O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Portugueses Femininos

A ligação entre Brasil e Portugal vem de longa data. Precisamente, desde 1500, quando os portugueses aqui chegaram. Já fomos colônia portuguesa e no ano de 1822 declaramos nossa independência da metrópole, ou seja, de Portugal.

Existiram muitas coisas positivas e negativas nesses mais de 500 anos de história que aproximam essas duas nações. Os detalhes desses mais de cinco séculos de história extrapolam o objetivo do presente texto.

É muito comum que as pessoas demonstrem interesse em saber aqueles nomes que são os mais bonitos e os mais populares em determinado lugar. E muitas vezes, quando os países compartilham um mesmo idioma (ainda que com diferenças regionais), a curiosidade é ainda maior.

Será que países que compartilham um mesmo idioma apresentam as mesmas preferências por nomes?

É só continuar a leitura do texto para chegarmos à resposta para essa pergunta juntos!

Antes disso, vale muita pena conhecer algumas curiosidades sobre os nomes portugueses.

Existe uma questão cultural muito interessante em Portugal quando o assunto é língua. A cultura portuguesa é muito resistente a incorporar palavras estrangeiras. Por exemplo, se você estiver conversando com um português, é melhor evitar o uso da palavra pen drive. Para eles, o nome disso é caneta.

Essa certa aversão a estrangeirismos se estende aos nomes. As autoridades portuguesas proíbem que os pais escolham nomes estrangeiros para seus filhos, bem como restringe a duplicação de letras como l e n – ou seja, Anna e Vallentina, por exemplo, são grafias proibidas – e a letra i não pode ser substituída por y.

As exceções, quando existem, são permitidas apenas para bebês que são filhos de estrangeiros.

E não pense que estamos exagerando ao usar o verbo proibir. Essas regras são passadas pelo Ministério da Justiça de Portugal como forma de evitar nomes muito estrangeiros ou com pronúncia difícil. E se os papais não estiverem satisfeitos… Terão que recorrer ao próprio Ministério.

Bom, vamos agora conferir os nomes femininos mais bonitos e populares em Portugal e se alguns desses também podem ser encontrados aqui no Brasil.

Tópicos

Nomes Femininos Portugueses comuns e populares


nomes-portugueses-femininos

  • Ana

É nome que aparece com frequência em listas de nomes mais populares. Quer dizer “graciosa”, “cheia de graça”.

O nome Ana tem origem hebraica: surge a partir de Hannah, que resultou na forma latina Anna (ainda hoje grafia que pode ser encontrada em alguns países), apresentando como significado “graciosa”, “cheia de graça”.

Daí se dizer que esse nome é capaz de refletir o simbolismo da oferta. A Bíblia contribuiu bastante para a popularidade desse nome, havendo mais de uma Ana citada no Livro Sagrado. Uma delas é Santa Ana, considerada mãe da Maria e, então, avó de Jesus Cristo.

O nome foi muito frequente dentre os cristãos ocidentais durante a período medieval justamente por influência de Santa Ana.

Na Inglaterra, surgiu pela primeira vez no século XIII, popularizando-se a partir do século XVII; curiosamente, porque os ingleses confundiram Ana como variante de Agnes. Já em Portugal, documentos mostram que surgiu pela primeira vez já na primeira metade do século XVI.

  • Benedita

Bonito nome que tem como significado “abençoada”, “bendita”, “louvada”. É a variante feminina do nome Benedito, este surgido através do latim Benedictus, nome derivado da palavra benedico, cujo significado é “falar bem de alguém”.

Tal significado latino deve ser entendido no sentido de pedir proteção divina para que alguém seja “abençoado”. Daí os sentidos de “bendito”, “louvado”. A versão masculina desse nome foi bastante popular por influência de San Benedetto di Norcia (São Bento de Núrsia, em português).

Tendo vivido de conta 180 a 547, San Benedetto foi um monge fundador da Ordem de São Bento, também conhecida como Ordem dos Beneditinos, considerada uma das maiores ordens monásticas existentes.

Por influência desse santo, Benedito foi um nome muito adotado pelos cristãos, inclusive tendo sido escolhido por 16 papas. Benedita herda um pouco da popularidade desse nome.

  • Bianca

Existindo também em demais países, é um delicado nome cujo significado é “branca”, “alva”, “cândida”. Bianca é nome de origem italiana que surge a partir da palavra bianca, cujo significado literal é “branca”, sendo ampliado para “alva”.

Como essa cor é tradicionalmente relacionada a paz e tranquilidade, o sentido desse nome acaba sendo ampliado para “cândida”. É curioso que Bianca seja considerada a variante italiana para Branca, nome encontrado em Portugal desde o século XIII, mas apresente maior popularidade do que Branca.

O nome Bianca tornou-se muito popular após o lançamento de The timing of the shrew (A megera domada, em português), peça escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) provavelmente entre 1590 e 1592. Nela, há a personagem Bianca Minola.

  • Carolina

Belo e sonoro nome que tem como significado “mulher do povo”. Surgiu como forma diminutiva de Carla, variante feminina de Carlos, sendo por isso importante entender esse nome.

