O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra P

Alguma vez você já parou para pensar na quantidade de nomes existentes? Quando se faz isso, fica bem fácil imaginar o porquê de buscar por significados de nomes nem sempre ser uma tarefa fácil.

E quando lembramos que atualmente existe muito intercâmbio cultural, principalmente por conta de conteúdos estrangeiros que rapidamente chegam até nós, esse número pode ser bem maior.

Por exemplo, é bem provável que você conheça alguém que tem um nome vindo de outra cultura ou mesmo tem um nome que é adaptado de um nome estrangeiro.

Não é nada difícil se perder dentre toda essa quantidade de nomes, né?

Pensando em facilitar a busca de nossos leitores por nomes e seus significados, temos preparado listas mais específicas sobre o assunto.

Neste texto, priorizamos apenas os nomes femininos que começam pela letra P, dividindo-os entre os mais bonitos e populares. E se você não encontrar o nome que busca, não fique triste!

Nosso texto é apenas um pequeno recorte dentre as possibilidades de nomes que podem ser encaixados nessa categoria. E aí, vamos lá descobrir quais nomes são esses?

Nomes mais Populares e Bonitos para Meninas com a Letra P


nomes-com-letra-p-para-meninas

  • Paloma

Este é um nome espanhol bastante popular também aqui no Brasil. Quer dizer “pomba”, existindo em língua espanhola o substantivo paloma, com esse mesmo significado.

A evolução etimológica dessa palavra começa com palumbes, palumba, que significa “pombo”. É nome com forte simbologia, sendo a pomba considerada uma ave sagrada, personificando o Espírito Santo.

É por isso que Paloma também é considerado um nome que carrega atributos ligados a pacificidade.

  • Pâmela

Possui o bonito significado de “tudo mel”, “toda doce”. Embora falte precisão sobre sua origem, acredita-se que possua origem grega, vindo da junção de pan, que significa “tudo”, “todos”, com meli, que significa “mel”.

Alguns estudiosos acreditam que esse nome tenha surgido a partir da personagem que o poeta britânico Sir Philip Sidney (1554-1586) criou para seu poema chamado Arcadia.

A intenção do autor ao criar o nome Pamela (em inglês, sem acento) teria sido precisamente criar o significado de “toda doce”, por extensão às palavras gregas empregadas na criação do nome.

Outro escritor inglês, Samuel Richardosn (1689-1761) também utilizou o nome Pamela: como a heroína do romance Pamela ou a Virtude Recompensada.

Foi a partir dessa personagem que Pamela de fato passou a ser escolhido como nome dentre os papais, embora sua popularidade só tenha vindo no século XX, muito por conta da atriz Pamela Anderson.

  • Paola

Versão italiana do nome Paula, significa “pequena”, “de baixa estatura”. Surge como variante feminina de Paolo (Paulo), nome que se originou do latim Paullus, por sua vez vindo de paullo, palavra cujo significado é “pequeno”, “baixo”.

Por conta desses significados, algumas pessoas entendem figurativamente o significado de Paola, dizendo que significa “a humilde”, “humildade”.

A popularidade desse nome aqui no Brasil deve-se muito aos fluxos imigratórios de italianos para o Brasil ocorridos no século XX.

  • Patrícia

Nome bem popular que tem como significado “nobre”, “de classe nobre” e, ainda, “da mesma pátria” ou “compatriota”. É a variante feminina de Patrício, nome masculino bem menos comum quando comparado a essa variante.

Tem origem no latim Patricius, nome cujo significado é “patrício”, “nobre”, nome que era usado na Roma antiga em referência àqueles que faziam parte da nobreza. Originou-se de patres, forma plural de patre, que em latim significa “pai”.

Na Roma antiga, os senadores eram chamados de patres conscripti, que depois passou a ser entendido com o sentido de “pai de origem nobre”, “de pai livre”, vindo daí o termo ser patrício usado para se referir à classe dos nobres.

Assim, é nome que carrega a ideia de importância, indicando que uma pessoa não pertence à plebe. As ideias de “de classe nobre”, “da mesma pátria” e “compatriota” são ampliações do sentido de pertencer a uma classe nobre.

É por isso que o nome Patrícia é considerado o portador de qualidades nobres.

  • Paula

Possui como significado “pequena”, “de baixa estatura”. Variante feminina de Paulo, é nome que possui origem latina: Paulo surgiu de Paullus, da palavra também latina paullo, que significa “pequeno”, “baixo”.

