O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Judeus Femininos e Masculinos

O que você sabe sobre Judaísmo? A não ser que você pertença à comunidade, tenha algum tipo de interesse por essa cultura ou conheça algum judeu, muito provavelmente você responderá que pouco ou muito pouco.

Muitas vezes, é uma cultura mencionada de forma extremamente simplista, por exemplo, abordando o fato de que judeus não comem carne de porco. Isso quando não retratam a comunidade judaica por um viés bastante estereotipado.

O presente texto é voltado para nomes judeus masculinos que são considerados os mais populares e bonitos.

Acreditando que conhecer – ainda que brevemente – a cultura judaica irá enriquecer a leitura do texto, antes de apresentarmos quais são esses nomes, falaremos um pouco sobre o Judaísmo.

O Judaísmo não é apenas religião, sendo, na realidade algo maior, capaz de compreender religião, filosofia e modo de vida.

Ainda, é importante destacar que Judaísmo e Cristianismo não são tão similares quanto muitas pessoas pensam. Uma das grandes diferenças entre essas religiões é explicada por Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista.

Enquanto os cristãos enxergam Jesus Cristo como um Messias que veio e que retornará um dia, os judeus acreditam que o Messias ainda está por vir. Isso não significa que os judeus não acreditam em Cristo, mas para eles Jesus foi um rabino que disseminou mensagens positivas de amor e de respeito ao próximo.

Ainda, poucos sabem, mas os judeus são divididos em três grupos, a saber: judeus ortodoxos, judeus conservadores e judeus reformistas.

Gostaria de indicação de alguma produção sobre o assunto? Embora a série tenha recebido algumas críticas pela forma como retrataram alguns costumes, na produção da Netflix Nada ortodoxa (2020) são encontrados alguns dos hábitos dos judeus ortodoxos.

Outra grande diferença está no que cada religião considera como Escrituras Sagradas. Os cristãos seguem a Bíblia, dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento.

Os judeus seguem a Torá, que também pode ser chamada de Bíblia Hebraica, a qual é formada pelos livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Isso significa que a Escritura Sagrada judaica corresponde apenas ao chamado Velho Testamento.

Falando sobre a parte histórica, história judaica vem de longa data, infelizmente marcada por eventos de sofrimento.

Por exemplo, podemos lembrar da Diáspora de 63 a.C., episódio da expulsão dos judeus da Palestina e de sua dispersão pelo mundo.

Outro evento sofrido data do século XX. É a perseguição dos judeus desde antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nisso incluindo o Holocausto. Estima-se que seis milhões de judeus tenham perdido a vida nessa época.

Foram brutalmente perseguidos, violentados e milhões assassinados por conta da religião que tinham. Os judeus referem-se ao Holocausto como Shoá, nome derivado de palavra hebraica cujo significado é “catástrofe”, “destruição”.

Bom, mas o principal motivo da sua visita é conhecer alguns dos nomes judeus masculinos considerados os mais bonitos e populares, certo? Antes de finalmente mostrarmos essa lista, é importante compartilhar alguns costumes judaicos relacionados ao nome.

Para eles, escolher o nome da criança é muito mais do que simplesmente ter preferência por um nome.

Esse momento é visto como de grande responsabilidade, já que acreditam que o nome escolhido será responsável por dar a criança a energia que ela levará por toda a vida, assim influenciando em sua essência e em suas características.

Por isso, é bastante comum que as famílias homenageiem algum parente cuja conduta é vista como inspiradora. Ainda, é comum que os nomes escolhidos estejam presentes na Bíblia.

Também é interessante o momento em que a criança recebe o nome.

No caso dos meninos, é a tradição que sejam nomeados na cerimônia chamada Brit milá, que significa “aliança da circuncisão”.

É uma cerimônia religiosa que deve ser realizada no oitavo dia de vida da criança e que consiste no corte do prepúcio, assim simbolizando a aliança entre Deus e o povo de Israel.

No caso das meninas, não há nenhuma cerimônia específica, devendo elas serem nomeadas na primeira chance que os pais têm de levá-las à sinagoga, o que pode ser a qualquer momento após o nascimento.

Sem dúvidas, é cultura muito rica! E agora que falamos um pouco sobre ela, vamos descobrir os nomes judeus considerados os mais bonitos e populares. E já adiantamos que alguns deles são encontrados também fora das comunidades judaicas.

Tópicos

Nomes Judeus para Meninas


  • Adele

Seu significado é apresentado como “nobre”, “de origem nobre”. Segundo estudiosos, surgiu no germânico como Athala, vindo de athal, palavra que nesse idioma quer dizer literalmente “nobre”.

Acredita-se que Adele tenha inicialmente surgido como forma reduzida de nomes iniciados por Adel, como Adelaide.

Nota: Pode apresentar grafias alternativas, como Adela, Adelia e Adelle. 

  • Amalia

Seu significado é “trabalhadora”, “mulher que trabalha”.

Surge a partir de amal, palavra cuja raiz pode ser considerada tanto germânica quanto hebraica, existindo nessas duas línguas e com o mesmo significado: forma diminutiva de “trabalho”.

Nota: A variante gráfica Amaliah também pode ser encontrada.

  • Avigail

Corresponde a Abigail. Seu significado é “alegria de meu pai”, “aquela cujo pai é alegria”.

Tem sua origem do nome hebraico Abhigáyil, no qual são identificados os termos abh (“pai”) e gil (“regozijar-se”).

É considerado nome bíblico por haver no Antigo Testamento uma personagem assim chamada, sendo uma das esposas do rei Davi, além de ser mencionado que esse rei também tinha uma irmã com esse nome.

  • Aliza

Faz parte da lista de nomes judeus quer carecem de informações mais precisas.

Aparecendo com frequência em materiais sobre a comunidade judaica, praticamente não há dados sobre a história desse nome, sendo mencionado apenas o seu significado de “júbilo”, “jubilosa”. 

  • Ashira

Ocorre com este nome a mesma coisa que vimos com o nome anterior. Encontrado em listas de nomes judeus para meninas, não há informações que precisem sua origem.

Quanto ao seu significado, é apresentado como “rica”, caracterizado como nome hebraico.

  • Batsheva

Em nossa cultura, nome conhecido como Bate-Seba. Seu significado é literalmente “filha de set’anos”, havendo quem o apresente como “filha do ajuste”.

É nome bíblico, sendo uma das esposas do rei Davi, então rainha consorte de Israel.

  • Bluma

Tem como significado “flor”. Surge no iídiche, dialeto germânico das comunidades judaicas da Europa central, usado principalmente por judeus na Alemanha, Bélgica, França, Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e em alguns outros países.

