O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Africanos

Apesar de ser outro continente, ou seja, apesar de haver uma distância geográfica entre América do Sul (continente onde está o Brasil) e África, laços que vêm de longa data muito aproximam o nosso país do continente africano.

Estamos falando das influências que a África exerce em vários campos, como dança, música, culinária, religião e idioma. Por exemplo, palavras que fazem parte do nosso vocabulário, como marimbondo, xingar, banguela e outras mais foram trazidas pelos povos africanos.

Mas parece que tanta proximidade e histórias entrelaçadas ainda não bastam para que se entenda a grande riqueza que esse continente possui.

Infelizmente, mesmo havendo meios legais voltados para estimular que as pessoas tenham interesse por tamanha riqueza e a chance de a conhecer, o que se vê na prática não é animador. É de 2003 uma lei que determina que a literatura e a cultura africanas sejam trabalhadas nas escolas brasileiras.

Entretanto, ainda hoje, quase 20 anos depois, muitos são os desafios para a implementação desse conteúdo…

E como resultado, não é de se estranhar que alunos terminem o ciclo escolar sem ter conhecido esses pontos.

Essa falta de interesse também é observada em demais sociedades que, geralmente, têm visão limitada e repleta de estereótipos e preconceitos para com o continente africano.

É um continente composto por centenas de línguas e dialetos, um dos inúmeros pontos que enaltecem sua riqueza.

Mas é também historicamente desigual, seja quando comparado a demais continentes do mundo, seja comparando alguns países de seu próprio continente, como a comparação entre a República Democrática do Congo (um dos países mais pobres do continente) e África do Sul (um dos mais ricos).

É um continente que sistematicamente foi explorado por países europeus como França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Portugal (daí a existência de alguns sobrenomes comuns entre Brasil, Portugal e ex-colônias portuguesas na África).

Sem nos esquecer da exploração de mão-de-obra, quer dizer, da escravização dessa mão-de-obra. Várias pessoas de diversas regiões da África foram levadas a força para países como o Brasil para serem escravas.

De acordo com documentos, essa pluralidade de idiomas e dialetos do continente africano era inclusive usada pelos escravocratas: reuniam pessoas que falavam diferentes línguas para evitar que se comunicassem entre si.

Sabemos que você está aqui para conhecer sobrenomes africanos, mas é muito difícil falar desse continente sem nos determos, ainda que muito brevemente, à sua história.

Apesar da grandiosidade do continente africano, ainda carecemos de informações mais específicas sobre seus aspectos culturais, parte disso provocado pelo ainda pouco interesse que se tem em conhecer mais sobre a África, principalmente a parte que não costuma atrair muitos turistas.

Por exemplo, é possível encontrar materiais que contemplam sobrenomes africanos, mas a carência de informações sobre seus significados é muito evidente, fato que consequentemente afetou a produção deste texto.

Fazendo o nosso melhor para levar até você um conteúdo o mais completo possível, apresentamos a você este texto com alguns sobrenomes africanos.

Sobrenomes Africanos mais Bonitos e Populares


sobrenomes-africanos

  • Ahmed

Seu significado quer dizer “o mais louvável”. Tal sobrenome de origem árabe é mais facilmente encontrado no Sudão muito provavelmente surgiu como forma de fazer referência a alguém que se destacava em um grupo, seja por algum atributo físico, seja por algum notável traço de personalidade.

Vem da palavra árabe hamid, cujo significado também é “o mais louvável”.

  • Akello

Sobrenome cujo significado é “aquele nascido depois de gêmeos”.  A história desse sobrenome possivelmente remonta a uma criança nascida após a chegada de gêmeos na família. Sua origem está no dialeto luo.

Apesar de esse dialeto ser angolano, o sobrenome é mais comum de ser encontrado em Uganda.

  • Ali

Quer dizer “elevado”, “sublime”. Trata-se de um nome de origem árabe e bastante popular na Líbia, mostrando a forte influência árabe no país e em demais regiões da África. Além de sobrenome, também é possível encontrá-lo como nome próprio.

  • António

Mais comum de ser encontrado em demais países como nome próprio, no continente africano é um sobrenome facilmente encontrado, especialmente em Moçambique. Quer dizer “digno de apreço”, “valioso”, “de valor inestimável”.

Sua origem vem do latim Antonius, por sua vez originada do grego Antónios, que apresenta os significados listados. Entretanto, alguns estudiosos acreditam que a raiz de Antónios seja a palavra grega antheos, “alimentado de flores”, conferindo outro significado ao nome e, consequentemente, ao sobrenome.

  • Fernandes

Bem comum em Moçambique, quer dizer “filho de Fernando”. Também é bastante comum em Portugal, o que mostra a forte influência lusitana em algumas culturas africanas. Por conta de seu significado, é preciso entender o que significa o nome Fernando: “viajante corajoso”, “o que ousa viajar”.

Logo, também podemos entender o significado de Fernandes como sendo “filho daquele que ousa viajar”, “filho do viajante corajoso”.             

  • Ibrahim

Este comum sobrenome nigeriano corresponde à versão árabe do nome Abraão, considerado o pai de muitos povos. Daí o significado desse nome e, consequentemente, do sobrenome ser “pai de muitos”.

  • Gomes

É outro sobrenome que é comum em alguns países africanos, mostrando a influência portuguesa no continente. Apesar de não haver muita certeza sobre o seu significado, é bem provável que queira dizer “filho de Gomo”, significado ao qual se chega pela presença do sufixo -es.

