O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Russos Femininos

Mostraremos um pouco desse país repleto de história e muita cultura que merece ser mais conhecido por conta de suas coisas boas. Para isso, escolhemos aquele traço que muito diz sobre uma cultura e sobre a identidade de uma nação: os nomes que são mais populares.

É curioso (embora ilustre um pouco da relação da Rússia com demais países) que por muito tempo os nomes russos não eram conhecidos pelo restante do mundo. Esse quadro mudou a partir do início do século XX, bastante disso impulsionado pela fama e excelência do ballet russo.

Também é curioso que já no século XIX havia autores russos de alta relevância no meio literário e cujas obras traziam vários nomes russos, de certa forma permitindo que fossem conhecidos. Todavia, de fato a mudança veio apenas no século seguinte.

Mas será que mudou tanto assim? Afinal, ainda hoje percebemos que produções cinematográficas insistem em replicar alguns nomes russos, de certa forma contribuindo para que apenas um pequeno recorte de nome seja conhecido.

Para quem não domina a língua russa, as palavras nesse idioma (incluindo os nomes) parecem não fazer sentido, mesmo se estiverem apenas escritas.

Bom, esse estranhamento ocorre pelo fato de que o alfabeto russo utiliza caracteres bem particulares, diferentes do alfabeto das línguas românicas (como as línguas italiana, francesa, portuguesa e outras mais) e germânicas (como a inglesa e a espanhola).

Na Rússia, é usado o alfabeto cirílico, nome que homenageia seus criadores, os monges irmãos Cirilo (375 ou 378 d.C) e São Metódio (826-885 d.C., provavelmente), que viveram na Bulgária.  

Então, o que ocorre é a adaptação de um nome do alfabeto cirílico para o românico ou germânico. É por isso, ainda, que por vezes encontramos nomes russos representados de formas diferentes.

Nas listas de nomes que você encontrará abaixo optamos por trazer tanto a forma adaptada quanto a original.

Bom, não é surpresa que alguns nomes apresentem mais de uma versão, variando dentre idiomas. Considerando isso, será que você tem ao menos uma ideia dos nomes russos femininos que formam este texto?

Tópicos

Nomes Femininos Russos Comuns e Populares


  • Aleksandra (Александра)

É nome de origem grega que tem como significado “protetora do homem”, “defensora da humanidade”. É a variante feminina de Aleksandr, correspondente em russo a Alexandre.

A origem desse nome masculino está em Aléxandros, nome formado pelo verbo aléxo, que significa “repelir”, “proteger”, “defender”, junto com a palavra andrós, que significa “homem”. Sem dúvidas, é nome que carrega bastante força em seu significado.

A versão masculina é particularmente famosa por conta de Alexandre, o Grande, como Alexandre Magno ficou conhecido. Foi o rei da Macedônia, conquistando em pouco tempo um vasto império, feito que lhe rendeu o apelido de o Grande e o reconhecimento de mais famoso imperador do mundo antigo.

  • Anastasia (Анастасия)

É nome bastante popular na Rússia que tem como significado “ressurreição”.

De origem grega, surge de anastásios, por sua vez vindo de anastasis, que significa “ressurreição”, “aquela que tem força para ressuscitar”.

É nome muito querido pelos russos por influência da história da Princesa Anastasia Romanova (Анастасия Николаевна Романова). Nascida em 1901, diz a lenda que ela teria sobrevivido ao massacre da família real russa durante a Revolução Russa.

Tal lenda inspirou a o filme animado infantil Anastasia (1997).

  • Anna (Анна)

É nome que não temos dificuldade de identificar. Trazendo essa grafia com nn, forma russa desse nome, significa “graciosa”, “cheia de graça”.

A origem de seu nome é encontrada na forma hebraica Hannah, que tem esses mesmos significados, tratando-se um nome capaz de refletir a ideia de dádiva ou oferta.

Desde o período medieval esse nome já era facilmente encontrado pela Europa, especialmente dentre cristãos ocidentais por influência bíblica (Santa Ana é considerada mãe da Maria eavó do Jesus Cristo). Na Rússia, não faltam exemplos de personalidades famosas com esse nome, como Anna Petrovna (1708-1728), filha da imperatriz Catarina, a Grande.

Também podemos citar Anna Akhmátova (1889-1966), pseudônimo de Anna Andreevna Gorenko, a mais importante poetisa russa, conhecida como “Anna de todos os russos”. E Anna Pavlova (1881-1931), bailarina que ficou conhecida por seu talento excepcional, conquistando o mundo da dança.