Carlos possui origem germânica, vindo de karal, kerl, vocábulos entendidos como “homem livre”, “homem do povo”, significados passados a Carla e, também, a Carolina.

Algumas pessoas admitem outra hipótese de origem para Carolina, como variante de Carolus, nome latino considerado uma versão para Carlos.

Esse nome em latim era constituído pela mesma raiz germânica karal, kerl, com o acréscimo de lind, cujo significado é “doce”. Como Carolus quer dizer “homem doce”, por essa hipótese Carolina fica com o significado de “mulher doce”.

  • Catarina

É belo nome que tem como significado “pura”, “casta”. Surge do grego Aikaterhíne, por sua vez derivado de katharós, que significa “pura”, “casta”.

Surgiu na Inglaterra por volta do século XI, popularizando-se no século XV, apresentando grafias como Katherine e Catherine.

Tornou-se especialmente popular por influência de Santa Catarina, santa que foi torturada por não ter aceitado participar das cerimônias pagãs, além de ser citada como uma jovem que teria convencido várias pessoas a se converterem ao Cristianismo.

Em Portugal, surgiu no século XV inicialmente com a grafia Catalina.

  • Diana

Nome conhecido também no Brasil, significa “divina”, “aquela que ilumina”, “a luz do dia”. Surge do vocábulo latino diana, por sua vez derivado de outra palavra latina, dius, cujo significado é “divina”.

No latim arcaico, esse nome passou a ter a grafia Diviana e entendido como “da natureza de Divia”. Vale destacar que na mitologia romana, Divia e Diana são nomes dados à deusa da Lua, da caça e das florestas, geralmente entendido com o significado de “aquela que ilumina”.

É nome que vem sendo empregado desde há muitos séculos, já existindo no tempo do Renascimento, iniciado no século XIV.

Em todo o mundo esse nome é bastante popular por ter sido o nome da princesa Diana da Inglaterra, também conhecida como Lady Di e apelidada de “Princesa do povo”, morreu em um acidente de carro em 1997. É nome presente em diversos países.

  • Eva

Tem os fortes significados de “a que vive”, “a vivente”, “a que tem vida”, “cheia de vida”, “mãe da vida”.

Sua origem é hebraica, surgindo a partir de Chavah, Havah, nomes que têm como significado “respirar”, “viver”, “dar vida”, daí apresentando os sentidos ampliados de “a que vive”, “a vivente”, “a que tem vida”, “mãe da vida”.

É considerado um forte nome religioso, aparecendo em Gênesis, livro presente no Antigo Testamento bíblico. Nesse livro, é contado com Deus criou Eva para Adão, o primeiro homem, a partir da sua costela, para que ela preenchesse sua solidão.

Então, Adão e Eva formaram o primeiro casal da humanidade. Vale destacar que por muito tempo esse nome foi considerado como negativo por algumas pessoas, pois segundo a história, Eva foi enganada pela serpente, fazendo com que tanto ela quanto Adão provassem do fruto proibido, o que os levou a serem expulsos do Paraíso.

Mas desde a Idade Média esse já era nome bastante buscado, tendo sua popularidade aumentado a partir do século XIX. 

  • Francisca

Quer dizer “francesa livre”, “aquela que vem da França”. É a variante feminina de Francisco, por isso necessário entender esse nome masculino.

Francisco surge do nome latino Franciscus, por sua vez originário do germânico, a partir de Frank, significando “franco”, associado a isk, sufixo indicativo de nacionalidade.

Já que franco costuma ser entendido como “livre”, os possíveis sentidos para o nome em questão são “francês livre”, “aquele que vem da França”.

Tem certa popularidade pela ligação com São Francisco de Assis (1181-1226), conhecido por ter renunciado à sua riqueza para se dedicar aos mais necessitados.

Frade fundador da Ordem Mendicante dos Frades Menores, também conhecidos como Franciscanos, São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais.

  • Graça

Quer dizer “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê” e, ainda, “benevolência divina”.

É considerado nome que carrega força religiosa, pois o substantivo graça surge a partir do latim gratia, vocábulo que tem os significados listados.

  • Lara

Está dentre os 20 nomes femininos mais buscados pelos papais portugueses. Seu significado pode ser entendido como “muda”, “falante”, “da acrópole”, “loureiro” ou “vitoriosa”.

Sua origem é considerada incerta, sendo a hipótese mais provável ter surgido da palavra grega lara, que quer dizer “muda”. Essa origem também está ligada à mitologia. Lara foi uma ninfa pré-romana que contou a Juno as infidelidades que Júpiter, deus de todos os deuses na mitologia romana, cometera.

Como castigo, Júpiter ordenou que Mercúrio cortasse a língua de Lara e a conduzisse ao submundo. É curioso que embora bem menos frequente, algumas pessoas entendam Lara com o significado de “falante”; então, teria vindo do grego da lala, que significa “falante”, ligado a laleo, que significa “falar”.

Ligado a essa hipótese de origem, é dito que a ninfa Lara tudo contava, preocupando os seus pais, que perceberam ser impossível fazer com que a moça guardasse um segredo. Por essa hipótese, também pode ser visto como variante de Larunda, nome mitológico que significa “falante”.

