estando presente em diversos países.

  • Dallas

Quer dizer “casa do vale” ou “morada no prado”. Muitos conhecem Dallas como sobrenome comum nos Estados Unidos, mas na Escócia é um popular nome feminino.

Uma possível origem para ele é ter surgido a partir de dæl, palavra que no inglês antigo significa “vale”, combinado a hus, também do antigo inglês, que significa “casa”.

Outra hipótese de origem, e mais relacionada à Escócia, é ter surgido a partir do nome de um lugar nesse país, significando “morada no prado”, “habitação que fica no prado” na língua gaélica.

Assim, é possível compreender que Dallas tenha surgido no país como um topônimo, ou seja, forma de indicar de onde uma pessoa vinha ou onde havia nascido.

  • Dawn

É um bonito e delicado nome feminino que significa literalmente “aurora”. Assim, é nome repleto de simbologia, como luminosidade, resplandecência e o raiar de um novo dia.

  • Donna

É outro nome bastante delicado cujo significado é “senhora”, “mulher”, também podendo significar “a mais poderosa do mundo”, “a que governa o mundo”.

Sua origem é encontrada no latim domna, literalmente, “senhora”, “mulher”. Ainda, é admitida a possibilidade de ter surgido como variante de Madonna, termo também latino.

Em muitos países falantes da língua inglesa, Donna é considerado variante feminina de Donald, nome que tem sua origem no gaélico Domhnal, resultado da combinação dos vocábulos dumno, que quer dizer “mundo”, com val, que quer dizer “regra”, “o que governa”, formando o significado “o mais poderoso do mundo”, “governante do mundo”, sentidos passados a Donna.

  • Effie

Significa “boa reputação”. De origem escocesa, é considerado a forma diminutiva de Eufémia, nome cuja raiz está no grego euphemía, que quer dizer “boa reputação”, composto a partir de eu (“bem”, “bom”) e phême (“fama”).

Algumas fontes apontam como significado “palavra de bom agouro”.

  • Esme

É um bonito nome cujo significado é “estima”, “muito amor”, “amada”, entendido por alguns como “esmeralda”.

Uma hipótese bastante difundida é estar ligado ao vocábulo francês esmer, que quer dizer “estima”, então também capaz de refletir amor, o que aparece em seus significados ampliados.

Outras pessoas interpretam que Esme é a forma reduzida do nome Esmeralda, cuja origem está na palavra grega smaragdos, que tem esse significado.

  • Eilidh

Este nome é considerado a forma diminutiva de Eleonor, bem como forma gaélica de Helen.

Por tudo isso, seu belo significado é “a que reluz”, “a que brilha”, “reluzente”. Sua origem é encontrada em Heléne, nome grego que também deu origem a Helena e que significa “tocha”, surgido a partir do vocábulo hélê, que quer dizer “raio de Sol”.

Por extensão, seu significado pode ser entendido como “a reluzente”. Estando relacionado ao nome Helena, herda a simbologia da beleza que esse nome carrega: na mitologia grega, Helena foi uma jovem cuja beleza despertou arrebatadoras paixões.

  • Florence

É bonito nome cujo significado é “a que floresce”, “florescente”, “próspera”.

Florence é a variante francesa e inglesa de Florença, nome por sua vez variante feminina de Florêncio, cuja origem está no latim Florentius, surgido a partir de florens, que quer dizer “florir”.

Em sentido amplo, significa “a que floresce”, “próspera”.

  • Freya  

Este não é nome desconhecido por aqueles que se interessam pela cultura viking. Seu significado é “senhora”, “deusa do amor”.

Surge na língua nórdica antiga a partir de Freyja, que quer dizer “senhora”. Na mitologia nórdica, Freya é uma importante divindade, deusa do amor, da vegetação, da guerra e da morte.

Nessa mitologia, sua beleza causa admiração nos demais deuses e deuses e quando ela chora, suas lágrimas podem ser transformadas em âmbar ou em ouro.

  • Fiona

É nome bem conhecido e que significa “justa”, “branca”.

De acordo com os estudiosos, é a variante feminina de Fionn, nome que, derivado do irlandês antigo finn, significa “justo”, “branco”.

A fama internacional desse nome deve-se principalmente ao filme de animação Shrek (2001).