Não podemos deixar de mencionar Anna Karenina, a grande personagem que dá título ao livro lançado em 1878 pelo escritor russo Lev Toltsoi (1828-1910), um dos grandes escritores de todos os tempos (referido em nossoidioma como Leão Tolstoi).

  • Daria (Дарья)

É nome de bonita sonoridade. Faltam informações capazes de precisar o significado desse nome, havendo algumas hipóteses para ele.

A mais difundida é ter origem na língua persa, nesse caso trazendo como significado “mar”.

Algumas pessoas acreditam que esse nome esteja ligado a Dario, nome masculino que surge do persa Dārayavahush que, composto por Daraya (“possuir”) e por vahu (“bens”), é entendido como significado de “soberano”. Pode estar ligado a essa hipótese o fato de que por vezes Daria aparece atrelado ao significado de “aquela que é rainha”.

Nota: Também pode aparecer com a grafia adaptada Darya.

  • Ekaterina (Екатерина)

Corresponde em língua russa ao nome que conhecemos como Catarina. Assim, significa “casta”, “pura”.

Sua origem é encontrada no nome grego Aikaterhíne, vindo da palavra também grega katharós, que apresenta os mesmos significados listados. Existe na Inglaterra desde o século XI, popularizando-se alguns séculos depois.

Já a versão russa desse nome tem grande popularidade no país por conta de Екатерина II (1729-1796), imperatriz russa de 1762 até o ano de sua morte; em português, Catarina II, a Grande.

Durante seu reinado, o Império Russo viu-se mais bem administrado e com maior força, tanto que seu reinado é considerado o apogeu da nobreza russa. É uma figura histórica muito interessante, havendo boatos de que ela própria conspirou para chegar ao poder.

Seu nome de nascença é, na realidade, Sophie Friederike Auguste, princesa de Anhalt-Zerbst. Quando se casou com o czar russo Пётр III (1728-1762) (também citado como Pyotr III, ou seja, Pedro III), mudou o seu nome para Ekaterina e dedicou-se muito a de fato entender a cultura russa, chegando a se converter ao Cristianismo Ortodoxo, religião do país.

Sem dúvida, toda sua história impulsionou a popularidade desse nome, observada até hoje.

Nota: Екатерина costuma ser adaptado ao nosso idioma como Ekaterina ou como Yekaterina, sendo a primeira forma mais comum.

  • Elena (Елена)

Atualmente, é um dos nomes mais populares para as meninas na Rússia, estando dentre os três mais buscados. Significa “a reluzente”, “a resplandecente”.

Esse é nome de origem grega, vindo de Heléne, por sua vez derivado de heláne, palavra grega que significa “tocha”, também representando relação com hélê, que significa “raio de Sol”. Na mitologia grega, Helena de Troia destaca-se por sua extrema beleza.

Esse lado mitológico do nome Elena também contribui para a sua popularidade.

Nota: Também é possível encontrar esse nome apresentado como Yelena. Em 2021, foi lançado o filme Viúva Negra, do universo Marvel.

Uma das personagens que ganhou bastante destaque no filme foi a russa Yelena Belova, interpretada pela atriz Florence Pugh.

  • Elizaveta (Елизавета)

É a forma em russo para Elizabeth.

Logo, seu significado é “Deus é abundância”, “o meu Deus é Juramento”, surgindo a partir do hebraico Elishebba, nome que tem precisamente os significados apresentados.

Nota: Pode ser encontrado com grafia alternativa, Yelizaveta.

  • Marfa (Марфа)

É a variante russa de Marta, então apresentando como significado “senhora”, “patroa”, “dona de casa”, “protetora do lar”.

Surge do aramaico Martha, originário das palavras também aramaicas marta’, mar e mara, que costumam ser entendidas como “senhora”, “patroa”, fazendo com que o nome Marfa possa ser ampliado para “dona de casa”, “protetora do lar”.

Na cultura russa, é nome especialmente conhecido por conta de Марфа Васильевна Собакина (Marfa Sobakina), que viveu de 1552 a 1571, tendo sido a terceira esposa de Иван IV (Ivan IV, o Terrível), então uma czarina russa.

Também aparece na obra Преступление и наказание, em português chamada Crime e castigo, publicada por Фёдор Миха́йлович Достое́вский (Fiódor Dostoiévski) em 1866, a personagem Marfa Petrovna.