Outros estudiosos já consideram que Lara é variante ou forma diminutiva de Larissa, nome russo que surge a partir do grego Lárissa, cujo significado é “da acrópole”.

Por fim, pode ser uma variante do nome Laura, forma feminina de Lauro, nome que tem sua origem no latim laurus, que significa “louro”, “loureiro”. Desde a Antiguidade, as folhas de louro já eram consideradas símbolo de triunfo, inclusive sendo ofertada uma coroa de louros aos vencedores dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga.

Então, em sentido amplo, os nomes derivados dessa palavra latina podem ser entendidos como “vitoriosa”, “triunfadora”.

É, Lara é nome de sonoridade bem agradável e que carrega hipóteses de origem bem interessantes.

  • Laura

Figurando dentre os 20 nomes mais populares para as meninas em Portugal, não nos é difícil perceber tal popularidade, já que também acontece aqui no Brasil. Quer dizer “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”.

É a variante de Lauro, então surgindo de laurus, palavra que em latim significa “loureiro”, “louro”. Para entender a relevância das folhas de louro, é preciso voltar nossas atenções à Antiguidade.

Na Grécia antiga, de acordo com a mitologia grega, o deus Apolo era apaixonado por Dafne, constantemente a cortejando. A jovem, na tentativa de fugir das investidas do deus, pediu ajuda a seu próprio pai, que a transformasse em um loureiro.

Apolo ficou desolado e essa árvore passou a ser consagrada ao deus. Símbolo de triunfo, era costume fazer coroa de louros para entregar àqueles que vencessem os Jogos Olímpicos.

Também na antiga Roma as folhas de louro eram vistas como sinal de glória. Muito provavelmente você já deve ter visto alguma imagem de imperadores romanos usando coroa de louros.

  • Leonor

É nome bem popular, tendo aparecido dentre os mais escolhidos pelo menos de 2010 a 2019. Seu significado é “a luminosa”, “luz”, “tocha”.

É considerada nome que se originou a partir de Aliénor, nome do francês antigo entendido como versão provençal de Helena, por isso sendo importante entender o significado deste nome.

Helena possui raiz grega, surgindo como Heléne, entendido como “tocha”, “a luminosa”. Já a raiz diz o nome grego está no vocábulo hélê; em a tradução livre, “raio de Sol” em grego.

De acordo com a mitologia grega, Helena é conhecida como a mulher mais bela do mundo, sendo conhecida por seu importante papel no episódio da Guerra de Troia, contado pelo poeta grego Homero (928 a.C.-898 a.C.) na Ilíada e na Odisseia.

Leonor teria surgido inicialmente com a grafia Leanor nós séculos XI e XII, assim surgindo em Portugal no século XIII. Portugal teve uma rainha com esse nome: Leonor Teles (1350-1405). Casada com Fernando I, foi regente de Portugal de 1383 a 1384 após a morte do marido.

  • Luísa

É a versão feminina do nome Luís, sendo por isso necessário entender esse nome masculino.

Portando os fortes significados de “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro”, “célebre na guerra”, Luís surge do germânico Hloddoviko, Chlodovech, composto a partir de hlot, hlut (“famoso”, “ilustre”, “célebre”) e de wig (“guerreiro”).

Esse nome deu origem a um outro nome germânico, Ludwig, adaptado ao latim como Ludovicus, que originou a forma francesa Louis, da qual saiu Luís e, consequentemente, Luísa.

O nome Luísa fica, então, com os significados de “combatente gloriosa”, “ilustre guerreira”, “célebre na guerra”, podendo ser considerado nome que reflete coragem, força e orgulho diante das conquistas.

  • Madalena

Nome bem popular também no Brasil que significa “a que vive na Torre de Deus”, “habitante de Magdala”.

Surgiu através do grego Magdaléne, nome que tem como significado “a que vem de Magdala”, “a que habita Magdala”.

Como Magdala era o nome de uma antiga aldeia próxima ao mar da Galileia, vindo de palavra que significa “torre”, também entendida como “Torre de Deus”, Madalena tem seu sentido ampliado para “a que vive na Torre de Deus”.

A popularidade desse nome está fortemente relacionada à Bíblia, precisamente no Novo Testamento, parte em que aparece Maria Madalena, que recebeu esse nome por ter vindo de Magdala. Aparece na Bíblia como uma das mais fiéis seguidoras de Jesus Cristo. 

  • Margarida

É nome com sonoridade leve e agradável que encanta pelo seu significado: “pérola”. É nome latino, vindo de Magarita, que surgiu através do grego margarítes cuja significado quer dizer precisamente “pérola”.

Esse vocábulo grego, por sua vez, veio do persa murvarid, murwari, que significa “criadora de luz”. Na Europa, esse nome foi bastante comum durante o período medieval principalmente dentre os cristãos.

Isso se deve à história de Santa Margarida de Antioquia. Conta-se que ela se dedicou desde muito nova ao Cristianismo, apesar de ser filha de um sacerdote pagão. Seu pai pedia veementemente que ela abandonasse sua crença, inclusive dizendo que caso não o fizesse, sofreria um grande castigo.