  • Gladys

Variante de Cláudia, quer dizer “coxa”, “manca”, havendo quem o entenda como “país”, “regra”, “princesa”.

Acredita-se que tenha surgido a partir de Gwladys, forma gaulesa de Cláudia, nome que vem a ser a variante feminina de Cláudio, com origem no latim Claudius, a partir da palavra claudus, que quer dizer “coxo”.

Muito provavelmente, surgiu a partir do traço físico do patriarca da família; no caso, o andar manco.

Alguns estudiosos apontam que Gladys possa estar ligado a Gwlad, vocábulo gaulês empregado no sentido de “país”, “regra” e até mesmo “princesa”.

  • Iona

Não é nome da qual muito se fala.

A grande a possibilidade é significar “pomba”, “anunciadora da paz”, então apresentando origem a partir de Yonah, nome hebraico que carrega esses significados.

Para os mais religiosos, Yonah é nome muito querido pelo simbolismo da pomba: símbolo da paz e, principalmente, de Espírito Santo.

  • Isla

Sonoro nome cujo significado é “ilha”.

Embora muitos remetam essa origem ao espanhol, havendo nesse idioma o substantivo isla (“ilha”), está relacionado a Islay, nome de uma famosa ilha escocesa voltada especialmente para a produção de whisky e rota turística.

  • Leslie

Surge no escocês a partir de Lesslyn, nome de uma localidade.

Então, estamos diante de um topônimo, isto é, nome utilizado para indicar onde uma pessoa nasceu ou de onde vem. O nome desse lugar muito provavelmente derivou do gaélico leas Celyn, com provável significado de “jardim de azevinho”, o que seria passado a Leslie.

Nota: Em alguns países, é usado como nome unissex.

  • Jamie

Embora seja entendido como a forma diminutiva do nome masculino James, Jamie é nome unissex e muito escolhido para meninas na Escócia.

Seu uso também como nome para meninas data do século XIX. Seu significado é “vindo do calcanhar”, sendo preciso entender o significado de James.

Trata-se da versão em língua inglesa de Jacó, nome cuja origem está no hebraico Yaaqobh, nome ligado a iqbá (palavra aramaica), iqbu (palavra acadiana) e aqib (palavra árabe), todas entendidas como “calcanhar”.

De acordo com a Bíblia, Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú, aí residindo no sentido de “vindo do calcanhar”.

  • Lorna

Tipicamente escocês, significa “aquela que vem da região de Lorne”, localizada na Escócia. Trata-se de nome inventado.

Foi criado por um dos mais famosos novelistas ingleses, Richard Doddrige Blackmore (1825-1900), mais conhecido como R. D. Blackmore, que publicou em 1869 a obra Lorna Doone.

  • Maisie

Estamos diante de um bonito e sonoro nome que quer dizer “pérola”, “pérola alva”. De origem escocesa, é entendido como forma diminutiva de Margarita (Margarida).

Assim, sua origem é encontrada no latim Margarita, surgido do grego margarítes, cujo significado é “pérola”.

Quanto a essa palavra, acredita-se que os gregos tenham chegado a ela através dos termos persas murvarid, murwari, que querem dizer “criatura de luz”.

  • Megan

É nome cujo significado vem a ser “pequena pérola”, então compartilhando um pouco a origem com o nome do qual acabamos de falar.

Megan é considerado a forma diminutiva galesa de Margaret, nome que é a forma inglesa de Margarida, então com origem no nome latino Margarita, com raiz no grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

De acordo com estudiosos, esse vocábulo chegou aos gregos através de murvarid, murwari, palavras que em persa significam “criatura de luz”.

  • Moira

É nome que encanta por sua sonoridade peculiar e significado. Com frequência ligado aos significados de “parte”, “quinhão”, tem na mitologia grega sua origem.

Nela, Moira é uma das três irmãs responsáveis por decidirem o destino tanto dos deuses quanto dos homens.

Por isso, pode ser considerado nome que carrega certo misticismo.

  • Rebecca

Este nome quer dizer “união”, “ligação”, “aquela que une” ou, ainda, “mulher beleza que cativa ou prende os homens”.