Nascido durante o Império Russo, Dostoiévski é um dos grandes escritores russos mundialmente reconhecidos até hoje.

  • Maria (Мария)

É nome fortemente presente em diversas culturas. Na Rússia, também é nome feminino com bastante popularidade, assim como em demais países.

A origem do nome é incerta, geralmente sendo considerado como significado “senhora soberana”, “vidente”, “a pura”. Muito provavelmente, surgiu de Myriam, nome hebraico cujo significado é “senhora soberana”, “vidente”.

Outros estudiosos indicam como possibilidade ter vindo da sânscrito Maryáh, o que significa “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”. Embora muito da popularidade desse nome em todo o mundo esteja ligado a Bíblia, sendo virgem Maria a mãe de Jesus Cristo, desde antes da na época de Jesus esse nome já era bastante difundido.

De acordo com outras correntes, pode ter vindo do egípcio mry, então significando “amar”. Também há quem indique como possíveis significados “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva”, “estrela do mar”; inclusive, Stella Maris, que em latim significa “estrela do mar”, é um dos títulos dados a virgem Maria.

Por fim, também é possível encontrar quem relacione Maria a Maryam, nome vindo de Yamo Mariro, palavras que em assírio significam “oceano azedo” e em aramaico assírio “ácido”.

Na Rússia, chegou a ser nome imperial, sendo o nome da grã-duquesa Мария Николаевна Романова (Maria Nikolaevna Romanova), que viveu de 1899 a 1918, uma das filhas do

  • Nadejda (Надежда)

Seu significado é “esperança”. Embora hoje seja menos popular do que há um tempo, ainda é nome bastante buscado.

Também está presente em países como Ucrânia e Bulgária. Sua origem é eslava, vindo de palavra cujo significado é “esperança”.

Estamos diante de um nome com significado muito bonito e que, junto com os nomes Vera e Liubóv, respectivamente “fé” e “amor”, forma o grupo de nomes considerados com “significado “elevado”, daí por muito tempo terem estado no topo da lista de nomes preferidos pelos papais.

Nota: Nadehzhda é alternativa gráfica desse nome.

  • Natalia (Ната́лья)

Este nome também é conhecido por nós.

Quer dizer “nascimento”, “nascida no dia de Natal”. Surgiu a partir do latim natalis, palavra que significa “nascimento”. Surgiu durante o período medieval e era comum que fosse escolhido em referência ao nascimento de Jesus Cristo.

Inclusive, algumas fontes apontam relação de sua origem à expressão natale domini, que significa “dia de Natal”. De acordo estudiosos, era comum que este nome uma cidadã a meninas nascidas nesse dia. É nome bem comum na Rússia.

Nota: O nome Natasha surgiu na Rússia como diminutivo de Natalia.

  • Oksana (Оксана)

Provavelmente, um dos nomes russos mais conhecidos dentro daqueles que não se parecem com nenhum nome existente em língua portuguesa.

Significa “hospitalidade”, “hospitaleira”, “boa anfitriã”, “estrangeira”. Entende-se que tenha surgido a partir de Xênia, variante feminina do nome grego Xenos, cuja raiz é o vocábulo xénos, que quer dizer “estrangeiro”, “hóspede”, “hospitalidade”, “convidado”.

De acordo com estudiosos, Xênia passou a ser utilizado na Polônia como Ksenia, posteriormente virando nome russa entendido com o significado de “espécie de hospitaleiro e generoso”.

Oksana (também representado como Oxana) e Ksenia são considerados nomes variantes entre si e ambos encontrados na Rússia. Na Ucrânia, é bem comum encontrar apenas a variante Oksana.

  • Olga (Ольга)

Este é um nome bem conhecido por ser russo, embora baseado em nome de outra cultura.

Quer dizer “santa”, “sublime” e, ainda, “consagrada a Deus”, surgido com base em Halag, nome escandinavo com esses mesmos significados. Aparece na Rússia desde o século IX, ganhando fama por conta de Santa Olga.

Olga foi casada com o príncipe russo Igor. Após Igor ter sido assassinado por tribos inimigas, Olga vingou-se com firmeza e violência, apesar de ser conhecida por sua competência política e por procurar ser justa e misericordiosa.

Já conhecendo a fé cristã, decidiu ser batizada quando o filho dela com o príncipe Igor assumiu o trono. Apesar de todos os seus esforços, Olga não conseguiu convencer o filho a também se tornar cristão, alegria que lhe foi dada pelo seu neto Vladimir, que foi um grande apóstolo russo e posteriormente santo.