É comum encontrar esse nome com o significado ampliado para “aquela que é humilde”, “humildade”. É bastante popular por conta da sua versão masculina: além de Paulo referir-se ao nome de uma família bem importante do Império Romano, São Paulo é considerado o grande líder do Cristianismo, cuja história está contada na Bíblia.

Especificamente Paula, é nome que surge na Inglaterra desde o período da conquista normanda; raro no período medieval, teve sua popularidade aumentada a partir do século XVII. Também é influente dentre os cristãos, sendo Santa Paula de Roma considerada a copatrona da ordem de São Jerônimo.

Soma-se a esses dados sobre a popularidade de Paula o fato de ser um nome comumente combinado a outros, assim formando nomes como Maria Paula, Ana Paula, Paula Maria e outros mais.

  • Penélope

Tem como significado “tela”, “trama”. A origem desse nome é grega, vindo da palavra penelops, muito provavelmente resultado da combinação dos termos pene, que significa “fio”, “fibra”, “trama”, e ops, que significa “rosto”, “olho”.

É nome considerado mitológico, sendo Penélope representada como o amor que não se cansa de esperar. Na mitologia grega, Penélope era casada com Ulisses, mas pouco tempo depois de casados, Ulisses precisou partir rumo à Guerra de Troia.

O pai da moça sugeriu que ela se casasse novamente e, como ela além de bela apresentava bom caráter e boa conduta, não faltariam pretendentes. Mas ela recusou a proposta do pai, dizendo que esperaria pelo retorno do marido.

O tempo passava e Ulisses não retornava, aumentando a procura dos pretendentes que queriam pedir a mão de Penélope.

Percebendo que seria difícil se livrar deles, a moça tentou, então, ganhar tempo para que que seu marido retornasse: prometeu que escolheria um novo pretendente assim que terminasse de tecer uma tela.

Entretanto, o que ela tecia de dia, desfazia de noite, fazendo com que seu trabalho durasse muito mais do que deveria.

Ao ser descoberta pelo pai, Penélope cedeu, dizendo que esse casaria com aquele que fosse capaz de atirar uma flecha da mesma forma que Ulisses, sabendo que tal proeza seria quase um possível de ser atingida.

Quem conseguiu realizar esse feito foi um simplório camponês que, na realidade, era Ulisses disfarçado, tendo voltado da guerra e já sabendo de tudo o que se passara. É, sem dúvida, uma bonita história.

É, ainda, o nome de outra personagem bem famosa: Penélope Charmosa, do desenho Corrida Maluca.

  • Pérola  

Nome que reflete preciosidade, apresenta como significado “feminina”, “virgem”, “pura”, “lunar”, “bela como a lua”, “brilhante como a lua”, “forte”, “constante”. É, são muitos e bonitos os significados que são ligados ao nome Pérola.

Surgiu da palavra latina perla, cujo significado é “pérola”. Para entender os significados desse nome, é preciso ter em mente que a pérola sempre foi algo considerado ornamento feminino e, daí, símbolo de feminilidade.

Além disso, por sua forma, brilho e coloração, ao longo da história sempre foi comparada à lua, aproximação que não é desconsiderada no significado desse nome. Por fim, tem-se o aspecto da pérola: dura e resistente, assim simbolizando força e durabilidade.

Você provavelmente já deve ter assistido em algum filme ou série cena em que determinado personagem chega a tentar morder uma pérola para descobrir se ela é verdadeira ou falsa.

Soma-se a tudo isso o fato de essa pedra carregar a simbologia da preciosidade. Tanto o é que a pérola também costuma ser conhecida como “Rainha das Gemas”, considerada a mais antiga preda preciosa, inclusive já tendo sido considerada a mais cara do mundo pela dificuldade de ser encontrada.

  • Piedade

É nome que por si só já apresenta seu significado: “compaixão”, “misericórdia”. É nome que carrega forte religiosidade, sendo a compaixão considerada uma importante virtude no Cristianismo – e em demais religiões.

Compaixão e, por extensão, piedade (Piedade, no caso do nome), está ligada à certeza de que Deus é misericordioso, além de ser considerada um sentimento de extrema importância para que haja paz na humanidade.

Apesar da aparente simplicidade de seu significado, Piedade carrega em si uma profunda mensagem.

  • Pietra 

Nome italiano que encanta muitas pessoas por sua sonoridade considerada elegante. Variante de Pedro nesse idioma, significa “pedra”, “rochedo”, “firmeza”.