Esse nome surge a partir da palavra iídiche blum, que significa “flor”, bem parecida com Blume, que em alemão também significa “flor”. 

  • Chanah

Sem dúvidas, um dos nomes mais populares da nossa lista e muito escolhido até mesmo por quem não faz parte da comunidade judaica.

Talvez você o reconheça com sua grafia alternativa: Hanna (ou mesmo Hannah, variante em língua inglesa bem popular). Correspondendo ao nome que mais conhecemos como Ana, seu significado é “graça”, “favor”, “mulher cheia de graça”, “graciosa”.

Surgiu a partir do hebraico Channah, que tem os significados listados. No Antigo Testamento da Bíblia, existem duas personagens com esse nome, o que contribui bastante para a sua popularidade.

A mais importante delas é Chanah, mãe do profeta Shmuel (Samuel).

  • Daniela

O significado deste nome é “Deus é meu juiz”, “é o Senhor quem me julga”. É nome que surge como forma feminina de outro nome, no caso, de Daniel.

Daniel surge de Danyyel, nome hebraico composto a partir de dan, que quer dizer “juiz”, e de El, que quer dizer “Deus”. Por carregar referência a Deus, Daniel e Daniela são classificados como nomes teofóricos, o que contribui para a popularidade desses nomes.

A popularidade desse nome feminino está ligada à popularidade do nome masculino, sendo Daniel o nome de um profeta hebreu que tem sua história contada Bíblia, em livro que leva o seu nome.

  • Déborah

É nome bastante conhecido em algumas culturas e bem popular dentre os judeus. Pode aparecer com algumas variações gráficas: Debra e Devorah.

Traz os significados de “abelha” e, ainda, “mulher trabalhadora e esforçada”. Surge através do nome hebraico Debhoráh, cujo significado é “abelha”.

De acordo com estudiosos, a raiz desse nome é d-b-r, significando “zumbir”, “zunir”, resultando em dabhár, que significa “palavra”. Pela relação estabelecida com a abelha, Déborah tem seu sentido ampliado para “mulher trabalhadora e esforçada”.

Tem sua popularidade ligada ao fato de haver uma personagem bíblica assim chamada, aparecendo no Antigo Testamento. Trata-se da juíza profetisa responsável pela reorganização das tribos de Israel contra o domínio de Canaã, além de ter sido a responsável por conduzir os israelitas à vitória contra os cananeus.

Por tudo isso, é um nome que carrega significado bastante positivo.

Ainda, há outra personagem bíblica assim chamada, também aparecendo no Antigo Testamento: Déborah, mãe de Ananiel e enfermeira de Rebeca. 

  • Dena

Corresponde ao nome que muitos conhecem como Diná. Seu significado é “julgada”, “aquela que foi julgada”.

Surge a partir do hebraico Dinah, cujo significado é “juízo”, “julgamento”, tendo seu sentido ampliado para “julgada”, “aquela que foi julgada”.

É nome de uma personagem bíblica, a filha de Jacob e Leah (Jacó e Lia), aparecendo no Antigo Testamento.

  • Dania

É nome que apresenta a sonoridade bem agradável e diferente. De acordo com estudiosos, seu significado é “justiça de Deus”.

De origem hebraica, acredita-se que tenha surgido como variante de Dana.

Vale destacar que esse nome apresenta relação com Daniel, nome de origem hebraica surgido a partir de Danyyel, por sua vez composto por dan (“juiz”) e por El (“Deus”).

  • Eliora

Nome de agradável sonoridade cujo significado é entendido como “meu Deus é minha luz”.

Sua origem hebraica, compartilhando raízes com o nome masculino Uriel; então, ambos os nomes estão ligados aos vocábulos hebraicos ur (“luz”, “ouro”) e Yah, El (“Deus”, “Jeová”).

O nome Eliora não é muito difundido, sendo mais encontrado em Israel e em comunidades judaicas mais tradicionais.

  • Elisa

É, sem dúvidas, um bonito nome que pode ser encontrado também fora das comunidades judaicas.

Significa “o meu Deus é um juramento”, “Deus é abundância”, “promessa divina”, “alegre”. Sua origem é considerada como vinda do nome do qual falaremos a seguir, Elisheva (correspondente a Elisabete).

Elisa é considerado forma diminutiva desse nome de origem hebraica, cuja raiz é Elishebba, formado pelos vocábulos hebraicos El (“Deus”, “Jeová”) e sab (“juramento”, “abundância”). O significado “alegre” está ligado ao fato de que para alguns estudiosos, a origem de Elisa é a palavra fenícia elizah, que quer dizer “alegre”.

A hipótese mais provável é que tenha surgido entre os judeus com base nas palavras de origem hebraica.

  • Elisheva

É nome muito bonito e conhecido em outras culturas como Elisabeth ou mesmo Elizabeth.

Quer dizer “Deus é abundância”, “meu Deus é juramento”, havendo quem o entenda como “aquela que é consagrada a Deus”.

Essa grafia Elisheva é bem próxima da grafia original desse nome, surgida em hebraico como Elishebba.

Além de seu forte significado, esse é nome bastante comum dentre os judeus por ser um nome religioso: Elisheva é a esposa de Aharon.

Nota: A grafia Elisheba também pode ser encontrada.

  • Emuna

Nome que apresenta leve e bonita sonoridade. Quer dizer “fé”. Surge a partir da palavra hebraica aman, que tem precisamente esse significado.

Algumas pessoas entendem que também possa significar “firmeza”, “constância”, “fidelidade”, “lealdade”, “confiança”. De todo modo, é nome que carrega bonitos e fortes significados, sendo por isso bem querido.

  • Esther

É um dos nomes femininos bem comuns dentre os judeus, também presente em demais culturas.

Tem o bonito e simbólico significado de “estrela”.

Surge na língua hebraica precisamente como Esther, apresentando relação com os seguintes nomes: Stara (na língua persa), Ishtar (no caldeu, língua falada pelos caldeus, povos da Antiguidade com origem árabe), Shittar (no hitita, língua falada pelos hititas, povo indo-europeu que viveu dois mil anos antes de Cristo em área onde hoje é a Turquia) e Stella (no latim). Todos esses nomes significam literalmente “estrela”.

A simbologia desse elemento celeste está ligada a luz, esperança, perfeição e ao divino. É considerado nome bíblico por ser o nome de uma personagem, tendo sua história contada no Antigo Testamento em um livro que leva seu nome.

No Livro de Esther, é contada a história dessa rainha originária da Judeia, esposa do rei persa Assuero, que se valeu de sua influência como rainha para impedir que esse povo fosse exterminado.

  • Ethel

É nome que traz uma sonoridade bastante agradável. Quer dizer “nobre”, “honrosa”. Sua origem pode ser considerada um tanto curiosa.

