O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Masculinos com a Letra I

Buscando conhecer um pouco a respeito de nomes e seus significados? Então, você está no lugar certo! Mas que tal deixar essa busca um pouco mais fácil?

Bom, são inúmeros os nomes existentes, assim como são muitas as inspirações que influenciam os papais e as mamães quando é chegada a hora de escolher o nome do bebê.

Algumas pessoas já têm nome de preferência, mas outras aproveitam para homenagear alguma personalidade da qual gostam ou algum parente querido.

Sem falar que algumas pessoas fazem escolhas digamos que temáticas, escolhendo o nome de uma determinada cultura, por exemplo, buscam inspiração em nomes de origem japonesa.

Pensando em deixar a sua busca pelo nome ideal e seu significado um pouco tranquila, temos preparado listas com nomes iniciados por uma letra em específico.

No presente texto, você encontrará nomes para meninos que começam com a letra i e que podem ser considerados os mais populares e bonitos.

Nomes Masculinos mais Populares e Bonitos com a Letra I


nomes-masculinos-com-a-letra-i

  • Iago

Este nome significa “aquele que vem do calcanhar”, “que Deus o proteja”. Trata-se da variante espanhola do nome Jacó. Esse nome apresenta duas possíveis origens.

Pode ter vindo do hebraico Yaaqobh, nome surgido relacionado às palavras iqbá (de origem aramaica), iqbu (de origem acadiana) e aqib (de origem árabe), que significam “calcanhar”. Já de acordo com a outra (e bem menos difundida) possibilidade, teria vindo de Ya’aqov’el, nome que significa “que Deus a proteja”.

Na Bíblia, Jacó (Iago), filho de Isaac e de Rebeca, seguindo as ordens de Deus, muda o seu nome para Israel, o pai dos doze fundadores das 12 tribos de Israel.

  • Ian

Curto e sonoro nome que tem como significado “Deus é gracioso”, “presente de Deus”, “graça de Deus”, também podendo significar “Deus perdoa”. Esse nome vem de João, nome por sua vez surgido a partir do hebraico Iohanan, Yehokhanan, formado a partir de Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

De acordo com documentos, teria surgido em Portugal ainda no século IX, mas com a forma Ioannes. Sua forma original, entretanto, está no irlandês Eoin, que depois passou ao gaélico escocês Iain. A grafia Ian surgiu por influência da língua inglesa.

  • Ibrahim

Tem como significado “pai sublime”, “pai ilustre” e, ainda, “pai das multidões”. É nome que possui origem hebraica, vindo de Abraham, anteriormente Abram. Corresponde ao nome por nós conhecidos como Abraão.

De acordo com a Bíblia, Abraão foi o nome que Deus ordenou que Abram adotasse, o que foi pedido porque ele se tornou o primeiro patriarca da Judeia, a ele sendo prometida por Deus Canaã, um lugar onde as pessoas viveriam em plena harmonia.

  • Ícaro

Nome cujo significado é “seguidor”, vindo do grego Ikaros. Embora não haja muita certeza sobre o seu significado, estudiosos costumam apresentá-lo como “o seguidor”. Pode também ter surgido da forma latinizada para esse nome grego, Icarus.

Na mitologia grega, Ícaro é conhecido por ser a metáfora da ambição humana. De acordo com sua história, Ícaro e seu pai, Dédalo, estavam presos em um labirinto na cidade de Creta.

Na tentativa de fugir, construíram asas artificiais com penas coladas com cera de mel de abelha. Dédalo aconselhou o filho a ter prudência e não se aproximar muito do Sol, mas Ícaro estava em êxtase por estar voando e não deu ouvido aos conselhos do pai.

Essa imprudência custou caro: voou em direção ao Sol e o calor derreteu a cera que era usada como cola, fazendo com que Ícaro perdesse suas asas, caísse no mar e morresse afogado. Sua popularidade foi maior aqui no Brasil durante a década de 70.

  • Igor

É nome de forte sonoridade que significa “aquele que trabalha a terra”, “agricultor”, também podendo significar “guerreiro de Deus Yngvi”.

Para os primeiros significados apresentados, Igor é considerado variante russa para o nome Jorge, por sua vez vindo do grego Geórgios, composto por ge (“terra”) e por erghon (“trabalho”), assim formando o seu significado.

Já para outros estudiosos, esse nome é a forma russa do nórdico Yngvarr, este formado por Yngvi, um dos deuses da mitologia germânica, e por arr, que significa “guerreiro”.

Essa última hipótese de origem é bem embasada pelo fato de o nome Igor ter sido levado pelos vikings à Rússia, o que ocorreu por volta do século X.

  • Inácio

De origem pouco precisa, seu significado é entendido como “filho”, “ardente”, “o que é como fogo”. Pode ter vindo a partir de Egnatius, nome de uma família romana e surgido a partir do latim ignis (“fogo”), ignatus (“ardente”, “o que é como fogo”).

Outra possibilidade é estar ligado ao grego Ignátios, correspondente ao latim Gnatus, significando “filho”. Data do século II o surgimento desse nome, ganhando especial popularidade na Rússia. Em Portugal, teria surgido em documentos apenas a partir do século XVII.

  • Isaque

Tem como significado “riso”, “ele ri”, “filho da alegria”. Sua origem é encontrada no hebraico Itshak, Yitzháq, nome formado a partir de tzaháq, palavra cujo sentido é “riso”, “ele ri” e com sentido ampliado, “filho da alegria”.