Quando deixou o trono russo, Olga voltou-se à vida cristã, ajudando aqueles que eram mais necessitados, pregando o Evangelho, construindo igrejas e encorajando a fé cristã, passando a viver uma vida de misericórdia e caridade.

Santa Olga é a primeira mulher russa a ser canonizada. É nome bastante popular dentre os russos.

  • Polina (Полина)

É nome que apresenta alguns significados possíveis, a depender da origem considerada.

Pode significar “da pequena”, “da humilde”, “pertencente à baixa” e, ainda, “consagrada a Apolo”, “solar”. Para alguns estudiosos, corresponde a Paulina, por sua vez nome surgido de Paula.

O nome Paula é a forma feminina de Paulo, do latim Paullus, nome cuja raiz é a palavra latina paullo, que significa “pequeno”, “baixo”, podendo ter o seu sentido ampliado para “humildade”. O nome Paulina é entendido como “pertencente a Paula”, daí os primeiros significados listados, relacionados a estatura e a humildade.

Já pela segunda hipótese de origem, Polina teria surgido como derivação de Appolinaria, Appolinarya, nome que apresenta raízes gregas e ligadas a Apolo, o deus grego do Sol.

Por essa hipótese, Polina significa “consagrada a Apolo”, apresentando como sentido estendido “solar”.

  • Renata (Рената)

É nome que também pode ser encontrado em demais lugares, dentre eles o Brasil. Tem como fortes significados “renascida”, “ressuscitada”, “nascida pela segunda vez”.

Surge inicialmente no latim Renatus, formado pelo prefixo re, indicativo de repetição, ligado a natus, que significa “nascer”.

Como os significados desse nome falam sobre renascimento, é comum encontrar quem entenda o nome Renata em sentido metafórico, então significando “aquela com força vital duplicada”, “aquela que sobrevive”.

Esse nome teve seu sentido ampliado especialmente dentre os cristãos, que enxergavam no nome Renata uma associação à dupla vida dos indivíduos, referindo-se à ressurreição, à paz, à morte ou mesmo ao perdão dos pecados.

  • Sonja (Со́ня)

Podendo significar “sabedoria”, “sábia” ou “dourada”, é nome que apresenta algumas possibilidades de origem, sendo uma delas a mais difundida.

A hipótese mais mencionada é ter surgido em russo como forma diminutiva do nome Sofia, então estando sua origem na palavra grega sophia, cujo significado de literal é “sabedoria”, sendo ampliado para “a sábia”.

Ainda para essa hipótese, alguns estudiosos acreditam que Sonja tenha surgido em russo através de origens eslavas. Já outros estudiosos, acreditam ser nome surgido no escandinavo.

De acordo com a outra e menos difundida a possibilidade de origem, Sonja teria vindo da palavra hindu sonāa, originada do sânscrito suvarna, que significa “dourado”, “cor dourada”.

  • Svetlana (Святлана)

É nome russo bastante popular. Apresenta como significado “luz”, “brilhante”, “luminosa”, “iluminada”, “abençoada”, então encantando pelos seus significados.

Sua origem deu-se a partir de svet, vocábulo eslavo que quer dizer “luz”, “brilhando”, tendo o seu sentido ampliado para os demais significados listados.

Esse nome surgiu através do escritor e historiador Alexander Vostokov (Александр Христофорович Востоков), que viveu de 1781 a 1864. Realizando experimentos linguísticos entre as línguas russa e eslava, surgiu com o nome Svetlana.

Mas esse nome só se tornou popular em 1813 quando o poeta russo Vasily Zhukovsky (Василий Андреевич Жуковский) (1783-1852) publicou poema assim chamado.

É nome considerado unissex, mas predominantemente feminino.

  • Tatiana (Татьянин)

É o nome encontrado não apenas na Rússia. Tem como significado “pertencente a Tácio”, “pertencente ao pai” ou mesmo “semelhante ao pai”.

É considerado a variante feminina de Tatiano, nome vindo do latim Tatianus e que apresenta como significado “de Tácio”, “pertencente a Tácio”.

Já o nome Tácio veio de nome também latino, Tatius, apresentando relação com tata, vocábulo de origem sabina (referente aos sabinos, tribo que ficava no Lácio na Itália) entendido como “pai”, “pai de criação”.