Esse nome é apresentado em vários materiais sobre a cultura judaica como um feminino judaico.

Inclusive, na moderna história judaica está o chamado Enigma de Ethel, caso que aconteceu Estados Unidos na década de 1950; é a história do casal Julius e Ethel Rosenberg, condenados à pena de morte por espionagem a favor da União Soviética, caso repleto de controvérsias.

Apesar de ser indicado como nome judaico feminino, a origem de Ethel é apresentada como vinda do inglês antigo aethel, ligado ao germânico. Significando “nobre”, “honrosa”, provavelmente surgiu como apelido para nomes iniciados por Ethel.

  • Eva

Tem como significado “a que vive”, “a vivente”, “a que tem vida”, “cheia de vida”, “mãe da vida”. De origem hebraica, surge a partir de Chavah, Havah.

Os judeus relacionam esse nome ao verbo lichyot e às palavras chai e chaiym, todos esses vocábulos ligados a “viver”, comunicando ideia de vida. Por isso, Eva pode ser entendido a partir desses significados que listamos, ampliações do verbo viver.

O mundo conhece Eva a partir do livro Gênesis, do Antigo Testamento da Bíblia, livro no qual é contado que a partir da costela de Adão, o Primeiro Homem, Deus criou Eva para ser sua companheira. Enganada pela serpente, ela fez com que ela e Adão fossem expulsos do Paraíso após comerem do fruto proibido.

Na cultura judaica, Chavah é nome entendido de uma forma muito mais ampla do que apenas pelo seu significado; tem a ver com o fato de que Eva um dia se transformaria na mãe de todos os seres vivos.

Daí a relação com o sentido de “vida”, sendo ela entendida como a figura principal do nascimento dos novos indivíduos a povoarem a Terra, além de instruir essas novas gerações a trabalharem para que a humanidade vislumbrasse a promessa de salvação. 

  • Hadassah

É nome que tem como significado “mirto”, “murta”, “protegida”, “aquela que protege”, “governante” ou mesmo “mulher que tem influência”.

Não é nome judaico muito conhecido por aqueles que não pertencem à comunidade. É nome hebraico surgido com essa grafia derivado da palavra hadas, que significa “mirto”, “murta”, nome de um tipo de arbusto.

Conhecido por exalar um aroma agradável ao ser esmagado, era comum na cultura hebraica durante a Antiguidade que as noivas usassem murta em suas grinaldas.

Além disso, os hebreus tinham como costume usar murtas para cobrir as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, uma de suas principais festividades, vindo desse fato os sentidos de proteção e cobertura ligados ao nome Hadassah. A história e a importância desse nome têm relação com outro nome do qual já falamos, Esther.

O nome de Esther, personagem bíblica, era Hadassah e seu nome teria sido mudado em virtude de sua beleza; tão bela que era chamada de “estrela da manhã”. É por isso que algumas pessoas são levadas a considerarem Esther e Hadassah como nomes com o mesmo significado, “estrela”.

Entretanto, não existem relações etimológicas entre esses nomes, sendo por isso errôneo atribuir a eles a mesma significação. Originária da Judeia e casada com o rei persa Assuero, Hadassah (Esther) usou de sua influência para impedir que esse é o povo fosse exterminado.

É por conta de sua história que alguns dos significados desse nome são “governante” e “mulher que tem influência”.

  • Hasia

Carecendo de informações mais detalhadas a respeito de sua origem, este nome bem presente em listas de nomes judeus femininos quer dizer “protegida do Senhor”.

Assim, carrega significação muito bonita e importante.

  • Judith

Seu significado é “mulher da Judeia”, “judia”. Surge do nome hebraico Iehudíth que, precisamente significando “mulher da Judeia”, “judia”, faz referência, no caso desse último significado, a mulher vinda da tribo de Judá.

Aparece na Bíblia como uma das esposas de Esaú.

  • Keren

É nome cujo significado vem a ser “chifre”. Indica-se como sua origem Qeren, que em hebraico significa precisamente “chifre”.

É nome bíblico, aparecendo no Livro Sagrado Keren-Happuch (comumente referida em língua portuguesa como Quéren-Hapuque), filha do patriarca Jó, filho de Esaú.

Algumas fontes indicam que esse nome também pode ter surgido a partir da palavra hebraica garan, que significa “brilho”, “esplendor”, significados que seriam passados a Keren.

Nota: É comum que algumas pessoas considerem Keren variante gráfica de Karen, nome ligado a raízes gregas e que significa “casta”, “pura”.

No caso, como estamos falando da cultura judaica, as hipóteses primeiramente apresentadas são as mais prováveis para sua origem, principalmente por sua relação com a Bíblia.

  • Leah

Quer dizer “vaca selvagem”. Com origem hebraica, vem de leah, palavra relacionada ao árabe láan, que significa precisamente “vaca selvagem”.

É nome que tem sua popularidade ligada à Bíblia, sendo Leah o nome da primeira esposa de Jacob.

Além da importância por remeter à Escritura Sagrada, é um nome que chama atenção pela simplicidade de sua sonoridade.

  • Layla

É um bonito nome para o qual são admitidas algumas hipóteses de origem. Seu significado é entendido como “bela como a noite”, “noite”, “o cheiro inebriante do vinho”.

Em geral, atribui-se a origem desse nome ao árabe Láyla, a partir do vocábulo árabe láylah, que significa “escura como a noite”, tendo seu sentido ampliado para “bela como a noite”.

Entretanto, essa palavra árabe é correspondente à palavra hebraica layil, surgida a partir do aramaico lelá, então significando “noite”. Dentre os árabes, Layla também costuma ser entendido como “a embriaguez dos poetas”, em referência ao nome de sete poetisas pré-islâmicas.

Esse significado, contudo, é perdido dentre os judeus. Por fim, alguns estudiosos indicam que esse nome esteja ligado ao persa como Laila, significando “o cheiro inebriante do vinho”, significado também perdido dentre os judeus.

  • Mazal 

Sua origem é Hebraica e quer dizer “boa sorte”.

Embora seja provavelmente nome feminino judeu pouco conhecido por aqueles que não fazem parte da comunidade judaica, há uma expressão composta por Mazal e que é bem conhecida. Estamos falando de Mazal Tov, que quer dizer “felicidades”.

É interessante frisar que essa expressão transcende a ação de simplesmente felicitar alguém por algo que tenha acontecido, estando relacionada também a bênção.

  • Miriam

É nome que tem como significados mais difundidos “senhora soberana”, “a vidente”.

Apesar de esses sentidos serem os mais comumente encontrados, são admitidas diferentes hipóteses para a origem desse nome. A principal explicação é ter origem a partir do hebraico Myriam, nome com os significados que apresentamos.