Tem origem no nome hebraico Ribhqah, que literalmente quer dizer “união”, “ligação”, “aquela que une”. Com o passar do tempo, esse nome foi traduzido para o grego com a grafia Rhebekka, posteriormente passando às variantes gráficas Rebekah, Rebèque, Recebba.

Quanto ao difundido significado de “mulher beleza que cativa ou prende os homens”, essa explicação é encontrada na Bíblia. No Antigo Testamento, é contada a história de Rebeca, esposa de Isaque é de Esaú e Jacó.

Descrita como uma mulher extremamente bela, conta-se que Isaque, ao ser perguntado pelos outros homens sobre Rebeca, dizia que ela era sua irmã, fazendo isso com receio de que os homens o matassem por causa dela.

  • Sheena

Este nome é considerado a forma anglicizada e Sìne, nome que corresponde a Joana.

Assim, significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. Sua origem parte de João, nome cuja origem, por sua vez, está no hebraico Iohanan, Yehokhanan.

Nesse nome hebraico, são identificados os elementos Yah, significando “Javé”, “Deus”, e hannah, significando “graça”.

Herda, ainda, a importância o nome João tem por influência da Bíblia, nela havendo alguns personagens assim chamados, com especial destaque para João Batista, que batizou Jesus Cristo.

  • Yvaine

Assim como aconteceu com alguns outros nomes da nossa lista, há bem poucas informações disponíveis a respeito de sua origem. Apenas se difunde o significado de Yvaine: “estrela da noite”, “estrela da manhã”.

O fato de haver dois significados ao mesmo tempo diferentes e relacionados entre si, mostra bem a imprecisão quanto a sua origem.

Nomes Escoceses para Meninos


  • Archie

Tem os bonitos significados de “genuíno”, “corajoso”, “ousado”.

Usado como nome próprio, Archie inicialmente surgiu como apelido de Archibald (Arquibaldo, em português).

Então, sua origem está ligada aos termos germânicos ercan, que significa “genuíno” (também influenciado pelo grego archos, que quer dizer “mestre”), e bald, porque significa “corajoso”.

Além da agradável sonoridade desse nome, chama atenção pelos significados ligados a coragem e bravura.

  • Bruce

Nome bem conhecido e que significa “da floresta”, “aquele que tem origem ou que veio da floresta”. Por seus significados, é compreendido como topônimo, indicando de onde uma pessoa vem ou onde nasceu.

Ainda que esses sejam os significados de difundidos, sua origem é imprecisa, provavelmente vindo de Brix, nome de uma cidade da Normandia, na França, que se destaca por suas florestas.

Em países falantes da língua inglesa, esse nome é popular desde o século XIX.

  • Cameron

Este é um nome unissex, podendo ser usado tanto para meninos quanto para meninas. Curiosamente, na Escócia é uma escolha bem popular para ambos os sexos. Quer dizer “nariz partido”.

Tem origem no vocábulo camsròn, que pode ser galês ou escocês. Esse vocábulo é formado a partir de cam, que quer dizer “partido”, “quebrado”, combinado a sròn, cujo significado é “nariz”.

  • Clyde

Tem como significado “quente”. De acordo com estudiosos, sua origem está ligada a clywd, a palavra cujo significado é “quente”.

Por ser o nome de um rio escocês, considera-se como provável que Clyde tenha surgido como um topônimo, indicando alguém que vinha ou que residia perto desse rio. Ainda, é frequentemente encontrado ligado aos significados de “purificado”, “limpo”.

É nome que carece de informações mais detalhadas sobre sua origem.

  • Craig

Quer dizer “penhasco”, “rochas”. Surge no escocês a partir da língua gaélica, vindo de creag, o que quer dizer “penhasco”, “rochas”.

Muito provavelmente surgiu como apelido para se referir a pessoas que residiam perto de penhasco.

  • Calum

É a variante de Colin, então podendo significar “vitorioso”, “o que conduz o povo à vitória” ou mesmo “cachorro jovem”, “filhote”.

Há, portanto, duas possíveis explicações para sua origem. A primeira acredita ter derivado de Nicolas, com raízes em Nikólaos, nome grego composto pelos vocábulos níke (“vitória”) e laos (“povo”), formando os significados de “vitorioso”, “o que conduz o povo à vitória”.