A jovem chegou a ser levada a um juiz e mesmo assim não abandonou sua fé. Sofreu castigos tanto psicológicos quanto físicos; e suas feridas desapareciam em poucos dias. Uma das passagens mais notáveis de sua história diz que enquanto encarcerada, Santa Margarida recebeu a visita do mal em forma de dragão, que a engoliu.

Ela conseguiu escapar do ventre do dragão, saindo dele segurando um grande crucifixo. Em Portugal, esse nome aparece em documentos desde o século XIII.

Também contribui para a popularidade desse nome sua associação à flor de mesmo nome, a margarida, que encanta ela simplicidade da sua beleza.

  • Maria

É nome bastante buscado em Portugal. De 2004 a 2019, chegou a aparecer dentre os três nomes mais buscados!

A origem desse nome é bastante incerta, havendo várias hipóteses que impactam em seu significado. Em geral, os significados mais difundidos são “senhora soberana”, “vidente”, “a pura”.

A hipótese mais provável é que tenha surgido de Myriam, nome vindo do hebraico e que tem como significado precisamente “senhora soberana”, “vidente”. Para outras pessoas, teria surgido da sânscrito Maryáh, nome que traz como significado “a virtude”, “a virgindade”, “a pureza”.

Apesar de o nome Maria estar intimamente relacionada à Bíblia, sendo Maria a mãe de Jesus Cristo, o que contribui para a popularidade desse nome, estudiosos indicam que Maria já era bastante difundido mesmo antes da época de Jesus Cristo.

Outra linha de pesquisa indica que possa ter vindo de mry, palavra do egípcio que significa “amar”. Já outros estudiosos entendem Maria ligado aos significados de “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva”, “estrela do mar”.

Quanto ao último significado, ele também pode estar ligado à Virgem Maria: Stella Maris, que em latim significa “estrela do mar”, é um dos títulos atribuídos à Virgem.

Ainda, há quem diga que Maria veio de Maryam, nome por sua vez surgido de Yamo Mariro, palavras assírias entendidas como “oceano azedo” ou “ácido”, no caso do aramaico assírio. 

É, sem dúvidas, nome que tem muita história a contar.

  • Mariana

Nome bem popular e, também encontrado no Brasil, quer dizer “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”, “senhorinha soberana”, “a purinha”, “pertencente a Mário”, “descendente de Mário”.

A pluralidade de significados possíveis tem a ver com as várias hipóteses de origem admitidas para esse nome.

Uma das mais difundidas hipóteses é ter surgido de Marianne, combinação em língua inglesa dos nomes Mary e Ann. Mary corresponde a Maria que, podendo ter origem hebraica ou sânscrita, costuma ser entendido com os significados de “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

O nome Ann é a variante inglesa de Ana, nome originado do hebraico Hannah, tendo como significado “cheia de graça”. Daí Mariana ser entendido como “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”.

Outra hipótese é ter origem francesa, derivando de Marianne, forma diminutiva de Marie, variante francesa de Maria. Assim, seu significado passaria a ser “senhorinha soberana”, “a purinha”.

A terceira hipótese considera que tenha surgido de marianus, palavra latina que originou o nome Mariano, fazendo com que a Mariana fosse sua variante feminina. Uma vez que Mariano apresenta como significado “relativo a Mário”, “pertencente a Mário”, Mariana passaria a ter essas mesmas significações.

Vale destacar que a primeira hipótese que apresentamos costuma ser a mais amplamente difundida.

  • Matilde

É um nome bastante buscado pelos papais portugueses. Pelo menos de 2010 até 2019, foi um dos três nomes femininos mais escolhidos.

Sua popularidade ainda está presente. Tem como significado “força na batalha”, “guerreira forte”. Com origem germânica, surgiu de Mahthildis, resultado da combinação dos termos maht, significando “força”, e hild, significando “batalha”.

É nome que existe há muitos séculos, tendo chegado na Inglaterra durante o período da conquista normanda, sendo esse o nome da esposa do rei Guilherme I (1035-1087), o Conquistador (Williame I, no normando antigo), o primeiro rei normando da Inglaterra.

Na Europa, a popularidade desse nome também está relacionada a duas santas alemãs assim chamadas: Santa Matilde de Ringelheim (895-968), que após a morte do marido Henrique I da Germânia (912-936), retirou-se em um convento e converteu seus filhos, e Santa Matilde de Hackebron (1241-1298).

Ainda, muitas imperatrizes e rainhas europeias tiveram como nome Matilde, também influenciando sua popularidade.

  • Rita

Nome que também é encontrado aqui no Brasil. Significando “pérola”, “criatura de luz” e “iluminada”, considera-se que surgiu como forma de me nativa do nome italiano Margherita, correspondente nesse idioma a Margarida.

Assim, sua origem deu-se a partir do grego margarítes, que tem como significado literal “pérola”.

De acordo com alguns estudiosos, essa palavra grega teria surgido a partir de murwari, murvarid, que no persa significa “criatura de luz”, apresentando como sentido ampliado “iluminada”.