Entretanto, alguns estudiosos admitem que esse nome hebraico tem como raiz mry, vocábulo que em egípcio significa “amada”, “amor”.

Ainda, algumas pessoas afirmam que Miriam surge ligado às palavras assírias Yamo Mariro, então significando “oceano azedo”, “ácido”; em aramaico assírio é considerado variante de Maria.

Por fim, é possível encontrar quem indique que esse nome surgiu a partir do sânscrito Maryáh, que quer dizer “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

No idioma hebraico, o nome Miriam aparece empregado no lugar de Maria, mãe de Jesus Cristo. Não à toa Miriam e Maria são considerados variantes entre si.

  • Naomi

Trata-se de nome que tem como significado “meu deleite”, “minha doçura”, “aquela que é bonita e honesta”, também sendo entendido como “a honestidade bela”.

De origem hebraica, surge a partir de Na’omiy, Naomi, nome que apresenta como significado “agradabilidade”, “amenidade”, “deleite”. Sua origem também pode apresentar relação com na’ima, palavra árabe que quer dizer “era agradável”.

Na Bíblia, esse nome é encontrado com a grafia Noemi, nome da sogra de Ruth.

  • Rachel  

É nome bem popular que é facilmente encontrado também fora das comunidades judaicas. Significa “ovelha”, “mulher mansa”, “a pacífica”.

De origem hebraica, surge de Rahel, cujo significado literal é “ovelha”. De acordo com documentos, surgiu em árabe a partir de ráhil, vocábulo com idêntico significado.

A partir da simbologia em geral atribuída à ovelha, Rachel tem seu sentido ampliado para “mansa”, “pacífica”, “mulher mansa”, “mulher pacífica”.

No Antigo Testamento da Bíblia, aparece a figura de Rachel, a esposa preferida da Jacó e mãe de José e Benjamim. Durante Idade Média, foi um nome bastante comum dentre os judeus.

  • Rebeca

É um dos clássicos nomes judeus femininos da nossa lista, sendo bastante comum.

Quer dizer “união”, “ligação”, “aquela que une”, havendo quem o entenda também com o significado de “mulher com uma beleza que cativa os homens”. Surge no hebraico como Ribhqah, cujo significado é precisamente “união”, “ligação”, “aquela que une”.

De acordo com estudiosos, a grafia Rebeca está ligada a Rhebekka, forma como os gregos traduziram esse nome. É nome bíblico, aparecendo no Antigo Testamento Rebeca, esposa de Itzhak (Isaque) e mãe dos gêmeos Esav (Esaú) e Yaacov (Jacó).

Na Escritura Sagrada, Rebeca é apresentada como uma mulher que mesmo tendo crescido dentre os pagãos, permaneceu justa e pura.

Além disso, é reconhecida por sua extrema beleza, a ponto de seu marido apresentá-la como sua irmã ao invés de sua esposa, pois tinha medo de que encantados por sua beleza, os demais homens o matassem.

É por isso que um dos significados dados a esse nome é “mulher com uma beleza que cativa os homens”. Esse nome sempre teve notória popularidade dentre os judeus.

Também pode ser encontrado nessa cultura com a grafia Rivkah.

  • Ruth

É um dos nomes judeus mais comuns para meninas. Significa “amiga”, “companheira”.

Essa grafia Ruth, também existente em línguas inglesa, alemã, sueca e outras, é a original em hebraico. Surge de Re’ut, termo que em hebraico significa “amigo”, podendo ser ampliado para “companheiro”.

É nome bíblico, havendo uma personagem do Antigo Testamento assim chamada; sua história é contada em livro que leva seu nome.

  • Rayna

Quer dizer “pura”, “limpa”. Sua origem é encontrada no iídiche (o idioma germânico das comunidades judaicas europeias), surgindo a partir de rein, o vocábulo que carrega esses mesmos significados.

  • Samantha

Belo nome que pode ser encontrado também em outras culturas. Tem como significado “limite”, “término”, “a que está presente em todas as partes”, “universal” ou, ainda, “seu nome é Deus”.

É considerado nome de origem incerta. Uma das hipóteses existentes é ter vindo do nome sânscrito Samanta, composto a partir de sa, que significa “laço”, “aderência”, “o que reúne”, de ma, que tem relação com as ideias de tempo e de medida, e, por fim, ta, que significa “força”, “conservação”, “ação de transpassar”.

Combinando os significados dessas palavras, Samantha é entendido como “limite”, “término”, “a que está presente em todas as partes”, “universal”.

Pela outra hipótese de origem, é entendido como a variante feminina de Samuel, nome de origem hebraica: vem de Shemu’el, no qual é identificada a palavra El, que significa “Deus”, “Jeová”, significando “seu nome é Deus”.

Para alguns estudiosos, Samantha surgiu a partir da combinação de Sam, Shem de Samuel, Shemu’el, com antha, relativo ao grego anthos que, significando “flor”, faz com que Samantha passe a significar “flor com o nome de Deus”.

Como estamos falando de um nome popular dentre os judeus, muito provavelmente a hipótese que considera um pouco de influência grega em sua origem deve ser desconsiderada. 

  • Simona

Seu significado é “a que ouviu”, “ouvinte”, “obediente”. Surge como variante feminina do nome hebraico Shim’on, Shimon, que em nosso idioma significa Simão.

Tal nome tem como raiz shamá, significando “ele ouviu”, expandindo o sentido de seu nome para “ouvinte”, “obediente”, significados passados a Simona.

Nota: Também pode apresentar como grafia Simeona. 

  • Sarah

Esse nome quer dizer “filha do rei”, “princesa”, “dama” ou “donzela”.

Há algumas hipóteses sobre a origem desse nome, sendo que algumas, por motivos históricos, passam ser mais prováveis do que outras, como explicaremos. A hipótese mais provável é de fato ter origem hebraica, vindo de sarár, que significa “ele governou”, então tendo seu sentido ampliado para “filha do rei”.

Para alguns estudiosos, também pode ter surgido ou do grego sárra ou do acadiano sharratu, palavras que significam “princesa”. 

É o nome de uma personagem bíblica que aparece no Antigo Testamento: nascida Sarai, esposa de Abraham (Abraão) e mãe de Isaac, por ordem de Deus passa a ser chamada de Sara.

A força desse nome vem do fato de que Abraham recebeu de Deus a missão de chefiar os povos semitas; uma vez que Abraham é considerado o patriarca dos judeus, sua esposa Sara passa a ser a matriarca.

Algumas pessoas consideram que esse nome tenha vindo do anglo-saxão Sabrina, nome que também quer dizer “princesa”. Todavia, por ser um nome bíblico que, inclusive, antecederia a presença dos judeus no mundo, a origem hebraica é a mais provável.