Já a outra hipótese, interpreta Calum como o resultado da anglicização do nome de escocês Cailean, cujo significado é “cachorro jovem”, “filhote”, em gaélico.

  • Chad

Pouco se sabe sobre esse nome facilmente encontrado em diversos países falantes da língua inglesa. O que se diz é que se trata de nome cuja origem é celta e que significa “batalha”.

  • Dale

É difícil encontrar informações corretas sobre a origem desse nome, havendo disponíveis apenas informações que tentam dar conta de seu significado.

Seu sentido é tanto relacionado ao sentido de “o que gosta de viver” quanto ao sentido de “vale”, “do vale”. Essa segunda hipótese de significado pode estar ligada ao fato de que em língua inglesa dale é substantivo cujo significado é “vale”, “pequeno vale”.

Então, pela segunda hipótese, pode ser que tenha surgido indicando pessoas residentes ou nascidas em áreas próximas a um vale.

  • Darren

É um nome bastante escolhido na Escócia, também considerado sobrenome raro na Irlanda. Há muitas informações imprecisas sobre sua origem, o que impactou nos possíveis significados.

Para algumas pessoas, sua origem está ligada a Darin, nome inglês que algumas fontes dizem significar “filho da sorte”, enquanto outras o relacionam ao significado de “grande”.

Já para alguns estudiosos, pode ser tratar de forma alterada e vinda de d’Airelle, que no francês normando significa “vindo de Da Airelle”.

Nesse caso, a origem de Darren seria como topônimo, indicando a origem ou residência de uma pessoa.

  • Douglas

É nome típico escocês e existente em diversos países. Carrega como significados “rio escuro”, “águas negras”, “aquele que veio das águas escuras”, “originário ou habitante de local próximo ao rio escuro”.

Inicialmente foi um sobrenome escocês originado de Doubghlas, cujo significado literal é “rio escuro”, “águas negras”.

Esse sobrenome é composto a partir de palavras gaélicas, resultado da junção de dubh, significando “escuro”, com glais, significando “água”, “rio”, assim formando os significados apresentados.

Logo, Douglas possui origem toponímica, ou seja, indicando onde alguém mora ou nasceu.

  • Duncan

É nome cuja sonoridade chama atenção por sua melodia. Significa “o de cabelo marrom que batalha”, “o de olhos castanhos que vai para o combate”, sendo, então, nome que reflete características ligadas a coragem.

Duncan é a forma anglicizada de Donnchadh, nome gaélico composto pela combinação dos vocábulos donn, significando “marrom”, “castanho”, e cath, significando “batalha”, “combate”, assim formando os significados de “o de cabelo marrom que batalha”, “o de olhos castanhos que vai para o combate”.

É bastante popular na Escócia.

  • Ewan

Este nome pode facilmente ser considerado um nome complexo do qual se falar.

Isso porque são apresentadas diferentes hipóteses para sua origem, o que faz com que Ewan apareça ligado aos significados de “vivente”, “arqueiro”, “presente de Deus” e “agraciado por Deus”.

Falaremos dessas hipóteses.

A primeira diz que se trata de variante masculina de Eva, cuja origem é hebraica, vindo de Chavah, Havah, que quer dizer “viver”, “respirar”. Em sentido amplo, “vivente”.

Quanto aos significados de “o arqueiro” e “presente de Deus”, embora facilmente encontrados, não há informações sobre as palavras que permitem chegar a essas hipóteses.

Por fim, é entendido como variante galesa de João, então vindo do hebraico Iohanan, Yehokhanan, nome composto por Yeh, vocábulo que quer dizer “Deus”, e por hannah, vocábulo que quer dizer “graça”. Essa é hipótese tida como bastante provável.

  • Fergus

Bonito e sonoro nome que apresenta como significado “homem de vigor”, “homem de força”.

Trata-se da forma anglicizada de Fearghas, nome irlandês formado a partir de fear, significando “homem”, e de gus, “significando “força”, “vigor”.

Além do bonito traço sonoro desse nome que já apontamos, Fergus chama especial atenção dos papais por seus significados.

  • Finlay

É variante gráfica de Finley. Seu significado é “guerreiro justo”, também entendido por alguns como “guerreiro louro”.