Em Portugal, desde 1792 o nome Rita já aparece documentado. É nome particularmente querido pelos cristãos por conta da figura de Santa Rita de Cássia, a padroeira das causas impossíveis e dos doentes.

Foi uma freira agostiniana italiana que viveu de 1381 a 1457. Beatificada em 1627, foi canonizada pela Igreja Católica em 1900. Vale destacar que em italiano o nome dessa santa é  Santa Margheritta Lotti.

  • Rosa

Quer dizer “tipo famoso”, “espécie famoso”, “bela flor”, “rosa”. Existem algumas possíveis origens para esse o nome.

Pode ter surgido a partir dos vocábulos germânicos hrod, que significa “fama”, e heid, que significa “espécie”, “tipo”.

Essas palavras germânicas teriam evoluído para a forma inglesa Rohese, que durante o período medieval se apresentou como Rose, posteriormente passando para Rosa, em língua portuguesa.

Outra hipótese também bem provável é ter surgido do latim rosae, nome da flor “rosa”.

É interessante indicar que nas línguas inglesa e alemã a flor rosa é chamada rose, assim como no nosso idioma essa flor é chamada de rosa.

De modo geral, considera-se que nomes surgidos a partir de nomes de flores carregam a simbologia relacionada a elas, como beleza, formosura e feminilidade. Há, ainda, o fato de esse nome poder ser entendido por um viés religioso.

Estamos falando de Nossa Senhora da Rosa Mística, título poético atribuído a Maria, mãe de Jesus Cristo. Esse o título tem relação com as várias aparições à vidente Pierina Gilli que ocorreram de 1947 a 1984 em Montichiari e Fontanelle, na Itália.  

  • Silvia  

Nome que tem como significado “a que habita na floresta”, “a que vive no bosque”.

É considerado nome surgido a partir de Silvius, nome de uma família da antiga Roma cuja raiz é silva, vocábulo que em latim significa “floresta”, “bosque”. Assim, seu sentido é ampliado para “habitante da floresta”, “pessoa que vive no bosque”.

Há uma lenda envolvendo esse nome, a de Rhea Silvia, que teria sido a mãe de Rômulo e Remo, fundadores de Roma.

  • Valentina

Apresenta grande popularidade também em Portugal, assim como acontece aqui no Brasil. Valentina está dentre os 30 nomes mais buscados para meninas em Portugal.

Variante feminina de Valentim, significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”. Então, é preciso entender a origem desse nome masculino.

Valentim veio do latim Valentinus, forma diminutiva de valens, valentis, entendido como “valente”, “forte”, “vigoroso”, “cheio de saúde”.

Desde meados do século XVI o nome masculino Valentim já existia em Portugal. É nome que conquista por estar ligado a valentia.

Além disso, foi bastante famoso na Rússia por conta de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ter viajado ao espaço.

Nomes Portugueses Femininos Bonitos e Chiques


  • Alana

É um dos nomes femininos recém-descobertos em Portugal, o que significa que ainda não é considerado um nome popular, mas que tem sido bastante procurado.

Variante feminina de Alan, traz como significado “harmoniosa”, “bela”, “formosa”, “marco da conquista”.

É preciso entender esse nome masculino carrega mais de uma possibilidade para a sua origem.  Pode ter surgido a partir do celta Alun, nome entendido com o significado de “harmonia”, “verdadeira paz”.

Também há quem o relacione a uma palavra que em gaélico significa “belo”, “formoso”.

A hipótese mais difundida é a de ter vindo de Allan¸ Allen, nome celta surgida a partir do gaélico Ailène, Ailin, cuja raiz ail quer dizer “pedra”, “rocha”.

É a partir dessa hipótese que surge o significado “marco da conquista”.

Ainda, é possível encontrar uma outra hipótese de origem, dizendo que surgiu a partir dono de uma tribo iraniana que migrou para a Europa durante os séculos IV e V, tribo conhecida como alans ou mesmo alanos.

  • Alice

É nome que encanta por sua suave sonoridade e pelos significados de “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

Sua origem é considerada como vinda das formas francesas Adaliz, Alesia e Aliz, entendidos como diminutivo de Adelaide, nome que apresenta origem germânica.

Adelaide surge no germânico como Adelheid, combinação das palavras adal, significando “nobre”, e heid, significando “tipo”, “qualidade”, “espécie”.

A história de seu nome é bem curiosa: tendo se popularizado na França e na Inglaterra por volta do século XII, perdeu sua popularidade durante o século XVII por ter sido associado a uma vida rústica, então passando a ser considerado como antiquado.

Retomou sua popularidade apenas dois séculos depois, quando o escritor inglês Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwodge Dodgson (1832-1898) lançou seu livro Alice in Wonderland, traduzido em português para Alice no País das Maravilhas.

Essa obra inspirou várias outras produções ficcionais, sendo conhecida até hoje.

  • Amália

Com bonita sonoridade, este é nome que quer dizer “trabalhadora”, “ativa”, “diligente”.

Fontes indicam que este nome surgiu da palavra germânica diminutiva Amal, cujo significado é “trabalho”.