Sua origem é grega, a partir de Pétros, nome masculino derivado de petra (“pedra”, “rochedo”), palavra grega que é tradução do aramaico Cephas (“pedra”, “rochedo”). Por sua significação, é nome também entendido como capaz de carregar características como firmeza, segurança e persistência.

Herda de sua variante masculina Pedro (em italiano Pietro) boa parte da sua popularidade, sendo Pedro o nome de vários santos católicos e, especialmente, o nome do apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa.

  • Poliana

É nome bonito e sonoro que tem como significado “senhora soberana cheia de graça”, “aquela que é pura e graciosa”. Esse nome é a versão em língua portuguesa de Pollyanna, nome que se formou a partir de Polly e de Anna.

O nome Polly é a variante medieval de Molly, forma diminutiva de Mary, versão em língua inglesa de Maria, nome que, apesar de ter sua origem considerada incerta, provavelmente veio do hebraico Myriam, então significando “senhora soberana”, “vidente”.

Também é possível que Mary (Maria) tenha vindo da sânscrito Maryáh, apresentando como significado “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Anna, também com origem hebraica, é variante inglesa de Ana, surgindo de Hannah, que em hebraico quer dizer “cheia de graça”. A forma Pollyanna existe na Inglaterra desde o século XIII, popularizando-se apenas no início do século XVII. Já em Portugal, documentos apontam que surgiu na primeira metade do século XVI.

Esse nome ficou especialmente famoso no século XX, quando a romancista estadunidense Eleanor H. Porter (1868-1920) lançou em 1913 Pollyanna, obra considerada clássica da literatura infantojuvenil.

A personagem órfã de apenas 11 anos que dá título ao livro é vista por muitos como a personificação do otimismo na literatura ocidental.

  • Priscila

Belo nome que significa “pertencente a Prisco”, “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

É a variante feminina de um nome desconhecido por muitas pessoas: Priscilo. Esse nome surgiu com o diminutivo de outro nome, Prisco, daí Priscilo e, consequentemente, Priscila serem entendidos com o significado de “pertencente a Prisco”, “da natureza de Prisco”.

O nome Prisco surge do latim Priscus e costuma ser entendido como “o antigo”, “o velho”, “o venerável”. Logo, como Priscila é nome que expressa a descendência, seu sentido pode ser ampliado para “familiar de alguém venerável”.

Surgiu inicialmente na Inglaterra, mas com a grafia Precilla. É nome de grande importância religiosa: Santa Priscila (também chamada de Santa Prisca) é considerada uma das santas romanas mais antigas, além de ser considerada uma evangelizadora muito atuante.

Segundo sua história, foi batizada aos 13 anos de idade por São Pedro, além de ter sido a primeira mulher ocidental que teria testemunhado com o martírio sua fé em Cristo. Priscila (Prisca) morreu em meados do século I em Roma, decapitada durante as perseguições do imperador Claudio.

Nota: Provavelmente por conta desses episódios religiosos, também há quem diga que o nome Priscila significa “a primeira”, “a antiga”. Entretanto, os significados e a origem que foram descritas a partir do nome Priscus são os que devem ser considerados.

Mais nomes bonitos para Meninas com a Letra P e seus significados


lista-de-nomes-femininos-com-a-letra-p

  • Palmira: “peregrina”, “palmeira”, “cidade das palmeiras”, “aquela que nasceu rodeada de palmeiras”.
  • Pandora: “todos os presentes”.
  • Paulina: “de Paula”, “pertencente a Paula”, “da pequena”, “pertencente àquela de baixa estatura”.
  • Perla: “pérola”.
  • Perpétua: “aquela que é sempre viva”, “eterna”.
  • Perséfone: “aquela que destrói e assassina”, “destruição e assassinato”.
  • Petúnia: “flor vermelha”.
  • Pia: “piedosa”, então fortemente relacionada a “justiça”, “piedade”, “benevolência”.
  • Pilar: “pilar”.

Considerações Finais


De fato, se compararmos com outras letras, a lista de nomes femininos que começam pela letra P não é lá tão extensa. Mas isso não quer dizer nada. Como você pôde perceber, existem boas e bonitas possibilidades de nomes do tipo!

Que tal deixar nos comentários quais nomes mais chamaram sua atenção? Algum significado surpreendeu você? Queremos saber tudo o que você achou do texto que acabou de ler.

Aproveitamos a oportunidade para convidar você a dar uma olhada nos demais textos sobre nomes que já apareceram por aqui. Tem muitas listas temáticas aqui no nosso site especialmente preparadas para você.

E, claro, fique de olho para não perder os novos textos que serão publicados.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra P possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.