Esse nome é derivado de Finn, sobrenome muito comum em países como Irlanda e Escócia, por isso sendo preciso entender esse sobrenome.

Os estudiosos acreditam que Finn tenha surgido como forma reduzida de Fionnlagh, composto pelos termos gaélicos fionn (“branco”, “justo”) e lagh (“guerreiro”).

Pelos indícios, Finley surgiu como nome próprio em época em que esse movimento aconteceu com vários sobrenomes, como Jackson e Madson.

  • Fraser

Bastante conhecido como sobrenome, também figurando como primeiro nome, como no caso da Escócia, infelizmente poucas são as informações disponíveis sobre sua origem e significado, sendo inclusive considerado desconhecido o sentido de Fraser.

Há, contudo, a hipótese de ter surgido a partir do clã escocês que habitava as chamadas Terras Altas da Escócia, o Clã Fraser.

  • Graham

É entendido que tenha surgido como sobrenome escocês, com o tempo passando a ser usado como primeiro nome. Significa “grande lugar”, “grande fazenda”, “grande quinta”, “espaçoso”.

Provavelmente, surgiu de Grantham, palavra que no inglês antigo tem os significados que listamos. Segundo documentos, surgiu na Escócia com sobrenome no século XII.

  • Grant

Seu significado é “grande”. Surgiu inicialmente como sobrenome de origem inglesa e escocesa, embora seja mais provável ter surgido apenas no escocês.

Derivou de graund, graunt, vocábulos ligados ao anglo-normando antigo e que significa “alto”, “grande”.

Ainda, há fontes que relacionam sua origem ao francês antigo grand, grantis que, vindo do latim grandis, também apresenta esses mesmos significados. 

  • Gordon

Apresenta como significados possíveis “fortaleza espaçosa”, “amplo e forte”.

Surge na língua francesa a partir de um sobrenome que faz referência a um lugar, fazendo com que Gordon seja compreendido com natureza toponímica, ou seja, sobrenome surgido em referência ao lugar de nascimento ou de residência de uma pessoa.

Referindo-se à localidade Gourdon, provavelmente tem sua origem nos vocábulos gort, gord, que no francês antigo significa “espaçoso”, “grande”, “gordo”. Esse nome chama atenção por remeter aos simbolismos da força e firmeza.

  • Gavin

A hipótese mais provável para o surgimento deste nome é estar ligado à língua gaulesa, assim significando “falcão”.

Como a simbologia dessa ave é muito forte e ligada a liderança, determinação e independência, muitos consideram que Gavin também carregue essas ideias.

Mas esse não é o único significado difundido para Gavin, havendo quem afirme que se trata de nome derivado do germânico Gawin, então passando ao significado de “distrito de terra”.

  • Ian

É nome que também existe em outros países, incluindo o Brasil. Quer dizer “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

É curto e sonoro nome que vem a ser a forma escocesa e gaélica de João, nome que surge no hebraico Iohanan, Yehokhanan, composto a partir de Yah, o que significa “Deus”, “Javé”, e hannah, que quer dizer “graça”.

De acordo com estudiosos, inicialmente surgiu no gaélico escocês como Eoin, posteriormente passando a Iain, até chegar a Ian.

  • Jamie

Seu significado é “aquele que vem do calcanhar”. Jamie é a forma diminutiva de James, nome que é a variante inglesa de Jacó.

Logo, sua origem é encontrada no nome Yaaqobh, relacionado aos vocábulos iqbá (palavra aramaica), iqbu (palavra acadiana) e aqib (palavra árabe), que querem dizer “calcanhar”.

O significado desse nome é considerado bíblico: segundo as Escrituras Sagradas, Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú, por isso o significado de “aquele que vem do calcanhar”.

Apesar de ter surgido como nome masculino, desde o século XIX passou a ser escolhido também para meninas. Na Escócia, Jamie é igualmente popular para meninos e meninas.

  • Hugh

Seu significado é “coração”, “mente”, “espírito”, sendo entendido por alguns como “o pensador”, “inteligente”. Sua raiz é encontrada em hug, termo germânico que quer dizer “coração”, “mente”, “espírito”.

Por associação, algumas pessoas interpretam que o significado desse nome é “o pensador”, “inteligente”.