Ainda, o nome Sarah é uma das marcas na história dos judeus no mundo.

Desde pouco antes do período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), já havia começado o sistemático processo de perseguição dos judeus, bastante intensificado e culminando em milhares de mortes, durante a guerra. Esse processo de perseguição é chamado de antissemitismo e desde 1933 já era facilmente observado.

Um dos decretos que marcam esse processo na Alemanha data de 01 de janeiro de 1939 (exatos oito meses antes do início da Segunda Guerra Mundial), o Decreto para a Aplicação da Lei sobre Mudança de Nomes e Sobrenomes.

Segundo o decreto, judeus alemães deveriam ser identificáveis como tais em seus nomes. Assim, todos aqueles que não tinham nomes considerados como “tipicamente judeus” pelos nazistas eram obrigados a acrescentar uma “identidade judaica” aos seus passaportes: Sarah para mulheres e Israel para homens.

Além da simbologia que esse nome tem dentre os judeus, Sarah chegou a ser um nome geracional na Alemanha pós-guerra. Muitos alemães escolheram para suas filhas o nome Sarah como modo de se rebelar contra pais nazistas.

Sem as dúvidas, esse nome carrega muita história.

  • Tamar

É nome comumente atrelado aos significados de “palmeira”, “palma”, também sendo entendido por alguns como “permanecer ereto”.

Sua origem é hebraica, aparecendo no Antigo Testamento bíblico, precisamente no livro de Gênesis. De acordo com a Bíblia, Tamar casa-se duas vezes, com dois irmãos, ficando viúva em ambas as vezes.

Por fim, casa seu com seu sogro Judá.

  • Talia

Seu significado pode ser “viçosa”, “exuberância da seiva”, “abundância”, “festa”, “flor”, “nascimento”, “nascida no Natal” ou mesmo “orvalho de Deus”, havendo mais de uma hipótese para sua origem.

Alguns estudiosos dizem que sua origem é grega, tendo surgido de Thalia, nome que, significando “viço”, “exuberância da seiva”, tem seu sentido ampliado para “abundância”, “festa”. A origem desse nome está na palavra também grega thallo (“flor”), derivada de thállein (“florir”).

Já para outros estudiosos, estaria relacionado a natalis, palavra grega que significa “nascimento”, mesma palavra que originou o nome Natália, comumente entendido em referência ao dia de Natal.

Há, ainda, outra hipótese de origem e, tratando-se de nome comum dentre os judeus, muito provavelmente é a hipótese mais forte nesse caso.

Ter surgido da palavra hebraica Talya, que significa “orvalho de Deus”.

  • Tova

Trata-se de um bonito nome de origem hebraica. Quer dizer “boa”, “bondosa”. É considerado nome predominantemente feminino, ou seja, por vezes sendo escolhido também para meninos.

  • Yael

É nome de sonoridade bem agradável e que significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”.

Surge no hebraico com essa mesma grafia, Yael, e também com o significado de “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. É um forte nome bíblico, sendo o nome de uma corajosa mulher considerada heroína por ter conseguido enganar e matar o comandante do exército canaeu.

Dessa forma, Yael garantiu a vitória do povo de Israel. É, portanto, nome capaz de simbolizar bravura e coragem, além de ser um nome que faz menção a Deus, sendo El “Deus”, “Jeová”.

É nome feminino bastante encontrado principalmente em Israel. 

Nomes Judeus para Meninos


  • Aaron

Quer dizer “elevado”, “exaltado”, “força”, “montanha da força”, “mensageiro”. São consideradas algumas hipóteses para a origem desse nome.

Uma das mais difundidas e muito próxima da cultura judaica é ter surgido a partir do hebraico Aharon, que quer dizer “montanha da força”, tendo o seu sentido ampliado para “elevado”, “exaltado”.

Alguns estudiosos indicam a possibilidade de ter surgido na língua árabe, cujo significado nesse idioma seria “mensageiro”.

Ainda, há quem considere que tenha surgido na cultura egípcia ou a partir de Aaru, nome do Paraíso governado pelo deus Osíris na mitologia egípcia, ou a partir de aha w, entendido como “leão guerreiro”.

É um nome muito bonito e sua popularidade está muito ligada às Escrituras Sagradas, aparecendo no Antigo Testamento Aaron (Arão, em nosso idioma), irmão mais velho de Moisés e primeiro sumo-sacerdote dos hebreus.

Nota: Vale destacar que a grafia Aharon pode ser facilmente encontrada.

  • Abba

É nome fortemente marcado pela religiosidade. Significa “pai”.

As palavras aba e ábba eram muito utilizadas em várias línguas semíticas (fazendo referência a um povo formado por descendentes de outros povos, como os árabes e os hebreus) mencionando o pai de alguém.

A força religiosa desse nome deve-se ao fato de que também era usado para se referir a Deus e a Jesus Cristo; na Bíblia, pode ser encontrado esse nome em várias orações dirigidas a Deus.

Dentre os judeus, nos primeiros séculos depois de Cristo Abba foi empregado como título de honra para os rabinos.

  • Abraham

Correspondendo em nosso idioma a Abraão, tem o forte significado de “pai de uma multidão”, “pai de muitos”.

Surge na língua hebraica escrito dessa forma, Abraham, formado por abram (“pai elevado”) e por hamon (“multidão”, “muitos”).

No livro bíblico Gênesis é contada a história de Abraham, considerado o patriarca do Cristianismo, do Islamismo e do Judaísmo, ou seja, patriarca das três grandes religiões.

  • Abner

Seu belo significado é “o (divino) pai é luz”, “meu pai é uma luz”, “pai da luz” e, ainda, “pai iluminado”.

Sua origem está no nome hebraico Abiner, resultado da combinação de ab, quem significa “pai”, com hiner, que significa “luz”. Assim, fica com significado de “meu pai é uma luz”, sendo comumente ampliado para “pai da luz”, “pai iluminado”.

Por conta disso, é visto como um bonito nome capaz de carregar a simbologia da luz e estabelecer relação com o divino. É considerado o nome bíblico, aparecendo no Antigo Testamento Abner, o comandante do exército e prima do rei Saul.

Nota: Também é bem comum de ser encontrada a grafia Avner, considerada uma das variantes em língua hebraica desse nome.

  • Adam

O significado desse sonoro e bem popular nome é “homem”, “homem formado na terra”.

De origem hebraica, surge ligado a adama, adamah, que significa “terra”, daí esse nome ser entendido como “homem criado a partir da terra”. 

Segundo outra hipótese defendida por alguns estudiosos, na realidade esse nome está relacionado a Adi-Aham, nome sânscrito composto por Adi, que significa “primeiro”, e por Aham, que significa “ego”.

