O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra O

Conhecer nomes e suas histórias e significados pode levar bastante tempo. Principalmente se pensarmos em conhecer absolutamente todos os nomes existentes.

Afinal, são muitos nomes! E, além disso, nem sempre falar de seus significados é simples. É perfeitamente normal que os nomes envolvam muita história e incerteza na hora de se definir seu exato significado, bem como é comum que ao longo da história as grafias tenham se alterado.

Para simplificar um pouco a chance de conhecer nomes e todo o significado por trás deles, temos trazido listas temáticas para apresentação a nossos leitores.

Assim, o presente texto falará exclusivamente dos nomes femininos que começam pela letra O, optando por apresentar aqueles que costumam ser considerados os mais bonitos e populares.

Embora lista menos extensa do que a de nomes femininos que começam pela letra A ou B, por exemplo, garantimos que aqui você encontrará nomes muito interessantes. Vamos conferir?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninas com a Letra O


nomes-com-letra-o-para-meninas

  • Odete

O significado deste nome é “rica”, “cheio de bens”, “virtuosa”. É considerado nome de origem francesa, uma vez que vem do francês Odette, forma diminutiva de Oda, originados do germânico od, ot.

A significação dessas palavras é precisamente “rica”, “cheio de bens”, “virtuosa”, então simbolizando alguém que tem muitas posses. Essa ideia de posses em abundância pode ser ampliada para virtudes, então indicando alguém que possui não apenas riquezas materiais.

Para muitos estudiosos, Odete vem a ser entendido como o diminutivo do nome germânico Otão, variante do nome Oto.

No Brasil, esse nome foi especialmente famoso nos anos 90 por conta da personagem Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall (1926-2018), na novela Vale Tudo. A morte dessa personagem, considerada uma das grandes vilãs da teledramaturgia brasileira, mexeu com todo o país.

A frase “quem matou Odete Roitman?” era uma das mais repetidas na época, mistério que se arrastou por vários episódios até o fim da novela. Isso pode parecer exagero em pleno ano de 2022, mas há décadas atrás novelas eram muito populares, com mais fãs voltando suas atenções aos enredos das novelas do que se observa hoje.

  • Ofélia

Seu significado é “ajuda”, “socorro”, “ela ajuda”, “ela socorre”. De origem grega, surge a partir de Ophéleis, ophelos, cujo significado é “ajuda”, “socorro”, apresentando como sentido ampliado “ela ajuda”, “ela socorre”.

É considerado nome bem antigo, provavelmente surgindo na Inglaterra, onde existe desde o século XVI por lá. Acredita-se que o poeta italiano Jacopo Sannazaro (1457-1530) tenha criado esse nome no início do século XVI ao lançar, em 1508, seu poema Arcadia.

Entretanto, é por conta de outra personagem que o nome Ofélia tornou-se mais conhecido, principalmente na literatura: Ophelia (grafia em língua inglesa), a personagem da peça dramática Hamlet, lançada em 1603 pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

Nota: Algumas pessoas associam a origem desse nome à palavra também grega ophis, que significa “serpente”, “cobra”. Desse modo, Ofélia apresentaria como significado “animal peçonhento”.

Essa hipótese é bem pouco difundida, talvez por não haver elementos suficientes que aproximem ophis do surgimento de Ofélia.

  • Ohana

Possui o belo é forte significado de “família”. Sua origem é a havaiana, sendo empregado no Havaí com o amplo sentido de “família”.

É importante destacar que na cultura havaiana a família transcende laços sanguíneos, ou seja, família nessa cultura é muito mais do que pessoas ligadas pelo sangue. Família, então, passa a ser termo que engloba também pessoas que se unem pelo afeto, pela amizade ou pelo convívio.

Nota: Apesar de ser um nome que já era relativamente comum aqui no Brasil, o sentido de Ohana ganhou popularidade em 2002 com o filme da Disney Lilo & Stitch.

Em dado momento do filme, é explicado o sentido da palavra ohana: “Ohana quer dizer ‘família’. ‘Família’ quer dizer ‘nunca mais abandonar ou esquecer’”.