  • Kendrick

É nome com fortes significados: “poder real”, “poder corajoso”, “herói principal”, também podendo ser entendido como “filho do governante da casa”, “filho do que manda na casa”, “filho do príncipe do lar”.

Há mais de uma possível hipótese para sua origem. Uma delas diz ter vindo do inglês antigo, ou de Cyneric, que quer dizer “poder real”, ou de Cenric, que quer dizer “poder corajoso”.

Por outra possibilidade, sua origem é galesa, vindo de Cynwrig, então significando “herói principal”. Também pode ser que se trate da anglicização de Mac Eanraig, sobrenome gaélico cujo significado é “filho de Henry”.

Como Henry deriva do germânico Heimirich, resultado da junção das palavras heim, que quer dizer “lar”, “casa”, com ric, que quer dizer “governante”, “príncipe”, fazendo com que Henry signifique “governante da casa”, “príncipe do lar”, Kendrick pode ser visto com os significados de “filho do governante da casa”, “filho do que manda na casa”, “filho do príncipe do lar”.

  • Kenneth

Sonoro nome cujo significado é “bonito”, também podendo significar “nascido do fogo”, sendo consideradas duas possíveis origens para seu surgimento.

Pode se tratar da forma anglicizada do nome gaélico Coinneach, cujo significado é “bonito”. Já pela segunda hipótese, surge a partir da anglicização de outro nome gaélico, Cináed, então significado “nascido do fogo”.

Sua origem está ligada ao escocês e ao irlandês. Vale destacar que além de os significados desse nome por si só chamarem positiva atenção, encanta por carregar a simbologia do fogo, geralmente vista como em referência à vida e à iluminação.

  • Killian

É nome que apresenta os significados de “da igreja”, “religioso”, “pessoa de fé”, sendo também possível ligá-lo ao sentido de “pequeno guerreiro”.

Acredita-se ter surgido no inglês antigo como variante de Cillian, nome formado, muito provavelmente, a partir da palavra gaélica caell, que significa “igreja”, com acréscimo de sufixo formador de diminutivo.

Assim, fica com o significado de “da igreja” e, por extensão, “religioso”, “a pessoa de fé”. Algumas fontes ligam o significado de Killian a “pequeno guerreiro”, entendendo que a base de Cillian é palavra cujo significado é “guerra”, com acréscimo do sufixo de diminutivo.

Entretanto, os detalhes dessa hipótese são bem pouco difundidos. 

  • Kyle   

Popular nome em países falantes da língua inglesa cujo significado é “estreito”. Tem seu surgimento no gaélico Caol, que quer dizer precisamente “estreito”.

É um dos nomes que surgiram a partir de um sobrenome. Kyle, inicialmente, era um sobrenome toponímico, o que significa ter surgido para indicar a residência ou o local de nascimento de uma pessoa.

No caso, o vilarejo Kyle, no condado escocês de Ayrshire. Existindo há alguns séculos, somente no século XX passou a ser utilizado como primeiro nome.

  • Keith

Nome com expressiva sonoridade cujo sentido é “lugar ventoso”, “floresta”. Sua origem está ligada aos vocábulos cet, keth, que em escocês tem esses significados.

De acordo com estudiosos, esse era um sobrenome aristocrático vindo de longa linhagem nobre da Escócia, passando a ser usado como nome próprio pelos ingleses apenas no século XIX, mas sem o intuito de estabelecer relação com Escócia.

Assim, é bastante curioso que na Escócia Keith também tenha passado a ser usado como primeiro nome.

  • Lachlan

Quer dizer “da Terra dos Lagos”, então sendo considerado nome toponímico. Lachlan é nome que inicialmente foi um sobrenome.

Sua origem é escocesa a partir do apelido dado a Noruega: Lochlann, ou seja, Terra dos Lagos.

Logo, acredita-se que Lachlan quem é surgido como forma de se referir àqueles vindos da Noruega; de acordo com algumas fontes, especificamente aos vikings.

  • Logan

É um típico nome escocês, muito popular no país. Apresenta como significado “pouco espaço vazio”, “pequeno espaço oco”.

Inicialmente, Logan foi o sobrenome, surgindo a partir de Lagan, que no gaélico escocês significa “pouco espaço vazio”, “pequeno espaço oco”.