Essa combinação de palavras sânscritas resulta em “primeiro ego”, ampliando o seu sentido para “primeiro homem”, em referência a Adam (Adão). Segundo o Antigo Testamento bíblico, Adam foi o primeiro homem que Deus criou a partir do barro, da terra.

Alguns estudiosos também relacionam esse nome a ‘adam, que em hebraico significa “ser vermelho”, “da cor da terra”, “da cor do barro”, assim estando ligado a um tipo de solo que havia Palestina.

  • Ariel

Quer dizer “leão de Deus”, “leão do Senhor”.

De origem hebraica, surge de Ari’El, formado pelos vocábulos Ari, significando “leão”, e El, significando “Deus”, “Jeová”, “Senhor”, assim formando os significados apresentados.

Além de sua popularidade por ser um nome teofórico (nome que faz menção a Deus) e de carregar a simbologia do poder e da sabedoria (por conta da figura do leão), Ariel é o nome de um arcanjo.

A figura desse arcanjo é bem forte na religião judaica.

Nota: Curiosamente, esse nome passou a ser mais conhecido como nome feminino por conta da influência animação da Disney A Pequena Sereia (1989), na qual a protagonista tem como nome Ariel. 

  • Baruch

Nome de forte sonoridade e que significa “bem-aventurado”, “afortunado”, “feliz”, “próspero”.

Sua origem vem da palavra hebraica baruc, que precisamente significa “bem-aventurado”, “afortunado”, “feliz”, “próspero”. Além de ser um nome querido por conta de seus significados, é bíblico: Baruch é o nome do secretário do profeta Jeremiah.

É bem comum dentre os judeus.

  • Benjamin

Seu significado é “filho da felicidade”, “filho da mão direita”, “o bem-amado”. Seus bonitos significados que contribuem para a sua popularidade.

Surge em hebraico a partir de Benyamin, nome no qual podem ser identificados os vocábulos bem, que quer dizer “filho”, e yamin, que quer dizer “mão direita”.

O significado de “o bem-amado” está ligado ao fato de que o lado direito é tradicionalmente relacionado a coisas boas e positivas.

No Antigo Testamento da Bíblia, aparece Benjamin, filho de Jacó e de Raquel. Na tradição bíblica, os filhos de Jacó formaram as Doze Tribos de Israel. Aqueles pertencentes à Tribo de Benjamin eram chamados de benjamitas.

  • Caleb

Nome bem popular e encontrado mesmo fora da comunidade judaica. Quer dizer “cão”, “cachorro”. Sua origem, para muitos, é considerada incerta.

Mas a hipótese amplamente difundida é ter vindo de keleb, palavra hebraica com esses significados. Herda, então, as simbologias geralmente atreladas à figura do cão: lealdade, honra e respeito.

Além disso, é nome querido por ser bíblico: Caleb foi um dos doze espiões que Moishe (Moisés) enviou para procurarem por Canaã. Filho de mãe judia, apenas Caleb e Jephunneh (Jefoné), seu pai, retornaram da missão.  

  • Davi

Sem dúvidas, um dos nomes judeus mais comuns.

Tem o belo significado de “o amado”, “querido”, “predileto”. Surge a partir do hebraico Dawid, Dawídh, apresentando os mesmos significados descritos.

A importância desse nome deve-se ao fato de ter sido Davi um importante rei de Israel, reinando por 40 anos, de 1006 a 966 a.C., tempo no qual sete anos foram como rei de Judá e 33 anos reinando em Jerusalém como rei de Israel.

Além de rei, Davi foi um guerreiro e profeta, conhecido por dar início às bases para que um verdadeiro Estado hebraico fosse criado. Dentre seus muitos feitos, está a vitória, quando ainda era jovem, sobre o gigante Golias.

É, assim, nome que carrega muita história. 

  • Efraim

Tem os belos significados de “frutífero”, “fértil”, “aquele que multiplica”.

Surgiu, originalmente, como Ephráyim, nome hebraico resultado da combinação de parah, que significa “era fértil”, com o vocábulo aramaico perá, geralmente entendido como “frutificar”.

Daí ser apresentado os significados de “frutífero”, “fértil” e a ampliação “fertilidade”, “aquele que multiplica”. Segundo o Antigo Testamento bíblico, Efraim fundou uma das doze tribos de Israel.

Com forte apelo religioso, Efraim é nome bíblico de fato mais adotado pelos judeus.  

  • Eli

Belo e sonoro nome com os significados de “elevadíssimo”, “exaltado”, “o Altíssimo”, “o meu Deus é excelso”. Surge do hebraico Eli, carregando precisamente os significados listados.

No Antigo Testamento aparece Eli, o sumo-sacerdote que criou o profeta Shmuel (Samuel).

Ainda, é possível encontrar quem relacione a origem desse nome a hélios, que em grego quer dizer “Sol” ou a ali, alá e elu, respectivamente vocábulos aramaico-siríaco, árabe e acadiano, que significam “ele aascendeu”.

  • Elijah

De origem hebraica, significa “o Senhor é o meu Deus”, “Jeová é meu Deus”.

Sua raiz é El, que em hebraico significa “Deus”, “Jeová”, compondo os nomes Elijah, Aliyyáh. Por fazer referência a Deus, é considerado nome teofórico.

Também citado no Alcorão, livro sagrado do islamismo, Elijah é profeta bíblico que aparece no livro de Reis.

  • Elisha

Tem como significado “Deus é salvação”, “meu Deus é salvação”, “Deus é meu auxílio”. Surge no hebraico com essa mesma grafia, formado a partir dos vocábulos El, significando “Deus”, e yésha, significando “salvação”.

Em nosso idioma, corresponde a Eliseu. 

  • Ezra

O significado deste nome é “socorro”, “ajuda”, “auxílio”. Costuma ser considerado nome inglês por ser bem popular em países falantes da língua inglesa.

Surge no hebraico com essa mesma grafia, significando precisamente “auxílio”, “socorro”.

No Antigo Testamento, Ezra foi um profeta e autor de livro que leva seu nome, além de ser conhecido como descendente de Abraham (Abraão) e como líder do grupo Israelita que retornou da Babilônia em 457 a. C. 

  • Gabriel

Nome bem conhecido em todo o mundo, a escolha deste nome tem muito a ver com religião. Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”.

Com significação carregada de vigor, tem origem a partir das palavras hebraicas gébher, que significa “homem forte”, e El, que significa “Deus”.

Esse é o nome do anjo que anunciou a Maria que ela seria a mãe do Mashiach (como os judeus se referem ao Messias). É, sem sombra de dúvidas, nome que se refere a uma figura religiosa de extrema importância, também conhecido como “mensageiro de Deus”.