Sua popularidade como nome feminino está bastante ligada a Santa Tatiana, também conhecida como Santa Taciana. Ela foi uma mártir cristã nascida em meados de 230, conhecida especialmente por ter abandonado o luxo e os bens materiais que sua condição social permitiam e se dedicar aos mais necessitados.

Foi bastante perseguida durante o reinado de Alexandre Severo que, na Roma antiga, perseguia muito os cristãos. Durante o período em que esteve presa, antes de ser executada, Tatiana teria realizado alguns milagres.

É santa bastante venerada pela Igreja Ortodoxa russa. Também é nome bem conhecido na Rússia por conta de Татьяна Николаевна Романова (Tatiana Nikolaevna Romanova), que viveu de 1897 a 1918, tendo sido a grã-duquesa e segunda filha do czar Николáй II (Nicolau II).

  • Vera (Вера)

Também pode ser encontrado aqui no Brasil.

São consideradas duas hipóteses para a origem desse nome, fazendo com que seu significado possa ser “verdadeira”, “franca”, “sincera” ou “a que tem fé”. Uma das hipóteses diz ter surgido na língua latina, surgindo de verus, vera, verum, literalmente “verdadeira”, “franca”, “sincera”.

Porém, a hipótese intimamente ligada à cultura russa é ter surgido a partir do eslavo wjera, que significa “fé”, “fidelidade”, sentidos também encontrados na língua russa.

A Igreja Ortodoxa russa considera que Vera, personificação da fé, é uma das filhas de Sofia, a sabedoria. As outras filhas de Sofia são Nadezhda (Esperança) e Liubov (Amor, havendo quem entenda como Caridade).

Assim, Sofia teria escolhido para suas filhas nomes de virtudes cristãs. Por muito tempo Vera, Nadzhda e Liubov foram nomes bastante populares, mas atualmente já não aparecem dentre as principais escolhas do nome.

  • Viktoriya (Виктория)

Tem como significado “vitória”, “vitoriosa”, “vencedora”.

Popular em várias culturas, sua origem é a partir do latim victoria, cujo significado é “vitória”, estendido para “vitoriosa”, “vencedora”. Para muitos estudiosos, esse nome teria surgido como variante feminina de Victorius, nome latino relativo a victor, que quer dizer “vencedor”.

Por conta desses significados, é frequentemente visto como nome que se destaca por carregar as ideias de triunfo, êxito e sucesso.

É nome cuja popularidade está ligada a várias influências, uma delas Vitória (no idioma original, Victoria), a deusa personificação da vitória na mitologia romana, e a outra Rainha Vitória da Inglaterra (1819-1901) – em inglês, Alexandrina Victoria.

Nomes Russos Bonitos e Chiques para Mulheres


  • Alina (Али́на)

Nome de leve sonoridade, pode significar “serpente nobre”, “serpente da nobreza”, “pequena nobre” ou mesmo “branca”, “brilhante”, “clara”.

Estudiosos consideram que esse nome tenha surgido como forma reduzida de nomes terminados em alina ou de nomes como Adelina, Albina. Isso faz com que o significado desse nome possa ter sentidos variados.

Por exemplo, Adelina pode ter surgido do germânico Ethelyna, composto a partir de athal (“nobre”) e de lind (“serpente”). Mas também pode ser forma diminutiva de Adélia, nome que veio do germânico Athala, cuja raiz athal significa “nobre”, assim gerando o significado de “pequena nobre”.

Já Albina tem raiz latina, entendida com o significado de “branca”, “brilhante”, “clara”.

  • Evgenia (Евге́ния)

Significa “bem-nascida”, “aquela que tem origem nobre”, “aquela que tem boas origens”, sendo muitas vezes visto como nome que reflete elegância por conta dos seus significados.

Surge como variante feminina do nome grego Eugénios, formado a partir de eu, que significa “bem”, “bom”, e de génos, que significa “raça”, “estirpe”.

Em vários lugares do mundo é popular por conta de Santa Eugênia de Roma, considerada uma das primeiras mártires da Igreja Católica, tendo sido decapitada em 258.

  • Fania (Фаня)

Vem a ser em russo correspondente ao nome mais conhecido em nosso idioma como Estefânia.

Assim, seu significado é “a que tem uma coroa”, “coroada”. Surge na língua grega, a partir de Stéphanos, vindo do latim Stephanus, nome masculino cujo significado é “o coroado”.