Lagan, está relacionado a An Lagan, nome de uma cidade no condado de Ayrshire, na Escócia.

Assim, acredita-se que esse sobrenome tenha surgido em referência a pessoas nascidas ou residentes nessa cidade.

  • Malcolm

Seu sentido é “discípulo de São Colombo”, “discípulo da pomba”.

É nome de origem escocesa que surge a partir de Máel Coluim, cujo significado é “discípulo de São Colombo”. Como Coluim está ligado ao latim, vindo de columba, que significa “pomba”, Malcolm pode ser facilmente entendido como “discípulo da pomba”.

São Colombo foi um monge e missionário irlandês que viveu no século I, conhecido por ter fundado vários mosteiros pela Europa.

  • Marshall

Tem o forte significado de “aquele que manda”, “aquele que comanda”. Sua origem é incerta, embora esses significados sejam amplamente difundidos.

Há quem diga que se trata da combinação dos vocábulos germânicos marah, que quer dizer “cavalo”, com schalc, que quer dizer “servo”. Assim, Marshall teria vindo de marschalc, nome dado àqueles cujo ofício era cuidar dos cavalos.

Posteriormente, essa palavra passou a designar uma alta patente de funcionário da corte, até resultar em marschall, palavra que significa “marechal”.

Algumas fontes apenas indicam que Marshall quer dizer “cavalo”. De todo modo, estamos diante dele um nome que imprime comando e força.

  • Maxwell

Tem como significado “corrente máxima”, “forte corrente” ou mesmo “excelente corrente”.

Surgiu no inglês antigo como Mackeswell, a partir da combinação de Makkr, forma do nórdico antigo ligada à palavra latina magnus (“máximo”, “grande”), com waell, que quer dizer “corrente”.

Para alguns estudiosos, Maxwell teria surgido ligado a nomes como Maximiliam que, com origem a partir do latim maximus (“o maior”), quer dizer “o maior”, “o de maior estatura”.

Ainda, é importante destacar muitos estudiosos defendem que Maxwell tenha surgido na língua escocesa a partir do nome de uma família residente próximo ao rio Tweed, no antigo município de Roxburgh.

De acordo com essa hipótese, em meados do século XII havia um rapaz com nome Maccus, que ganhou um título às margens do citado rio.

Em sua propriedade havia uma piscina que passou a ser conhecida como Maccus ‘Wiel, fazendo com que essa propriedade posteriormente passasse a ser referida como Mackeswell.

  • Miles

É nome de agradável sonoridade, o que se traduz nos seus significados: “gracioso”, “amoroso”, “bondoso”. Acredita-se ter surgido a partir do vocábulo eslavo mil, milu, que quer dizer “graça”, “amor”, “bondade”.

Por extensão, tem se os sentidos de “gracioso”, “amoroso”, “bondoso”.

  • Perry  

É outro nome escocês bastante comum cuja origem e significado podem ser considerados obscuros, não havendo precisão sobre eles.

Algumas fontes simplesmente indicam significar “pedra” e, em sentido metafórico, “inabalável”.

Já por outra hipótese, surge no inglês médio a partir de perrie, cujo significado é “árvore que dá pera”. Por essa hipótese, muito provavelmente surgiu para indicar pessoas que residiam ou que vinham de lugares onde havia muitas pereiras.

Ainda, há quem diga que se trata de nome galês surgido a partir de André, indicando filiação: “filho de André”.

Como André é nome que surge no grego como Andreas, a partir do substantivo também grego andrós, significando “viril”, “másculo”, por essa linha interpretativa da origem de Perry, esse nome pode ser entendido como “filho do homem viril”, “filho do homem másculo”.

  • Porter

Inicialmente um sobrenome, quer dizer “porteiro”. É um dos sobrenomes que ilustram o fato de que várias profissões resultaram em sobrenomes ao longo da história.

Apesar desse significado tão difundido, poucas informações são explicitadas sobre sua origem.

  • Ross

É nome cuja origem é obscura, impactando em seu significado.

Aparece com bastante frequência relacionado ao sentido de “corcel”, embora praticamente nenhuma informação seja divulgada sobre a origem desse significado. Por outra hipótese, surge ligado a Ross, uma região escocesa cujo nome deriva do gaélico Ros, que quer dizer “elevação”, “saliência”.