Pelo teor do anúncio feito, Gabriel é um nome ligado à chegada de boas novas.

  • Hanan

Presente em várias listas de nomes masculinos judeus, informações sobre sua origem são incertas e praticamente não divulgadas.

O que é difundido é seu significado: “gracioso” em hebraico.

  • Hersch

O caso deste nome é idêntico ao visto com Hanan: muito indicado como opção de nome judeu masculino, não é precisada a história da sua origem.

Diz-se ter surgido no iídiche, a língua germânica das comunidades judaicas europeias. Quer dizer “cervo”, no sentido de enaltecer a qualidade daquele que é ligeiro.

Nota: Também pode aparecer com a grafia Hersh.

  • Ishmael

Seu significado é “Deus ouve”, “Deus ouvirá”. É bonito nome que surge a partir do hebraico Yishmáel, Ishmael, cuja raiz é a palavra yishmá, que significa “ele ouvirá”.

Vale destacar que em hebraico El quer dizer “Deus”, “Jeová”. Esse nome aparece no Antigo Testamento, sendo o nome de um dos filhos de Abraham (Abraão).

  • Isaac

Popular em diversas culturas, quer dizer “ele irá rir”, “como Deus ri”, “filho da alegria”.

Veio da forma hebraica Yishaq, cujo significado é “ele irá rir”, “como Deus ri”, então tendo como sentido ampliado “filho da alegria”.

É popular nome bíblico: é contada a história de Sara e Abraham (Abraão) que, apesar de já idosos, tornaram-se pais de Isaac, o que lhes deu muita alegria. Isaac é um dos três patriarcas do povo de Israel. 

Curiosamente, é o único patriarca cujo nome Deus não ordenou que fosse alterado.

  • Jeremiah

Nome cujo significado é “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”.

Surgiu a partir do hebraico Yirmeyahu, possivelmente derivado de Yarimyah, que significa “o Senhor exalta”, “Jeová exalta”. Mas também é admitida a possibilidade de ter vindo de Yarum-yah, que quer dizer “o Senhor é exaltado”, “Jeová é exaltado”.

É o nome de importante personagem bíblico: Jeremiah, um dos maiores profetas do Antigo Testamento e autor do livro Lamentações.

  • Joaquim

Quer dizer “Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”.

Surgiu do hebraico Jehoiachim, resultado da junção das palavras Yahweh, que quer dizer “Jeová”, “Deus”, e quwm, que quer dizer “estabelecer”, resultando nos significados apresentados.

É nome querido pela relação que estabelece com o divino, mas também por ser o nome de um dos reis de Judá, segundo a Bíblia. Na Escritura Sagrada, Joaquim foi levado ao cativeiro na Babilônia pelo rei Nabucodonosor. 

Nota: Pode ser encontrado grafado como Joachim ou como Ioaquim.

  • Jonas

Seu significado é “pombo”. Surge hebraico através de Yonah, nome que traz como significado precisamente “pomba”.

É nome especial por conta da simbologia de seu significado. Nas Escrituras Sagradas, a pomba é animal que simboliza o Espírito Santo de Deus, então representando a paz e a harmonia dentre os indivíduos.

Na Europa, Jonas passou a ser nome mais utilizado após o período da Reforma Protestante. É bastante conhecido por conta de uma personagem bíblica assim chamada.

Jonas é o nome de um profeta que como castigo por ter desobedecido às ordens de Deus, teria sido engolido por um peixe gigantesco, tendo sido cuspido, ainda vivo, três dias depois.

  • Lev

O seu significado é “coração”, “um coração”. É nome de origem hebraica. Não são encontradas muitas informações sobre a raiz desse nome.

  • Moishe

Uma das versões do nome Moisés, tem como significado “criança”, “filho”, também podendo ser entendido como “tirado das águas”.  

A grafia de seu nome é bem parecida sua origem hebraica: Moshe, nome que estudiosos acreditam ter surgido a partir da palavra egípcia mesu, cujo significado é “criança”, “filho”.

Algumas pessoas relacionam essa hipótese de origem a nomes egípcios como Ramsés, que significa “filho de Rá”, e Tutmósis, que significa “filho de Tot”.

Ainda, é considerada uma segunda hipótese de origem para esse nome. Teria vindo da palavra hebraica masha, que significa “ele tirou”, daí o sentido de “tirado das águas”. Essa segunda hipótese de origem está relacionada a Bíblia.

Moishe (Moisés) nasceu na Tribo de Levi. Seus pais, já sabendo que ele seria famoso, escondeu-o por três meses antes de colocá-lo em um cesto águas do rio Nilo. Posteriormente, ele foi achado pela filha do faraó, que o retirou das águas e o criou como filho.

Criado para ser o futuro príncipe do Egito, Moishe tornou-se líder dos judeus e os guiou da escravidão nas terras egípcias à Terra Prometida (Canaã). 

  • Malachai

É mais conhecido por pessoas fora da comunidade judaica como Malaquias. Traz como significado “enviado de Deus”, “mensageiro de Deus”.

Surge a partir de Malaqhiáh, nome hebraico composto por malaqn, que significa “mensageiro”, e por lah, que significa “Javé”, “Deus”.

É considerado nome bíblico por existir uma personagem bíblica com esse nome, o célebre profeta Malachai (Malaquias), chamado de “o último dos Profetas Menores”.

Há na Bíblia livro que leva seu nome.

  • Manassés

Nome hebraico bem antigo que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento”, “aquele que está entregue ao perdão”.

Possui origem no Manasseh, vindo do também hebraico Menasheh. A raiz desse nome é a palavra hebraica nasháh, que significa “ele esqueceu”.

Esse é o nome de um dos ancestrais das doze tribos de Israel.

  • Micha

Surge como forma reduzida de Michael, nome de grande importância em várias culturas, incluindo a judaica.

Assim, é preciso entender o significado de Michael, que é “quem é como Deus?”, pergunta retórica indicando que ninguém pode ser comparado a Ele.

Além dessa importância, sinalizando a onipotência divina, é o nome de um dos sete arcanjos de Deus.

O anjo Michael é comumente considerado o mais importante dentre os demais, além de ser visto como o chefe do Exército Celestial, liderando esse exército à vitória durante a Guerra no Céu.

Tudo isso faz de Micha um nome de grande importância.

  • Nathaniel

Bonito e popular nome que quer dizer “dom de Deus”, “presente de Deus”, “Deus deu”.

Surgiu na língua hebraica como Netan’El, Nethanael, sendo possível reconhecer que se trata da junção dos vocábulos nathá, que quer dizer “ele deu”, e El, o que quer dizer “Deus”.

Assim, é nome cujo significado está relacionado ao divino, sendo por isso muito querido.