O nome Gomo pode ter surgido do visigótico Guma, que significa “homem”, ou de outro nome visigótico, Gomoarius, nesse caso significando “homem de guerra”. Daí Gomes também ser entendido como “filho do homem”, “filho dor homem de guerra”. 

  • Johannes

Considerado a forma latina medieval de João, quer dizer “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. Tem sua raiz no hebraico Iohanan, composto por Yah (“Deus”) e hannah (“graça”).

Esse sobrenome pode ser encontrado em outras regiões do mundo, mas dentre os dez países com mais sobrenomes Johannes, cinco são africanos, estando a Namíbia em primeiro lugar da lista, seguida por África do Sul logo em segundo.

  • Juma

Vem de suaíli, uma das línguas faladas no continente africano. Comum na Tanzânia, seu significado é “aquele que nasceu na sexta-feira”. Assim, é possível imaginar que tenha surgido como referência ao dia da semana em que a pessoa nasceu.

  • Lopes

Tem sua origem e significado ligados a um animal; no caso, ao lobo. Sua raiz está no latim lupus, que significa “lobo”. Pela presença do sufixo -es, acredita-se que tenha surgido qual o significado de “filho de Lope”, este um nome próprio derivado de lupus.

Muito provavelmente, esse nome próprio surgiu como forma de enaltecer uma pessoa ao aproximar alguns traços de sua personalidade à figura do lobo, como coragem e espírito de vitória. Assim, outros possíveis significados para Lopes passam a ser “filho do corajoso”, “filho do vitorioso”.

  • Mendes

Este comum sobrenome na Guiné-Bissau, também está bastante presente em países como Portugal, Brasil é Espanha (aqui com a grafia Mendez). Significa “filho do sacrifício total”, “filho de Mendo”. Possivelmente Mendo vem de Menendo, nome por sua vez derivado da visigótico Hermengilt e que significa “sacrifício total”.

  • Moyo

É um sobrenome mais facilmente encontrado no Zimbábue. Não se sabe ao certo sua origem, já que é encontrado em pelo menos duas das línguas faladas no país, lozi e chewa. O significado é belo e forte em ambas as línguas: “vida”.

  • Mwangi

Quer dizer “rápida expansão”, “conquista”. Seu significado não é muito preciso, mas pelos possíveis sentidos relacionados a esse sobrenome, facilmente se identifica que surgiu como referência a crescimento. Pertence à língua quicuio, sendo bastante comum no Quênia.

  • Nkosi

Significa “rei”, “governante”. Sua raiz está na língua xhosa, um dos idiomas considerados oficiais na África do Sul, país onde é mais frequente. Também é possível encontrá-lo como nome próprio, embora essa ocorrência seja bem menos comum do que como sobrenome.

  • Saidi

Este sobrenome bastante comum na Argélia, tem origem árabe. Seu significado quer dizer “feliz”, “alegre”. Assim, é sobrenome com conotação bem positiva. Além descer um sobrenome, é utilizado como primeiro nome.

  • Silva

É sobrenome de origem portuguesa muito comum em Portugal, Brasil e Guiné-Bissau. Tem sua origem na palavra Latina silva, cujo significado é “floresta”, “mata”, “selva”. Daí o sobrenome Silva ter como significado “floresta”, “mata”, “selva” ou, ainda, “bosque”.

  • Smith

Um dos dez sobrenomes mais comuns na África do Sul.  Seu significado é “ferreiro”, “aquele que trabalha com metal”. Vale lembrar que muitos sobrenomes surgiram a partir de profissões, caso desse sobrenome.

Era uma profissão de fundamental importância há séculos, o que contribuiu para a grande popularidade desse sobrenome.

  • Trabelsi

Quer dizer “três cidades”. É considerado sobrenome topônimo, ou seja, sobrenome que surge a partir de alguma característica geográfica. No caso, surgiu como forma de indicar pessoas nascidas ou vindas de Tripoli, região de nome grego (formada por pólis, que quer dizer “cidade” em grego) que significa precisamente “três cidades”.

Outros bonitos Sobrenomes Africanos


sobrenomes-africanos-comuns

  • Aliyu: Sobrenome mais comum na Nigéria.
  • Appiah: Mais comum em Gana.
  • Diop: É mais comum no Senegal.
  • Djalo: Sobrenome mais comum em Guiné-Bissau.
  • Langa: Sobrenome mais comum em Moçambique.
  • Naidoo: Comum sobrenome sul-africano.
  • Ngoy: Um dos mais comuns sobrenomes da República Democrática do Congo.
  • Tetteh: Sobrenome mais comum em Gana.
  • Uwimana: Mais popular em Ruanda

Mais Sobrenomes Famosos na África


sobrenomes-famosos-na-africa

  • Deng
  • Gasana
  • Gumede
  • Ilunga
  • Kipchumba
  • Kone
  • Lawson
  • Mbengue
  • Moussa
  • Ndong 
  • Nhantumbo
  • Ngo
  • Nguema
  • Nzuzi
  • Saidi
  • Tesfaye
  • Traore


Considerações Finais


Como colocado no início do texto, ainda é preciso conhecer mais sobre a cultura, idiomas e dialetos do continente africano para melhor entender e descobrir os significados de sobrenomes comuns nesse continente.

Apesar das informações ainda um pouco limitadas, esperamos ter contribuído para que você conheça pelo menos um pouco desses sobrenomes.

Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco aqueles sobrenomes que mais chamaram a sua atenção e se algum deles você já conhecia.

Fique ligado nos nossos textos para conhecer mais sobre nomes de outras culturas. Mas você não precisa esperar! É só navegar pelos textos que já apareceram por aqui.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Africanos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.