Então, seria entendido como topônimo, indicando pessoas vindas ou residentes desse lugar. Foi utilizado apenas como sobrenome antes de passar a ser usado como primeiro nome.

  • Ramsay

O seu significado pode ser considerado por muitos como inusitado: “ilha do alho”, “vindo da ilha do alho”. Inicialmente sobrenome, vem da combinação de hramsa e eg, palavras que no inglês antigo querem dizer, respectivamente, “alho” e “ilha”.

Algumas pessoas também dizem que o significado de Ramsay é “ilha grande”.

  • Riley

É nome unissex, podendo ser escolhido tanto para meninos quanto para meninas. É nome bem popular em diversos países.

Tem como significado “aquele que nasceu ou que vive perto do pequeno riacho”, “aquele que nasceu ou que vive perto de um prado de centeio” ou mesmo “valente”, “corajoso”.

Das três possíveis hipóteses para sua origem, duas indicam que se trata de um topônimo, ou seja, forma de se referir ao lugar onde uma pessoa vive ou de onde vem.

A primeira hipótese acredita ter surgido do sobrenome irlandês Reilly; apesar de sua origem ser considerada incerta, aparece difundido com o significado de “pequeno riacho”.

Outra hipótese também acredita ter surgido a partir de um sobrenome: no caso, Rye Clearing, cujo significado é “prado de centeio”.

Quanto à terceira possibilidade de origem, diz que se trata da variante de Raghallach, nome de um guerreiro morto na Batalha de Clontarf, ocorrida na Irlanda em 1014.

Por suas habilidades em luta, Raghallach é apresentado ao lado dos significados de “valente”, “corajoso”, que são transmitidos a Riley.

  • Shane

Este nome é considerado variante de Séan, mesmo nome que resultou em Sean. Portanto, significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”.

O nome Séan é considerado a forma irlandesa de João, sendo por isso necessário entender a origem desse nome.

Vindo do hebraico Yehokhanan, Iohanan, é composto por Yah, que significa “Deus”, “Jeová”, e por hannah, que significa “graça”, então formando o sentido de “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”.

Sempre que se fala de João e suas variantes, é bom lembrar que esse nome remete fortemente à Bíblia, nela havendo vários personagens assim chamados, sendo um dos principais João Batista, que batizou Jesus Cristo.

Desde a Antiguidade João é um dos nomes mais populares em todo o mundo.

  • Stewart

É uma variante mais antiga de Stuart.

Quer dizer “administrador”. Sua origem é encontrada na combinação dos vocábulos ingleses Stig, significando “casa velha”, e weard, significando “guarda”. Inicialmente, era usado em referência à profissão de mordomo.

Como nome próprio, surgiu na Escócia a partir do século XIX.

Estudiosos acreditam que esse surgimento seja em homenagem à família real Stuart, da qual saíram vários reis e rainhas tanto da Escócia quanto da Inglaterra entre os séculos XIV e XVIII. 

  • Travis   

De sonoridade bem agradável, esse nome quer dizer “coletor de pedágio”.

Ao longo da história, vários sobrenomes tiveram suas origens ligadas ao ofício que alguém desempenhava, geralmente o patriarca da família; é o caso de Travis.

Surgiu como sobrenome, exatamente assim escrito, a partir de travers, vocábulo inglês usado para designar pessoas que residiam próximas de uma ponte ou em local de um rio por onde era possível se passar andando.

Assim, sua origem possivelmente deve-se ao fato de que essas pessoas cobravam para que outras atravessassem essas áreas. A raiz de travers é francesa, vindo de traverser, que no francês antigo significa “atravessar”.

  • Wallace 

É nome cujo significado é “galês”, “aquele que vem de Gales”, “forasteiro”, “aquele que vem de fora do país”.

Originalmente, foi um sobrenome muito comum na Escócia e na Inglaterra, comumente usado em referência a pessoas vindas de outros países. Wallace tem origem no francês normando Walsh, cujo significado literal é “galês”.

Considerações Finais


Conta pra gente… Qual foi o nome de que você mais gostou? Seja qual for o nome escolhido, mesmo que não esteja nesta lista, certamente será uma excelente escolha.

Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Escoceses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.