Posteriormente, passou a ser empregado também como nome próprio. Algumas fontes já indicam que esse nome surgiu em latim como forma abreviada de Amala e de demais nomes germânicos iniciados por amal, mas reforçam que amal é um termo germânico cujo significado é “trabalho”.

Ainda, o sentido de Amália está ligado a Amalos, nome de uma das dinastias mais poderosas dos godos, sendo nome interpretado com o sentido de “trabalhador”, “enérgico”, “ativo”.

  • Ariana

É um belo nome com os significados de “castíssima”, “a mais pura”, “puríssima”, “a mais sagrada”, “compatriota”, “compatriota”, “nobre”, “prata”, havendo algumas hipóteses para sua origem.

É possível que tenha surgido na língua grega como variante de Ariadne, nome de origem grega composto por ádne, significando “casta”, “pura”, e por ari, indicando aumento, similar a muito e a sufixos como -íssima.

Daí o possível significado de “castíssima”, “a mais pura”, “puríssima”. Outra hipótese diz ser possível ter surgido no sânscrito, a partir de arya, o que quer dizer “nobre”, “compatriota”.

Por fim, também é considerada a hipótese de ter surgido da palavra galesa arian, cujo significado é “prata”.

  • Beatriz

É um bonito nome popular também em demais países. No caso de Portugal, pode ser considerado nome cuja popularidade vem decaindo.

Constava dentre os três nomes femininos mais buscados desde 2004, mas a partir de 2011 não apareceu em posição de destaque.

Significa “a que traz felicidade”, “aquela que faz os outros felizes”, “viajante”, “peregrina”.

Sua origem pode estar ligada ao vocábulo latino beatus, cujo significado é “feliz”, havendo quem entenda essa palavra como “abençoada”.

Também é considerada a hipótese de ter surgido a partir do nome em latim Beatrice, que derivou de beare, palavra que quer dizer “a que é traz felicidade”, “aquela que faz os outros felizes”.

Ainda, há quem considere ter surgido inicialmente como Beatrix, nesse caso a partir de viatrix, palavra que tem como significado “viajante”, “peregrino”. 

Tornou-se nome bastante conhecido por influência da italiana Beatrice Portinari (Beatriz Portinari), a jovem que inspirou o escritor italiano Dante Alighieri (1265-1321).

Tendo vivido de 1266 a 1290, era a musa inspiradora de Dante, por quem ele nutria profundo amor.

A importante obra da literatura italiana (e mundial) A Divina Comédia, escrita por Dante, é dividida em três partes, a saber, Inferno, Purgatório e Paraíso; nesta última, surge Beatriz guiando o poeta, simbolizando a graça divina.

  • Caetana

Nome que vem a ser a versão feminina do nome Caetano, então significando “natural de Gaeta”.

A origem do nome masculino é encontrada em Caietanus, nome latino cujo significado é precisamente “natural de Gaeta”. Gaeta é o nome de uma antiga cidade italiana que inicialmente tinha por nome Caieta, significando “poço”, “caverna subterrânea”.

A origem desse nome não é consensual dentre os estudiosos. Alguns dizem que derivou de Kaiadas, este nome que era dado ao local onde prisioneiros eram executados.

Já outros, dizem se tratar de nome surgida a partir de Caieta, o nome da enfermeira de Enéias, um dos personagens da mitologia greco-romana.

  • Carmen

Carmen é um nome também popular na Espanha, país vizinho de Portugal. Com mais de uma hipótese considerada como possível para a sua origem, pode significar “canção”, “verso”, “poesia”, “vinha de Deus”.

Pode ter surgido a partir da língua latina, na qual a palavra carmen quer literalmente dizer “canção”, “verso”, “poesia”, “melodia”.

De acordo com a outra hipótese, veio do hebraico karmel, então significando “vinha de Deus”. Vale destacar que a raiz do nome Carmen é a mesma da palavra charme. 

  • Clara

Significa “brilhante”, “clara”, “luminosa”, “ilustre”. É um bonito e sonoro nome presente em diversas culturas, tendo como variantes bem conhecidas Claire (inglês) e Chiara (italiano).

Surge a partir da palavra latina clarus, adjetivo atrelado aos sentidos de “brilhante”, “clara”, “luminosa” e, ainda, “ilustre”.

Sua popularidade vem de longa data, tendo sido amplamente escolhido em muitas partes do mundo a partir do século XIII por influência de Santa Clara de Assis (Santa Chiara d’Assisi, no original italiano). Santa Clara viveu de 1194 a 1253, sendo conhecida por fundar a parte feminina da ordem franciscana, famosa como Ordem de Santa Clara.

É considerada a padroeira dos cegos. De acordo com documentos, desde o século XIII o nome Clara já existe em Portugal, principalmente depois que a Ordem das Clarissas chegou ao país.

Há um famoso doce português chamado pastel de Santa Clara e considerado um dos mais famosos doces portugueses. É tido como doce conventual, tendo surgido no Convento de Santa Clara em Coimbra, Portugal.

  • Constança

É nome que apresenta bonita sonoridade e que também é encontrado no país vizinho, Espanha, mas neste caso com a grafia Constanza.