É importante ressaltar que a figura da coroa é permeada de simbolismos, como as ideais de vitória, poder, realeza e superioridade. Ainda, não se pode esquecer que por muitas vezes ao longo da história reis e rainhas; portanto, suas coroas eram apresentados aos seus súditos como iluminados pelo plano divino.

Por associação, tudo isso é passado ao nome Fania.

  • Galina (Галина)

Nome de bonita sonoridade que costuma ser entendido como podendo apresentar diversos significados.

Alguns estudiosos apontam que quer dizer “mar tranquilo”.

Já outros, acreditam que seja a versão feminina em russo e em búlgaro de Galeno, Galenos, surgido a partir da palavra grega galenós, cujo significado é “tranquilidade”, “serenidade”, “silêncio” e, em sentido amplo, “paz”.

Entretanto, alguns estudos consideram que a origem desse nome esteja no nome irlandês masculino Gaelan, que significa “ilustre”.

  • Irina (Ирина)

Com forte sonoridade, seu significado é “a pacificadora”.

Entende-se que esse nome esteja relacionado a Irene, nome que surgiu a partir do grego Eiréne, derivado da forma substantiva eiréne, que significa “paz”. Assim, esse nome é entendido em sentido amplo, podendo apresentar o significado de “a pacificadora” ou mesmo “aquela que traz a paz”.

Essa ideia está presente na própria mitologia grega, sendo Irene a deusa personificação da paz. Na Rússia, Irina é um nome bem utilizado. Também está presente em países como Bulgária e Romênia. 

  • Kristina (Кристина)

Quer dizer “cristã”, “ungida por Deus”.

Tem origem a partir do nome latino masculino Christianus, cuja raiz vem de christianu, vocábulo que em latim significa literalmente “cristão”. Por outra linha de estudo, há quem diga ter surgido a partir do grego Christós, que corresponde a Cristo, então significando “o ungido”.

A variante em língua inglesa Christina já é encontrada desde meados do século XVII, existindo a forma masculina Christian desde alguns séculos antes.

  • Ksenia (Ксения)

É nome que traz como significado “hospitaleira”, “hospitalidade”, “boa anfitriã”, “estrangeira”.

Tem origem em Xênia, forma feminina de Xenos, nome grego que surge a partir de xénos, vocábulo também grego e que significa “estrangeiro”, “convidado”, “hospitalidade”.

De acordo com estudiosos, essa variante feminina passou ao polonês como Ksenia, depois passando a se tornar nome russo atrelado ao significado de “espécie de hospitaleiro e generoso”.

Ksenia e Oksana (também representado com a grafia Oxana) são considerados nomes variantes entre si, estando a diferença entre eles no fato de que ambos podem ser encontrados na Rússia, enquanto o comum é encontrar apenas Oksana na Ucrânia.

  • Larissa (Лариса)

Seu significado é “da acrópole”, também podendo significar “linda”, “adorável”. De origem grega, os estudiosos dizem que surgiu no tempo dos pelasgos, os primeiros habitantes da Grécia.

Surgiu como Lárissa, cujo significado literal é “da acrópole”, “da cidadela”. Até hoje esse nome faz-se presente na Grécia, sendo Lárrissa o nome da capital de Tessália. Também é o nome de uma cidade localizada próxima ao rio Peneu.

Ainda, é o nome de uma figura mitológica grega, sendo citada ora como mãe, ora como a filha de Pelasgo. As cidades das quais falamos receberam esse nome em homenagem à ninfa.

De acordo com outra hipótese de origem, teria vindo do grego Laros, que significa “linda”, “adorável”.

Há uma história russa muito interessante envolvendo esse nome. Larissa Tudor (nascida por volta de 1897), nascida na Rússia, casou-se com o oficial inglês Owen Tudor após a I Guerra Mundial.

Depois que ela faleceu, em 1926, houve boatos de que na realidade Larissa era herdeira do czar russo Nikolái Románov II (Nicolau Romanov II), o último imperador russo. Um ano após a Revolução Russa de 1917, toda a família imperial e as pessoas que optaram por segui-los no exílio foram assassinadas.

Sempre se falou da hipótese de algum membro da família ter sobrevivido; diz a lenda que Larissa Tudor teria sido a Románov perdida.

  • Liudmila (Людмила)

É um belo e sonoro nome que carrega como significado “amada pelo povo”, “querida pelo povo”, havendo quem o entenda como “a favor do povo”.