Além da popularidade por conta de sua sonoridade e de seu belo significado, é considerado o nome bíblico, aparecendo no Antigo Testamento. Na Bíblia, Isaque é filho de Abraão e Sara. É considerado, junto com Abraão e Jacó, um dos patriarcas do povo de Israel.

Nota: Também é comum encontrar esse nome com a grafia Isac.

  • Ismael

Bonito nome que tem como significado “Deus ouvirá”, “Deus ouve”. Trata-se de nome surgido a partir do hebraico Yishmaél, Ishmael, composto por yishmá (“ouvirá”, “ouve”) e El (“Deus”). Na raiz desse nome, yishmá, está o termo shamá, que significa “ele ouve”.

Além de seu significado de cunho religioso, é o nome bíblico. De acordo com o Antigo Testamento, um dos filhos de Abraão e considerado um dos tradicionais ancestrais dos povos árabes chama-se Ismael.

  • Israel

Tem como significado “homem que luta com Deus”, “homem que vê Deus”. Sua origem está no hebraico Yisrael, no qual são identificados os termos sara (“ele luta”) e El (“Deus”).

Pode ser considerado também nome bíblico por estar presente no Antigo Testamento: Israel é o nome do homem que lutou com um anjo do Senhor, tendo conseguido derrotá-lo.

Na passagem bíblica que conta a sua história, esse homem recebeu de seus pais o nome de Jacó, mas Deus disse que não teria mais esse nome, mas sim Israel.

  • Ítalo

De origem grega, o significado deste nome é “vitelo”, “touro”, também havendo quem o entenda como significando “o italiano”. A raiz disse nome está na palavra ítalos, que em grego significa “vitelo”, “touro”.

A segunda possibilidade de origem está relacionada à lenda dos gêmeos Rômulo e Remo, de acordo com a qual eles foram os fundadores das cidades Roma e Remora. Segundo essa história, os irmãos foram abandonados ainda bebês nas águas do rio Tibre, sendo encontrados por uma loba que os amamentou.

Quando quiseram procurar suas origens, acabaram por fundar Roma e Remora. Ainda, o nome Itália teria surgido do fato de o pai dos irmãos ter o nome de Italus; todos que eram nascidos na região onde hoje está a Itália eram chamados de ítalo.

Vale destacar que um dos adjetivos pátrios para se referir a coisas ou pessoas relativas à Itália é precisamente ítalo. 

  • Ivan

Apesar de curto, a sonoridade deste nome é considerada forte. Significa “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. Sua origem está em Iván, nome russo que corresponde ao antigo eslavo Ioannu.

Esses nomes vieram de Ioannes, versão grega para João. Logo, a raiz de Ivan é a mesma que de João: o hebraico Iohanan, composto a partir de Yah (“Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

A grande popularidade de Ivan vem do fato de que nove imperadores búlgaros e seis czares russos tinham como nome Ivan (com especial destaque para Ivan IV da Rússia, conhecido como o Terrível), assim sendo um nome associado a poder.

  • Ivo

É um curto e sonoro nome que apresenta mais de uma possibilidade de origem, assim impactando em seu significado. Pode significar “teixo”, nesse caso vindo do germânico iv. Trata-se de um tipo de árvore com folhas venenosas e que era bastante usado durante o período medieval na fabricação de arcos e flechas.

O segundo significado possível é “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”. Isso porque para alguns estudiosos Ivo é a forma diminutiva de Ivan, variante russa de João.

Logo, a raiz desse nome está em Iohanan, Yehokhanan, formado pelos termos hebraicos Yah (“Javé”, “Jeová”, “Deus”) e hannah (“graça”).

Mais nomes bonitos para Meninos com a Letra I e seus significados


lista-com-significados-nomes-masculinos-letra-i

  • Ildefonso: “pronto para o combate”.
  • Inocêncio: “sem pecado”, “inocente”.
  • Irineu: “pacífico”.
  • Isaías: “salvação do Senhor”, “o Eterno salva”, “Jeová é salvação”.
  • Isaú: Variante do nome Esaú, significa “homem coberto de pelos”, “peludo”.
  • Ismar: “nobre de grande força” ou, ainda, “Deus ouve”.
  • Isidoro: “dádiva de Ísis”, “presente da deusa Ísis”.
  • Itamar: “nobre muito rico”, “nobre possuidor de riquezas”, também havendo quem o entenda como “ilha da palmeira”.
  • Ivair: “arqueiro militar”.
  • Ivanildo: “Deus é cheio de graça”, “Deus perdoa”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”.

Considerações Finais


Se você é nosso leitor antigo, já está mais do que acostumado a saber que a opinião dos nossos leitores é fundamental para nós. Então, se você já familiarizado com o nosso conteúdo ou novo por aqui, não deixe de falar o que você achou do nosso texto.

Queremos aqueles nomes que mais surpreenderam você… Qual é o seu nome favorito da lista… E, se for o caso, qual nome você sentiu falta de ver por aqui.

Gostou desse tipo de texto? Então, aproveite a visita para conhecer os demais textos nesse estilo que já foram publicados por aqui.

E fique de olho para não perder aqueles que já, já virão!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Masculinos com a Letra I possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.