Quer dizer “constante”, “perseverante”, “aquela que é firme”. Surgiu como variante feminina de Constâncio, nome que vem do latim Constantinus, cuja raiz está na palavra constans, que quer dizer precisamente “constante”, “perseverante”, “que tem firmeza de ânimo”.

Constans foi um nome que por muito tempo esteve associado a Flavius Julius Constans Augustus, que governou o Império Romano de 337 a 350.

Acredita-se que esse nome feminino tenha surgido em Portugal, isso porque foi encontrado pelas primeiras vezes em obras portugueses escritas dentre os séculos XIII e XIV. 

  • Ema

Nome que significa “todo”, “universal”. É a versão em língua portuguesa de Emma, nome inglês; simplifica a duplicação da letra m.

Tem origem no germânico ermen, palavra cujo significado é precisamente “todo”, “universal”. Segundo estudiosos, esse nome teria surgido como apelido dado a pessoas com nomes que se iniciavam por Ermin, Yrmin ou mesmo Em.

É nome que é usado desde longa data. Surgiu na Inglaterra no início do século XI por conta da rainha Emma da Normandia. Caiu em desuso, popularizando-se no século XVIII, quando o poeta inglês Matthew Prior (1664-1721) lançou o poema Henry e Emma.

Novamente caindo em desuso, voltou a se tornar popular apenas por volta de 1960.

  • Inês

Nome que significa “pura”, “casta”, também havendo quem o relacione a “cordeiro”.

Sua origem é encontrada no nome espanhol Inez, variação de Agnes, nome surgido a partir do grego hagnes, palavra que carrega o significado literal de “pura”, “casta”.

Essa a palavra grega tem pronúncia bem parecida com a de agnus, palavra que em latim significa “cordeiro”. Essa proximidade sonora levou muitas pessoas a associarem Inês ao significado de “cordeiro”, ainda que não haja aproximação etimológica entre essas palavras.

É nome bastante querido por conta de Santa Inês, também conhecida como Santa Agnes. De acordo com sua história, nascida na Itália final do século III, foi julgada e condenada à morte bem jovem, ainda na adolescência, por ter recusado a cobiça de Fúlvio, filho do prefeito de Roma naquela época. Santa Inês teria tido sua virgindade milagrosamente preservada.

Em Portugal, é nome também especial por conta da nobre galega chamada Inês de Castro, conhecida na história como o grande amor do rei português Dom Pedro I.   

  • Isabel

Tem como significado “pura”, “casta” e, ainda, “aquela que cumpre as promessas”. É a forma portuguesa e espanhola do nome Elizabeth, sendo assim necessário entender esse nome.

Elizabeth, bastante popular em língua inglesa, é entendido como “Deus é abundância”, “Deus é juramento”, partindo do nome hebraico Elishebba, que tem esse significado.

No caso do nome Isabel, espalhou-se por Portugal, Espanha (onde também é muito popular) e França, tendo sido nome muito comum dentre os membros da realeza.

Merece especial dstaque Isabel de Castela (1451-1504): Isabel I, também conhecida como Isabel, a Católica, foi a responsável por patrocinar as viagens exploratórias do navegador genovês Cristóvão Colombo (1451-1506). Em uma dessas de viagens, no ano de 1492, Colombo chegou à América.

  • Luana

É outro nome que tem sido procurado mais recentemente. Tem os belos e fortes significados de “a reluzente”, “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa”, “aproveitar”, “prazer” ou mesmo “leoa”.

É, não fica difícil perceber que esse nome apresenta algumas possibilidades para a sua origem. Uma delas é ter surgido como variante romena de Helena, nome vindo do grego Heléne, surgido de hélê, que significa “tocha”. Vale destacar que o vocábulo grego hélê significa “raio de Sol”.

Daí Helena ser entendido como “a reluzente”, “a resplandecente”.

Outra hipótese acredita que surgiu como resultado da combinação inglesa dos nomes Lou (ligado ao nome francês Louis, o mesmo que Luís, então apresentando a mesma origem que Luísa, significando “combatente glorioso”) e Anna (do hebraico hannah, comumente apresentado como “cheia da graça”).

Daí resultam os possíveis significados de “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa”.

Curiosamente, em Portugal é bem fácil também encontrar a grafia Louana ao invés de Luana, ou seja, bem condizente à hipótese apresentada.

Luana também pode ter sua origem no havaiano e, nesse caso, carrega como significado “aproveitar”, “prazer”.

Por fim, alguns estudiosos consideram que Luana tenha surgido como forma feminina de Luan, nome que pode estar relacionado à palavra grega leon, então significando “leão”, fazendo com que Luana signifique “leoa”.

Luana é nome que pode ser visto como contendo referência mitológica, tendo existido na cultura romena a mitológica heroína chamada Luana, que teria sido responsável por ensinar as pessoas a escreverem.

  • Mafalda

É nome entendido com os significados de “força na batalha”, “guerreira forte”.

Sua origem é encontrada em Mahalta, Mafalta, nomes germânicos considerados variantes antigas de Matilde, também de origem germânica, vindo de Mahthildis, resultado da combinação de mahts, que quer dizer “força”, com hild, que quer dizer “combate”, “batalha”.