  • Noah

É nome bem conhecido e que traz como significado “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.

Surgiu inicialmente na forma hebraica No’ah, por sua vez derivado, muito provavelmente, de noach, vocábulo cujo significado é descanso. 

  • Rafael

Nome que quer dizer “Deus curou”, “curado por Deus”, assim apresentando significado que se relaciona ao divino.

Sua origem é encontrada em Rephael, nome hebraico informada a partir de Repha, que significa “curou”, e de El, significa “Deus”.

Esse nome está ligado ao Arcanjo também conhecido como São Rafael, presente nas tradições hebraica, cristã, judaica e islã, tendo sido o Arcanjo que anunciou o fim dos tempos.

Por sua influência religiosa, é nome bastante popular dentre os judeus. 

  • Saphir

Significando “belo”, a origem desse nome é aramaica. Infelizmente, são escassas informações que permitam análise mais profunda sobre sua origem.

Nota: Existe um sobrenome judeu que se forma provavelmente a partir dessa mesma palavra. Estamos falando do sobrenome Saphiro.

  • Seth  

É nome de bonita sonoridade cujo significado é “aquele que foi definido”, “o nomeado”, “coluna”, “pilar”, “deslumbramento”.

A pluralidade de significados já indica que sua origem não é precisa. Uma das hipóteses diz ter surgido no hebraico como Sheth, então vindo do vocábulo também hebraico shith que, significando “colocar”, “definir”, faz com que o nome em questão signifique “aquele que foi definido”, “o nomeado”.

Outra hipótese defende que se trate da forma grega de Swtkh, nome egípcio que se acredita significar “coluna”, “pilar”, “deslumbramento”. Na mitologia egípcia, esse é o nome do deus do caos e da desordem.

A primeira hipótese pode ser considerada a mais provável para o surgimento desse nome dentre os judeus. É nome bíblico, sendo esse o nome do terceiro filho de Adão e Eva.

  • Shimon

Traz como significado “aquele que ouve”, “ouvinte”. Esse nome apresenta a grafia bem semelhante ao original no hebraico: Shim’on, Shimon.

A raiz desse nome é o termo shamá, cujo significado é “ele ouviu”. Em sentido amplo, esse nome é visto com o significado de “ouvinte”.

Ainda, há quem o entenda como podendo significar “obediente”.

  • Saul

Nome judeu bem comum, tem os bonitos significados de “aquele que foi muito desejado”, “o que foi pedido insistentemente”.

Surge assim escrito no hebraico e aparece na Bíblia como o nome do primeiro rei de Israel. É curioso que o nome Saulo, surgido a partir de Chaul, versão grega de Saul, apareça no Novo Testamento da Bíblia, então também considerado o nome bíblico.

Saul possui forte carga religiosa, pois era comum que nos tempos antigos esse nome fosse escolhido para batizar filhos que tinham sido muito desejados, a ponto de serem considerados frutos de um milagre.

Daí o significado de “aquele que foi conseguido através de orações”.

  • Shmuel

É um dos nomes judeus mais famosos e conhecidos, estando presente também fora de comunidades judaicas.

Quer dizer “nome de Deus” ou mesmo “Deus ouve”. Surge em hebraico como Shemu’El, composto por shem, shema que, relacionado ao aramaico, quer dizer “ouve”; forma Sh’ma, cujo significado é “ouvir”.

Já o vocábulo El tem como significado “Senhor”, “Deus”.

É nome que tem sua popularidade ligada à Bíblia, aparecendo no Antigo Testamento: Ana não conseguia ter filhos e, em oração, prometeu que se um dia tivesse um filho, a criança seria entregue para servir a Deus.

O Senhor atendeu ao pedido e Ana tornou-se mãe daquele que posteriormente viraria profeta Samuel.

  • Solomon

É outro nome bastante comum entre os judeus e encontrado em demais culturas. O significado desse nome é “o pacífico”.

Surgiu a partir da palavra hebraica Shelomon, ligada à palavra Shalom, que significa “paz”.

Na Bíblia, Solomon (Salomão, em demais culturas) é filho de Davi; terceiro rei dos judeus, fez com que Israel chegasse a grande poder, também conhecido por sua sabedoria.

  • Uri

Apresenta o significado de “Deus é minha luz”, “a luz de Deus”, “minha luz”, “chama”, “luz divina”.

Com fortes e bonitos significados, originou-se do hebraico Uriy, por sua vez vindo do verbo or, que significa “brilhar”. Além De encantar por seus significados, é nome bíblico, havendo personagens com esse nome, um deles o pai de Belzabel.

É nome bem popular em Israel. É comum que esse nome seja escolhido para meninos que nasceram no Chanucá (ou Hanukkah), também chamado de Festa das Luzes.

É uma festividade muito importante para os judeus, comemorada anualmente e cuja duração é de oito dias. Celebrando a vitória da luz contra a escuridão, um dos símbolos mais conhecidos desta festividade são as velas do menorah (típico candelabro judaico) que são acesas ao longo dos dias.

Nota: Essa comemoração acontece no mês de dezembro. Algumas pessoas se referem ao Chanucá como “Natal judeu”. Isso decorre do fato de que essa comemoração acontece no mesmo mês do Natal.

Entretanto, é sempre bom lembrar que essas comemorações não têm relação entre si. Inclusive, os judeus não comemoram o Natal.

  • Yakov

Corresponde ao nome que conhecemos como Jacó, então significando “aquele que vem do calcanhar”.

Sua origem é encontrada em Yaaqobh, nome hebraico ligado às palavras iqbá (vinda do aramaico), iqbu (vinda do acadiano) e aqib (Vinda do árabe), todas apresentando o mesmo significado: “calcanhar”.

A explicação do significado “aquele que vem do calcanhar é encontrada na Bíblia: Yakov teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.

Ainda pelo Antigo Testamento bíblico, mais tarde Yakov passou a ser conhecido como Israel, pai dos doze fundadores das doze ribos chamadas tribos de Israel.

Nota: A grafia Yaakov também pode ser encontrada.

  • Yosef

Corresponde ao nome que conhecemos como José, então significando “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica”.

Surge no hebraico com essa mesma grafia, Yosef, trazendo como significado “Ele acrescentará”, em referência a Deus. Durante o período medieval, esse nome foi bastante comum dentre os judeus.

Ao final da Idade Média, passou a ser popular em diversas culturas por influência da veneração a São José, marido de Maria, mãe de Jesus Cristo e considerado o padroeiro da família. Yosef é fortemente presente dentre os judeus.

Considerações Finais


Conta pra gente… Qual foi o nome de que você mais gostou? Seja qual for o nome escolhido, mesmo que não esteja nesta lista, certamente será uma excelente escolha.

Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Judeus possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.