De origem eslava, é composto a partir de lyud, significando “povo”, “população”, e mil, significando “graciosa”, “querida”. Para alguns estudiosos, esse nome é considerado a junção de Ludwig (nome germânico que significa “famoso pela guerra” e Emilia (nome surgido a partir do latim e que significa “a que fala de modo agradável”), nomes de personagens literários.

Todavia, faltam informações que de fato sustentem essa segunda hipótese, sendo preferível considerar a primeira. Esse nome existe em vários países, como no Brasil, apresentado como Ludmila. As versões búlgara e russa geralmente são transcritas para o nosso idioma como Liudmila (mais comum) ou Lyudmila.

A versão em ucraniano costuma ser apresentada como Lyudmyla.

  • Margarita (Маргарита)

É um bonito nome, correspondente em russo ao nome que conhecemos como Margarida.

O significado mais comumente atribuído a esse nome é “pérola”. Esse nome tem origem no latim Margarita, surgido através do grego margarítes, cujo significado é “pérola”. Essa palavra grega teria vindo do persa muvarid, murwari, como “criatura de luz”.

Em vários países europeus foi um nome tenho comum durante o período da idade média, principalmente dentro de os cristãos, influência de Santa Margarida de Antioquia. Segundo a história, filha de um sacerdote pagão, Margarida dedicava-se cada vez mais ao Cristianismo, fazendo com que o pai exigisse que ela abandonasse sua crença ou então sofreria um severo castigo.

Não obedecendo ao pai, foi levada um juiz e diante dele negou abandonar sua fé cristã. Seu castigo envolvia horas de torturas psicológicas e físicas; suas feridas, tanto, desapareciam em alguns dias.

Parte de sua história diz que Margarida, no cárcere, recebeu a visita do mal em forma de dragão, que a engoliu. Ela consegue sair do ventre da criatura portando em suas mãos um grande crucifixo. 

  • Nina (Нина)

Não é nome apenas conhecido na cultura russa, existindo em demais países, incluindo o Brasil.

Entretanto, falar do surgimento desse nome na cultura russa é assunto bem complexo. Geralmente, Nina é apresentado como tendo variados significados, como “graciosa”, “fogo” e até mesmo considerado forma diminutiva da palavra menina.

E as origens desses significados podem estar ligadas à cultura babilônica, à cultura indígena e a idiomas como o espanhol. No caso do surgimento do nome russo Nina, acredita-se que ele tenha surgido como forma reduzida do nome Anna.

Então, Nina apresenta como significado “graciosa”, “cheia de graça”, uma vez que Anna surge a partir do hebraico Hannah, carregando esses significados. Ainda, alguns estudiosos consideram como possível que no caso russo esse nome tenha surgido a partir de ninos, nome dos fundadores da cidade grega de Nínive.

Também pode ter surgido como apelido de nomes terminados em -ina, como Nikolina, Alina e Katharina e, por isso, Nina teria os significados dos nomes dos quais partiu.

Ainda, considera-se como possível ter surgido como variante de Nino, nome de Santa Nino, que viveu durante o século III e é padroeira da Geórgia, conhecida por ter levado o Cristianismo à região.

Em fontes latinizadas, o nome dessa Santa costuma ser dado como Santa Nina ou mesmo Santa Cristina.

  • Olesya (Oлeся)

É nome bem conhecido. Quanto ao seu significado, não há consenso entre os estudiosos.

Alguns acreditam que tenha surgido na cultura eslava, tendo como significado “floresta” e, em sentido amplo, “garota da floresta”, “vivendo na floresta”. Com esse mesmo significado, alguns estudiosos dizem que se trata de nome bielorrusso, ou seja, surgido em Belarus (país também chamado de Bielorrússia).

Entretanto, a hipótese mais difundida é que inicialmente tenha surgido como Alesya, apelido carinhoso de Alexandra, então significando “protetora do homem”, “defensora da humanidade”. Nesse caso, é preciso entender a origem de Alexandra.

Surge como variante feminina de Alexandre, nome que surge a partir do grego Aléxandros, tendo raiz no verbo grego aléxo, que é quer dizer “repelir”, “proteger”, combinado com a palavra andrós, o que quer dizer “homem”.

  • Sófia (Со́фья)

É um dos nomes populares na Rússia que também o são fora desse território. Quer dizer “sabedoria”, “a sábia”.