Em Portugal, sua popularidade está ligada à existência de duas rainhas portuguesas chamadas Mafalda de Sabóia e Mafalda Sanches (atualmente beatificada com o nome Santa Mafalda).

  • Marta

Nome de forte sonoridade, assim como seus significados: “senhora”, “patroa”, “dona de casa”, “protetora do lar”.

A origem desse nome é aramaica, vindo de Martha, nome aramaico originário dos vocábulos aramaicos marta’, mar e mara, que significam “senhora”, “patroa”, permitindo que o sentido do nome possa ser expandido para “dona de casa”, “protetora do lar”.

É considerado nome bíblico, o que é contribui para a sua popularidade. No Novo Testamento, aparece Marta, irmã de Lázaro e Maria da Betânia, amigos de Jesus Cristo.

  • Sofia

Tem o belo significado de “sabedoria”, “a sábia”. É nome cuja origem é encontrada na língua grega, vindo de sophia, que significa “sabedoria”.

O sentido da palavra é ampliado para “a sábia”. Ainda, algumas pessoas entendem esse nome como sendo referência à forma feminina da santidade conhecida como Verbo. Os primeiros cristãos consideravam Sofia como a personificação da sabedoria.

Além dessa simbologia, contribuiu para a popularidade desse nome dentre os cristãos a figura de Santa Sofia.

Tendo vivido nos primeiros séculos depois de Cristo, Sofia converteu-se ao Cristianismo ainda bem jovem e passou a dedicar sua vida a pregar a palavra de Cristo dentre as pessoas, o que fez com que Antíoco, prefeito de Roma na época, a perseguisse. Santa Sofia é considerada uma mártir.

É curioso que muitas pessoas erroneamente considerem que a Basílica de Santa Sofia, na Turquia, seja uma homenagem à santa da qual falamos, quando na realidade faz referência à sabedoria em si.

A forma romanizada dessa basílica é Agia Sofia, cuja tradução é “Santa Sabedoria”.

Em vários países o nome Sofia pode ser encontrado, como Brasil, Espanha, México, Rússia e mesmo França (geralmente, com a grafia Sophie), tendo certa popularidade em todos os países.

  • Teresa

Chamando atenção por sua sonoridade bem marcante, apresenta mais de um significado, como “natural de Tera”, “habitante de Tera”, “colher” e “verão”, a depender da hipótese considerada para a sua origem.

As diferentes hipóteses indicam ter surgido na língua grega, mas sua origem não é consensual. Para alguns estudiosos, surgiu do nome grego Therasia, relativo a Tera, nome de uma antiga ilha grega.

Então, seu significado é entendido como “natural de Tera”, indicando pessoas vindas ou residentes da ilha. Já o nome da ilha deriva de ther, que em grego significa “animal selvagem”.

Para demais estudiosos, Teresa é nome que teria vindo de therizo, palavra grega que significa “colher”, enquanto para outros estudiosos, é nome que teria vindo de theros, que significa “verão” em grego.

Algumas fontes indicam como possibilidade ter surgido de Taragia, um importante patriarca da cidade de Constantinopla (atual Istambul), mas como não existem muitos dados sustentando essa hipótese, ela deve ser bem pouco considerada.

No período medieval, por influência de Santa Teresa de Ávila (1515-1582), a freira fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças, o nome Teresa foi bastante popular em Portugal e na Espanha. 

  • Yara

Para nós brasileiros é muito interessante a presença desse nome na lista. Ao contrário do que poderíamos pensar, nada tem a ver com o nome Iara, de origem indígena e presente no folclore brasileiro.

Pode ter origem hebraica, nesse caso significando “favo de mel”, “madressilva”. Curiosamente, teria surgido a partir de Ya’rah, nome que aparece no hebraico bíblico e como nome masculino.

Outra hipótese bem provável é remeter ao árabe Yarah, entendido como “pequena borboleta”. Assim grafado, é considerado uma descoberta recente e já bem popular, aparecendo dentre os 50 nomes mais comuns.

A grafia Iara já era comum e buscada durante os anos 90. Segundo algumas fontes, Yara é grafia que indica a atual influência de comunidades africanas em Portugal.

Inclusive, há uma música chamada “Oh Yara”, da banda angolana Irmãos Verdade.

Considerações Finais


A lista que preparamos surpreendeu você? Se você imaginava que os nomes para meninas populares e considerados bonitos em Portugal eram bem diferentes daqueles encontrados aqui no Brasil, é bem provável que nosso texto de fato tenha surpreendido você.

Que tal aproveitar os comentários para conversar um pouco conosco? Quem já é nosso leitor antigo sabe que adoramos a oportunidade de conhecer as opiniões dos leitores!

Então, conta para nós o que você achou do texto que acabou de ler e quais nomes mais chamaram sua atenção.

E se assim como nós você gosta de conhecer os principais nomes em outras culturas, temos uma dica ótima para você!

Fica ligado no nosso site para não perder os textos do tipo que ainda serão publicados e, claro, você pode dar aquela conferida nos textos que já estão aqui. Temos certeza de que você vai adorar!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos Portugueses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.