  • Olga

Nome cujo significado é “santa”, “sublime” e, ainda, “consagrada a Deus”.

É considerado nome russo, surgido com base no escandinavo Halag, nome que quer dizer precisamente “santa”, “sublime” e, ainda, “consagrada a Deus”, por isso sendo entendido como um nome capaz de simbolizar uma mulher que possui muitas virtudes.

É popular por conta da figura de Santa Olga, a primeira mulher russa a ter sido canonizada.

  • Olímpia

Elegante nome cujo significado é “consagrada a Zeus”, “consagrada a Zeus do Olimpo”, “olímpica”.

Assim, não fica difícil entender que esse nome está ligado à mitologia grega, sendo Zeus o pai de todos os deuses nessa mitologia e Olimpo o nome dado à morada dos doze deuses olímpicos, além de ser o centro religioso dedicado a cultuar Zeus.

Surge do nome grego Olympía, vindo de olympos, palavra entendida como “consagrado a Zeus olímpico”

  • Olinda

Nome que apresenta como significado “figo verde”, também havendo quem diga que significa “ó linda”, “bela”.

A primeira hipótese acredita que o nome tenha surgido de Olyntha, nome grego que significa “figo verde”. A segunda hipótese está ligada ao mito sobre o nome da cidade de Olinda, em Pernambuco.

Segundo essa história, o fidalgo português Duarte Coelho (1485-1554), primeiro capitão-donatário de Pernambuco e fundador de Olinda, teria dito a um de seus colonos, a respeito da cidade, “Oh, linda situação para se construir uma Vila”.

Essa frase também é entendida como um elogio à beleza do lugar onde hoje é Olinda, sentido passado a esse nome.

Ainda, há quem diga se tratar de nome inspirado nas páginas literárias; no caso, a personagem Olinta, da novela Amadis e Gaula, escrita pelo português Vasco de lobeira (o ano de seu nascimento é incerto, mas atribui-se a 1403 o ano de sua morte) durante a Idade Média. 

  • Olívia

É nome que traz agradável sonoridade. Tem como significado “azeitona”. É considerado nome de origem espanhola surgido a partir de oliva, vocábulo que em latim significa precisamente “azeitona”.

De acordo com estudiosos, teria surgido na região espanhola de Navarra, caracterizada por plantações de oliveiras. O nome Olívia surge como modo de se referir a pessoas cujo trabalho envolvia o cultivo de oliveiras.

Popularizou-se como primeiro nome em 1602, ano em que o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) escolheu esse nome para uma das suas personagens da peça Noite de Reis.

Utilizado mais amplamente na Inglaterra desde o século XVIII, de fato popularizou-se no país apenas em meados do século XX. Várias personagens ficcionais receberam Olívia como nome, contribuindo para a popularidade dele ao longo dos séculos.

Mais nomes bonitos para Meninas com a Letra O e seus significados


lista-de-nomes-femininos-com-a-letra-o

  • Odara: “paz”, “tranquilidade”. É considerado o nome unissex.
  • Odessa: Nome que, ligado a odisseia, é entendido com o significado de “a grande jornada”.
  • Odila: “rica”, “poderosa”, “a proprietária”. Apresenta relação com o nome Odélia.
  • Ondina: “onda”, “da água”.
  • Oriana: “nascer do Sol”, ouro”, “amanhecer”.
  • Otília: “rica”, “proprietária”, “poderosa”. Assim como Odila, tem relação com o nome Odélia.

Considerações Finais


Antes de nos despedirmos, não se esqueça de registrar nos comentários o que você achou da lista de nomes femininos que começam pela letra O. Você já conhecia todos eles ou apresentamos algum que surpreendeu você?

Caso tenho sentido falta de algum nome, compartilhe conosco que nome é esse!

Se você achou este texto interessante, aproveite sua visita para desbravar os demais textos do tipo já publicados no nosso site. E fique ligado porque aqui o conteúdo não para! 


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra O possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.