Possui origem grega, vindo de sophia, vocábulo que quer dizer “sabedoria” e, em sentido ampliado, “a sábia”. Alguns estudiosos costumam apresentar Sofia como sendo a forma feminina da santidade Verbo.

É nome bem antigo, existindo em várias partes do mundo desde o século IV. Dentre os cristãos, esse nome teve muita popularidade por ser entendido como o nome que se refere à personificação da sabedoria, além de estar ligado a Santa Sofia, jovem considerada mártir por pregar as palavras de Jesus Cristo.

É curioso que a Basílica de Santa Sofia, na Turquia, ao contrário do que muitas pessoas pensam não está ligada à figura da Santa. Na realidade, essa basílica remete à sabedoria em si; sua forma romanizada Agia Sophia quer dizer “Santa sabedoria”.

Na Rússia, Со́фья Алексе́евна (1657-1704), conhecida em nosso idioma como Sofia Alexeievna, foi a regente do czarado russo de 1682 a 1689, no período em que seus irmãos ainda eram menores de idade.

  • Veronika (Вероника)

Nome com forte sonoridade que pode também ser encontrado aqui no Brasil. Quer dizer “portadora da vitória”, “imagem verdadeira”.

De acordo com estudiosos, é a forma latinizada de Berenice, nome vindo do grego Berenike, por sua vez versão macedônia de Phereníke. Nesse último nome, são identificados os elementos phéro, tendo como significado “trazer”, e níke, o que significa “vitória”.

Assim, Veronika é entendido como nome capaz de refletir sucesso e triunfo. Também é possível encontrar estudiosos que relacionam esse nome ao nome latino Veronica, entendido como a combinação das palavras vera (“verdadeira”) e icona (“imagem”), daí vindo o sentido de “imagem verdadeira”.

É bem comum que meninas assim chamadas recebam o apelido de Nika (Ника).   

  • Ulyana (льяна)

Pode significar “da natureza de Élio”, “o Altíssimo”, “natural de Élida”. É nome que divide a opinião de muitos estudiosos.

Alguns acreditam que seja a versão russa para o nome Eliana. Então, seria nome surgido por influência do latim Aeliana, do grego Eliano, entendido como “da natureza de Élio”, “pertencente a Élio”.

Também o nome Élio possui algumas origens possíveis: pode ter vindo do hebraico El Elion, significando “o Altíssimo”, do latim Elius, significando “natural da Élida” (região grega) ou ter vindo de helios, palavra grega que significa “Sol” (essa é considerada a hipótese menos provável).

  • Yuliya (Ю́лия)

É como o nome Júlia é apresentado em russo e em búlgaro. Portanto, seu significado é “fofa”, “macia”, “jovem” ou, ainda, “filha de Júpiter”.

Para compreender a origem e o significado desse nome, é preciso considerar Júlio, nome masculino do qual surgiu Yuliya (Júlia). Júlio tem sua origem no latim Julius, nome derivado de Ioulos, nome grego que significa “fofo”, “macio”, fazendo referência aos pelos faciais que os jovens rapazes começam a ter.

É por isso que o sentido deste nome é ampliado para “jovem”, “jovial”, “juventude”. Alguns estudiosos acreditam que esse nome esteja relacionado a Júpiter, o deus de todos os deuses na mitologia romana, daí o significado de “filho de Júpiter”.

Quanto a Julia, grafado sem acento, chegou a ser o nome de uma família patrícia romana que era considerada descendente de Iulo, filho de Creusa e de Eneias de Troia; o famoso imperador Romano Caio Júlio César que pertence a essa família.

  • Zoia (Зо́я)

É nome com sonoridade bem agradável. Seu significado é “vida”, provavelmente surgindo como variante russa de Zoe, nome cuja origem é grega, vindo da palavra zoe, que quer dizer “vida”, “vidente”.

Por extensão, considera-se nome é capaz de refletir que a pessoa assim chamada vive de forma alegre, vivaz e intensa.

Considerações Finais


Que tal aproveitar os comentários para compartilhar conosco tudo o que você achou das informações que apresentamos e, principalmente, dos nomes que foram listados aqui?

Queremos muito conhecer a opinião dos nossos leitores, especialmente aqueles nomes que mais chamaram atenção.

Aqui no nosso site você sempre encontra material diferenciado e repleto de informações. Se você gosta de saber sobre nomes e seus significados e se esse interesse não é apenas a respeito de nomes existentes aqui no Brasil, com certeza você vai adorar buscar os textos que já publicamos!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos Russos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.